Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Divida à Optimus??? Andam doidos?!?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Divida à Optimus??? Andam doidos?!?

    Olá pessoal,

    Sexta-feira recebemos aqui em casa uma carta de uma sociedade de advogados, que representa a Optimus - Comunicações S.A., porque supostamente o meu pai tem uma divida e pedem para proceder ao pagamento.

    Tem lá discriminado o valor em facturas em divida, mais juros de mora e despesas administrativas e uma referência multibanco para proceder ao pagamento. Pedem para que o pagamento seja efectuado nos próximos 8 dias.

    Finaliza com um paragrafo intimidador, que ameaça a inclusão na lista de base de dados partilhada pelas empresas de telecomunicações.

    O remetente da carta, o meu pai, nunca recorreu aos serviços da Optimus. Sempre teve telemóveis com cartões recarregáveis da TMN e nunca assinou qualquer contrato com a referida empresa. Quanto muito os seus dados poderão constar no grupo Sonae, por causa do cartão Modelo/Continente.

    Como devemos proceder para clarificar esta situação? Na carta há um contacto, que por acaso é gratuito para a tal sociedade de advogados e também consta o e-mail de apoio a clientes da Sonae.

    Apenas contacta-los e tentar fazê-los perceber que se tratará de um engano???

    Obrigado

    #2
    Originalmente Colocado por smi1e Ver Post
    Olá pessoal,

    Sexta-feira recebemos aqui em casa uma carta de uma sociedade de advogados, que representa a Optimus - Comunicações S.A., porque supostamente o meu pai tem uma divida e pedem para proceder ao pagamento.

    Tem lá discriminado o valor em facturas em divida, mais juros de mora e despesas administrativas e uma referência multibanco para proceder ao pagamento. Pedem para que o pagamento seja efectuado nos próximos 8 dias.

    Finaliza com um paragrafo intimidador, que ameaça a inclusão na lista de base de dados partilhada pelas empresas de telecomunicações.

    O remetente da carta, o meu pai, nunca recorreu aos serviços da Optimus. Sempre teve telemóveis com cartões recarregáveis da TMN e nunca assinou qualquer contrato com a referida empresa. Quanto muito os seus dados poderão constar no grupo Sonae, por causa do cartão Modelo/Continente.

    Como devemos proceder para clarificar esta situação? Na carta há um contacto, que por acaso é gratuito para a tal sociedade de advogados e também consta o e-mail de apoio a clientes da Sonae.

    Apenas contacta-los e tentar fazê-los perceber que se tratará de um engano???

    Obrigado

    O mais provável foi alguém ter feito um contrato com os documentos do teu pai.

    Eu não gosto de me ver envolvido nessas coisas por isso aquilo que faria, era tentar esclarecer o mais rapidamente possível a situação.
    Talvez contactasse o provedor.
    Já agora, que tipo de serviços são referidos?
    É a primeira carta que aparece?
    Já agora, qual a entidade que aparece no multibanco?
    Qual o email da Sonae que aparece?

    Comentário


      #3
      Quem não deve não teme. Pelo que podem intimar o que quiserem.

      Pede esclarecimentos, pois terão que fazer prova de alguma relação contratual com o titular.

      Contudo é necessário ponderar se os dados nunca foram em situação aguma cedidos ou usurpados por ou a outrém.

      Comentário


        #4
        Neste caso, nesta altura do campeonato isto não serve de muito, mas é por estas e por outras que quando forneço cópias do BI e NIF vão sempre traçados e a dizer para que se destinam.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por VTEC Ver Post
          O mais provável foi alguém ter feito um contrato com os documentos do teu pai.

          Eu não gosto de me ver envolvido nessas coisas por isso aquilo que faria, era tentar esclarecer o mais rapidamente possível a situação.
          Talvez contactasse o provedor.
          Já agora, que tipo de serviços são referidos?
          É a primeira carta que aparece?
          Já agora, qual a entidade que aparece no multibanco?
          Qual o email da Sonae que aparece?
          Apenas referem "valores em divida" numa parte e na seguinte "Facturas" e é a primeira carta.

          A entidade é 10194 e o e-mails apoioclientes.contencioso@sonae.com

          Comentário


            #6
            Então e essas facturas estão em nome de quem e a ir para que morada?

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Dias Ver Post
              Quem não deve não teme. Pelo que podem intimar o que quiserem.

              Pede esclarecimentos, pois terão que fazer prova de alguma relação contratual com o titular.

