Anúncio

Collapse
No announcement yet.

33 mineiros chilenos presos - missão cumprida!

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    33 mineiros chilenos presos - missão cumprida!

    O fim do mundo. Imagine que, numa ilha perdida, a milhares de quilómetros de tudo, existe um trilho que, ao fim de quase dois quilómetros de lentos meandros, termina numa casota de 50 metros quadrados. Não há saneamento básico, mas o ar e as reservas de água e de alimentos (insípidos mas nutritivos) e de medicamentos são inesgotáveis, o sistema de telecomunicações com o resto do mundo funciona e a localização da ilha é conhecida. Tirando algum imprevisto de última hora, quem lá está sabe que tem o regresso à civilização garantido mais ou menos no Natal. O décor poderá ser inquietante para alguns, mas fará sonhar quem não receia o isolamento e procura umas semanas de paz e sossego, sozinho ou na companhia de amigos ou familiares.

    Agora, transponha-se esta mesma cena para um compartimento situado debaixo da terra, a 700 metros de profundidade (distância equivalente a sete quarteirões), no fundo de uma mina de ouro e cobre cavada na rocha perto da cidade de Copiapó, planalto de Atacama, Norte do Chile. A casa é um bunker de betão soterrado; o trilho, um túnel em espiral que deveria ter permitido que os ocupantes da casa regressassem à superfície se não tivesse sido bloqueado por uma gigantesca derrocada. Reinam temperaturas e humidade tropicais (mais de 30 graus centígrados e uma humidade relativa superior a 90 por cento), a atmosfera é poeirenta apesar do sistema de ventilação e não há sol nem céu. Enterrados vivos lá dentro estão mais de três dezenas de homens que não escolheram este destino. O retiro transformou-se num inferno sobrelotado.

    É nestas condições que vão ter de viver, durante os próximos quatro meses, os 33 mineiros que, no passado dia 5 de Agosto, ficaram soterrados na mina de São José, a cerca de 800 quilómetros de Santiago do Chile, enquanto esperam que uma escavadora gigante perfure um poço de 66 centímetros de largura para os libertar.

    Missão impossível

    Já passaram por momentos muito piores estes homens entre os 19 e os 56 anos: nos primeiros 17 dias de cativeiro, antes de serem localizados pelas equipas de resgate, resistiram à fome e ao desespero sem ajuda nem contacto com o exterior, no habitáculo de emergência reforçado no qual conseguiram refugiar-se quando tudo desabou.

    Fizeram algo de quase impossível: sobreviveram com reservas de comida para apenas dois dias, restringindo-se a ingerir uma ração de apenas duas colheres de atum, um gole de leite e uma bolacha, dia sim, dia não.

    Para não mergulharem na escuridão total, carregaram as lanternas dos capacetes com as baterias das máquinas da mina; para ter água furaram um acesso a um lençol freático próximo; e, para manter um mínimo de condições de higiene, cavaram uma latrina a alguma distância do refúgio, numa pequena oficina acessível pelos túneis. Tendo ao mesmo tempo o cuidado de não poluir o ar mais do que o estritamente necessário com os gases de escape das máquinas.

    Eles sabiam que, lá em cima, estavam a tentar localizá-los, porque chegaram a ouvir o ruído da furadora bem perto durante as tentativas falhadas de abrir um orifício de comunicação com o refúgio. Aguardaram pacientemente o sucesso da operação, que aconteceu no passado domingo, e ataram então um papel à ponta da furadora onde escreveram sete palavras a lápis vermelho: "Estamos bien en el refugio los 33."

    Poucos dias depois, os mineiros começaram a receber, pelo primeiro furo de 12 centímetros de largura que os ligara novamente à vida exterior, tubos de plástico de metro e meio de comprimento, ou palomas, contendo o necessário para uma primeira fase de reidratação e de recuperação do seu sistema digestivo (estima-se que tenham emagrecido dez quilos). Também foram enviadas garrafas de oxigénio e estabelecida uma linha de comunicação.

