Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Tópico da Informática - se é informática, vem parar aqui!

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Tópico da Informática - se é informática, vem parar aqui!

    Olá a todos. Eu sei que tamos num forum de carros, mas todos nós hoje em dia temos de estar a par da informatica, da evolução... as coisas do costume.

    Eu criei este tópico pq gostava de partilhar convosco algumas das coisas que se podem fazer no nosso pc para rentabilizar a ligação à internet, que infelizmente é bem carinha.

    Normalmente, os utilizadores habituais apenas navegam na internet, trocam emails e descarregam musicas.

    Mas há muitas outras potencialidades que podem ser aproveitadas.

    Eu tb gosto de jogar online com os meus amigos. Que dizem a um joguinho de Live for Speed na net com os amigos?

    E que tal se pudessem tar no trabalho e conseguissem aceder ao vosso disco duro do pc de casa para mostrar as fotos dos miudos tiradas no fim de semana?

    Que tal aceder ao pc da empresa para acabar aquele trabalho no conforto de casa?

    Que tal imprimir esse trabalho a partir de casa na impressora do emprego?

    Que me dizem a ter controlo total do pc de casa como se estivesse a frente dele?

    Já começam a ter uma ideias? E que tal se eu vos disser que podem fazer isso tudo e muito mais com uma ligação normalissima (tipo Sapo ADSL) e com software totalmente gratuito para utilização pessoal e profissional?

    Pois no proximos topicos vou dar umas dicas e instruções como desenvolver isso tudo de modo ultrarapido e simples.

    Não sou nenhum expert, apenas vos irei contar como fiz em casa, também gostava de contar convosco para me ensinarem umas coisas.


    Abraço,

    Atualização

    #2
    citação:Originalmente colocada por Hugo Pereira

    Olá a todos. Eu sei que tamos num forum de carros, mas todos nós hoje em dia temos de estar a par da informatica, da evolução... as coisas do costume.

    Eu criei este tópico pq gostava de partilhar convosco algumas das coisas que se podem fazer no nosso pc para rentabilizar a ligação à internet, que infelizmente é bem carinha.

    Normalmente, os utilizadores habituais apenas navegam na internet, trocam emails e descarregam musicas.

    Mas há muitas outras potencialidades que podem ser aproveitadas.

    Eu tb gosto de jogar online com os meus amigos. Que dizem a um joguinho de Live for Speed na net com os amigos?

    E que tal se pudessem tar no trabalho e conseguissem aceder ao vosso disco duro do pc de casa para mostrar as fotos dos miudos tiradas no fim de semana?

    Que tal aceder ao pc da empresa para acabar aquele trabalho no conforto de casa?

    Que tal imprimir esse trabalho a partir de casa na impressora do emprego?

    Que me dizem a ter controlo total do pc de casa como se estivesse a frente dele?

    Já começam a ter uma ideias? E que tal se eu vos disser que podem fazer isso tudo e muito mais com uma ligação normalissima (tipo Sapo ADSL) e com software totalmente gratuito para utilização pessoal e profissional?

    Pois no proximos topicos vou dar umas dicas e instruções como desenvolver isso tudo de modo ultrarapido e simples.

    Não sou nenhum expert, apenas vos irei contar como fiz em casa, também gostava de contar convosco para me ensinarem umas coisas.


    Abraço,

    Eu provavelmente não serei o principal beneficiário mas haverá muita gente porventura que nunca fez alguma coisa por desconhecimento. Conta com a minha ajuda.

    Comentário


      #3
      Sim isso de vnc, remote desktop, e outros que tais é muito bonito, mas é necessario ter cuidado.
      Por ex mudar as portas default, para evitar os port scanners.
      Para acederes ao pc do trabalho é que estas lixado. Ou tens acesso vpn ou então estas barrado pela firewall. E se o administrador tiver um palmo de testa não abre portas por da cá aquela palha.
      Em casa é ter uma boa firewall e abrir só as portas necessarias ao que se precisa.
      Por ex eu antes tinha vnc no pc de casa (usando outra porta, evidentemente). Mas como o que eu fazia era ver mail, aceder ao emule ou aceder ao ftp, resolvi tirar o vnc, instalar o webserver do emule, o webmail, e o ftp ligo so de manha quando vejo que nesse dia vou precisar e tirar logo que chego acasa. Quanto menos portas abertas e por menos tempo melhor.

