Anúncio

Collapse
No announcement yet.

A nova LPM - o que se passa nestas cabeças ...

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    A nova LPM - o que se passa nestas cabeças ...

    ... para que numa lei de programação militar num pais onde se enche a boca com as faltas de verbas, apertos de cinto, sacrificios e outras brilhantes medidas restritivas se esbanje dinheiro que falta.

    Parece que alguém nos tempos de D.Gutierrez andou a brincar com o nosso dinheirinho ou isso ou agora alguém não sabe o que está a fazer.

    Claro em 1996 quem estava á frente dos designios deste Jardim (ou direi antes parque infantil governativo) á Beira Mar plantado era D. Gutierrez e o fenomenal Governo do Dialogo.

    Sim porque a noticia não engana.


    citação:Peace Atlantis II

    In 1996 the Portuguese AF requested 25 USAF-surplus F-16A/B's (re-engined), together with 5 spare F100-PW-220E engines. The estimated cost is $258 million. The second-hand Block 15 aircraft are to be used in the ground attack role (replacing the 50 A-7P's) starting in 1998.

    On November 20th, 1997, the Pentagon announced it had made available for transfer 25 used F-16A/B Block 15 Falcons from the USAF (ex-ANG or stored D.M. examples). The aircraft are transferred free of charge (Portugal has to bring them to Europe, either by disassembly or flown-in by PoAF pilots). It appears that Portugal also has to buy new engines and spares.

    On November 14th, 1998, the Portuguese government gave the FAP the go-ahead for the acquisition. The contract includes 25 (21 A's and 4 B's) used aircraft, which will be re-engined (probably with the F100-PW-220E). Of these only 20 (16A's and 4 B's) will be used to form an attack squadron. The five other airframes will be used as spare sources. According to the newspapers the 20 aircraft will be upgraded for day & night all-weather operations. Total value of the deal is 45.000 million PTE (some USD 268 million) which includes aircraft shipment, modification kits, logistics support and training and is to be paid for in parts until 2004 . Portugal signed the Letter of Offer and Acceptance (LOA) on November 30th, 1998, for 25 F-16 aircraft and 20 upgrade kits to modernize its air force.
    http://www.f-16.net/f-16_users_article16.html



    E depois aparecem estas vozes discordantes mas que miraculosamente logo se calam ...

    citação:"Quero que se apure responsabilidades pela compra dos F-16"

    "A falta de transparência não beneficia a democracia nem a racionalidade das aquisições"

    Adepta de uma política de Defesa europeia e partidária de uma maior participação de Portugal no mercado europeu do sector, a socialista Ana Gomes, em entrevista ao JN, exige responsabilidades no caso da
    compra desnecessária dos F-16, agora em venda, e do abandono do programa do avião A400M.
    Aponta críticas a colegas de partido, aplaudindo, no entanto, as opções do actual ministro da Defesa, Luís Amado.
    http://jn.sapo.pt/2006/06/13/naciona...dades_pel.html



    E claro a lei que desdiz o que D. Gutierrez disse.

    citação:
    A LPM foi ontem aprovada em Conselho de Ministros e prevê a alienação de vário armamento, entre o qual os 12 F-16, 10 Puma, 18 Allouette III e as fragatas "Sacadura Cabral" e "João Belo" e blindados. Foram ainda estabelecidas novas regras para o leasing, reduzido de 60 para 40%, assim como foi estabelecido um novo regime para gestão de contrapartidas e foi criado o novo estatuto da Comissão Permanente de Contrapartidas, o órgão que negoceia os benefícios para a indústria nacional pela aquisição de armamento e equipamento.

    Luís Amado enquadrou, no entanto, as aquisições no "esforço de contenção financeira" e, embora o ministro não o tenha dito, várias fontes militares enquadram a venda dos F-16 nesse âmbito, uma vez que as missões das Força Aérea - que também não comenta oficialmente o caso - continuam a ser as mesmas.
    http://jn.sapo.pt/2006/06/02/naciona..._f16_e_su.html



    E claro que muitas vozes se questionam da mesma forma e perguntam que diabo de politica e linha estamos nós a seguir.

    citação:Quarta-feira, Junho 07, 2006
    A VENDA DOS F-16 E A FALTA DE MEIOS AÉREOS

    Até os colegas espanhóis nos fóruns estão a ficar espantados coma ligeireza com que se desmantela o pouco que Portugal ainda tem.

