Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Sr. Doutor

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Sr. Doutor

    O que é que vocês acham sobre esse titulo?

    Eu pessoalmente sou contra de tratar as pessoas assim, acho que cria logo um buraco entre as pessoas, para mim é um bocado arrogante alguém introduzir-se como doutor não sei quê ou engenheiro não sei quantas.... não faz sentido e acho piada ao facto de haver pessoas que ficam muito ofendidas por não se lhes referirem pelo titulo.

    Isto tudo porque recebi um e-mail que começava exactamente por Dr.ª, ora eu ainda nem sou licenciada, e já tenho direito a titulo lol foi a piada para o resto do dia.

    #2
    Para mim, doutor é aquele senhor de bata branca que passa receitas e cura doenças.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por Lagarto Ver Post
      Para mim, doutor é aquele senhor de bata branca que passa receitas e cura doenças.
      para mim esse é médico.
      Doutor pode e deve ser aquele que possui um doutoramento, mas vendo bem hoje em dia em varias profissoes tratam-se una aos outros por doutores.

      Comentário


        #4
        No ambito da sua profissão, se tem o título, só fica bem em ser tratado por Dr/Dra.

        Na vida privada não vejo nexo.

        Hã muitos anos atrás, trabalhava num pronto-a-vestir, na altura de pagar, pedi ao sr. o B.I. era preciso (não me recordo para quê), ao qual me respondeu que não era sr., mas sim eng., lool.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por Ruibadboy Ver Post
          No ambito da sua profissão, se tem o título, só fica bem em ser tratado por Dr/Dra.

          Na vida privada não vejo nexo.

          Hã muitos anos atrás, trabalhava num pronto-a-vestir, na altura de pagar, pedi ao sr. o B.I. era preciso (não me recordo para quê), ao qual me respondeu que não era sr., mas sim eng., lool.
          Não tás bem a ver o ridículo que é em certas empresas onde 90% são licenciados tratarem-se todos por doutor.

          Comentário


            #6
            Conheço uma senhora com o 9º ano e só porque foi trabalhar para a secretaría num Centro de dia para idosos exige que os idosos a tratem por Dra

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Karma Ver Post
              Não tás bem a ver o ridículo que é em certas empresas onde 90% são licenciados tratarem-se todos por doutor.
              Mas um licenciado é doutor? Se bem me lembro Dr. é um(a) doutorado(a) ou médico....

              Nem todos os licenciados em engenharia 'são' engenheiros....

              Acredito que esta panca mude a médio prazo, pois por vezes chega a ser ridículo isto dos títulos...

              Claro que respeito e trato as pessoas pelo seu título, muitas vezes a muito custo por conhecer as suas habilitações académicas, mas faço-lhes a vontade.

              É triste mas com a quantidade de licenciados a trabalhar em call-centers, lojas, etc, qualquer dia teríamos que pedir: - Dr., é um menu grande com batatas e cola. ou então: - Sr. Eng. é para embrulhar com talão de oferta....

              Enfim, tudo tem limites de razoabilidade.

              Eu como até gosto do meu nome, não necessito, também ainda não o tenho, de título antes do nome, mas aos olhos de alguma sociedade...

              Comentário


                #8
                ah de facto é muito comico, na minha antiga escola os professores eram tratados pelos funcionarios como doutores, uns nem mestrado tinham. lol
                mas até faz sentido porque ao que parece as pessoas tratavam-nos por apelidos como gordo, ou aquela gaja que se veste mal.
                mas mesmo assim é um bocado piroso.

                para mim doutores são mesmo os médicos também.
                quando começar a trabalhar na área vou so usar o titulo apenas para marcar a distancia caso a pessoa seja mal educada, mesmo só para incutir respeito e para que veja que não se está a portar como deve ser e logo não estou interessada em ser amiga para lá do trabalho. no entanto ainda coloco muitas duvidas nesta questão e só tenho mesmo a certeza que não quero ser drª em lugar nenhum
                .......
                menos para os advogados, muitos deles são muito inchado e fica sempre bem dar a entender que há mais pessoas que andaram na universidade

