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Reparação de capacete de moto - possível?!?!?

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    Reparação de capacete de moto - possível?!?!?

    Tenho um capacete com cerca de 15 anos, que praticamente não foi usado, pois depois de o comprar tive um acidente (com um outro, não este), e desde aí não andei mais de moto (exceptuando uma moto antiga, que é mais de capacete aberto).

    Desde então, começou lentamente a cheirar a mofo e, quando necessitei dele, reparei que tudo o que é espuma está completamente podre (forros interiores ao tecido, espuma de remate inferior - dentro do tecido).

    Há alguém ou algum sítio onde se possa reparar? Algum kit completo de almofadas?
    O capacete é um Arai FV.

    Obrigado.

    #2
    Julgo que é possível reparar, porque o meu pai quando teve um acidente de mota à uns anos, mandou reparar o capacete e ficou como novo. Desconheço é onde se possa mandar reparar.

    Comentário


      #3
      Se queres uma resposta correcta: TROCA-O!

      Os capacetes, assim como outros produtos, têm prazo de validade, e um capacete com 15 anos já não reúne as condições de segurança desejáveis.

      De referir ainda (sei que o acidente não foi com esse) que um capacete que sofra uma queda de uma altura superior a 1.5m (se estiver parado claro) já pode estar afectado na sua estrutura interna e externa.

      Comentário


        #4
        Reparar capacetes NÃO! NUNCA! E muito menos com essa idade, um capacete tem um prazo de validade de 6-8 anos!

        Compra um novo, há capacetes bons bastante acessíveis. Há marcas nacionais com muita qualidade!

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por Psittacus Ver Post
          Se queres uma resposta correcta: TROCA-O!

          Os capacetes, assim como outros produtos, têm prazo de validade, e um capacete com 15 anos já não reúne as condições de segurança desejáveis.

          De referir ainda (sei que o acidente não foi com esse) que um capacete que sofra uma queda de uma altura superior a 1.5m (se estiver parado claro) já pode estar afectado na sua estrutura interna e externa.

          Nem mais

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por spotmint Ver Post
            Reparar capacetes NÃO! NUNCA! E muito menos com essa idade, um capacete tem um prazo de validade de 6-8 anos!

            Compra um novo, há capacetes bons bastante acessíveis. Há marcas nacionais com muita qualidade!
            Exactamente, ainda agora comprei um Nau por menos de 50 euros, apenas para as aulas de condução e estou bastante satisfeito Tenho lido bastantes comentários positivos relativamente à marca

            Comentário


              #7
              Quando eu andava num curso de formação tive a possibilidade, tempo e a responsabilidade de voltar a repintar um capacete de motorizada cuja dianteira não tinha viseira.

              Assim, regra geral um capacete pode ser restaurado em termos de pintura já que o material de fibra com que é composto permite isso. Mas, tenho há longos anos contacto com um dono de uma fábrica de capacetas de moto e de bicicleta aqui no Norte, cujos testes de pressão, esmagamento e de durabilidade deixam em claro que o que eu faço é só dar um simples banho de renovação.

              A tela especial que cobre todo o capacete e que afinal reflecte a luz nocturna se for observada . após um acidente ou queda - ao promenor e à luz ultravioleta deixará em claro que existem zonas que apresentam fisuras que tornam o capacete uma peça incapaz de cumprir a sua tarefa de protecção da cabeça do seu utilizador.

              Neste sentido, apoiando os restante colegas que já atribuiram as suas boas respostas e às quais só vim acrescentar mais uma dose de esponja e pintura, só aconselho que nesta situação - caso o pretenda por razões de ordem sentimental - mandar restaurar o capacete e deixá-lo numa privada exposição - mas somente com esse papel e função.

              Subscrevo, sem reservas, o anterior aconselhamento dos nosso colegas na substituição do referido capacete.

              Comentário


                #8
                A questão é que nem necessito dele.
                Só ontem é que o "desembrulhei" pensando em dar uma volta de kart e... está podre.

                Refiro que o capacete passou a maior parte da vida dentro de um armário, longe dos raios UV, nunca caiu (nem ao chão), a pintura está nova e imaculada, a viseira sem nenhum risco...
                O problema é somente no forro do mesmo.
                Mesmo o material absorvente do choque parece em excelente estado.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Whisperdancer Ver Post
                  A questão é que nem necessito dele.
                  Só ontem é que o "desembrulhei" pensando em dar uma volta de kart e... está podre.

