Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Ilha da Berlenga - alguém já foi? Vale a pena? (A reportagem)

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Ilha da Berlenga - alguém já foi? Vale a pena? (A reportagem)

    Boas!

    Este ano decidi satisfazer uma curiosidade antiga e ir conhecer essa bela ilha (segundo dizem! ) da Berlenga Grande.

    As minhas dúvidas não se prendem com a beleza do local (que já andei a pesquisar) mas com a forma como funciona a parte "logística", ou seja: de que forma são feitas as travessias, se há travessias ao longo de todo o dia e como é para regressar. Como vivo ainda a uns bons 80 km de Peniche, precisava de saber se preciso de estar lá cedo para "apanhar o barco", se há necessidade de fazer reservas ou marcações...?

    E em termos de actividades, passeios, etc. na ilha? Dá para passar lá um dia sem correr o risco de morrer de tédio?

    Todas as experiências são bem vindas!






    #2
    Obrigado pelas fotos. Bela praia

    Comentário


      #3
      fui lá quanto tinha cerca de 15 anos,e na altura achei que faltavam algumas infra-estruturas básicas.

      A travessia é feito num ferry de boa qualidade,não sei é a periodicidade.

      Na altura tinha um simples restaurante, que para comeres tinhas que encomendar(nesse particular aconselho a levar marmita).


      Os caminhos dentro do possivel não são maus, mas na minha opinião podiam ser melhores, resumindo a ilha podia estar mais desenvolvida.

      Aconselho a visita pelo menos uma vez


      as grutas

      Comentário


        #4
        Não sei como está agora a venda de bilhetes, mas quando lá fui há uns anos era preciso chegar de madrugada para conseguir bilhetes e a fila às 8 e pouco da manhã já era enorme!

        Comentário


          #5
          Fazes muito
          bem em querer conhecer a Berenga! Lá apercebemo-nos que conseguimos ser felizes com tão pouco.

          Viagens- Existem travessias todos os dias, a diversas horas (Penso que podes comprar os bilhetes antecipadamente)
          Alojamento - Parque de campismo e forte da Berlenga (recomendo)
          Alimentação- Restaurante do cais e Restaurante do forte (não necessitam de marcação)

          Dica: Lembra-te que toda e qualquer bagagem que leves terás de a carregar pois não há carros (só o tractor da Camara).

          Para o alojamento é necessário fazeres reserva e podes não ter lugar, como deves imaginar a oferta é muito pouca.

          Consulta este site:

          http://http://ilhadasberlengas.no.sa...berlengas.html

          Mais dúvidas posso esclarecer, vivi 3 anos em Peniche e tive 3 dias na Berlenga.

          Ps: Num dia fica-se a conhecer a Ilha, mas o melhor mesmo são 3 ou 4 dias para descansar.
          Editado pela última vez por Ruie34; 30 July 2010, 10:42.

          Comentário


            #6
            Obrigado! A ilha pertence ao município de Peniche, certo? Talvez seja melhor dirigir-me à CMP para obter informações desse tipo, não?

            Comentário


              #7
              Podes consultar o posto de turismo.

              A ilha pertence ao municipio de Peniche, mas como é reserva natural e tem um farol está debaixo de várias entidades .

              Actividades na ilha só a visita às grutas (guiada e paga na hora) e ao forte (por iniciativa própria) ou o mergulho.

              O forte era explorado pela Associação dos Amigos da Berlenga (quartos e restaurante).


              O parque de campismo penso que é da câmara.

              Comentário


                #8
                Nesta época é capaz de ser confusão para lá ir.
                Para arranjar bilhete pode ser complicado no entanto penso que há também a hipótese de ir de semi-rigido para quem enjoa e quer chegar mais rápido.

                Quando começa a ser possível o transporte, penso que em Maio a ilha é mais bonita, há menos gente, menos confusão e mais verdura que entretanto seca e dá um aspecto mais árido. No entanto o clima mais inconstante dessa época pode pregar uma partida.

                A visita às grutas é obrigatório.

                Comentário


                  #9
                  Também gostava de lá ir este verão, conhecem sítios para alojamento perto? Já vi os de lá, mas é muito caro, excepto o castelo e o campismo mas derivado as condições não são opção.

                  Comentário


                    #10
                    Em Peniche tens vários hoteis e residenciais.

