Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Proposta de Revisão Constitucional (PSD)

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    [Política] Proposta de Revisão Constitucional (PSD)

    Bem tem sido notícia dos últimos dias a intenção do Pedro Passos Coelho e PSD, em levar a cabo uma revisão da constituição.

    Alguns dos pontos:

    5 passos para a 'revolução' constitucional

    A proposta de revisão constitucional que o PSD vai aprovar amanhã na comissão política é uma verdadeira revolução da lei fundamental. A comissão nomeada por Passos Coelho para elaborar o projecto propôs alterações a 98 dos 296 artigos da Constituição. Vinte e cinco artigos e onze alíneas são suprimidos do texto que foi negociado após a Revolução de 25 de Abril. A moralização da actividade política e os "cortes" do Estado social são algumas das principais alterações.

    1. Economia. "Tendencialmente gratuito" riscado da educação e saúde

    A expressão "justa causa" deixa de fazer parte do artigo da Constituição que impõe as condições para os despedimentos. No seu lugar, o PSD quer escrever "razão atendível". É uma pequena mudança de palavras, mas que pode abrir a porta a uma grande mudança da lei laboral. Embora ambas as expressões estejam sujeitas a uma interpretação jurídica - que será sempre relativa -, parece claro que a segunda é menos restritiva. Pedro Passos Coelho já defendeu várias vezes uma maior flexibilização das regras laborais.
    Foi um dos motes da revisão e será um dos pontos que maior contestação vão merecer à esquerda. Passos propõe que se risque da Constituição as alíneas que atribuem ao Estado o dever de assegurar o acesso "tendencialmente gratuito" aos cuidados de saúde e à educação. O PSD substitui essa expressão pela garantia de que "em caso algum" o acesso pode ser recusado "por insuficiência de meios económicos". Sem pôr em causa a universalidade no acesso àqueles serviços básicos, o líder laranja quer que os portugueses possam escolher entre um serviço privado sem terem de pagar pelo público.
    A somar às alterações, são suprimidos mais de 20 artigos, a maioria sobre a organização económica. Onde antes se impunha a coexistência do sector público e privado, o PSD quer consagrar a "economia aberta".
    2. Balança de poderes. O Presidente sai reforçado e o Governo é o que mais perde
    O Presidente passa a ter o poder de demitir o Governo, desde que ouvido o Conselho de Estado. Actualmente, o Chefe do Estado pode provocar indirectamente a queda do Execu-tivo dissolvendo a Assembleia. Foi isso mesmo que se passou com Santana Lopes quando Jorge Sampaio estava em Belém. Na Constituição original, o Presidente tinha o poder de demissão do Governo, mas perdeu-o na revisão de 1982.
    A moção de censura também é alvo de grandes alterações. O PSD propõe que, no caso de ser aprovada, a moção não só faz cair o Executivo como dissolve a Assembleia e abre o caminho a eleições antecipadas. Mas há uma alternativa. Os partidos podem unir-se para derrubar o Governo e concordarem, ao mesmo tempo, num novo primeiro-ministro. A isto chama-se moção de censura construtiva.
    O Governo perde também poderes na definição da política europeia. O PSD quer que o Parlamento discuta matérias da competência do legislativo antes das reuniões do Conselho Europeu e que as orientações do Parlamento sejam vinculativas.
    O PSD quer alargar em um ano os mandatos do Presidente da República e da Assembleia - logo, do Governo. O Presidente passaria a cumprir mandatos de seis anos. A legislatura seria estendida para cinco anos. A sessão legislativa passa a começar em Julho, em vez de Setembro.
    3. Justiça e autonomia. Representante da República a dividir por Açores e Madeira
    A justiça é uma das bandeiras de Passos Coelho e isso ficou provado na proposta de revisão constitucional. O PSD concretiza na lei fundamental um extenso rol de garantias dos arguidos e estabelece as condições para violação da correspondência e violação do domicílio.
