Anúncio

Collapse
No announcement yet.

"Tinha 12 anos e queria fugir do país, por não poder requisitar livros"

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Sociedade "Tinha 12 anos e queria fugir do país, por não poder requisitar livros"

    O fenómeno da sobredotação permanece envolto em vários mitos. Cristina Palhares, presidente da delegação de Braga da Associação Nacional para o Estudo e a Intervenção na Sobredotação, faz uma síntese das características do sobredotado e dos recursos legais a que pais e professores podem recorrer para lidar com esta problemática.

    Fonte: http://www.educare.pt/educare/Detail...hemaid&opsel=1


    Aqui está uma razão válida para fugir do país

    #2
    Razão válida? O miúdo era tão inteligente e nem se lembrou de pedir aos pais para requisitarem os livros por ele?

    Comentário


      #3
      O maior problema dessas crianças é o facto de se acharem adultos. E se os tratarem como eles são, crianças, ficam amuados e fazem birra. Experiência própria.
      É verdade que eles têm capacidades raras, mas isso não lhes dá experiência de vida, antes pelo contrario, pois eles tendem a isolar-se.
      Uma criança filha de uns colegas da minha mulher, e que nem bem sobre-dotada é tem apenas um QI elevado ou qqr coisa do género, pode ser um caso isolado, mas é uma peste de aturar, tenho a ideia que se acha dono da razão. Grandes discussões com os pais, etc. Depois ninguem os grama, pois são uns convencidos e erradamente, muito por culpa dos pais que lhes metem na cabeça que são uns geniozinhos.
      Essas crianças sobredotadas podem ter capacidades raras, mas em termos sociais parecem-me ser uma nulidade.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por BillieJean Ver Post
        Uma criança filha de uns colegas da minha mulher, e que nem bem sobre-dotada é tem apenas um QI elevado ou qqr coisa do género, pode ser um caso isolado, mas é uma peste de aturar, tenho a ideia que se acha dono da razão. Grandes discussões com os pais, etc. Depois ninguem os grama, pois são uns convencidos e erradamente, muito por culpa dos pais que lhes metem na cabeça que são uns geniozinhos.
        Se os sintomas são essas de uma pessoa sobre-dotada, conheço uma.

        Ela é inteligente, demais até, tem como profissão ser jornalista, mas chegou a um ponto dos seus 40 anos de morar sozinha e ninguém a conseguir suportar, porque em tudo têm de meter o seu dedo, de como se deve fazer ou não, até em matérias que ela simplesmente não tem conhecimento nenhum, gosta de mandar os seus palpites e acreditar piamente que o que diz é o que é certo. Chega a ser insuportável falar com ela, acreditem.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por Karma Ver Post
          Razão válida? O miúdo era tão inteligente e nem se lembrou de pedir aos pais para requisitarem os livros por ele?
          Bem visto.

          Comentário


            #6
            Ui, neste país ser sobredotado é a mesma coisa que estar possuído pelo demónio.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Ruibadboy Ver Post
              Se os sintomas são essas de uma pessoa sobre-dotada, conheço uma.

              Ela é inteligente, demais até, tem como profissão ser jornalista, mas chegou a um ponto dos seus 40 anos de morar sozinha e ninguém a conseguir suportar, porque em tudo têm de meter o seu dedo, de como se deve fazer ou não, até em matérias que ela simplesmente não tem conhecimento nenhum, gosta de mandar os seus palpites e acreditar piamente que o que diz é o que é certo. Chega a ser insuportável falar com ela, acreditem.
              Isso acho que está longe de ser considerado uma pessoa sobredotada. Mas já conheci muitas pessoas assim. Até podem ter provas concretas sobre algo à frente que continuam a dizer que elas é que sabem...

