Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Para quem entende de Publicidade, Marketing, Promoção

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Para quem entende de Publicidade, Marketing, Promoção

    boas pessoal,

    Um familiar meu vai lançar-se num negocio, inicialmente vai abrir uma loja online para vender os seus produtos (Roupas para jovens, com material de skate, patins, etc) basicamente é uma loja de desportos com roupa.

    O problema é que ele não tem possibilidade de abrir uma loja fixe então vai precisar de fazer publicidade á loja.

    Como fazer chegar aos jovens a abertura dessa mesma loja?

    PS: As opiniões que peço é Marketing sem ser online, isto é, sem ser na internet, pois existem milhares de jovens que não se interessam tanto pela internet.

    #2
    Acho que estás a confundir marketing com publicidade/promoção.

    Comentário


      #3
      Como é que queres atrair os jovens que não se interessam pela internet e fazê-los comprar artigos pela internet?

      Comentário


        #4
        Ia sugerir precisamente pela internet principalmente redes sociais, é muito eficaz. Se queres publicidade fora da net vai envolver mais custos, mais não seja a primitiva maneira de distribuir panfletos ás portas das escolas.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por Lagarto Ver Post
          Como é que queres atrair os jovens que não se interessam pela internet e fazê-los comprar artigos pela internet?
          Á pessoas que não andam sempre na internet, e que poderam ter interesse por algum produto, visto alguns serem novidade no mercado portugues.

          Comentário


            #6
            lviegas,


            Primeiramente, desejo que o teu amigo saiba o que está a fazer porque abrir um negócio de venda a público requer determinadas competências pessoas, tais como a capacidade de negociação, gestão de stocks/financeira, capacidade de criação de empatia entre outras. Isto exceptuando quem tem capitais para contratar todos estes serviços em out-sourcing.


            Há etapas que têm de ser cumpridas para que seja possível concretizar o objectivo de levar clientes todos os dias há loja, mas são de difícil explicação porque requerem tempo

            Na minha opinião panfletos e outras estratégias directas não levam 1 só cliente há loja, porque quase 100% dos potenciais clientes hoje em dia são muito selectivos em toda e qualquer informação que dão sequer a oportunidade de ler ou olhar

            Comentário


              #7
              Há outras questões ai.

              Localização. Pode ser a melhor loja com os melhores preços, mas senão tiver num sitio visivel, não tem grande sucesso.

              Atendimento/preços. Sempre importante.

              E não partilho da opinião do Echos. Quem é que vai a uma loja da qual não sabe da sua existência? Jornais locais, do lidl, etc.

              edit: Li melhor e fixe = fixa. Pois publicidade e panfletos, não sei se será uma boa estratégia para uma loja online, tal como foi dito Facebook, HI5 e toca de adicionar todos os que forem da zona da loja.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por lviegas Ver Post
                Á pessoas que não andam sempre na internet, e que poderam ter interesse por algum produto, visto alguns serem novidade no mercado portugues.
                O teu amigo que repense bem no que se vai meter porque a mim parece-me que ele não percebe puto da poda. O plano de negócios dele (se é que existe) deve ser uma pérola de riso.

                Desculpa a sinceridade, mas tem de ser mesmo assim!

                Comentário


                  #9
                  Hoje em dia, apostar em novos produtos e não utilizar por exemplo as redes sociais...é meio caminho andado para não ter promoção/publicidade competente.

                  Isto excluído o absurdo que é tentar implementar algo não utilizando a Internet...

                  Cada vez mais o comércio/serviços está computorizado e a utilização da Internet como ferramente de auto-promoção chega a ser das mais importantes e com mais valias.

                  Ele que repense isso...porque como disseram há prai muito falta de sentido estratégico de gestão e de marketing

                  Comentário


                    #10
                    Parte da estratégia de marketing duma empresa tem que passar, actualmente, pelas redes sociais, e bem. Actualmente, já nem basta ter um site, é preciso um site atractivo, simples, directo, intuitivo, e com o conteúdo necessário a atrair e dinamizar a experiência do cliente com a empresa.