                  Refiro que o capacete passou a maior parte da vida dentro de um armário, longe dos raios UV, nunca caiu (nem ao chão), a pintura está nova e imaculada, a viseira sem nenhum risco...
                  O problema é somente no forro do mesmo.
                  Mesmo o material absorvente do choque parece em excelente estado.
                  Bem, o problema do capacete está de cima para baixo decidido e bem descrito pelo que pode mandar "trocar" numa loja da especialidade todo o forro do mesmo e voltar a ter a mesma aderência entre a fibra que afinal é o corpo do capacete e realizado numa só peça através da fundição injectada e o rosto.

                  Verifique o preço proposto e o preço do capacete e depois decida entre um e outro que mais lhe convier porque eu quando mando um amigo para o estofador com um banco do carro já me mandaram a sms de que o preço era mais elevado do que comprar um novo da concorrência.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Whisperdancer Ver Post
                    A questão é que nem necessito dele.
                    Só ontem é que o "desembrulhei" pensando em dar uma volta de kart e... está podre.

                    Refiro que o capacete passou a maior parte da vida dentro de um armário, longe dos raios UV, nunca caiu (nem ao chão), a pintura está nova e imaculada, a viseira sem nenhum risco...
                    O problema é somente no forro do mesmo.
                    Mesmo o material absorvente do choque parece em excelente estado.

                    É aconselhável trocar de capacete de 5 em 5 anos porque o material vai perdendo as suas capacidades. Imagino um capacete com 15 anos.

                    Um capacete barato deve ser bem superior a um assim tão antigo.

                    Comentário


                      #11
                      Subscrevo fortemente o que já aqui foi dito.

                      Se o capacete tem algum valor sentimental ou algo do género, penso que fazes bem em recupera-lo, no entanto, não uses esse capacete em quaisquer circunstâncias.

                      Vale mais o investimento num exemplar novo e, como tb ja foi dito, compras capacetes bons sem teres de lá deixar "os olhos da cara".

                      Comentário


                        #12
                        Como já foi dito o EPS (vulgo esferovite) perde caracteristicas com o tempo. Mesmo o casco, seja em fibra de vidro ou vulgar abs, vai perdendo caracteristicas.

                        Eu só compraria nacional se fosse de uma empresa certificada ISO9001/2.
                        Tenho pouca fé no autocontrolo de empresas familiares.
                        Com as variaveis que afectam o PIC e HIC qualquer desvio pode dar asneira.

                        Já agora que tamanho usas?
                        Editado pela última vez por Cahib; 03 October 2010, 22:50.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Cahib Ver Post
                          Como já foi dito o EPS (vulgo esferovite) perde caracteristicas com o tempo. Mesmo o casco, seja em fibra de vidro ou vulgar abs, vai perdendo caracteristicas.

                          Eu só compraria nacional se fosse de uma empresa certificada ISO9001/2.
                          Tenho pouca fé no autocontrolo de empresas familiares.
                          Com as variaveis que afectam o PIC e HIC qualquer desvio pode dar asneira.
                          A referência a isso vem com o capacete ?

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Psittacus Ver Post
                            A referência a isso vem com o capacete ?
                            No capacete deve vir a etiqueta de homologação do produto, não da empresa.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Cahib Ver Post
                              Como já foi dito o EPS (vulgo esferovite) perde caracteristicas com o tempo. Mesmo o casco, seja em fibra de vidro ou vulgar abs, vai perdendo caracteristicas.

                              Eu só compraria nacional se fosse de uma empresa certificada ISO9001/2.
                              Tenho pouca fé no autocontrolo de empresas familiares.
                              Com as variaveis que afectam o PIC e HIC qualquer desvio pode dar asneira.

                              Já agora que tamanho usas?
                              O tamanho ao certo não sei, mas costuma ser para cima de médio, pois a maioria fica-me apertado.

                              Neste momento tenho 3 capacetes para deitar fora: um shoei rf200 (já com 17 anos e sem o estar a usar há pelo menos 13), um uvex aberto (pela idade - grande capacete, já agora) e neste momento também o Arai.

                              Espero que ao último que comprei (um M.Roberts aberto, numa edição limitada em laranja fosco) não aconteça a mesma coisa.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Whisperdancer Ver Post
                                O tamanho ao certo não sei, mas costuma ser para cima de médio, pois a maioria fica-me apertado.

                                Neste momento tenho 3 capacetes para deitar fora: um shoei rf200 (já com 17 anos e sem o estar a usar há pelo menos 13), um uvex aberto (pela idade - grande capacete, já agora) e neste momento também o Arai.

                                Espero que ao último que comprei (um M.Roberts aberto, numa edição limitada em laranja fosco) não aconteça a mesma coisa.

