Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Ajuda: a quem percebe de redes domesticas!

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Ajuda: a quem percebe de redes domesticas!

    tou a precisar duma ajuda aqui na rede!

    como podem ver pela imagem,



    a net vem pelo cabo 1 para o router, que depois a distribui para os computadores.
    os cabos assinalado com o 2 sao cabos de rede normais, que distribuem a net para 4 computadores(na figura estao apenas dois representados).
    isto quer dizer que ja nao tenho mais portas de rede disponiveis no router.
    com o numero 3 está representada a ligaçao wireless entre o router e o computador C, que por sua vez partilha a net para o computador D atravez dum cabo de rede cruzado(cabo 4).
    ate aqui tudo bem, funciona tudo lindamente, todos os computadores tem net.
    o que eu nao sei é como entrar nas pastas partilhadas do computador D a partir de um outro computador qualquer. do D para o A,por exemplo, basta por o ip do A, e funciona, ja o contrario nao é verdade. como posso fazer?


    #2
    O problema é que tens duas redes...

    A rede Router/wireless que liga o A B e C

    E a rede Cross que liga o D e C...

    Quando pedes ao D para ir ao A ele descobre-o através do C...

    Mas quando pedes ao A para ir ao D ele já não consegue pq fica-se pelo C e B.

    Comentário


      #3
      Isso só vai lá se o computador C fizer roteamento.. O PMCT é capaz de saber explicar.. hehe

      Anyway, a maneira mais facil de resolveres isso é ligar o D também por wireless.. Ou comprar um Switch, ligar a uma saida do router e assim ficas com mais do que quatro saidas normais.

      Comentário


        #4
        Compra uma placa wireless para o computador d (até ha umas por usb)

        Comentário


          #5
          É...a solução ideal é optares por uma placa PCI wireless ou um adaptador USB wireless. São relativamente baratos e muito fáceis de instalar (o meu antigo AMD K6-2 450Mhz tem uma placa PCI destas,pois não tem portas USB e está muito longe do router e acredita que foi a melhor opção).

          Fazes com o que o PC D fique na mesma rede dos outros (atenção com a atribuição de IPs na rede,atribui apenas os IPs necessários para todos os PCs e nada mais do que isso) e podes assim partilhar sem qualquer problema pastas e impressoras,evitando problemas futuros,que pudessem existir.

          Comentário


            #6
            sim, eu sei que o problema fica resolvido se o computador D ficar ligado tambem ao router!
            mas tem de haver uma maneira para ver as pastas partilhadas do D

            Comentário


              #7
              Penso que, como alguém já disse atrás, fazer o roteamento no computador C com o comando ROUTE ADD...
              A rota tem que ser persistente se não perdes a ligação qd reiniciares o PC.

              Qq coisa como ROUTE ADD /-p 157.0.0.0 MASK 155.0.0.0 157.55.80.1 IF 1
              onde:
              /-p será o parâmetro para a rota ser persistente
              157.0.0.0 será o destino
              155.0.0.0 a subnet MASK
              157.55.80.1 o gateway do Pc C

              se calhar a explicação não está totalmente correcta mas é por aqui...

              Comentário


                #8
                Olha, faz assim. (vai dar trabalho)
                No computador C, pegas numa pasta, a que queres partilhar, e poes para ser partilhada na rede (Acho que isto é facil)
                Depois , no computador D, vais a iniciar -> executar -> cmd [enter] e vai abrir a linha de comandos.
                Na linha de comandos escreves net use t: \\[ip do pc C, mas ip de rede C-D]\[nome da pasta que pusest para partilhar]

                Conselhos - a pasta a partilhar, nao deve ter nem acentos nem espaços nem nada disso, só carcteres normalissimos. E deve estar em C:\ pois o XP nao deixa partilhar pastas em certas directorias.
                O ip do pc C, acho que sabes ver, nao te esqueças é de ver o IP da placa de rede e nao da placa wireless.
                onde diz "t: \\" , o t é a letra da nova "drive virtual" que te vai aparecer no "O meu computador" do computador D, logo pode ser qualquer letra, mas evita letras usadas pelo teu pc, como as habituais c,d,e,f,g,h.
                Por ultimo, no "t: \\" nao te esqueças do espaço nem da direção das barras -> \ e nao / ;)

                Se der algum erro, tipo 53, confirma os ip, e desactiva as firewalls e os Antivirus, ect
                Tem tb cuidado com o facto de o pc 3 poder ter password, sendo esta pedida aquando do comando net use ...

                Qualquer erro, reporta aqui

                PS- desculpa a confusao

                Exemplo de comando
                net use k: \\192.168.2.101\pastadocs

                Ah, n t esqueças do espaço do net use e nao netuse

                Comentário


                  #9
                  muito obrigado pelas dicas

                  eu amanha, ou talvez na segunda feira experimente as dicas aqui dadas!
                  ja nao é hoje porque nao tenho as maquinas todas aqui, nem nenhum cabo de rede cruzado pa poder testar.


                  mais uma vez muito obrigado =)

                  Comentário

                  AD fim dos posts Desktop

                  Collapse

                  Ad Fim dos Posts Mobile

                  Collapse
                  Working...
                  X