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    [Economia] A Assistencia Me....sa da Sony Playstation

    Aqui há dias abri um tópico por causa de uma duvida que tinha com a garantia aplicada a um bem substituído por avaria. Junto da Deco tentei também obter esclarecimentos sobre a mesma que me informaram tal como me foi dito aqui que o novo artigo teria uma nova garantia de 2 anos, a parte anedótica desta situação é a seguinte. Em 2007 compramos uma Ps3, custavam elas ainda 600 mocas, em 2008 avariou e foi recolhida pela Sony, que a substituiu por uma nova ( que nos termos do decreto lei 84/2008 de 21 de Maio ) passa a ter então uma nova garantia de 2 anos. Acontece que no passado sábado a « nova » consola avariou ( estranhamente com o mesmo problema ), hoje contactei a assistência da Sony a pedir a recolha do aparelho para reparação accionando assim a garantia, o moço do lado de lá pergunta-me se quando me entregaram a nova consola me foi cobrado algo, ao que eu respondo que não, e ele responde-me que nesse caso em concreto a minha consola não tinha 2 anos de garantia mas sim 6 meses....fiquei parva, e aliás não vale a pena tentarmos discutir com eles, pois segundo eles não há argumentação possivel. Desliguei a chamada e expus a situação a DECO, que me explicou que eles ao fazerem substituição da consola ( que eu comprei, paguei e avariou) consideram que não estão a substituir um artigo não reparável mas sim a oferecer um novo artigo ao cliente em que « coisa dada não tem garantia » e os 6 meses ainda é um « miminho » que dão ao cliente. Serei a única a não achar isto normal?? E ainda tem a distinta lata de me mandarem ler o manual da garantia, como se o que lá diz tivesse algum valor legal, pois até um analfabeto sabe que não se podem retirar ao consumidor direitos consagrados na lei.

    #2
    Originalmente Colocado por rosinha2000 Ver Post
    Aqui há dias abri um tópico por causa de uma duvida que tinha com a garantia aplicada a um bem substituído por avaria. Junto da Deco tentei também obter esclarecimentos sobre a mesma que me informaram tal como me foi dito aqui que o novo artigo teria uma nova garantia de 2 anos, a parte anedótica desta situação é a seguinte. Em 2007 compramos uma Ps3, custavam elas ainda 600 mocas, em 2008 avariou e foi recolhida pela Sony, que a substituiu por uma nova ( que nos termos do decreto lei 84/2008 de 21 de Maio ) passa a ter então uma nova garantia de 2 anos. Acontece que no passado sábado a « nova » consola avariou ( estranhamente com o mesmo problema ), hoje contactei a assistência da Sony a pedir a recolha do aparelho para reparação accionando assim a garantia, o moço do lado de lá pergunta-me se quando me entregaram a nova consola me foi cobrado algo, ao que eu respondo que não, e ele responde-me que nesse caso em concreto a minha consola não tinha 2 anos de garantia mas sim 6 meses....fiquei parva, e aliás não vale a pena tentarmos discutir com eles, pois segundo eles não há argumentação possivel. Desliguei a chamada e expus a situação a DECO, que me explicou que eles ao fazerem substituição da consola ( que eu comprei, paguei e avariou) consideram que não estão a substituir um artigo não reparável mas sim a oferecer um novo artigo ao cliente em que « coisa dada não tem garantia » e os 6 meses ainda é um « miminho » que dão ao cliente. Serei a única a não achar isto normal?? E ainda tem a distinta lata de me mandarem ler o manual da garantia, como se o que lá diz tivesse algum valor legal, pois até um analfabeto sabe que não se podem retirar ao consumidor direitos consagrados na lei.

    Ah é? Então porque abriste outro, podendo aproveitar o anterior?

    Comentário


      #3
      se te deram a segunda consola, devem-te a primeira (e reparada) , lol

      trek

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por TheMoBsTeR Ver Post

        Ah é? Então porque abriste outro, podendo aproveitar o anterior?

