Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Curso de Gestão Bancária e Seguros - Cursos escolhidos!

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Curso de Gestão Bancária e Seguros - Cursos escolhidos!

    Pois bem, conclui este ano o 12º ano do curso de ciências e tecnologias, e agora estou a pensar em que curso deva entrar.
    Tenho uma média interna de 14,2, mas se quiser concorrer com Matemática baixa-me para 12.3
    Porém, se concorrer com Português, concorro com 13,9 , o que já me dá alguma margem.

    Com a corda no pescoço, fui dar uma espreitadela aos cursos existentes e reparei em Gestão Bancária e Seguros, em Barcelos. Sei que precisarei de umas bases de economia, mas isso é o que menos me preocupa...

    E agora a questão: Será que, com esta crise, é uma boa opção? O que me deixa confuso é também haverem cursos profissionais para gestão bancária, pelo que o mercado de trabalho já deve estar sobrelotado...

    Agradeço opiniões, e, se souberem de um curso ajustado à minha média, agradeço que comuniquem.

    Cumprimentos
    Editado pela última vez por MBFan; 19 July 2010, 12:49.

    #2
    Originalmente Colocado por MBFan Ver Post

    Agradeço opiniões, e, se souberem de um curso ajustado à minha média, agradeço que comuniquem.
    Isso não é assim, gostar do curso é meio caminho andado para o conseguires acabar. Tu é que sabes daquilo que gostas.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por Karma Ver Post
      Isso não é assim, gostar do curso é meio caminho andado para o conseguires acabar. Tu é que sabes daquilo que gostas.
      Sim, eu sei... Mas é qualquer coisa à base de engenharias. Dou-me bem com Física e Matemática, apesar de ter tirado uma nota muito baixa.

      Mas tens alguma opinião ácerca de Gestão bancária?

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por MBFan Ver Post
        Sim, eu sei... Mas é qualquer coisa à base de engenharias. Dou-me bem com Física e Matemática, apesar de ter tirado uma nota muito baixa.

        Mas tens alguma opinião ácerca de Gestão bancária?
        Não. Mas se gostavas de ser bancário, vai nessa.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por Karma Ver Post
          Não. Mas se gostavas de ser bancário, vai nessa.
          Se calhar vou mesmo, não estou a ver outro curso que me agrade tanto. Obrigado pela resposta

          Se alguém mais tivesse alguma coisa a dizer ácerca disto, agradecia

          Comentário


            #6
            Concordo com o que já foi dito, mas acrescento que deverias conversar com pessoas na área pois assim terás uma melhor percepção do que serão as funções do dia-a-dia.

            Comentário


              #7
              não concordo muito com estes cursos de banda estreita que proliferam no ensino superior, claro que te dá uma boa pedalada para essa profissão especifica, mas não contes em acabar o curso e entrar logo para um banco e entretanto o que vais fazer?

              o curso mais amplo, como o de gestão e empresas, dá-te mais opções de emprego imediato, para ires governando a tua vida enquanto não conseguires entrar para um banco.

              mas essa é a minha opinião.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por psantos Ver Post
                não concordo muito com estes cursos de banda estreita que proliferam no ensino superior, claro que te dá uma boa pedalada para essa profissão especifica, mas não contes em acabar o curso e entrar logo para um banco e entretanto o que vais fazer?

                o curso mais amplo, como o de gestão e empresas, dá-te mais opções de emprego imediato, para ires governando a tua vida enquanto não conseguires entrar para um banco.

                mas essa é a minha opinião.
                Partilho uma opinião similar: tirar uma licenciatura em "banda larga" como p.e. licenciatura em gestão e posteriormente um mestrado em "banda estreita", vulgo especialização, como por exemplo mestrado em finanças ou mestrado em gestão bancária.

                Para o autor do tópico: seja como for, não contes acabar uma licenciatura e ir trabalhar logo de seguida, seja ela qual for, pois agora sem mestrado é muito complicado arranjares emprego.

                Se de facto decidires envereder por gestão, as escolas de referência são o ISCTE, ISEG, Nova, UCP e FEP, mas as médias custumam andar todas acima dos 15 valores. Outras escolas boas com médias inferiores são as universidades do Minho, Aveiro e Évora.

                Espero ter ajudado em algo

                Comentário


                  #9
                  Porque é que não fazes melhoria e entras para o ano para o que queres?

                  Comentário


                    #10
                    Da maneira que isto está, e conhecendo o IPCA (segundo eles os seus alunos conseguem logo emprego......), não contes com facilidade em arranjar emprego no final desse curso. Tenho formação especifica (CET) nessa área e fiz apenas estágio numa seguradora! Emprego na área não consigo.
                    As seguradoras so querem pessoal para ser comercial (Vender seguros), mercado dificil com bastante concorrencia (Seguradoras online......, conhecimentos, «cunhas» para conseguires alguns seguros de qualidade e construíres uma carteira de seguros como mediador.
                    Aliás esse curso tem o «grande» entrave, em minha opinião, de se concluír a licenciatura e nem ficares como mediador de seguros. Terás depois de te tentar agregar a alguma companhia que te aceite, ou pagares o curso de mediador á tua custa!

