Anúncio

Collapse
No announcement yet.

O problema de natalidade é a falta de creches...

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    O problema de natalidade é a falta de creches...

    É a conclusão do Primeiro Ministro de Portugal.

    abola.pt

    #2
    (Apagar, sff)
    Editado pela última vez por Sweden; 01 September 2010, 18:54.

    Comentário


      #3
      Sim, diria que é um dos problemas... agora ler isso n'a Bola é que é de valor...

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por PeLeve Ver Post
        É a conclusão do Primeiro Ministro de Portugal.

        abola.pt
        Palavras para quê?

        É com cada uma...

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por Sweden Ver Post
          Sim, faltam ....
          Eu sei, mas importava a primeira leitura.........
          Editado pela última vez por PeLeve; 01 September 2010, 19:00. Razão: Edição por esclarecimento ortográfico

          Comentário


            #6
            É um dos problemas.

            Uma boa e gratuita rede de creches seria das medidas que mais impacto positivo têm natalidade.

            Mas ainda não me esqueci das contas poupanças de 200€... como se isso fosse alguma coisa .
            Li o artigo e até concordo com o primeiro ministro, deve me estar a escapar algo se calhar.

            Uma coisa que fiquei a saber no outro dia, em conversas com colegas advogados, é que as medidas de apoio à natalidade das autarquias não são constitucionais, violam vários princípios, mas por motivos óbvios ainda não apareceu ninguém ofendido com isso ao ponto de levar o caso a tribunal.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Rasec Ver Post
              Sim, diria que é um dos problemas... agora ler isso n'a Bola é que é de valor...
              Vi a entrevista na Sic Notícias e procurei a informação mais completa que surgiu... aí...

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por PeLeve Ver Post
                Eu sei, mas importava a primeira leitura.........
                Ok. Entretanto editei o meu post...

                Eu bem sei o que custa pagar o infantário privado sem qualquer apoio da Seg. Social ou do que quer que seja. A alternativa era deixar o puto em casa o dia todo. É que a família está a 300Kms. A falta de creches é, de facto, um dos problemas do país. E podiam ser as próprias empresas a dar o exemplo abrindo creches para os filhos dos funcionários (como fez agora a Auchan).
                Editado pela última vez por Sweden; 01 September 2010, 19:00.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Alpiger Ver Post
                  Palavras para quê?

                  É com cada uma...
                  Eu chamaria a este tipo de conclusão (a do tópico) o pensamento político abstruso...

                  Comentário


                    #10
                    Não acho uma afirmação descabida. Pelo menos no interior, o rácio creches públicas/privadas deve andar no 1 público para 10 privados.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Sweden Ver Post
                      Ok.
                      Entretanto editei o meu post...
                      OK. Abraço.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Hecho Ver Post
                        É um dos problemas.

                        Uma boa e gratuita rede de creches seria das medidas que mais impacto positivo têm natalidade.

                        Mas ainda não me esqueci das contas poupanças de 200€... como se isso fosse alguma coisa .
                        Li o artigo e até concordo com o primeiro ministro, deve me estar a escapar algo se calhar.

                        Uma coisa que fiquei a saber no outro dia, em conversas com colegas advogados, é que as medidas de apoio à natalidade das autarquias não são constitucionais, violam vários princípios, mas por motivos óbvios ainda não apareceu ninguém ofendido com isso ao ponto de levar o caso a tribunal.
                        É, mas não é o principal problema, como o identifica e caracteriza o PM...

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por PeLeve Ver Post
                          É, mas não é o principal problema, como o identifica e caracteriza o PM...
                          Não acho que isso seja assim tão linear. Para muitas famílias será o principal problema. Se me garantissem o acesso dos meus filhos a uma creche de qualidade e gratuita (ou a preço "de amigo") era menos um problema com que me preocupar. É que pagar 800 euros (ou mais) por mês para 2 filhos ficarem na creche não é algo que muita gente possa fazer.
                          Há outros, mas concordo que este aspecto é muito importante.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Sweden Ver Post
                            Ok. Entretanto editei o meu post...