                Comentário


                  #9
                  tratar alguém por doutor só porque tem um curso??? não nascemos todos com o nosso nome? era mais o que faltava! o meu era bancário e havia muita gente que por ele ser subgerente (e podia ter sido gerente, mas nunca quis por causa as dores de cabeça) que o tratavam por doutor, ao que ele dizia logo que nao tinha nenhum curso.


                  outras pessoas que ele encontrava e que sabia que era quase pés rapados apresentavam-se como doutor e doutora... mania das grandezas...

                  por acaso no meu cartao de débito tem lá antes do nome Dr., mas foi o gerente do banco que conhecia bem o meu pai e qu o tinha vindo substituir que fez questão de por. e quando chegava lá ao banco, de camisa com fraldas de fora e casaco de couro ele tratava-me por doutor não sei das quantas e o pessoal que ia fazer lá depósitos ou "choramingar" por causa das contas ficava parvo!!!

                  Comentário


                    #10
                    estou completamente de acordo, para mim doutores são apenas os médicos ou juízes. tudo o resto é paisagem. Também acho ridículo algumas coisas que se vê aqui por estas bandas, e uma das piores é a impressão do título nos cheques de algumas pessoas, como se o DR à frente do nome fosse alguma garantia de pagamento

                    Comentário


                      #11
                      É uma das alergias que tenho... Então agora nem se falar. Doutores é o que não falta aqui onde estou, mas doutores a sério com doutoramento, muitos deles em universidade que nós nem sonhamos lá entrar.

                      Porém, mesmo com tantos doutores, tudo se trata pelo primeiro nome! E sabe tão bem...

                      Comentário


                        #12
                        Mas pq é que é natural que alguém licenciado em medicina possa ser tratado por Dr. e outra pessoa licenciada em serviço social (p.ex.), não?

                        Doutor vem de Douto e que transmite o seu conhecimento, aquele que douta, por isso, e com mais propriedade, os verdadeiros doutores seriam os professores.

                        Comentário


                          #13
                          Outra coisa que mete impressão são os deputados e ministros, a chamarem-se uns aos outros por doutor e engenheiro. E então nos debates antes das eleições, cada vez que um se dirige a outro, é "O Sr. Engenheiro", ou "O Sr. Dr"... Ainda são obrigados a saber se o gajo é Dr ou Engº. Não seria muito mais fácil chamarem uns aos outros por SR? Que raio de complexo de inferioridade

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por senhorpedro Ver Post
                            Mas pq é que é natural que alguém licenciado em medicina possa ser tratado por Dr. e outra pessoa licenciada em serviço social (p.ex.), não?

                            Doutor vem de Douto e que transmite o seu conhecimento, aquele que douta, por isso, e com mais propriedade, os verdadeiros doutores seriam os professores.
                            Porque chamar Dr. a um médico é um hábito já muito antigo e é comum em qualquer lugar do mundo. Já os outros licenciados, só em Portugal e mais alguns poucos países com o mesmo complexo que o nosso.

                            Comentário


                              #15
                              Chama-se Doutor a alguem que fez o doutoramento, então temos de chamar a alguem que fez um mestrado, Sr. Mestre, ou Sr. Licenciado, se alguem só acabou o secundário chamamos de Sr. segundo? o/

                              Isso não faz sentido e só demonstra o quão triste é a pessoa que exige que a tratem por tal. É alguem no fundo sem nivel.

                              Comentário


                                #16
                                Os media, quando estão em entrevistas tratam advogados por Dr., mas quando entrevistam o Mourinho, é ... Mourinho, afinal ele é Doutor (penso eu).

                                Um primo é engenheiro de rolhas (lool) e muitos dos familiares até o tratam por eng.

