Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Israel - relatos e fotos

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Israel - relatos e fotos

    Estive recentemente em Israel durante uma semana, concretamente em Tel Aviv e Jerusalém.

    Não sabia o que esperar de um país que, pelas mais variadas razões, é tema de controversia, principalmente pela vertente religiosa e política.

    Desde já vos digo que não é fácil ir a Israel. Mesmo para um cidadão português, sem necessidade de visto (mas é necessário passaporte), não é garantido que entre. Fui em trabalho com um colega meu, que, para azar é de um país que actualmente tem relações diplomáticas cortadas com Israel. O que o desgraçado sofreu!

    Começou logo em Lisboa na embaixada (guardada 24h por polícia portuguesa) e cujo acesso é bem restrito.

    Percebe-se, face aos problemas com que se deparam, porque razão são tão desconfiados e atentos ao mais pequeno pormenor. Não tenho a menor dúvida que a vida do meu colega e a minha tenham sido "escalpelizadas" ao pormenor. Mas que faz alguma confusão, a nós, que estamos habituados a circular à vontade por qualquer lado, lá isso faz.

    Só para verem até que ponto vai a eficiência deles, sempre que, já em Israel, eu era interrogado pelo pessoal de alfândega do aeroporto e por alguma razão não estava junto do meu colega, diziam logo: "você não viaja sozinho, onde está o seu colega?"... e o mesmo se passava com ele.

    Mas vamos ao que interessa.

    Esta foto, é tirada do meu quarto do hotel e mostra a marginal que acompanha toda a praia de Tel Aviv. São quilometros de areal. É uma zona relativamente bonita.



    Digo relativa, porque uma das coisas que me decepcionaram foi a falta de higiene por quase todo o lado.

    Percebo como se devem sentir os nordicos, por exemplo, quando vêm a Portugal... então se forem ali à "chiquérrima" Av. de Roma, é bom que ponham os olhos no passeio, porque com tanta bosta de lulu ainda saem com as sandalinhas todas cagadas.

    Tel Aviv deixa muito a desejar em termos de asseio. Acreditem, até na marginal, supostamente turística, existem montes de sítios onde o cheiro a mijo não se suporta. E isso é recorrente por outros locais da cidade. À boa maneira de muitos tugas, também mandam o lixo para o chão, etc... etc...

    Em Tel Aviv, convivem lado a lado, prédios moderníssimos com outros em completo estado de degradação, por vezes abandonados.

    Mas vou deixar-me de conversa e voltar às fotos...

    Apesar de estar "em cima" da água, acreditam que não tive tempo de dar um mergulho? Foi pena, porque a temperatura da água deve ser espectacular. Logo pela manhã e ao anoitecer encontra-se montes de pessoal na água.

    Resta dizer que apesar da temperatura ter estado sempre nos 30º, a humidade rondava os 75% o que tornava o ar pesado e o calor era mais difícil de suportar.

    Esta marginal está cheia de restaurantes e esplanadas... e de miúdas a fazer jogging... é com cada "traço"!

    #2
    Originalmente Colocado por RuiJorge Ver Post
    Estive recentemente em Israel durante uma semana, concretamente em Tel Aviv e Jerusalém.

    Não sabia o que esperar de um país que, pelas mais variadas razões, é tema de controversia, principalmente pela vertente religiosa e política.

    Desde já vos digo que não é fácil ir a Israel. Mesmo para um cidadão português, sem necessidade de visto (mas é necessário passaporte), não é garantido que entre. Fui em trabalho com um colega meu, que, para azar é de um país que actualmente tem relações diplomáticas cortadas com Israel. O que o desgraçado sofreu!

    Começou logo em Lisboa na embaixada (guardada 24h por polícia portuguesa) e cujo acesso é bem restrito.

    Percebe-se, face aos problemas com que se deparam, porque razão são tão desconfiados e atentos ao mais pequeno pormenor. Não tenho a menor dúvida que a vida do meu colega e a minha tenham sido "escalpelizadas" ao pormenor. Mas que faz alguma confusão, a nós, que estamos habituados a circular à vontade por qualquer lado, lá isso faz.

    Só para verem até que ponto vai a eficiência deles, sempre que, já em Israel, eu era interrogado pelo pessoal de alfândega do aeroporto e por alguma razão não estava junto do meu colega, diziam logo: "você não viaja sozinho, onde está o seu colega?"... e o mesmo se passava com ele.

