... para que numa lei de programação militar num pais onde se enche a boca com as faltas de verbas, apertos de cinto, sacrificios e outras brilhantes medidas restritivas se esbanje dinheiro que falta.
Parece que alguém nos tempos de D.Gutierrez andou a brincar com o nosso dinheirinho ou isso ou agora alguém não sabe o que está a fazer.
Claro em 1996 quem estava á frente dos designios deste Jardim (ou direi antes parque infantil governativo) á Beira Mar plantado era D. Gutierrez e o fenomenal Governo do Dialogo.
Sim porque a noticia não engana.
http://www.f-16.net/f-16_users_article16.html
E depois aparecem estas vozes discordantes mas que miraculosamente logo se calam ...
http://jn.sapo.pt/2006/06/13/naciona...dades_pel.html
E claro a lei que desdiz o que D. Gutierrez disse.
http://jn.sapo.pt/2006/06/02/naciona..._f16_e_su.html
E claro que muitas vozes se questionam da mesma forma e perguntam que diabo de politica e linha estamos nós a seguir.
http://blogmilitar.blogspot.com/2006...ios-areos.html
Eram bom saber onde efectivamente é bem empregue o nosso dinheiro.
Se em Leis de Programação Militar que mudam ao sabor de cores partidrárias e de gestores de caracter duvidoso.
Ou se na compra de Politicos qualificados que não nos fod*m nos impostos e desbaratinem os nossos EUROS numa qualquer negociata de caracter duvidoso.
Parece que alguém nos tempos de D.Gutierrez andou a brincar com o nosso dinheirinho ou isso ou agora alguém não sabe o que está a fazer.
Claro em 1996 quem estava á frente dos designios deste Jardim (ou direi antes parque infantil governativo) á Beira Mar plantado era D. Gutierrez e o fenomenal Governo do Dialogo.
Sim porque a noticia não engana.
citação:Peace Atlantis II
In 1996 the Portuguese AF requested 25 USAF-surplus F-16A/B's (re-engined), together with 5 spare F100-PW-220E engines. The estimated cost is $258 million. The second-hand Block 15 aircraft are to be used in the ground attack role (replacing the 50 A-7P's) starting in 1998.
On November 20th, 1997, the Pentagon announced it had made available for transfer 25 used F-16A/B Block 15 Falcons from the USAF (ex-ANG or stored D.M. examples). The aircraft are transferred free of charge (Portugal has to bring them to Europe, either by disassembly or flown-in by PoAF pilots). It appears that Portugal also has to buy new engines and spares.
On November 14th, 1998, the Portuguese government gave the FAP the go-ahead for the acquisition. The contract includes 25 (21 A's and 4 B's) used aircraft, which will be re-engined (probably with the F100-PW-220E). Of these only 20 (16A's and 4 B's) will be used to form an attack squadron. The five other airframes will be used as spare sources. According to the newspapers the 20 aircraft will be upgraded for day & night all-weather operations. Total value of the deal is 45.000 million PTE (some USD 268 million) which includes aircraft shipment, modification kits, logistics support and training and is to be paid for in parts until 2004 . Portugal signed the Letter of Offer and Acceptance (LOA) on November 30th, 1998, for 25 F-16 aircraft and 20 upgrade kits to modernize its air force.
In 1996 the Portuguese AF requested 25 USAF-surplus F-16A/B's (re-engined), together with 5 spare F100-PW-220E engines. The estimated cost is $258 million. The second-hand Block 15 aircraft are to be used in the ground attack role (replacing the 50 A-7P's) starting in 1998.
On November 20th, 1997, the Pentagon announced it had made available for transfer 25 used F-16A/B Block 15 Falcons from the USAF (ex-ANG or stored D.M. examples). The aircraft are transferred free of charge (Portugal has to bring them to Europe, either by disassembly or flown-in by PoAF pilots). It appears that Portugal also has to buy new engines and spares.
On November 14th, 1998, the Portuguese government gave the FAP the go-ahead for the acquisition. The contract includes 25 (21 A's and 4 B's) used aircraft, which will be re-engined (probably with the F100-PW-220E). Of these only 20 (16A's and 4 B's) will be used to form an attack squadron. The five other airframes will be used as spare sources. According to the newspapers the 20 aircraft will be upgraded for day & night all-weather operations. Total value of the deal is 45.000 million PTE (some USD 268 million) which includes aircraft shipment, modification kits, logistics support and training and is to be paid for in parts until 2004 . Portugal signed the Letter of Offer and Acceptance (LOA) on November 30th, 1998, for 25 F-16 aircraft and 20 upgrade kits to modernize its air force.
E depois aparecem estas vozes discordantes mas que miraculosamente logo se calam ...
citação:"Quero que se apure responsabilidades pela compra dos F-16"
"A falta de transparência não beneficia a democracia nem a racionalidade das aquisições"
Adepta de uma política de Defesa europeia e partidária de uma maior participação de Portugal no mercado europeu do sector, a socialista Ana Gomes, em entrevista ao JN, exige responsabilidades no caso da
compra desnecessária dos F-16, agora em venda, e do abandono do programa do avião A400M. Aponta críticas a colegas de partido, aplaudindo, no entanto, as opções do actual ministro da Defesa, Luís Amado.
"A falta de transparência não beneficia a democracia nem a racionalidade das aquisições"
Adepta de uma política de Defesa europeia e partidária de uma maior participação de Portugal no mercado europeu do sector, a socialista Ana Gomes, em entrevista ao JN, exige responsabilidades no caso da
compra desnecessária dos F-16, agora em venda, e do abandono do programa do avião A400M. Aponta críticas a colegas de partido, aplaudindo, no entanto, as opções do actual ministro da Defesa, Luís Amado.
