Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Peixe de viveiro vs peixe do mar (com fotos)

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Saúde Peixe de viveiro vs peixe do mar (com fotos)

    Acabei de fazer uma peixeirada hoje aqui em casa regada a cerveja e vinho com a malta e comeu-se peixe de viveiro, made in Asia, e algum outro do mar (peixe-espada, sardinhas, etc).
    Nota-se uma diferenca sem duvida alguma, principalmente nos cozidos de um para o outro.
    A textura, a cor e o "mole" do proprio peixe faz logo notar a diferenca.

    Vou evitar ao maximo o peixe de viveiro, mas o problema e que comprando nos supermercados, nao se sabe a proveniencia, tendo que perguntar sempre ao funcionario. E o UK nao e conhecido pelo peixe fresco, exceptuando a truta.
    Ja um amigo diz-me sempre que em Portugal, nos restaurantes o preco da refeicao era uma amostra da proveniencia do peixe (por exemplo se um prato de linguado fosse vendido a um preco considerado bastante baixo, tinha de ser de viveiro) e que os rodizios de peixe utilizam na sua maioria peixe de viveiro.

    Em Portugal o comercio tem de mostrar a origem do peixe (viveiro ou mar)? Voces notam diferenca tambem? Evitam peixe de viveiro?

    P.S- Desculpem a falta de acentos.
    Editado pela última vez por Paulinhonanet; 24 August 2010, 09:35.

    #2
    No mercado está junto com o preço a origem do peixe.

    Por exemplo, a Dourada de mar custa mais do dobro da de Aquicultura. E tem um sabor incomparavelmente melhor, bem como uma textura mais firme.

    O mesmo se aplica ao Robalo, nota-se ainda mais a diferença.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por Paulinhonanet Ver Post
      ...

      Ja um amigo diz-me sempre que em Portugal, nos restaurantes o preco da refeicao era uma amostra da proveniencia do peixe (por exemplo se um prato de linguado fosse vendido a um preco considerado bastante baixo, tinha de ser de viveiro) e que os rodizios de peixe utilizam na sua maioria peixe de viveiro.

      Em Portugal o comercio tem de mostrar a origem do peixe (viveiro ou mar)? Voces notam diferenca tambem? Evitam peixe de viveiro?

      P.S- Desculpem a falta de acentos.
      Depende de onde vais... conheço 'n' sitios em Setúbal, Sesimbra, etc, em que comes peixe grelhado à descrição, vindo directamente da lota, a preços do tipo 8€ por pessoa... isso que tu dizes, acontece mais nas zonas para turistas, ou seja, centro das cidades, zonas há beira mar, e nos restaurantes ditos 'finos'.........

      Agora tb depende do tipo de peixe, robalos, douradas, salmão, é algo dificil de encontrar em restaurantes sem ser de aquicultura, mas sinceramente, temos peixe selvagem tão bom cá em Portugal, como Peixe-Espada, Sardinha, carapau, chaputa, fanecas, ......, que batem esses aos pontos..

      Sim, em Portugal é obrigatório os revendedores (supermercados, praças, etc, não os restaurantes) colocarem informação sobre a proveniência do peixe e da carne, e é informação bem mais detalhada do que 'viveiro ou mar'
      Editado pela última vez por point; 22 August 2010, 18:48.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por 5k2tbm Ver Post
        No mercado está junto com o preço a origem do peixe.

        Por exemplo, a Dourada de mar custa mais do dobro da de Aquicultura. E tem um sabor incomparavelmente melhor, bem como uma textura mais firme.

        O mesmo se aplica ao Robalo, nota-se ainda mais a diferença.
        Quais os peixes em Portugal que ainda nao sao de aquicultura?

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por Paulinhonanet Ver Post
          Quais os peixes em Portugal que ainda nao sao de aquicultura?
          Quase todos.

          De aquicultura é o Robalo, Salmão, Dourada, Perca do Nilo, Truta e pouco mais.

          Comentário


            #6
            Eu já tinha lido que o peixe de alto-mar é mais saudável que o de viveiro (menos toxinas e mais ácidos gordos essenciais), mas na questão do sabor não posso comentar porque não costumo reparar de onde vem.