    Podem alguns vir agora explicar científicamente que alguns desses F-16 nunca sairam dos caixotes, que o programa de modernização é mais lento que se decorresse num qualquer país africano, etc. Mas o facto é que Portugal os tinha, e em caso de necessidade o programa aceleraria.

    O Governo para dar uma imagem de populismo demagógico preferiu anunciar a venda desses 12 aparelhos depois de modernizados, até 2011.

    O que acontece é que o que hoje é uma verdade anunciada, amanhã já pode ser outra coisa.

    Até 2001, o Governo será outro, o programa MLU arrastar-se-á no tempo, a LPM deverá ser revista dentro de 3 ou 4 anos.

    Pode-se sempre argumentar que Portugal neccessita de meios aéreos para apagar fogos e não para os atear.

    É fácil e popular:

    Vendem-se os F-16, e venham os meios de combate a fogos!

    Como Portugal é governado por mentes brilhantes, recebeu ontem, 6 de Junho de 2006, a ajuda de 2 Canadair espanhóis para ajudarem a dominar um incêndio que lavra desde domingo no norte.

    Porque para o Governo a nova filosofia é a de que os meios aéreos só serão utilizados na fase inicial.
    citação:Entretanto a mesma FAP que não tem meios para operar os Puma's, parece ter encontrado uma vocação especial:

    O de transporte de ministros e outros VIP's para assistir a jogos de futebol, em Portugal e no estrangeiro.

    Assim vai Portugal.
    http://blogmilitar.blogspot.com/2006...ios-areos.html



    Eram bom saber onde efectivamente é bem empregue o nosso dinheiro.

    Se em Leis de Programação Militar que mudam ao sabor de cores partidrárias e de gestores de caracter duvidoso.

    Ou se na compra de Politicos qualificados que não nos fod*m nos impostos e desbaratinem os nossos EUROS numa qualquer negociata de caracter duvidoso.


    #2
    Nunca entendi porque precisamos de F16. Para mim teriam de me explicar como se fosse uma criança de 4 anos. [8]

    Comentário


      #3
      "Nunca entendi porque precisamos de F16. Para mim teriam de me explicar como se fosse uma criança de 4 anos."

      Entre outras coisas, funciona para para manter a OGMA viva, não se perder a unica enpresa aeronautica nacional e transferir tecnologia. Claro que há também argumentos de defesa nacional...

      Comentário


        #4
        Isso não interessa nada, é preciso é parecer fazer alguma coisa demagogicamente no estrito interesse da nação e quando não houver dinheiro para se ir de falcon para o Quénia, já se sabe aumenta-se uns impostositos, arranja-se um boatosito que há pouca produtividade e se não chegar chama-se nomes a função publica.




        Comentário


          #5
          citação:Originalmente colocada por Renas

          Nunca entendi porque precisamos de F16. Para mim teriam de me explicar como se fosse uma criança de 4 anos. [8]
          Quando celebras um contrato tens de cumprir a tua parte no acordo.

          Portugal além de ter de manter a soberania do seu território ainda tem de participar nos programas militares da NATO, cuja aliança é composta por diversos paises que se comprometem a defender mutamente os interesses nacionais estrategicos e militares de forma a manter a soberania de cada estado participante.

          Cada estado tem definido quais os meios que devem ter disponiveis paarmanter a sua parte no acordo e nesse POrtugla tem de ter um nº minimo de aeronaves disponivel, tal como navios de superficie e unidades territoriais operacionais, e isto com equipamentos compativeis com os parametros e padrões NATO.