    Mas vamos ao que interessa.

    Esta foto, é tirada do meu quarto do hotel e mostra a marginal que acompanha toda a praia de Tel Aviv. São quilometros de areal. É uma zona relativamente bonita.



    Digo relativa, porque uma das coisas que me decepcionaram foi a falta de higiene por quase todo o lado.

    Percebo como se devem sentir os nordicos, por exemplo, quando vêm a Portugal... então se forem ali à "chiquérrima" Av. de Roma, é bom que ponham os olhos no passeio, porque com tanta bosta de lulu ainda saem com as sandalinhas todas cagadas.

    Tel Aviv deixa muito a desejar em termos de asseio. Acreditem, até na marginal, supostamente turística, existem montes de sítios onde o cheiro a mijo não se suporta. E isso é recorrente por outros locais da cidade. À boa maneira de muitos tugas, também mandam o lixo para o chão, etc... etc...

    Em Tel Aviv, convivem lado a lado, prédios moderníssimos com outros em completo estado de degradação, por vezes abandonados.

    Mas vou deixar-me de conversa e voltar às fotos...

    Apesar de estar "em cima" da água, acreditam que não tive tempo de dar um mergulho? Foi pena, porque a temperatura da água deve ser espectacular. Logo pela manhã e ao anoitecer encontra-se montes de pessoal na água.

    Resta dizer que apesar da temperatura ter estado sempre nos 30º, a humidade rondava os 75% o que tornava o ar pesado e o calor era mais difícil de suportar.

    Esta marginal está cheia de restaurantes e esplanadas... e de miúdas a fazer jogging... é com cada "traço"!
    Obrigado pelo report. Posta mais fotos se puderes. Israel sempre foi um lugar que despertou-me curiosidade mas ainda não conheço. E os Israelitas o que achaste? Simpaticos?

    Comentário


      #3
      Esta gelataria da Nestlé fica na marginal de Tel Aviv.



      Com o calor e humidade, um gelado sabe sempre bem.

      O mesmo em relação aos sumos de fruta que também existem em muitos sítios.

      Quanto à bela da cerveja, bebi mas confesso que a nossa imperial ainda não encontra rival!

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por Paulinhonanet Ver Post
        Obrigado pelo report. Posta mais fotos se puderes. Israel sempre foi um lugar que despertou-me curiosidade mas ainda não conheço. E os Israelitas o que achaste? Simpaticos?
        Os israelitas são bastante simpáticos. Mas no que toca ao comércio, estão sempre a tentar enganar-te. Não é no sentido de te fazer mal. Aliás nunca me senti inseguro e andei sózinho, a pé, por toda a cidade, inclusive de noite. Sempre na boa.

        Mas se te puderem levar mais dinheiro por qualquer coisa... então os taxistas são demais. Tem taximetro, mas apesar de serem obrigados por lei, claro está que não o ligam, ou então, também me aconteceu, discutem o preço da viagem contigo, independente do valor que vier a dar no taximetro. Claro está que sabem sempre pedir mais.

        E os recibos? Bem, é hilariante... se me lembrar vou digitalizar um recibo do táxi e depois ponho aqui... é pior que o talão da caixa lá da mercearia do meu bairro.

        Comentário


          #5
          E as Israelitas, já agora?

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por JUDEU Ver Post
            E as Israelitas, já agora?
            Tel Aviv, segundo ouvi dos próprios israelitas, é uma cidade um pouco à parte.

            Em termos gerais é uma cidade perfeitamente "ocidentalizada", e as pessoas são como quaisquer outras, por exemplo em Lisboa. Não existem grandes diferenças. Pelo menos quanto ao que é visível para um visitante.

            As israelitas (em Tel Aviv) são muito bonitas, bem modernas e simpáticas. Vestem leggings e tops, na boa, e não tem problemas em mostrar o corpo, usam bikini, em suma, nada de invulgar para os ocidentais.

            Já em Jerusalém começa a ser um pouco diferente, aparenta ser uma sociedade mais fechada, mais arreigada aos costumes religiosos.

            Mas tem em conta que as minhas impressões serão sempre subjectivas, uma vez que uma semana não dá para perceber com maior profundidade como é um povo, ainda por cima com tantas diferenças como as que existem cultural e religiosamente em Israel.

