Anúncio

Collapse
No announcement yet.

abrir negócio

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    abrir negócio

    Boa tarde
    Gostaria de abrir um negócio próprio, tem a ver com saúde, ando a ponderar nisto há algum tempo.
    Como não tenho capital para investir, teria que, por exemplo fazer um projecto para apresentar no centro de emprego para ver se conseguiria obter algum financiamento. Mas para isso tenho outra situação, teria que ser despedida.... no meu actual emprego devem-me subsídio de férias e até estou com medo quando chegar o Natal, pois pssivelmente também não o vou receber. Se não fosse sentir-me insegura até me deixava ficar, pois sei que negócio próprio é arriscado, mas estou farta de injustiças.
    Alguém conhece algum outro tipo de apoios? Também já vi o site da ANJE...mas não sei bem como funcionam os procedimentos e avaliação dos projectos.
    E quando queremos abrir um negócio, quais são os primeiros passos a dar?

    #2
    o primeiro passo a dar é fazeres um plano de negócios. no entanto, não penses conseguir financiamento através do centro de emprego, neste momento não há verbas para apoiar nada. de qualquer maneira, desejo-te toda a sorte do mundo

    Comentário


      #3
      Se precisas de apoio financeiro para abrir o negócio, podes recorrer ao micro-crédito: microcrédito

      Comentário


        #4
        Conforme o nathaniel referiu, de momento, não existem apoios à criação do próprio emprego, portanto, a única solução será recorrer à banca.
        Recentemente foram criadas algumas linhas crédito com juros bonificados, no entanto, não sei se ainda estão activas porque a procura por parte dos empresários foi superior à oferta dos bancos.

        Relativamente à empresa onde estás actualmente, podes fazer cessar o contrato com justa causa (Com direito a desemprego e indemnização) se houver atraso no pagamento da retribuição superior a 60 dias.

        Artigo 394.º - Justa causa de resolução
        1 - Ocorrendo justa causa, o trabalhador pode fazer cessar imediatamente o contrato.
        2 - Constituem justa causa de resolução do contrato pelo trabalhador, nomeadamente, os seguintes comportamentos do empregador:

        a) Falta culposa de pagamento pontual da retribuição;
        b) Violação culposa de garantias legais ou convencionais do trabalhador;
        c) Aplicação de sanção abusiva;
        d) Falta culposa de condições de segurança e saúde no trabalho;
        e) Lesão culposa de interesses patrimoniais sérios do trabalhador;
        f) Ofensa à integridade física ou moral, liberdade, honra ou dignidade do trabalhador, punível por lei, praticada pelo empregador ou seu representante.
        3 - Constituem ainda justa causa de resolução do contrato pelo trabalhador:
        a) Necessidade de cumprimento de obrigação legal incompatível com a continuação do contrato;
        b) Alteração substancial e duradoura das condições de trabalho no exercício lícito de poderes do empregador;
        c) Falta não culposa de pagamento pontual da retribuição.
        4 - A justa causa é apreciada nos termos do n.º 3 do artigo 351.º, com as necessárias adaptações.
        5- Considera-se culposa a falta de pagamento pontual da retribuição que se prolongue por período de 60 dias, ou quando o empregador, a pedido do trabalhador, declare por escrito a previsão de não pagamento da retribuição em falta, até ao termo daquele prazo.
        procedimentos a tomar:
        Artigo 395.º Procedimento para resolução de contrato pelo trabalhador
        1 — O trabalhador deve comunicar a resolução do contrato ao empregador, por escrito, com indicação sucinta dos factos que a justificam, nos 30 dias subsequentes ao conhecimento dos factos.
        2 — No caso a que se refere o n.º 5 do artigo anterior, o prazo para resolução conta -se a partir do termo do período de 60 dias ou da declaração do empregador.
        3 — Se o fundamento da resolução for o referido na
        alínea a) do n.º 3 do artigo anterior, a comunicação deve
        ser feita logo que possível.
        4 — O empregador pode exigir que a assinatura do trabalhador constante da declaração de resolução tenha reconhecimento notarial presencial, devendo, neste caso, mediar um período não superior a 60 dias entre a data do reconhecimento e a da cessação do contrato.