        Porque o outro era uma duvida sobre garantias, e este sobre a assistência da Sony Playstation

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por Trek8500 Ver Post
          se te deram a segunda consola, devem-te a primeira (e reparada) , lol

          trek
          Lol, não tinha visto a coisa nesse prisma.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por rosinha2000 Ver Post
            Porque o outro era uma duvida sobre garantias, e este sobre a assistência da Sony Playstation
            Continua a ser sobre garantias


            Mas dá-me só uns minutos que eu vou dar uma vista de olhos à tua situação....

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por rosinha2000 Ver Post
              Porque o outro era uma duvida sobre garantias, e este sobre a assistência da Sony Playstation
              Não vai dar ao mesmo ?

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por SECURITAS Ver Post
                Não vai dar ao mesmo ?
                sim, mas secalhar pessoas que andam no forum e usam a Playstation seja ela qual for, ficam desde ja alertados para o tipo de assistência que vão receber caso necessitem, quando o topico da « Garantia » secalhar lhes passaria ao lado

                Comentário


                  #9
                  Rosinha, podes desenvolver esta afirmação?
                  Originalmente Colocado por rosinha2000 Ver Post
                  Aqui há dias abri um tópico por causa de uma duvida que tinha com a garantia aplicada a um bem substituído por avaria. Junto da Deco tentei também obter esclarecimentos sobre a mesma que me informaram tal como me foi dito aqui que o novo artigo teria uma nova garantia de 2 anos, a parte anedótica desta situação é a seguinte. Em 2007 compramos uma Ps3, custavam elas ainda 600 mocas, em 2008 avariou e foi recolhida pela Sony, que a substituiu por uma nova ( que nos termos do decreto lei 84/2008 de 21 de Maio ) passa a ter então uma nova garantia de 2 anos. Acontece que no passado sábado a « nova » consola avariou ( estranhamente com o mesmo problema ), hoje contactei a assistência da Sony a pedir a recolha do aparelho para reparação accionando assim a garantia, o moço do lado de lá pergunta-me se quando me entregaram a nova consola me foi cobrado algo, ao que eu respondo que não, e ele responde-me que nesse caso em concreto a minha consola não tinha 2 anos de garantia mas sim 6 meses....fiquei parva, e aliás não vale a pena tentarmos discutir com eles, pois segundo eles não há argumentação possivel. Desliguei a chamada e expus a situação a DECO, que me explicou que eles ao fazerem substituição da consola ( que eu comprei, paguei e avariou) consideram que não estão a substituir um artigo não reparável mas sim a oferecer um novo artigo ao cliente em que « coisa dada não tem garantia » e os 6 meses ainda é um « miminho » que dão ao cliente. Serei a única a não achar isto normal?? E ainda tem a distinta lata de me mandarem ler o manual da garantia, como se o que lá diz tivesse algum valor legal, pois até um analfabeto sabe que não se podem retirar ao consumidor direitos consagrados na lei.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por rosinha2000 Ver Post
                    Aqui há dias abri um tópico por causa de uma duvida que tinha com a garantia aplicada a um bem substituído por avaria. Junto da Deco tentei também obter esclarecimentos sobre a mesma que me informaram tal como me foi dito aqui que o novo artigo teria uma nova garantia de 2 anos, a parte anedótica desta situação é a seguinte. Em 2007 compramos uma Ps3, custavam elas ainda 600 mocas, em 2008 avariou e foi recolhida pela Sony, que a substituiu por uma nova ( que nos termos do decreto lei 84/2008 de 21 de Maio ) passa a ter então uma nova garantia de 2 anos. Acontece que no passado sábado a « nova » consola avariou ( estranhamente com o mesmo problema ), hoje contactei a assistência da Sony a pedir a recolha do aparelho para reparação accionando assim a garantia, o moço do lado de lá pergunta-me se quando me entregaram a nova consola me foi cobrado algo, ao que eu respondo que não, e ele responde-me que nesse caso em concreto a minha consola não tinha 2 anos de garantia mas sim 6 meses....fiquei parva, e aliás não vale a pena tentarmos discutir com eles, pois segundo eles não há argumentação possivel. Desliguei a chamada e expus a situação a DECO, que me explicou que eles ao fazerem substituição da consola ( que eu comprei, paguei e avariou) consideram que não estão a substituir um artigo não reparável mas sim a oferecer um novo artigo ao cliente em que « coisa dada não tem garantia » e os 6 meses ainda é um « miminho » que dão ao cliente. Serei a única a não achar isto normal?? E ainda tem a distinta lata de me mandarem ler o manual da garantia, como se o que lá diz tivesse algum valor legal, pois até um analfabeto sabe que não se podem retirar ao consumidor direitos consagrados na lei.
                    E a DECO dá essa explicação que não é carne nem é peixe, mas faz o consumidor pensar que mais vale não se "estar a chatear"...
                    Já comigo aconteceu a mesma coisa. Pedi um esclarecimento à DECO acerca de uma dúvida legal relacionada com a garantia de uma casa e a resposta também foi evasiva. Dá a ideia que eles evitam sempre ter de partir para o confronto judicial.
                    Não era suposto eles mexerem o rabinho e enviarem uma cartinha à Sony em nome do associado para tentar uma resolução favorável a este? Afinal pagamos as cotas para quê?