                    Quanto às redes sociais, não basta ter o Facebook e o Twitter. Registar por registar com uma atitude autista é meio caminho andado para ser pior a emenda que o soneto. O segredo é boa interactividade com toda a gente, e não só com a clientela alvo, porque o word of mouth não deve ser negligenciado, especialmente num negócio mais pequeno.

                    Comentário


                      #11
                      Uma pessoa que ninguém conhece, sem uma loja física, vai tentar vender produtos via internet? Boa sorte com isso. Há uma coisa que a publicidade não compra: credibilidade. E sem credibilidade ninguém vai comprar o que quer que seja ao teu amigo.

                      Quanto ao resto, só vai comprar produtos via net ao teu amigo quem actualmente já compra produtos via net noutros sites. É demasiado básico. Querer ir buscar um segmento de mercado que tu próprio descreveste como "jovens que não se interessam tanto pela internet" é um disparate.

                      O mínimo essencial é um site - e convém que seja bom, pois não havendo loja física, nem nenhum rosto para associar, caberá ao site toda a tarefa da credibilidade. E depois há que efectuar a promoção da "loja" e do próprio site nas redes sociais - no Facebook chega e sobra.

                      Mais do que isto...só investindo alguma coisa.

                      Comentário


                        #12
                        tenta fazer press releases para revistas da especialidade.

                        e subscrevo o que aqui já foi dito.

                        Comentário


                          #13
                          O que não falta por aí são pessoas que se limitam a utilizar a internet para fazer o básico do dia a dia e que nunca fizeram por lá uma compra. Isso não significa que nunca o possam fazer. Algum dia terá de ser o primeiro.

                          Em relação aos jovens que não se interessam tanto pela internet continuo a achar que estão a pegar pelo lado errado da coisa.
                          Se eu souber que em determinada loja online existe um artigo que me agrada a um preço competitivo, vou seguramente tentar pesquisar ou encontrar algum amigo que me ajuda na compra.

                          Ainda a semana passada estive a explicar a alguém como criar um MBNET para comprar uns sapatos numa loja online.

                          A parte da credibilidade é das mais importantes mas o que mais há por aí são pessoas que compram pela net e não fazem puto ideia da credibilidade de algumas lojas.

                          Por fim, um site de comércio online pode não ter muita coisa mas uma para mim tem de ter: um endereço físico e/ou um telefone que seja passível de confirmação.


                          Originalmente Colocado por Rasec Ver Post
                          O teu amigo que repense bem no que se vai meter porque a mim parece-me que ele não percebe puto da poda. O plano de negócios dele (se é que existe) deve ser uma pérola de riso.

                          Desculpa a sinceridade, mas tem de ser mesmo assim!
                          Nem viste o plano de negócios da empresa mas já sabes que o empresário é um artolas que não percebe nada disto e que mais vale ir plantar umas batatas. Tudo isto deduziste a partir de uma frase mal construída de um familiar do empresário...

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por JorgeD Ver Post

                            Nem viste o plano de negócios da empresa mas já sabes que o empresário é um artolas que não percebe nada disto e que mais vale ir plantar umas batatas. Tudo isto deduziste a partir de uma frase mal construída de um familiar do empresário...

                            Elementar meu caro Watson,


                            Se alguém diz isto:

                            "Um familiar meu vai lançar-se num negocio, inicialmente vai abrir uma loja online para vender os seus produtos (Roupas para jovens, com material de skate, patins, etc) basicamente é uma loja de desportos com roupa."

                            E a seguir diz isto:

                            "Como fazer chegar aos jovens a abertura dessa mesma loja?

                            PS: As opiniões que peço é Marketing sem ser online, isto é, sem ser na internet, pois existem milhares de jovens que não se interessam tanto pela internet."


                            É sinal que percebe tanto de Gestão e de Marketing (e até de senso comum) como eu de costura...

                            Estou muito curioso em saber qual é o target group ao qual esta loja pretende chegar... talvez venha daqui uma revolução em termos de online strategy e marketing mix...

