Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Crise desde 2011, 2022,... 2030... Até quando?[AVISO Página#2709-Post#81255]

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Crise desde 2011, 2022,... 2030... Até quando?[AVISO Página#2709-Post#81255]

    COMENTÁRIO FUNÇÃO PÚBLICA

    Meus amigos:

    Trabalho no privado e ganho 400€ na folha de ordenado e por "baixo da mesa" recebo da Empresa onde trabalho mais 1200€ em papel moeda.
    Tenho direito a automóvel da Empresa de alta cilindrada e envelopes mensais recheados com 300 € para gasóleo.

    Tenho ainda direito a almoço completo no bar da Empresa com grande variedade e qualidade pagando apenas uma senha no montante de 1 € por dia.

    Quando vou à Caixa de Previdência, marcar uma consulta estou isento de taxa moderadora, porque na minha folha de ordenado apenas aparecem os 400€.
    Esta é a realidade de milhares de trabalhadores portugueses!.

    A minha esposa que tirou um curso superior, trabalha na função pública com horário oficial das 09 às 17h. Nunca consegue sair antes as 19:30 horas , sem ganhar um cêntimo que seja, dado que do quadro de 6 funcionários 3 foram aposentados e não foi colocado mais nenhum!.
    Ganha 800 €uros, já com subsídio de refeição incluído, desconta mensalmente 150€ de I.R.S; 50€ para a Caixa Geral de Aposentações, 25 € para a ADSE , 10€ para uma verba que se destina ao pagamento futuro do funeral (comum a todos os funcionários públicos), e outros mais descontos que não me lembro.

    Feitos os descontos fica com 565€ “limpos”, dos quais ainda retira 58 € mensais para o passe e gasta cerca de 5€ diários para almoçar de pé ao balcão de um café .

    Trabalha num Edifício público degradado, a manusear pastas de documentos cheias de pó onde circulam baratas ratos e outras pragas, e com computadores e sistemas informáticos do século passado, sempre a encravar. Atende dezenas de cidadãos por dia portadores das mais diversas doenças infecto – contagiosas e tem a seu cargo assuntos de muita responsabilidade.

    Há dois anos que o Sócrates lhe congelou o ordenado e não preenche o quadro de pessoal, no entanto, os inspectores do serviço, aparecem a cada passo em cena, de forma prepotente a dizer que o trabalho devia estar mais em dia !.

    Quando a minha esposa vai à Caixa de Previdência marcar uma consulta paga taxa moderadora .
    Se for a um médico da ADSE de descontos obrigatórios, paga a totalidade da consulta , e largos meses depois, recebe uma pequena percentagem do que pagou.
    Todos os dias no serviço “ouve bocas” dos utentes contra a função pública, que imaginam ser um “mar de rosas”.

    E vocês neste cenário socratista, gostariam de ser funcionários públicos?. Eles é que são os parvos que pagam os impostos na totalidade e sustentam o país!.

    É claro que eu com o que ganho por fora, comprei um seguro de saúde a uma Companhia de Seguros, e vou aos médicos que quero!.
    Sou um “coitadinho” do privado que só ganho oficialmente 400€, tinha direito a isenção de taxa moderadora, mas mesmo assim não estava para esperar 6 anos por uma consulta, que com a saúde não se brinca! .

    Quando a minha esposa chega a casa vem exausta de um trabalho, que se fosse num privado, aparecia o IDICT e a ASAE e encerravam de imediato a porta por falta de condições!.

    Quando o Sócrates ataca a função pública, é apenas música para analfabetos que apenas possuem orelhas!.
    MUP - Movimento Mobilização e Unidade dos Professores: COMENTÁRIO FUNÇÃO PÚBLICA

    Ou...:

    BANCADA DIRECTA: Artigo demolidor de Clara Ferreira Alves no "Expresso".

    #2
    Muito se queixam os funcionários publicos, mas nunca vi nenhum a rescindir contrato para ir trabalhar para o privado.