            Mas por exemplo, a religião, em Tel Aviv nem parece presente... e pelo que percebi não faz parte do dia a dia da maioria dos jovens, mas posso estar enganado... se bem que tenha visto uma coisa curiosa: 3 ortodoxos na casa dos 20 a 30 anos, a dançar Rap na rua enquanto propagavam as suas ideias. Foi bizarro!
            Editado pela última vez por RuiJorge; 04 August 2010, 17:59.

            Comentário


              #7
              Esse post foi tudo muito bonito e explicativo, mas, sem fotos das ditas não vale de nada, peço desculpa

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por rCrew Ver Post
                Esse post foi tudo muito bonito e explicativo, mas, sem fotos das ditas não vale de nada, peço desculpa
                Estavam 2 toiros no cimo do monte a olhar as vacas.
                O mais novo, todo sangue na guelra, dizia impaciente para o mais velho: "bora lá depressa comer uma vaca!"
                O outro, virou-se e disse, "vamos devagar e assim comemos todas!"

                ----------------------------------------
                Isto foi uma brincadeira e espero que não leves a mal, mas as fotos vêm aí... com calma... ... para as vermos todas

                Comentário


                  #9
                  Ora então aqui vai mais uma foto.

                  Esta é uma das ruas mais movimentadas de Tel Aviv, onde o comércio é rei. São lojas e mais lojas numa rua com vários km's de extensão.

                  A rua principal segue em frente e tem lojas de todo o tipo, desde souvenirs até lojas de instrumentos musicais.

                  Para trás, a rua continua e vai dando lugar a cafés e restaurantes.

                  A rua que segue pela esquerda do prédio que tem o anúncio do carro, é quase exclusiva de roupas e calçado e tem uns cafés com esplanada que até são engraçados.

                  Do lado direito (não se vê na foto) existe um mercado de rua (hei-de colocar foto) e às 3ªs feiras faz-se também numa rua só para peões, uma feira de artesanato (também hei-de colocar foto).

                  Comentário


                    #10
                    Epa' estiveste no mesmo hotel que eu Na mercearia de traz comprei umas havaianas falsificadas

                    Adorei o pa'is. Foi uma visita curta. No geral vi Tel-Aviv, Jerusalem e visitei o mar morto. Fui a acompanhar a minha namorada em trabalho. Confirmo os problemas em entrar e sair do pa'is. O facto de ter ido a acompanhar uma mulher em trabalho suou um pouco estranho naquelas cabecas... e pronto la tivemos que aguentar uns interrogatorios. Entao no regresso em Tel-aviv, no aeroporto o ambiente era "tenso". A minha namorada esqueceu-se 'a entrada de dizer para meter o carimbo de visto 'a parte. Conclusao, teve de arranjar um segundo passaporte pois precisa de ir trabalhar para paises 'arabes. Mas pronto, ja se sabe o que a casa gasta nestes paises do me'dio oriente. Mas ao ponto de n ser garantido se tens visto de turismo ou nao, tb acho que isso n acontece.
                    Editado pela última vez por smithico; 04 August 2010, 21:31.

                    Comentário


                      #11
                      Convivi durante um mes com Israelitas numa escola de ingles,nos EUA.E fiquei com boa impressao deles,sao muito simpaticos e sociaveis.As Israelitas eram lindas de morrer,lembro-me especialmente de uma chamada Shirley.Tive um colega chamado Doron que pertenceu as forças especiais do exercito Israelita e tinha entrado em diversos confrontos e no entanto era 5 estrelas.

                      Comentário


                        #12
                        Bela viagem! E os aeroportos, uma chatice de segurança?

