Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Como aprender a tocar guitarra?Nunca tive qualquer tipo de formaçao, nao sei nada.

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Como aprender a tocar guitarra?Nunca tive qualquer tipo de formaçao, nao sei nada.

    Boas pessoal

    Sou um fanatico por musica a anos. Por adorar ouvir acho que nunca senti o verdadeiro bichinho por querer aprender a tocar algo. Nao sei se foi devido ao meu grupo de amigos de infância até adolescente nao se interessar mt por instrumentos musicais simplesmente nunca tive vocação para tocar algo.

    Recentemente comecei a despertar uma vontade de aprender a tocar guitarra...

    Queria começar por uma acústica, mas como? Como aprendo a afinar? notas? e outras coisas mais??

    Estava a pensar mais tarde umas aulas com alguém daqui da zona, mas ja ouvi algo que fica ainda caro e se tem poucas aulas por mês...


    Nao quero ser nenhum mestre de guitarra nem nada do género, simplesmente gostava de tocar algumas melodias básicas ou não, mas simplesmente para começar a ganhar o gosto e o jeito a coisa para poder me entreter e entreter outros quem sabe...

    #2
    Há montes de gajos no Youtube que dizem que aprenderam na Net, não sei se será verdade e nem faço a mínima idéia em que sites foi.

    Comentário


      #3
      Para mim a parte pior ainda é a afinação...

      Há uns tempos resolvi "aprender" com videos do youtube. Um colega meu afinou-me a viola e fui vendo uns tutoriais.

      Aquilo até estava a sair bem e notava alguma evolução. Entretanto aquilo começou a desafinar e eu resolvi tentar afiná-la. Ui, ficou uma bosta de *****!

      Nunca mais peguei naquilo...

      Comentário


        #4
        Se achas que a pior parte é afinar, nem sei o que pensarás de um Lá de décima primeira, Storm...

        Compra um afinador, custa uns 15€



        Depois, compra um livro de acordes e vais ao Ultimate Guitar, sacas umas tabs e praticas.
        Podes sempre procurar o canal Youtube do Pebber Brown
        Editado pela última vez por LelodasTshirts; 06 September 2010, 20:35.

        Comentário


          #5
          Aprendi sozinho, há uns anos atrás.

          Não é muito difícil mas, como tudo, exige alguma dedicação e persistência.

          Comentário


            #6
            Para afinar, liga o mic do pc e usa isto:

            Online Guitar Tuner

            Comentário


              #7
              Toco guitarra, tanto eléctrica como acústica e bateria.

              Aprendi tudo de ouvido...mas isto já é mais vocação que jeito ou aprendizagem. Já quando era puto tocava melodias básicas num orgão que tinha de ouvido.

              Depois compraram-me uma viola clássica e a partir dai foi sempre a dar-lhe...ler tablaturas sacadas da net e ter umas noções básicas das notas e onde cada uma delas é.

              Não digo que é fácil, tem de se praticar muito, horas a ouvir música e a tocar, tentar imitar etc etc etc...com o tempo já vais compondo e pronto.

              Sou um completo amador, toco sozinho ou com amigos por vezes, nunca estive numa de levar a coisa a sério.

              Quanto à afinação...tenho um afinador automático mas já cheguei a afinar algumas cordas só de ouvido na perfeição...com a prática vai-se lá. Contudo é muito útil para poupar tempo.

              A nível de evolução...a meu ver uma semi-acústica é o ideal. Desde que tenho a eléctrica, faz uns bons 10 anos, que comprei pedais de efeitos e só isto dá uma pica desgraçada, logo mais vontade de tocar errar voltar a tocar e assim sucessivamente

              Comentário


                #8
                Quem não nasceu com mãozinhas para a coisa, dificilmente aprende sozinho algo mais do que algumas músicas decoradas. Aconselho-te a ter pelo menos um ano de aulas para aprenderes o básico!


                Infelizmente vendi a minha guitarra há um tempo atrás, fazia me falta o € para outras coisas

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Fadista Ver Post
                  Quem não nasceu com mãozinhas para a coisa, dificilmente aprende sozinho algo mais do que algumas músicas decoradas. Aconselho-te a ter pelo menos um ano de aulas para aprenderes o básico!


