Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Dificuldade na escolha do futuro profissional

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Dificuldade na escolha do futuro profissional

    Boas, tenho 26 anos e tenho um grande dilema.
    Desde pequeno que os meus sonhos se resumiam a 2 profissões: Piloto de Automóveis ou Jogador de Futebol.loool

    No entanto, no nosso sistema de ensino, somos muito cedo confrontados com as escolhas profissionais, e eu com os meus 15-16 anos não tinha qualquer tipo de maturidade para fazer uma escolha tão importante, como a de decidir qual o agrupamento que deveria escolher, qual o rumo que deveria seguir.

    Então, como muitos na altura, o meu critério de escolha foi apenas um, já que eu não gostava de matemática, escolhi humanidades.
    Entretanto terminei o ensino secundário e pensei em 2 hipóteses:

    -Concorrer para o curso superior de Geografia-Ordenamento do Território,porque gostava imenso de IDES (Introdução ao Desenvolvimento Económico e Social, que estava bastante relacionado com Geografia, na sua variante mais humana/social);
    -Concorrer para um curso de Línguas, onde constasse o Inglês e leccionar, porque sempre fui um excelente aluno a línguas e encarava a profissão de professor com bons olhos;

    Destas duas hipóteses, "fui obrigado" a descartar a hipótese de concorrer para um curso de Línguas, já que toda a gente me dizia que isso não tinha qualquer saída profissional, que era desemprego garantido.

    Actualmente tenho um curso profissional de Mecânica Auto de um ano de duração, mais estágio numa oficina da Peugeot e faltam-me sair duas notas para saber se fico licenciado em Geografia-Variante Humana.

    Agora o meu grande problema, é que o curso de Geografia acabei por fazer apenas por fazer, pois saiu totalmente diferente do que eu esperava e fui deixando andar, ao mesmo tempo que trabalhava, tendo tido ainda uma pausa pelo meio onde tirei mecânica.

    Então o dilema prende-se com a ida para um estágio na área de Geografia, ou para a procura de um emprego que me possa satisfazer e que tenha algo a ver com a minha paixão que é o mundo automóvel.

    Acho que tá tudo, peço desculpa pelo testamento.
    cumprs
    Editado pela última vez por rubenvalente; 25 July 2010, 01:28.

    #2
    É uma questão de veres qual é a coisa que mais gostas de fazer e tentares encontrar um emprego nessa área.

    Comentário


      #3
      Eu também acho que devias tentar primeiro para aquilo que gostas. Se não der, então passas à próxima opção já que o dinheiro tem que vir de alguma maneira, mas se não tentares vais passar o resto da tua vida a pensar no que podias ter sido e vais ficar frustrado com a carreira que escolheres (e ter um trabalho pelo qual não se tem o mínimo de interesse é muito mau).

      Comentário


        #4
        Se achas que a tua paixão é o mundo automóvel, devemos acima de tudo tentar trabalhar no que gostamos.

        Estágio nunca é demais, portanto porque é que não aceitas o estágio na área da Geografia, vês se é que o te interessa, e se não for segues para outra?

        Comentário


          #5
          A atitude mais racional julgo que seria mesmo essa, de experimentar primeiro estagiar em Geografia, no entanto, eu não consigo deixar de pensar em todo o tempo perdido, tudo o que ficou para trás, e como tenho 26 anos começo logo a pensar na idade, no tempo perdido, e que um estágio vão ser mais 3 meses de tempo que possivelmente vai ser perdido, e depois não consigo ver muito bem a minha vida afastada dos automóveis, quero sempre saber mais sobre automóveis e sinto-me frustrado quando por falta de experiência ou conhecimentos práticos não sei fazer algo.

          Depois existe ainda um problema, é que um mecânico além de ser mal pago, de não existirem muitos empregos na área, ainda é mal visto pela sociedade.

          Seria extremamente estranho um estudante de ensino superior virar mecânico, uma profissão suja, que ninguém vê com bons olhos.

          Eu sei que isto não me devia afectar, mas afecta.
          Ainda para mais vivo numa terriola pequena onde é só senhores enfermeiros, médicos, psicólogos, engenheiros, enfim o costume.