E claro a lei que desdiz o que D. Gutierrez disse.
citação:
A LPM foi ontem aprovada em Conselho de Ministros e prevê a alienação de vário armamento, entre o qual os 12 F-16, 10 Puma, 18 Allouette III e as fragatas "Sacadura Cabral" e "João Belo" e blindados. Foram ainda estabelecidas novas regras para o leasing, reduzido de 60 para 40%, assim como foi estabelecido um novo regime para gestão de contrapartidas e foi criado o novo estatuto da Comissão Permanente de Contrapartidas, o órgão que negoceia os benefícios para a indústria nacional pela aquisição de armamento e equipamento.
Luís Amado enquadrou, no entanto, as aquisições no "esforço de contenção financeira" e, embora o ministro não o tenha dito, várias fontes militares enquadram a venda dos F-16 nesse âmbito, uma vez que as missões das Força Aérea - que também não comenta oficialmente o caso - continuam a ser as mesmas.
A LPM foi ontem aprovada em Conselho de Ministros e prevê a alienação de vário armamento, entre o qual os 12 F-16, 10 Puma, 18 Allouette III e as fragatas "Sacadura Cabral" e "João Belo" e blindados. Foram ainda estabelecidas novas regras para o leasing, reduzido de 60 para 40%, assim como foi estabelecido um novo regime para gestão de contrapartidas e foi criado o novo estatuto da Comissão Permanente de Contrapartidas, o órgão que negoceia os benefícios para a indústria nacional pela aquisição de armamento e equipamento.
Luís Amado enquadrou, no entanto, as aquisições no "esforço de contenção financeira" e, embora o ministro não o tenha dito, várias fontes militares enquadram a venda dos F-16 nesse âmbito, uma vez que as missões das Força Aérea - que também não comenta oficialmente o caso - continuam a ser as mesmas.
E claro que muitas vozes se questionam da mesma forma e perguntam que diabo de politica e linha estamos nós a seguir.
citação:Quarta-feira, Junho 07, 2006
A VENDA DOS F-16 E A FALTA DE MEIOS AÉREOS
Até os colegas espanhóis nos fóruns estão a ficar espantados coma ligeireza com que se desmantela o pouco que Portugal ainda tem.
Podem alguns vir agora explicar científicamente que alguns desses F-16 nunca sairam dos caixotes, que o programa de modernização é mais lento que se decorresse num qualquer país africano, etc. Mas o facto é que Portugal os tinha, e em caso de necessidade o programa aceleraria.
O Governo para dar uma imagem de populismo demagógico preferiu anunciar a venda desses 12 aparelhos depois de modernizados, até 2011.
O que acontece é que o que hoje é uma verdade anunciada, amanhã já pode ser outra coisa.
Até 2001, o Governo será outro, o programa MLU arrastar-se-á no tempo, a LPM deverá ser revista dentro de 3 ou 4 anos.
Pode-se sempre argumentar que Portugal neccessita de meios aéreos para apagar fogos e não para os atear.
É fácil e popular:
Vendem-se os F-16, e venham os meios de combate a fogos!
Como Portugal é governado por mentes brilhantes, recebeu ontem, 6 de Junho de 2006, a ajuda de 2 Canadair espanhóis para ajudarem a dominar um incêndio que lavra desde domingo no norte.
Porque para o Governo a nova filosofia é a de que os meios aéreos só serão utilizados na fase inicial.
A VENDA DOS F-16 E A FALTA DE MEIOS AÉREOS
Até os colegas espanhóis nos fóruns estão a ficar espantados coma ligeireza com que se desmantela o pouco que Portugal ainda tem.
Podem alguns vir agora explicar científicamente que alguns desses F-16 nunca sairam dos caixotes, que o programa de modernização é mais lento que se decorresse num qualquer país africano, etc. Mas o facto é que Portugal os tinha, e em caso de necessidade o programa aceleraria.
O Governo para dar uma imagem de populismo demagógico preferiu anunciar a venda desses 12 aparelhos depois de modernizados, até 2011.
O que acontece é que o que hoje é uma verdade anunciada, amanhã já pode ser outra coisa.
Até 2001, o Governo será outro, o programa MLU arrastar-se-á no tempo, a LPM deverá ser revista dentro de 3 ou 4 anos.
Pode-se sempre argumentar que Portugal neccessita de meios aéreos para apagar fogos e não para os atear.
É fácil e popular:
Vendem-se os F-16, e venham os meios de combate a fogos!
Como Portugal é governado por mentes brilhantes, recebeu ontem, 6 de Junho de 2006, a ajuda de 2 Canadair espanhóis para ajudarem a dominar um incêndio que lavra desde domingo no norte.
Porque para o Governo a nova filosofia é a de que os meios aéreos só serão utilizados na fase inicial.
citação:Entretanto a mesma FAP que não tem meios para operar os Puma's, parece ter encontrado uma vocação especial:
O de transporte de ministros e outros VIP's para assistir a jogos de futebol, em Portugal e no estrangeiro.
Assim vai Portugal.
O de transporte de ministros e outros VIP's para assistir a jogos de futebol, em Portugal e no estrangeiro.
Assim vai Portugal.
Eram bom saber onde efectivamente é bem empregue o nosso dinheiro.
Se em Leis de Programação Militar que mudam ao sabor de cores partidrárias e de gestores de caracter duvidoso.
Ou se na compra de Politicos qualificados que não nos fod*m nos impostos e desbaratinem os nossos EUROS numa qualquer negociata de caracter duvidoso.
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