            Mas já na questão do congelado vs fresco, é noite e dia. No caso do salmão (de longe o peixe que mais gosto e como), o congelado fica sempre bastante seco e com uma cor rosa deslavada de qualquer maneira que cozinhe, o fresco posso grelha-lo a seco que fica na mesma tenro e "sumarento", com uma cor bem escura e um sabor muito mais intenso (não sei se será pelo fresco ser pescado no mar e o congelado de viveiro).

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por 5k2tbm Ver Post
              Quase todos.

              De aquicultura é o Robalo, Salmão, Dourada, Perca do Nilo, Truta e pouco mais.
              Alguns desses são vendidos nas 2 versões, como o Robalo e a Dourada.

              Nos camarões também é frequente os de aquicultura, os de calibre médio que se vendem cozidos pelos Supers e Hipers são sempre. Só os verdadeiramente grandes é que habitualmente não são.

              P.S.: A perca do Nilo é ... do Nilo ou seja de água doce, tens a certeza que normalmente é de viveiro ? é que creio que não

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por SRLA Ver Post
                (não sei se será pelo fresco ser pescado no mar e o congelado de viveiro).
                Lamento informar, mas creio que não se compra por cá Salmão fresco que não seja de viveiro.

                Comentário


                  #9
                  Bacalhau tambem ja ha de viveiro.
                  Eu sinceramente gosto de ambas as formas seja de mar ou de viveiro.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                    Lamento informar, mas creio que não se compra por cá Salmão fresco que não seja de viveiro.
                    Então só posso dizer que mesmo o de viveiro é muito bom, desde que fresco

                    Comentário


                      #11
                      Há tempos vi uma reportagem em que davam peixe selvagem e de viveiro a cozinheiros para dizerem de sua justiça e em algumas espécies quase não havia diferença de sabor e noutras havia bastante, não me lembro quais eram as espécies, mas isto pelos vistos pode produzir resultados bastante dísparos.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por K2000 Ver Post
                        Há tempos vi uma reportagem em que davam peixe selvagem e de viveiro a cozinheiros para dizerem de sua justiça e em algumas espécies quase não havia diferença de sabor e noutras havia bastante, não me lembro quais eram as espécies, mas isto pelos vistos pode produzir resultados bastante dísparos.
                        Lembro-me vagamente de uma reportagem assim, algumas espécies ficam quietas num tanque à temperatura ideal com bombas a oxigenar a água parada só a comer a vida inteira, essas espécie são as que tem maiores diferenças, outras espécies tem que ter uma agua a correr e elas tem que estar sempre a nadar para oxigenar as guelras, essas são as mais semelhantes ás naturais

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por v7 Ver Post

                          P.S.: A perca do Nilo é ... do Nilo ou seja de água doce, tens a certeza que normalmente é de viveiro ? é que creio que não
                          Já a comprei como sendo de viveiro...

                          Comentário


                            #14
                            O que não faltam são viveiros de água doce.

                            Comentário


                              #15
                              Em Portugal e nos Supermercados principalmente vem a zona de origem e se é de viveiro ou de mar.

                              E eu só compro de Mar pelo sabor, pela textura e firmeza da carne e pela qualidade porque os de viveiros comem muitos quimicos e estão em ambientes em que a qualidade da água não é a ideal

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por NunoMCCII Ver Post
                                O que não faltam são viveiros de água doce.
                                Provavelmente os primeiros viveiros até terão sido de água-doce.

                                Mas sem certezas, creio que no caso da Perca do Nilo não é assim, até pelo preço que nem é barato nem muito caro (cerca de 9 euros/kg).

                                Mas há variações significativas no peixe, mesmo do mar, consoante a zona onde é pescado. O exemplo talvez mais ilustrativo é o da pescada que têm enormes variações de preço em função do calibre e proveniência. Na prática varia entre um peixe barato ou muito caro.

                                Eu gosto imenso de ver peixe e como para além do que compro para casa, compro mais umas largas dezenas de kg é um tema que me agrada bastante.