          Comentário


            #6
            citação:Originalmente colocada por Nthor

            Isso não interessa nada, é preciso é parecer fazer alguma coisa demagogicamente no estrito interesse da nação e quando não houver dinheiro para se ir de falcon para o Quénia, já se sabe aumenta-se uns impostositos, arranja-se um boatosito que há pouca produtividade e se não chegar chama-se nomes a função publica.

            Sim claro a demagogia é intensa.

            Mas claro já houve quem aqui dissesse qual era o nosso problema do PM usado um Falcon para questões um tanto ou quanto futeis como ir a um Jogo de Futebol em Aveiro, isso é natural num pais que passa por dificuldades orçamentais.

            Claro que não interessa á maioria dos Portugueses, mas interessa-me a mim, e pelo que depreendo a ti também, é que gosto de pagar mas saber para onde vai o meu dinheirinho.

            ;)

            Comentário


              #7
              E já agora alguem se lembra daquelas noticias que davam conta de "negociatas" estranhas na compra de helicopetros - sim com contestação por parte de empresas que perderam o concurso internacioanl - na compra dos submarinos e das fragatas ...

              E daquele encher de boca com a vinda de contrapartidas para a industria nacional, com contratos que viriam do estrangeiro e que compensariam a balança comercial !!??



              Hummm... não se lembram !!??


              Pois é mas há alguém que se lembra e está falar - por quanto tempo não se sabe, ainda lhe dão um docinho e com boca doce ninguém fala - por isso é de aproveitar enquanto a noticia está fresca e disponivel.


              Defesa: Henrique Neto acredita em interesses partidários
              Suspeita na falta de contrapartidas

              A polémica está instalada. O ex- -dirigente socialista, ex-candidato à liderança do PS e empresário, Henrique Neto, suspeita de #8220;interesses partidários#8221; nos negócios de milhões de euros das contrapartidas para empresas portuguesas da compra de material militar pelo Estado a consórcios estrangeiros.

              O presidente da Confederação da Indústria Portuguesa (CIP), Francisco Van Zeller, acrescenta que as empresas nacionais não têm as encomendas prometidas, no valor de 3000 milhões de euros, decorrentes dos contratos de contrapartidas militares. O responsável acredita que haja algum #8220;nevoeiro#8221; no processo.

              #8220;As empresas que venderam ao Estado português os submarinos e os helicópteros não fazem o mínimo esforço para cumprir o acordo de contrapartidas e podem estar em causa mais de 1000 milhões de euros em exportações de empresas privadas nacionais#8221;, afirma Henrique Neto à agência Lusa. Ao CM, sublinha que o processo se arrasta há mais de três anos e que decidiu falar porque já interpelou a Assembleia da República e mesmo as entidades responsáveis.

              O antigo deputado do PS e presidente da empresa Iberomoldes (na Marinha Grande) estanha, de facto, o silêncio dos sucessivos governos neste dossier e sublinha que entrou no processo de contrapartidas da compra de material militar #8211; um negócio avaliado entre 2,6 a 3 mil milhões de euros#8211; a convite da Escom, do Grupo Espírito Santo.

              #8220;Se os governos anteriores (PSD/CDS-PP) negociaram mal os acordos de contrapartidas militares, é muito estranho que o actual Executivo [ socialista] não diga isso em público, até porque na política é sempre com rapidez que se passam culpas para o passado#8221;, prossegue Henrique Neto . E concluiu: #8220;Pode haver negócios menos claros no processo das contrapartidas militares. Não devo evitar as palavras: existem suspeitas que há interesses partidários metidos nisto. Não é normal que dois partidos se sucedam no poder e tenham comportamentos exactamente iguais#8221;.

              As contrapartidas em causa resultam dos contratos de compra de equipamento militar e prevêem que os consórcios vencedores se comprometam a arranjar negócios para empresas portuguesas.