          Na altura em que estagiei na Peugeot foi-me feita uma proposta de emprego, mas ofereciam-me o ordenado mínimo e não me permitiam ir ás formações, só iam 4 pessoas: o engenheiro, o técnico de mecânica auto e os dois electricistas! Isto para mim era incomportável.

          Enfim, vai para aqui uma grande confusão.

          Comentário


            #6
            3 meses em 40 anos de vida activa não é nada. E para além disso se a outra opção é ser mecânico automóvel é coisa que pode esperar, que na carreira de mecânico não há grande evolução.

            A minha opinião sincera, e completamente desligada da tua realidade: tenta a geografia, vê se te consegues orientar na área e deixa a mecânica automóvel para as férias e os fins de semana.

            Para mim, mais importante do que trabalhar em algo que se goste é sermos pagos pelo justo valor do nosso trabalho.

            Comentário


              #7
              Meu caro, isso é simples: acabas a licenciatura e candidatas-te a um mestrado/pos-graduação, whatever, ligado a engenharia mecânica.

              Só para obter o grau. A partir daí, serás mestre em mecânica e aceite no meio.

              A dificuldade vai ser aceitarem-te como geógrafo num curso de 2º ciclo de engenharia, mas atendendo à tua experiência profissional prévia e ao curso profissional, não haverá grande problema em justificar essa candidatura.

              Garanto-te que em qualquer país europeu, serás aceite para um mestrado em eng. mecanica ou automóvel. Por aqui é que ainda existem uns dogmas...

              Segue fervorosamente o que gostas e deixa lá o caminho errante.

              Eu não tirei Eng. Mecanica porque uma péssima prof de fisico-quimica me fez afastar das cientifico-naturais. Apesar de gostar do que faço, sei que o meu lugar natural é numa oficina ou nalgum organismo ligado a automóveis.
              Sei que com as minhas habilitações (gestão) posso mudar-me para o ramo, mas não é a mesma coisa...serei sempre um "suit", comercial ou financeiro, não mexo na "fruta".

              Boa sorte!

              Comentário


                #8
                Esses empregos de sonho são do mais comum que há, eu ainda vario um bocadinho visto que queria ser piloto de motas mas um dia este meu sonho vai ser realizado nem que saia do meu bolso.

                Vê o que mais gostas e optas por aí, fazer algo que não gostamos é mau apesar do ordenado ao fim do mês. Acredita em mim

                Comentário


                  #9
                  Olá percebo completamente o que sentes.

                  Eu sempre disse que queria ser mecanico, e os meus pais sempre me apoiaram na minha escolha, mas quando fui para a escola isto é quando passei para o 10 ano, tinha que escolher algo, quando fui ver, na minha zona nao havia nada que me ligasse a mecanica, ou seja, escolhi outra coisa totalmente diferente.

                  Não foi por falta de apoio, mas sim por falta de dinheiro, pois sair daqui da zona para estudar mecanica não era possivel financeiramente.

                  Hoje estou no ensino superior, entrei em informatica, mas rapidamente percebi que não é isto que quero, entao vou para outra coisa que tambem gosto que é gestao.

                  Agora tu perguntas, o que é que isto tem haver comigo? eu digo-te simplesmente que deixei a minha paixão para os fins de semana ou ferias.

                  Adoro classicos, e o que faço é simplesmente aprender e praticar.

                  Trabalha nisso que queiras, compra um carro classico ou não, faz as devidas alterações e lança-te a uma pista, aproveita ao maximo.

                  Agora caso nao queiras nada disto e queiras mesmo ser piloto é algo complicado. Isto por causa da tua idade, mas tudo se arranja, uma ida ao reino unido, vais a uns eventos do genero e falas la com umas pessoas certamente te irao orientar para algo.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por rubenvalente Ver Post
                    A atitude mais racional julgo que seria mesmo essa, de experimentar primeiro estagiar em Geografia, no entanto, eu não consigo deixar de pensar em todo o tempo perdido, tudo o que ficou para trás, e como tenho 26 anos começo logo a pensar na idade, no tempo perdido, e que um estágio vão ser mais 3 meses de tempo que possivelmente vai ser perdido, e depois não consigo ver muito bem a minha vida afastada dos automóveis, quero sempre saber mais sobre automóveis e sinto-me frustrado quando por falta de experiência ou conhecimentos práticos não sei fazer algo.