                    Só aconselho este curso a quem já trabalha na área, e apenas precisa de «engordar» Curriculum.... É a minha opinião obviamente!!!!! Para entrares no mercado especifico dos seguros não necessitas deste curso!!!!

                    Comentário


                      #11
                      O que eu queria desse curso era mesmo a gestão bancária, mas como a parte dos seguros está integrada no curso, tanto melhor.
                      A minha ideia era mesmo trabalhar num banco, ou ser gestor de contas, qualquer coisa. O que me preocupa é mesmo o facto de depois ter dificuldade a arranjar emprego.
                      Gestão também seria uma opção, tenho de ver em que universidades existe e quais são as médias.

                      Como gosto do curso e tem uma média de entrada ajustada a mim, ponderei increver-me. Mas como não estou a ver mais nada do meu agrado, se calhar vou arriscar...

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por KZ Ver Post
                        Da maneira que isto está, e conhecendo o IPCA (segundo eles os seus alunos conseguem logo emprego......), não contes com facilidade em arranjar emprego no final desse curso. Tenho formação especifica (CET) nessa área e fiz apenas estágio numa seguradora! Emprego na área não consigo.
                        As seguradoras so querem pessoal para ser comercial (Vender seguros), mercado dificil com bastante concorrencia (Seguradoras online......, conhecimentos, «cunhas» para conseguires alguns seguros de qualidade e construíres uma carteira de seguros como mediador.
                        Aliás esse curso tem o «grande» entrave, em minha opinião, de se concluír a licenciatura e nem ficares como mediador de seguros. Terás depois de te tentar agregar a alguma companhia que te aceite, ou pagares o curso de mediador á tua custa!

                        Só aconselho este curso a quem já trabalha na área, e apenas precisa de «engordar» Curriculum.... É a minha opinião obviamente!!!!! Para entrares no mercado especifico dos seguros não necessitas deste curso!!!!
                        Então se os alunos conseguem logo emprego, porque dizes que vou ter dificuldade?


                        Já agora, as saídas profissionais:

                        Os licenciados em Gestão Bancária empregar-se-ão nos principais sectores da vida económica, financeira e empresarial, designadamente nos seguintes domínios e áreas de exercício profissional:

                        •Banca;
                        •Seguros;
                        •Bolsa;
                        •Auditoria e consultoria;
                        •Organismos económicos e financeiros internacionais;
                        •Direcção de empresas da indústria e serviços;
                        •Gabinetes de estudos, ensino e investigação.
                        Editado pela última vez por MBFan; 15 July 2010, 14:12.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por MBFan Ver Post
                          O que eu queria desse curso era mesmo a gestão bancária, mas como a parte dos seguros está integrada no curso, tanto melhor.
                          A minha ideia era mesmo trabalhar num banco, ou ser gestor de contas, qualquer coisa. O que me preocupa é mesmo o facto de depois ter dificuldade a arranjar emprego.
                          Gestão também seria uma opção, tenho de ver em que universidades existe e quais são as médias.

                          Como gosto do curso e tem uma média de entrada ajustada a mim, ponderei increver-me. Mas como não estou a ver mais nada do meu agrado, se calhar vou arriscar...
                          Com essa média tens o ISCAL

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Brabus Ver Post
                            Com essa média tens o ISCAL
                            Eu sei que não posso exigir muito com esta nota, mas não queria muito fugir da zona Norte.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por MBFan Ver Post
                              Eu sei que não posso exigir muito com esta nota, mas não queria muito fugir da zona Norte.
                              Vê aqui Acesso ao Ensino Superior 2010 - Índices de Cursos (por área de estudos e curso)

                              Comentário


                                #16
                                Obrigado

                                Vou ponderar este fim-de-semana, tenho de tomar uma decisão... O que não está nada fácil

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por MBFan Ver Post
                                  Eu sei que não posso exigir muito com esta nota, mas não queria muito fugir da zona Norte.
                                  Tens o ISCAA em Aveiro. Penso que as médias não são muito altas.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por MBFan Ver Post
                                    Então se os alunos conseguem logo emprego, porque dizes que vou ter dificuldade?