                    Comentário


                      #11
                      No mínimo dos mínimos, a garantia tem de se extender até ao final dos 2 anos de compra do produto. Se eles decidem, no acto de aplicação da garantia, substituir o produto em vez de o arranjar, a culpa não é do consumidor mas sim deles.

                      Portanto, o que provavelmente aconteceu foi que em 2008 quando substituiram a PS3 faltavam 6 meses para acabar a garantia de dois anos. Não vejo porque tem a garantia de ser extendida mais dois anos.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
                        No mínimo dos mínimos, a garantia tem de se extender até ao final dos 2 anos de compra do produto. Se eles decidem, no acto de aplicação da garantia, substituir o produto em vez de o arranjar, a culpa não é do consumidor mas sim deles.

                        Portanto, o que provavelmente aconteceu foi que em 2008 quando substituiram a PS3 faltavam 6 meses para acabar a garantia de dois anos. Não vejo porque tem a garantia de ser extendida mais dois anos.
                        Havendo substituição do bem, o bem sucedâneo
                        goza de um prazo de garantia de dois ou de cinco anos a
                        contar da data da sua entrega, conforme se trate, respectivamente,
                        de bem móvel ou imóvel.




                        Tens ai a razão.


                        Apenas perguntei aquilo à Rosinha porque ela neste caso vai precisar do papel que confirme a substituição, normalmente dão.

                        Comentário


                          #13
                          "n.º 6 do art.º 5.º do Decreto-Lei n.º 67/2003, de 8.042 - diploma que transpôs para a ordem jurídica nacional a Directiva 1999/44/CE do Parlamento Europeu e do Conselho, de 25 de Maio de 1999 - que expressamente refere que “Havendo substituição do bem, o bem sucedâneo goza de um prazo de garantia de dois ou de cinco anos a contar da data da sua entrega, conforme se trate, respectivamente, de bem móvel ou imóvel”

                          Exige (nem que seja em tribunal) a esses senhores da Sony que te deêm uma PS3 nova e um pedido de desculpas.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por TheMoBsTeR Ver Post
                            Rosinha, podes desenvolver esta afirmação?
                            O Decreto-Lei n.º 67/2003, de 8 de Abril, que sofreu algumas alterações com o 84/2008 de 21 de Maio
                            O ponto 6 a negrito é o que interessa