    Durante os próximos meses, este e mais dois furos idênticos - verdadeiros cordões umbilicais - vão servir para lhes enviar alimentos, medicamentos, ar, roupa, cartas de e para os familiares, jogos, revistas, etc., e ainda para comunicar por vídeo e áudio com eles. O diário chileno El Mercurio noticiava aliás quarta-feira que o tempo que demoram as palomas a descer e tornar a subir foi reduzido de duas horas para 30 minutos. Mas apesar destas melhorias, grandes questões subsistem quando à manutenção da saúde física e mental dos mineiros durante um período tão longo. As primeiras imagens de vídeo vindas do refúgio, ontem divulgadas pelas televisões, mostram rostos surpreendentemente felizes e calmos. Mas pouco revelam - e pouco se sabe - do que pode vir a sentir e fazer uma pessoa nestas circunstâncias quando elas se prolongam para além do humanamente suportável. Várias entidades nacionais e estrangeiras especializadas na sobrevivência em condições extremas, entre as quais a agência espacial norte-americana NASA, já estão a fornecer ou irão fornecer em breve toda a ajuda necessária.

    Regras não negociáveis

    Anteontem, Jorge Díaz, director da Associação Chilena de Segurança de Copiapó e responsável pela equipa médica de resgate, explicou ao El Mercurio as regras "não negociáveis" de organização da vida dos 33 mineiros. Antes de mais, foi estabelecida uma "cadeia de comando", com três líderes espontaneamente escolhidos pelo grupo. Um líder principal (que era o chefe de turno na altura da derrocada) e dois subalternos: um com experiência de enfermagem, que ficará encarregado dos aspectos médicos; e outro que dará "apoio espiritual" aos seus companheiros.

    Também é essencial definir rotinas quotidianas, com períodos de sono, trabalho, refeições, lazer e repouso. A alternância do dia e da noite será simulada com lâmpadas de intensidade regulável.

    O uso de veículos e a deambulação pela mina serão proibidos para evitar acidentes: "Mesmo uma ferida ligeira pode provocar graves problemas", diz Díaz.

    O espaço habitável deverá ficar subdividido em três sectores: dormitório, sala comum (para refeições e actividades de lazer) e sanitários; os alimentos serão ricos em proteínas mas as calorias serão controladas para garantir que os homens consigam sair pelo poço de resgate. A actividade física, também obrigatória, deverá servir para evitar a atrofia muscular e reduzir a circunferência da cintura.

    Lê-se ainda no diário chileno que foram constituídos três grupos - um responsável pela recepção e envio das palomas, um pela situação sanitária e a higiene do túnel e o último pela segurança. O objectivo é estabelecer turnos que permitam envolver os mineiros em todas as fases da operação de resgate, outro factor-chave para manter a coesão e o estado anímico do grupo. Contudo, salienta Díaz, "é muito provável e recomendável que eles venham a sofrer quebras emocionais. Têm de libertar as emoções".

    O estado psicológico é outra grande preocupação dos especialistas e a comunicação por carta com as famílias é considerada essencial para os mineiros. Também serão administrados antidepressivos, se necessário, e os mineiros deverão ter aconselhamento psicológico ao longo da sua estadia subterrânea.

    E depois há o "depois" - quando, se tudo correr bem, os 33 homens regressarem ao mundo sujos e magros, mas sãos e salvos. Parafraseando Tony Oppegard, ex-responsável dos serviços de segurança e saúde da administração norte-americana das minas, o New York Times escreve: "Ninguém deve esperar que os mineiros saiam de lá de boa saúde mental."
    Público - Quatro meses na vida de 33 mineiros chilenos

    Ontem foi divulgado um video por todo o mundo onde os mineiros demonstram estar com animo. Dizem que jogam dominó para passar o tempo e estão confiantes que vão passar o natal a casa, já que as previsões mais optimistas apontavam para cerca de 3 meses.
    Video:
    YouTube - TV Chilena divulga imagens de mineiros presos em mina no Chile

    Quando forem libertados, o que espero que venha a acontecer o mais breve possível apesar de todas as condicionantes, terão ultrapassado um dos maiores testes físicos e mentais para o comum mortal. É complicado e até desesperante imaginar o quotidiano destes 33 homens.

