Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Cientistas criam capa que torna objectos invisíveis

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Cientistas criam capa que torna objectos invisíveis

    Cientistas criam capa que torna objectos invisíveis

    Investigadores da Universidade Tecnológica do Michigan, nos Estados Unidos, desenvolveram uma capa não metálica que usa ressonadores feitos de vidro calcogeneto, um tipo de material que não conduz electricidade. A capa torna os objectos invisíveis.



    Em simulações feitas através do computador, a capa fez objectos atingidos por ondas infravermelhas deixarem de ser vistos a olho nu.

    A capa foi criada com metamaterial, substâncias criadas artificialmente e que têm características peculiares que não são encontradas na natureza, composto por "pequenos ressonadores de vidro" distribuídos numa forma concêntrica como um cilindro.

    Segundo a equipa que realizou o projecto, o dispositivo produz a ressonância magnética necessária para moldar as ondas de luz à volta do objecto, tornando-o invisível.

    A tecnologia pode permitir, no futuro, a criação de equipamentos invisíveis para polícias e grupos especiais de segurança, refere o
    Portal Terra.

    in:
    Cientistas criam capa que torna objectos invisíveis | / Actualidades


    Afinal a ficção está cada vez mais a tornar-se realidade.

    #2
    Grande coisa...

    Em portugal os políticos já usam disso há anos.

    Têm uma capa que os torna invisíveis à justiça.

    Comentário


      #3
      Isto deverá ter aplicações bastante limitadas e bastante específicas, senão poderia ser um verdadeiro caos.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por CapitaoIglo Ver Post
        Grande coisa...

        Em portugal os políticos já usam disso há anos.

        Têm uma capa que os torna invisíveis à justiça.

        Comentário


          #5
          Isto cai nas mãos erradas ou para fins menos nobres e é o caos.

          Comentário


            #6
            Existe uma teoria que andava pelos mails por causa desse tipo de capas.

            Nao me lembro exactamente do conteudo, mas envolvia capa de invisibilidade, o harry potter e o facto de ele ser gay por nao a usar para espreitar as meninas no banho.

            Quanto ao ontopic, estou bastante ceptico. Acredito mais que se trate de um instrumento de camuflagem que de uma verdadeira capa de invisibilidade. Devem ter inventado algo semelhante ao que o Predador usava na saga de filmes como o mesmo nome usava.

            Uma verdadeira capa de camuflagem teria de captar a imagens 360º e reproduzi-las a 180 entrando a linha de conta com as distancias, incidencia de luz e oscilaçoes/movimento de quem a usasse. Acho que ainda estamos longe desta sofisticaçao tecnonologica que permita criar um composto semelhante em tamanho real. Basicamente o tecido teria de ser camara, tela de reproduçao, super computador e autononomo energeticamente.
            Editado pela última vez por DocJRA; 25 July 2010, 13:15.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por DocJRA Ver Post
              Existe uma teoria que andava pelos mails por causa desse tipo de capas.

              Nao me lembro exactamente do conteudo, mas envolvia capa de invisibilidade, o harry potter e o facto de ele ser gay por nao a usar para espreitar as meninas no banho.

              Quanto ao ontopic, estou bastante ceptico. Acredito mais que se trate de um instrumento de camuflagem que de uma verdadeira capa de invisibilidade. Devem ter inventado algo semelhante ao que o Predador, do saga de filmes como o mesmo nome usava.

              Uma verdadeira capa de camuflagem teria de captar a imagens 360º e reproduzi-las a 180 entrando a linha de conta com as distancias, incidencia de luz e oscilaçoes/movimento de quem a usasse. Acho que ainda estamos longe desta sofisticaçao tecnonologica que permita criar um composto semelhante em tamanho real. Basicamente o tecido teria de ser camara, tela de reproduçao, super computador e autononomo energeticamente.
              Não precisa de isso tudo se conseguirem fabricar um material que curve as ondas de luz, que é o que me parece que essa capa da notícia pretende fazer. Deste modo nem precisa sequer de ser activo nem de ter esses elementos todos.

              Comentário


                #8
                Tretas par sacarem cobres e investidores ricos e estúpidos...

                Um objecto só pode ser invisível se for constituído por partículas ( ou entidades) não atómicas que ainda não conhecemos.

                Por exemplo uma alma um fantasma ou um espírito são invisíveis por esse motivo: não conhecemos a "matéria" que os constitui.

                Não me parece que algum dia venhamos a descobrir tais entidades usando instrumentação electrónica ou fotónica convencional e por isso é que me deixo rir qd vejo tipos a tentarem encontrar fantasmas procurando sinais físicos ( electricos, magneticos etc) Ora se a entidade não é feita de átomos ou energia como a conhecemos, não poderá ser detectada com instrumentos convencionais.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por mELIANTE Ver Post
                  Não precisa de isso tudo se conseguirem fabricar um material que curve as ondas de luz, que é o que me parece que essa capa da notícia pretende fazer. Deste modo nem precisa sequer de ser activo nem de ter esses elementos todos.
                  As ondas de luz tem um comportamento misto uma vez que se comportam como radiacao e corpusculos. Elas so alteram a sua trajectoria quando subtidas a uma força ou apos contacto.