                  Infelizmente vendi a minha guitarra há um tempo atrás, fazia me falta o € para outras coisas
                  Exactamente...se não te jeito natural para a coisa, é complicado.

                  Já tentei ensinar amigos, muitos deles cheios de vontade...mas que nã acertavam uma. Desistiram.

                  Comentário


                    #10
                    Eu tive aulas de guitarra clássica, o que me permite tocar algumas coisas, já de ouvido sou "muito duro".
                    Por tabs ou pautas ok, de ouvido..

                    Comentário


                      #11
                      Se tiveres minimamente jeito, consegues aprender na net na boa.

                      Comentário


                        #12

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Valium Ver Post
                          Eu tive aulas de guitarra clássica, o que me permite tocar algumas coisas, já de ouvido sou "muito duro".
                          Por tabs ou pautas ok, de ouvido..
                          X2!

                          quanto a aprender de ouvido, um gajo vai topando que os truques das músicas são mais ou menos os mesmos... com a prática ia-se lá... e não havia nada de internet

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Valium Ver Post
                            Eu tive aulas de guitarra clássica, o que me permite tocar algumas coisas, já de ouvido sou "muito duro".
                            Por tabs ou pautas ok, de ouvido..
                            A última que me deu uma luta do caraças foi esta...http://www.youtube.com/watch?v=Qxv9s3PTIzY

                            Incentivei o meu primo a aprender também a tocá-la e nas minhas férias quando estive com ele tentámos tocar...foi complicado, mas prai à...50x acertámos.

                            Dá um gozo do caraças quando sozinho consegues sacar uma música.

                            É como no body quando fazes aquele tubo em drop-knee ou quando mandas um invert daqueles e ainda te metes lá debaixo

                            Um gajo fica com aquela sensação dever cumprido.
                            Editado pela última vez por RuiSoad; 06 September 2010, 21:32.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Karma Ver Post
                              ena pá, o cebolo não!

                              o fulano fez "métodos" de tudo e mais uma ervilhas. se calhar, até um para arranjar máquinas de secar roupa.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por MiguelMelodeCarvalho Ver Post
                                Aprendi sozinho, há uns anos atrás.

                                Não é muito difícil mas, como tudo, exige alguma dedicação e persistência.
                                Já Carlos Paredes dizia que a guitarra é um instrumento relativamente fácil de aprender a tocar mal, e extremamente difícil de tocar bem.
                                Eu recomendo vivamente pelo menos umas 20 ou 30 aulas com um prof de guitarra, para evitar a frustração natural do início, e sobretudo para evitar desenvolver vícios e erros que mais tarde vão-se revelar uma grande limitação para avançar.

                                Se não quiseres ter aulas, ao menos pede a um amigo que saiba tocar para te ajudar. Não imaginas como vais evoluir muito, mas muito mais rápido, do que se tentares "inventar a roda" sozinho.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Karma Ver Post
                                  Os livros do Cebolo são completamente desadequados para quem quer aprender sozinho. Aliás, os livros do Cebolo são desadequados. (ponto)
                                  Acho que só tiveram sucesso porque na altura (anos 80) não havia mais por onde escolher!

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Axxantis Ver Post
                                    Já Carlos Paredes dizia que a guitarra é um instrumento relativamente fácil de aprender a tocar mal, e extremamente difícil de tocar bem.
                                    Eu recomendo vivamente pelo menos umas 20 ou 30 aulas com um prof de guitarra, para evitar a frustração natural do início, e sobretudo para evitar desenvolver vícios e erros que mais tarde vão-se revelar uma grande limitação para avançar.

                                    Se não quiseres ter aulas, ao menos pede a um amigo que saiba tocar para te ajudar. Não imaginas como vais evoluir muito, mas muito mais rápido, do que se tentares "inventar a roda" sozinho.
                                    Concordo.

                                    Eu enquandro-me claramente no conjunto daqueles que tocam mal. Mas já deu para fazer sorrir um par de catraias.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por MiguelMelodeCarvalho Ver Post
                                      Mas já deu para fazer sorrir um par de catraias.
                                      Quando conseguires baixar-lhes as cuequinhas com alguns acordes, aí sim, és mestre.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por MiguelMelodeCarvalho Ver Post
                                        Para afinar, liga o mic do pc e usa isto:

                                        Online Guitar Tuner
                                        Acho este mais simples para quem está a começar é só tocar as cordas soltas e ir afinando até acertar no tom.