                                Comentário


                                  #17
                                  Deixem-me apenas esclarecer a confusão que muitas pessoas ainda fazem relativamente à aplicação da palavra Doutor.

                                  Doutor não são só os médicos, a diferença é está, para um doutorado, Doutor é um grau académico para os licenciados Doutor é apenas um Título.

                                  Licenciado em medicina = Doutor (título)
                                  Licenciado em Gestão (por exemplo) = Doutor (título)

                                  Mestrado = Mestre (grau académico)

                                  Doutoramento = Doutor (Grau académico)

                                  A diferença está aqui, o que se costuma fazer para distinguir isto é:
                                  Doutor = Doutoramento (grau académico)
                                  Dr. = Licenciado (título)

                                  As pessoas podem ter as convicções que quiserem mas é assim que as coisas estão definidas.

                                  P.S. Já se sabe que o curso de Medicina é complexo (apesar de existirem outros tantos) mas não deixa de ser uma licenciatura (agora mudou com bolonha), isso é que o grau académico que é diferente do título.
                                  Editado pela última vez por pmna; 25 September 2010, 11:46.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Porco Ver Post
                                    Porque chamar Dr. a um médico é um hábito já muito antigo e é comum em qualquer lugar do mundo. Já os outros licenciados, só em Portugal e mais alguns poucos países com o mesmo complexo que o nosso.
                                    Numa consulta, deslizei e tratei o médico por sr., levei logo com a taxa "... eu não andei consigo na escola, para me tratar por sr. é dr. ...".

                                    Comentário


                                      #19
                                      Se as pessoas insistirem em usar títulos antes dos nomes, como é que se deve tratar um licenciado? Por "Sr. DR"? por "Sr. Licenciado"? Só por "Sr." E como se distingue então um licenciado duma pessoa com o 12º ano? E o que diria um Catedrático face a um simples doutorado? Exigiria ser tratado por "Sr. Professor Doutor"? E porque há-de um simples médico licenciado ser tratado por "doutor"?
                                      Para responder a isso criaram-se convenções, como disse e muito bem o pmna.

                                      Mas lá está, isso são meras convenções, e valem o que valem. O problema quanto a mim não está aí, acho que é uma questão falsa que desvia as atenções do que realmente interessa. E o que realmente interessa é que em Portugal dá-se demasiado valor ao culto do título. O que remete para um dos nossos defeitos, que consiste na aceitação tácita de uma estratificação social apriorística, que assume a existência de graus hierárquicos onde eles não têm necessariamente que existir. É uma tradição de deferência bacoca e bafienta, um "põe-te no teu lugar", que por cá temos há séculos, foi aprofundada nos tempos da ditadura e nunca mais desapareceu.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Ruibadboy Ver Post
                                        Numa consulta, deslizei e tratei o médico por sr., levei logo com a taxa "... eu não andei consigo na escola, para me tratar por sr. é dr. ...".

                                        A única vez que isso me aconteceu e tratei alguém por senhor e me responderam "senhor não, Doutor", na primeira oportunidade devolvi-lhe, Rasec não, "Senhor Doutor", olhou-me de forma fulminante... mas foi remédio santo!


                                        É daquelas patacadas que só num paísinho como Portugal é que faz sentido... falo com o CEO e VPs da empresa onde estou e trato-os a todos pelo primeiro nome... mentalidades.


                                        Outra história gira foi na anterior empresa onde estava em Portugal, uma empresa do ramo alimentar onde o pessoal das linhas tem tendência a estar afastado hierarquicamente dos senhores doutores e engenheiros do planeamento, marketing, etc. Quando cheguei lá para gestor de produção e área de qualidade ia falar com o pessoal das linhas e e eles perguntavam sempre "é doutor ou engenheiro" e eu respondia, "chame-me só pelo nome" mas ainda houve uns quantos que me perguntaram "mas porquê, não tirou curso?"