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por smithico Ver Post
                          Epa' estiveste no mesmo hotel que eu Na mercearia de traz comprei umas havaianas falsificadas

                          Adorei o pa'is. Foi uma visita curta. No geral vi Tel-Aviv, Jerusalem e visitei o mar morto. Fui a acompanhar a minha namorada em trabalho. Confirmo os problemas em entrar e sair do pa'is. O facto de ter ido a acompanhar uma mulher em trabalho suou um pouco estranho naquelas cabecas... e pronto la tivemos que aguentar uns interrogatorios. Entao no regresso em Tel-aviv, no aeroporto o ambiente era "tenso". A minha namorada esqueceu-se 'a entrada de dizer para meter o carimbo de visto 'a parte. Conclusao, teve de arranjar um segundo passaporte pois precisa de ir trabalhar para paises 'arabes. Mas pronto, ja se sabe o que a casa gasta nestes paises do me'dio oriente. Mas ao ponto de n ser garantido se tens visto de turismo ou nao, tb acho que isso n acontece.
                          Realmente depois não chegaste a contar como foi.
                          Gostava de ir a Israel também, coincidências
                          Mas não tinha noção que aquilo era assim tão complicado no aeroporto, quer dizer eu como sou moreno e ando sempre com barba de 3 ou 4 semanas, eles devem achar que sou de lá
                          Também te sentiste sempre seguro?Um dos receios que tenho nesse país é mesmo a segurança.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Israel Ver Post
                            Realmente depois não chegaste a contar como foi.
                            Gostava de ir a Israel também, coincidências
                            Mas não tinha noção que aquilo era assim tão complicado no aeroporto, quer dizer eu como sou moreno e ando sempre com barba de 3 ou 4 semanas, eles devem achar que sou de lá
                            Também te sentiste sempre seguro?Um dos receios que tenho nesse país é mesmo a segurança.
                            Senti-me seguro la' mas acho que estava a abusar um pouco da sorte. Pelo menos qdo estava na parte de Old Jaffa a pedir indicacoes disseram-me que era melhor guardar a SLR no saco Mas se estas a referir-te aos confrontos que ocorrem, acho que normalmente n acontece em zonas turisticas. So' mesmo entre eles.

                            Comentário


                              #15
                              RodrigoFernandes:

                              A segurança é de facto chata. A mim, apesar das perguntas, lá me deixavam passar sem grandes problemas, mas o meu colega era sempre posto de lado, levado para uma sala reservada e ficava lá uns 15 minutos.

                              Quando vinha, perguntava-lhe "então?", e a resposta era invariavelmente a mesma "o que ia fazer a Israel, onde é que eu estava? ali fora à espera... dizia ele, quantos dias, qual o hotel, se tinha sido ele a fazer a mala, se recebera algum presente ou encomenda de alguém..." e abriam-lhe a mala e toca a revistar.

                              Depois lá vinha ele, já resignado, aquilo ia ser assim o tempo todo.
                              ---------------------------------------------------------------

                              Israel:

                              O facto de seres moreno e com barba não significa que passes por israelita. Eu sou louro e de olhos azuis, mas como ia com o cabelo cortado à escovinha e de óculos escuros, devia parecer da Mossad porque várias vezes, na rua e dentro do avião, eles dirigiam-se a mim em hebraico.

                              Mas sempre me senti seguro, mesmo em Jerusalém. Até em Old Jaffa, a antiga cidade junto a Tel Aviv, hoje um ponto turístico, me senti seguro e nunca fui abordado por ninguém.

                              Quando vinha de regresso, no caminho para o Terminal do aeroporto, passei por um controlo (faz lembrar as portagens de autoestrada), cheio de lombas para obrigar os carros a andarem bem devagar e o taxista parou junto a um soldado armado, mostrou-lhe os documentos de identificação, o soldado depois veio abrir a porta de trás, olhou para nós, perguntou se estava tudo bem, para onde iamos e depois de se certificar que tudo parecia ok, lá nos deixou ir.

                              Abaixo podes ver duas fotos de Jaffa bem contrastantes, uma zona mais turística e outra onde se vê uma rua do bairro antigo... por essa não me meti

                              Jaffa turística


                              Bairro em Jaffa

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por smithico Ver Post
                                Senti-me seguro la' mas acho que estava a abusar um pouco da sorte. Pelo menos qdo estava na parte de Old Jaffa a pedir indicacoes disseram-me que era melhor guardar a SLR no saco Mas se estas a referir-te aos confrontos que ocorrem, acho que normalmente n acontece em zonas turisticas. So' mesmo entre eles.
                                Por vezes nós temos tendência (e contra mim falo) para achar que certas coisas só se passam "lá fora", quer sejam boas ou más.

                                Eu não me atrevo a passar no jardim do Campo Grande, sozinho, à meia-noite. E estamos a falar de um País de "brandos costumes" e de uma zona em plena cidade de Lisboa.