                                Comentário


                                  #17
                                  É curioso que hoje em dia o que era chamado "peixe do pobre" é mais caro que o salmão ou a dourada de aquicultura.

                                  Por vezes a sardinha e o carapau de qualidade estão a preços bem acima de 5/6€ o Kg.

                                  Actualmente prefiro a sardinha e a cavala a muitos outros peixes supostamente mais "nobres". É mais saudável, e esses garantidamente são de mar.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Nota-se bastante diferença no peixe de viveiro para o peixe de mar.

                                    Eu não gosto de quase nenhum peixe de viveiro, de viveiro so gosto do robalo e dourada.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por 5k2tbm Ver Post
                                      É curioso que hoje em dia o que era chamado "peixe do pobre" é mais caro que o salmão ou a dourada de aquicultura.

                                      Por vezes a sardinha e o carapau de qualidade estão a preços bem acima de 5/6€ o Kg.

                                      Actualmente prefiro a sardinha e a cavala a muitos outros peixes supostamente mais "nobres". É mais saudável, e esses garantidamente são de mar.

                                      Sim mas estás a comparar o incomparável


                                      Os peixes nobres que mencionas de mar são incomparavelmente mais caros que a sardinha.

                                      No outro dia vi uma reportagem na SIC Noticias que mostrava que a Garoupa é o peixe de eleição no Senegal mas os coitados dos senegaleses nem o cheiram uma vez que os barcos deles não conseguem rivalizar com os grandes barcos de pesca internacionais e mesmo as poucas que apanham é para vender como forma de subsistirem, mostravam imagens do mercado lá no Senegal em que as pessoas se queixavam disso mesmo

                                      Comentário


                                        #20
                                        E onde é que apanhas salmão de mar? Dourada ainda se compra, pelo triplo do valor da dourada de viveiro.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por 5k2tbm Ver Post
                                          E onde é que apanhas salmão de mar? Dourada ainda se compra, pelo triplo do valor da dourada de viveiro.

                                          Não compras, quando muito compras fumado em lojas Gourmet a preços proibitivos.

                                          O que eu queria dizer não era isso, o que eu queria dizer era que estavas a comparar peixe de pobre de mar com peixe de rico de viveiro, e só assim é mais barato.

                                          E para que conste eu sou dos que prefere peixe de pobre de mar que o de rico de viveiro

                                          Comentário


                                            #22
                                            Sim é notoria a diferença no peixe ou mesmo no camarão selvagem de de aquacultura, tanto no sabor como na consistencia.
                                            Uns alimentam-se com produtos naturais(directa e indirectamente por plancton) e outros com estimulantes de apetite e ração de engorda.

                                            Como prezo a minha saude não compro peixe de aquacultura nem que para isso me tenha que contentar com peixe selvagem mais "comum"

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por chicoslb Ver Post
                                              Não compras, quando muito compras fumado em lojas Gourmet a preços proibitivos.

                                              O que eu queria dizer não era isso, o que eu queria dizer era que estavas a comparar peixe de pobre de mar com peixe de rico de viveiro, e só assim é mais barato.

                                              E para que conste eu sou dos que prefere peixe de pobre de mar que o de rico de viveiro
                                              De acordo...

                                              Também prefiro sardinha, carapau, cavala do que peixe de "aviário", seja ele qual for.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Onde está a dificuldade?

                                                A sogra cria velociraptors num grande quintal(embora lhes chame galinhas), em liberdade, que lhes são dados restos das refeições, além da ração própria para eles. Tem muito espaço para correr, andar atrás das chicks e exercitarem-se.

                                                Toda o resto da crew leva restos das refeições e eles parecem mikes tyson. Não lhes damos porcarias, congelamos tudo.

                                                Bem, ela cozinha aquelas mini-avestruzes e é uma delícia. Faz um molho com bagaço que se fica hipnotizado e não se consegue parar de comer.

                                                Quinje a zero para frangos de supermercado. I love my sogra.