      Comentário


        #4
        Nao existia já um topico dedicado à informática criado pelo Nthor? Já procurei mas nao o consigo encontrar.

        Comentário


          #5
          citação:Originalmente colocada por fmsantos

          Nao existia já um topico dedicado à informática criado pelo Nthor? Já procurei mas nao o consigo encontrar.
          O que tu queres sei eu... Repost :D

          Comentário


            #6
            1º passo = HOSTNAME

            Eu tenho Sapo ADSL 4 Mbits. Como sabem, o sapo (bem como quase todos os operadores de internet) fornecem um serviço com IP dinâmico.

            O IP é o número de porta do nosso computador na internet. IP Dinâmico significa que vai mudando, que não é fixo. Normalmente, muda sempre que nos ligamos a internet.

            Este IP não é partilhado por mais ninguém. Como tal não deve ser publicado a toa pela net, pois não queremos que algum esperto nos bata a porta. ;)

            Por falar em portas, nas nossas casas não se entra só pela porta; temos a porta da frente, das traseiras, da sala e até temos as janelas. Para um ladrão, qq abertura serve para entrar dentro de casa.

            Num computador a analogia é a mesma, temos o IP que é a nossa morada, mas tb temos as portas. A cada porta seu serviço.

            Exemplo:

            Porta 80 = serviço de http = navegação na net;
            Porta 21 = serviço de ftp = transferência de ficheiros;
            Porta 25 = servidor SMTP = envio de correio electrónico;
            Porta 110 = servidor POP3 = recepção de correio electrónico;

            ... e por aí fora. Podem ver aqui uma tabela com as portas todas (http://www.chebucto.ns.ca/~rakerman/...ble.html#Table)

            Portanto, como o IP muda, se estivermos fora não sabemos qual o IP presente da nossa maquina e como tal esse IP não nos serve de nada.

            Para isso criamos um HOSTNAME, que traduzido a letra significa NOME da CASA. Isto é, vamos criar uma morada que não mude.

            Para se fazer isso numa ligação de IP dinamico, temos de instalar um software que monitorize o IP e que faça corresponder o mesmo a uma morada permanente (o tal HOSTNAME).

            Há imensos programas a fazer isso, eu em casa usei o mais utilizado no mundo (se não fosse bom ninguem o usava) vamos lá buscar -> http://www.no-ip.com/services/manage...namic_dns.html

            Cliquem em "Sign Up Now!" escolham um hostname e depois descarreguem o programa que eles vos indica (actualmente é o DUC 2.21).

            Agora instalem o programa no vosso pc, introduzam os dados do registo e ele vai efectuar uma ligação a internet. NÃO SE ESQUEÇAM DE DESBLOQUEAR A FIREWALL PARA ESTE PROGRAMA.

            Passados 2 minutinhos ele apresenta o vosso HOSTNAME com uma carinha ao lado toda catita a dizer que tá tudo bem e a rolar.

            A partir deste momento já têm morada para o vosso pc na net. [:I]


            Comentário


              #7
              citação:Originalmente colocada por Nightwisher

              citação:Originalmente colocada por fmsantos

              Nao existia já um topico dedicado à informática criado pelo Nthor? Já procurei mas nao o consigo encontrar.
              O que tu queres sei eu... Repost :D
              Eu só ia dizer isso se conseguisse encontrar o outro tópico

              Comentário


                #8
                Eu tb comecei por procurar, mas como não encontrei nada...

                Comentário


                  #9
                  Hugo, essa explicação para o uso do ddns foi boa.
                  Continua, estas no bom caminho (mas não te esqueças da segurança!)