                    Depois existe ainda um problema, é que um mecânico além de ser mal pago, de não existirem muitos empregos na área, ainda é mal visto pela sociedade.

                    Seria extremamente estranho um estudante de ensino superior virar mecânico, uma profissão suja, que ninguém vê com bons olhos.

                    Eu sei que isto não me devia afectar, mas afecta.
                    Ainda para mais vivo numa terriola pequena onde é só senhores enfermeiros, médicos, psicólogos, engenheiros, enfim o costume.

                    Na altura em que estagiei na Peugeot foi-me feita uma proposta de emprego, mas ofereciam-me o ordenado mínimo e não me permitiam ir ás formações, só iam 4 pessoas: o engenheiro, o técnico de mecânica auto e os dois electricistas! Isto para mim era incomportável.

                    Enfim, vai para aqui uma grande confusão.
                    Uma pessoa com 26 anos, com um curso de geografia e um curso de mecânica automóvel não andou a perder o seu tempo.

                    Falas da zona onde vives, que é uma grande uma limitação. Hoje em dia a Europa está já ali e tem muitas mais (e muito melhores) oportunidades do que este cantinho em que vivemos. Pode ser difícil dar um salto daqui para fora, mas pode ser altamente compensador em todos os aspectos. Tens contactos no estrangeiro (familiares ou amigos)?

                    Aos 26 anos, quando a pessoa está numa encruzilhada, tudo parece inacessível, tudo parece complicado. Lembra-te que o tempo está a .teu favor; tens uma vida pela frente

                    Comentário


                      #11
                      Essas duas formações que tens até são compatíveis.

                      Tenta iniciar uma carreira na área dos SIG (sistemas de informação geográfica), poderás ter a possibilidade de viajar muito de carro e aí a mecânica certamente há-de vir ao de cima!

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por kortese Ver Post
                        Tenta iniciar uma carreira na área dos SIG (sistemas de informação geográfica)....
                        Os sistemas de informação geográfica são uma área com futuro em Portugal. Temos um enorme atraso nessa área - talvez porque muitas da pessoas com capacidade de decisão sintam que virão a perder muito poder com a sua implementação -, mas as coisas têm que se alterar.

                        Comentário


                          #13
                          Bem o meu obrigado a todos, realmente, tenho tido respostas muito esclarecedoras e que me abriram a mente e deram mais alento.

                          Houve um user que mencionou o facto de tirar um mestrado em Engenharia Mecânica, bem, nunca tinha sequer pensado nisso, mas não sei se tal será possível, eu tenho lacunas óbvias ao nível da matemática, em Geografia só temos Estatística Aplicada e Estatística Complementar...

                          Quanto aos SIG, bem, eu estudei um ano no Porto antes de vir para Coimbra estudar (no mesmo curso), deixei lá muitos amigos e ainda hoje tenho contacto com a maioria deles.
                          A Faculdade de Letras do Porto foi das primeiras a ter um Mestrado em SIG e uma grande parte dos meus amigos tiraram esse mestrado esperançados que iriam arranjar emprego. No entanto, a realidade é bem diferente, não conheço um único que tenha arranjado emprego na sua área de competências.

                          A ideia do trabalhar no carro ao fim-de-semana é complicada por razão, eu sou muito picuinhas e como tal, não gosto de ver nada mal feito e odeio ter que remediar, e sem um elevador e sem bastante prática não dá para ser um bom mecânico nos tempos livres, a teórica não substitui de maneira alguma a prática.

                          No entanto, como disse no inicio já daqui tirei algumas ilações.
                          Vou investigar a possibilidade de um mestrado na área de Engenharia Automóvel e vou-me informar dos estágios ainda esta semana.
                          cumprs

                          Comentário


                            #14
                            Ruben, já ponderaste a hipótese de te voluntariares para o Exército (ou outro dos 2 Ramos da Forças Armadas)?