                            Comentário


                              #15
                              Obrigado pelas opiniões, ja tivemos os dois a conversar sobre a promoção e o respectivo plano de marketing.

                              Inicialmente ele irá apostar em redes sociais como aqui ja foi dito e possivelmente investir em publicidade em sites com varias visitas diarias, fazendo assim com que atraia mais pessoal para a respectiva loja.

                              Obrigado pelas opiniões.

                              Se alguem quiser deixar mais conselhos força, estamos aqui todos para aprender.

                              Comentário


                                #16
                                Sorry Rasec mas continuo sem perceber onde está o problema do empresário querer atingir uma parte dos possíveis consumidores que não está tão familiarizado com o mundo do online shopping.

                                Uma coisa é definir o público alvo como os jovens que "não se interessam tanto pela net".

                                Outro coisa é querer atingir uma parte dos jovens que "não se interessam tanto pela net".

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por lviegas Ver Post
                                  Obrigado pelas opiniões, ja tivemos os dois a conversar sobre a promoção e o respectivo plano de marketing.

                                  Inicialmente ele irá apostar em redes sociais como aqui ja foi dito e possivelmente investir em publicidade em sites com varias visitas diarias, fazendo assim com que atraia mais pessoal para a respectiva loja.

                                  Obrigado pelas opiniões.

                                  Se alguem quiser deixar mais conselhos força, estamos aqui todos para aprender.
                                  Sendo uma loja de retalho especializado e altamente transaccional o ideal é fazer search engine marketing, vulgo publicidade por pay per click.

                                  Google AdWords (95% do mercado em Pt) ou Sapo podem ser bons.

                                  Basicamente o teu amigo paga meia dúzia de cêntimos por cada visita ao site quando alguém pesquisa por um palavra chave que o teu amigo venda.

                                  Imagina, 50€ investimento dia, 1500€ mês:

                                  50€ / 15 cêntimos por visita (média) = 333 visitas dia

                                  Taxa de conversão esperada em apparel 4% = 333*0,04 = 13 vendas dia

                                  Preço médio por compra (imagino eu que seja qualquer coisa como 25€) = 13 x 25€ = 325€ retorno dia.

                                  Ao fim de um mês, re-investe o lucro e maximiza o profit. É assim que se faz publicidade online.


                                  Claro que para isto acontecer o Site tem de ser muito bom, o produto idem, o preço também, etc etc etc...

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por JorgeD Ver Post
                                    Sorry Rasec mas continuo sem perceber onde está o problema do empresário querer atingir uma parte dos possíveis consumidores que não está tão familiarizado com o mundo do online shopping.

                                    Uma coisa é definir o público alvo como os jovens que "não se interessam tanto pela net".

                                    Outro coisa é querer atingir uma parte dos jovens que "não se interessam tanto pela net".


                                    Podia dissertar aqui sobre marketing e sobre marketing online e ainda sobre gestão, mas como me pagam para isso e dado que o tema não tem pés nem cabeça vou deixar que penses no assunto ( e quem sabe montares um negócio a vender online direccionado a quem não usa o online) e depois retiras as tuas conclusões...

                                    A ideia era tão boa que até o próprio já percebeu que tinha de a repensar e durou menos de 24H a fazê-lo...

                                    Comentário


                                      #19
                                      Os meus 5 cents.

                                      Campanha multimeios sem esquecer o marketing viral. Gastar umas massas a vestir uns miúdos / miúdas mais carismáticos lá da zona ou da escola secundária com o compromisso de divulgarem a loja onde compraram a roupa.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Rasec Ver Post
                                        Podia dissertar aqui sobre marketing e sobre marketing online e ainda sobre gestão, mas como me pagam para isso e dado que o tema não tem pés nem cabeça vou deixar que penses no assunto ( e quem sabe montares um negócio a vender online direccionado a quem não usa o online) e depois retiras as tuas conclusões...

