Crise desde 2011,...2019, 2020... Até quando?[AVISO Página#2709-Post#81255] - Página 1791

Página 1791 de 7084 PrimeiraPrimeira ... 17811790179117921801 ... ÚltimaÚltima
A mostrar resultados 53,701 para 53,730 de 212495
Like Tree69206Likes

Título: Crise desde 2011,...2019, 2020... Até quando?[AVISO Página#2709-Post#81255]

Piloto de Rallye Taveirada's Avatar
    Data de Registo
    Jun 2003

Por Defeito

Qualquer plano em que o pagamento de juros é 50% do esforço nunca vai funcionar.
    E esta ideia, para mim, começa a formar-se pois começo a obter mais dados. É impossivel qualquer plano funcionar. Só vai funcionar quando se tratar deste problema como um problema, e não como problemas! Este é um problema mundial, e enquanto o mundo não perceber isso, não se vai resolver. Não é um problema europeu, é um problema de todos. Chegou a altura dos investidores não ganharem tanto dinheiro. Calha a todos...
    PeLeve, eu and AMR like this.

Piloto de Rallye Taveirada's Avatar
    Data de Registo
    Jun 2003

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Dannymad Ver Post
    Mas achas que havendo uma renegociação desaparecem os nossos problemas? Alivia mas não resolve!
    A renegociação torna possivel resolver os problemas. Sem renegociação não há solução!
    PeLeve e Reidoasfalto gostam disto.

Banido apocalypto84's Avatar
    Data de Registo
    Oct 2010
    Num sítio onde se é suspenso por "contestar a actuação da moderação"!

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por AyrtonRose Ver Post
    Tá à vista de todos que o plano é excelente e se não funciona é pq não fizemos o que tinhamos de fazer.
    Que os planos da troika são uma bela b*sta já todos sabíamos, mas agora vai ser engraçado ver a reacção dos restantes países europeus face ao falhanço do plano no país que passou com distinção em todas as avaliações e foi considerado o bom aluno.
    PeLeve gosta disto.

Piloto de Fórmula 1 CarlosL's Avatar
    Data de Registo
    Sep 2003

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
    O Borges foi infeliz nas afirmações. Ainda que sejam verdade, essas coisa ficam sempre mal.

A frontalidade e franqueza são qualidades mas devem ser doseadas.

Ele deu uma imagem de autoritário e arrogante que não o beneficia em nada.

Nota: deve ter menos uns 20 Kg em relação ao ano passado: logo, tem possivelmente um problema de saúde o que pode explicar esse tipo de afirmações destemidas.
    No estado em que está este país, prefiro um gajo com convicções do que um nabo militante.

Eu faço o mesmo e o meu medo é apenas que o céu me caia em cima, esperando sempre que hoje não seja a véspera desse dia.

Piloto Lendário PeLeve's Avatar
    Data de Registo
    Jan 2003
    Em qualquer lado, onde haja paixão automóvel e / ou pela vida!

Por Defeito

Renegociação implica também perca de credibilidade (se tinhamos de facto alguma, pois um país que precisou do apoio do FMI 3 vezes em menos de 40 anos não deve ter muita...). Por isso é que a renegociação nunca deveria partir da nossa parte. E quando vemos cartazes de manifestações com slogans como "Fora com a Troika", quer dizer que os participantes estão com ideia/de acordo em pagar a ajuda vinda do FMI?
    Um acordo celebrado é-o, por regra e no caso, entre duas ou mais partes. Desse modo, tanta legitimidade tem o outorgante Estado português para propor uma renegociação com a "troika", como o contrário!

Renegociar não é, nem pode ser, sinónimo de perda de credibilidade. Quanto muito pode-lo-ía ser decidir não pagar, de todo, uma dívida que tivesse sido, efectivamente, contraída por nós!