                                    Já agora, as saídas profissionais:
                                    Lá porque os alunos dissem que o curso é bom, não quer dizer que o seja. Se tu tiras um curso horrivel e achas que a faculdade onde andaste era péssima, com maus professores e métodos de ensino horriveis, tu guardas isso para ti e quando te perguntam se a tua escola era boa, tu dizes que era fantástica e mentes com todos os dentes que tens. Isto é o que todos os alunos fazem, pois se a escola onde tiraram o curso começar a ter má reputação eles deixam de conseguir arranjar emprego. Penso que até tem uma certa lógica... Portanto não te fies no que os alunos dizem. E também não te fies nas estatisticas de empregabilidade dos cursos, pois se 100% dos licenciados de uma dada escola estiverem empregados a trabalhar nas caixas do continente, a escola vai dizer orgulhosamente que a taxa de empregabilidade do curso é de 100% (e na realidade nem sequer estará a mentir ao afirmar tal coisa).
                                    Na escolha do curso fia-te apenas no que os técnicos de recursos humanos dizem que são bons e onde custumam recrutar (há jornais onde entrevistam estes tipos ou podes enviar um e-mail para o departamento de RH das empresas a perguntar qual as escolas a que eles custumam recrutar).

                                    Um curso de ensino superior é um investimento elevado (por exemplo, 600€ por mês de despesa durante 10 meses ao ano + 1000 euros de propinas por ano, tudo isto vezes 3 anos dá um investimento minimo de 21000 euros numa "mera" licenciatura), portanto há que escolher com muito cuidado!

                                    Penso que tanto o ISCAP como o ISCAA são boas escolas e a tua média dá para entrar lá. Estas foram as vagas e média do ultimo colocado em 2009:



                                    Qualquer um destes cursos dá para banca e seguros e julgo que estas escolas são mais prestigiadas que essa tal escola de Barcelos. Espero ter ajudado!
                                    Editado pela última vez por DarkmaN; 15 July 2010, 16:00.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Só conheço o mundo das seguradoras pois é onde sempre trabalhei.

                                      Eu estando no teu lugar, partindo do principio que é a area que queres mesmo, tirava a licenciatura em Gestão e posteriormente Mestrado ou Pós Graduaçao em Gestão Seguradora e Bancária.

                                      Os cursos profissionais em seguros são orientados para areas mais tecnicas, gestao de sinistros, produçao etc e nessas areas tu, com licenciatura, inicialmente é provavel que saibas menos que pessoal formado, por exemplo, nos cursos da APS.

                                      Areas financeiras dificilmente la entras com cursos profissionais.
                                      Editado pela última vez por ragazzito; 15 July 2010, 16:39.

                                      Comentário


                                        #20
                                        [QUOTE=MBFan;1063659031]Então se os alunos conseguem logo emprego, porque dizes que vou ter dificuldade?


                                        Estava a ser irónico!!!! Sei bem do que falo, pois conheço a instituíção e infelizmente um dos cursos que lá tirei ainda não me servíu de nada a nível profissional!!!!!

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por KZ Ver Post
                                          Estava a ser irónico!!!! Sei bem do que falo, pois conheço a instituíção e infelizmente um dos cursos que lá tirei ainda não me servíu de nada a nível profissional!!!!!
                                          Ah, bem que estava a achar estranho.
                                          Então o melhor seria tirar gestão e depois uma especialização, certo? Tenho de ver isso.

                                          Entretanto, estive à conversa com duas pessoas que tiraram este curso (mas no Porto) e ambos tiveram logo emprego, e estão actualmente a trabalhar, o que ainda me confundiu mais.

                                          Tenho até segunda feira para me decidir, isto não está fácil

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por MBFan Ver Post
                                            Ah, bem que estava a achar estranho.
                                            Então o melhor seria tirar gestão e depois uma especialização, certo? Tenho de ver isso.

                                            Entretanto, estive à conversa com duas pessoas que tiraram este curso (mas no Porto) e ambos tiveram logo emprego, e estão actualmente a trabalhar, o que ainda me confundiu mais.

                                            Tenho até segunda feira para me decidir, isto não está fácil
                                            Tiveram logo emprego com facilidade? A quantas entrevistas foram? Quantas propostas tiveram? Quanto foram os valores de vencimento oferecidos nessas entrevistas? O tipo de trabalho que exercem é na área? Se sim, qual a qualidade do mesmo? É trabalho de 12 horas por dia onde fazem tarefas degradantes ou é um trabalho extremamente estimulante? É numa grande empresa ou numa PME? Estas pessoas tiveram médias altas quando acabaram o curso? Como estão os restantes colegas de curso? Empregados? Tiveram muitas dificuldades em arranjar emprego?

                                            Falta responder aí a muitas perguntas que poderias colocar a essas duas pessoas que referes...