                            É que um "gajo" com a tua formação pode dar um jeitão ao Instituto Geográfico do Exército, entre outros. E, como és licenciado, começarias logo como Oficial e estaria a questão do status resolvida, eheh.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                              Ruben, já ponderaste a hipótese de te voluntariares para o Exército (ou outro dos 2 Ramos da Forças Armadas)?

                              É que um "gajo" com a tua formação pode dar um jeitão ao Instituto Geográfico do Exército, entre outros. E, como és licenciado, começarias logo como Oficial e estaria a questão do status resolvida, eheh.
                              Devem ser poucos os mamíferos atrás desses tachos do Exército...
                              Imagino a longa lista...

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
                                Devem ser poucos os mamíferos atrás desses tachos do Exército...
                                Imagino a longa lista...
                                Cada um é que sabe o espírito com que se candidata! E não me parece correcto colocar de antemão o Ruben, eventualmente, no mesmo saco que esses!

                                Comentário


                                  #17
                                  Não te preocupes com o que os outros dizem, pah.
                                  Siga com o estágio de Geografia. Estás numa situação na qual, por enquanto, o que interessa é abrir portas e espreitar o que está do lado de lá; depois terás tempo para escolher em qual vais querer apostar definitivamente.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Será que posso?

                                    olá a todos


                                    Eu como gosto de carros e tal, lembrei-me.... Epá, será que consigo entrar numa universidade pública para tirar o curso de Engenharia Mecânica?

                                    O meu problema está...

                                    >maior de 23, o que é bom
                                    >o curso de secundário foi humanidades
                                    > o curso superior foi em direito

                                    Como tenho tempo livre a noite, que dizem vocês?

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por MonteiroRibas Ver Post
                                      olá a todos


                                      Eu como gosto de carros e tal, lembrei-me.... Epá, será que consigo entrar numa universidade pública para tirar o curso de Engenharia Mecânica?

                                      O meu problema está...

                                      >maior de 23, o que é bom
                                      >o curso de secundário foi humanidades
                                      > o curso superior foi em direito

                                      Como tenho tempo livre a noite, que dizem vocês?
                                      Gostas de matemática e física?

                                      Com esforço tudo é possível, mas pensa bem no que te vais meter. E ser maior de 23 anos não é vantagem, é apenas diferente e não deixa de ser difícil entrar caso queiras ir para uma boa universidade. Este ano houve 24 corajosos que foram fazer o exame de matemática para >23 na faculdade onde tirei o curso e passaram 3.

                                      Queres tirar o curso para mudar o teu rumo profissional ou só para ganhar conhecimentos de mecânica? Se quiseres só aprender umas coisas de mecânica automóvel há outros cursos que fazem mais sentido e são mais rápidos e menos complicados de fazer.
                                      Editado pela última vez por Karma; 28 July 2010, 01:00.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Karma Ver Post
                                        Gostas de matemática e física?

                                        Com esforço tudo é possível, mas pensa bem no que te vais meter. E ser maior de 23 anos não é vantagem, é apenas diferente e não deixa de ser difícil entrar (caso queiras ir para uma boa universidade). Queres tirar o curso para mudar o teu rumo profissional ou só para ganhar conhecimentos de mecânica? Se quiseres só aprender umas coisas de mecânica automóvel há outros cursos que fazem mais sentido e são mais rápidos e menos complicados de fazer.

                                        ehehe, sou um maluco

                                        Matemática já nem sei o que é isso, mas não me importava de tentar.

                                        O bicho do automóvel ficou sempre, mas era puto e na altura escolhi qualquer coisa

                                        Só estou a sondar mercado, é que agora vou mudar de cidade e vou ter tempo a noite e não me importava de estudar outravez e quiça mudar mesmo vida.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Não me parece que faça sentido alguém, licenciado em direito, tirar engenharia mecânica para aprender mecânica automóvel.

                                          Podes trabalhar na tua profissão e aproximar-te dos automóveis de outras formas: envolvimento na competição, restauro de automóveis de colecção, frequência de um curso profissional.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Troglodita Ver Post
                                            Não me parece que faça sentido alguém, licenciado em direito, tirar engenharia mecânica para aprender mecânica automóvel.

