Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Afinal, o que é a vida?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Afinal, o que é a vida?

    Mas nós pensamos que ela é? A vida, nossa vida, a dos que nos rodeiam, tudo o que a tenha. É vida... ou, como afirmamos, é a vida!

    Mas o que sabemos dela, o que nos ensinou e ainda o faz, que podemos retirar do precioso momento de vida, que o valorizemos ou não muito, é de dádivas que nos permitem marcar a nossa presença neste mundo que partilhamos, e também assim a nossa vida, as nossas vivências, tudo é vida.

    O que pensamos dela (suscintamente ou não), o que podemos retirar e projectar nas nossas vidas, que conclusões retiramos de tudo isto, valerá apena viver?

    Temos todos o nosso percurso de vida, a contrução da essencia que nos faz a nós e ao contrário dar vida à própria vida, e se se não fosse por tudo nem ela existia.

    Que conclusões podemos retirar dela própria e discutir estas vidas que, tanto nos marcam como deixam a sua marca em nós e nós neste nosso mundinho que por cá andamos?...

    #2
    Claro que somos marcados a cada dia que passa, assim como também marcamos. Agora o grau de relevo de cada marca é que, obviamente, muda.

    E é isso que torna as coisas tão interessantes. Há marcas cujo poder não é controlável por nós. Aliás, a grande maioria.

    Se controlássemos tudo o que se passa na nossa vida, não vivíamos.

    A vida não é mais do que o percurso dentro de um labirinto. Por vezes há caminhos que são mais fáceis do que julgávamos, há caminhos que nos colocam grandes dificuldades, há becos sem saída que nos obrigam a uma auto reinvenção e a um novo começo.

    No fim, não fazemos mais do que apagar as luzes. Era bom que esse momento servisse para reflectir em tudo o que passou...

    Comentário


      #3
      Bem, acho que vou beber uma mini

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por ComBota Ver Post
        Bem, acho que vou beber uma mini
        Mine pá... mine...

        Pedindo desculpas pelo offtopic, ao longo desta "vida" que já "vivi" concluo que quanto mais pensamos nela menos "vivemos".

        Questões existenciais nunca nos levam a lado nenhum a não ser mais questões...

        Comentário


          #5
          Sim e não.

          A vida não pára. É natural que, quando paramos para pensar, tenhamos em stand by uma lista de coisas nas quais reflectir.

          Há acasos, há erros a evitar no futuro, há traumas/lutos/objectivos a ultrapassar, todo um conjunto de coisas que muitas vezes começam a fazer-nos perder tempo.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por carregalhe Ver Post
            Claro que somos marcados a cada dia que passa, assim como também marcamos. Agora o grau de relevo de cada marca é que, obviamente, muda.

            E é isso que torna as coisas tão interessantes. Há marcas cujo poder não é controlável por nós. Aliás, a grande maioria.

            Se controlássemos tudo o que se passa na nossa vida, não vivíamos.

            A vida não é mais do que o percurso dentro de um labirinto. Por vezes há caminhos que são mais fáceis do que julgávamos, há caminhos que nos colocam grandes dificuldades, há becos sem saída que nos obrigam a uma auto reinvenção e a um novo começo.

            No fim, não fazemos mais do que apagar as luzes. Era bom que esse momento servisse para reflectir em tudo o que passou...
            Acho que existe numa idade mais matura, e que faz parte do seguimento dela, e que muito observo, ou a assim pessoas de mais idade observam o mundo, mas muito estarão a reflectir da vida que se lhes passau, fazendo a sua auto-análize.Penso que o acontece(rá) com todos...

            Comentário


              #7
              Vivo a vida de acordo com o momento. Nem vale a pena pensar se as opções do passado foram boas ou más, pois agora seria fácil dizer o que devia ter feito.

              Uma coisa é certa, mudei muito a maneira de ver a vida. Cada vez penso que estou mais perto do ponto óptimo e daquilo que quero para mim!