                                        A ideia era tão boa que até o próprio já percebeu que tinha de a repensar e durou menos de 24H a fazê-lo...
                                        Meu caro, o teu problema é português está visto.

                                        És capaz de me indicar em que ponto é que alguém neste tópico disse que este negócio estava a ser direccionado para quem não usa o online?

                                        Se estás numa de arranjar confusão escolhe outro que eu não vou passar à fase do insulto.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por JorgeD Ver Post
                                          Sorry Rasec mas continuo sem perceber onde está o problema do empresário querer atingir uma parte dos possíveis consumidores que não está tão familiarizado com o mundo do online shopping.

                                          Uma coisa é definir o público alvo como os jovens que "não se interessam tanto pela net".

                                          Outro coisa é querer atingir uma parte dos jovens que "não se interessam tanto pela net".

                                          Acho que é demasiado óbvio e nem é preciso ser muito inteligente para perceber que quem não se interessa tanto pela internet também não vai comprar nada pela internet.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Não esquecer os diversos players que por hoje andam na Internet (La redoute, etc).


                                            Tal como o Rasec disse, este tipo de estratégias/estudos/aconselhamentos são bem pagos a um consultor.


                                            Contudo, como o fórum representa para mim um meio de entre ajuda e partilha, vou explanar algumas directrizes para formularem a vossa defesa no negócio criado:

                                            * Apostar na imagem (logótipo) e adapta-la ao target. Registar a marca de imediato e utilizar esse ponto com efeitos imediatos (introduz o principio da credibilidade)

                                            * Criar uma conta no facebook(e outras, mas com especial enfoque na primeira) com aposta na transparência e com fotografias dos passos do negócio e dos seus sócios, referindo-se em que cidade habitam (credibilidade go on)

                                            * Perceber se a aposta vai ser na venda directa ou se a solução poderá estar na cedência para revenda a 1 ou 2 casas da especialidade (nunca aconselho generalizar o produto).

                                            * Estudar meios de pagamento credíveis, ligações de Internet confiáveis, Comprar domínios PT e COM (o COM redirecciona para o PT).

                                            * Arrendamento de um espaço físico, vulgo "uma sala de 100€/mês) para a constituição de 2 pontos fulcrais: telefone fixo e "sede" da administração do negócio (credibilidade aumentada).

                                            Posto isto, haverá muitas variáveis tais como o produto em si, o preço, o posicionamento (do que já falei anteriormente) e a perspicácia do sócio-gerente.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Lagarto Ver Post
                                              Acho que é demasiado óbvio e nem é preciso ser muito inteligente para perceber que quem não se interessa tanto pela internet também não vai comprar nada pela internet.
                                              Realmente eu devo ser pouco inteligente e talvez por isso ainda te vá responder com exemplos reais.

                                              Exemplo 1

                                              Descobri à uns meses umas 3 lojas online, nacionais, de material de ténis com preços bastante apetecíveis.
                                              Entretanto comprei umas coisitas e falei nisso ao meu professor de ténis, que nunca tinha comprado material deste pela net nem tão pouco fazia ideia da existências destas lojas online.
                                              No dia seguinte, já me estava a pedir para encomendar uma coisita para ele e na semana seguinte já estava ele próprio a comprar lá material.


                                              Outro exemplo.
                                              Tenho um amigo que utiliza a net de uma forma bastante arcaica, aliás tudo o que é informática.
                                              Nem sequer sabe como organizar uma lista de favoritos apesar de já lhe ter mostrado mil vezes como o fazer.
                                              Na net, pouco sabe pesquisar mas existe algo que ele faz bem e nunca precisa de ajudar: comprar na Amazon.

                                              Um dia leu algo no Financial Times que lhe despertou a curiosidade. Pediu ajuda para criar uma conta e a partir daí, tudo o que é livros vem por lá.