Quanto a curriculos, passa-se o mesmo na maioria do mundo dito civilizado. Ainda ontem ouvi uma história por parte de uma pessoa que trabalha em recursos humanos que participou no processo de contratação de um individuo que se tinha candidatado a uma posição de gestão na empresa onde ela trabalha, e que se tinha formado num instituto com renome aqui em Vancouver. No dia a seguir o individuo chegou à empresa, esteve lá 2 horas apenas, disse que se estava a sentir mal e pediu se poderia ir comprar uma garrafa de água. Nunca mais pos lá os pés... É por isso que existe algo chamado periodo experimental(aqui são 3 meses)...
    Nem mais. Esse é mais um bom exemplo de que o currículo só por si não chega, ainda que seja excelente!

Quanto à comparação com a Islândia, fi-la por haver constante referência ao caso, sendo que os mesmos que o referem ignoram o facto da Islândia ter infraestruturas montadas(para melhor) completamente diferentes das existentes em Portugal, o seu povo ter um nivel educacional melhor que o povo Português (e que demorou a lá chegar) e no processo de recuperação (que mal começou) desdenha-se a desvalorização de 80% que sofreu a moeda islandesa em comparação com o euro (e que teve influência na "milagrosa" recuperação económica) e que se reflectiu numa diminuição consideravel dos salários (que mesmo assim continuam a ser dignos comparados com os nossos. ). Apesar desses cortes e reestruturações, esquecem-se que levou cerca de 4 anos para haver o "milagre" económico. Tal como se esquecem que nós não temos os pontos positivos que a Islândia tem e que muito provavelmente levaremos muito mais que os 4 anos que os islandeses levaram para se começarem a reerguer (porque milagre seria se tivessem voltado ao nível de vida que levavam antes do escândalo financeiro que lá houve ter rebentado...). Mesmo se acabarmos com toda a corrupção (que é utópico), toda a desorganização e ineficiência, bem como os outros males que sofremos, e efectuarmos ao mesmo tempo medidas para estimular a economia e o tecido empresarial (que levam tempo a demonstrar serviço) muito dificilmente (para não dizer impossivel) recuperaremos em 4 anos. E nós temos apenas sensivelmente um ano de FMI... Se isso implica renegociação da dívida? Cabe ao FMI ditar que sim ou não...Seria simpático se o dessem, porque o que precisamos mais é de tempo...
    Percebo, concordo e subscrevo. Mas nada disso invalida a diferente atitude, sobretudo essa, que permitiu à Islândia inverter positivamente a respectiva crise!

Claro que tem outra margem de manobra, mercê da respectiva proporção (...), da algo diversa natureza da sua crise e, claro, da moeda, mas estou em crer que a Islândia se estivesse no nosso lugar teria optado por uma solução diferente, aliás observando o (mau) exemplo Grego cujo caminho, mais vírgula, menos vírgula, nós estamos a seguir...

Piloto de Fórmula 1 AyrtonRose's Avatar
    Data de Registo
    Dec 2010

Por Defeito

Mas achas que havendo uma renegociação desaparecem os nossos problemas? Alivia mas não resolve!
    Ó danny, ninguém quer uma solução milagreira!
    Ninguém acha que dá pra fazer isto sem dor.

Não te deixes levar pelo que lês na net e vês na tv. Isso não é a realidade toda, é uma parte.
    E hj na manif da CGTP viste mto menos gente do que no dia 15. E a greve geral que vao convocar, vai ser um desilusão.
    Agora é só tirar conclusões sobre o que as pessoas querem e pensam. Acho que isso explica qq coisa.

Tem é de haver condições para pagar, atingíveis. A continuar assim pró ano tamos naquele ponto em que se diz que a divida não se consegue pagar sem haircut.
    Estamos a percorrer o mesmo caminho da grécia, mas nós tentamos mesmo. Não andamos a fazer barulho e chutar para canto.

A Espanha está onde nós estavamos há um ano.

Agora, se é pra fazer disto uma profissão de fé e pensar que as pessoas só querem fugir com o rabo à seringa e são uns moles......

Não tá a funcionar, aqui, considerado o exemplo da troika para o show and tell.
    Se calhar.....mudavamos qq coisa.
    PeLeve e apocalypto84 gostam disto.

