Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Emprego ou trabalho? O que querem as pessoas?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Sociedade Emprego ou trabalho? O que querem as pessoas?

    Tendo os meus uma empresa, e eu desde muito novo vou lá ajudar durante o ano, fim de semana e férias escolares, e posso dizer que já faz muitos anos que o faço já consegui assistir a algumas situações caricatas.

    Sempre que por alguma ou outra razão tem que se empregar alguém acaba por ser das maiores dores de cabeça. Há alguns anos recordo-me de uma mãe solteira ter ido fazer a entrevista, "implorou" pelo posto porque realmente precisava, tinha um filho para sustentar, etc etc. Ao fim de 3 horas de trabalho no seu primeiro dia, veio ter connosco disse: "Peço desculpa, mas é demasiado cansativo para mim, vou embora".

    Ontem tive o "prazer" de me relembrar deste pequeno episódio, que duas mulheres que no domingo iniciaram o trabalho (também tiveram azar, domingo é o dia que mais lá se trabalha), hoje decidiram não aparecer, deixando-nos completamente agarrados no horário da manhã.


    Que histórias, ou situações destas já vocês presenciaram?

    #2
    Que tipo de trabalho é e quanto pagam ?

    Comentário


      #3
      Fizeste-me relembrar uma...

      Quando andei nas obras, nas férias da escola, no meu último dia como servente, chegaram as vigas para pôr na placa da casa. O meu substituto que já la andava há uma semana para se ambientar, resolveu não aparecer no dia a seguir, pois ficou assustado com o tamanho das vigas e de pensar que tinha de as carregar.

      Há com cada personagem...

      Comentário


        #4
        Empregados de balcão, depende da experiência, mas não menos de 650€.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por ptsyndicate Ver Post
          Empregados de balcão, depende da experiência, mas não menos de 650€.
          650€ não é nada mau, aqui para a minha zona trabalha-se muito por menos dinheiro!

          Com a falta de trabalho que há que remedio temos que nos adaptar, pena é a falta de tempos livres para estár com a familia e amigos, hoje em dia não existe fins de semana pra ninguem, é pena.

          Comentário


            #6
            Pois biker, é chato não ter fim de semanas, mas eu desde os meus 12 anos que ia lá ajudar 1hora por dia nas férias, aos 16 já fazia ao f.d.s um horário completo e nas férias horário completo.

            Hoje como os tempos estão maus, deste que entrei na faculdade, faço durante 5 dias da semana 3horas de trabalho, e horário completo ao f.d.s, e sou filho do patrão e tenho mesmo de me sacrificar, é o nosso ganha pão.

            Só me faz confusão ver gente chorar pelo emprego, mesmo sabendo que f.d.s não há, irem e desistirem ao fim de um dia, para isso não nos façam perder tempo.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por ptsyndicate Ver Post
              Pois biker, é chato não ter fim de semanas, mas eu desde os meus 12 anos que ia lá ajudar 1hora por dia nas férias, aos 16 já fazia ao f.d.s um horário completo e nas férias horário completo.

              Hoje como os tempos estão maus, deste que entrei na faculdade, faço durante 5 dias da semana 3horas de trabalho, e horário completo ao f.d.s, e sou filho do patrão e tenho mesmo de me sacrificar, é o nosso ganha pão.

              Só me faz confusão ver gente chorar pelo emprego, mesmo sabendo que f.d.s não há, irem e desistirem ao fim de um dia, para isso não nos façam perder tempo.
              E explicam bem as funções a desempenhar, ritmo de trabalho, etc durante a entrevista? Assim devem afastar logo as pessoas que não estão "dispostas" a trabalhar. 650 euros não é mau dinheiro, ainda por cima nos tempos que correm, agora também depende o que está incluído como trabalho de empregada de balcão e o ritmo de trabalho diário...

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Dannymad Ver Post
                E explicam bem as funções a desempenhar, ritmo de trabalho, etc durante a entrevista? Assim devem afastar logo as pessoas que não estão "dispostas" a trabalhar. 650 euros não é mau dinheiro, ainda por cima nos tempos que correm, agora também depende o que está incluído como trabalho de empregada de balcão e o ritmo de trabalho diário...

                Não estou presente nas entrevistas, mas sim, sei que se tenta explicar ao máximo o que é necessário fazer. De qualquer das maneiras posso dizer que, este comportamento é mais recorrente numa faixa etária dos 20 aos 25. Nunca tivemos problemas com pessoas acima desta idade.