              Comentário


                #8
                Alguma luz sobre o tema:

                Só uma avaliação especializada pode dar a conhecer o perfil do sobredotado. Até porque, existem seis tipos distintos de sobredotação: académica, mecânica, artística, motora, social, emocional e intelectual. Mas para uma criança ser considerada um prodígio não basta ser excelente numa área, é preciso juntar à inteligência a motivação e a criatividade. Aos pais que suspeitem ter em casa um pequeno génio, Cristina Palhares recomenda atenção a dois sinais: "Ao desenvolvimento [precoce] da linguagem e ao interesse ou curiosidade por alguma área, muito específica." Já que "o desenvolvimento da linguagem está muito associado ao da inteligência e, normalmente, uma criança sobredotada foi precoce em termos linguísticos", explica a presidente da delegação de Braga da Associação Nacional para o Estudo e a Intervenção na Sobredotação (ANEIS).

                Ser sobredotado nem sempre é sinónimo de ter sucesso escolar. "Normalmente, na sobredotação intelectual ou o professor consegue entender e captar a atenção do aluno ou ele desacredita da escola"
                , avisa Cristina Palhares. Este é o terreno onde se insere o trabalho realizado pela ANEIS. A funcionar com nove delegações de Norte a Sul, a associação move-se há mais de dez anos para dar resposta às preocupações dos pais e aos interesses das crianças sobredotadas. Através do acompanhamento escolar e da promoção de programas de enriquecimento extra-escolares que permitem ao sobredotado ampliar os conhecimentos nos seus interesses específicos. É precisamente pela criação de medidas educativas específicas para estes alunos que se bate a ANEIS. Desde logo, para que os sobredotados sejam considerados crianças com necessidades educativas especiais, tal como acontece em outros países. Em entrevista ao EDUCARE.PT, Cristina Palhares, também coordenadora da revista "Sobredotação", partilha a sua experiência nesta área, falando de alguns casos sinalizados pelos profissionais da ANEIS.

                "Tinha 12 anos e queria fugir do país, por não poder requisitar livros"
                O fim dos chumbos na escola, à semelhança do sistema de ensino de países como a Finlândia ou a Suécia, permitiria dar aos alunos menos aptos um outro apoio, mas principalmente, daria um outro alento, a quem hoje é obrigado a conviver com elementos desordeiros, desenquadrados e sem apoio familiar ou com os colegas mais lentos, nivelando por baixo a educação. Este capital humano deve ser acarinhado e apoiado, não alvo de medos infundados ao pior estilo da inquisição.

                Comentário


                  #9
                  http://forum.autohoje.com/off-topic/...bredotado.html

                  Comentário


                    #10
                    Este país é só gente sobredotada. Se calhar o mal da país é mesmo esse. Com tanto sobredotado, as mentes brilhantes chocam todas umas com as outras e depois estamos metidos nesta esterqueira que se vê!

                    Mas eu compreendo-os pois também sou sobredotado. Pelo menos foi o que me disse uma amiga de uma tia de uma prima da minha vizinha quando me viu nu....

                    Quanto a esse puto era levar duas lostras na trombeta mas assim daquelas bem dadas que lhe passava logo o calor... Não confundam sobredotados com putos mimados e sem educação....

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Karma Ver Post
                      Razão válida? O miúdo era tão inteligente e nem se lembrou de pedir aos pais para requisitarem os livros por ele?
                      Ora nem mais

                      Mas nem todos eles são convencidos e arrogantes. Tive um destes na minha turma no secundário, tirava vintes e arrumava os testes, e ajudava em tudo o que fosse preciso sem se armar em bom. Mas sim, a tendência é quererem ser mais do que aquilo que são.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por MBFan Ver Post
                        Ora nem mais

                        Mas nem todos eles são convencidos e arrogantes. Tive um destes na minha turma no secundário, tirava vintes e arrumava os testes, e ajudava em tudo o que fosse preciso sem se armar em bom. Mas sim, a tendência é quererem ser mais do que aquilo que são.
                        Lá por ter 20s no secundário não quer dizer que seja sobredotado. Pode ser apenas alguém que estuda.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Karma Ver Post
                          Lá por ter 20s no secundário não quer dizer que seja sobredotado. Pode ser apenas alguém que estuda.
                          Sim, estuda... No dia antes do teste ou no próprio dia. É sobredotado, tenho quase a certeza. Aprende a fazer tudo sozinho, até fez um projecto em AutoCAD sem a ajuda de ninguém. Apenas leu um tutorial na net

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por paralelo Ver Post
                            Este país é só gente sobredotada. Se calhar o mal da país é mesmo esse. Com tanto sobredotado, as mentes brilhantes chocam todas umas com as outras e depois estamos metidos nesta esterqueira que se vê!