Piloto de Rallye augustus's Avatar
    Data de Registo
    Jan 2004

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por CarlosL Ver Post
    No estado em que está este país, prefiro um gajo com convicções do que um nabo militante.

Eu faço o mesmo e o meu medo é apenas que o céu me caia em cima, esperando sempre que hoje não seja a véspera desse dia.
    Acende uma velinha a Toutatis

Data de Registo
    Jan 2003

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por PeugeotSales Ver Post
    Não estou a perceber o que queres dizer, mas se leste o artigo e o livro ( eu estou a ler ) saberás que o António Borges se demitiu do FMI. O que se diz sim é que terá sido convidado a demitir-se, para dar menos nas vistas, porque fazia pouco sentido para o FMI alguém ser o responsável pelo controlo do resgate do seu próprio país por existir conflito de interesses.
    Acho que terás dado parte da resposta. O que se diz nem sempre é o que, de facto, aconteceu!

Sabes (saberás, certamente), nestas coisas, e não sei, devo sublinhar, se foi este o caso, a regra é as pessoas serem incentivadas a apresentar a respectiva demissão em vez de serem demitidas, naturalmente para salvaguardar a respectiva imagem, mas também para salvaguardar a da instituição e a de todo o processo, abrindo, sem encolhos, a porta ao sucessor! Nesse caso, devo reiterar, não sei, e calculo que nem o livro o esclareça, se foi esse, ou não o caso, ou quais as nuances reais do mesmo!

De resto, o título da imprensa que citei reflecte isto:

“O FMI disse-me que se livraram dele [António Borges] porque não estava à altura do trabalho e agora chego a Lisboa e descubro que está à frente do processo de privatização. Há perguntas que têm de ser feitas”, defende o correspondente financeiro do “Le Monde” em Londres, em entrevista à Renascença.
    Mesma fonte, naturalmente!
    DarkVeill gosta disto.

Piloto de Fórmula 1 CarlosL's Avatar
    Data de Registo
    Sep 2003

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por PeLeve Ver Post
    ...

O currículo é apenas uma das ferramentas ao dispor para, mas não é, nem de perto, a única, nem os demais critérios terão, conjuntamente, menos valor! Não te interessa ter um excelente engenheiro agrícola a trabalhar (como hipótese) na tua exploração respectiva, sobretudo se o fulaninho não gostar de calçar galochas e luvas, detestar mexer na terra e nos adubos e até enjoar com o cheiro a animais, por exemplo e passo o exagero apenas para se perceber melhor!

...
    Para quem aqui há tempos trazia odes ao CV de uma pessoa da família, quase que nem te reconheço.

Nestas coisas ou se tem, ou não. Ponto final.

Os que não têm, devem abster-se de fazer comentários reles sobre quem o tem.

Piloto de Fórmula 1 AyrtonRose's Avatar
    Data de Registo
    Dec 2010

Por Defeito

...........................

Piloto Veterano Karma's Avatar
    Data de Registo
    Feb 2007

Por Defeito

Aquilo que nenhum político vos dirá « BLASFÉMIAS

Ainda ontem era muito significativa a capa do Jornal de Negócios sobre o que os portugueses quereriam do próximo Orçamento do Estado: “Lóbis, corporações, empresários e sindicatos estão juntos. Pedem menos cortes, mais investimento, apoios às exportações, redução selectiva da TSU, descida do IVA e aposta na reabilitação urbana.” Ou seja, querem como de costume que tudo fique na mesma.

O pagamento de juros da dívida pública já leva mais dinheiro do que o que se gasta em Educação ou em Saúde, e, enquanto existir défice público – mesmo que seja apenas de 3% -, essa dívida vai continuar a subir.