                            Prazo da garantia
                            1 - O consumidor pode exercer os direitos previstos no artigo anterior quando a falta de conformidade se manifestar dentro de um prazo de dois ou de cinco anos a contar da entrega do bem, consoante se trate, respectivamente, de coisa móvel ou imóvel.
                            2 - Tratando-se de coisa móvel usada, o prazo previsto no número anterior pode ser reduzido a um ano, por acordo das partes.
                            3 - (Revogado pelo Decreto-Lei n.º 84/2008, de 21 de Maio.)
                            4 - (Revogado pelo Decreto-Lei n.º 84/2008, de 21 de Maio.)
                            5 - (Revogado pelo Decreto-Lei n.º 84/2008, de 21 de Maio.)
                            6 - Havendo substituição do bem, o bem sucedâneo goza de um prazo de garantia de dois ou de cinco anos a contar da data da sua entrega, conforme se trate, respectivamente, de bem móvel ou imóvel.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por TheMoBsTeR Ver Post
                              Havendo substituição do bem, o bem sucedâneo
                              goza de um prazo de garantia de dois ou de cinco anos a
                              contar da data da sua entrega, conforme se trate, respectivamente,
                              de bem móvel ou imóvel.




                              Tens ai a razão.


                              Apenas perguntei aquilo à Rosinha porque ela neste caso vai precisar do papel que confirme a substituição, normalmente dão.
                              eu tenho esse documento

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por TheMoBsTeR Ver Post
                                Havendo substituição do bem, o bem sucedâneo
                                goza de um prazo de garantia de dois ou de cinco anos a
                                contar da data da sua entrega, conforme se trate, respectivamente,
                                de bem móvel ou imóvel.




                                Tens ai a razão.


                                Apenas perguntei aquilo à Rosinha porque ela neste caso vai precisar do papel que confirme a substituição, normalmente dão.
                                Desconhecia! Então parece que a rosinha tem mesmo razões para reclamar.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
                                  No mínimo dos mínimos, a garantia tem de se extender até ao final dos 2 anos de compra do produto. Se eles decidem, no acto de aplicação da garantia, substituir o produto em vez de o arranjar, a culpa não é do consumidor mas sim deles.

                                  Portanto, o que provavelmente aconteceu foi que em 2008 quando substituiram a PS3 faltavam 6 meses para acabar a garantia de dois anos. Não vejo porque tem a garantia de ser extendida mais dois anos.
                                  não faltam 6 meses mas sim 1 ano, A garantia tem que ser extendida porque a lei assim o diz. E a marca tem que garantir no minimo 2 anos de vida do produto

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por rosinha2000 Ver Post
                                    O Decreto-Lei n.º 67/2003, de 8 de Abril, que sofreu algumas alterações com o 84/2008 de 21 de Maio
                                    O ponto 6 a negrito é o que interessa
                                    Eu sei o DL praticamente de cor, não é isso que quero saber. EDIT: já tenho a resposta que precisava.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por rosinha2000 Ver Post
                                      eu tenho esse documento
                                      Óptimo. Então faz assim. Vais à Sony, e se eles reclamarem, dizes que até pagas o arranjo, se for preciso. Depois não pagues. É ridiculo, eu sei, mas em Portugal é assim que funciona.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Qual foi a data de entrega da PS3 substituida? E quando entrou em vigor esse DL?

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Valium Ver Post
                                          Qual foi a data de entrega da PS3 substituida? E quando entrou em vigor esse DL?
                                          22 de Maio, i guess...

                                          Comentário


                                            #22
                                            Aqui a questão aqui é uma... por uma questão de logística optimizada apenas, nos envios das PS3 para RMA, em vez da empresa estar a priorizar a reparação da própria consola enviada e devolver a mesma, esta é simplesmente adicionada ao parque de consolas a reparar, e ao cliente é enviada uma desse mesmo parque, já devidamente reparada e recondicionada.

                                            Ou seja, não enviam uma "nova". Enviam uma reparada, simplesmente não é a mesma unidade. Não sei se por ser assim a Sony se conseguirá fugir com o rabo à seringa.

                                            Até porque os 6 meses julgo virem daí. O produto reparado fica com uma garantia de 6 meses a partir da data de reparação, sem que isto revogue o período de garantia original, que continuará sempre válido.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Valium Ver Post
                                              Qual foi a data de entrega da PS3 substituida? E quando entrou em vigor esse DL?
                                              O DL entrou em vigor em Junho de 2008 e a consola foi substituída em Outubro de 2008

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por jts Ver Post
                                                Aqui a questão aqui é uma... por uma questão de logística optimizada apenas, nos envios das PS3 para RMA, em vez da empresa estar a priorizar a reparação da própria consola enviada e devolver a mesma, esta é simplesmente adicionada ao parque de consolas a reparar, e ao cliente é enviada uma desse mesmo parque, já devidamente reparada e recondicionada.