                                            Podes trabalhar na tua profissão e aproximar-te dos automóveis de outras formas: envolvimento na competição, restauro de automóveis de colecção, frequência de um curso profissional.

                                            fazer sentido não faz, mas já há uns anos que ando com ideias de me envolver no ramo automóvel

                                            Qualquer dia abro mesmo uma garagem e um concessionário

                                            p.s obrigado pelos comentários, mas façam de conta que isto é uma conversa de café (não pensem que sou tolo lol)

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                                              Ruben, já ponderaste a hipótese de te voluntariares para o Exército (ou outro dos 2 Ramos da Forças Armadas)?

                                              É que um "gajo" com a tua formação pode dar um jeitão ao Instituto Geográfico do Exército, entre outros. E, como és licenciado, começarias logo como Oficial e estaria a questão do status resolvida, eheh.
                                              Já visitei as instalações do IGeoE e sinceramente trabalhar em frente a um computador cartografando fotografias aéreas entre outras coisas não faz nada o meu estilo, não é que eu não domine a aplicação usada (arcGis), mas a ideia de ficar sentado num escritório frente a um computador a cartografar é penosa.
                                              Eu queria um cargo mais pro-activo, talvez a protecção civil seja uma saída mais realista.
                                              Mas foi como já aqui disseram, já preenchi os papeis para ir estagiar para a câmara municipal aqui do meu concelho, vou ver como é o trabalho lá, se é apelativo ou não e depois logo se vê.

                                              Agora permitam-me dizer aqui umas coisitas sobre Engenharia Mecânica.
                                              Quem quiser ter um bom emprego na àrea automóvel terá de tirar um curso de Engenharia Mecânica e ai poderá usufruir de um bom salário como chefe de oficina ou outro cargo importante no seio de uma empresa do ramo.

                                              Agora quem quiser aprender Mecânica Automóvel, não se iluda com o curso de Engenharia Mecânica, pois em Engenharia Mecânica aprende-se as teorias gerais que regem vários aspectos da Mecânica e esta Mecânica é a geral, não se prende com nenhuma sub-área em particular.

                                              Em linguagem simplificada, em Engenharia Mecânica aprendes, por exemplo, as leis que regem o comportamento dos vários fluidos, aprendes teorias e conceitos sobre aerodinâmica, até porque o vento também é um fluído.
                                              Num curso profissional de Mecânica Automóvel, aprendes, por exemplo, como é constituído o sistema de travagem de um automóvel e depois pões esses conhecimentos em prática, quer para consertar quer para melhorar, aqui depende da qualidade do curso e do aluno.

                                              Posso dizer que através da teoria que me foi administrada consigo alterar o comportamento em travagem do meu carro.
                                              Exemplo: Tenho um g40 e o carro trava muito pouco, olho para a bomba principal de travagem, denoto que o seu "tamanho" é diminuto, vou buscar uma bomba principal maior e desta forma aumento a pressão no circuito de travagem o que pode melhorar bastante a travagem do veículo em questão.

                                              Bem não me vou estender mais.
                                              cumprs

                                              Comentário


                                                #24
                                                Obviamente não é o conhecimento que vais obter num mestrado que vai determinar a qualidade técnica do teu trabalho na área da mecânica. Ajuda, mas não é fundamental. Como bem dizes, o curso técnico é que ensina a mexer na massa, mas para comandar o técnico, é necessário ter perspectiva e bagagem intelectual, que um curso de nível mais avançado permite (à partida) aceder.

                                                Com o curso técnico de Mecânica Automóvel, não és equiparado a licenciado no ramo, apesar da licenciatura em Geografia.
                                                Mas com uma Pos-Grad., Master ou Mestrado em Eng. Mecanica, a coisa muda de figura e "apaga" a licenciatura que tens actualmente.
                                                Desta forma, já acedes a um nível superior na hierarquia, digno de um Mestre e não de um técnico.
                                                Tenho um amigo que foi para Birmingham (ou Bristol?) tirar uma coisa destas e não tem formação de base em Engenharia. Aceitaram o CV, pagou a propina e foi.