Mesmo aquilo que está a correr melhor – o equilíbrio das nossas contas externas – é muito insuficiente para permitir grandes optimismos. Um economista que se tem dedicado ao tema, Ricardo Cabral, estima que para reequilibrar em 15 anos a nossa situação necessitaríamos de crescer 4% ao ano e de ter um saldo positivo na balança comercial de 6% (o tal saldo que foi sempre negativo desde a II Guerra Mundial). Ninguém acredita que seja possível.

Tenho falado nos últimos meses com muitos economistas, incluindo com antigos ministros das Finanças, que conhecem os números e convergem quase sempre num ponto: assim não vamos lá. Curiosamente quase todos eles se inibem de tirar as consequências, porque isso implica tocar em dois tabus. São esses tabus que temos de começar a discutir.

O primeiro tabu é o da renegociação das dívidas. Não que essas dívidas não existam, como dizem os viciados em despesa pública. Mas porque genuinamente não conseguimos pagá-las e elas condicionam demasiado o nosso futuro para podermos ter qualquer esperança.

O segundo tabu é o do abandono do euro, acabando de vez com a ilusão de que conseguimos ter a disciplina dos alemães. A nossa economia, para nossa desgraça, não mostrou ser capaz de viver sem inflação e sem desvalorizações. Será o fim do nosso sonho de convergência com “a Europa”, mas marcará também o regresso a uma vida com os pés na terra.

É altura de começar a discutir o preço que teriam para todos nós estas alternativas. Estou cansado da conversa sobre os “cortes” por parte de quem, na verdade, não quer “cortes” nenhuns e tem como único sonho encontrar quem que nos pague as contas, chamando a isso “solidariedade”.
    eu e DarkVeill gostam disto.

Banido
    Data de Registo
    Mar 2009

Por Defeito

Um acordo celebrado é-o, por regra e no caso, entre duas ou mais partes. Desse modo, tanta legitimidade tem o outorgante Estado português para propor uma renegociação com a "troika", como o contrário!

Renegociar não é, nem pode ser, sinónimo de perda de credibilidade. Quanto muito pode-lo-ía ser decidir não pagar, de todo, uma dívida que tivesse sido, efectivamente, contraída por nós!

Nem mais. Esse é mais um bom exemplo de que o currículo só por si não chega, ainda que seja excelente!

Percebo, concordo e subscrevo. Mas nada disso invalida a diferente atitude, sobretudo essa, que permitiu à Islândia inverter positivamente a respectiva crise!

Claro que tem outra margem de manobra, mercê da respectiva proporção (...), da algo diversa natureza da sua crise e, claro, da moeda, mas estou em crer que a Islândia se estivesse no nosso lugar teria optado por uma solução diferente, aliás observando o (mau) exemplo Grego cujo caminho, mais vírgula, menos vírgula, nós estamos a seguir...

O curriculo chega...Mas uma coisa é a academia, outra o mundo do trabalho. O mesmo se aplica de realidade para realidade, cultura empresarial para cultura empresarial, etc. Um médico na Roménia dificilmente sai de lá para ir para Portugal fazer o mesmo de forma imediata... Daí o periodo experimental. Agora não contratar pessoas pelo curriculo ou desdenhar curriculos...

O caso da Islândia é único porque a crise deles se deveu apenas e só a um caso de polícia. O nosso, o grego, o irlandês, espanhol e italiano não. Se a nossa crise se devesse apenas ao BPP e ao BPN, eu seria adepto da tomada de decisão islandesa. O problema é que não foi assim. E apesar de tudo, ainda tiveram que efectuar medidas brutais. Imagina o que seria se tivessemos que desvalorizar o escudo (considerando a hipotese de não termos aderido ao Euro) em 80% do seu valor com o nosso tecido empresarial e todos os males que nos afligem actualmente? Mais depressa seriamos a Albania do que a Islândia!
    Última edição por Dannymad : 30-09-12 às 00:28:31

Banido
    Data de Registo
    Mar 2009

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por AyrtonRose Ver Post
    Ó danny, ninguém quer uma solução milagreira!
    Ninguém acha que dá pra fazer isto sem dor.