                    O forte tem o inconveniente de a água ser sempre fresquinha (pelo menos era).

                    Comentário


                      #11
                      Se nunca andaste de barco (no mar), aconselho-te a tomares previamente um comprimido para o enjoo.

                      Quando lá fui (há 6 anos), vi-me aflito, não obstante ter tomado o referido comprimido.

                      No entanto, no regresso, o mar estava chão e fiz uma viagem sem sobressaltos.

                      Acrescento que, num passado já longínquo, fiz um viagem de barco de 8 dias (Lisboa - Luanda) sem qualquer indisposição.

                      A travessia para a Berlenga (apenas na ida) não me foi muito agradável!

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Ruie34 Ver Post
                        Alojamento - Parque de campismo e forte da Berlenga (recomendo)
                        Recomendas o forte da berlenga? Aquilo não é só tecto e paredes, ñ tens que levar saco cama? Acho que foi encerrado pela ASAE, mas antes de fechar andei a ver preços e eram 10€ por quarto.

                        Já o restaurante junto à praia tem 4 ou 5 quartos e era na ordem dos 80€.

                        Comentário


                          #13
                          Já lá fui uma duzia de vezes

                          A primeira vez que lá fui em 1989 contactámos o Parque Nacional da Berlenga, que foi bastante prestável e nos elucidou, quando poucas ou nenhumas informações estavam disponiveis.

                          Antigamente com barcos de dimensão mais reduzida, a travessia na direcção Berlenga era sempre mais dura em especial para quem sofre de enjoos com facilidade.

                          Actualmente há barcos de maiores dimensões com maior estabilidade para enfrentar o troço de mar entre a Berlenga que puxa na mudança da maré com correntes fortes.

                          Antigamente havia fila a partir das 06.30h para conseguir um lugar num dos barcos , isto porque havia uma viagem de manhã para lá, e e outra á tarde, ora considerando que os barcos voltam, havia igula numero de viagens para cá.
                          Entretanto começaram a aparecer mais transportadores, e também mais horários.

                          Lá há pouco onde comer, e fica esgotado com rapidez, pernoita ou se leva saco cama e se fica no forte ou num dos quartos diponibilizado pelo restaurante.

                          Acampar só sob marcção, já que não há muitso lugares disponiveis, e é frequente terem de vir embora por falat de epsaço para montar a tenda.

                          Para quem gosta de fauna, flora e natureza vale a pena esmiuçar a ilha, e dar umas caminhadas, umas banhocas nos locais de acesso ao mar são também uma oportunidade a não desperdiçar, quem gostar de mergulho em apeneia, ou com escafandro autonomo então isso é o mimo completo.

                          Tenham atenção ás interdições que nos impedem entrar em locais que defendem o habitat natural da ilha. Respeitem-nas !

                          Para quem leva Marias que se entediam com facilidade - não há centros comerciais, montras e comercio-, esqueça não vai conseguir disfrutar da ilha convenientemente.

                          Algumas dicas e informações que talvez ajudem:

                          Informações úteis As carreiras apenas se fazem entre Maio e Setembro, existindo várias companhias a efectuar a travessia. Os preços rondam os 17 euros para viagem de ida e volta.

                          Alguns contactos: Viamar, tel. 262 785 646; Nautipesca, tel. 917 588 358; Berlenga Turpesca, tel. 262 789 960; Júlios, tel. 96 9006 943, Mensageiro do Mar, tel. 96 5167233

                          Onde ficar
                          Forte de S. João Baptista, tel. 262 785 263. Funciona como casa-abrigo, pelo que é necessário levar roupa de cama. Pode cozinhar-se nas instalações.
                          Pavilhão Mar e Sol, tel. 262 750 331. É o único restaurante da ilha, dispondo de cinco pequenos quartos com casa de banho privativa e vista para o mar. Os preços variam entre os 60 euros em época baixa e os 75 euros nos meses de Julho e Agosto.

                          Campismo, tel. 262 789 571. As marcações devem ser feitas com antecedência (tal como nos locais anteriores) no Posto de Turismo de Peniche.