              Assim, nos contratos assinados pela Iberomoldes #8211; mediados pela Escom #8211; os consórcios Agusta/Westland, fornecedores dos helicópteros EH 101 ao Estado, e a HWD, vencedor do concurso de submarinos, comprometeram-se a encontrar clientes para exportações da empresa da Marinha Grande. Contudo, o presidente da Comissão Permanente de Contrapartidas#8211; organismo dependente dos ministérios da Defesa e da Economia #8211; Rui Neves reconhece, apenas, #8220;atrasos graves#8221; na execução das contrapartidas pela adjudicação dos helicópteros EH 101 ao consórcio Agusta/Westland.

              PONTOS DE VISTA

              VAN ZELLER

              #8220;Parece que os contratos de contrapartidas, que poderiam envolver 3000 milhões de euros para a indústria, estão envolvidos em nevoeiro#8221;

              JÚDICE

              José Miguel Júdice, advogado do consórcio derrotado dos submarinos, os franceses da DCN-I, considerou #8220;chocante#8221; o caso em 2003.

              J.REBELO

              #8220;Neste momento a responsabilidade cabe aos consórcios vencedores dos concursos. (...).O Estado não tem ainda nenhuma responsabilidade#8221;
              Cristina Rita, com Lusa

              Publicado hoje no CM


              Não é por nada mas isto cheira a ***** que tresanda ...

              Comentário


                #8
                o problema é que vivemos do que a europa quer

                precisamos de novos aviões de transporte,então o gueterres penso e assinou

                3 a400 que custam o preço de 6 c-130j

                e agora a questão é esta,por vezes nem os nossos 6 c-130 chegam para fazer tudo e ia ser com 3 aviões que iamos resolver o problema???

                substituir 6 por 3 nunca me pareceu boa ideia

                felismente o portas abandonou o projecto

                mas agora o governo do ps para satisfazer a europa parece que quer entrar novamente no projecto com a compra de 6 a-400,com esse #8364;#8364; dava para comprar 12 c-130j sem contar que nem seria preciso o treino de tripulações no caso de termos novos c-130,mas a europa quer que compremos europeu,tal como acontece em muitas companhias aereas,tal como a sabena que foi "obrigada a comprar europeu e depois faliu,porque os aviões europeus são mais baratos mas depois ao fim de 5 anos tornam-se muito mais caros,porque tem custos de manutençao astronomicos"


                vamos sempre andar ao ritmo e as exigencias da europa

                Comentário


                  #9
                  ja agora os eh101 custaram um pouco menos que o previsto,porque o portas apertou com eles,na aviação dizem dia x do x do ano xxxx entregamos 1 avião,senao o entregam pagam indemização,e isso o portas pediu e eles tiveram de pagar,ao contrario de muitos que nunca pedem as indemizações ou as pedem para contas particulares

                  Comentário


                    #10
                    Claro, todos poupam dinheiro , mas do palerma do Tortas ao esperto dos Amores a lei já mudou e mudou e todos compram, e poupam, mas o quese vê ´q ue os milhões saem e as medidas ñão parecem as mais adequadas.

                    Agora o que Gutierrez e Tortas Fizeram não presta.


                    Vejamos o que se dizia em 2003


                    PORTUGAL POUPADO E ARMADO

                    O Conselho de Ministros aprovou ontem o anteprojecto de Revisão da Lei de Programação Militar (LPM) ao fim de três meses de trabalho intensivo e com a #8216;bênção#8217; dos chefes militares. Coube ao ministro da Defesa, Paulo Portas, dar as explicações possíveis do modelo financeiro escolhido, tendo, de imediato, classificado a LPM como sendo uma boa lei do ponto de vista do contribuinte, porque #8220;não paga mais um euro e o Estado poupa 1069 milhões em juros bancários#8221;.

                    (...)

                    OS CAMINHOS DA NOVA LEI



                    O anteprojecto da Lei de Programação Militar (LPM) vem substituir a que tinha sido elaborada pelo governo socialista e aprovada no dia 27 de Setembro de 2001 na Assembleia da República com os votos do PS e do CDS-PP.