                Comentário


                  #9
                  Na empresa onde estou vejo o mesmo problema que referes, a idade.

                  Estou cá faz agora em Agosto 3 anos, entrei com 18 anos (primeiro emprego) e encontro-me com 21 portanto contra mim falo, mas denoto que o pessoal mais novo que vem para cá não quer saber disto ou passado pouco tempo está a ir-se embora ou "convida-se" à sua saída.

                  Há uns meses empregou-se 2 mulheres com cerca de 35 / 40 anos e a diferença é notória. Nota-se que têm menos habilidade a desempenhar as funções inicialmente (envolve muitos termos técnicos, informática, etc) mas têm muito mais força de singrar que o pessoal mais jovem.

                  Comentário


                    #10
                    Para responder à pergunta inicial. Nem uma coisa nem outra, preferia viver de rendimentos mas, como tenho de trabalhar, lá tive de arranjar um emprego....

                    Comentário


                      #11
                      Não sei se choro, se rio, se me... Enfim.

                      Comentário


                        #12
                        No meu trabalho, tivemos uma miúda, mãe de uma filha, que por vezes aparecia, outras nem por isso sem dar cavaco a ninguém.
                        Onde estou, no departamento que estou, o trabalho é muito, ok, neste momento, com a loja nova, o trabalho não acho tanto, também porque levo algum calo da loja anterior, que essa sim, é um abuso descomunal. Em 5 horas num empilhador retráctil, ter que baixar cerca de 300 paletes... é obra e muito, muito cansativo, quase nem dá para respirar...
                        Como vim para a nova loja, sou dos mais antigos da minha secção estando eu responsável (eu e mais colegas meus que vieram tb comigo) pela rapaziada, e eles com o trabalho por vezes até bufam, muitos demonstram não terem estaleca e ficam parvos, ou indignados por nós pedirmos mais deles, porque o trabalho nem é muito duro, comparado com a "loja mãe".

                        Cheguei a ver gajos que bazaram no seu primeiro dia de trabalho, ficaram literalmente assustados

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Pitest Ver Post
                          (...)
                          Cheguei a ver gajos que bazaram no seu primeiro dia de trabalho, ficaram literalmente assustados
                          Trabalhar num armazém é complicado e desgastante
                          Tb trabalhei num e passei boa parte do tempo a alombar paletes, algumas delas com cerca de dois metros, além disso ainda tinha que atender clientes que às vezes ainda é bem pior...

                          Respondendo ao tópico, as pessoas querem emprego como óbvio. Com o que os empregadores pagam e com a falta de reconhecimento depois de um bom trabalho feito, mas vale não se meter em trabalhos... Mas também acredito que "quem melhor faz a cama melhor se deita nela", os frutos de uma maneira ou de outra acabam sempre por aparecer....

                          Comentário


                            #14
                            Confirmo esta situação, na empresa onde trabalho sempre que é preciso contratar alguém é sempre um cabo das tormentas porque ou não aparece ninguém (em Julho houve um recrutamento para a loja de Almada e responderam zero pessoas ao anuncio e as poucas que vinham do centro de emprego apenas queriam o carimbo no papel para de seguida ir para a costa da caparica), nas entrevistas nota-se claramente quem é o profissional do subsídio, no entanto por vezes aparecem pessoas que precisam mesmo e essas é de apanhar logo. os ordenados é verdade que baixaram em todo o lado o para toda a gente, mas a verdade é que continuamos a ter que comer.

                            Já para não falar do pessoal que manda CV como se andasse no HI5 ou Facebook com fotos em poses estranhas e mails de contacto tipo : louralouca@xxxxx, bom_de_verdade@xxxxxx etc. e acreditem este tipo de mails são usados para arranjar emprego, uma lição sobre saber estar na vida e postura fazia ali muita falta.
                            Editado pela última vez por sergiom; 09 August 2010, 18:30.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por sergiom Ver Post
                              Confirmo esta situação, na empresa onde trabalho sempre que é preciso contratar alguém é sempre um cabo das tormentas porque ou não aparece ninguém (em Julho houve um recrutamento para a loja de Almada e responderam zero pessoas ao anuncio e as poucas que vinham do centro de emprego apenas queriam o carimbo no papel para de seguida ir para a costa da caparica), nas entrevistas nota-se claramente quem é o profissional do subsídio, no entanto por vezes aparecem pessoas que precisam mesmo e essas é de apanhar logo. os ordenados é verdade que baixaram em todo o lado o para toda a gente, mas a verdade é que continuamos a ter que comer.
                              Eu vejo tanto disto

                              Comentário


                                #16
                                Isto só me faz lembrar aquela anedota do gajo que vai responder a um anúncio de emprego às 5 da tarde e entra lá a bocejar e a espreguiçar-se, o patrão pergunta-lhe "então o senhor vem-me pedir emprego a estas horas e a espreguiçar-se" e o gajo responde-lhe "ah o emprego não é para mim, é para o meu irmão que ainda está em casa a dormir".