    O Ministério Público passou ao lado das mudanças propostas pelo PSD, mas Passos quer que o presidente do Conselho Superior de Magistratura passe a ser eleito pelos seus pares.
    Os Estatutos político-administrativos e a Lei das Finanças das Regiões Autónomas - que tanta polémica deram nos últimos dois anos - passam a precisar de uma maioria qualificada de dois terços para serem aprovadas na Assembleia da República. Há também uma clarificação das competências das assembleias regionais.
    Alberto João Jardim, presidente do Governo Regional da Madeira, tinha pedido a extinção do cargo dos representantes da República nas regiões autónomas. Passos Coelho fez-lhe meia vontade. O PSD propõe que a República passe a ter um representante apenas para os Açores e para a Madeira.
    Passos Coelho confessou no seu livro Mudar que quer relançar a regionalização. A ideia é começar pelo Sul, fazendo do Algarve uma região-piloto. Por isso, propõe apagar da Constituição a obrigação do processo de regionalização avançar em simultâneo por todo o País.
    4. Moralização política. Políticos corruptos podem ser proibidos de se recandidatar
    O Conselho da República, prometido por Passos Coelho no seu Congresso de entronização, ganha forma na proposta de revisão constitucional do PSD. Uma das suas competências será a de aconselhar o Governo e a Assembleia na nomeação do procurador-geral da República, dos dirigentes das entidades independentes e dos gestores públicos. Além disso substitui o Tribunal Constitucional passando a ter o crivo dos rendimentos dos políticos e titulares de cargos públicos. O Conselho será constituído por membros escolhidos pelo Presidente, a Assembleia e o Conselho Superior da Magistratura.
    Marques Mendes retirou a confiança do PSD aos autarcas envolvidos em casos de justiça, mas nem por isso conseguiu impedir a sua reeleição. Alguns anos depois, Passos Coelho propõe que a Constituição impeça políticos condenados de se re-candidatarem. Na proposta de revisão lê-se que a lei determina "efeitos" pelos crimes cometidos, os quais "podem incluir" a destituição do cargo e a perda do mandato, mas também a "inelegibilidade para mandatos subsequentes".
    É mais passo para combater as nomeações partidárias ou, na forma mais popular, os jobs for the boys. O PSD quer proibir os Governos de gestão de designarem dirigentes para administração pública ou para entidades controladas pelo Estado.
    5. Outras. A República está de pedra e cal e os referendos valem quando ganha a abstenção
    Das três vezes que os portugueses foram chamados a pronunciar-se em referendo - sobre a regionalização e o aborto -, a participação não chegou aos 50%. Na forma actual, a constituição estabelece que esse resultado não é vinculativo porque não votaram mais de metade dos eleitores inscritos. Receando que a história se repita e levante dúvidas e polémicas no futuro, o PSD decidiu apagar essa condição da lei fundamental.
    Foi fumo sem fogo a notícia de que Passos ia apagar da Constituição o limite que garantia a República como forma de Estado, numa cedência à causa monárquica. Mas a palavra República foi mesmo substituída pelo neutral Estado, quando se fala do dever de protecção das Forças Armadas.
    O Orçamento do Estado continua a ser aprovado todos os anos, mas na proposta do PSD a lei deverá passar a estabelecer condições para orçamentos plurianuais. E uma espécie de constitucionalização do PEC, que tem metas a quatro anos. Esses planos plurianuais devem ser acompanhados e sujeitos a relatórios e fiscalização.
    Trinta e quatro anos depois da entrada em vigor da Constituição são muitas as marcas revolucionárias que se mantêm no texto. Exemplo disso é o artigo 292º sobre a Incriminação e julgamento dos agentes e responsáveis da PIDE/DGS (polícia política do Estado Novo). O PSD quer apagá-lo, como a outros 24 artigos da CRP.

    In: DN
    Algumas posições de outros partidos:

    Retirados do DN Online.

    Parece-me que é um assunto pertinente já que vai operar alterações na lei fundamental e por sua vez na restante em vigor.