                  Comentário


                    #10
                    2º Passo = Aceder ao disco duro do nosso pc = Criar um FTP SERVER

                    Como já disse anteriormente, aceder aos ficheiros que temos no nosso disco duro pode dar jeito. Eu tenho uma pendrive que comprei para substituir os cd-rw que antes usava. Mas desde que criei um FTP SERVER nunca mais usei a pen. Agora ligo vou a internet, introduzo o meu HOSTNAME (já explicado anteriormente como criar um) e "voilá", tenho as minhas pastas a minha frente.

                    A mim é bastante útil, principalmente pq sou fanático por um jogo (unreal tournament) e como trocamos mapas, é mais rápido permitir que os outros jogadores acedam a uma pasta por mim indicada no meu ftp server e eles vão lá buscar do que esperar que o jogo partilhe os mapas para os outros puderem jogar.

                    Bom, mas vamos lá voltar ao FTP SERVER.

                    Eu aconselho 2 - o Filezilla server e o Guildftp

                    http://filezilla.sourceforge.net/ e http://www.guildftpd.com/

                    Os dois são muito bons, são semelhantes, fazem a mesma coisa e são gratuitos.

                    Eu em casa tenho o Filezilla, aqui no escritorio como tenho router, não consegui por o filezilla a dar e o guildftpd foi de caras po-lo a funcionar. Aconteceu o mesmo com um amigo meu que tem um router. Como tal, aconselho o Filezilla para quem tem modens usb e para quem tem modens com ligação através da placa de rede (os chamados router) então usem o Guildftpd.

                    Podem descarregar ambos e até testar para ver qual gostam mais.

                    Eu vou explicar aqui como configurar os dois.

                    a) instalação do Filezilla server

                    Em 1º lugar vamos descarregar da net o dito cujo. Para isso cliquem no seguinte atalho de um mirror deles http://belnet.dl.sourceforge.net/sou...ver-0_9_18.exe

                    Agora que têm o programa vamos lá instalar. Duplo clique sobre o ficheiro e sigam os passos todos até ao final = cliquem sempre em NEXT. No fim, ele pede o endereço de IP -> coloquem 127.0.0.1, deixem a porta que ele lá indica 14147 e metam uma password que não se esqueçam (essa password é só vossa e não é para ser atribuida para quem possa aceder ao vosso disco).

                    NOTA: o endereço de IP 127.0.0.1 é um endereço estupido, pq ele não existe, é apenas um numero para dizer ao FTP server que ele vai correr nessa maquina onde tá instalado. É claro que a maquina tem um endereço de IP proprio atribuido pelo ISP (sapo, oni...) a vossa ligação, mas não liguem, metam esse que é o que é o FTP SERVER quer.

                    E pronto, agora só vão reparar que o programa já funciona e o servidor está online "LOGGED ON". MENTIRA, não está online, está a funcionar, mas ainda não é possivel aceder de fora. Para isso vão ao menu, escolham EDIT, depois SETTINGS e em seguida PASSIVE MODE SETTINGS, escolham a 3ª opção onde diz "retrive external IP address from:" e lá vão colocar o vosso HOSTNAME (que tinham criado anteriormente).

                    Agora só têm de criar os utilizadores que vão aceder ao vosso pc e já tá. Para isso vão a EDIT, USERS e percebem logo como criar aquilo.

                    E pronto. Filezilla já rula.


                    b) instalação do Guildftpd server

                    Mais uma vez, vamos lá fazer o download -> http://216.223.71.45/GuildFTPd_0.999.14.exe

                    e depois, duplo clique sobre o ficheiro, e carreguem em instalar e pronto. Já tá instalado.

                    Agora vamos correr o mesmo para configuração. Não se esqueçam de desbloquear a firewall. Em seguida vão ao menu ADMIN, Options, Advanced settings, em passive mode carregam no botão "custom ip" e introduzem o vosso HOSTNAME. Tá feito.

                    Agora basta criar os utilizadores e partilhar pastas.

                    Para isso vão menu Admin, escolham Add user e depois Add path para partilharem pastas.

                    Tá feito. Espero que este topico tenha sido util. Desculpem a extensão do mesmo.