                                O que dirá um turísta de volta ao seu País, se for assaltado no Campo Grande?!! Vai dizer que os portugueses são perigosos, que é preciso ter cuidado em Lisboa, etc...

                                Tenho amigos que já foram assaltados a sair do comboio, em plena estação, em sitios onde passo todos os dias!

                                Ou seja, estas coisas são sempre muito subjectivas.

                                Estes relatos que faço, são no fundo aquilo que vivênciei e senti, mas não significa que a "verdadeira" vida em Israel seja exactamente assim.

                                Isto é sempre um ponto de vista de um "turísta" numa semana... vale o que vale.

                                Comentário


                                  #17
                                  Já que falamos de Jaffa, aqui vai uma foto ao anoitecer.



                                  Nesta praia, acontece uma coisa curiosa a esta hora: estão aí umas 20 pessoas, umas sentadas na areia, outras de pé e outras até com os pés metidos dentro de água, com brutas camaras, tripés, etc, todas viradas para Jaffa a tirarem fotos.

                                  Outras ainda, a esta hora e até mais tarde, ainda estão a tomar banho, pois a temperatura da água deve ser espectacular.

                                  O meu amigo teve azar, porque na única vez que foi à praia, levou com uma "garrafa azul" (acho que é assim que lhe chamam, não tenho a certeza), tem uns tentáculos que ao tocaram a pele deixam umas belas queimaduras.

                                  Mas deve ter sido da maré porque se fosse algo recorrente não sei se estaria sempre tanta gente na água.

                                  Eu tive oportunidade de ir à praia, mas resolvi deixar para outro dia e fui dar umas voltas pela cidade... depois acabei por nunca mais ter hipótese e com isso não experimentei aquelas águas.

                                  Por trás de mim existe um restaurante, na realidade todo ele é uma enorme esplanada, com sofás e mesas baixinhas.

                                  Jantei aí um frango com molho de papaia. Foi a refeição mais saborosa que tive em Israel. Simplesmente divinal. Ah! o engraçado é que como o restaurante tinha só luz ambiente e bastante fraca, nunca consegui ver o que comi ... mas que foi bom lá isso foi.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por RuiJorge Ver Post
                                    O meu amigo teve azar, porque na única vez que foi à praia, levou com uma "garrafa azul" (acho que é assim que lhe chamam, não tenho a certeza), tem uns tentáculos que ao tocaram a pele deixam umas belas queimaduras.

                                    Mas deve ter sido da maré porque se fosse algo recorrente não sei se estaria sempre tanta gente na água.
                                    Por cá também existem essas "Garrafas Azuis"

                                    Chamam-se Caravelas Portuguesas...são uma espécie de Alforreca.

                                    Nos Açores são denominadas de Águas-Vivas e são muito frequentes...o que provoca essa queimadura são os tentácolas que têm células urticantes, podem chegar aos 25/30 metros de comprimento.

                                    Já vi, na Ilha Terceira uma baía repleta de águas-vivas...quem lá estava disse que quem para ali fosse tomar banho tinha morte certa...muitas águas-vivas ou até uma que grande pode causar a morte devido ao tal choque que se apanha com o contacto com os tentáculos.

                                    Comentário


                                      #19
                                      As entradas. Ah! as entradas!!!



                                      Uma das melhores coisas em termos gastronómicos que os israelitas tem.

                                      Apresentam aí uma dezena de pratos, com as mais variadas iguarias, sempre acompanhadas de um pão (pita) que nada tem a ver com o que comemos aqui no franchising da Pita Shoarma.

                                      As entradas são tão boas que quando vinha o prato principal já estava cheio!

                                      Uma das entradas a não perder é o espectacular Humus, feito com grão cozido e esmagado em puré. Leva um pouco de azeite e pode ser temperado com salsa, e/ou outros temperos.

                                      A propósito de restaurantes: já me tinham falado sobre o pagamento de pelo menos 10% de taxa de serviço sobre o valor da refeição. No meu primeiro dia, fui jantar (revistado com detector de metais à entrada... surreal).

                                      No fim, apresentam a conta e eu pago com o cartão. Depois voltam à mesa e dizem-me que agora tenho que pagar os 10%. Fiz-me de parvo "não estou a perceber... mas então já paguei, o que é isto afinal, muito bem... então tomem lá o cartão outra vez!".