    O que acham destas propostas?

    #2
    Digo que CDS deve estar à rasca, porque o líder do PSD claramente é mais da direita liberal do que o Portas...

    O PSD sempre teve a secreta ambição de privatizar a saúde em Portugal, nunca percebi bem porquê. Os hospitais SA, criados por decreto no último governo PSD/CDS, foram o primeiro passo, e muito bem sucedido, pois permitiram aos hospitais privados proliferar como cogumelos, com uma sangria enorme de profissionais para os patrões privados...

    Mas como a malta tem a memória curta, e nas próximas eleições já dão a maioria ao Passos, não há crise...

    http://www.rr.pt/informacao_detalhe....=94&did=113081

    Comentário


      #3
      O que eu acho é que há muitos diabos em Portugal. É que PS e PSD são os
      dois partidos mais votados, e entre um e o outro venha o diabo e escolha...

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por Avant Ver Post
        Digo que CDS deve estar à rasca, porque o líder do PSD claramente é mais da direita liberal do que o Portas...
        (...)
        Eu acho que o CDS está mais à esquerda que o PS... portanto, duvido que
        o Paulo Portas esteja incomodado com o Pedro Passos Coelho... quando muito
        está incomodado com o irmão Miguel Portas!

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por Nuno156 Ver Post
          O que eu acho é que há muitos diabos em Portugal. É que PS e PSD são os
          dois partidos mais votados, e entre um e o outro venha o diabo e escolha...
          Apesar de tudo, na minha modesta opinião, o saldo do PS Sócrates ainda é ligeiramente superior.

          Mas isto é sempre assim, quem lá está não presta, venha o seguinte, e assim ciclicamente desde 1975...

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Nuno156 Ver Post
            Eu acho que o CDS está mais à esquerda que o PS... portanto, duvido que
            o Paulo Portas esteja incomodado com o Pedro Passos Coelho... quando muito
            está incomodado com o irmão Miguel Portas!
            Coitado... só se for com o cancro do pulmão dele...

            Comentário


              #7
              Eu não consigo compreender, como é que em pleno seculo XXI e num país em plena crise economica e social, alguem que é lider de um partido alternativo ao que existe no poleiro.....consegue ter a ideia peregrina de querer privatizar a saude e a educação......!!!!

              Epá não consigo compreender como é que a saude que é um direito de todos e a educação que é a base do desenvolvimento futuro de uma nação.........possam não ser disponibilizados gratuitamente ás pessoas...

              Mas só quem tem posses economicas é que pode ter direito a educar-se e a sonhar com um futuro promissor ?

              Só quem tem posses economicas é que pode ter acesso aos cuidados de saude...?

              Eu fico estupido com isto...!!!

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Avant Ver Post
                Apesar de tudo, na minha modesta opinião, o saldo do PS Sócrates ainda é ligeiramente superior.

                Mas isto é sempre assim, quem lá está não presta, venha o seguinte, e assim ciclicamente desde 1975...

                Qualquer um é melhor que Sócrates, sem qualquer dúvida

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Avant Ver Post
                  Apesar de tudo, na minha modesta opinião, o saldo do PS Sócrates ainda é ligeiramente superior.
                  (...)
                  Sousa Franco disse, a propósito do 2º governo de Guterres:
                  «Este é o pior governo desde o tempo de D. Maria»

                  Se ainda fosse vivo, de certeza que pediria desculpa a Guterres, porque
                  Sócrates é MUITO pior. Nunca vi governos tão maus como os de Sócrates.
                  É tão mau, tão mau, que até eu conseguiria fazer melhor de olhos fechados.
                  Aliás, tão mau, tão mau, que mesmo que eu quisesse fazer pior duvido que
                  fosse capaz.

                  Só estou curioso para saber se o Coelho vai conseguir ser pior que o pior...

                  Pelo menos acéfalos já verifiquei que ambos o são.

