Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Inspectores do SEF ameaçados e agredidos em Lisboa

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    [Crime] Inspectores do SEF ameaçados e agredidos em Lisboa

    Ameaças no aeroporto e agressões no centro de atendimento. Queixam-se de falta de protecção


    Inspectores do SEF ameaçados e agredidos em Lisboa

    O inspector do Serviço de Estrangeiros e Fronteira (SEF) que estava no Aeroporto de Lisboa nem queria acreditar quando o artista angolano Yuri da Cunha e a comitiva de meia dúzia de cidadãos daquele país tentaram entrar pela fila prioritária, habitualmente destinada a tripulações e outros funcionários ou pessoas com dificuldades motoras. Barrados à saída, dos argumentos aos insultos foram dois minutos, ao ponto de o inspector do SEF se preparar para algemar o artista angolano. Cerca de seis homens que o acompanhavam fizeram frente ao funcionário e, não só evitaram a detenção, como ainda passaram na zona prioritária. Pouco passava das cinco da manhã quando o voo de Luanda chegou, mas estavam menos funcionários do SEF que a suposta comitiva de Yuri da Cunha.

    Assim, ficou por investigar a possibilidade de um crime de desobediência e de resistência e coacção sobre funcionário.

    Segundo fonte do SEF, como durante a noite podem estar no aeroporto da Portela, ao todo, quatro ou cinco agentes do SEF, é praticamente impossível garantir a segurança, como aconteceu neste caso.

    Recentemente, três portugueses que chegaram de Inglaterra insultaram os agentes do SEF que faziam a fiscalização. Um inspector chamou dois colegas, mas não evitou que um deles fosse mordido no braço.

    Regresso em beleza Não é só no aeroporto que os inspectores do SEF correm riscos de segurança. Houve problemas nos postos de atendimento a imigrantes na Reboleira, na Amadora e nas Portas de Benfica, Lisboa, e, na passada sexta-feira, uma inspectora do SEF foi mesmo agredida por um casal no Centro Nacional de Apoio ao Imigrante (CNAI) em Lisboa.

    Segundo os relatos, um casal de cabo-verdianos preparava-se para renovar o título de residência e não gostou de ser confrontado com a respectiva multa pela renovação estar fora de prazo.

    Primeiro foram os insultos e quando a inspectora do SEF foi chamada, o homem manietou a funcionária enquanto a mulher a agredia. Teve de receber tratamento hospitalar, precisamente no dia em que regressou de uma baixa provocada por uma cirurgia delicada.

    O casal foi detido e presente ontem a tribunal que abriu um inquérito sobre o caso. Mas, recorda um elemento do SEF, se voltar ao CNAI e pagar a multa que se recusou ao início, vê o seu título de residência renovado. Isto é, a agressão não tem qualquer consequência imediata.

    Os funcionários dos centros de atendimento queixam-se ainda de que são desaconselhados ou mesmo obrigados a não usar símbolos policiais visíveis e a guardar as suas pistolas de serviço, tudo para não ferir a susceptibilidade dos imigrantes.

    #2


    A solução para os problemas.

    Comentário


      #3
      Agridem agentes da autoridade e passam impunes... Não havia polícia no aeroporto?

      Comentário


        #4
        Se esse Sr. e a sua comitiva entraram cá, também que sair ou sendo um artista, saberá onde anda, é o SEF ir fazer a fiscalização.
        Há saída para "garantir" a segurança é fazer um inspecção total, e pesquisar bem todos os recantes desse sr.

        Quanto às agressões é uma profissão com risco, sendo agentes de autoridade sofrem do mesmo que os PSP/GNR, os crimes contra a integridade física destes deviam ser punidos exemplarmente.

        Comentário


          #5
          E não havia nenhum elemento da PSP? Era arrear neles até ferver.

          PS: esse avatar troca-me os olhos por completo.

          Comentário


            #6
            Espera-se que a GALP seja privatizada o mais depressa possível, e por uma dita grande companhia petrolífera Ocidental,

            Comentário


              #7

              Comentário


                #8
                Na minha modesta opinião só tinham a fazer uma coisa....

                Agarrar neles e enfiá-los no próximo avião de volta!

                May nada!

                Eu quando chego a outro país também tenho de acatar as leis deles não é? Se for à America e fizer isto o melhor que me pode acontecer é isso mesmo! Enfiarem-me no próximo avião de volta!
                Estão errados? Acho que não

                Comentário


                  #9
                  Para variar....

                  todos os dias tenho que me chatear quando esses passageiros querem furar as filas ou ir para a fila de greenway... já para não falar nos objectos e tralha que tentam levar como bagagem de mão e não que pode ir na cabine (mas esta ultima parte é mais com a Tap).

                  Comentário


                    #10
                    Era fazer como no tópico aqui ao lado. Agridem um funcionário do estado?? Isto não é a república das bananas. Era recambiá-los para o país de origem, LOGO.

                    Faziam-se uns exemplos para ver se começavam a atinar.