        Se estás a pensar em abrir uma empresa é bom que tenhas uma boa ideia naquilo que te vais meter, faz um bom plano de negócios, pesquisa, pede conselhos, faz vários estudos de mercado, etc...não te metas nisto de olhos fechados.
        Se achas que te sentes insegura agora por não receber um mês de ordenado espera até abrires um negócio. Tenho clientes que esperam 1 ano para receber pelos serviços prestados.
        Anda muita gente a aproveitar-se desta crise e já não dá para brincar ao senhor empresário como se fazia antigamente, hoje uma empresa mal estruturada fecha as portas num instante, por isso é bom que estejas preparada e saibas realmente naquilo que te vais meter.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por vsfce Ver Post
          Conforme o nathaniel referiu, de momento, não existem apoios à criação do próprio emprego, portanto, a única solução será recorrer à banca.
          Recentemente foram criadas algumas linhas crédito com juros bonificados, no entanto, não sei se ainda estão activas porque a procura por parte dos empresários foi superior à oferta dos bancos.

          Relativamente à empresa onde estás actualmente, podes fazer cessar o contrato com justa causa (Com direito a desemprego e indemnização) se houver atraso no pagamento da retribuição superior a 60 dias.



          procedimentos a tomar:



          Se estás a pensar em abrir uma empresa é bom que tenhas uma boa ideia naquilo que te vais meter, faz um bom plano de negócios, pesquisa, pede conselhos, faz vários estudos de mercado, etc...não te metas nisto de olhos fechados.
          Se achas que te sentes insegura agora por não receber um mês de ordenado espera até abrires um negócio. Tenho clientes que esperam 1 ano para receber pelos serviços prestados.
          Anda muita gente a aproveitar-se desta crise e já não dá para brincar ao senhor empresário como se fazia antigamente, hoje uma empresa mal estruturada fecha as portas num instante, por isso é bom que estejas preparada e saibas realmente naquilo que te vais meter.
          Podias dar umas dicas nesse sentido ? Ou seja...como fazer um plano de negocios para quem não sabe o que é e como fazer, ou onde se dirigir para o fazer, onde pode pesquisar, a quem pedir conselhos, como fazer estudos de mercado...

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por PeugeotSales Ver Post
            Podias dar umas dicas nesse sentido ? Ou seja...como fazer um plano de negocios para quem não sabe o que é e como fazer, ou onde se dirigir para o fazer, onde pode pesquisar, a quem pedir conselhos, como fazer estudos de mercado...
            Claro, apesar de não ser a pessoa mais indicada para o fazer, posso dar umas dicas.

            Existem vários guias acessíveis na net sobre como elaborar um plano de negócios, no entanto, fica aqui um para terem uma ideia sobre o que é e para que serve um plano de negócios: http://www.iapmei.pt/resources/downl...eRisco2604.pdf

            Claro que para quem percebe pouco ou nada de economia/contabilidade esta informação é confusa sendo portanto aconselhável pedir ajuda a alguém especializado na área. Existem gabinetes especializados no apoio à criação de empresas, portanto, basta perder um bocadinho de tempo na net que encontra-se alguém disponív€l a ajudar.

            É necessário saber onde vai implementar o negócio, qual a área envolvente, concorrência, clientes, fornecedores, banca, etc, quais os custos associados à abertura e manutenção da empresa (fixos e variáveis), quais as expectativas a curto/longo prazo, etc. Para obter estes dados é preciso fazer pesquisas de mercado, contactar os diversos fornecedores, pedir orçamentos, é preciso saber se existe capital disponível para criar a empresa e qual o custo de aquisição desse capital caso seja necessário recorrer à banca, quais os impostos/obrigações que existem para abrir/manter o negócio (IRC, Seg. Social, Seguros, Higiene e Segurança, etc), é preciso saber se existe mercado e qual a concorrência, será que conseguimos acompanhar a concorrência?