                  Comentário


                    #10
                    Desculpem lá, mas os governos Durão/Santana foram muito piores... estes chegaram perto, mas 2002-2005 ainda levam a palma...

                    Pelo menos, na minha área, foram o desastre total, e claramente uma vontade sôfrega de acabar com o SNS nos moldes actuais... ao menos o Passos Coelho é sincero, diz ao que vai, os outros nem isso...

                    Comentário


                      #11
                      A questão da saúde e da educação não se pode tirar conclusão nenhuma dali.

                      O problema é que o "problema" tende a manter-se.
                      Quem trabalha e paga através de impostos, continua a pagar também as consultas.
                      Quem não trabalha (muitas vezes por opção) e não tem rendimentos declarados, continua a não pagar nada.

                      No caso da escola, aquela história de ser gratuita é muito bonita... mas ser gratuita para quem não quer estudar não me parece que seja a solução (que está a funcionar assim)

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Avant Ver Post
                        Desculpem lá, mas os governos Durão/Santana foram muito piores... estes chegaram perto, mas 2002-2005 ainda levam a palma...

                        Pelo menos, na minha área, foram o desastre total, e claramente uma vontade sôfrega de acabar com o SNS nos moldes actuais... ao menos o Passos Coelho é sincero, diz ao que vai, os outros nem isso...
                        Pior que fechar maternidades e urgências?

                        Comentário


                          #13
                          Volto a repetir, o sonho do PSD é um sistema de saúde à americana. E não vem longe.

                          Olhem que quem se lixa não são os médicos, enfermeiros, administradores, etc. São os doentes.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Avant Ver Post
                            Desculpem lá, mas os governos Durão/Santana foram muito piores... estes chegaram perto, mas 2002-2005 ainda levam a palma...

                            Pelo menos, na minha área, foram o desastre total, e claramente uma vontade sôfrega de acabar com o SNS nos moldes actuais... ao menos o Passos Coelho é sincero, diz ao que vai, os outros nem isso...
                            Em quê?
                            Como podes dizer que o governo de Santana Lopes foi mau quando todo ele foi um governo de gestão
                            Já que falas do SNS, foi realmente Santana que trouxe o assunto à baila (das taxas). Sócrates e companhia deitaram mãos à cabeça. Durante uma semana foi um escândalo nacional. Meses depois de Sócrates entrar, transformou a ideia em realidade.

                            Uma mentira muitas vezes torna-se verdade, não?

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Nuno156 Ver Post
                              Pior que fechar maternidades e urgências?
                              Por acaso trazes como exemplo uma das poucas medidas acertadas do Correia de Campos...
                              Fecharam, e agora? Alguém morreu?
                              Fecharam as que não tinham condições, não se justificavam em termos clínicos, e davam uma sensação de falsa segurança...

                              Do PSD/CDS:

                              Hospitais SA
                              Aumento de impostos
                              "País de tanga"
                              Recessão
                              Figura de palhaços e atracção de atenções indesejadas na "cimeira" barroso-bush-blair
                              Engenharia financeira para mascarar o défice que lesou gravemente o estado em termos de cobrança futura de IRC, como o fundo de pensões da CGD
                              Venda de dívidas e património
                              Fuga de Durão para a CE (vergonha)
                              Submarinos e sobreiros e mais não sei o quê


                              Só assim de cabeça...

                              Comentário


                                #16
                                O que é que este Passos Coelho já fez na sua vida, que se veja?

                                Quais são as sua habilitações?

                                Chegámos à altura em que os partidos políticos não querem pessoas formadas e integras, querem actores principais para poderem usar como marionetas para os interesses que estão por trás.

                                Vamos a isso portugueses. Toca a votar neles. A miséria ainda pode ser maior.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Avant Ver Post
                                  Por acaso trazes como exemplo uma das poucas medidas acertadas do Correia de Campos...
                                  Fecharam, e agora? Alguém morreu?
                                  Fecharam as que não tinham condições, não se justificavam em termos clínicos, e davam uma sensação de falsa segurança...