                    Com a subida do PSD e CDS-PP ao poder, o Governo de Durão Barroso iniciou de imediato a alteração à LPM em consonância com o novo Conceito de Defesa Estratégico (CDE). A partir daí, e de acordo com Paulo Portas, realizaram-se 48 reuniões de trabalho e três meses de #8220;trabalho intensivo#8221; entre o ministro da Defesa e os seus secretários de Estado.

                    Um passo decisivo foi dado anteontem pelos chefes dos três ramos militares (Exército, Força Aérea e Marinha) e o chefe de Estado-Maior General das Forças Armadas que se puseram de acordo quanto à estratégia de reequipamento das Forças Armadas e respectivo modelo financeiro.

                    Ontem, o Conselho de Ministros aprovou o anteprojecto e, de acordo com o calendário previsto, o documento será analisado segunda-feira pelo Conselho Superior de Defesa Militar (CSDM) presidido pelo Presidente da República, Jorge Sampaio, na sua qualidade de Comandante Supremo das Forças Armadas. Se tudo correr bem, o anteprojecto da Lei de Programação Militar dará entrada na Assembleia da República no próximo dia 25 e será votado no dia 5 de Março.


                    ABANDONO DO CONSÓRCIO EUROPEU AIRBUS

                    A par do Exército, a Força Aérea, saiu claramente #8216; vencedora#8217; desta LPM, pois substitui os aviões Aviocar, os helicópteros Alouette e Puma, e faz ainda um #8216;upgrade#8217; dos aviões F-16 e P3-Orion. Contudo, a novidade ontem avançada por Portas é o abandono do consórcio europeu Airbus para substitiur os aviões de transporte táctico Hércules C-130.

                    O ministro da Defesa analisou a proposta do consórcio europeu e considerou que o País não tem recursos para comprar os A-400 M, pois #8220;são tão caros que, a adquiri-los, estava a pagar preços de etiqueta#8221;. Assim, entende ser preferível manter para já os seis C-130 e depois estudar novas propostas para substituir estes aparelhos que têm prestado bons serviços ao País. Na verdade, o dinheiro disponível só daria para comprar três A-400 M e, mesmo assim, o primeiro aparelho só chegava a Portugal em 2012. Portas não revelou qual a fábrica que irá substituir a Airbus, mas referiu-se a propostas americanas. Nessa hipótese, é bem possível que esteja a pensar nos americanos C-130 J da Lockheed.

                    Ainda na Força Aérea o ministro destacou a aquisição de radares que permitirão dar a Portugal a capacidade de controlo total de todo o espaço aéreo nacional (alargamento do controlo aéreo aos Açores); modernização dos F-16 e dos P-3 Orion. Assegurou também a continuação do programa de construção dos helicópteros EH -101 para substituir os Puma; e a substituição dos aparelhos aviocar (não sendo contudo possível substituir todos os 24); e dos helicópteros de instrução Alouette, eventualmente pelos Colibri.
                    José Rodrigues

                    In CM 21-02-2003

                    Comentário


                      #11
                      eu da força aerea percebo razoavelmente e para mim era

                      12 f-16
                      reduzir só para
                      10 alpha jet,para treino
                      6c-130j +2c17(proposta boeing ao custo dos 3 a400)
                      12 eh101
                      5 casa 295 para substituir os aviocar
                      3 p3orion patrulha maritima
                      e os epson para o treino
                      os cessena 337 ja que os temos deixem eles andarem
                      os pumas ficavam para apagar fogos e comprava ai 2 ou 3 canadair


                      os 12 f-16 são mais que suficientes tal como os alpha jet
                      os c-130j e os c-17 para o transporte(para o voo de 3 feira para a lajes usava-se o c-17)
                      os 5 c295 era 3 para as lajes(busca e salvamento) e 2 em sintra
                      os eh101 onde estão (lajes e montijo(busca salvamento)
                      os 3 p3 chegavam basta pensar que por vezes nem 1 por dia voa(tristeza)

                      deviamos vender os alpha jet que iam ficar a mais,ficando com alguns para peças,vender os f-16 a mais ficando com alguns para peças,vender os p3 usados vindos da holanda, e acima de tudo vender os 3 falcon 50 que são usados para transporte vip(o socrates usou 1 para ver portugal em aveiro)

                      e ja agora mantinha o falcon 20 porque serve de calibração dos ils e radares

                      Comentário


                        #12
                        Se percebes, já deves ter notado que o C-130J está em risco de acabar...