              Contudo é necessário ponderar se os dados nunca foram em situação aguma cedidos ou usurpados por ou a outrém.
              Sim, mas era bom que isto ficasse desde logo esclarecido. Também creio que devem ter de provar que foi feito um contrato.

              O meu pai tem um certa idade e tenho receio que se tenham aproveitado dele, mas que se lembre nunca assinou nenhum contrato. Alias já há algum tempo que pede-me a mim e ao meu irmão para decidir se é vantajoso ou não, quando alguém lhe tenta impingir algo.

              Comentário


                #8
                Realmente essa entidade pertence à Optimus.

                Nada como contactar a Optimus o mais cedo possível, e todos estes contactos serem registados para futura referência

                Boa sorte!

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por MrsX Ver Post
                  Neste caso, nesta altura do campeonato isto não serve de muito, mas é por estas e por outras que quando forneço cópias do BI e NIF vão sempre traçados e a dizer para que se destinam.
                  Acho que não pedem cópias do BI e NIF para fazer o cartão modelo/continente.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Dias Ver Post
                    Então e essas facturas estão em nome de quem e a ir para que morada?
                    Nunca chegou cá a casa nenhuma factura da Optimus.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por MrsX Ver Post
                      Neste caso, nesta altura do campeonato isto não serve de muito, mas é por estas e por outras que quando forneço cópias do BI e NIF vão sempre traçados e a dizer para que se destinam.
                      É uma boa prática... que pode evitar diminuir o risco, mas não todo, basta a outra parte aceitar mesmo assim.

                      Smile liga para a sociedade e tenta esclarecer o que se passa, como já disseram estando confiantes que não fizeram qualquer contrato com a Optimus, provavelmente será mesmo apropriação de documentos e celebração de contrato em nome do teu pai.

                      Terás (ou é aconselhável) que ir à PSP fazer queixa, confirmando-se esta situação.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por smi1e Ver Post
                        Nunca chegou cá a casa nenhuma factura da Optimus.
                        Estranho então como chegram á morada para que enviaram a carta. Como já disseram efectua diligências e regista as mesmas

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por smi1e Ver Post
                          Acho que não pedem cópias do BI e NIF para fazer o cartão modelo/continente.
                          Nem eu me referi à adesão ao cartão deles (em que por acaso tb não pedem o NIF, apenas o BI). Estava a falar no geral, pois é assim que muitas vezes os nossos dados são utilizados para outros fins que não aqueles de que temos conhecimento.

                          Comentário


                            #14
                            A carta não refere qual é o número que está associado?
                            Duvido que esteja activo, porque duas contas por pagar as operadoras cortam o serviço, mas se estiver o número que tal tentar?

                            O provedor da sonae costuma fazer milagres!


                            provedor@sonae.pt
                            Editado pela última vez por aquicas; 09 August 2010, 00:21. Razão: adicionar o email

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Dias Ver Post
                              Estranho então como chegram á morada para que enviaram a carta. Como já disseram efectua diligências e regista as mesmas
                              Provavelmente depois do incumprimento procuram através dos dados que tinham e chegaram por ex. à morada fiscal (que deve ser diferente e bem dos contratos).

                              Conheço um caso (fora das comunicações móveis) que a morada era do Alentejo e a pessoa "real" vive em Lx.
                              Editado pela última vez por Valium; 09 August 2010, 00:28. Razão: Erro

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Valium Ver Post
                                É uma boa prática... que pode evitar diminuir o risco, mas não todo, basta a outra parte aceitar mesmo assim.

                                Smile liga para a sociedade e tenta esclarecer o que se passa, como já disseram estando confiantes que não fizeram qualquer contrato com a Optimus, provavelmente será mesmo apropriação de documentos e celebração de contrato em nome do teu pai.

                                Terás (ou é aconselhável) que ir à PSP fazer queixa, confirmando-se esta situação.
                                Sim, não impede nada, mas provavelmente, no caso de ser aceite assim, é mais um elemento que indica que os dados foram fornecidos para outro efeito.

                                Recordo-me que na Novis, há uns bons anos houve n casos de contratos que foram celebrados com base em dados e assinaturas falsas prestadas pelos comerciais, em que houve efectivamente quem usufruísse do serviço mas nem sequer era o "falsificado". Pode ser o mesmo caso.