Não te deixes levar pelo que lês na net e vês na tv. Isso não é a realidade toda, é uma parte.
    E hj na manif da CGTP viste mto menos gente do que no dia 15. E a greve geral que vao convocar, vai ser um desilusão.
    Agora é só tirar conclusões sobre o que as pessoas querem e pensam. Acho que isso explica qq coisa.

Tem é de haver condições para pagar, atingíveis. A continuar assim pró ano tamos naquele ponto em que se diz que a divida não se consegue pagar sem haircut.
    Estamos a percorrer o mesmo caminho da grécia, mas nós tentamos mesmo. Não andamos a fazer barulho e chutar para canto.

A Espanha está onde nós estavamos há um ano.

Agora, se é pra fazer disto uma profissão de fé e pensar que as pessoas só querem fugir com o rabo à seringa e são uns moles......

Não tá a funcionar, aqui, considerado o exemplo da troika para o show and tell.
    Se calhar.....mudavamos qq coisa.
    Ao que está a bold tenho as minhas dúvidas tendo em conta muitos posts que param por este tópico. E não estou a falar dos teus.

Quanto à renegociação, que se faça. Com respectivas mudanças estruturantes nos países em questão...

Piloto de Testes
    Data de Registo
    Jun 2008

Por Defeito

Infelizmente também acho que não vamos mudar nada, vamos continuar com o Portugal que sempre tivemos.

Mas para esse Portugal continuar a existir é preciso um dos tais tabus (mais dinheiro ou desvalorizar o que existe).

Tudo que não implique um destes tabus, nós não vamos ser capazes de fazer.

Reformas estruturais, menos Estado, contas equilibradas, são tudo utopias.

Data de Registo
    Jan 2003

Por Defeito

O mal deste país é a falta de rigor que se dá às coisas.

O problema não é teu, mas fazes parte do problema.

Citas um artigo, e o título fala em 850 milhões, quando sabes perfeitamente que são mais de 1.200 milhões.

Este nível de iliteracia é difícil de digerir, desculpa lá.
    Não deturpes a citação, sff!

O que é referido no título do artigo, e tu percebeste muito bem, é o ênfase dado aos 850M concedidos a apenas 20 empresas, sendo que esse montante faz parte de um maior cujo desenvolvimento se faz no interior da notícia que estava ali, hyperlincada, a qual, por sua vez, cita a fonte inicial, o Económico...

O Estado concedeu mais de 1,37 mil milhões de euros em benefícios fiscais em sede de IRC a quase 11 mil empresas em 2010, de acordo com os dados disponilizados no Portal das Finanças. 62% do montantes concedido, cerca de 850 milhões de euros, ficou com apenas 20 empresas, escreve o «Diário Económico».
    Surge logo no primeiro parágrafo (hyperlink: Empresas: 850 milhões em benefícios fiscais | agência financeira) e o título é, repito, esse: "Empresas: 850 milhões em benefícios fiscais", citando o Diário Económico. Diário Económico, aliás, que apresenta um título semelhante: Estado dá a vinte empresas 850 milhões de benefícios fiscais | Económico

Como é que se pode pretender que o país ande, se constatamos no povo, como nós, exactamente o mesmo procedimento que têm muitos dos políticos, pois em vez de conversar-se sobre os temas em debate se esteja, apenas e só, à espera de uma virgula que o outro antagonista aparente ter deixado solta, apenas e só para lhe tentar estragar nem que seja a sua melhor exposição de ideias? Vê-se isso, frequentemente, nos debates políticos, não só na AR como no poder local, e a técnica é sempre a mesma, tentar estragar o que os adversários ideológicos dizem, atacando-os pessoalmente, e nunca aproveitar a utilidade dos seus projectos, ideias ou propostas!

Quanto ao problema não ser meu, mas de fazer parte do problema, devo dizer-te, meu jovem amigo, que só se agora for problema ter gente a pensar de forma diferente. Compreendo que isso possa ser uma chatice, um "problema", como tu dizes, mas, lamento informar-te, em Democracia a livre expressão de ideias é, felizmente, algo com que todos, mesmo os menos tolerantes, têm de contar, aceitar e com o que têm, apenas e só de conformar-se com...

