Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Colectores solares caseiros

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    [Economia] Colectores solares caseiros

    Hoje fiz o prototipo de um painel solar para piscina.
    Coisa muito simples: um tubo de 4mm de diâmetro uma bomba de baixo caudal e uma tigela.
    Interliguei tudo, e consegui por agua a 42ºC em 15 min.
    HPIM6259.JPG
    HPIM6261.JPG
    Agora quero fazer a montagem de um painel solar para a piscina da minha filha.
    A piscina leva 200 Litros de agua (coisa pouca) por isso vou fazer o mesmo sistema mas com 50 metros de tubo de 13mm de diâmetro.
    Só me falta a bomba, e aí é que peço a vossa ajuda.
    Preciso de uma bomba de baixo caudal (para a agua circular lentamente) com ligação a transformador (por razoes de segurança). Sabem onde posso encontrar?
    Obrigado
    Tux
    Editado pela última vez por Tux; 24 July 2010, 22:31.

    #2
    Uma bomba de aquario, não serve?
    Pergunto eu, que disso percebo nada.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por Jonipi Ver Post
      Uma bomba de aquario, não serve?
      Pergunto eu, que disso percebo nada.
      Não dá, porque essas bombas ligam directamente a 230V. Eu quero uma coisa mais segura para evitar choques por electrocussão.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por Tux Ver Post
        Não dá, porque essas bombas ligam directamente a 230V. Eu quero uma coisa mais segura para evitar choques por electrocussão.
        Pois, eu bem disse que não percebia nada.

        Comentário


          #5
          Tux, tive a ver uns projectos brasileiros, de aquecimento passivo.

          Deixa ver se me explico bem: Há um reservatório, uma serpentina pintada de preto para absorver a luz e o ponto onde entra a água aquecida no reservatório é mais alto que o ponto de onde sai, pois a água fria mais densa, fica no fundo.

          Para repor, a água que se tira, há um mecanismo tipo o dos autoclismos com uma bóia que assim que o nível desce, ela deixa entrar água.

          A própria água aquecida na serpentina, vai subindo naturalmente para o reservatório, empurrando a fria para a serpentina.

          isto é capaz de ser bastante lento... mas, não tem bomba a circular.

          Quanto à bomba, se tens medo, podes sempre usar uma externa de aquário, assim não tens que meter o fio dentro de água e até podes afastá-la para um local seguro.

          Comentário


            #6
            Só para dizer que o nome mais correcto para estes "aparelhos" é de colectores solares...

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por bizopt Ver Post
              Só para dizer que o nome mais correcto para estes "aparelhos" é de colectores solares...
              Qual a diferença? É por serem pequenos?

              Comentário


                #8
                Por falar em paines solares ja vi que anda aí uma campanha do PS para se aderir a Paines solares com varias ofertas de montagem e descontos

                ja alguem sabe se compensa ?

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por CapitaoIglo Ver Post
                  Tux, tive a ver uns projectos brasileiros, de aquecimento passivo.

                  Deixa ver se me explico bem: Há um reservatório, uma serpentina pintada de preto para absorver a luz e o ponto onde entra a água aquecida no reservatório é mais alto que o ponto de onde sai, pois a água fria mais densa, fica no fundo.

                  Para repor, a água que se tira, há um mecanismo tipo o dos autoclismos com uma bóia que assim que o nível desce, ela deixa entrar água.

                  A própria água aquecida na serpentina, vai subindo naturalmente para o reservatório, empurrando a fria para a serpentina.

                  isto é capaz de ser bastante lento... mas, não tem bomba a circular.

                  Quanto à bomba, se tens medo, podes sempre usar uma externa de aquário, assim não tens que meter o fio dentro de água e até podes afastá-la para um local seguro.
                  Vou experimentar a tua dica, não custa nada tentar.
                  Obrigado

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por MBFan Ver Post
                    Qual a diferença? É por serem pequenos?
                    Não. Os painéis solares transformam a energia radiativa solar em potencial eléctrico. Ou seja com os painéis foto-voltaicos podes ligar aparelhos eléctricos e fazê-los funcionar com a energia provida do Sol.

                    Com os colectores solares, transformas a energia radiativa em calor.

                    Compreendes?

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por bizopt Ver Post
                      Não. Os painéis solares transformam a energia radiativa solar em potencial eléctrico. Ou seja com os painéis foto-voltaicos podes ligar aparelhos eléctricos e fazê-los funcionar com a energia provida do Sol.

                      Com os colectores solares, transformas a energia radiativa em calor.