                                O capacete por norma tem que ser apertado á cabeça, não devendo ter qualquer tipo de folga, quanto á questão inicial, deixa-o estar no armário pois já não deverá cumprir os requisitos minimos em caso de embate, será preferivel comprar outro capacete, que até se encontram a bons preços, do que pôr em causa a vida num pequeno azar que pode acontecer a qualquer momento, isso não tem preço

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Belshior Ver Post
                                  O capacete por norma tem que ser apertado á cabeça, não devendo ter qualquer tipo de folga, quanto á questão inicial, deixa-o estar no armário pois já não deverá cumprir os requisitos minimos em caso de embate, será preferivel comprar outro capacete, que até se encontram a bons preços, do que pôr em causa a vida num pequeno azar que pode acontecer a qualquer momento, isso não tem preço
                                  Este até me estava bastante apertado... demasiado até.
                                  Ficava com as bochechas todas a querer sairem para os olhos.

                                  Mas tenho mesmo que o deixar assim: não me parece que tenha remédio.

                                  Quanto a comprar outro, neste momento não, pois não necessito.
                                  A minha moto só leva um, porque juntando a minha mulher já passa o peso admissível...

                                  Comentário


                                    #18
                                    A reparação de um capacete, só se justifica caso tenha valor sentimental e que fique "para a vida" como lembrança.

                                    O meu último capacete a ser deitado "fora", tinha-me custado 400€, já estava muito usado e precisava de outro, para manter as condições ideais de segurança e visibilidade.

                                    Este meu recente passou dos 500€, pode parecer muito, para quem está "fora" das andanças motociclistas, mas um excelente capacete tem estes valores (hã bem mais caros).

                                    Teoricamente e sendo usado todos os dias (com mais ou menos cuidado), um capacete dura em média uns 5 anos, depois convém trocar, já o meu tem de durar mais, ainda para mais o cuidado que tenho com ele (não contando com caso de queda).

                                    Um capacete bom, começa nos 150€.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Ruibadboy Ver Post

                                      Teoricamente e sendo usado todos os dias (com mais ou menos cuidado), um capacete dura em média uns 5 anos, depois convém trocar, já o meu tem de durar mais, ainda para mais o cuidado que tenho com ele (não contando com caso de queda).

                                      Um capacete bom, começa nos 150€.
                                      só 5 anos? mas porque?

                                      Comentário


                                        #20
                                        Subscrevo completamente.

                                        O meu pai tem um Shark com 10 anos e tem o mesmo problema com as esponjas.. comprou outro (um AGV) e mesmo o bater dos materiais é diferente.

                                        Foi dito aqui, é com muita verdade, que os capacetes tem validade..Dada pelos fabricantes..passado aquele tempo não há qualquer tipo de responsabilidade da empresa se o capacete não cumprir as suas funções normalmente..

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Nephilim Ver Post
                                          só 5 anos? mas porque?
                                          Já expliquei acima: A esferovite e o proprio casco começam a perder qualidades.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Nephilim Ver Post
                                            só 5 anos? mas porque?

                                            Os materiais vão perdendo algumas propriedades, e já não se pode garantir a mesma resistência.

                                            Claro que a maioria das pessoas não liga a isso, e não cumpre....eu incluido (no passsado).

                                            O meu primeiro capacete ('95/'96) era um Arai NR

                                            Nesse mesmo ano ou seguinte, o meu pai teve uma queda com a DR350, e ficou inconsciente, e com amnésia (parcial)...Em '97 foi a minha vez de ter um acidente com o mesmo capacete, e ficar também inconsciente e amnésico...


                                            Em '97, logo após tirar a carta, tive um acidente de Bandit contra outra moto e fiquei inconsciente...
                                            Pintei-o (ficou 5 estrelas, de aspecto), ainda tive outro acidente com ele (sem KO), e ainda o vendi a outro rapaz...

                                            Hoje em dia não arrisco...ando com um capacete mais barato, mas que cumpre as normas, e quase novo...

                                            P.s. Por curiosidade, no meu acidente de '97 levava um 2º capacete enfiado no braço, um AGV integral de 20 e tal contos (já não era mau), e a parte que tapa o maxilar inferior ficou arrancada...e tive sorte em não ter partido o braço...nunca se deve levar um capacete assim...

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por TiagoLeal Ver Post
                                              Os materiais vão perdendo algumas propriedades, e já não se pode garantir a mesma resistência.

                                              Claro que a maioria das pessoas não liga a isso, e não cumpre....eu incluido (no passsado).