    #2
    O que interessa no final é que estejam todos cá fora o mais depressa possivel e bem de Saúde

    Comentário


      #3
      Um desafio enorme, que muita gente não consegue superar mesmo ao ar livre.

      Comentário


        #4
        Espero que tudo corra pelo melhor, e com a maior brevidade possível

        Comentário


          #5
          Aqueles cinco mineiros, isolados com os restantes a 700 metros de profundidade, não estão a comer devidamente e recusam-se a ser filmados, declarou o ministro da Saúde, Jaime Manalich, segundo o qual alguns psicólogos vão tentar tratar os homens a partir da superfície, com recurso a um sistema de intercomunicações.

          Os engenheiros afirmaram que os trabalhos de abertura de um túnel para os mineiros conseguirem sair da sua trágica situação deverão começar segunda-feira, mas a verdade é que se calcula que possam demorar quatro meses, pelo que nunca conseguirão sair dali antes do fim do ano.

          Há já três semanas que os 33 mineiros se encontram soterrados, mas só foram localizados no dia 22 de Agosto, tendo sido aberta uma pequena conduta para que possam ser abastecidos de comida, bebiba e medicamentos, mas que não é suficientemente larga para que eles possam passar.

          Maquinaria pesada ida da Espanha e da Austrália está agora a ser reunida para se conseguir abrir o túnel que por alturas do Natal ou da passagem de ano talvez consiga fazer com que os homens regressem à superfície, depois de um longo calvário.

          Apesar de tudo, a maior parte deles parece relativamente tranquila, segundo um vídeo que os próprios fizeram e que foi quinta-feira passado na televisão chilena. No entanto, o ministro da Saúde explicou que os cinco elementos deprimidos não aparecem na filmagem.
          Chile: Cinco dos 33 mineiros soterrados já entraram em depressão - Mundo - PUBLICO.PT

          Comentário


            #6
            Ouvi o ministro da saúde chileno a dizer isso mesmo, que a preocupação maior é com esses 5 mineiros
            Editado pela última vez por RMOS; 28 August 2010, 15:59.

            Comentário


              #7
              Que saiam dali o mais breve possível! Deve ser muito duro

              O importante é que todos saiam dali com saúde!

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por RMOS Ver Post
                Ouvi o ministro da saúde chinelo a dizer isso mesmo, que a preocupação maior é com esses 5 mineiros
                Essencial, mas, que isso também se pode alastrar aos restantes, pois sobreviver a um ambiente de isolamento e ao tempo que se espera, é penoso e psicológicamente debilitante. Por mais que tentem ter esperança de ocorrer o salvamento deles, poderá o desespero e tomar conta de toda a situação a que se encontram.

                Comentário


                  #9
                  não me admira nada daqui a uns meses/anos vão tirar um filme de isso , já o fizeram com as torres gemeas, atrapame si puderes,into the wil, etc.

                  Comentário


                    #10
                    Edit: esqueçam..está tudo respondido no texto acima...
                    Editado pela última vez por arosario; 28 August 2010, 16:27.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por arosario Ver Post
                      Continuo sem perceber uma coisa...o tubo por onde eles recebem e transmitem seja o que for, já lá estava? Servia para quê? A ser assim...até tiveram "sorte" de ele ter ficado intacto.

                      E o oxigénio? O ar também é renovado através desse tubo? Numa sala tão pequena e com tanta gente a respirar, custa-me crer que um tubo tão estreito e tão longo seja suficiente...
                      As minas têm que ter um sistema por onde há renovação do ar. Ao que parece os 33 homens ficaram num local onde este sistema está intacto. Quanto ao tubo, não faço ideia.

                      Comentário


                        #12
                        se tivesses posto no título algo a ver com mineiro e chile tinhas mais comentários. assim é um pouco vago. oq eu vale é que eu percebi à 1ª.

                        só espero que tudo corra bem e a capacidade de eles aguentarem e nao começarem com o stress entao tudo correrá pelo melhor.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por caditonuno Ver Post
                          se tivesses posto no título algo a ver com mineiro e chile tinhas mais comentários. assim é um pouco vago. oq eu vale é que eu percebi à 1ª.