    Comentário


      #3
      Texto ridiculo.

      Se a função pública é assim tão má, têm bom remédio, o que mais há aí é empregos no sector privado, não têm é os tal 1200€ por baixo da mesa.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por Lagarto Ver Post
        Muito se queixam os funcionários publicos, mas nunca vi nenhum a rescindir contrato para ir trabalhar para o privado.

        Comentário


          #5
          Isso já não é novidade...
          Eu recebi isto estes dias por mail
          É assim:
          Uma crónica aqui, um comentário ali, um “estudo” acolá, um perito conferencia em qualquer lado e, paulatinamente, torna-se uma inevitabilidade..
          “15 cêntimos de cada euro que v. ganha, caro leitor, são destinados aos salários da função pública “ diz o cronista e fica-me uma interrogação -quanto pagou ele de impostos? Não sei, não posso saber, há sigilo fiscal, no entanto o meu salário é público. Está disponível na internet e em papel no Diário da República. Sobre esse salário também eu paguei os 15 cêntimos por cada euro que realmente ganhei. Sim, por cada euro que realmente ganhei pois eu não recebo envelopes no final do ano, nem tenho carro da empresa, nem telefone, nem criei uma empresa à qual pertence a minha casa e os meus carros. Não tenho nada, apenas o meu salário que é público, sem sigilo. Ainda hoje lia no jornal que os gestores da REN são obrigados a entregar declaração de rendimentos mas requereram que ela ficasse sigilosa. Porquê ? Porque é o meu ordenado público e o deles não?
          Ah os malditos dos funcionários públicos… E as parcerias público-privadas que sugam mais dinheiro que um tornado do Arkansas? E os Magalhães que rapidamente foram encostados? E as SCUT (lembram-se de João Cravinho, o pai delas e grande “combatente contra a corrupção” que, coitado, lá foi trabalhar para o estrangeiro para um bom tacho) criação deste partido que agora acaba com elas. E a Liscont dos contentores, e a Lusoponte de Ferreira do Amaral e agora de Jorge Coelho através da Mota Engil dona da AENOR que era presidida (se calhar ainda é) por Luís Parreirão Gonçalves, presidente também de não sei quantas SCUT, que era secretário de Estado do governo de Guterres que…criou as SCUT e concessionou várias ? E os pareceres jurídicos encomendados a sociedades de advogados e pagos a pesos de ouro? E os 30 milhões de euros pagos à GESCOM do grupo Espírito Santo por intermediação na compra dos submarinos? E..? E..? E…?
          E quem paga isso tudo? Os 15 cêntimos sobre todo e cada euro que eu, funcionário público de salário público não sigiloso, recebo.
          E agora querem que ganhe menos para terem mais dinheiro para mais pareceres, mais comissões, mais parcerias da treta.
          E a verdade é só uma, querem que eu passe a ganhar menos mas pagar…bom, pagar vou continuar a pagar o mesmo ou mais.
          Será que Henrique Raposo está disposto a mostrar em que carro anda, em que casa mora e sobre quanto pagou impostos?
          Eu estou, quantos deste gurus estão ?

          Comentário


            #6
            O problema da função publica não é quem ganha até 1000€ +/-. O problema são as centenas de chefias que ganham 2000/3000€ que nada fazem.

            Já dei um exemplo algures aqui duma chefia da camara do seixal, que aparece as 11h, sai as 12 e so volta perto das 17h e bebado (não todos os dias, era o que faltava...). A juntar a isto poe como horas extraordinarias sabados e domingos.

            CP uma das empresas com maior prejuizo e uma das emrpesas com maior numero de chefias. Coincidencia? Dei na TV há pouco tempo.

            Comentário


              #7
              Se eu quiser fazer um texto a dramatizar com os podres do privado também o sei fazer. E olhem que há bastantes.

