Anúncio

Collapse
No announcement yet.

pergunta de matemática

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    pergunta de matemática

    boas tardes

    tenho aqui uma dúvida sobre equações trigonométricas

    é o seguinte: a equação senx-3cosx=0 pode ser resolvida de modo a ficar tangx=3 certo? e se assim for as soluções são 1,24 + k3,14 (pi)

    no entanto isto só é válido se o cosx for diferente de zero mas eu se meter na calculadora gráfica senx=3cosx dá um gráfico mesmo quando cosx = 0

    o que me faz confusão é como é que senx=3cosx quando isto para x=pi/2 dá uma equação impossivel

    #2
    apagar...
    Editado pela última vez por Israel; 19 September 2010, 15:49.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por megatron Ver Post
      boas tardes

      tenho aqui uma dúvida sobre equações trigonométricas

      é o seguinte: a equação senx-3cosx=0 pode ser resolvida de modo a ficar tangx=3 certo? e se assim for as soluções são 1,24 + k3,14 (pi)

      no entanto isto só é válido se o cosx for diferente de zero mas eu se meter na calculadora gráfica senx=3cosx dá um gráfico mesmo quando cosx = 0

      o que me faz confusão é como é que senx=3cosx quando isto para x=pi/2 dá uma equação impossivel
      Se as soluções são do tipo 1.24 +k3.14 (ou o que quer que seja) então está logo aí subjacente que o zero nunca será solução. Portanto, não estou a ver qual é a tua dúvida.

      Se puseres sen(x) = 3cos(x) na calculadora ela vai-te dar dois gráficos, um de cada função. Onde elas se interceptam são as soluções. Onde não se interceptam não há solução.

      Se puseres sen(x) - 3cos(x) na parte gráfica da calculadora, as soluções estarão onde a função interceptar o eixo das abcissas (xx) (daí que seja sen(x)-3cos(x) = 0).

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
        Se as soluções são do tipo 1.24 +k3.14 (ou o que quer que seja) então está logo aí subjacente que o zero nunca será solução. Portanto, não estou a ver qual é a tua dúvida.

        Se puseres sen(x) = 3cos(x) na calculadora ela vai-te dar dois gráficos, um de cada função. Onde elas se interceptam são as soluções. Onde não se interceptam não há solução.

        Se puseres sen(x) - 3cos(x) na parte gráfica da calculadora, as soluções estarão onde a função interceptar o eixo das abcissas (xx) (daí que seja sen(x)-3cos(x) = 0).

        Comentário


          #5
          que estupidez, sou eu que estou a baralhar mas obrigado na mesma

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por megatron Ver Post
            boas tardes

            tenho aqui uma dúvida sobre equações trigonométricas

            é o seguinte: a equação senx-3cosx=0 pode ser resolvida de modo a ficar tangx=3 certo? e se assim for as soluções são 1,24 + k3,14 (pi)

            no entanto isto só é válido se o cosx for diferente de zero mas eu se meter na calculadora gráfica senx=3cosx dá um gráfico mesmo quando cosx = 0

            o que me faz confusão é como é que senx=3cosx quando isto para x=pi/2 dá uma equação impossivel
            sim, para obteres a equivalência entre a equação original e a que envolve tg, tens que assumir que cos(x)<>0
            então divides em 2 casos: o primeiro em que cos(x)<>0 e fazes como indicaste, à custa da tg(x), já que divides a equação original por cos(x); o segundo caso, em que cos(x)=0. TENS que dividir em 2 casos, não vás estar a deitar fora soluções quando divides por cos(x).
            MAS quando cos(x)=0 então necessariamente sin(x)<>0, e portanto sin(x)-3cos(x)=0 não tem solução, quando cos(x)=0.

            Comentário

            AD fim dos posts Desktop

            Collapse

            Ad Fim dos Posts Mobile

            Collapse
            Working...
            X