                          só espero que tudo corra bem e a capacidade de eles aguentarem e nao começarem com o stress entao tudo correrá pelo melhor.
                          "A pedido de várias famílias" foi alterado

                          Comentário


                            #14
                            Não consigo imaginar o que se passará na cabeça daqueles homens. Muito bem que são mineiros e conhecem os riscos melhor que ninguém, mas certamente também sabem que os acidentes quando acontecem, a maior parte das vezes são fatais.

                            Que o tempo passe o mais depressa possível...

                            Comentário


                              #15
                              Se pensarmos na dificuldade, especialmente em termos psicológicos, de profissões que "obrigam" a este tipo de isolamento prolongado para os quais as pessoas treinam especifica e arduamente e o fazem por escolha própria e ainda assim é extremamente complicado, é difícil imaginar um cenário animador para este caso concreto.

                              Comentário


                                #16
                                Hoje é noticiada a existência de um plano alternativo, de forma a salvar os 33 mineiros num prazo mais curto: passa por alargar o poço por onde passa o túnel de comunicação.
                                No entanto, têm que usar uma maquina que escava 20m por dia.

                                Mais informação aqui.

                                Comentário


                                  #17
                                  O lado psicológico vai ser o mais difícil de superar...

                                  Comentário


                                    #18
                                    hoje de manha li num jornal, que 50m2 é o tamanho da sala maior, ainda tem uma serie de túneis e galerias que permitem fazer um percurso de 800m a pé, não sendo muito, já muda o pouco a situação de imaginar uma sala de 50m2 com 33 pessoas fechadas

                                    outra situação, que achei estranha na noticia que li é que parece que existe um poço de respiração da mina, que por lei deveria ter uma escada, mas não tem, se tivesse os mineiros poderia sair de lá pelo próprio pé, só não compreendo porque não fazem a tentativa de salvação pelo pé.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Os 33 mineiros soterrados no norte do Chile e os familiares fizeram este sábado a primeira videoconferência em tempo real para assinalar a passagem de um mês dentro da mina.
                                      Cada mineiro conversou por cerca de um minuto com os familiares. Graças a um sistema de comunicação de fibra óptica, as famílias puderam ver e ouvir os trabalhadores. Já no interior da mina, os interlocutores soterrados só puderam ouvir as palavras que chegavam do exterior.
                                      Jéssica Salgado, casada com Alex Vega, de 31 anos, não escondeu a emoção após falar com o minuto com o marido. «Vi-o com um óptimo aspecto, barbeado, não como da última vez», declarou à Agência Efe.
                                      «Disse que o amava muito e a única coisa que ele disse é que estava preocupado com nossas dívidas aqui fora, mas já lhe disse para não se preocupar».
                                      Jéssica compareceu à pequena cabine onde foi realizada a videoconferência acompanhada de uma de suas três filhas, de apenas seis anos de idade. «Ela falou com o pai e disse-lhe que gostava muito dele», acrescentou.
                                      Por sua vez, Elías Barrios, pai de Johnny Barrios, o mineiro que se tornou o «médico» dentro da mina graças a seus conhecimentos de enfermagem, comentou visivelmente emocionado que o filho está «muito bem». «Mandou uma saudação a todas as famílias. Eu disse-lhe para ter força, que já falta pouco para sair», explicou Barrios à Efe.
                                      Chile: mineiros falam com família por vídeo-conferência > Internacional > TVI24

                                      Comentário


                                        #20
                                        Que situação terrível... Até custa só de imaginar...

                                        Comentário


                                          #21
                                          4 meses fechados num buraco, até faz impressão só de imaginar

                                          Comentário


                                            #22
                                            Bastante interessante as reportagens e entrevistas sobre o salvamentos aos 33 mineiros que hoje tiveram destaque no Jornal da Noite.