                                Comentário


                                  #17
                                  Tem lá discriminado o valor em facturas em divida, mais juros de mora e despesas administrativas e uma referência multibanco para proceder ao pagamento. Pedem para que o pagamento seja efectuado nos próximos 8 dias.
                                  Então e as facturas passadas? Pelo que entendo trata-se possívelmente de uma quebra de contracto (falta de pagamento). Estranho é só agora isso aparecer.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Valium Ver Post
                                    Provavelmente depois do incumprimento procuram através dos dados que tinham e chegaram por ex. à morada fiscal (que deve ser diferente e bem dos contratos).

                                    Conheço um caso (fora das comunicações móveis) que a morada era do Alentejo e o a pessoal "real" vive em Lx.

                                    Realmente faz sentido. As cartas devem ter começado a ser devolvidas....

                                    O melhor é mesmo esclarecer com eles amanha

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por MrsX Ver Post
                                      Sim, não impede nada, mas provavelmente, no caso de ser aceite assim, é mais um elemento que indica que os dados foram fornecidos para outro efeito.

                                      Recordo-me que na Novis, há uns bons anos houve n casos de contratos que foram celebrados com base em dados e assinaturas falsas prestadas pelos comerciais, em que houve efectivamente quem usufruísse do serviço mas nem sequer era o "falsificado". Pode ser o mesmo caso.
                                      Não é caso virgem infelizmente e com tantos comerciais que recebem ao contrato...

                                      Se deixar andar acaba por ir para Injunção e depois discutir tudo lá, mas será de evitar se for possível esta situação.
                                      Acrescentando que salvo erro as dívidas nestes casos prescrevem ao fim de 6 meses da data da factura (reforço o salvo erro).

                                      Comentário


                                        #20
                                        Pois, penso que será melhor amanhã entrar em contacto com eles. Acham que deva ligar ou expor a situação por escrito e enviar num e-mail? Por e-mail sempre ficava registado.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Eu ligaria para saber mais alguma coisa e depois, obviamente, expunha por escrito.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por smi1e Ver Post
                                            Pois, penso que será melhor amanhã entrar em contacto com eles. Acham que deva ligar ou expor a situação por escrito e enviar num e-mail? Por e-mail sempre ficava registado.
                                            Email sempre, depois carta registada se necessário. Se telefonares não te vai servir como prova futura.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por smi1e Ver Post
                                              Pois, penso que será melhor amanhã entrar em contacto com eles. Acham que deva ligar ou expor a situação por escrito e enviar num e-mail? Por e-mail sempre ficava registado.

                                              email para o provedor a explicar tudo, cópia da carta e tudo e o teu contacto (email e telemóvel)

                                              No máximo em 2 dias devem entrar em contacto contigo para esclarecer a situação.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Isto fez-me lembrar uma carta da vodafone que recebi á alguns dias com uma conta de 1200 euros para pagar no qual nem mencionava sequer a origem de tal despesa, só tinha a referência multibanco para proceder ao pagamento

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por LUSOPOWER Ver Post
                                                  Isto fez-me lembrar uma carta da vodafone que recebi á alguns dias com uma conta de 1200 euros para pagar no qual nem mencionava sequer a origem de tal despesa, só tinha a referência multibanco para proceder ao pagamento
                                                  E o que fizeste?

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por smi1e Ver Post
                                                    E o que fizeste?
                                                    Tentou saber a fonte, pois pode ser uma burla como no teu caso!!

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Também pensei que se pode tratar de uma burla, mas segundo já foi confirmado por cá, a fonte é mesmo da Optimus.

                                                      Entretanto já tentei ligar, mas nunca me conseguem atender. Deixa-me a ouvir música.

                                                      Vou ter de escrever um e-mail.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por smi1e Ver Post
                                                        Também pensei que se pode tratar de uma burla, mas segundo já foi confirmado por cá, a fonte é mesmo da Optimus.

                                                        Entretanto já tentei ligar, mas nunca me conseguem atender. Deixa-me a ouvir música.

                                                        Vou ter de escrever um e-mail.
                                                        Porque não vais a uma loja? É muito mais fácil do que e-mails, para além de resolveres a situação na hora...

                                                        Boa sorte

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por LucianoOliveira Ver Post
                                                          Porque não vais a uma loja? É muito mais fácil do que e-mails, para além de resolveres a situação na hora...

                                                          Boa sorte
                                                          É uma hipótese, mas neste momento não tenho tempo.

                                                          Obrigado pela dica.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Tenta evitar os telefones. Digo-te isto porque nestes casos se precisares de depois comprovares alguma coisa, vês-te aflito porque com sorte quem te disse aquilo já nem sequer lá trabalha.

                                                            Loja (com o máximo de info registada) ou por carta com aviso de recepção é o ideal.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X