                  Posto isto....

                  O que e curvar uma onda luz ? E reflectir a dita tipo bola de bilhar com efeito , fugindo assim a complementariedade do angulo de ataque e de fuga ? Ou essa frase e para ser interpretada como literal e estamos a falar da capacidade de alterar a trajectoria da onda sem contacto. imagino que sejam necessarias quantidades de energia consideraveis. Uma capa autonoma produzira isso ?

                  Qual a relaçao entre curvar uma onda de luz e a invisibilidade ? O ser invisivel significa que em determinado campo visual, apesar de termos um objecto estranho a bloquear as ondas de luz, nao percepcionamos esta mesma quebra pois existe algum meio de reproduçao/reflecçao que completamenta a falha.

                  Seja como for, os fisicos do forum que venham ca instruir os curiosos.

                  Eu continuo na minha, os ""pequenos ressonadores de vidro" distribuídos numa forma concêntrica como um cilindro" contribuirao para um dispositivo de camuflagem e nao da verdadeira invisibilidade.

                  PS - estou sem acentos no teclado, como ja devem ter reparado.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por DocJRA Ver Post
                    As ondas de luz tem um comportamento misto uma vez que se comportam como radiacao e corpusculos. Elas so alteram a sua trajectoria quando subtidas a uma força ou apos contacto.

                    Posto isto....

                    O que e curvar uma onda luz ? E reflectir a dita tipo bola de bilhar com efeito , fugindo assim a complementariedade do angulo de ataque e de fuga ? Ou essa frase e para ser interpretada como literal e estamos a falar da capacidade de alterar a trajectoria da onda sem contacto. imagino que sejam necessarias quantidades de energia consideraveis. Uma capa autonoma produzira isso ?

                    Qual a relaçao entre curvar uma onda de luz e a invisibilidade ? O ser invisivel significa que em determinado campo visual, apesar de termos um objecto estranho a bloquear as ondas de luz, nao percepcionamos esta mesma quebra pois existe algum meio de reproduçao/reflecçao que completamenta a falha.

                    Seja como for, os fisicos do forum que venham ca instruir os curiosos.

                    Eu continuo na minha, os ""pequenos ressonadores de vidro" distribuídos numa forma concêntrica como um cilindro" contribuirao para um dispositivo de camuflagem e nao da verdadeira invisibilidade.
                    Quando disse curvar as ondas de luz estava a pensar em ser o próprio material a transportar a luz à sua volta sem o reflectir. Conseguir isso com 0 de reflexão deverá ser extremamente difícil e antes de aparecer a invisibilidade absoluta virá claro a camuflagem. Penso que só assim será possível chegar à invisibilidade pois o material com que se fizesse o manto como o descreveste (câmaras, projector e processador) reflectiria também a luz que lhe chegasse, pondo por terra o objectivo. Aliás, acho até que isso já existe, lembro-me de ler uma reportagem sobre uma invenção que fazia isso mesmo, embora de forma rudimentar.

                    Comentário


                      #11
                      JOKE MODE [ON]

                      (continuando a noticia...)

                      ...de acordo com os cientistas que estiveram envolvidos na investigaçao, o lado mau è que por agora, apenas a capa se torna invisivel, sendo que, o utilizador, fica exposto/visivel quando esta è activada!!

                      JOKE MODE [OFF]



                      agora a serio... a ser verdade... hum.. è mais uma daquelas invençoes que vai servir para trazer para a realidade objectos de (ate entao) ficçao cientifica... pois em utilisaçao pratica.... claro... bèlica... e nisso, È como ja foi dito... vaio ser usado para enaltecer ainda mais a mania dos Americanos... vao se achar ainda mais os policias do mundo... e, claro, eventualmente VAI cair em maos erradas... e ja se sabe!

                      ou seja, para mim, è mais uma daquelas coisas que ficava bem... num filme de ficçao ou num jogo de consola... na realidade... nem por isso!

                      Abraço
                      Editado pela última vez por RK7; 25 July 2010, 13:49.

                      Comentário


                        #12
                        Pelo que percebi da noticia a capa apenas "desvia" luz infra-vermelha.


                        Isso já existia a algum tempo, uma capa da invisibilidade tem de ser capaz de "desviar" todos os espectros de luz visivel, para as coisas se tornarem invisiveis para a nossa visão.


                        Mas é sem duvida uma grande passo !!!

                        Comentário

                        AD fim dos posts Desktop

                        Collapse

                        Ad Fim dos Posts Mobile

                        Collapse
                        Working...
                        X