E já agora, toma qualquer coisa para essa indigestão! Talvez uma dose diária de tolerância fosse boa ideia! As melhoras.
    domfillas, TS1lva and DarkVeill like this.

Data de Registo
    Jan 2003

Por Defeito

Para quem aqui há tempos trazia odes ao CV de uma pessoa da família, quase que nem te reconheço.

Nestas coisas ou se tem, ou não. Ponto final.

Os que não têm, devem abster-se de fazer comentários reles sobre quem o tem.

Desculpa lá, mas tu hoje não estás bem!

Pá, Carlos, felicidades.

Data de Registo
    Jan 2003

Por Defeito

O curriculo chega...Mas uma coisa é a academia, outra o mundo do trabalho. O mesmo se aplica de realidade para realidade, cultura empresarial para cultura empresarial, etc. Um médico na Roménia dificilmente sai de lá para ir para Portugal fazer o mesmo de forma imediata... Daí o periodo experimental. Agora não contratar pessoas pelo curriculo ou desdenhar curriculos...
    Plenamente de acordo!

O caso da Islândia é único porque a crise deles se deveu apenas e só a um caso de polícia. O nosso, o grego, o irlandês, espanhol e italiano não. Se a nossa crise se devesse apenas ao BPP e ao BPN, eu seria adepto da tomada de decisão islandesa. O problema é que não foi assim. E apesar de tudo, ainda tiveram que efectuar medidas brutais. Imagina o que seria se tivessemos que desvalorizar o escudo (considerando a hipotese de não termos aderido ao Euro) em 80% do seu valor com o nosso tecido empresarial e todos os males que nos afligem actualmente? Mais depressa seriamos a Albania do que a Islândia!
    O nosso não terá sido um "caso de polícia", como tu dizes? Bem, logo se vê...

E, sim, já referi que é consensual haver diferenças. A parte que considero deveria ser comum era a de o povo exigir ver as continhas todas e tentar perceber quanto é, de facto, a nossa dívida e para onde é que foi, respectivamente, cada rúbrica gasta, sobretudo para aferir-se se a dívida que temos de pagar é legítima, ou se haverá, e qual, uma parte que possa não o ser, sendo que esta quem a tivesse feito que a pagasse, digo eu!...

Piloto de Rallye DarkVeill's Avatar
    Data de Registo
    May 2012

Por Defeito

Desculpa lá, mas tu hoje não estás bem!

Pá, Carlos, felicidades.
    Tens uma paciência de um santo...
    Lembra-te que estás a discutir isto com pessoas que não vêem para além da cor partidária... e/ou ideológica!
    A realidade, os factos... são "componentes" que não têm, para eles, lugar na discussão!

Banido
    Data de Registo
    Mar 2009

Por Defeito

Plenamente de acordo!

E, sim, já referi que é consensual haver diferenças. A parte que considero deveria ser comum era a de o povo exigir ver as continhas todas e tentar perceber quanto é, de facto, a nossa dívida e para onde é que foi, respectivamente, cada rúbrica gasta, sobretudo para aferir-se se a dívida que temos de pagar é legítima, ou se haverá, e qual, uma parte que possa não o ser, sendo que esta quem a tivesse feito que a pagasse, digo eu!...
    Acredito que tenha havido pequenos (em comparação com a Islândia) casos de policia, mas não são os unicos culpados para a situação que nos encontramos. Quanto à accountability tambem estou de acordo com ela. Não sei é se muitos aqui também estarão...

Piloto Veterano domfillas's Avatar
    Data de Registo
    Apr 2007
    PeLeve gosta disto.

Piloto de Testes Reidoasfalto's Avatar
    Data de Registo
    Jul 2003

Por Defeito

Plenamente de acordo!