                                      Eles não gostaram mesmo nada mas lá paguei os 10% (aí o equivalente a 1,5 euros) com o cartão. Mas percebi que era melhor não abusar da sorte e a partir daí, pagava a refeição com o cartão e os 10% em dinheiro...

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por RuiSoad Ver Post
                                        Por cá também existem essas "Garrafas Azuis"

                                        Chamam-se Caravelas Portuguesas...são uma espécie de Alforreca.

                                        Nos Açores são denominadas de Águas-Vivas e são muito frequentes...o que provoca essa queimadura são os tentácolas que têm células urticantes, podem chegar aos 25/30 metros de comprimento.

                                        Já vi, na Ilha Terceira uma baía repleta de águas-vivas...quem lá estava disse que quem para ali fosse tomar banho tinha morte certa...muitas águas-vivas ou até uma que grande pode causar a morte devido ao tal choque que se apanha com o contacto com os tentáculos.

                                        Exactamente.
                                        Tenho um colega que ao nadar no ilhéu de Vila Franca do Campo, em São Miguel, foi tocado na barriga por um destes tentáculos. A ferida (com cerca de 10 cm) na barriga, demorou cerca de um mês a sarar. Desde já devo dizer que o aspecto não era nada convidativo

                                        Comentário


                                          #21
                                          Belo tópico!

                                          Comentário


                                            #22
                                            A partir de Jaffa temos esta vista sobre a marginal e a praia de Tel Aviv.



                                            Esta é talvez a zona mais turística da cidade, cheia de hotéis e restaurantes.

                                            No final desta marginal fica uma marina, cujo complexo inclui piscina e restaurante. Depois dessa marina, continua a estender-se a cidade, mas para aí já não fui.

                                            Vendo no Google Earth dá para perceber que continua a existir praia mas não faço ideia como é.

                                            Dado curioso, se forem ao Google Earth, a partir de certa altura (muito antes do habitual noutros países) a imagem fica desfocada e não se conseguem perceber os detalhes da cidade... calculo que seja por razões óbvias de segurança. Do mesmo modo, não existe Street View para Israel.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Pormenor de uma banca de um mercado de rua em Tel Aviv.



                                              As frutas e neste caso, os frutos secos, são geralmente uma perdição. Um pouco à semelhança do que vi em Marrocos, também aqui a higiene não é regra e nas bancadas de carne e peixe também se encontram... moscas!

                                              Em Marrocos, com 20 anos, quis lá saber das moscas... comprei carne picada e no parque de campismo, aquilo é que foi um pitéu... hoje... só se tivesse a morrer de fome!

                                              Passei neste mercado 3 vezes. De uma delas estava já praticamente fechado e pude observar a "limpeza"... é tudo mandado para o meio da rua, desde fruta podre, resto de hortaliça, peixe, plásticos, água das mangueiradas, sei lá que mais. Aquilo fica impossível de passar, mas lá temos nós que ir, tentando não por os pés em cima duma m-e-r-d-@ qualquer.

                                              De qualquer forma, um dos locais típicos de Tel Aviv a visitar.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por RuiJorge Ver Post
                                                As entradas. Ah! as entradas!!!



                                                Uma das melhores coisas em termos gastronómicos que os israelitas tem.

                                                Apresentam aí uma dezena de pratos, com as mais variadas iguarias, sempre acompanhadas de um pão (pita) que nada tem a ver com o que comemos aqui no franchising da Pita Shoarma.

                                                As entradas são tão boas que quando vinha o prato principal já estava cheio!

                                                Uma das entradas a não perder é o espectacular Humus, feito com grão cozido e esmagado em puré. Leva um pouco de azeite e pode ser temperado com salsa, e/ou outros temperos.

                                                A propósito de restaurantes: já me tinham falado sobre o pagamento de pelo menos 10% de taxa de serviço sobre o valor da refeição. No meu primeiro dia, fui jantar (revistado com detector de metais à entrada... surreal).

                                                No fim, apresentam a conta e eu pago com o cartão. Depois voltam à mesa e dizem-me que agora tenho que pagar os 10%. Fiz-me de parvo "não estou a perceber... mas então já paguei, o que é isto afinal, muito bem... então tomem lá o cartão outra vez!".