                            Mas eu compreendo-os pois também sou sobredotado. Pelo menos foi o que me disse uma amiga de uma tia de uma prima da minha vizinha quando me viu nu....

                            Quanto a esse puto era levar duas lostras na trombeta mas assim daquelas bem dadas que lhe passava logo o calor... Não confundam sobredotados com putos mimados e sem educação....
                            Eu a pensar que era o unico

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por MBFan Ver Post
                              Sim, estuda... No dia antes do teste ou no próprio dia. É sobredotado, tenho quase a certeza. Aprende a fazer tudo sozinho, até fez um projecto em AutoCAD sem a ajuda de ninguém. Apenas leu um tutorial na net
                              Se foi mesmo assim é de ficar

                              Comentário


                                #16
                                As diferentes épocas históricas foram apresentando diferentes conceitos, que foram traduzindo as mudanças que iam ocorrendo quer ideologicamente que da própria cultura dominante.
                                Isto é, por exemplo hoje pode não parecer relevante saber localizar em que dia da semana ocorreu determinado acontecimento, uma vez que possuímos sistemas de informação sofisticados, no entanto, numa sociedade sem esses recursos poder-se-ia revelar uma capacidade excepcional.
                                Assim, verificasse que não se pode separar o conceito de sobredotação do contexto social onde se insere.
                                Vejamos por épocas:

                                Nas sociedades humanas primitivas, o sobredotado seria o astuto na caça e pesca, que lhe permitia uma adaptação eficaz ao meio. Seus dons vistos como dádiva divina. Podendo estes sujeitos aceder ao estatuto de Deuses.
                                Na Grécia e Roma antigas, esta relação continuou. Sendo que, Platão defendia que, estes indivíduos deveriam ser seleccionados nos seus primeiros anos e suas capacidades cultivadas em benefício do Estado.
                                Na Idade Média, é ainda encarada como algo sobrenatural, mas pouco ou nada valorizado, pois seria produto das forças do mal. O sobredotado seria o herege, possuído pelo demónio.
                                Na Renascença, a opinião sobre os sobredotados melhorou. Mas não passou por isso a ser algo inteiramente positivo, mas sim analisado sob uma perspectiva psicopatológica. Pensava-se que cada individuo possuía uma certa quantidade de energia e quando a consumia muito depressa, havia perigo de insanidade mental.
                                No séc. XIX Lombroso, professor de medicina legal e psiquiatria, chegou a conclusões interessantes com o seus estudo de pesquisa biográfica de características medicas e psiquiátricas de personalidades eminentes:
                                - Segundo o mesmo a insanidade é característica essencial à genialidade.
                                - Sendo a melancolia, depressão e a neurose o seu preço.
                                Ex.: Michael, começou a falar aos 4 meses e aos 10 anos já tinha um diploma universitário.
                                Adam, uma criança que aos 3 meses já construía frases, aos 18 meses lia os clássicos da literatura infantil e aos 3 anos discutia apaixonadamente os algoritmos.

                                Comentário


                                  #17
                                  A fonte já era...

                                  Comentário


                                    #18
                                    Em portugal ser sobredotado tem mais desvantagens do que vantagens

                                    Comentário


                                      #19
                                      O medo e o desconhecimento, dão origem a reacções cómicas.

                                      Comentário

                                      AD fim dos posts Desktop

                                      Collapse

                                      Ad Fim dos Posts Mobile

                                      Collapse
                                      Working...
                                      X