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por carregalhe Ver Post
                Sim e não.

                A vida não pára. É natural que, quando paramos para pensar, tenhamos em stand by uma lista de coisas nas quais reflectir.

                Há acasos, há erros a evitar no futuro, há traumas/lutos/objectivos a ultrapassar, todo um conjunto de coisas que muitas vezes começam a fazer-nos perder tempo.
                Exactamente, tocastes numa coisa que acabei de escrever hoje e discordo que pensar seja uma perda de tempo, até que ache que nos mais falta faz é isso.

                Andamos, tentando parar, para pensarmos




                Levamos a nossa vida numa azáfama completa por muitas vezes, que não paramos, um pouco, para pensar. Pensar aonde vamos com estas correrias, ver tudo passar sem nos agarramos a cada momento, ou ainda assim vamos correndo para não o fazer para fugirmos dos nossos pensamentos. Mas, estamos constantemente a pensar. Isso não nos escapa, mas precisamos de um momento, para onde vamos? Estou a desfrutar de tudo isto? Estou a dar importância ao que a vida que nos corre que tentamos acompanhar o seu ritmo que não nos dá um intervalo para fazer uma conclusão de tudo o que nos segue e persegue?



                Paremos. Respiremos e meditemos, é importante que o façamos e se a vida não nos permitir isso que andemos para a frente, andemos assim, a pensar. Isso é que é o importante se nos escapa ou assim o queremos fazer a eles. Mas não conseguimos viver sobre pensamentos irreflectidos, temos de ter a noção deles, ver a sua importância.



                Temos de ver assim que, precisamos de pensar para tomar a nossas opções, decisões para que ela consiga percorrer o seu decurso, não nos perdermos por caminhos e atalhos, precisamos da orientação dos nossos pensamentos.



                Esta capacidade que temos, pensar em tudo, na vida, deve ser valorizada e que dê-mos crédito ao que nossos pensamentos nos indicam, o que fazer perante tudo, assim como a vida não para nós não paramos para pensar. Mas deveríamos o fazer, contraditar isso e mais claramente ver tudo o que se nos indica para desenvencilharmos dos nossos erros de percurso.



                Tudo o que percorremos, o que iremos fazer em seguinte é canalizado pelo nosso pensamento, assim que tudo isto é a força motriz para nos movermos, tudo move, seja o mundo ao nossos redor, sejamos nós perante o mundo e os pensamentos que se nos cruzam e partilhamos, assim é que também, estamos em permanente comunicação, seja no nosso silêncio (que enquanto vivos) eles nunca se apagam, não que nos dê uma branca.


                Penso, logo existo
                Descartes

                Existo, logo penso.

                Nietzsche

                De uma forma ou de outra o importante aqui e o ponto-chave é o pensamento e foi de tudo isto que originou estas questões. Pensar como, quem, porquê e o que fazemos são importantes na perspectiva de que podemos levantar aquilo que nos comporá as respostas á nossas questões

                Só que…

                Existo onde não penso
                Freud


                Assim acontece que, pela nossa preguiça mental não o façamos e apenas existimos (passe-se a expressão) sem eles, o que mentirosamente acreditamos que não sejam do nosso interesse, mas o que não queremos será aceitar os nossos pensamentos.

                Aceitemos, dêmos o valor da importância que eles tem na nossa vida e assim reconhecemos que o e a nossa forma de pensar, na sua unicidade, é a parte da natureza que nos compõe, então que não desflorestemos isto tudo e a cada pensamentos arrancado por nós plantemos sempre outro.

                Comentário


                  #9
                  Não, esse momento de reflexão seria mesmo o fim.

                  Pequenas paragens para pensar toda a gente, genericamente, faz. É como que agarrar na bússola e perceber se se está a ir na direcção certa.