                            Eu bem sei o que custa pagar o infantário privado sem qualquer apoio da Seg. Social ou do que quer que seja. A alternativa era deixar o puto em casa o dia todo. É que a família está a 300Kms. A falta de creches é, de facto, um dos problemas do país. E podiam ser as próprias empresas a dar o exemplo abrindo creches para os filhos dos funcionários (como fez agora a Auchan).
                            Sem dúvida, a CUF, mais tarde Quimigal (por exemplo), cresceu exponencialmente também com esse tipo de medida!

                            Agora, a primeira questão a resolver é, voltamos ao ponto de partida, por assim dizer, a questão do emprego e a respectiva estabilidade, em vez da descartabilidade, como regra, a que assistimos hoje em dia!

                            A taxa de 11%, que eu suspeito seja já um número avançado por defeito face a eventuais números mais reais é, essa sim, das principais questões, sendo que a das creches corre "de mão dada" com o emprego estável!

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Sweden Ver Post
                              Não acho que isso seja assim tão linear. Para muitas famílias será o principal problema. Se me garantissem o acesso dos meus filhos a uma creche de qualidade e gratuita (ou a preço "de amigo") era menos um problema com que me preocupar. É que pagar 800 euros (ou mais) por mês para 2 filhos ficarem na creche não é algo que muita gente possa fazer.
                              Há outros, mas concordo que este aspecto é muito importante.
                              Pois, mas o PM identifica este problema como "o" principal e é aí que eu discordo cabalmente!

                              Nas famílias com emprego estável, ou relativamente estável, a questão de terem quem tome conta dos filhos é, de facto, de crucial importância. O problema é que até se ter uma célula familiar estável a questão da carreira é de mais primordial necessidade de resolução e, quando alcançada, a da estabilização dos vínculos, estabilização essa que permite, entre outros aspectos, o recurso a créditos para aquisição de casa própria que, como sabemos, é o "Quartel General" de que qualquer família precisa, sendo que a conjugação destes factores e a respectiva resolução definem, primeiro, a decisão de ter o primeiro filho e, depois, os restantes, se puderem e vierem a existir...

                              Ora, como de natalidade se fala não me parece, com todo o respeito por opiniões diversas, que as creches sejam o primeiro problema dessa questão mas, quiçá, talvez mais da produtividade e do absentismo!

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Sweden Ver Post
                                Não acho que isso seja assim tão linear. Para muitas famílias será o principal problema. Se me garantissem o acesso dos meus filhos a uma creche de qualidade e gratuita (ou a preço "de amigo") era menos um problema com que me preocupar. É que pagar 800 euros (ou mais) por mês para 2 filhos ficarem na creche não é algo que muita gente possa fazer.
                                Há outros, mas concordo que este aspecto é muito importante.
                                Os africanos e os ciganos não partilham da mesma opinião.

                                Tem filhos ás carradas e não estão preocupados com o preço da creche.
                                Não é por ai que deixam de ter filhos.
                                Preocupam-se sim é em receber o valor dos subsídios que vão receber a mais no final do mês

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Alpiger Ver Post
                                  Os africanos e os ciganos não partilham da mesma opinião.

                                  Tem filhos ás carradas e não estão preocupados com o preço da creche.
                                  Não é por ai que deixam de ter filhos.
                                  Preocupam-se sim é em receber o valor dos subsídios que vão receber a mais no final do mês
                                  Pois mas esses criam-se na rua ou com outras crianças e depois, já se sabe os brilhantes resultados.
                                  Não é só a pensar nos subsídios, também está relacionado com factores culturais tanto dos africanos como ciganos.

                                  O que não invalida com diz o Sweden que não seja um factor, também não me parece o mais importante, mas que terá bastante relevância.
                                  Tenho colegas à rasca onde deixar os putos devido às escolas estarem encerradas, acabaram as férias e os miúdos não, etc.
                                  Até já se pensou abrir um lá na empresa, mas não havia assim tanta miudagem...

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Alpiger Ver Post
                                    Os africanos e os ciganos não partilham da mesma opinião.

                                    Tem filhos ás carradas e não estão preocupados com o preço da creche.
                                    Não é por ai que deixam de ter filhos.
                                    Preocupam-se sim é em receber o valor dos subsídios que vão receber a mais no final do mês
                                    Tinham que ser negros ou ciganos.