                                                Ou seja, não enviam uma "nova". Enviam uma reparada, simplesmente não é a mesma unidade. Não sei se por ser assim a Sony se conseguirá fugir com o rabo à seringa.

                                                Até porque os 6 meses julgo virem daí. O produto reparado fica com uma garantia de 6 meses a partir da data de reparação, sem que isto revogue o período de garantia original, que continuará sempre válido.
                                                Daí a importância do documento.... porque no fundo, se não é a consola que tu compraste que recebeste, é como se fosse uma nova, porque é outro bem. Se te é entregue como "nova", então é um bem sucedâneo que te é entregue em substituição do que tu compraste.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Eu não me posso queixar da assistência da SONY. Ora o comando da minha PS3 FAT 80GB(?) avariou, foi para reparar, como passou mais de um mês sem me contactarem, fui lá, entreguei a minha PS3 FAT e recebi uma PS3 Slim 250GB nova e ainda 50€...

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por jts Ver Post
                                                    Aqui a questão aqui é uma... por uma questão de logística optimizada apenas, nos envios das PS3 para RMA, em vez da empresa estar a priorizar a reparação da própria consola enviada e devolver a mesma, esta é simplesmente adicionada ao parque de consolas a reparar, e ao cliente é enviada uma desse mesmo parque, já devidamente reparada e recondicionada.

                                                    Ou seja, não enviam uma "nova". Enviam uma reparada, simplesmente não é a mesma unidade. Não sei se por ser assim a Sony se conseguirá fugir com o rabo à seringa.

                                                    Até porque os 6 meses julgo virem daí. O produto reparado fica com uma garantia de 6 meses a partir da data de reparação, sem que isto revogue o período de garantia original, que continuará sempre válido.



                                                    Exactamente... são os famosos produtos "Refurbished". É prática comum na indústria electrónica em geral.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Já agora, a imagem que eu tenho da assistência da Sony é péssima, seja em consolas, notebooks ou tvs. Mas posso ter sido eu a ter azar.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Mas isto era uma festa.. daqui a pouco tínhamos garantia eterna dos produtos. Já temos a sorte de nos darem uma consola completamente nova e ainda queremos mais garantia?

                                                        As marcas não podem ser a Santa Casa da Misericórdia.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          tive uma situação parecida com a hp. à uns anos uma máquina fotografica avariou e enviei para assistência dentro da garantia. acabaram-me por enviar uma máquina nova à qual, segundo o serviço de apoio ao cliente do continente / worten, substituia a outra mas mantinha o mesmo prazo de garantia (que no caso era um ano que ainda faltava).

                                                          a meu ver, o que a lei especifica é que na aquisição de um produto, neste caso electrónico, deve ser dada uma garantia de 2 anos a esse mesmo produto, sendo que o vendedor ou entidade responsavel pela comercialização do produto é obrigada a prestar assistência, reparar ou em caso limite substituir o aparelho dentro desse prazo de garantia. penso que nao existe lei nenhuma que obrigue a prolongar garantia em caso de substituição de produto, pois o "contrato de garantia" é válido sobre a data de compra.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por TheMoBsTeR Ver Post
                                                            Daí a importância do documento.... porque no fundo, se não é a consola que tu compraste que recebeste, é como se fosse uma nova, porque é outro bem. Se te é entregue como "nova", então é um bem sucedâneo que te é entregue em substituição do que tu compraste.
                                                            Eu pessoalmente espero que assim seja. Mas vejo várias vezes várias empresas a anunciarem garantias de 6 meses e afins para produtos recondicionados... enfim, não faço ideia onde é que eles vão buscar as bases legais para isso.

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