                                            Aqui: Jornal da Noite Edição de 15-09-2010 (2ªparte): especial informação sobre a tragédia dos mineiros presos no Chile 15-09-2010 | Vídeos Notícias | SIC Online

                                            Comentário


                                              #23
                                              O resgate dos 33 mineiros no Chile pode acontecer mais cedo do que se pensava. A segunda quinzena de Outubro é a nova data prevista para trazer à superfície os trabalhadores encurralados a 700 metros de profundidade há quase dois meses.
                                              Em causa, os bons resultados das perfuradoras que
                                              abrem caminho para que uma cápsula metálica possa resgatar os mineiros.
                                              A notícia, que já foi transmitida aos trabalhadores, foi avançada esta sexta-feira pelo ministro das Minas, Laurence Golborne. “De forma optimista podemos prever que talvez os possamos resgatar na segunda metade de Outubro”, adiantou.
                                              Junto à mina de São José, no norte do Chile, a esperança nunca se apagou e é diariamente renovada com o avanço dos trabalhos.
                                              Uma das três perfuradoras, a T-130, já conseguiu atingir 372 metros de profundidade na segunda fase que consiste em alargar o túnel para os 70 centímetros de diâmetro.
                                              Para ajudar na espera, o apoio vem de todo o lado. O mais recente é “assinado” por José Mourinho, Cristiano Ronaldo e todos os jogadores do Real Madrid que enviaram camisolas para os mineiros.
                                              Chile: Resgate dos mineiros ainda em Outubro - Minas : noticias, mundo | euronews

                                              Excelentes noticias!

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por RMOS Ver Post
                                                Bastante interessante as reportagens e entrevistas sobre o salvamentos aos 33 mineiros que hoje tiveram destaque no Jornal da Noite.

                                                Aqui: Jornal da Noite Edição de 15-09-2010 (2ªparte): especial informação sobre a tragédia dos mineiros presos no Chile 15-09-2010 | Vídeos Notícias | SIC Online
                                                Reportagem muito interessante!

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Trabalho de perfuração para retirada de mineiros presos no Chile é concluído

                                                  09/10 às 09h22 Globo News TV COPIAPÓ - Na madrugada deste sábado, as escavadeiras encerraram o trabalho de perfuração da mina de San José, onde 33 trabalhadores estão presos desde agosto, a 700 metros de profundidade. Foram destruídas as últimas rochas que impediam o acesso à uma galeria, onde os mineiros estão refugiados sob a terra, em pleno deserto do Atacama. O resgate dos trabalhadores está previsto para começar na terça-feira, mas hoje terá início a operação para dilatar as paredes do tunel que liga a mina à superfície.
                                                  Os mineiros serão resgatados um a um, mas antes um médico vai entrar na mina, onde os trabalhadores estão presos, para avaliar o estado de saúde das pessoas. O fim da etapa de perfuração foi comemorado pelos mineiros e seus familiares, que estão de plantão no local.
                                                  in Trabalho de perfuração para retirada de mineiros presos no Chile é concluído

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Faltam 74 metros, diz o diário La Nación. "Só 40 metros", lê-se depois no El Mercurio. É a contagem decrescente para o fim da angústia. Ontem o Chile esteve à espera do rompimiento, o momento em que as máquinas conseguissem alcançar o refúgio onde 33 mineiros estão soterrados há dois meses. Só na terça-feira será possível trazê-los à superfície, mas escavar aquele túnel de mais de 600 metros é a primeira vitória. No acampamento Esperanza os familiares trocaram o sono por uma vigília com 33 velas e cantaram o hino do Chile.

                                                    A noite tinha sido de expectativa e o dia chegou mais cedo. Eram seis da manhã quando o ministro das Minas, Laurence Golborne, deixou uma mensagem no Twitter: "Hoje pode ser um grande dia". Algumas horas depois, o ministro da Saúde, Jaime Mañalich, disse que o resgate começará na terça-feira e que, até lá, há que revestir a conduta de 60 centímetros de diâmetro onde será instalada a cápsula que transportará os mineiros para a superfície.

                                                    Dos três planos postos em prática, com três máquinas perfuradoras a tentar chegar ao local onde estão os mineiros, o "plano B" estava mais avançado. Ontem de manhã a perfuradora T-130 já tinha chegado aos 585 metros e só faltavam cerca de 40. Com os trabalhos a avançar bem, o ministro das Minas adiantou que deveria ser abandonado o "plano A", uma conduta escavada pela perfuradora Strata 950, enquanto o "plano C", levado a cabo pela máquina RIG-421, seria mantido como alternativa.