                                    Claro que o principal problema da natalidade não é a falta de creches, penso que a baixa natalidade deve-se à crescente emancipação da mulher no mercado de trabalho o que atrasa/reduz a natalidade.

                                    O Sócrates é que podia ir para a creche para ver se aprende alguma coisa, é cada tiro cada melro.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Independentemente da demagogia do Sócrates sobre a taxa de natalidade, não há dúvida que o estado tem a responsabilidade de ter uma rede pública de creches com qualidade.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por eu Ver Post
                                        Independentemente da demagogia do Sócrates sobre a taxa de natalidade, não há dúvida que o estado tem a responsabilidade de ter uma rede pública de creches com qualidade.
                                        Tem?

                                        Aonde é que isso está escrito?

                                        Na Constituição?

                                        Comentário


                                          #21
                                          Diria que é um dos mais importantes problemas, que afecta directamente a baixa natalidade.

                                          O único infantário que tinha ainda vaga, pagava-se 225€/mês (metade de um ordenado mínimo).

                                          Os públicos estão todos ocupados e só aceitam crianças com 3 ou mais anos, tendo menos de 3 anos, existem as amas, mas também sem vagas (por lei, são 4 crianças por ama).

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por vsfce Ver Post
                                            Tinham que ser negros ou ciganos.

                                            Claro que o principal problema da natalidade não é a falta de creches, penso que a baixa natalidade deve-se à crescente emancipação da mulher no mercado de trabalho o que atrasa/reduz a natalidade.

                                            O Sócrates é que podia ir para a creche para ver se aprende alguma coisa, é cada tiro cada melro.
                                            Não, meu caro. A natalidade baixa deve-se aos casais não terem guito para criarem um midudo em condições.

                                            Este pm é a mesma coisa daqueles tipos em carroças, que vendiam loções para curar tudo.

                                            Comentário


                                              #23
                                              É verdade Armando como bem sabes, muitas vezes o que se vai ganhar em certos trabalhos, não paga transportes, infantários ou atl, pois acaba-se a trabalhar para pagar a outras pessoas para estarem com os nossos filhos.

                                              Quantas vezes o João me falou do infantário onde andou e da ajuda que era.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por CapitaoIglo Ver Post
                                                Não, meu caro. A natalidade baixa deve-se aos casais não terem guito para criarem um midudo em condições.

                                                Este pm é a mesma coisa daqueles tipos em carroças, que vendiam loções para curar tudo.
                                                Sim, isso também contribui bastante para a baixa natalidade, no entanto, as famílias com baixos rendimentos (classe baixa) tendem a ter mais filhos.
                                                As famílias da classe média (se é que isso ainda existe) são mais prudentes em relação à natalidade, neste tipo de famílias a estabilidade laboral/financeira está em primeiro lugar e um filho pode comprometer essa estabilidade.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Peste Ver Post
                                                  É verdade Armando como bem sabes, muitas vezes o que se vai ganhar em certos trabalhos, não paga transportes, infantários ou atl, pois acaba-se a trabalhar para pagar a outras pessoas para estarem com os nossos filhos.

                                                  Quantas vezes o João me falou do infantário onde andou e da ajuda que era.
                                                  Eu também lá andei, Elsa, e já referi isso mesmo também neste tópico! A CUF fez a diferença que as empresas de hoje não sabem e / ou não querem fazer!

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Quando as creches públicas estão "reservados" para os "coitadinhos" do RSI e os empresários que andam de MB série S, mas declaram o ordenado mínimo, enquanto o Zé Trabalhador Pagante De Impostos, que ganha 500€/600€ tem que "arrotar" com 250€ a 400€ mensais por um colégio decente para deixar a criança, está tudo dito!

                                                    Nem é com abonos de 11€ que se incentiva a natalidade de quem realmente contribui para este país, enquanto quem nada contribui leva 4x mais, nem vale a pena comentar!

                                                    Originalmente Colocado por Alpiger Ver Post
                                                    Tem?

                                                    Aonde é que isso está escrito?