                    Comentário


                      #11
                      Os funcionários dos centros de atendimento queixam-se ainda de que são desaconselhados ou mesmo obrigados a não usar símbolos policiais visíveis e a guardar as suas pistolas de serviço, tudo para não ferir a susceptibilidade dos imigrantes.
                      Uuuuh....................e quem é que foi o Zero a Esquerda que deu esse conselho?

                      Comentário


                        #12
                        Como já foi dito, era po-los num avião de volta á terra deles. Não sabem se comportar, não são bem vindos. No nosso há regras, cumpram-nas.

                        Comentário


                          #13
                          A ser verdade, obviamente que o cantor Yuri da Cunha deve ser punido por tal acto, seja por multa, prisão ou expulsão de territorio Europeu.

                          CapitãoIglo, não deverias ter publicado a outra versão do acontecimento e o desmentido do SEF, a negar que o tal incidente ocorreu, publicada no mesmo jornal? Para cada que cada um tire a sua conclusão
                          Para cada historia, existem 2 versoes. Dado que não o fizeste, olha, faço eu. Pode ser?

                          Link

                          Yuri da Cunha dá a sua versão sobre incidente


                          O i noticiou terça-feira uma escaramuça entre os inspectores do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) e a comitiva do cantor angolano Yuri da Cunha. Segundo os inspectores, o artista e alguns passageiros tinham forçado a entrada na fila prioritária do aeroporto de Lisboa à chegada de Luanda. Yuri da Cunha disse ao i que vinha acompanhado das suas avós, ambas com mais de 70 anos, e que pediu para passarem na fila destinada a funcionários, tripulação e pessoas com dificuldades motoras. O artista insistiu, dizendo que era um favor às suas avós, ao que o agente respondeu, conta, que não se deveria intrometer no seu trabalho. O artista angolano chamou "mau" ao inspector do SEF, após o que o agente lhe pediu que o acompanhasse, chamando outro colega para o auxiliar.

                          Vários passageiros, conta Yuri, "aproximaram-se e, solidários, ameaçaram não apresentar os passaportes e abdicar da entrada em Portugal como sinal de protesto". Segundo a versão do cantor, depois de terem voltado para uma extensa fila, "os agentes solicitaram uma conversa privada e explicaram que, àquela hora, havia poucos homens de serviço e que não poderiam facilitar a passagem das avós na fila prioritária, para evitar excessos por parte de outros passageiros". E pediram "desculpa pelo sucedido". O artista angolano acrescentou que um agente do Serviço de Migração e Estrangeiros de Angola o aconselhou a apresentar queixa, mas Yuri recusou "por considerar o incidente sanado".

                          Segundo a direcção do SEF, "é falso que tenha havido uma situação de desrespeito e desobediência à autoridade e que estes tenham feito frente ao funcionário ou passado na zona prioritária". Sustentam que "houve uma reacção verbal menos correcta do passageiro, que foi prontamente rectificada, tendo o mesmo, bem como a comitiva que o acompanhava, acatado a indicação do funcionário do SEF para se dirigir às filas destinadas ao controlo de passageiros". Conclui a direcção do SEF que "o controlo de fronteira foi feito dentro da normalidade".

                          Em comunicado, o Sindicato da Carreira de Investigação e Fiscalização do SEF refere que "os factos relatados [no i] correspondem na íntegra aos ocorridos no Aeroporto de Lisboa". "Face à gravidade dos acontecimentos descritos na referida notícia, foi solicitada uma audiência ao ministro da Administração Interna."
                          Editado pela última vez por Paulinhonanet; 20 August 2010, 18:20.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por maap Ver Post
                            Para variar....

                            todos os dias tenho que me chatear quando esses passageiros querem furar as filas ou ir para a fila de greenway... já para não falar nos objectos e tralha que tentam levar como bagagem de mão e não que pode ir na cabine (mas esta ultima parte é mais com a Tap).
                            O que queres dizer com "esse passageiros"? Referes-te a Angolanos, negros ou desordeiros em geral?
                            Vais por no mesmo saco os milhões de passageiros negros que passaram/passam pela Portela? Ai essas generalizacões...
                            Editado pela última vez por Paulinhonanet; 20 August 2010, 18:25.

                            Comentário


                              #15
                              Gostei da parte em que os passageiros ameaçaram não entrar em Portugal

                              Comentário


                                #16
                                Enfim é o habitual quem la trabalha sabe como aquilo é e entao as 5 da manha n me admira nada

                                Comentário


                                  #17
                                  Eu não sei o que aconteceu, nem vou entrar em discussões de racismo, mas ver o sindicato do SEF quase a pedir desculpa por fazer o trabalho deles

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Paulinhonanet Ver Post
                                    Pode ser?
                                    Ora essa.

                                    Não era a primeira vez que as direcções de serviços metem o rabinho entre as pernas e encobrem factos ocorridos para não causar alarme nem ofender os coitaditos.

                                    Quanto a mim, ele pode dizer o que entender.

                                    Mas, sabes, essas versões fazem-me lembrar um tipo que tem a casa a arder e pede aos bombeiros para não baterem com a porta.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Em relação ao sucedido com a comitiva do artista, é muito estranho haver versões opostas da direcção e do sindicato do SEF.