                                                Esta é uma das vantagens de Bolonha - permite mudar de comboio a meio do caminho. Eu sou licenciado em Gestão e agora vou orientar-me para Direito - inscrevi-me no mestrado, mas entretanto decidi tirar mesmo a licenciatura. Senti necessidade de voltar à faculdade (a rotina embrutece um gajo) e atirei-me de cabeça.
                                                Podia ter-me ficado pelo Mestrado, mas um gajo arranja sempre mais sarna do que precisa para se coçar.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por VorsprungDurchTechnik Ver Post
                                                  Obviamente não é o conhecimento que vais obter num mestrado que vai determinar a qualidade técnica do teu trabalho na área da mecânica. Ajuda, mas não é fundamental. Como bem dizes, o curso técnico é que ensina a mexer na massa, mas para comandar o técnico, é necessário ter perspectiva e bagagem intelectual, que um curso de nível mais avançado permite (à partida) aceder.

                                                  Com o curso técnico de Mecânica Automóvel, não és equiparado a licenciado no ramo, apesar da licenciatura em Geografia.
                                                  Mas com uma Pos-Grad., Master ou Mestrado em Eng. Mecanica, a coisa muda de figura e "apaga" a licenciatura que tens actualmente.
                                                  Desta forma, já acedes a um nível superior na hierarquia, digno de um Mestre e não de um técnico.
                                                  Tenho um amigo que foi para Birmingham (ou Bristol?) tirar uma coisa destas e não tem formação de base em Engenharia. Aceitaram o CV, pagou a propina e foi.

                                                  Esta é uma das vantagens de Bolonha - permite mudar de comboio a meio do caminho. Eu sou licenciado em Gestão e agora vou orientar-me para Direito - inscrevi-me no mestrado, mas entretanto decidi tirar mesmo a licenciatura. Senti necessidade de voltar à faculdade (a rotina embrutece um gajo) e atirei-me de cabeça.
                                                  Podia ter-me ficado pelo Mestrado, mas um gajo arranja sempre mais sarna do que precisa para se coçar.

                                                  É mesmo.

                                                  Para dar uma ideia de um percurso profissional errante:

                                                  Entrei na Universidade numa licenciatura em Química 100% focado na investigação, não sabia o que queria fazer e até gostava de química no secundário, parecia uma boa opção.

                                                  Ao fim de 3 anos de curso odiava aquilo e virei-me para a Engenharia Alimentar, gostei bastante mais, menos investigação, mais "vida real". Acabei o curso fui trabalhar para a Industria Alimentar 3 anos, trabalhei em R&D e acabei no marketing, adorei!

                                                  Entretanto saí da indústria alimentar e fui para uma empresa focada no online/software, trabalhei em gestão de clientes, marketing e por fim vendas. E descobri que adoro a Gestão, mais do que o próprio marketing!

                                                  Fui fazer uma pós graduação em Gestão e Economia para me dar bases nesta área, durou 1 ano e meio em part time que acabei em Janeiro deste ano e jurei que não voltava aos estudos tão cedo, no entanto, passados 6 meses, já estou a pensar em voltar a estudar e fazer um mestrado em Marketing, só porque sinto falta do stress.

                                                  Isto tudo em 6 anos... Quem sabe onde estarei daqui a outros 6!

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por VorsprungDurchTechnik Ver Post
                                                    ...Podia ter-me ficado pelo Mestrado, mas um gajo arranja sempre mais sarna do que precisa para se coçar.
                                                    Estou mais ou menos assim .
                                                    Quando andava na licenciatura dizia que não tiraria mestrado enquanto não tivesse emprego, para poder focar melhor a minha formação, resumindo, ainda não tinha o canudo na mão e já tinha a papelada preenchida para ir tirar um mestrado.

                                                    Durante o mestrado juráva que ia fazer uma pausa a seguir, resumindo, estou a concluir a tese, até Setembro e já tenho a papelada pronta para me meter noutra licenciatura.