                                  Do PSD/CDS:

                                  1-Hospitais SA
                                  2-Aumento de impostos
                                  3-"País de tanga"
                                  4-Recessão
                                  5-Figura de palhaços e atracção de atenções indesejadas na "cimeira" barroso-bush-blair
                                  6-Engenharia financeira para mascarar o défice que lesou gravemente o estado em termos de cobrança futura de IRC, como o fundo de pensões da CGD
                                  7-Venda de dívidas e património
                                  8-Fuga de Durão para a CE (vergonha)
                                  9-Submarinos e sobreiros e mais não sei o quê


                                  Só assim de cabeça...
                                  1- O PSD começou... o PS democratizou.
                                  2- Juras? E o PS, que em campanha disse jamais? Não subiu nenhum, pois não? (IVA, selo do carro, ISP, tabaco, etc, etc)
                                  3- Já estava quando chegaram... e continua até hoje, estando hoje muito pior (agora com 5 anos Sócrates) os números falam por si.
                                  4- Estamos à 10 anos em recessão (ou crescimento reduzido) e nos últimos 2 na pior dos últimos anos
                                  5- figura de palhaços na golden share, a acatar ordens da França e Alemanha (que remédio), guerra com os mercados (só para enumerar os últimos meses)...
                                  6- isso ou multa da CE.
                                  7- O PS ainda não fez?
                                  8- Infelizmente ainda não fugiu... dava tanto jeito.
                                  9- Estava em causa a aniquilação de um ramo das forças armadas com quase 100 anos ou não. Devemos aniquilas as nossas FA? As negociações começaram com Guterres.

                                  Freeport, Cova da Beira, Independente, caso PT (maior escândalo pós 25 de Abril), etc. etc.
                                  Decisões feitas com base em senso comum, sem qualquer estudo (credível). Parecem decisões tomadas na peixaria ou algo do género. O nível de profissionalismo a este nível é zero!

                                  Editado pela última vez por VTEC; 20 July 2010, 19:04.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
                                    O que é que este Passos Coelho já fez na sua vida, que se veja?

                                    Quais são as sua habilitações?

                                    Chegámos à altura em que os partidos políticos não querem pessoas formadas e integras, querem actores principais para poderem usar como marionetas para os interesses que estão por trás.

                                    Vamos a isso portugueses. Toca a votar neles. A miséria ainda pode ser maior.
                                    Não queres elucidar-nos nesse campo?

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Avant Ver Post
                                      Por acaso trazes como exemplo uma das poucas medidas acertadas do Correia de Campos...
                                      Fecharam, e agora? Alguém morreu?
                                      Fecharam as que não tinham condições, não se justificavam em termos clínicos, e davam uma sensação de falsa segurança...

                                      Do PSD/CDS:

                                      Hospitais SA
                                      Aumento de impostos
                                      "País de tanga"
                                      Recessão
                                      Figura de palhaços e atracção de atenções indesejadas na "cimeira" barroso-bush-blair
                                      Engenharia financeira para mascarar o défice que lesou gravemente o estado em termos de cobrança futura de IRC, como o fundo de pensões da CGD
                                      Venda de dívidas e património
                                      Fuga de Durão para a CE (vergonha)
                                      Submarinos e sobreiros e mais não sei o quê


                                      Só assim de cabeça...

                                      Não és nada tendencioso...


                                      Portanto, se ninguém morrer a medida é boa...


                                      Hospitais SA... Morreu alguém?
                                      Aumento de impostos... Morreu alguém?
                                      País de tanga... Morreu alguém?
                                      Recessão... Morreu alguém?
                                      etc.



                                      Sócrates... matou alguém?


                                      Não te cures, não...

                                      Comentário


                                        #20
                                        Existem N tópicos inclusive com sondagens onde se debate o pior Governo, pior PM, etc., não se consegue discutir estas propostas ou outras que seriam pertinentes e deixar essa "guerra" para o lado?