                                Comentário


                                  #17
                                  Só um pequeno "update" da situação.

                                  Até agora não voltou a aparecer ninguém interessado no trabalho, chegámos mesmo a ter que fechar este domingo à tarde devido a falta de pessoal.

                                  A nossa sorte, é embora eu e o meu irmão mais novo não termos interesse no futuro em "seguir com o ramo", somos ao todo uma família de 6 pessoas a contribuir, e apesar de tudo as funcionárias que lá estão não se recusam a fazer horas extra (apesar de serem todas pagas), quando é necessário, no entanto também precisam do seu descanso e tempo.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Respondendo ao título do tópico: as pessoas querem emprego, depois dizem que estão desempregadas! Trabalho, esse.. Há muito!

                                    Comentário


                                      #19
                                      Respondendo ao titulo : Não querem nem um nem outro, querem ficar em casa a receber do fundo de desemprego, pois ganham mais e não fazem nada.

                                      Tive esta resposta por parte de 4 pessoas nestes últimos 2 meses.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por rCrew Ver Post
                                        Respondendo ao titulo : Não querem nem um nem outro, querem ficar em casa a receber do fundo de desemprego, pois ganham mais e não fazem nada.

                                        Tive esta resposta por parte de 4 pessoas nestes últimos 2 meses.
                                        Das duas uma, ou o subsídio é grande ou o salário é pequeno.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Titanio Ver Post
                                          Das duas uma, ou o subsídio é grande ou o salário é pequeno.
                                          Vejo as coisas por outro prisma, com isto não quero dizer que não tenhas razão, mas se eu me visse desempregado neste momento, acho que fazia de tudo para me colocar no activo novamente em vez de ficar a gozar férias á pala do subsidio pago pelos outros.

                                          Não gosto que me sustentem, gosto de me sustentar.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Ruie34 Ver Post
                                            Fizeste-me relembrar uma...

                                            Quando andei nas obras, nas férias da escola, no meu último dia como servente, chegaram as vigas para pôr na placa da casa. O meu substituto que já la andava há uma semana para se ambientar, resolveu não aparecer no dia a seguir, pois ficou assustado com o tamanho das vigas e de pensar que tinha de as carregar.

                                            Há com cada personagem...
                                            Olha que nao é para menos se lá tivesses tambem fugias...

                                            sei bem o que é colocar vigotas pre-esforçado numa cobertura e não é coisa para meninos....

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Titanio Ver Post
                                              Das duas uma, ou o subsídio é grande ou o salário é pequeno.
                                              É mesmo as duas...
                                              Estou na mesma situação que o user que criou o tópico...como estou "desempregado"(e não, não recebo subsidio de desemprego), vou ajudando os meus pais no negócio da familia até que alguém me responda ao monte de curriculos que já mandei e entrevistas que já fiz

                                              Portanto, enquanto estou nestas "férias forçadas" lá vou trabalhando com o meu pai...o negócio é fábrica de bolos para fornecimento de pastelarias(trabalhamos em horário normal, não se faz madrugadas)...e precisamos de algumas pessoas para trabalhar durante estes meses de verão...o ordenado anda a volta dos 650€ sem contar com as horas extra que são todas pagas e só as faz quem quiser(obviamente que nesta altura dá jeito, mas ng as obriga a fazer)...cá tudo o que se trabalha é pago e se trabalharem bem ainda podem ser aumentadas...bem melhor que a quase escravatura nos centros comerciais onde são pagas ao salário minimo e onde as horas extra não são pagas(mas têm de as fazer senão há alguém que queira o lugar delas)...no entanto...inventam de tudo para não trabalhar ou chegar tarde ao trabalho...ou estão doentes, ou têm de ir ao hospital com o tio da prima da avó que caiu e partiu um braço e só mesmo elas é que podem ir, ou surgiu algum imprevisto de ultima hora...mas como é mais fácil apanhar um mentiroso que um coxo fica-se a saber que no fim ficaram o dia em casa sem fazer nada ou foram a praia ou sair a noite e chegaram a casa já de manhã...vale tudo...o problema é que com a falta de pessoal que temos vai-se aguentando a situação...falando das que ainda aparecem a dizer que querem trabalhar...porque a maioria prefere ficar em casa a coçar a micose ou ir para a praia...quando chega o inverno e não há trabalho, aí já a falta de dinheiro aperta e não largam a porta e nós obviamente como não podemos dar trabalho nessa altura por ser época baixa ficamos como sendo os maus da fita que não queremos empregar ng.
                                              Editado pela última vez por paulo27; 17 August 2010, 16:42.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por rCrew Ver Post
                                                Vejo as coisas por outro prisma, com isto não quero dizer que não tenhas razão, mas se eu me visse desempregado neste momento, acho que fazia de tudo para me colocar no activo novamente em vez de ficar a gozar férias á pala do subsidio pago pelos outros.