              Comentário


                #8
                Eu sempre trabalhei para empresas privadas, e nunca ninguém me pagou com envelopes, foi sempre transferência bancária, e com recibos, onde está descriminado o que ganho e o que desconto.
                E não tenho direito a adse, e um seguro de saúde sai bem mais caro que 10€.

                E mal servido pelos serviços públicos!

                Em que ficamos?

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por point Ver Post
                  Texto ridiculo.

                  Se a função pública é assim tão má, têm bom remédio, o que mais há aí é empregos no sector privado, não têm é os tal 1200€ por baixo da mesa.
                  Falso, como é óbvio.

                  A taxa de desemprego em Portugal chegou aos 10,8 por cento em Abril, com o país a subir uma posição e a registar a quarta taxa mais elevada da OCDE.

                  A percentagem da população activa no desemprego em Portugal, medida pela OCDE, subiu 0,2 pontos percentuais em Abril, face aos 10,6 por cento observados em Março, alcançando um novo recorde dos últimos 20 anos.
                  Portugal ultrapassou assim a Hungria, que em Março era o quarto país com a taxa de desemprego mais elevada.

                  Entre os países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), Espanha mantém-se como o que apresenta a taxa mais elevada (19,7 por cento), seguido da Eslováquia (14,1 por cento) e Irlanda (13,2 por cento).

                  As taxas de desemprego mais baixas foram observadas na Coreia do Sul (3,7 por cento) e Holanda (4,1 por cento).

                  No conjunto dos países da OCDE, a taxa de desemprego manteve-se estável nos 8,7 por cento, com o número de desempregados a subir 3,3 milhões para 46,5 milhões de pessoas.

                  No conjunto da zona euro, a taxa de desemprego subiu dos 10 por cento observados em Março para os 10,1 por cento.

                  No início do mês, a primeira estimativa do Eurostat para a taxa de desemprego em Portugal em Abril apontava igualmente para os 10,8 por cento.

                  Na ocasião o secretário de Estado do Emprego e Formação Profissional, Valter Lemos, contrapôs esta estimativa do gabinete de estatísticas europeu com a tendência de queda observada em Abril no número de inscritos nos centros de emprego.

                  De acordo com o Instituto Nacional de Estatística, a taxa de desemprego observada no primeiro trimestre fixou-se nos 10,6 por cento.

                  O Governo estima que Portugal chegue ao final do ano com uma taxa de desemprego de 9,8 por cento, projectando que a recuperação do mercado laboral se dê com mais intensidade no segundo semestre.
                  Taxa de desemprego em Portugal chega aos 10,8% em Abril - TSF

                  O texto é chato, percebe-se, sobretudo neste país...

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por PeLeve Ver Post
                    É falso, mas não invalida que, quem está mal na função publica, recebe pouco e trabalha muito, tem bom remédio: é meter a cartinha de rescisão e ir à procura de trabalho no privado.

                    Originalmente Colocado por PeLeve Ver Post
                    O texto é chato, percebe-se, sobretudo neste país...
                    Chato mesmo é a insistente vitimização por parte daqueles que têm emprego e salário garantido todos os meses, daqueles que não correm o risco de irem parar ao olho da rua porque a empresa abriu falência de um dia para o outro, daqueles que têm regalias e benesses na área da saúde. Isso sim, é chato.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Lagarto Ver Post
                      É falso, mas não invalida que, quem está mal na função publica, recebe pouco e trabalha muito, tem bom remédio: é meter a cartinha de rescisão e ir à procura de trabalho no privado.
                      Sim?! Para quê? Para ir engrossar as fileiras do desemprego? Seria isso que farias? Não me parece, digo eu...



                      Chato mesmo é a insistente vitimização por parte daqueles que têm emprego e salário garantido todos os meses, daqueles que não correm o risco de irem parar ao olho da rua porque a empresa abriu falência de um dia para o outro, daqueles que têm regalias e benesses na área da saúde. Isso sim, é chato.
                      Também não corresponde à realidade, como, abundantes vezes tem sido exposto também aqui!