                                              O meu primeiro capacete ('95/'96) era um Arai NR

                                              Nesse mesmo ano ou seguinte, o meu pai teve uma queda com a DR350, e ficou inconsciente, e com amnésia (parcial)...Em '97 foi a minha vez de ter um acidente com o mesmo capacete, e ficar também inconsciente e amnésico...


                                              Em '97, logo após tirar a carta, tive um acidente de Bandit contra outra moto e fiquei inconsciente...
                                              Pintei-o (ficou 5 estrelas, de aspecto), ainda tive outro acidente com ele (sem KO), e ainda o vendi a outro rapaz...

                                              Hoje em dia não arrisco...ando com um capacete mais barato, mas que cumpre as normas, e quase novo...

                                              P.s. Por curiosidade, no meu acidente de '97 levava um 2º capacete enfiado no braço, um AGV integral de 20 e tal contos (já não era mau), e a parte que tapa o maxilar inferior ficou arrancada...e tive sorte em não ter partido o braço...nunca se deve levar um capacete assim...

                                              Os AGV são capacetes bons.. mas indo assim não vale nada.. pois a parte mais dura é a da cabeça. a do maxilar inferior é apenas para protecção "media", pois quando caimos de mota, nunca damos o 1º embate com o queixo..

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Van00 Ver Post
                                                Os AGV são capacetes bons.. mas indo assim não vale nada.. pois a parte mais dura é a da cabeça. a do maxilar inferior é apenas para protecção "media", pois quando caimos de mota, nunca damos o 1º embate com o queixo..
                                                Depende, em estrada normalmente não, mas em percursos acidentados é mais muito provável bater com o queixo (no guiador ou no piso), daí a forma dos capacetes para esse tipo de terreno - não são feitos assim só para terem boa aparência



                                                Como podes ver neste capacete, a parte do queixo está muito mais afastada para isso mesmo.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Van00 Ver Post
                                                  Os AGV são capacetes bons.. mas indo assim não vale nada.. pois a parte mais dura é a da cabeça. a do maxilar inferior é apenas para protecção "media", pois quando caimos de mota, nunca damos o 1º embate com o queixo..
                                                  Nada mais errado.
                                                  O queixo (ponto S) tem requisitos identicos aos restantes.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por TiagoLeal Ver Post
                                                    Os materiais vão perdendo algumas propriedades, e já não se pode garantir a mesma resistência.

                                                    Claro que a maioria das pessoas não liga a isso, e não cumpre....eu incluido (no passsado).

                                                    O meu primeiro capacete ('95/'96) era um Arai NR

                                                    Nesse mesmo ano ou seguinte, o meu pai teve uma queda com a DR350, e ficou inconsciente, e com amnésia (parcial)...Em '97 foi a minha vez de ter um acidente com o mesmo capacete, e ficar também inconsciente e amnésico...


                                                    Em '97, logo após tirar a carta, tive um acidente de Bandit contra outra moto e fiquei inconsciente...
                                                    Pintei-o (ficou 5 estrelas, de aspecto), ainda tive outro acidente com ele (sem KO), e ainda o vendi a outro rapaz...

                                                    Hoje em dia não arrisco...ando com um capacete mais barato, mas que cumpre as normas, e quase novo...

                                                    P.s. Por curiosidade, no meu acidente de '97 levava um 2º capacete enfiado no braço, um AGV integral de 20 e tal contos (já não era mau), e a parte que tapa o maxilar inferior ficou arrancada...e tive sorte em não ter partido o braço...nunca se deve levar um capacete assim...
                                                    Os capacetes só devem sofrer um impacto. Depois são lixo.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Não se esqueçam de espreitar os testes de impacto de capacetes, que reuni aqui:

                                                      Testes de Segurança - Capacetes - Fórum Motociclismo

                                                      Poderão ter umas surpresas.

                                                      Quanto a um capacete com 15 anos e forro podre, é lixo... Os materiais perdem propriedades com o tempo e mesmo que não percam um material novo é certamente mais protector do que um material semelhante mas concebido há 15 anos atrás.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Nephilim Ver Post
                                                        só 5 anos? mas porque?
                                                        Porque a espuma ou esferovite ou o que lá tiver dentro degrada-se/desfaz-se lentamente com o tempo.

                                                        Eternos: só os diamantes.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Para já não falar no apertar de normas que existiu.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Nephilim Ver Post
                                                            só 5 anos? mas porque?
                                                            Basicamente pela mesma razão porque não se deve usar pneus com muitos anos: os materiais degradam-se e perdem propriedades. E neste caso, perder - imaginemos - 50% da sua elasticidade pode significar uma diferença muito grande entre viver ou não.

                                                            Comentário

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