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Axxantis Ver Post
                                          Mas lá está, isso são meras convenções, e valem o que valem. O problema quanto a mim não está aí, acho que é uma questão falsa que desvia as atenções do que realmente interessa. E o que realmente interessa é que em Portugal dá-se demasiado valor ao culto do título. O que remete para um dos nossos defeitos, que consiste na aceitação tácita de uma estratificação social apriorística, que assume a existência de graus hierárquicos onde eles não têm necessariamente que existir. É uma tradição de deferência bacoca e bafienta, um "põe-te no teu lugar", que por cá temos há séculos, foi aprofundada nos tempos da ditadura e nunca mais desapareceu.
                                          Basicamente os Doutores de hoje são os Nobres de "ontem", a inexistência de um titulo que distinga a pessoa de entre as de mais como acontecia com os títulos nobiliárquicos levas as pessoas a acharem que o facto de alguém ter perdido mais uns tempos a estudar é especial e melhor que as outras ao ponto de ser tratado de forma diferente, acho que quanto mais uma pessoa sabe mais humilde deve ser, vergar-se ao facto de saber que o que sabe não é nem metade do conhecimento que existe na sua área e no mundo e que ainda tem muito que aprender.

                                          Como foi referido ali mais acima do amigo que entra no banco vestido de uma forma totalmente descontraida, e levanta atenções pela forma como é tratado. Também levanta a imagem do que se espera que uma pessoa com formação superior...
                                          Além de ser doutor tem de vestir marcas super caras e andar sempre bem vestido e penteado.
                                          Conheço um arqueologo que é tratado por doutor na câmara municipal, e as pessoas com quem trabalha não conseguem compreender o porquê de ele ter estudos superiores e andar 70% do ano metido em lama e pó.
                                          Confusão de ideias mas tudo problemas ligados ao "estatuto de doutor"

                                          Comentário


                                            #22
                                            Passamos a fronteira e ali ao lado quando contamos que cá se tratam assim, dão umas boas gargalhadas... Mentalidade atrasada a nossa. Aqui onde estou é quase tudo dr, para aqui, dr. para ali... E a maior parte nem curso tem... O Afonso Henriques bem podia ter ficado quieto.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Rasec Ver Post
                                              A única vez que isso me aconteceu e tratei alguém por senhor e me responderam "senhor não, Doutor", na primeira oportunidade devolvi-lhe, Rasec não, "Senhor Doutor", olhou-me de forma fulminante... mas foi remédio santo!


                                              É daquelas patacadas que só num paísinho como Portugal é que faz sentido... falo com o CEO e VPs da empresa onde estou e trato-os a todos pelo primeiro nome... mentalidades.
                                              Trato o administrador da empresa por tu.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Karma Ver Post
                                                Trato o administrador da empresa por tu.

                                                E vai sendo cada vez mais frequente, este tipo de situações vão sendo mais frequentes entre a "velha guarda", função pública e empresas mais tradicionais.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Rasec Ver Post
                                                  E vai sendo cada vez mais frequente, este tipo de situações vão sendo mais frequentes entre a "velha guarda", função pública e empresas mais tradicionais.
                                                  Colegas meus já tiveram reuniões hilariantes na função pública tal é a quatidade de vezes que é referido "doutor" e "doutora". Aquela malta não muda.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Eu é ao contrário!
                                                    Tenho uma vizinha, já de idade, que insiste em tratar-me por Doutor.
                                                    Já lhe disse que não gosto e que também não a trato por senhora alfaiate!

                                                    Ela insiste... enfim!!

                                                    Essa dos médicos serem os únicos Doutores mete-me alguma impressão!
                                                    Ser tradição não é razão...
                                                    Agora, com Bolonha, quanto muito podem exigir ser tratados por Mestres!

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Onde trabalho também é tudo varrido a "tu".

                                                      No outro dia recebi um telefonema da CGD, uma senhora pretendia fazer algumas questões por 2 minutos. Uma delas, era a minha profissão, formação académica e se desejava adoptar algum título...dispensei que aparecesse algum título porque me é indiferente e não quero trazer uma espécie de tabuleta a dizer que sou licenciada porque isso só interessa para os fins necessários.