                      Acabou o emprego para a vida e essas garantias de que falas já não existem há vários anos! Falácia, portanto...

                      Comentário


                        #12
                        Sabes que há milhares de pessoas que trabalham para o estado que não têm nada garantido (muitos até mesmo a recibos verdes) e que benesses de saúde muito menos, certo?

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Israel Ver Post
                          Eu sempre trabalhei para empresas privadas, e nunca ninguém me pagou com envelopes, foi sempre transferência bancária, e com recibos, onde está descriminado o que ganho e o que desconto.
                          E não tenho direito a adse, e um seguro de saúde sai bem mais caro que 10€.

                          E mal servido pelos serviços públicos!

                          Em que ficamos?
                          Eu pago mais de 25 euros para a ADSE. A minha mulher tem Multicare de borla no privado.

                          Isso do "ter direito à ADSE" já é mais um mito que outra coisa e vai piorar.

                          Já agora, e o subsídio de Natal sempre vai ser pago em titalus?

                          Comentário


                            #14
                            Esse texto está demasiado bem feito para ser verdade, especialmente na parte das remunerações por fora e carro de alta cilindrada de serviço.
                            Foi feito com um propósito bem definido e todos já vimos bem qual foi.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por miguelmaia Ver Post
                              Eu pago mais de 25 euros para a ADSE. A minha mulher tem Multicare de borla no privado.

                              Isso do "ter direito à ADSE" já é mais um mito que outra coisa e vai piorar.

                              Já agora, e o subsídio de Natal sempre vai ser pago em titalus?

                              Eu disse 10€ porque é o que está escrito no texto do inicio do tópico.

                              Comentário


                                #16
                                De facto esse texto é vergonhoso.
                                Como é que ele faz aquilo à mulher! É que o facto de não pagar impostos é logo uma, não todas, das justificações para o que acontece à mulher.

                                Originalmente Colocado por Lagarto Ver Post
                                Muito se queixam os funcionários publicos, mas nunca vi nenhum a rescindir contrato para ir trabalhar para o privado.
                                Eu conheço pelo menos 3 que sairam para o privado.

                                Originalmente Colocado por K2000 Ver Post
                                Sabes que há milhares de pessoas que trabalham para o estado que não têm nada garantido (muitos até mesmo a recibos verdes) e que benesses de saúde muito menos, certo?
                                Isso é uma absoluta vergonha.
                                Aliás os recibos verdes são um problema, e sei que arranjar confusão, bem maior que o desemprego.
                                Como pode o estado querer que as empresas usem os recibos verdes para o propósito com que foram feitos, se os próprios não o cumprem.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por PeLeve Ver Post
                                  Sim?! Para quê? Para ir engrossar as fileiras do desemprego? Seria isso que farias? Não me parece, digo eu...
                                  Desculpas. O que não falta no privado é trabalho. Mas a diferença está aí mesmo, é que na função publica há emprego, enquanto que no privado há trabalho.



                                  Originalmente Colocado por PeLeve Ver Post
                                  Também não corresponde à realidade, como, abundantes vezes tem sido exposto também aqui!

                                  Acabou o emprego para a vida e essas garantias de que falas já não existem há vários anos! Falácia, portanto...
                                  Conta-me histórias. Ainda no outro dia fui a uma repartição de finanças tratar de uns assuntos e nos longos minutos em que lá estive pude observar coisas curiosas, como por exemplo, o funcionário que, de 5 em 5 minutos, mandava mensagens no telemóvel, o funcionário que foi à rua fumar 2 vezes em menos de meia-hora, o funcionário que ficava perdido a olhar para o relógio de parede e o funcionário que estava muito ocupado a ler a NovaGente. Se isto acontecesse uma vez que fosse numa empresa privada, já estavam todos na rua despedidos por justa causa.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por miguelmaia Ver Post
                                    Eu pago mais de 25 euros para a ADSE. A minha mulher tem Multicare de borla no privado.