                        Comentário


                          #13
                          lololol não me faças rir

                          o avião que é fabricado a mais tempo no mundo em risco de acabar lolololol

                          deixa la o forum da airbus e informa-te em sitios decentes

                          Comentário


                            #14
                            citação:Originalmente colocada por ebay

                            Se percebes, já deves ter notado que o C-130J está em risco de acabar...
                            O C130J é o ultimo modelo da Lockheed-Martin, sim em principio será o ultimo da série e é considerado o Super Hercules, mas a versão original já voa á 50 anos e é o avião de transporte Turbo Helice mais bem sucedido da história de aeronautica.

                            Antes de ele sair de cena acabam-se os combustiveis fósseis [8)][xx(]

                            http://www.lockheedmartin.com/wms/fi...33&ti=0&sc=400

                            citação:The 20th Century's Greatest Airlifter Will Also Be the 21st Century's Greatest.

                            Only a few aircraft have earned the description "legendary." However, the C-130, named "Hercules" from the mythical Greek hero renowned for his great strength, has become a true, real-world legend. More than 2,200 C-130s have been built, and they are flown by more than 60 nations worldwide, in more than 70 variations.
                            http://www.lockheedmartin.com/wms/fi...24&ti=0&sc=400

                            Comentário


                              #15
                              Isso é a página da publicidade do fabricante...

                              Comentário


                                #16
                                mais de 54 paises utilizam o c-130,tem mais de 2000 aviões fabricados e vai acabar???
                                isso de acabar é bem verdade,afinal tudo na vida acaba
                                quando deixar de haver jet fuel vão acabar todos

                                o que podes dizer é que os gaijos das aerotransportadas gostam mais de saltar de c-130h do que c-130j,porque a maior potencia dos motores do j complicam um pouco o salto,mas dai até acabar

                                essa informação deve vir dum fanatico da airbus só pode

                                Comentário


                                  #17
                                  citação:Originalmente colocada por ebay

                                  Isso é a página da publicidade do fabricante...
                                  Não é a pagina de acesso aos dados do aparelho e o numero de paise que o usam nas usas variantes, o primeiro link mostra-te a Itália, basta que vás e saibas lêr, eu tanto ganho com Airbus como com Lockheed mas menosprezar um aparelho com a carreira do C130 é no minimo caricato.

                                  Porque raio os iluminados paises como a Itália, Alemanha e Reino Unido
                                  Fazendo parte do consórcio Airbus ainda compram esta treta de aparelho.

                                  ;)

                                  Comentário


                                    #18
                                    o que esta em risco de não ser produzido era o a400 a airbus no inicio do ano pediu mais #8364;#8364; a inglaterra espanha frança e alemanha,porque senao não iam fazer o avião porque tal como no a380 os custos dispararam e alguns paises como portugal abandonaram o projecto ou reduziram as encomendas como a alemanha

                                    Comentário


                                      #19
                                      "essa informação deve vir dum fanatico da airbus só pode"

                                      Pois pois...

                                      "Pentagon report criticizes new version of C-130J transport plane"

                                      http://www.govexec.com/dailyfed/0105/012405cdpm3.htm

                                      Só por curiosidade, o programa C-130J já esteve cancelado...mas pressões do fabricante lá aguentaram a coisa!

                                      http://www.washingtonpost.com/wp-dyn...051101904.html


                                      Uma coisa são os sites do fabricante, outra coisa é informação independente...