                                                    Sou tão mau a cumprir as promessas feitas a mim próprio que dava um óptimo PM

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Rasec Ver Post
                                                      É mesmo.

                                                      Para dar uma ideia de um percurso profissional errante:

                                                      Entrei na Universidade numa licenciatura em Química 100% focado na investigação, não sabia o que queria fazer e até gostava de química no secundário, parecia uma boa opção.

                                                      Ao fim de 3 anos de curso odiava aquilo e virei-me para a Engenharia Alimentar, gostei bastante mais, menos investigação, mais "vida real". Acabei o curso fui trabalhar para a Industria Alimentar 3 anos, trabalhei em R&D e acabei no marketing, adorei!

                                                      Entretanto saí da indústria alimentar e fui para uma empresa focada no online/software, trabalhei em gestão de clientes, marketing e por fim vendas. E descobri que adoro a Gestão, mais do que o próprio marketing!

                                                      Fui fazer uma pós graduação em Gestão e Economia para me dar bases nesta área, durou 1 ano e meio em part time que acabei em Janeiro deste ano e jurei que não voltava aos estudos tão cedo, no entanto, passados 6 meses, já estou a pensar em voltar a estudar e fazer um mestrado em Marketing, só porque sinto falta do stress.

                                                      Isto tudo em 6 anos... Quem sabe onde estarei daqui a outros 6!
                                                      Porra, a tua vida dava um filme...

                                                      Verdadeiramente exemplar.
                                                      Para quem é licenciado em Química (objectividade absoluta), o marketing não te parece uma "ciência fofa"?

                                                      Sinceramente, gosto de algumas partes do marketing, nomeadamente posicionamento de produto e estudo de mercado, mas não aguento as teorias do CRM e a parte da psicologia do marketing - acho sempre que quanto mais simples melhor, mas a maioria dos "gurus" gostam de complicar - todas aquelas obras de teorização dão-me uma seca do caraças.
                                                      Enfim, esta é a impressão de quem teve 2 cadeiras de marketing puramente teóricas há mais de 10 anos. Sou um leigo.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Ruie34 Ver Post
                                                        Estou mais ou menos assim .
                                                        Quando andava na licenciatura dizia que não tiraria mestrado enquanto não tivesse emprego, para poder focar melhor a minha formação, resumindo, ainda não tinha o canudo na mão e já tinha a papelada preenchida para ir tirar um mestrado.

                                                        Durante o mestrado juráva que ia fazer uma pausa a seguir, resumindo, estou a concluir a tese, até Setembro e já tenho a papelada pronta para me meter noutra licenciatura.

                                                        Sou tão mau a cumprir as promessas feitas a mim próprio que dava um óptimo PM
                                                        Epá, também não exageres...

                                                        Espero que já estejas no mercado de trabalho, ou ainda estás 100% dedicado aos estudos?
                                                        É que a entrada no mercado tem um prazo...

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          essa parte de treta teorica do mkt é mais nas faculdades.

                                                          no mercado poucs querem saber dos gurus, até porque actualmente é tudo filiais dos HQ e portanto o MKT é mais operacional que outra coisa.

                                                          o raio de acção é mais limitado.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por bg2 Ver Post
                                                            essa parte de treta teorica do mkt é mais nas faculdades.

                                                            no mercado poucs querem saber dos gurus, até porque actualmente é tudo filiais dos HQ e portanto o MKT é mais operacional que outra coisa.

                                                            o raio de acção é mais limitado.
                                                            Mas parece-me a mim que o problema está precisamente no facto do operacional estar indexado às orientações estratégicas (teóricas) dos HQ.

                                                            No tasco onde sou chulado (um dos psi20 ), há um dep. mkt estratégico e outro de mkt operacional. Venha o diabo e escolha...
                                                            Estive 1 ano a trabalhar com o operacional num projecto e tenho histórias surreais, especialmente de negociação de parcerias com entidades externas, algumas de ir às lágrimas - e os problemas de implementação tiveram sempre origem no estratégico.

                                                            E corroboro histórias destas com amigos que estão na mesma posição, nomeadamente numa ftse100, só diferem pelo maior pragmatismo britânico.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X