                                        Online Chromatic Guitar Tuner

                                        Ou então é sacar o Ap Tuner que é gratis

                                        AP Tuner for Windows
                                        Editado pela última vez por ManuelBarbosa; 07 September 2010, 02:45.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Já agora, uma pequena dúvida de um leigo... não caso de ser "canhoto", como funciona para se aprender; será muito mais complicado ?
                                          Editado pela última vez por JoaoPaulo75; 07 September 2010, 10:20.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por JoaoPaulo75 Ver Post
                                            Já agora, uma pequena dúvida de um leigo... não caso de ser "canhoto", como funciona para se aprender; será muito mais complicado ?
                                            Se és canhoto não tens dificuldade nenhum que um dextro não tenha ao inicio.

                                            Tens é de encontrar uma viola para canhotos...em qualquer casa de instrumentos musicais arranjas.

                                            Há quem troque a disposição das cordas...mas não aconselho. A guitarra e violas convencionais estão feitas de forma a aguentar a pressão das cordas conforme a sua disposição...logo trocar iria causas danos estruturais por causa das diferentes pressões que as cordas fazem.

                                            Comentário


                                              #23
                                              também cá aprendi sozinho, tanto afinar como tocar.

                                              afinar aprendi com a nothing else mathers dos metallica. aprender a tocar foi só pelas tablaturas das músicas...

                                              a cima de tudo, persistência... no máximo, se agora não consigo... paro por umas horas e pego de novo e já sai bem

                                              é preciso é vontade. pode levar minutos para aprender uma música, como pode levar meses, não se pode é desistir

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por RuiSoad Ver Post
                                                Se és canhoto não tens dificuldade nenhum que um dextro não tenha ao inicio.

                                                Tens é de encontrar uma viola para canhotos...em qualquer casa de instrumentos musicais arranjas.

                                                Há quem troque a disposição das cordas...mas não aconselho. A guitarra e violas convencionais estão feitas de forma a aguentar a pressão das cordas conforme a sua disposição...logo trocar iria causas danos estruturais por causa das diferentes pressões que as cordas fazem.
                                                OK... muito obrigado pelo esclarecimento !

                                                Há já alguns anos que também pensei em aprender, porém foi-me logo dito que teria que trocar a dispisição das cordas, mas que nunca seria a mesma coisa; fiquei algo confuso ... por isso desisti!

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por JoaoPaulo75 Ver Post
                                                  OK... muito obrigado pelo esclarecimento !

                                                  Há já alguns anos que também pensei em aprender, porém foi-me logo dito que teria que trocar a dispisição das cordas, mas que nunca seria a mesma coisa; fiquei algo confuso ... por isso desisti!
                                                  se for só para aprender, vais ao jumbo, compras aquelas clássicas de 60€ e invertes as cordas(é igual ao litro numa guitarra destas).

                                                  depois de aprenderes e vires que "precisas de mais", então investes numa para canhotos... normalmente(em eléctricas) são uns € mais caras que as versões right handed

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por jAmobil Ver Post
                                                    se for só para aprender, vais ao jumbo, compras aquelas clássicas de 60€ e invertes as cordas(é igual ao litro numa guitarra destas).

                                                    depois de aprenderes e vires que "precisas de mais", então investes numa para canhotos... normalmente(em eléctricas) são uns € mais caras que as versões right handed

                                                    A minha ideia era mesmo só aprender e "arranhar" uma músicas, nada mais!!!!
                                                    Não me passa pela ideia pertencer a uma banda ou grupo musical , só gostaria de me entreter!

                                                    Obrigado pela dica.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por JoaoPaulo75 Ver Post
                                                      A minha ideia era mesmo só aprender e "arranhar" uma músicas, nada mais!!!!
                                                      Não me passa pela ideia pertencer a uma banda ou grupo musical , só gostaria de me entreter!