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por VTEC Ver Post
                                          1- O PSD começou... o PS democratizou.
                                          2- Juras? E o PS, que em campanha disse jamais? Não subiu nenhum, pois não?
                                          3- Já estava quando chegaram... e continua até hoje, estando hoje muito pior (agora com 5 anos Sócrates) os números falam por si.
                                          4- Estamos à 10 anos em recessão (ou crescimento reduzido) e nos últimos 2 na pior dos últimos anos
                                          5- figura de palhaços na golden share, a acatar ordens da França e Alemanha (que remédio), guerra com os mercados (só para enumerar os últimos meses)...
                                          6- isso ou multa da CE.
                                          7- O PS ainda não fez?
                                          8- Infelizmente ainda não fugiu... dava tanto jeito.
                                          9- Estava em causa a aniquilação de um ramo das forças armadas com quase 100 anos ou não. Devemos aniquilas as nossas FA? As negociações começaram com Guterres.

                                          Freeport, Cova da Beira, Independente, caso PT (maior escândalo pós 25 de Abril), etc. etc.
                                          Decisões feitas com base em senso comum, sem qualquer estudo (credível). Parecem decisões tomadas na peixaria ou algo do género. O nível de profissionalismo a este nível é zero!

                                          Se estivesses dentro da área, perceberias bem em como os Hospitais EPE são bem diferentes dos SA em termos de garantia de serviço público... em muitas coisas são a mesma m****, mas houve uma mudança que parece subtil de SA para EPE, mas que em certos aspectos é como o dia da noite...

                                          Quanto às recessões, que eu saiba, só em 2003 e 2009, a grande diferença de 2003 para 2009 é só o facto de desde 2008 se viver a maior recessão mundial desde a 2ª guerra mundial, a de 2003 foi porquê?

                                          Quanto aos submarinos, nem falo da utilidade questionável que possam ter (porque não uma bomba de hidrogénio? Também era fashion...), mas dos termos muiiiito obscuros do negócio...

                                          Comentário


                                            #22
                                            O País depara-se com gravíssimos problemas económicos e está à beira do colapso. Estes problemas deveriam ser a preocupação essencial das forças políticas, daí que não compreendo porque raio é que o PSD lançou para a agenda política este assunto.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Valium Ver Post
                                              Existem N tópicos inclusive com sondagens onde se debate o pior Governo, pior PM, etc., não se consegue discutir estas propostas ou outras que seriam pertinentes e deixar essa "guerra" para o lado?
                                              Concordo, aliás é quase inevitável que esta guerrinha PS/PSD aconteça nestes tópicos.

                                              Discutindo apenas as propostas do PSD, já dei a minha opinião, claramente de tendências ultra-liberais muito à direita, e no que respeita à minha área, uma vontade inabalável de criar handicaps aos SNS que permita a preponderância de um sistema de saúde baseado em unidades privadas e em seguros de saúde...

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Avant Ver Post
                                                Se estivesses dentro da área, perceberias bem em como os Hospitais EPE são bem diferentes dos SA em termos de garantia de serviço público... em muitas coisas são a mesma m****, mas houve uma mudança que parece subtil de SA para EPE, mas que em certos aspectos é como o dia da noite...

                                                Quanto às recessões, que eu saiba, só em 2003 e 2009, a grande diferença de 2003 para 2009 é só o facto de desde 2008 se viver a maior recessão mundial desde a 2ª guerra mundial, a de 2003 foi porquê?

                                                Quanto aos submarinos, nem falo da utilidade questionável que possam ter (porque não uma bomba de hidrogénio? Também era fashion...), mas dos termos muiiiito obscuros do negócio...
                                                Não respondeste sobre os submarinos!
                                                Deve-se ou não acabar com este ramo das FA?
                                                Deve-se acabar com as FA?

                                                Quanto a recessões, houve uma no princípio no ano nos finais dos anos 90 inícios de 2000.... que Portugal nunca recuperou verdadeiramente. São factos!