                                                Ps: já sei que n tem a ver com peixe, mas como se trata de animais para consumo de viveiros / liberdade, achei pertinente deixar os meus 2 cêntimos.
                                                Editado pela última vez por CapitaoIglo; 23 August 2010, 01:09.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por 5k2tbm Ver Post
                                                  De acordo...

                                                  Também prefiro sardinha, carapau, cavala do que peixe de "aviário", seja ele qual for.
                                                  x2. Alias, aprecio mais uma boa sardinha e um carapau do que peixe "finos". Ainda bem que o meu querido choco ainda não é de viveiro.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por ATPZEV Ver Post
                                                    Sim é notoria a diferença no peixe ou mesmo no camarão selvagem de de aquacultura, tanto no sabor como na consistencia.
                                                    Uns alimentam-se com produtos naturais(directa e indirectamente por plancton) e outros com estimulantes de apetite e ração de engorda.

                                                    Como prezo a minha saude não compro peixe de aquacultura nem que para isso me tenha que contentar com peixe selvagem mais "comum"
                                                    E aqui reside o problema. A pressão do mercado e consumo obriga a que alimentem os peixes com essa porcaria. E com isso perdem qualidade.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      O salmão que se consome em Portugal é todo ele de viveiro, sendo os peixes inclusive adulterados, e quase que "fabricados" em laboratório, para atingirem peso, e cor (são adicionados corantes à base de mercúrio à ração) mais convidativos

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Depende obviamente do tipo de peixe, mas como bastante peixe de aquicultura, sem qualquer problema.

                                                        A aquicultura não é nenhum bicho de 7 cabeças, é uma industria tal como o é a produção de carne (aves, bovinos e suínos). Muito provavelmente a carne que consumimos foi produzida em condições bastante piores e menos controladas, e foram utilizados muito mais suplementos do que na produção de peixe, em que a qualidade das águas é cuidadosamente monitorizada, bem como a alimentação e controlo de infecções/contaminações. Aliás, actualmente existem já viveiros em mar alto, tanto para marisco como para peixes.

                                                        Depois a aquicultura tem como grande vantagem o alívio no consumo dos recursos naturais do mar, que são cada vez mais e mais escassos.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por pacxito Ver Post
                                                          Depende obviamente do tipo de peixe, mas como bastante peixe de aquicultura, sem qualquer problema.

                                                          A aquicultura não é nenhum bicho de 7 cabeças, é uma industria tal como o é a produção de carne (aves, bovinos e suínos). Muito provavelmente a carne que consumimos foi produzida em condições bastante piores e menos controladas, e foram utilizados muito mais suplementos do que na produção de peixe, em que a qualidade das águas é cuidadosamente monitorizada, bem como a alimentação e controlo de infecções/contaminações. Aliás, actualmente existem já viveiros em mar alto, tanto para marisco como para peixes.

                                                          Depois a aquicultura tem como grande vantagem o alívio no consumo dos recursos naturais do mar, que são cada vez mais e mais escassos.
                                                          Nem sempre é assim. Não sei se o peixe de aquicultura comido em Portugal é criado em Portugal, mas ontem ao pesquisar sobre o assunto, vi alguns na Asia que eram um autentico nojo, sem esse controlo de qualidade que referes...

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Paulinhonanet Ver Post
                                                            Nem sempre é assim. Não sei se o peixe de aquicultura comido em Portugal é criado em Portugal, mas ontem ao pesquisar sobre o assunto, vi alguns na Asia que eram um autentico nojo, sem esse controlo de qualidade que referes...
                                                            Nunca vi à venda (nunca comprei pelo menos) em Portugal peixe de aquicultura vindo de países fora da UE - geralmente vem de Espanha ou Grécia - que certamente que terá uma legislação mais apertada no controlo de qualidade dos alimentos.

                                                            Aliás, são os próprios supermercados que fazem também um rigoroso controlo de qualidade nos entrepostos e na escolha dos fornecedores. Este fim-de-semana deu uma reportagem alargada na SIC Noticias que mostrou os processos de distribuição do continente, acompanharam tanto o peixe como a fruta desde a produção até à altura que chega às prateleiras do supermercado e a qualidade do produto é verifica (por amostragem) várias vezes ao longo de todo o processo.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X