            Em teoria eu até posso ter uma excelente ideia para um negócio mas na prática, devido às diversas variáveis que existem, essa ideia pode não dar em nada por isso é aconselhável estar prevenido e ser realista, não adianta fazer previsões demasiado animadoras nem demasiado negativas, é preciso fazer uma estimativa aproximada da realidade mas como é óbvio existe sempre uma margem de erro.
            E um plano de negócios não termina quando iniciamos a actividade, ele deverá estar sempre em constante remodelação para prevenir/prever o futuro.

            Comentário


              #7
              grata

              Obrigada a todos pelas vossas opiniões, é mesmo disso que preciso, opiniões para me tentar orientar. Sei que é muito arriscado, nos dias que correm, abrirmos um negócio. Quanto aos apoios do centro de emprego, pois, parece que está mau. Vou pesquisar o microcrédito e pesquisar também como elaborar um plano de negócios, pelo menos elaboro (ou tento) e pode ser que um dia haja condições para avançar com esta minha ideia.
              Cumprimentos

              Comentário


                #8
                tens pm.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por vsfce Ver Post
                  Claro, apesar de não ser a pessoa mais indicada para o fazer, posso dar umas dicas.

                  Existem vários guias acessíveis na net sobre como elaborar um plano de negócios, no entanto, fica aqui um para terem uma ideia sobre o que é e para que serve um plano de negócios: http://www.iapmei.pt/resources/downl...eRisco2604.pdf

                  Claro que para quem percebe pouco ou nada de economia/contabilidade esta informação é confusa sendo portanto aconselhável pedir ajuda a alguém especializado na área. Existem gabinetes especializados no apoio à criação de empresas, portanto, basta perder um bocadinho de tempo na net que encontra-se alguém disponív€l a ajudar.

                  É necessário saber onde vai implementar o negócio, qual a área envolvente, concorrência, clientes, fornecedores, banca, etc, quais os custos associados à abertura e manutenção da empresa (fixos e variáveis), quais as expectativas a curto/longo prazo, etc. Para obter estes dados é preciso fazer pesquisas de mercado, contactar os diversos fornecedores, pedir orçamentos, é preciso saber se existe capital disponível para criar a empresa e qual o custo de aquisição desse capital caso seja necessário recorrer à banca, quais os impostos/obrigações que existem para abrir/manter o negócio (IRC, Seg. Social, Seguros, Higiene e Segurança, etc), é preciso saber se existe mercado e qual a concorrência, será que conseguimos acompanhar a concorrência?

                  Em teoria eu até posso ter uma excelente ideia para um negócio mas na prática, devido às diversas variáveis que existem, essa ideia pode não dar em nada por isso é aconselhável estar prevenido e ser realista, não adianta fazer previsões demasiado animadoras nem demasiado negativas, é preciso fazer uma estimativa aproximada da realidade mas como é óbvio existe sempre uma margem de erro.
                  E um plano de negócios não termina quando iniciamos a actividade, ele deverá estar sempre em constante remodelação para prevenir/prever o futuro.
                  Obrigado, tambem ando com ideias Principalmente a maria...

                  Comentário


                    #10
                    só para acrescentar um detalhe.

                    já me passaram alguns BP pelas maos e, do que vou sabendo há 2 problemas tipicos nos planos de negócios.


                    -sobre estmação de proveitos

                    -sub estimação de custos.


                    tanto em prazos (tempo) como em valor (€)

                    sejam, por isso, bastante conservadores com as estimativas.

                    e tenham sempre a certeza de que conseguem viver e gerir esse nivel de risco e de incerteza.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por PeugeotSales Ver Post
                      Obrigado, tambem ando com ideias Principalmente a maria...
                      Boa sorte com isso, naquilo que puder/souber estou disponível para ajudar.