                      Compreendes?
                      Ah, já percebi. Tinha dado isto em Fisica e Química, mas como a professora percebia menos que eu...
                      Obrigado pela explicação

                      Comentário


                        #12
                        Ja fiz o colector XXL.
                        50 metros de tubo preto de 13mm, mais a bomba do circuito anterior e um balde com 20 litros de agua.
                        Consegui por a agua a 50ºC numa hora de sol da manha.

                        Fiquei muito satisfeito. Próxima etapa vou ver se o consigo ligar a um cilindro cá em casa.
                        O custo do colector ficou por 15€

                        Comentário


                          #13



                          Ao ler esta Thread ate me lembrei do Macgyer

                          Comentário


                            #14
                            Se meteres o tubo preto todo enrolado dentro de um saco preto consegues ainda melhor resultados.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por bizopt Ver Post
                              Se meteres o tubo preto todo enrolado dentro de um saco preto consegues ainda melhor resultados.

                              Estou é a pensar em fazer uma "sandwich" com uma placa de vidro e uma base preta.

                              Comentário


                                #16
                                Não te safarás com bombas recirculadoras para PC?

                                Com débitos maiores tem bombas utilizadas nas autocaravanas, mas já mais caras.

                                Por exemplo: Marcampo > Bomba AQUA 8 12V 10L/min 1,5Bar Fiamma 01216B01A

                                Não sei é se 10 L/min não será muito para o circuito que tens montado.

                                Lembrei-me agora, e uma bomba utilizada nos automóveis para colocar água nos vidros?
                                Editado pela última vez por bizarro; 25 July 2010, 11:49.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por bizarro Ver Post
                                  Não te safarás com bombas recirculadoras para PC?

                                  Com débitos maiores tem bombas utilizadas nas autocaravanas, mas já mais caras.

                                  Por exemplo: Marcampo > Bomba AQUA 8 12V 10L/min 1,5Bar Fiamma 01216B01A

                                  Não sei é se 10 L/min não será muito para o circuito que tens montado.

                                  Lembrei-me agora, e uma bomba utilizada nos automóveis para colocar água nos vidros?
                                  Essas bombas dos ''mijas'' nao estao preparadas para trabalharem muito tempo seguido. Acho que o melhor é usar uma bomba de aquario, ou daquelas que se usam em watercooling nos PCs, e caso o debito seja muito grande, sempre se pode reduzir com uma torneira.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Tux Ver Post
                                    Estou é a pensar em fazer uma "sandwich" com uma placa de vidro e uma base preta.

                                    Orientei um projecto semelhante de alguns alunos, eles fizeram um protótipo desse género. Fundo preto, paredes reflectoras e topo em acrílico.. Os resultados eram melhores com o tal saco plástico preto.

                                    Mas experimenta!

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Tux Ver Post
                                      Não dá, porque essas bombas ligam directamente a 230V. Eu quero uma coisa mais segura para evitar choques por electrocussão.
                                      Bomba monofásica protegida com diferencial de 0.03A.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Tux Ver Post
                                        Ja fiz o colector XXL.
                                        50 metros de tubo preto de 13mm, mais a bomba do circuito anterior e um balde com 20 litros de agua.
                                        Consegui por a agua a 50ºC numa hora de sol da manha.

                                        Fiquei muito satisfeito. Próxima etapa vou ver se o consigo ligar a um cilindro cá em casa.
                                        O custo do colector ficou por 15€
                                        Ok... caro colega ... temos técnico de energias renovaveis ...
                                        mas tem cuidado ... pois essas brincadeiras se mal calculadas podem causar danos por queimadura !!! Ok ?...
                                        Quanto a aquecer um cilindro em casa , atenção ... a coisa é diferente .
                                        Lembra-te sempre que o sol é como uma fogueira ... NÃO TENS CONTROLO SOBRE A SUA TEMPERATURA , logo é preciso controladores para evitar sobreaquecimento e ou estagnação
                                        Se não compreenderes ou tiveres duvidas "posta" aqui e posso esclarecer.
                                        Qualquer das formas parabens , por tua iniciativa em aquecer a piscina da tua cristalina ... ela se recordará sempre e te recompensará em carinho ...

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Tux Ver Post
                                          Vou experimentar a tua dica, não custa nada tentar.
                                          Obrigado
                                          Não sei porque, mas o pessoal de viana é do mais inteligente que pode existir

                                          Excelente trabalho.
                                          Vou deixar te aqui outro exemplo, de como podes fazer um painel solar, com meia duzia de trocos.
                                          Welcome to The Sietch - Projects Build Your Own Solar Thermal Panel

                                          Lembrar te tambem, se por acaso conseguires por o painel ou o colector em um nivel abaixo da piscina, não precisas de bomba circuladora, cria o tal efeito termodinamico como se ve em alguns paineis solares que podes ver nos telhados.
                                          Isto é, agua quente sobe ate a piscina, e o colector vai receber agua fria, cria uma circulaçao natural.