                                                      Se as coisas estão assim (do sr dr para aqui e para acolá) é porque há muitas pessoas que tomam a posição contrária.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Este tópico é repost, logo vou repostar a minha resposta ao tópico anterior:

                                                        Vamos lá esclarecer uma coisa:

                                                        Os títulos académicos existem oficialmente
                                                        .
                                                        São atribuidos somente a quem tem formação superior, não tendo titulos oficiais quem tem somente a escolaridade até ao 12º inclusive.

                                                        São 4 os graus académicos existentes:
                                                        -Bacharelato
                                                        -Licenciatura
                                                        -Mestrado
                                                        -Doutoramento
                                                        -(agregado)

                                                        A estes graus académicos correspondem os TÍTULOS ACADÉMICOS OFICIAIS:

                                                        Bacharel
                                                        Licenciado(a)
                                                        Mestre
                                                        Doutor(a)
                                                        (Agregado(a))

                                                        Estes títulos são usados oficialmente.
                                                        São para ser usados e devem ser usados... MAS única e exclusivamente no contexto devido, e não seguramente no dia a dia entre pessoas fora do contexto profissional respectivo.

                                                        Por habito/erro/abuso de linguagem, a quem tem uma licenciatura tratam por Doutor, e escrevem Dr. . Aos verdadeiros doutores (doutorados), escrevem doutor por extenso, e tratam por prof.doutor, quando muitas vezes não são professores do superior.

                                                        Isto não é um exclusivo português, mas sim um costume latino, e em Itália é igual, em Espanha tratam um licenciado por licenciado e não por doutor.

                                                        Mas efectivamente e oficialmente HÁ títulos académicos honoríficos, correspondentes ao grau académico respectivo.



                                                        Uma coisa é o titulo/grau académico e as competências a ele associado, outra é o uso do titulo no dia a dia...

                                                        Pessoalmente acho ridículo em situações não profissionais /académicas fazer o uso do titulo..

                                                        O titulo é atribuído e para ser usado em contexto adequado, academicamente e se se justificar profissionalmente ..

                                                        O uso desadequado do titulo ( que é o mesmo que dizer, quase sempre em todas as situações do dia a dia) é um sinal um pouco saloio e mesquinho, e característica pouco abonatória para a pessoa..

                                                        Uma coisa é ter orgulho no seu grau, baseado no seu mérito e esforço para ser obtido, outra é vaidade e exibição do mesmo..

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Só um pormenor: se na tua lista incluis a agregação, tens de incluir também a cátedra!

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por MegaMaster Ver Post
                                                            Passamos a fronteira e ali ao lado quando contamos que cá se tratam assim, dão umas boas gargalhadas... Mentalidade atrasada a nossa. Aqui onde estou é quase tudo dr, para aqui, dr. para ali... E a maior parte nem curso tem... O Afonso Henriques bem podia ter ficado quieto.
                                                            mas em espanha é uma falta de educação tremenda...tem algum jeito chegar a um hotel de 5* e ser tratado por tu??
                                                            se ainda fosse ali na residencial estrela ainda se compreendia mas hotel de 5* não.
                                                            O estatuto em certos casos faz sentido, mas por exemplo não faz sentido um eng tratar um eng, por engenheiro, ou um doutor por doutor,
                                                            PS. quem tem doutoramento é doutor... médico? é doutor.

                                                            Mas depois claro depende das situações imagine-se que se tem uma posição superior na empresa e de chefia e que os subordinados não têm respeito, ou que ganhando confiança perde-se o controlo sobre as coisas?
                                                            é tudo uma questão de gestão e não de arrogância isto claro a nível de gestão, agora ser tratado em casa por doutor ou eng.. ou mesmo no grupo de amigos é no mínimo ridículo.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X