Muita dessa divida, foi do tempo em que as obras publicas eram orçamentadas por um valor e no final esse valor era multiplicado por 20x ou 100x mais!!!......era derrapagens atrás de derrapagens. Quem ficava a lucrar????...
    eu gosta disto.

Piloto de Rallye DarkVeill's Avatar
    Data de Registo
    May 2012

Por Defeito

Esse tipo não sabe o que diz... e tal será certamente confirmado pelo especialista aqui no tópico, que virá defender esta treta, desculpem, está medida genial da TSU!
    Ele e o Borges são os únicos génios neste rectângulo à beira mar plantado, no que a isto diz respeito!

Os Empresários e o Patronato, que são quem realmente emprega e/ou despede, não sabem patavina disto!

PeLeve, eu and apocalypto84 like this.

Data de Registo
    Jan 2003

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por DarkVeill Ver Post
    Tens uma paciência de um santo...
    Lembra-te que estás a discutir isto com pessoas que não vêem para além da cor partidária... e/ou ideológica!
    A realidade, os factos... são "componentes" que não têm, para eles, lugar na discussão!
    Eu sei, meu caro, eu sei. As pessoas só vêem o que querem ver!

Infelizmente assim parece, como parece confirmar-se a insistência em tentar arranjar casos onde eles não existem! Fico siderado com este tipo de posição, mas vou tentando, tentando e tentando recolocar a troca de impressões sobre estes temas abrangentes, temas que nos afectam e prejudicam a todos. E que bom seria que, ao menos, conseguíssemos conversar uns com os outros, mesmo tendo opiniões diversas e plurais!

Mais do que procurar-se a divergência, como constatamos, deveríamos todos, mesmo na divergência de convicções, legítima, aliás, procurar reunir pontos de concordância para remarmos todos na mesma direcção, mas essa parece uma tarefa impossível, sobretudo com a parcimónia de alguns!... Não está fácil, como se vê, como fácil não está o horizonte do nosso país, da nossa Pátria...

Um abraço.
    apocalypto84 e DarkVeill gostam disto.

Piloto de Provas de Perícia Jack47's Avatar
    Data de Registo
    Dec 2011

Por Defeito

De vez em quando passo por este tópico para reforçar a minha convicção de que o português merece esta crise e merece que esta se acentue, o que é de todo inevitável ainda que alguns queiram insistir em encontrar possíveis soluções para esticar ainda mais a corda.

Quanto mais esticar, mais vai ser o trambulhão.

Não queiram mas é ir orquestrando forma de dar de comer a todos e de lhes assegurar as necessidades básicas quando isto for ao ar e vão descobrir qual é o verdadeiro significado do termo "caos no rebanho".

Quando se deu o grande dilúvio Noé não se limitou em tentar descobrir se a água ia ser doce ou salgada. Esta última foi mesmo só para rir mas vá lá, não sejam tão superficiais, a solução, se existe, terá que romper completamente com todas as normas que infectaram esta sociedade mortalmente e tentar perpetuá-las é de uma grande ingenuidade.

Dentro de uns dias volto cá para confirmar que efectivamente continuamos a merecer isto e muito pior. Até porque estou ciente de que a amostra por aqui é baseada numa elite com acesso à internet, conhecimentos básicos em termos informáticos, maioritariamente com o ensino obrigatório completo e que efectivamente se interessam por estes assuntos, porque senão andavam a postar nos outros milhares de tópicos existentes neste forum e não neste. Porque quando se sai à rua e se abrem os olhos para a realidade só encontramos pessoal que só pensou por si próprio até aos 7 meses de idade. Se tanto.

Porra, não consigo escrever posts pequenos, desta vez queria só deixar duas frases e lá me saíu outra vez o post grande que quase ninguém acabará por ler.

-
    eu gosta disto.