                                          Aqui o menino tem o curso de equipamentos e sistemas solar termico, tirado no LNEG ( laboratorio Nacional de Energia e Geologia )

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por PHCCG Ver Post
                                            Ok... caro colega ... temos técnico de energias renovaveis ...
                                            mas tem cuidado ... pois essas brincadeiras se mal calculadas podem causar danos por queimadura !!! Ok ?...
                                            Quanto a aquecer um cilindro em casa , atenção ... a coisa é diferente .
                                            Lembra-te sempre que o sol é como uma fogueira ... NÃO TENS CONTROLO SOBRE A SUA TEMPERATURA , logo é preciso controladores para evitar sobreaquecimento e ou estagnação
                                            Se não compreenderes ou tiveres duvidas "posta" aqui e posso esclarecer.
                                            Qualquer das formas parabens , por tua iniciativa em aquecer a piscina da tua cristalina ... ela se recordará sempre e te recompensará em carinho ...
                                            Por acaso tb ja pensei nisso, Se encontrar um cilindro que me satisfaça, vou lhe ligar uma válvula de segurança para evitar rebentamento por altas pressões e como tenho algum jeito para electrónica, vou equipa-lo com um termostato que desliga a bomba quando a agua esta na temperatura ideal.

                                            Claro que isto se encontrar material a baixo custo.
                                            O meu objectivo é produzir o máximo gastando o menos possivel.
                                            cumprimentos a todos

                                            Comentário


                                              #23
                                              Aqui fica a foto do grande:
                                              HPIM6263.JPG

                                              Comentário


                                                #24
                                                parece fixe, isso com uma base preta e um vidro em cima deve aquecer imenso, de que sao feitos os tubos, polietileno?

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Nephilim Ver Post
                                                  parece fixe, isso com uma base preta e um vidro em cima deve aquecer imenso, de que sao feitos os tubos, polietileno?

                                                  Exacto!
                                                  Agora quero encaixilhar tudo. vou arranjar um vidro (uma janela velha da casa dos meus pais) e pintar a base de preto.
                                                  Vai de certeza incrementar a produção.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Tux Ver Post
                                                    Exacto!
                                                    Agora quero encaixilhar tudo. vou arranjar um vidro (uma janela velha da casa dos meus pais) e pintar a base de preto.
                                                    Vai de certeza incrementar a produção.
                                                    Tens também de isolar bem isso pq senão vais perder bastante calor...

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por bizopt Ver Post
                                                      Orientei um projecto semelhante de alguns alunos, eles fizeram um protótipo desse género. Fundo preto, paredes reflectoras e topo em acrílico.. Os resultados eram melhores com o tal saco plástico preto.

                                                      Mas experimenta!
                                                      pois...o objectivo é que a caixa tapada com o vidro esteja em vácuo...caso assim não seja, não é muito útil.

                                                      Vidro
                                                      Váculo
                                                      tubos
                                                      Placa de aluminio pintada de preto
                                                      Isolamento

                                                      Os tubos podem ser colocados em cima ou em baixo da placa metálica. Não tenho bem noção como isso afecta a eficiência, mas penso que em cima será melhor. Mas isso é ires a uma casa de colectores e perguntares como aquilo funciona e depois copias xD

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Cuidado com a ligação a um cilindro!!!!

                                                        As águas quentes em casa devem estar a temperaturas superiores a 60 graus, senao a estagnação pode criar legionela que é perigoso para a saude.!!!!!!!!!

                                                        Tem que ser colector solar + apoio elétrico.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Já agora...se quiseres maxima eficiência só no verão vira isso para sul com inclinação latitude -10 (ou seja cerca de 30º).

                                                          è melhor nunca parares a bomba ou então colocar sombreamento, senao agr no verão, 200 litros de água ainda se transformam num jacuzzi xD

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Tux Ver Post
                                                            Aqui fica a foto do grande:
                                                            [ATTACH]80706[/ATTACH]
                                                            Acho que isolares isso, com acrilicos e vacuos e coisas do genero é desperdicio de dinheiro. Mete um plastico preto no fundo e outro por cima, dos tubos, ou podes mesmo deixa-los directamente ao sol, que aquecem bastante. Tens é de ter em conta o melhor angulo para aproveitar melhor o sol.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X