                                    Isso do "ter direito à ADSE" já é mais um mito que outra coisa e vai piorar.

                                    Já agora, e o subsídio de Natal sempre vai ser pago em titalus?
                                    Na Madeira vai ser pago, agora ai não sei.... Anda ai alguém que pensa que os empregos no privado andam a crescer em árvores...lool

                                    Comentário


                                      #19
                                      Isto é lindo, não há dinheiro para o Estado que temos mas não interessa, porque nós queremos e como queremos, tem que acontecer

                                      Depois são estas as pessoas que vão votar

                                      Espero que nas proximas eleições o PS proponha aumentos de 3,5% à Função Publica (mais que merecido), a construção do TGV todo de uma vez, o novo aeroporto antes do previsto e substituir as estradas nacionais com mais transito por autoestradas sem portagens.
                                      Espero também que aumente o orçamento da saude e o da educação.

                                      Vai Socrates que o povo está contigo!!!!!

                                      Somos um grande país!!!

                                      Viva Portugal, abaixo os derrotistas!!!!

                                      Comentário


                                        #20
                                        O post parte do pressuposto dos 1200€ pela porta do cavalo, a partir daí discorre numa comparação que não tem nada de justo. É por causa de situações como essas que chegámos a este ponto. Num fórum em que se fala tanto contra o parasitismo não sei como é que ainda ninguém fez esta observação.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por K2000 Ver Post
                                          Sabes que há milhares de pessoas que trabalham para o estado que não têm nada garantido (muitos até mesmo a recibos verdes) e que benesses de saúde muito menos, certo?
                                          Exactamente!

                                          Originalmente Colocado por Lagarto Ver Post
                                          Desculpas. O que não falta no privado é trabalho. Mas a diferença está aí mesmo, é que na função publica há emprego, enquanto que no privado há trabalho.
                                          Acreditas mesmo no que acabaste de dizer? É que não parece nada...

                                          Conta-me histórias. Ainda no outro dia fui a uma repartição de finanças tratar de uns assuntos e nos longos minutos em que lá estive pude observar coisas curiosas, como por exemplo, o funcionário que, de 5 em 5 minutos, mandava mensagens no telemóvel, o funcionário que foi à rua fumar 2 vezes em menos de meia-hora, o funcionário que ficava perdido a olhar para o relógio de parede e o funcionário que estava muito ocupado a ler a NovaGente. Se isto acontecesse uma vez que fosse numa empresa privada, já estavam todos na rua despedidos por justa causa.
                                          Quantos exemplos de serviço irresponsável e incompetente queres no sector privado? Dez? Cem? Mil?...

                                          Vê lá bem qual o é tema central.

                                          A questão deste tópico não é mais um motivo para atirar pedras aos funcionários públicos, nem aos privados. A questão central é a fundamentação política para o estado do país e as medidas que são tomadas com essa justificação!

                                          Este tema não tem como intuito "ressuscitar" qualquer guerra público versus privado.

                                          Leiam bem!

                                          Este tópico tem a ver com as justificações dadas para os problemas do país e para as medidas tomadas como "necessárias" face a essa "JUSTIFICAÇÃO"...

                                          Agora, temos é de analisar a questão sem "paixões", "ódios" ou outras "motivações" para não irmos ao fundo desta questão, que, como é por demais evidente, nos afecta a todos...

                                          É que todos, publico e privado, estamos no mesmo barco!...

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por PeLeve Ver Post
                                            Falso, como é óbvio.
                                            Se tu o dizes, ainda o mês passado a minha empresa precisou de contratar umas quantas dezenas de pessoas para um projecto, e não conseguiram preencher nem metade das vagas.... e não pagam mal, simplesmente querem pessoas competentes e trabalhadoras...