                                                    Na Constituição?
                                                    "Constituição da Republica Portuguesa

                                                    Artigo 74.º

                                                    (Ensino)

                                                    1.Todos têm direito ao ensino com garantia do direito à igualdade de oportunidades de acesso e êxito escolar.
                                                    2.Na realização da política de ensino incumbe ao Estado:
                                                    a) Assegurar o ensino básico universal, obrigatório e gratuito;
                                                    b) Criar um sistema público e desenvolver o sistema geral de educação pré-escolar
                                                    ;
                                                    c) Garantir a educação permanente e eliminar o analfabetismo;
                                                    d) Garantir a todos os cidadãos, segundo as suas capacidades, o acesso aos graus mais elevados do ensino, da investigação científica e da criação artística;
                                                    e) Estabelecer progressivamente a gratuitidade de todos os graus de ensino;
                                                    f) Inserir as escolas nas comunidades que servem e estabelecer a interligação do ensino e das actividades económicas, sociais e culturais;
                                                    g) Promover e apoiar o acesso dos cidadãos portadores de deficiência ao ensino e apoiar o ensino especial, quando necessário;
                                                    h) Proteger e valorizar a língua gestual portuguesa, enquanto expressão cultural e instrumento de acesso à educação e da igualdade de oportunidades;
                                                    i) Assegurar aos filhos dos emigrantes o ensino da língua portuguesa e o acesso à cultura portuguesa;
                                                    j) Assegurar aos filhos dos imigrantes apoio adequado para efectivação do direito ao ensino.

                                                    Artigo 75.º

                                                    (Ensino público, particular e cooperativo)

                                                    1.O Estado criará uma rede de estabelecimentos públicos de ensino que cubra as necessidades de TODA a população.
                                                    2.O Estado reconhece e fiscaliza o ensino particular e cooperativo, nos termos da lei."

                                                    Esclarecido?!?
                                                    Editado pela última vez por mablopes; 01 September 2010, 22:14.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      post duplicado

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Sweden Ver Post
                                                        Não acho que isso seja assim tão linear. Para muitas famílias será o principal problema. Se me garantissem o acesso dos meus filhos a uma creche de qualidade e gratuita (ou a preço "de amigo") era menos um problema com que me preocupar. É que pagar 800 euros (ou mais) por mês para 2 filhos ficarem na creche não é algo que muita gente possa fazer.
                                                        Há outros, mas concordo que este aspecto é muito importante.
                                                        Se uma mãe consegue tirar 600€, mas tem 2 filhos, sem possibilidade de os deixar com a família (pais/sogros) e por azar chega tarde para matricular os filhos num infantário, restava-lhe o exemplo que dei (225€ x 2 = 450€), contando que gastaria provavelmente 30€ em transportes, etc e tal, mais valia ficar em casa a tomar conta dos filhos, do que ir trabalhar para aquecer.

                                                        E volta tudo como era antigamente, a mulher fica em casa a tomar conta dos filhos e o marido vai trabalhar.

                                                        Para muitas famílias 600€ de ordenado que a mulher traz, é real e não existe alternativas baratas, para deixar o seu filho/a ou os filhos/as.

                                                        Devia de existir mais infantários públicos.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Sinceramente estou farto de comprar "banha da cobra"...

                                                          Acho q estamos a começar a casa pelo telhado, mais uma vez, mas OK!
                                                          Em vez de começarmos por dar condições às famílias, acabar c a p.q.p. da burocracia q é a adopção em PT.
                                                          Criar estabilidade, etc.... é q eu n sei c/ é q ele espera q os tugas vão pagar essas maravilhas q ele apregoa se anda quase tudo sem dinheiro p/ pagar o comer, qt mais.

                                                          Ele acha q uma criança q se cria e educa numa creche???
                                                          Então e tudo o resto?

                                                          Enquanto todos n declaramos no IRS desde o café matinal, o lápis, o papel higiénico e as obras da casa (acho q já perceberam a ideia - ou seja, declarar tudo mas tudo onde se gasta o dinheiro) e daí tirar-mos algum proveito n vamos a lado nenhum.

                                                          É c/ se diz: lá fora se o meu vizinho n paga algum imposto eu vou às finaças fazer queixa, aqui eu vou mas é falar c o vizinho p/ saber qual é o buraco q ele achou!


                                                          Edd

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            A falta de creches, é sem dúvida um dos principais problemas para a baixa natalidade em Portugal. Só por desconhecimento, ou embirração por tudo o que o "homem" diz, se pode questionar tal afirmação

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X