Piloto Veterano domfillas's Avatar
    Data de Registo
    Apr 2007

Por Defeito

Piloto do carago mundano's Avatar
    Data de Registo
    Mar 2003

Por Defeito

Atenção que eu não gosto, nem nunca gostei do Borges, mas o que ele disse não deixa de ser verdade... E a proposito do assunto, porque não me apetece excrever muito, vou simplesmente citar o que alguém escreveu na net e que sumariza o que se passa:

As dificuldades de comunicação de António Borges

O Borges fala para um país em quase ninguém percebe o que se está a passar. Digamos que há uma dificuldade de comunicação entre quem percebe e quem não percebe os factos seguintes:
    • A dívida portuguesa atingirá 120% PIB no fim do ano e cada ano que passa soma mais de 5% do PIB à dívida. O default é provável dentro de 2 ou 3 anos se não forem cumpridas as metas do programa de ajustamento.
    • Os bancos portugueses estão a desalavancar. Têm que reduzir empréstimos para reforçar o peso dos capitais próprios. Não haverá crédito à economia tão cedo. Os bancos portugueses não têm crédito externo porque o país também não tem e porque os bancos estão no limiar da falência.
    • os salários nominais do sector privado estavam ajustados ao nível de procura pré-crise. Essa procura era sustentada por dívida. Agora não há crédito, há menos procura mas os salários nominais são os mesmos, excepto nos casos em que foi possível negociar (pelo que percebi só com truques é que é possível reduzir salários, mesmo negociando). Por isso o desemprego disparou.
    • Se não houver uma desvalorização salarial por algum truque tipo TSU, a inflação demorará vários anos a baixar o valor real dos salários para valores consistentes com a procura actual.
    • Os níveis da procura não voltarão tão cedo aos valores pré-crise. Quanto mais tempo de tentar atrasar o ajuste mais tempo demorará a procura a voltar aos níveis anteriores.
    • Estimular artificialmente a procura, como pedem muitos empresários, apenas agrava o problema. Reduz a poupança, aumenta o défice e retarda a redução do endividamento externo. Sem redução do endividamento externo o crédito não volta.
    • Austeridade é necessária para que em simultâneo se reduza o défice do Estado, se reduza o défice externo e se aumente a poupança. Redução dos salários é necessária para capitalizar as empresas e libertar fundos para investimento. Redução dos salários pode ser lento, via inflação, ou rápido, via desvalorização interna. Quanto mais tempo demorar pior. Só quando este processo estiver completo é que voltará a haver mais procura, crédito, investimento e crescimento.
    • Tudo isto já seria complicado se não existisse uma possibilidade real de default. O risco de default implica que a janela temporal em que é possível resolver os problemas é muito estreita. Se não se aproveitar essa janela temporal, Portugal será um país zombie por muitos anos.

Aquilo que distingue o Borges da restante cambada de personalidades públicas que se pronunciam sobre os problemas do país é que, por um lado, o Borges percebe isto, por outro não deve nada a ninguém. De um lado está o Borges, que percebe isto, e cuja mensagem é basicamente “o socialismo acabou”, e do outro empresários focados em manter o status quo de um mercado interno que depende de um consumo insustentável.
    dm101 e DiogoPinto gostam disto.

Piloto de Testes
    Data de Registo
    May 2007

Por Defeito

Para que não sejam só más notícias.

A balança comercial está positiva em valores acumulados a partir de Julho.

Bens e serviços - Conhecer a Crise - Fundação Francisco Manuel dos Santos

Banido
    Data de Registo
    Mar 2009

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por mundano Ver Post
    Atenção que eu não gosto, nem nunca gostei do Borges, mas o que ele disse não deixa de ser verdade... E a proposito do assunto, porque não me apetece excrever muito, vou simplesmente citar o que alguém escreveu na net e que sumariza o que se passa:
    Fonte?

As dificuldades de comunicação de António Borges « BLASFÉMIAS

Falta a tentativa (mesmo que minima) de mudança de empresas que servem apenas o mercado interno de se internacionalizarem por beneficiarem com a medida da TSU. Mas se o Belmiro foi o primeiro a dizer que não gostou da medida, claro que os restantes foram logo atrás. Não havendo vontade, nada feito...

Vai ser complicado...Porque criar empresas de exportação por decreto não é possivel...