                  Em relação ao balanço final, é cruel: muitos morrem repentinamente e não têm tempo para o fazer; outros, com doenças em estado terminal, têm tempo...a mais. Mas nunca se tem tempo a mais quando se decide aproveitá-lo.

                  Comentário


                    #10
                    Na minha próxima vida, quero viver de trás para a frente. Começar morto, para despachar logo o assunto. Depois, acordar num lar de idosos e ir-me sentindo melhor a cada dia que passa. Ser expulso porque estou demasiado saudável, ir receber a reforma e começar a trabalhar, recebendo logo um relógio de ouro no primeiro dia. Trabalhar 40 anos, cada vez mais desenvolto e saudável, até ser jovem o suficiente para entrar na faculdade, embebedar-me diariamente e ser bastante promíscuo. E depois, estar pronto para o secundário e para o primário, antes de me tornar criança e só brincar, sem responsabilidades. Aí torno-me um bébé inocente até nascer. Por fim, passo nove meses flutuando num "spa" de luxo, com aquecimento central, serviço de quarto à disposição e com um espaço maior por cada dia que passa, e depois - "Voilá!" - desapareço num o r g a s m o ...


                    Woody Allen

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por nunomplopes Ver Post
                      Acho que existe numa idade mais matura, e que faz parte do seguimento dela, e que muito observo, ou a assim pessoas de mais idade observam o mundo, mas muito estarão a reflectir da vida que se lhes passau, fazendo a sua auto-análize.Penso que o acontece(rá) com todos...
                      Páro muitas vezes para reflectir no que já passou, e no que poderá vir. Pode não servir de nada na realidade, mas para mim é algo que tem de ser feito.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por nunomplopes Ver Post
                        Exactamente, tocastes numa coisa que acabei de escrever hoje e discordo que pensar seja uma perda de tempo, até que ache que nos mais falta faz é isso.
                        Eu não disse isso. Ora relê.

                        Como em tudo, quer-se equilíbrio.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por ComBota Ver Post
                          Bem, acho que vou beber uma mini
                          Eu pago a 2ª rodada e levo os "minuins".

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por TMSC Ver Post
                            Na minha próxima vida, quero viver de trás para a frente. Começar morto, para despachar logo o assunto. Depois, acordar num lar de idosos e ir-me sentindo melhor a cada dia que passa. Ser expulso porque estou demasiado saudável, ir receber a reforma e começar a trabalhar, recebendo logo um relógio de ouro no primeiro dia. Trabalhar 40 anos, cada vez mais desenvolto e saudável, até ser jovem o suficiente para entrar na faculdade, embebedar-me diariamente e ser bastante promíscuo. E depois, estar pronto para o secundário e para o primário, antes de me tornar criança e só brincar, sem responsabilidades. Aí torno-me um bébé inocente até nascer. Por fim, passo nove meses flutuando num "spa" de luxo, com aquecimento central, serviço de quarto à disposição e com um espaço maior por cada dia que passa, e depois - "Voilá!" - desapareço num o r g a s m o ...



                            Woody Allen

                            Conheço esse ponto de vista é bem pensado, mas quanto mais novo te vais tornando mais a nossa ignorãncia se vai desvendado, assim estamos a viver para desaprender...

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Vanquish Ver Post
                              Eu pago a 2ª rodada e levo os "minuins".
                              Bebam a vossa vontade, quando atingirem o ponto de combustão é só vê-los aqui todos batidos com dúvidas existenciais que o alcóol faz... e eu que nem estou bêbado e nem lhe toquei!

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Torres Ver Post
                                Páro muitas vezes para reflectir no que já passou, e no que poderá vir. Pode não servir de nada na realidade, mas para mim é algo que tem de ser feito.
                                Já o digo, o nosso futuro projecta-se no nosso presente!

                                Comentário


                                  #17
                                  A vida é nos imposta, como tal temos que a viver da melhor maneira possivel.

                                  Ao longo dos anos tenho tentado encontrar a felicidade, por vezes consigo outras não mas o objectivo da minha vida basicamente é esse...a busca da satisfação pessoal.