                                                Não gosto que me sustentem, gosto de me sustentar.
                                                Vou-te colocar este caso hipotético:

                                                Tiveste o azar de perder o emprego onde estavas. Como eras um gajo até razoavelmente remunerado, consegues ficar no escalão máximo do subsidio de desemprego: 1.257€ LIMPOS. Como és um gajo novo tens direito a 18 meses de subsidio.

                                                Procuras trabalho. Só consegues postos de trabalho a ganhares 650€/700€ BRUTOS! Que representam depois de descontos praí 575€/620€ LIMPOS.

                                                Aceitas na hora? Tendo que pagar refeições e transportes para trabalhar?!?

                                                Não me dêem musica...

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Nephilim Ver Post
                                                  Olha que nao é para menos se lá tivesses tambem fugias...

                                                  sei bem o que é colocar vigotas pre-esforçado numa cobertura e não é coisa para meninos....
                                                  Quem te disse que nunca coloquei... Mas nem foi o mais duro que fiz.

                                                  Cheguei a estar 7h30 seguidas a carregar baldes de massa para encher uma placa. Aí sim vi a minha vidinha a andar para trás.
                                                  Ou quando depois de uma noite de copos com meia hora dormida me puseram a carregar pedra numa subida com um carro de mão.

                                                  7 anos depois já me rio, mas na altura...

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Ruie34 Ver Post
                                                    Quem te disse que nunca coloquei... Mas nem foi o mais duro que fiz.

                                                    Cheguei a estar 7h30 seguidas a carregar baldes de massa para encher uma placa. Aí sim vi a minha vidinha a andar para trás.
                                                    Ou quando depois de uma noite de copos com meia hora dormida me puseram a carregar pedra numa subida com um carro de mão.

                                                    7 anos depois já me rio, mas na altura...
                                                    Eu gosto muito de trabalho de obras, mas ha coisas muito lixadas e perigosas pois esses esforços lixam a coluna a medio/longo prazo.

                                                    E na maioria das vezes por parvoice dos empreiteiros, carregar baldes de massa para encher uma placa nao faz sentido nenhum, ou se usa betão pronto que vem numa autobetoneira ou entao é feito numa betoneira e logo despejado e elevado no balde na grueta, alem de poupar o fisico dos trabalhadores ha muito mais rapidez de execução e menos trabalhadores.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por mablopes Ver Post
                                                      Vou-te colocar este caso hipotético:

                                                      Tiveste o azar de perder o emprego onde estavas. Como eras um gajo até razoavelmente remunerado, consegues ficar no escalão máximo do subsidio de desemprego: 1.257€ LIMPOS. Como és um gajo novo tens direito a 18 meses de subsidio.

                                                      Procuras trabalho. Só consegues postos de trabalho a ganhares 650€/700€ BRUTOS! Que representam depois de descontos praí 575€/620€ LIMPOS.

                                                      Aceitas na hora? Tendo que pagar refeições e transportes para trabalhar?!?

                                                      Não me dêem musica...
                                                      Tenho uma amiga que está nessa situação e nao aceitou um trabalho a ganhar 900euros por ia trabalhar e perder dinheiro...