                                                Se disseres o que é assim de tão diferente sobre os hospitais, ajuda. Não te esqueças que este governo tem sido o grande impulsionador das parcerias público/privadas.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Nuno156 Ver Post

                                                  Não és nada tendencioso...


                                                  Portanto, se ninguém morrer a medida é boa...


                                                  Hospitais SA... Morreu alguém?
                                                  Aumento de impostos... Morreu alguém?
                                                  País de tanga... Morreu alguém?
                                                  Recessão... Morreu alguém?
                                                  etc.



                                                  Sócrates... matou alguém?


                                                  Não te cures, não...
                                                  Porquê que te ris da tua ignorância?!
                                                  Editado pela última vez por Hecho; 20 July 2010, 19:24.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por eu Ver Post
                                                    O País depara-se com gravíssimos problemas económicos e está à beira do colapso. Estes problemas deveriam ser a preocupação essencial das forças políticas, daí que não compreendo porque raio é que o PSD lançou para a agenda política este assunto.
                                                    É preciso começar por algum lado.

                                                    O PSD ao querer começar pela constituição meteu a fasquia muita alta, porque vai precisar do apoio do PS e não estou a ver o PS apoiar grande parte do que é pedido.

                                                    De qualquer maneira, o problema é estrutural, a começar pelas elites completamente deslocadas do país real, passando pelo povo, maioritariamente de direita, sempre fomos um país de direita, mas depois do 25de Abril por causa de certos fantasmas lá votamos à esquerda, e depois, ninguém, ou quase ninguém se revê no que os políticos andam a fazer.

                                                    A constituição, é de facto um problema base, o PSD faz bem em começar pela base, mas vai ser difícil, ninguém quer mexer nos alicerces, preferem dar uns retoques no telhado da casa que está quase a ir abaixo.

                                                    O país tá condenado a ficar os próximos 10anos a crescer mal, e ninguém parece querer contrariar isso. Vai tudo continuar a atirar as culpas para cima dos outros e manter tudo na mesma, e quando é preciso fazer mesmo algo, escolher a opção mais fácil.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Hecho Ver Post

                                                      De qualquer maneira, o problema é estrutural, a começar pelas elites completamente deslocadas do país real, passando pelo povo, maioritariamente de direita,
                                                      Agora é que disseste tudo! E dá para ver bem, por esta proposta de revisão...

                                                      Só podia mesmo vir de quem está completamente deslocado do país onde vive.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        eu acho alguma piada a estas ideias do PSD.

                                                        por 2 razões:

                                                        -podem custar-lhe as eleiçoes


                                                        -e, sobretudo, a ideia peregrina de privatizar saude e educação, mas mantendo o nível de impostos

                                                        o que é uma sacanisse.

                                                        uma espécie de modelo americano das barracas

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Avant Ver Post
                                                          (...)
                                                          Quanto às recessões, que eu saiba, só em 2003 (...)
                                                          Dizias?!?!

                                                          gdp-portugal-3.JPG

                                                          Se há alguma coisa que o Durão conseguiu fazer foi inverter a tendência
                                                          recessiva dos governos de Guterres.

                                                          Em 1999 já eu sabia que íamos entrar em crise. Lembro-me perfeitamente
                                                          dos despedimentos de 1999 e de começarem com cortes nos prémios de
                                                          produtividade em grandes multinacionais. Guterres foi muito mau. Mas
                                                          Sócrates conseguiu ser muito pior.

                                                          Quanto a Coelho... não sei, mas, com esta proposta de revisão constitucional
                                                          não auguro nada de bom.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Avant Ver Post
                                                            Quanto às recessões, que eu saiba, só em 2003 e 2009, a grande diferença de 2003 para 2009 é só o facto de desde 2008 se viver a maior recessão mundial desde a 2ª guerra mundial, a de 2003 foi porquê
                                                            Consequência de dois governos seguidos de Gueterres...

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X