                          Onde comer
                          Pavilhão Mar e Sol, tel. 262 750 331. A especialidade é a caldeirada, deliciosa, com peixe fresco preparado por quem sabe. O peixe grelhado também se aconselha. As refeições rondam os 14 euros.
                          Para mais informações
                          Turismo do Oeste, Rua Direita, 2510 Óbidos, tel. 262 955 060; Turismo de Peniche, tel. 262789 571. Reserva Natural das Berlengas, Av. Mariano Calado 57, 2520 Peniche, tel. 262 750 405

                          Editado pela última vez por Phoenix; 30 July 2010, 17:15.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por cpgt Ver Post
                            Recomendas o forte da berlenga? Aquilo não é só tecto e paredes, ñ tens que levar saco cama? Acho que foi encerrado pela ASAE, mas antes de fechar andei a ver preços e eram 10€ por quarto.

                            Já o restaurante junto à praia tem 4 ou 5 quartos e era na ordem dos 80€.
                            Se for para dormir na Berlenga recomendo o forte. Foi fechado mas não sei se reabriu.

                            Prefiro o forte para dormir, porque sou incapaz de pagar 80€ para dormir na Berlenga ou dormir numa tenda com sal à volta por causa das ratazanas, no thanks.

                            No forte temos de levar saco-cama ou lençóis, pois é uma maneira de eles minimizarem a poluição feita na reserva natural. Aquilo viola todas as regras possíveis e imaginárias da ASAE porque a cozinha é comunitária, a água potável é aproveitada da chuva e tratada... O únicos produtos que ingeri que não levei e não estava embalado foram uma sopa oferecida pela cozinheira e imperiais. Tudo o resto levei de terra.

                            No forte à noite as pessoas juntavam-se todas a conversar e jogar, uma vez que o gerador era desligado às 23h30 (se não estou em erro) e ficava apenas a luz dos blocos autónomos.

                            No meu caso pecebi que consigo passar umas férias com tão pouco e divertir-me e descansar imenso.

                            Resta-me dizer que nao sou pessoa de luxos nas férias, procuro apenas descansar e conviver.

                            Ps: Fui bastante bem tratado pois quase todo o pessoal que lá estava, à noite, conhecia o meu senhorio em Peniche.

                            Comentário


                              #15
                              Eu quando lá estive foi numa viagem organizada pela Associação Académica para a malta da AA......mas como decorreu na manhã seguinte ao arraial académico não me lembro de grande coisa.

                              Comentário


                                #16
                                estiveste a ler a visão desta semana? não? é que parece.

                                na pág. 72, acho eu, tens lá as infos todas sobre as berlengas. em relação a dormidas já aqui disseram. acrescento que o campismo custa 10€ por dia para uma tenda de 2 pessoas.

                                os preços dos barcos variam para adultos entre os 15€ e os 18 e pelos vistos vale a pena fazer mais uma viagem de barco de 25 minutos com o julios, que leva as pessoas num barco de "fundo de vidro" e pode-se ver a fauna e flora marinhas. custa 3.5€ e quem comprar esses bilhetes em peniche tem prioridade na entrada para o barco.

                                Comentário


                                  #17
                                  A ASAE chegou na encerrar o forte no fim do verão, julgo que do ano passado. Não sei se reabriu. Uma das questões era mesmo essa do aproveitamento de águas, verificaram bactérias acima do normal.

                                  O meu pai tb me contou que há alguns bons anos o forte tb estava cheio de ratos, não é so no campismo.

                                  Existe cobertura telemóvel e 3g móvel?

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por DarthVader1933 Ver Post
                                    fui lá quanto tinha cerca de 15 anos,e na altura achei que faltavam algumas infra-estruturas básicas.

                                    A travessia é feito num ferry de boa qualidade,não sei é a periodicidade.
                                    Desde quando?

                                    Meu caro o barco chama-se CABO AVELAR e não é nem nunca foi um ferry, e eu sei bem o que é um ferry pois andei de ferry 2 vezes ao dia durante quase 20anos

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Nephilim Ver Post
                                      Desde quando?

                                      Meu caro o barco chama-se CABO AVELAR e não é nem nunca foi um ferry, e eu sei bem o que é um ferry pois andei de ferry 2 vezes ao dia durante quase 20anos

                                      fixe para ti nephilim

                                      sei que quando fui, tinha boas condições e por isso chamei ferry.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por cpgt Ver Post
                                        A ASAE chegou na encerrar o forte no fim do verão, julgo que do ano passado. Não sei se reabriu. Uma das questões era mesmo essa do aproveitamento de águas, verificaram bactérias acima do normal.