                    Se alguem souber de outros programas FTP server digam aqui. Obrigado.

                    Comentário


                      #11
                      Bom tópico.



                      Comentário


                        #12
                        3º Passo - Criação de um WEB SERVER

                        Um Web Server é um servidor de paginas da net, isto é, vou explicar como alojar uma pagina da internet no nosso computador.

                        Para tal vamos precisar de software. Vamos lá fazer o download -> http://www.aprelium.com/abyssws/download.php

                        O servidor que vamos usar é o Abyss Web Server X1, um dos mais utilizados no mundo e obviamente, gratuito.

                        Depois de descarregarem o programa basta instalar. A instalação faz-se de modo muito simples e rapido.

                        Após a instalação basta correr o programa e voila, ele autoconfigura-se para o vosso IP.

                        Podem testar, escrevam no internet explorer o vosso HOSTNAME e deve aparecer uma pagina do Abyss a dizer que foi instalado e que aquilo é uma pagina exemplo, para ser substituida pela vossa pagina.

                        Espero que isto tenha sido util. Fiquem bem.

                        Comentário


                          #13
                          citação:Originalmente colocada por fmsantos

                          Nao existia já um topico dedicado à informática criado pelo Nthor? Já procurei mas nao o consigo encontrar.
                          Entre vários outros, já arquivados, http://forum.autohoje.com/topic.asp?...s=informática ;)

                          Comentário


                            #14
                            Eu já uso uma coisa desse genero há bastante tempo ;)
                            Mas não por FTP... isso é um bocadito chato...
                            Ligação VPN e Active Desktop!

                            cumps,
                            [dio]

                            Comentário


                              #15
                              Sim, por VPN tb faço isso.

                              Mas o conceito de VPN não tem nada haver com o FTP.

                              Já agora Active Desktop? O que queres dizer com isso?

                              Comentário


                                #16
                                Hugo,excelentes explicações.Com estes esclarecimentos,já me esclareceste relativamente a alguns pormenores...parabéns!

                                Comentário


                                  #17
                                  citação:Originalmente colocada por Hugo Pereira

                                  Sim, por VPN tb faço isso.

                                  Mas o conceito de VPN não tem nada haver com o FTP.

                                  Já agora Active Desktop? O que queres dizer com isso?
                                  Sem querer "desdenhar" do teu trabalho que está muito bem explicado.;)
                                  Claro que do outro lado tem de haver um servidor VPN, mas isso com um pc que está para ir para o lixo e o http://ipcop.org acrescenta-se um bom nivel de segurança as ligações ;)

                                  Por exemplo aqui estou ligado por VPN à empresa e a 2 clientes, onde tenho acesso a tudo como se estivesse lá ;)

                                  http://img186.imageshack.us/img186/8291/desktop3en.jpg

                                  cumps,
                                  [dio]

                                  Comentário


                                    #18
                                    Não é necessária uma ligação vpn para Remote Desktop ;)

                                    Mas permite outras funcionalidades, mapear drives remotas por exemplo, bem mais simples de utilizar do que qualquer cliente de ftp

                                    Comentário


                                      #19
                                      Dio

                                      Esse IPCop parece-me muito bom, pena não ter uma versão para windows.

                                      Por acaso conheces algo idêntico para Windows? Obrigado.

                                      A minha firewall actual é a do windows [8)] isto pq a última actualização da ZoneAlarm estragou tudo.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Usa a Sygate Personal Firewall.

                                        Deixei a Zone Alarm desde a versão 6, porque eram só bugs,que tornam inutilizável o PC. Tive de voltar para a versão 5.5 e posteriormente mudei de "malas e bagagens" para a Sygate e até agora, 100% satisfeito.

                                        Comentário


                                          #21
                                          citação:Originalmente colocada por Hugo Pereira

                                          3º Passo - Criação de um WEB SERVER

                                          Um Web Server é um servidor de paginas da net, isto é, vou explicar como alojar uma pagina da internet no nosso computador.