                                                    Apesar do entusiasmo, Laurence Golborne fez questão de sublinhar que o resgate irá demorar "vários dias". O cenário era ontem muito mais animador do que no dia 5 de Agosto, quando a derrocada na mina de São José, no Norte do Chile, deixou os 33 mineiros encurralados a 600 metros de profundidade. Passados 17 dias a esperança foi renovada com a mensagem que conseguiram enviar através de uma sonda: "Estamos bien en el refugio, los 33". Ainda assim, as autoridades anunciaram naquela altura que só deveria ser possível resgatá-los pelo Natal. Mais tarde falou-se em Novembro, até que esta semana o Presidente Sebastián Piñera disse que queria assistir ao resgate antes de partir para uma viagem à Europa, a 17 de Outubro.

                                                    Cá em cima, no acampamento Esperanza, os familiares esperam. Já ali foi instalado um hospital de campanha e um heliporto para transportar os mineiros para Copiapó, a cidade mais próxima, a cerca de 12 minutos de voo.

                                                    Prendas de Steve Jobs

                                                    Alfonso Avalos, pai dos mineiros Florêncio e Renán, disse ao El País que não vê a hora de os levar à terra da família, Salamanca, para "saudar toda a gente", e Doris Contreras, mãe de Pedro Cortês, garante que os vizinhos já estão a preparar uma bela festa de boas-vindas.

                                                    O dia da chegada está a ser preparado ao detalhe e já foram instalados os contentores onde será o primeiro encontro com as famílias após os exames médicos. Talvez nessa altura lhes falem sobre as prendas que foram oferecidas, como os iPod dados pelo dono da Apple, Steve Jobs, cheques de 8000 euros para cada um que foram enviados pelo empresário chileno Leonardo Farkas, uma viagem à Grécia e outra a Espanha para verem o Real Madrid jogar no Santiago Bernabéu. À espera estão ainda centenas de entrevistas e um encontro com Sebastián Piñera no Palácio de La Moneda.

                                                    Os mineiros serão resgatados um a um e a operação demorará várias horas, entre dia e meio e dois dias. Perderam em média dez quilos durante o tempo em que estiveram soterrados e agora estão preocupados com a separação do grupo. "Eles querem ficar juntos após o salvamento", disse à AFP Alejandro Pino, da associação chilena de segurança. "O grupo tornou-se importante. Eles aprenderam a gerir as diferenças e agora chamam-se a eles próprios 'os 33'."
                                                    Os 33 mineiros soterrados há dois meses deverão ser resgatados já na terça-feira - Mundo - PUBLICO.PT

                                                    Excelentes noticias estas, o sucesso parece chegar 2 meses antes do inicialmente previsto.
                                                    Aguardarei pacientemente pelo sucesso e conclusão da operação.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Boas notícias!

                                                      Agora é esperar que tudo corra bem!

                                                      -----

                                                      Quando li esta parte:

                                                      ...
                                                      e agora chamam-se a eles próprios 'os 33'."
                                                      ...
                                                      lembrei-me logo que seria um bom título para um filme.

                                                      Que, concerteza, irá ser feito.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Esperemos que tudo corra bem e que resgatem os 33 em segurança

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Agent Ver Post
                                                          Boas notícias!

                                                          Agora é esperar que tudo corra bem!

                                                          -----

                                                          Quando li esta parte:



                                                          lembrei-me logo que seria um bom título para um filme.

                                                          Que, concerteza, irá ser feito.
                                                          Sem duvida.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por JoaoC89 Ver Post
                                                            4 meses fechados num buraco, até faz impressão só de imaginar
                                                            O estar fechado num burado debaixo da tera para nós é muito estranho, mas por um lado é o habitat profissional é o local de trabalho dos mineiros, logo o estar numa mina para eles nao é estranho nem é um problema, o problema é não conseguirem sair de lá e tarem presos, mas felizmente com esta perfuração podem sair.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X