                                        O meu pai tb me contou que há alguns bons anos o forte tb estava cheio de ratos, não é so no campismo.

                                        Existe cobertura telemóvel e 3g móvel?
                                        Estive lá por varias vezes a fazer mergulho e de uma vez tive 4 dias no campismo, havia ratos de noite, mas nao se aproximavam mesmo assim ainda me vieram comer á mão, de dia era muitas lagartixas e gaivotas dia e noite, mas gostei disso, no entanto pelo que dizem agora ha uma praga bem pior chamada ASAE.

                                        O barco é engraçado, cheguei a ir com mau tempo e aquilo dá a sensação e a adrenalina de andar em mar, para quem gosta de barcos aconselho.

                                        A ilha eu gosto bastante, nao tem arvores, lojas ou centros comerciais, mas é um rochedo de granito rosa onde só ha igual no canada, a ilha é optima para caminhadas e mergulho.

                                        Ja nao vou ha ilha á uns anos mas é um passeio agradavel

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por DarthVader1933 Ver Post
                                          fixe para ti nephilim

                                          sei que quando fui, tinha boas condições e por isso chamei ferry.
                                          Mas o facto de ter boas ou más condições não faz um barco ser um ferry

                                          Ferrys tem em Setubal - Troia e em Cacilhas -Lisboa

                                          Comentário


                                            #22
                                            Tirando as borras brancas das gaivotas, passa-se um belo dia ou dias por lá. O ano passado foi um dos belos Sábados de 2009.

                                            Eu com uns amigos, comprámos uma caixa de sardinhas em Peniche e levámos para as Berlengas para o almoço. Muito Bom!

                                            Comentário


                                              #23
                                              Talvez aqui saibam, mas eu gostava de ir passar uns 2 dias nas Berlengas mas não queria ficar no Parque Campismo ou perto de outras pessoas, é possivel acampar muito discretamente por lá?
                                              Aquilo têm algumas zonas assim meio escondidas perto de água ou mesmo em grutas que se possa dormir?
                                              Eu custumo fazer isso mas é para os lados da Praia de Porto Dinheiro, sei que a policia maritima não me pode ver e por essa razão fico sempre meio escondido, na Berlenga existe essa possibilidade?

                                              Não preciso água potavel perto,luz, nem nada dessas coisas..

                                              Comentário


                                                #24
                                                Se fizeres uma coisa dessas, é por tua conta e risco. Até porque é ilegal, pelo que...

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Sim é ilegal devido a certas pessoas abusarem um pouco e deixarem tudo xujo e fazer fogueiras sem pensar, por isso é que campismo selvagem se tornou ilegal, porque dantes não era..

                                                  Por isso é que é preciso ter cuidado apesar de não estar a fazer nada de mal...

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Nephilim Ver Post
                                                    Mas o facto de ter boas ou más condições não faz um barco ser um ferry

                                                    Ferrys tem em Setubal - Troia e em Cacilhas -Lisboa
                                                    Aveiro tabbem tem ferry

                                                    Quanto ás berlengas posto aqui o que disse num outro topico:

                                                    Este lá o ano passado, e o barco "julius" do mestre Júlio e que tem a zona de venda de bilhetes mesmo no estacionamento do cais, estava a aceitar e a vender bilhetes...

                                                    O restaurante na Berlenga estava aberto...

                                                    Mas o tempo e o mar estavam péssimos....

                                                    De qualquer modo, muito sinceramente, para o publico em geral, aquilo não tem nada que ver.

                                                    Para estudiosos, mergulhadores, pescadores, entusiastas da natureza sim tem algum interesse...

                                                    ...agora para a normal família que quer dar uma volta, ir lá é perder tempo, dinheiro e ajuda a estragar ainda mais aquilo...

                                                    A descrição do que a típica família acha das Berlengas é esta:

                                                    -A família normal não gosta de dar um balúrdio por um bilhete numa traineira.

                                                    -A família normal não gosta de passar um mau bocado no mar durante 2 horas, e possivelmente enjoar.

                                                    -A familia normal não gosta de chegar a um local "famoso", e constatar que é monótono, sem nada para fazer tirando andar ás voltas, fugir das cagadelas das gaivotas e esperar que o tempo passe para irem embora.