                                                      Obrigado pela dica.
                                                      eu só aconselho essas baratíssimas pois foi uma dessas que me ensinou tudo o que sei... e infelizmente passado muitos anos tem o braço empenado.

                                                      mas empenou por culpa do dono que lhe meteu cordas de aço, aparafusou o cavalete e lixou a lingueta do cavalete para baixar as cordas

                                                      de resto, para aprender dá bem

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Eu acho que qualquer instrumento musical requer, pelo menos, duas coisas essenciais: ouvido e muito trabalho.

                                                        Nunca toquei nada de jeito, mas também aprendi a tocar viola sozinho e com algumas ajudas externas pontuais. Gastei muitas e muitas horas e numa fase mais inicial nem podia tocar nas pontas dos dedos da mão esquerda...

                                                        Apesar de há muitos anos quase não tocar - sou capaz de tocar uns acordes uma vez por ano - não deixa de ser curioso o facto do calo ainda se manter.

                                                        Afinar a viola foi das primeiras coisas que aprendi e que considero fundamental. Não entendo como alguém pode tocar numa viola desafinada - desafinam facilmente - como já vi muitos; é arrepiante! Afinar a viola requer ouvido e conhecer as oitavas de cada corda.

                                                        Adoro todos os instrumentos, especialmente os de cordas - violas, violinos, piano... adoro piano e tenho muita pena de nunca ter tido a oportunidade de aprender.

                                                        Considero essencial que as crianças aprendam música, sendo um complemento na sua formação, especialmente no que diz respeito à sua sensibilidade. As duas filhas que tenho andaram a aprender música - uma ainda carrega o violino - e tenho muita pena que a mais velha tenha abandonado o piano, um dos instrumentos musicais da minha eleição e que, infelizmente, nunca aprendi a tocar.

                                                        Para os pais: façam um esforço e ponham os vossos filhos na música. Além da sensibilidade que os vossos filhos vão ganhar, vão ser recompensados por excelentes aproveitamentos escolares

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Titanio Ver Post
                                                          Eu acho que qualquer instrumento musical requer, pelo menos, duas coisas essenciais: ouvido e muito trabalho.

                                                          Nunca toquei nada de jeito, mas também aprendi a tocar viola sozinho e com algumas ajudas externas pontuais. Gastei muitas e muitas horas e numa fase mais inicial nem podia tocar nas pontas dos dedos da mão esquerda...

                                                          Apesar de há muitos anos quase não tocar - sou capaz de tocar uns acordes uma vez por ano - não deixa de ser curioso o facto do calo ainda se manter.

                                                          Afinar a viola foi das primeiras coisas que aprendi e que considero fundamental. Não entendo como alguém pode tocar numa viola desafinada - desafinam facilmente - como já vi muitos; é arrepiante! Afinar a viola requer ouvido e conhecer as oitavas de cada corda.

                                                          Adoro todos os instrumentos, especialmente os de cordas - violas, violinos, piano... adoro piano e tenho muita pena de nunca ter tido a oportunidade de aprender.

                                                          Considero essencial que as crianças aprendam música, sendo um complemento na sua formação, especialmente no que diz respeito à sua sensibilidade. As duas filhas que tenho andaram a aprender música - uma ainda carrega o violino - e tenho muita pena que a mais velha tenha abandonado o piano, um dos instrumentos musicais da minha eleição e que, infelizmente, nunca aprendi a tocar.

                                                          Para os pais: façam um esforço e ponham os vossos filhos na música. Além da sensibilidade que os vossos filhos vão ganhar, vão ser recompensados por excelentes aproveitamentos escolares
                                                          eu já não tenho impressão digital na cabeça dos dedos da mão esquerda

                                                          e farei questão de implementar música à minha descendência

                                                          e faz-me dor nos ouvidos quando ouço alguma coisa num instrumento desafinado... quando tocava na minha banda fazia-me uma impressão brutal como é que eu era o único que me preocupava com a guitarra bem afinada

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por JoaoPaulo75 Ver Post
                                                            Já agora, uma pequena dúvida de um leigo... não caso de ser "canhoto", como funciona para se aprender; será muito mais complicado ?

                                                            Não. Eu também sou esquerdina e aprendi na perfeição, só mudas a posição da guitarra.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X