                      Originalmente Colocado por bg2 Ver Post
                      só para acrescentar um detalhe.

                      já me passaram alguns BP pelas maos e, do que vou sabendo há 2 problemas tipicos nos planos de negócios.


                      -sobre estmação de proveitos

                      -sub estimação de custos.


                      tanto em prazos (tempo) como em valor (€)

                      sejam, por isso, bastante conservadores com as estimativas.

                      e tenham sempre a certeza de que conseguem viver e gerir esse nivel de risco e de incerteza.
                      Sem dúvida alguma, pior que não ter um plano de negócios é ter um plano de negócios desfasado da realidade.

                      Comentário


                        #12
                        As coisas são muito superficiais obviamente, mas temos andando a ver ( apenas pela net porque há outras coisas a ter em conta e a desenvolver primeiro ) o valor que se pede pelo aluguer de uma loja em Lisboa....mesmo em ruas paralelas.... !!!

                        Nas avenidas com mais movimento, coisas com 80 a 90 m2, pedem aos 1500 euros e 2000 euros por mês

                        Começar um negocio, sem as certezas obvias que ninguem pode ter, e comprometer-se a pagar 2000 euros/mês....

                        Comentário


                          #13
                          isso só compensa para casos muitos especiais

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por bg2 Ver Post
                            isso só compensa para casos muitos especiais
                            O quê ? A loja em Lisboa ou arrendar nas ruas principais de Lisboa ?
                            Editado pela última vez por PeugeotSales; 15 August 2010, 11:04.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por PeugeotSales Ver Post
                              As coisas são muito superficiais obviamente, mas temos andando a ver ( apenas pela net porque há outras coisas a ter em conta e a desenvolver primeiro ) o valor que se pede pelo aluguer de uma loja em Lisboa....mesmo em ruas paralelas.... !!!

                              Nas avenidas com mais movimento, coisas com 80 a 90 m2, pedem aos 1500 euros e 2000 euros por mês

                              Começar um negocio, sem as certezas obvias que ninguem pode ter, e comprometer-se a pagar 2000 euros/mês....
                              Tens que analisar se compensa pagar 2000 €/mês por uma boa localização ou pagar menos por uma loja com uma má localização. Qual é o retorno financeiro que ambas lojas trazem para o negócio? A localização será assim tão importante para o sucesso do negócio?
                              Vou pressupor que a loja será para venda a retalho (penso que é o teu caso), se essa loja estiver bem localizada o custo com publicidade é quase nulo e será mais fácil atrair clientela, no entanto, se a loja estiver mal localizada os custos com marketing/publicidade serão indispensáveis para dares a conhecer a tua loja e atrair clientela.
                              Nada como falar com as pessoas que têm lojas nesses locais para te aperceberes do potencial de ambos os locais.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por PeugeotSales Ver Post
                                O quê ? A loja em Lisboa ou arrendar nas ruas principais de Lisboa ?

                                pagar 2000€ de renda.

                                a resposta é basicamente o que o post acima refere.

                                depende do negócio

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Andreia77 Ver Post
                                  Obrigada a todos pelas vossas opiniões, é mesmo disso que preciso, opiniões para me tentar orientar. Sei que é muito arriscado, nos dias que correm, abrirmos um negócio. Quanto aos apoios do centro de emprego, pois, parece que está mau. Vou pesquisar o microcrédito e pesquisar também como elaborar um plano de negócios, pelo menos elaboro (ou tento) e pode ser que um dia haja condições para avançar com esta minha ideia.
                                  Cumprimentos
                                  queres criar uma empresa e não tens dinheiro ? Porque não arranjas um trabalho normal, e tentas juntar algum e depois arriscar em qualquer coisa! Nos tempos que correm e não havendo dinheiro, criar empresa, mesmo recorrendo a crédito, se tem derem,... é preciso coragem ou falta de juízo! Boa sorte em todo o caso

                                  Comentário

                                  AD fim dos posts Desktop

                                  Collapse

                                  Ad Fim dos Posts Mobile

                                  Collapse
                                  Working...
                                  X