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por DarkmaN Ver Post
                                              Tiveram logo emprego com facilidade? A quantas entrevistas foram? Quantas propostas tiveram? Quanto foram os valores de vencimento oferecidos nessas entrevistas? O tipo de trabalho que exercem é na área? Se sim, qual a qualidade do mesmo? É trabalho de 12 horas por dia onde fazem tarefas degradantes ou é um trabalho extremamente estimulante? É numa grande empresa ou numa PME? Estas pessoas tiveram médias altas quando acabaram o curso? Como estão os restantes colegas de curso? Empregados? Tiveram muitas dificuldades em arranjar emprego?

                                              Falta responder aí a muitas perguntas que poderias colocar a essas duas pessoas que referes...
                                              Ambos foram trabalhar para bancos (um no Santander Totta, outro no BES). Fazem o horário normal, tal como as outras pessoas que lá trabalham. Pelo que eles sabem, os colegas, de volta às suas terras, parece que não tiveram muito problema para encontrar trabalho.
                                              Quanto a médias, penso que não foram muito altas... E não lhes perguntei quanto ganhavam.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por MBFan Ver Post
                                                Ambos foram trabalhar para bancos (um no Santander Totta, outro no BES). Fazem o horário normal, tal como as outras pessoas que lá trabalham. Pelo que eles sabem, os colegas, de volta às suas terras, parece que não tiveram muito problema para encontrar trabalho.
                                                Quanto a médias, penso que não foram muito altas... E não lhes perguntei quanto ganhavam.
                                                Bem, escolher um curso superior nunca é tarefa fácil... de qq forma o IPCA não é conhecido pelo seu prestigio. As hipoteses que eu sugiri aí no Norte (ISCAA e ISCAP) não são passiveis de consideração da tua parte? Para além dessas hipoteses tens o Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) que sempre é (bastante) melhor que o IPCA. Tens lá a licenciatura em gestão, cuja média do ultimo colocado em 2009 foi 134,6 (regime diurno) e 116,5 (regime nocturno).

                                                Eu no teu lugar (com a tua média e tendo em conta que queres ficar pelo norte) tirava a licenciatura num dos seguintes establecimentos:

                                                ISCAA
                                                ISCAP
                                                IPVC

                                                E posteriormente tirava um mestrado, que dependendo da média, até poderia ser numa escola de prestigio aí do norte, como a FEP ou a universidade do Minho. Mas isto seria eu...

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Na minha opinião a licenciatura deve ser o mais "clássica" e abrangente possivel. Na tua área, Economia ou Gestão.
                                                  Para afunilar tens depois cursos de especialização, MBAs ou mestrados.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por DarkmaN Ver Post
                                                    Bem, escolher um curso superior nunca é tarefa fácil... de qq forma o IPCA não é conhecido pelo seu prestigio. As hipoteses que eu sugiri aí no Norte (ISCAA e ISCAP) não são passiveis de consideração da tua parte? Para além dessas hipoteses tens o Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) que sempre é (bastante) melhor que o IPCA. Tens lá a licenciatura em gestão, cuja média do ultimo colocado em 2009 foi 134,6 (regime diurno) e 116,5 (regime nocturno).

                                                    Eu no teu lugar (com a tua média e tendo em conta que queres ficar pelo norte) tirava a licenciatura num dos seguintes establecimentos:

                                                    ISCAA
                                                    ISCAP
                                                    IPVC

                                                    E posteriormente tirava um mestrado, que dependendo da média, até poderia ser numa escola de prestigio aí do norte, como a FEP ou a universidade do Minho. Mas isto seria eu...
                                                    Não tenho nota para entrar em Viana, com 12,3, se não iria ser a escolha

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Axxantis Ver Post
                                                      Na minha opinião a licenciatura deve ser o mais "clássica" e abrangente possivel. Na tua área, Economia ou Gestão.
                                                      Para afunilar tens depois cursos de especialização, MBAs ou mestrados.
                                                      Era essa a ideia, mas não tenho boas notas para um bom curso

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por MBFan Ver Post
                                                        Não tenho nota para entrar em Viana, com 12,3, se não iria ser a escolha
                                                        Entras no regime nocturno (a média é 11.6) e depois ao fim de 1 ano pedes transferência para o diurno.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por DarkmaN Ver Post
                                                          Entras no regime nocturno (a média é 11.6) e depois ao fim de 1 ano pedes transferência para o diurno.
                                                          Isso dá para fazer? É que até era porreiro ter aulas à noite, visto que de manhã o meu rendimento é zero

                                                          Obrigado pela dica.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Novo curso

                                                            Na luta pela procura de um curso "decente" para a nota que tenho, encontrei este:

                                                            Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Lamego :: Engenharia Informática e Telecomunicações

                                                            Engenharia Informática e Telecomunicações

                                                            Que acham? A nota de entrada não foge muito dos 11, pelo que duvido um pouco da qualidade do curso

                                                            Opiniões precisam-se!

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X