                                      Quanto ao casal que agrediu uma funcionária, devia não apenas ser expulso mas também proibido de regressar a Portugal.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por RAD Ver Post
                                        Em relação ao sucedido com a comitiva do artista, é muito estranho haver versões opostas da direcção e do sindicato do SEF.
                                        É censura.

                                        Só que agora chama-se "politicamente correcto".

                                        É a mesma coisa, mas dito de uma maneira mais bonita.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por CapitaoIglo Ver Post
                                          É censura.

                                          Só que agora chama-se "politicamente correcto".

                                          É a mesma coisa, mas dito de uma maneira mais bonita.
                                          Não ficaria surpreendido. O facto do sindicato pretender uma audiência do MAI não é irrelevante, e o que não têm faltado nos últimos 5 anos são casos em que as forças de segurança vêem a sua autoridade cada vez mais posta em causa pelos civis, com a conivência do governo. É revoltante assistirmos a esta regressão.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por RAD Ver Post
                                            ...
                                            Quanto ao casal que agrediu uma funcionária, devia não apenas ser expulso mas também proibido de regressar a Portugal.
                                            Sem qualquer dúvida.

                                            Em relação ao "cantor" já se safou do toque rectal...

                                            Comentário


                                              #23
                                              Chamem o Sarkozy se faz favor.

                                              Comentário


                                                #24
                                                eu li tudo e passando um pouco o caso dos angolanos à frente, só digo se além dos funcionários o SEF não havia meia dúzia de seguranças no aeroporto e se nem chamaram a polícia.



                                                gostei dos cabo-verdianos. se pagarem a multa do atraso, que nao deve ser tão alta quanto isso, têm o visto renovado.

                                                nos estados unidos eram detidos e arriscavam-se a uns 3 anos de cadeia, aqui podiam mandá-los embora, nem que fosse por um período mínimo de barramento de entrada no país aí de uns 10 anos, mas não. paguem lá a multinha, que nós pedimos esculpa à senhora e assim já podem ficar aqui.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Mas não há câmaras de vigilância ??

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Paulinhonanet Ver Post
                                                    O que queres dizer com "esse passageiros"? Referes-te a Angolanos, negros ou desordeiros em geral?
                                                    Vais por no mesmo saco os milhões de passageiros negros que passaram/passam pela Portela? Ai essas generalizacões...
                                                    Não, não me refiro a Angolanos nem negros, mas sim a pessoal que abusa (sejam negros, brancos ou amarelos com pintinhas azuis) das vias prioritárias, que quando está uma fila enorme tenta passar a frente de toda a gente, sem respeito pelas outras pessoas que também estão á espera para serem atendidos. Que nos respondem mal, que insultam, que mentem, que pensam que somos parvos e afins. Pessoal que quer saber as regras do meu trabalho melhor que eu.
                                                    Eu tenho um dos trabalhos mais detestados por quem vai viajar, que é ser o gajo da segurança do aeroporto que vos pede os líquidos, para tirar o computador da mala, para tirar as coisas dos bolsos, que vê as malas no raio-x. Lido com pessoal de todo o mundo, lido com desordeiros de todo o lado.



                                                    por acaso a maior parte dos negros que apanho todos os dias são 5 estrelas.

                                                    Ok não me expressei bem quando escrevi o primeiro texto. Mas temos sempre problemas com todo o tipo de gente.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por caditonuno Ver Post
                                                      eu li tudo e passando um pouco o caso dos angolanos à frente, só digo se além dos funcionários o SEF não havia meia dúzia de seguranças no aeroporto e se nem chamaram a polícia.



                                                      gostei dos cabo-verdianos. se pagarem a multa do atraso, que nao deve ser tão alta quanto isso, têm o visto renovado.

                                                      nos estados unidos eram detidos e arriscavam-se a uns 3 anos de cadeia, aqui podiam mandá-los embora, nem que fosse por um período mínimo de barramento de entrada no país aí de uns 10 anos, mas não. paguem lá a multinha, que nós pedimos esculpa à senhora e assim já podem ficar aqui.
                                                      Naquela zona não há seguranças, só o sef.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por RAD Ver Post
                                                        Não ficaria surpreendido. O facto do sindicato pretender uma audiência do MAI não é irrelevante, e o que não têm faltado nos últimos 5 anos são casos em que as forças de segurança vêem a sua autoridade cada vez mais posta em causa pelos civis, com a conivência do governo. É revoltante assistirmos a esta regressão.
                                                        Cada vez mais se assiste a esta falta de apoio das Autoridades por parte da Tutela.

                                                        Veja-se a referencia neste tópico ao facto de os funcionários do SEF não usarem insignias e armamento para nao ferir susceptibilidades.

                                                        Estamos a brincar?

                                                        Parece mesmo que sim.

                                                        Comentário

                                                        AD fim dos posts Desktop

                                                        Collapse

                                                        Ad Fim dos Posts Mobile

                                                        Collapse
                                                        Working...
                                                        X