                                  Comentário


                                    #18
                                    A vida é um presente, de quem não sei.

                                    Comentário


                                      #19
                                      A vida é um pequeno intervalo que a morte nos dá.... Olha vou jantar e mamar um garrafinha de alvarinho...

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por jfernandes Ver Post
                                        A vida é um pequeno intervalo que a morte nos dá.... Olha vou jantar e mamar um garrafinha de alvarinho...
                                        Numa definição simples, é a composição de, um principio, meio e fim, assim, é a vida!...

                                        Comentário


                                          #21
                                          Uma oportunidade que cada um tem, de aparecer "neste" mundo dutrante um intervalo de tempo para mostrar aquilo que é e aquilo que sabe/faz. No "final" quando já não der para mais, morremos!

                                          Comentário


                                            #22
                                            YouTube - Pedro Paixão - A vida e a morte / Alvim / 5 Para a Meia Noite

                                            Não há mais nada a dizer.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Bom tema!

                                              A vida é uma centelha agarrada a uma construção biológica, animando-a, existindo e fazendo a diferença...

                                              Comentário


                                                #24
                                                "A vida é para nós o que concebemos dela. Para o rústico cujo campo lhe é tudo, esse campo é um império. Para o César cujo império lhe ainda é pouco, esse império é um campo. O pobre possui um império; o grande possui um campo. Na verdade, não possuímos mais que as nossas próprias sensações; nelas, pois, que não no que elas vêem, temos que fundamentar a realidade da nossa vida"

                                                Fernando Pessoa (Livro do Desassossego)

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Israel Ver Post
                                                  Sou um enorme apreciador de PP, da sua escrita, e dos temas que levanta e na área a que se dedica.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por PeLeve Ver Post
                                                    Bom tema!

                                                    A vida é uma centelha agarrada a uma construção biológica, animando-a, existindo e fazendo a diferença...
                                                    Fizeste-me lembrar tudo começa pela chama e ardencia da vida...


                                                    Uploaded with ImageShack.us

                                                    E por fim tudo se apaga e esfuma-se...


                                                    Uploaded with ImageShack.us

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por nunomplopes Ver Post
                                                      Fizeste-me lembrar tudo começa pela chama e ardencia da vida...


                                                      Uploaded with ImageShack.us

                                                      E por fim tudo se apaga e esfuma-se...


                                                      Uploaded with ImageShack.us
                                                      Nem mais, meu caro.

                                                      Um abraço.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Audigy Ver Post
                                                        Mine pá... mine...

                                                        Pedindo desculpas pelo offtopic, ao longo desta "vida" que já "vivi" concluo que quanto mais pensamos nela menos "vivemos".

                                                        Questões existenciais nunca nos levam a lado nenhum a não ser mais questões...
                                                        A vida é isso mesmo...

                                                        Para ti é não pensar muito e deixar-te levar...


                                                        Para outros viver é pensar sobre isso, e levantar mais questões...



                                                        Cada um vive de acordo com o que é.


                                                        Para uns é "curtir" e relaxar...

                                                        Para outros é trabalhar sem parar...

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          A vida é um coração a bater, o sangue a correr, é o respirar, é o ter necessidade de comer, é ter medo, é sentir prazer, é necessitarmos de segurança e de alguém que não nos trate mal.

                                                          A vida é uma semente que cresce até formar um novo ser, a vida é crescer, a vida é uma constante luta.

                                                          Isto no caso de nós, animais.

                                                          A vida é o pulsar de um coração pequenino, é sentir emoções...

                                                          Por isso devemos respeitar os animais porque se muita gente pensa que eles são coisas e não sentem, eles também são VIDA.

                                                          Dentro deles há tudo o que há dentro de nós.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            A vida?

                                                            A Lili Caneças diz que estar vivo é o contrário de estar morto...

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X