                                                    -A família normal não gosta de estar num local sem cobertura de rede de telemóvel

                                                    -A família normal não gosta de estar num local sem agua doce, sem instalações sanitárias decentes, sem lojas, e sem abrigos.

                                                    Se alguém gostar ou não se importar dos factos acima referidos, decididamente que não corresponde ao normal da população, que naturalmente quer é um bom retorno do seu investimento em tempo e dinheiro, em conforto, equipamentos, lazer e com sinais de civilização......

                                                    As Berlengas são um local deserto, árido, monótono, para a maioria das pessoas e se ao chegarem lá não gostar, não tem mais alternativa nenhuma a não ser esperar para vir embora.....

                                                    A maior parte das pessoas que gostou, foi por que foi sem duvida um passeio diferente, quebra rotina, e uma experiência única, mas dizem igualmente que não voltavam....

                                                    Para quem as Berlenga são um paraíso, são para pessoas que já sabem ao que vão, para mergulhadores, pescadores, aventureiros, estudiosos, e para pessoas que gostam definitivamente de experiências deste tipo...

                                                    No meu caso pessoal, já sabia ao que ia e o que esperar, já a conhecia bastante bem antes mesmo de lá ter ido, sabia exactamente o que ia fazer, e foi uma experiência construtiva, e constatei a enorme riqueza que a ilha oferece, mas sabia exactamente o que procurar...

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Uma ilha muito rochosa, mas ao mesmo tempo muito bela.
                                                      Principalmente as grutas.
                                                      Cuidado com os bombardeiros.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Bansheefreak Ver Post
                                                        Talvez aqui saibam, mas eu gostava de ir passar uns 2 dias nas Berlengas mas não queria ficar no Parque Campismo ou perto de outras pessoas, é possivel acampar muito discretamente por lá?
                                                        Aquilo têm algumas zonas assim meio escondidas perto de água ou mesmo em grutas que se possa dormir?
                                                        Eu custumo fazer isso mas é para os lados da Praia de Porto Dinheiro, sei que a policia maritima não me pode ver e por essa razão fico sempre meio escondido, na Berlenga existe essa possibilidade?

                                                        Não preciso água potavel perto,luz, nem nada dessas coisas..
                                                        Duvido


                                                        assim de repente lembro-me de diversas pessoas que vigiam a ilha:
                                                        • Faroleiro
                                                        • ICNB;
                                                        • Sr. Veríssimo (pai do falecido cantor - Beto)
                                                        • Barcos das viagens às grutas;
                                                        • Policia Martítima;
                                                        • ISN
                                                        Além do pequeno pormenor de só haver duas praias acessíveis e uma delas desaparecer com a maré-cheia. A que fica acessível sempre é a do cais principal.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Bansheefreak Ver Post
                                                          Talvez aqui saibam, mas eu gostava de ir passar uns 2 dias nas Berlengas mas não queria ficar no Parque Campismo ou perto de outras pessoas, é possivel acampar muito discretamente por lá?
                                                          Claro! como em todos os lados se não fores visto o que nas Berlengas só se montares a tenda depois da noite cair agora não vejo interesse nisso, a ilha tem uma zona par acampar, nao é um parque nas uma zona e fora dessa zona nao vejo qual o interesse em se acampar e ter de sair de la antes do sol nascer.

                                                          Aquilo têm algumas zonas assim meio escondidas perto de água ou mesmo em grutas que se possa dormir?
                                                          Eu custumo fazer isso mas é para os lados da Praia de Porto Dinheiro, sei que a policia maritima não me pode ver e por essa razão fico sempre meio escondido, na Berlenga existe essa possibilidade?
                                                          Nas Berlengas é como te disse, escondido só de noite a ilha nao tem arvores logo uma tenda dá nas vistas e é impossivel um acampamento ilegal de dia. quanto a teres agua perto sim tens muita estás numa ilha


                                                          Não preciso água potavel perto,luz, nem nada dessas coisas..
                                                          Mas qual o teu problema em ficares na zona onde é permitido acampar?

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Fui a 5 anos atras. Adorei principalmente aquela praia é magnifica.

                                                            O pior é o andar de barco....Fiquei mal disposto por causa das ondas. Tava agitado o mar.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X