                                                Eles não gostaram mesmo nada mas lá paguei os 10% (aí o equivalente a 1,5 euros) com o cartão. Mas percebi que era melhor não abusar da sorte e a partir daí, pagava a refeição com o cartão e os 10% em dinheiro...
                                                Vais aos Estados Unidos e pagas 20% sobre a conta que em NY por norma é sempre mais de 100$ para 2 pessoas. São logo 20$ de groja!

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Muito obrigado pelo relato muito interessante e informativo!

                                                  São tópicos destes que são cá precisos!

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
                                                    Vais aos Estados Unidos e pagas 20% sobre a conta que em NY por norma é sempre mais de 100$ para 2 pessoas. São logo 20$ de groja!
                                                    É uma prática corrente em muitos países, por acaso não sabia que também existia nos EUA (onde nunca fui).

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                                                      Muito obrigado pelo relato muito interessante e informativo!
                                                      São tópicos destes que são cá precisos!
                                                      Obrigado pelo incentivo, extensivo a todos aqueles que tem participado e elogiado... sabe sempre bem

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Também em Tel Aviv, esta é uma feira de artesanato que ocorre só às 3ªs feiras, bem perto do mercado de rua que falei acima.



                                                        É muito gira pois as coisas à venda são espectaculares, principalmente os trabalhos em vidro que me pareceram ser uma característica israelita, já que vi depois em outros sítios trabalhos do mesmo género.

                                                        Esta feira ainda é grandita e vale a pena ver, quer pelo ambiente envolvente quer pelos próprios trabalhos apresentados.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Aqui há uns anitos também fui a Tel Aviv e uma terra lá perto chamada Ra'anana (nem me lembro se se escreve assim) em trabalho.

                                                          Gostei muito do país, da pouca cultura que vi e do povo/as Israelitas e mais umas quantas de países da zona

                                                          Não visitei muito pois durante o dia estava sempre na empresa, à noite é que a malta saía (um gajo de cada país, tudo sozinho...estava sempre festa armada nestas coisas). Mas fui a umas discos/bares.

                                                          Quanto ao aeroporto...como ia pela empresa, de cá já tinham tratado de enviar um ficheiro (e lá fizeram o mesmo) para o próprio aeroporto/policia com todos os dados -> resultado, como aquilo é um país mesmo desenvolvido à séria, no 1º controlo dentro do aeroporto dei o meu nome, viram num PDA os dados e fizeram-me 2 ou 3 perguntas da praxe (se eu tinha embalado a mala, se alguém mexeu na mala depois, se tirei os olhos da mala por algum momento, etc.)...depois passámos para a invariável conversa sobre Portugal (já explico) ...e meteu-me um autocolante verde na mala e outro ao peito -> a partir daí cada checkpoint nem chegava a parar

                                                          A gastronomia é muito boa, e em muitas coisas (temperos, uso do azeite, etc.) muito semelhante à nossa...bem melhor para comer do que muitos países europeus.

                                                          De resto, o pouco que vi de restaurantes, comércio, praias...tudo muito ocidentalizado em TelAviv como já foi dito...não fora uns quantos prédios com uns morteiros pelo meio, os seguranças e detectores de metais só para entrares num restaurante e jantar...pouco se notava.

                                                          Andei sempre de táxi, taxistas que já conheciam a empresa e o "exercício" diário Tive dos melhores serviços de táxi que já vi lol -> tinha o tlm do taxista (Classe E novo na altura...o anterior agora) e quando precisava era só ligar que ele vinha, à hora de manhã esperava no hotel, ao fim do dia na empresa, etc. -> uma vez deixei cair a carteira no táxi, pouco tempo depois ligou-me e fui ter comigo para me dar...5*, e o guito lá lol

                                                          São é completamente loucos a conduzir...pelo menos o "meu" taxista...cada pedacinho de estrada era para usar, fossem bermas (fazia muita AE e trânsito matinal...é o caos), uma vez até pelo mato/terra batida para fugir ao trânsito da AE

                                                          Ainda se ofereceu para sair da AE em direcção à Jerusalém...mas acabei por nunca ter tempo sequer de ir e vir, e via todos os dias a seta na AE com a indicação lol

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Por acaso Israel é um sítio onde eu gostava de ir.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X