                                              Mais um.
                                              Uma amiga minha que utiliza a net apenas para meia dúzia de pesquisas e mail (não consegue estar na net mais de 15/20 min, farta-se), descobriu através de uma conhecida que existe uma loja online espanhola que têm montes de sapatos a metade do preço que é praticado por cá.
                                              Como têm cartão de crédito mas nunca o utilizou, veio pedir-me ajuda para fazer a compra.
                                              Lá expliquei o que era o MBNET e como tudo funcionava. Fez uma primeira à dias com o meu MBNET e este fds já andava de volta do site a ver se já tinham mais novidades (desta vez com o cartão dela ).


                                              O que estou para aqui a tentar mostrar é que é incorrecto pensar que quem nunca fez uma compra online então também nunca irá fazer, porque para tudo existe uma primeira vez.
                                              Se colocar-mos uns números à mistura, até podemos chegar à conclusão de que não é rentável tentar atingir esse público, mas isso já é outra conversa.

                                              O que foi perguntado no 1º post deste tópico foi isto: "Como publicitar a loja junto de pessoas que pouco utilizam a net?"

                                              E o que algumas pessoas leram ou quiseram ler foi: "O público alvo dele são jovens que utilizam pouco a net"

                                              Eu comento uma coisa e recebo criticas como se estivesse a comentar outra coisa qualquer. Isto é lindo...

                                              Comentário


                                                #24
                                                JorgeD, primeiro não te insultei em momento algum, às vezes escrever à pressa pode dar a ideia de um certo tom de voz que não é o verdadeiro, nem quero arranjar confusão contigo nem com ninguém e muito menos tentei ofender alguém, as verdades têm é de ser ditas sem falsas modinhas...


                                                Posto isto, tu pareces ser uma excelente pessoa, mas do ponto de visto do negócio pareces perceber pouco, o que é justo, nem todos percebem de tudo e há áreas onde sabemos mais e outras onde não sabemos nada.


                                                Ora, o que tu falas neste teu último post é um fenómeno de educação 1:1, e nenhuma loja de retalho online (ainda por cima start up) quer ter esse papel de andar a educar uma pessoa de cada vez... porque se fizer isso lá para 2027 vai ter encomendas que lhe permitam superar o investimento.

                                                A educação é para as escolas, para o estado... uma loja (on, ou offline) abre as portas é para vender a uma base de clientes que sabe, conhece e quer comprar o produto. De quando em vez há um cliente novo que não conhece as novas tecnologias, mas garanto-te que com esses ninguém faz um negócio rentável e de longo prazo. Dos laggards nunca rezou a história e hoje em dia mesmo os late adopters estão esquecidos do ponto de vista da comunicação, e acredita que isso acontece por um motivo.

                                                Mais uma vez desculpa se te fiz sentir ofendido com o meu post, mas esta é a minha maneira de comunicar, gosto das coisas claras
                                                Editado pela última vez por Rasec; 17 September 2010, 13:12.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  No hard fellings Rasec

                                                  Mas confesso que não gosto que me critiquem por defender algo quando na verdade não o fiz. Daí a minha reacção.

                                                  Nunca referi que seria rentável promover uma loja online junto de um público menos "aberto" ao comércio na net.
                                                  Apenas quis mostrar que mesmo as pessoas mais cépticas ou menos experimentadas, a ser altura acabam por se iniciar no comércio online. Ou porque um amigo lhes disse algo, ou porque viram uma publicidade qualquer, etc etc...

                                                  Se essa promoção é rentável? Provavelmente não é, mas também nunca disse que seria. Daí que não percebi como é que conseguiste deduzir que eu não percebo nada de gestão ou negócios


                                                  Para o lviegas, nada como pesquisar um bocadinho. O que não falta são dicas por essa net fora

                                                  How To Promote Your Online Store | Just for Small Business
                                                  Promotions, Marketing - 21 Ways to Promote Your Site Online and Off
                                                  How To Promote Your Online Store
                                                  101 Ways To Promote Your Online Store

                                                  Comentário

                                                  AD fim dos posts Desktop

                                                  Collapse

                                                  Ad Fim dos Posts Mobile

                                                  Collapse
                                                  Working...
                                                  X