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por paulo27 Ver Post
                                                        É mesmo as duas...
                                                        Estou na mesma situação que o user que criou o tópico...como estou "desempregado"(e não, não recebo subsidio de desemprego), vou ajudando os meus pais no negócio da familia até que alguém me responda ao monte de curriculos que já mandei e entrevistas que já fiz

                                                        Portanto, enquanto estou nestas "férias forçadas" lá vou trabalhando com o meu pai...o negócio é fábrica de bolos para fornecimento de pastelarias(trabalhamos em horário normal, não se faz madrugadas)...e precisamos de algumas pessoas para trabalhar durante estes meses de verão...o ordenado anda a volta dos 650€ sem contar com as horas extra que são todas pagas e só as faz quem quiser(obviamente que nesta altura dá jeito, mas ng as obriga a fazer)...cá tudo o que se trabalha é pago e se trabalharem bem ainda podem ser aumentadas...bem melhor que a quase escravatura nos centros comerciais onde são pagas ao salário minimo e onde as horas extra não são pagas(mas têm de as fazer senão há alguém que queira o lugar delas)...no entanto...inventam de tudo para não trabalhar ou chegar tarde ao trabalho...ou estão doentes, ou têm de ir ao hospital com o tio da prima da avó que caiu e partiu um braço e só mesmo elas é que podem ir, ou surgiu algum imprevisto de ultima hora...mas como é mais fácil apanhar um mentiroso que um coxo fica-se a saber que no fim ficaram o dia em casa sem fazer nada ou foram a praia ou sair a noite e chegaram a casa já de manhã...vale tudo...o problema é que com a falta de pessoal que temos vai-se aguentando a situação...falando das que ainda aparecem a dizer que querem trabalhar...porque a maioria prefere ficar em casa a coçar a micose ou ir para a praia...quando chega o inverno e não há trabalho, aí já a falta de dinheiro aperta e não largam a porta e nós obviamente como não podemos dar trabalho nessa altura por ser época baixa ficamos como sendo os maus da fita que não queremos empregar ng.
                                                        Não posso deixar de achar engraçado porque o negócio é o mesmo , no entanto nós vivemos mais da nossa própria pastelaria do que para a revenda.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por mablopes Ver Post
                                                          Vou-te colocar este caso hipotético:

                                                          Tiveste o azar de perder o emprego onde estavas. Como eras um gajo até razoavelmente remunerado, consegues ficar no escalão máximo do subsidio de desemprego: 1.257€ LIMPOS. Como és um gajo novo tens direito a 18 meses de subsidio.

                                                          Procuras trabalho. Só consegues postos de trabalho a ganhares 650€/700€ BRUTOS! Que representam depois de descontos praí 575€/620€ LIMPOS.

                                                          Aceitas na hora? Tendo que pagar refeições e transportes para trabalhar?!?

                                                          Não me dêem musica...
                                                          Altero e acrescento:


                                                          ...como nem és assim "tão" novo, andas na casa dos 30 e és casado e tens filho(s), a mulher ganha cerca de 600€ e tens casa para pagar e sustentar.

                                                          No entanto como és um gajo de mérito que te queres sustentar e não ser sustentado, ao fim de 3 meses em casa, atiras para trás das costas os 1.257€ LIMPOS e vais ganhar 650€ brutos (565.50€ + Sub Alimentação se existir).

                                                          Depois, como és um gajo capaz ao estilo dos grandes gestores, ao fim dos 15 meses que ainda faltavam de subsídio, consegues ter mais do que se ganhasses os 1.257€, já fizeste uma poupança que te permite trabalhar por conta própria e 1 ano depois já és dono de uma multinacional.



                                                          No meio disto tudo as pessoas esquecem-se que 650€ para um indiferenciado até é um ordenado "bom" tendo em conta o ordenado mínimo de 475€, mas essa pessoa que quer um emprego e não trabalho, tem capacidade para muito mais, mas as portas estão fechadas e até para esse trabalho se souberem das suas habilitações, não o querem.

                                                          Agora, quando o subsídio acaba, aí até o ordenado mínimo tem que ser aproveitado e mesmo não se trabalha por esse valor em certos sítios, porque se te mostrares inteligente e culto, não serves para de futuro ser explorado.


                                                          É o que eu digo, falar é fácil, passar por elas é que é lixado com F.


                                                          Editado pela última vez por PAZ; 17 August 2010, 17:11.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Vejo que existe uma pequena confusão aqui no tópico, que passo a explicar: emprego e trabalho são duas coisas completamente diferentes.

                                                            Trabalho é aquilo que a classe trabalhadora oferece às empresas, enquanto que emprego é aquilo que as empresas têm para potenciais trabalhadores.

                                                            De uma forma simples:

                                                            Trabalho - "são" as pessoas dispostas a oferecer trabalho;
                                                            Emprego - São os "lugares" disponibilizados pelas empresas para quem quer trabalhar.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X