                                            Comentário


                                              #23
                                              Só é pena que o barco de uns afunde mais depressa do que o barco de outros. Dá a sensação que, afinal, não estamos todos no mesmo barco.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Sim porque os 11% de desemprego vem tudo da função publica.

                                                point quais foram os requisitos da tua empresa? Canudo do que? Quantos em Portugal o têm? Isso não é assim tão linear.
                                                Editado pela última vez por CharGerGTi; 24 September 2010, 22:16.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Lagarto Ver Post
                                                  Desculpas. O que não falta no privado é trabalho. Mas a diferença está aí mesmo, é que na função publica há emprego, enquanto que no privado há trabalho.
                                                  Anda trabalhar para a função pública, então.

                                                  Qual foi a repartição de finanças onde foste?

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por point Ver Post
                                                    Se tu o dizes, ainda o mês passado a minha empresa precisou de contratar umas quantas dezenas de pessoas para um projecto, e não conseguiram preencher nem metade das vagas.... e não pagam mal, simplesmente querem pessoas competentes e trabalhadoras...
                                                    Esse argumento é, claro, bastante válido!

                                                    Mas, como é evidente, não conhecemos as nuances contratuais para as ajuizarmos devidamente e verificarmos se se tratava de uma boa oferta de trabalho, ou de, como é actual e infelizmente demasiado frequente, mais uma "gigajoga" contratual para obter muito trabalho em troca de muito pouca retribuição!

                                                    Mas, fica a tua análise da questão!

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Lagarto Ver Post
                                                      Só é pena que o barco de uns afunde mais depressa do que o barco de outros. Dá a sensação que, afinal, não estamos todos no mesmo barco.
                                                      Daí que as pessoas "embarquem" em guerras do tipo "o mal dos outros para mim é mel" e esquecerem-se de que o país é o mesmo para todos nós...

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Eu só gostava de saber onde se ganha 400€/mês na folha de ordenado (o ordenado mínimo é de 450€) e ainda se ganha 1200€ + 300€ + carro.

                                                        Porque mandava já o currículo para lá.

                                                        Como é óbvio, isso foi escrito por um FP.
                                                        Acredito que exista muita gente a ganhar por baixo da mesa.
                                                        Mas não acredito nem um pouco que um empregado de 400€ ganhe isso.
                                                        Acrescentava, nunca conheci nenhum FP, mesmo no tempo das vacas gordas, a deixar o estado para ir para os privados.
                                                        Mas vejo muita gente "mortinha" por entrar nos quadros públicos.
                                                        Não conheço ninguém que tenha um curso superior, que tenha entrado para o estado por causa do curso superior e que ganhe pouco mais que o ordenado mínimo.
                                                        O sector público cumpre muito mais os horários de trabalho definidos que a grande maioria dos privados (que se trabalha mais horas)

                                                        A ADSE é uma mais valia... que não se paga a si própria (contribuinte paga).

                                                        Pegando nos professores, desafio a quem assina, que deixe o estado e vá para o privado.
                                                        Claro, atira a pedra e esconde-se!!!!!
                                                        Porque a verdade é que não é difícil haver professores no público a ganhar cerca do dobro dos colegas dos privados.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Nunca ouviste falar em Enfermeiros?

                                                          Conheço bastantes que deixaram o público para ir para o privado. E bem no tempo das vacas gordas.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por HugoSantos Ver Post
                                                            Nunca ouviste falar em Enfermeiros?

                                                            Conheço bastantes que deixaram o público para ir para o privado. E bem no tempo das vacas gordas.

                                                            Conheço bastantes que no tempo das vacas gordas (que por acaso tinha falta de enfermeiros) ficaram nos 2 sítios, um trabalho no privado e outro no público... cumulativamente.
                                                            Hoje, ao nível dos enfermeiros, já não tem nada a haver...

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X