                                      "To date, only two of the 50 C-130Js have been permitted to fly “limited” missions in Iraq, and are said to be accompanied by an unusually large maintenance and support contingent and extra spare parts – designed to inflate the aircraft’s reliability rate. The remaining 48 “J” models have been restricted to training missions"

                                      http://pogo.org/p/defense/do-050301-C130J.html


                                      Comentário


                                        #20
                                        foi o que eu disse eles tão com problemas ,mas creio que vale mais 1 avião com problema do que um papel

                                        logo vale mais um c130 que o papel do a400,onde temos de pagar mais senao a airbus diz que ja não o fabrica

                                        Comentário


                                          #21
                                          "foi o que eu disse eles tão com problemas ,mas creio que vale mais 1 avião com problema do que um papel ..."

                                          Não, não disseste...

                                          1 avião com problemas geralmente mata! Um de papel não...

                                          Comentário


                                            #22
                                            um gaijo a certas pessoas só com o desenho

                                            sabes que problemas tem o avião???

                                            são problemas que não afectam a segurança do avião

                                            queres mais??? a noticia esta errada porque os usa não tem 50 c130j no iraque,só um anjo acredita nisso

                                            54 paises não podem estar errados

                                            deixa la o forum da airbus e dedica-te a seres mais culto nos aviões

                                            eu sou europeu mas a airbus é chula, pagamos todos para aquilo funcionar e aquilo só da problemas nas companhias aereas etc etc

                                            ja agora o que é a airbus military comparado com a loockhead??? ou até mesmo com a grumman

                                            a unica coisa de guerra que se fez na europa de jeito foi o eurofighter que mesmo assim não chega po f15 su27


                                            deixa la de ver as coisas como europeu e ve as coisas imparciais

                                            Comentário


                                              #23
                                              citação que podes dizer é que os gaijos das aerotransportadas gostam mais de saltar de c-130h do que c-130j,porque a maior potencia dos motores do j complicam um pouco o salto,mas dai até acabar
                                              ok eu não disse que eles tinham problema ou tu não sabes ler??? ou les o que te convem???

                                              Comentário


                                                #24
                                                ja temos submarinos ou nao?


                                                ;P

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  acho que estão a fabricar

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    citação:Originalmente colocada por bruno_dias

                                                    acho que estão a fabricar

                                                    os submarinos sao fundamentais para o país!!!


                                                    mas aquilo que o país precisa mesmo ainda ninguem encomendou,...

                                                    uma frota de porta avioes



                                                    isso sim!!!!

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      citação:Originalmente colocada por bruno_dias

                                                      um gaijo a certas pessoas só com o desenho

                                                      sabes que problemas tem o avião???

                                                      são problemas que não afectam a segurança do avião

                                                      queres mais??? a noticia esta errada porque os usa não tem 50 c130j no iraque,só um anjo acredita nisso

                                                      54 paises não podem estar errados

                                                      deixa la o forum da airbus e dedica-te a seres mais culto nos aviões

                                                      eu sou europeu mas a airbus é chula, pagamos todos para aquilo funcionar e aquilo só da problemas nas companhias aereas etc etc

                                                      ja agora o que é a airbus military comparado com a loockhead??? ou até mesmo com a grumman

                                                      a unica coisa de guerra que se fez na europa de jeito foi o eurofighter que mesmo assim não chega po f15 su27


                                                      deixa la de ver as coisas como europeu e ve as coisas imparciais
                                                      A Grumman já não existe...mas claro que tu sabes disso...

                                                      "os usa não tem 50 c130j no iraque.." Exactamente! mas como tu não és muito bom em inglês, não precebeste que apenas 2 aparelhos da frota de 50 fizeram operações limitadas no Iraque...

                                                      Só por curiosidade, qual era o problema da potência motores que complica um pouco o salto...?

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        os submarinos por acaso são precisos porque temos uma costa bastante grande mas a certas coisas que temos e que não servem de nada

                                                        não tens aviões po porta aviões o f-16 não da

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          é estes motores serem muito mais potentes e na maior parte dos saltos a saida ser feita pelas portas laterais e não pela rampa

                                                          neste momento nem a mcdonnal douglas existe,é tudo boeing e loockhead praticamente

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            O que tem a potência a ver com a saída lateral..?

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X