                                          Para tal vamos precisar de software. Vamos lá fazer o download -> http://www.aprelium.com/abyssws/download.php

                                          O servidor que vamos usar é o Abyss Web Server X1, um dos mais utilizados no mundo e obviamente, gratuito.

                                          Depois de descarregarem o programa basta instalar. A instalação faz-se de modo muito simples e rapido.

                                          Após a instalação basta correr o programa e voila, ele autoconfigura-se para o vosso IP.

                                          Podem testar, escrevam no internet explorer o vosso HOSTNAME e deve aparecer uma pagina do Abyss a dizer que foi instalado e que aquilo é uma pagina exemplo, para ser substituida pela vossa pagina.

                                          Espero que isto tenha sido util. Fiquem bem.
                                          Só se for para home users porque é facil de usar, o resto usa Apache ou IIS ;)

                                          Comentário


                                            #22
                                            citação:Originalmente colocada por Hugo Pereira

                                            Dio

                                            Esse IPCop parece-me muito bom, pena não ter uma versão para windows.

                                            Por acaso conheces algo idêntico para Windows? Obrigado.

                                            A minha firewall actual é a do windows [8)] isto pq a última actualização da ZoneAlarm estragou tudo.
                                            A filosofia é completamente diferente!
                                            O IPCop é linux e fica à entrada entre o Router e a Rede... (ficando ele a ser o "gateway" da rede)
                                            Tb podes implementar um coisa parecida no Windows, mas é muito mais complicado.
                                            De qualquer maneira o interesse é que fique dedicado a isso e mais nada... ;)

                                            cumps,
                                            [dio]

                                            Comentário


                                              #23
                                              Há alguma explicação para um processador M 740 da Intel, estar a 100% e a 80 e tal graus a correr o CM01/02 ? [8)]

                                              Alguém arranja explicações?

                                              Obrigado

                                              Comentário


                                                #24
                                                citação:Originalmente colocada por Domination

                                                Há alguma explicação para um processador M 740 da Intel, estar a 100% e a 80 e tal graus a correr o CM01/02 ? [8)]

                                                Alguém arranja explicações?

                                                Obrigado

                                                De facto é muito... talvez o facto de ser uma aplicação já antiga... não sei...
                                                Com outros jogos mais recentes tb acontece isso?

                                                cumps,
                                                [dio]

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Verifica qual é o serviço que te está a ocupar o pc. No gestor de tarefas carrega sobre CPU para ordenares pelo mais pesado e já sabes o problema.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Hoje começaram a aparecer vários avisos do antivirus como o mostrado na 1ª imagem...

                                                    [img]uploaded/2fast2furious/20067302127_antivirus.JPG[/img]

                                                    Tentei investigar e:
                                                    [img]uploaded/2fast2furious/20067302051_login.JPG[/img]

                                                    Como a 2ª imagem apresenta, o ip vai direitinho a um pc....
                                                    E se tentarem o ip da 2ª imagem via ambientes remoto temos um servidor de olhos em bico.....

                                                    ex:
                                                    [img]uploaded/2fast2furious/20067303246_chines.JPG[/img]


                                                    Têm alguma sugestão ou tratamento para estes males?

                                                    Obrigado

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Grande ataque. E tem o IP publicado e tudo loooooooool, enfim.

                                                      O que deves fazer é enviar essa informação por email para uma entidade competente, de preferência para o teu ISP para eles instalarem protecção para os seus clientes.

                                                      Já chega de internet a baixa velocidade, ao menos que nos dêem mais serviços.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Volto a dizer que não é má ideia mudar as portas default para outras.
                                                        Os por scanners não se podem dar ao luxo de perder muito tempo com cada pc para fazer o scan ao range inteiro de portas pelo que as fazem as mais comums. Se estas estiverem todas fechadas até partem do principio que não está lá nada e não fica registado nos logs para ataques posteriores.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Firewall?



                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            citação:Originalmente colocada por Nthor

                                                            Firewall?
                                                            Claro que firewall nem se questiona, sobretudo uma que não devolva resposta a dizer que o acesso é negado e sim um timeout que faz perder mais tempo.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X