Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Sócrates (pode) apresenta demissão em Belém a 29 de Outubro.

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Sócrates (pode) apresenta demissão em Belém a 29 de Outubro.

    Temos o caldo entornado:

    Mais uma data a fixar para a história da política nacional: no dia 29 de Outubro, uma sexta-feira, o PSD chumbará o Orçamento do Estado e o primeiro-ministro irá a Belém pedir a demissão do cargo e passar para o Presidente da República a resolução do imbróglio - como, segundo a Constituição, a realização de novas eleições só será possível depois da posse do novo Presidente, na melhor das hipóteses em Maio, resta a Cavaco Silva a possibilidade de encontrar um novo executivo por via parlamentar.

    José Sócrates vai sugerir que não seja o PS a formar o novo governo, mas sim o PSD. O caminho está aberto para um sucedâneo de "governo de iniciativa presidencial" - figura que já não existe na Constituição -, que possa contar com o apoio maioritário do parlamento. No horizonte político poderá estar um remake do governo dos 100 dias de Maria de Lurdes Pintassilgo, que serviu para gerir o país à espera das eleições seguintes.

    As pressões sobre o líder do PSD para viabilizar o Orçamento através da abstenção são gigantescas, mas Pedro Passos Coelho está impassível - e ferozmente determinado a não recuar no compromisso que já assumiu publicamente. Chumbará um Orçamento com aumento de impostos, ainda que o próprio Durão Barroso, presidente da Comissão Europeia, afirme que com o chumbo "a situação de muito má se torna péssima e as consequências serão sentidas de imediato". A proposta avançada pelo PSD, de aceitar o aumento do IVA para 23% se o governo reduzisse a taxa social única, foi recusada. O ministro das Finanças diz que seria uma medida "em que se dava com uma mão e tirava com outra" e que "não ajuda a reduzir o défice" ao não contribuir para aumentar a receita do Estado. Teixeira dos Santos reforçou: "Se nós propusemos aumentar o IVA é porque precisamos da receita. Não aumentámos para pôr o PSD maldisposto."

    Teixeira dos Santos pressionou também Pedro Passos Coelho para tomar uma posição sobre o Orçamento. Depois do Conselho de Ministros em que o governo aprovou o pacote de medidas de austeridade a aplicar já este ano, o ministro lançou o repto: "Houve uma recusa clara do PSD de negociar. O sinal que o país está a dar é de que não tem capacidade de ver estas medidas aprovadas no Parlamento. Era bom que o PSD dissesse já qual é a posição em relação ao Orçamento do Estado. O PSD em nada está a ajudar a acalmar os mercados nem a ajudar a que essa clarificação se faça."

    O diálogo está impossível entre governo e PSD e as pressões do Presidente da República e do presidente da Comissão Europeia não deram em nada. "Qualquer país tem de ter um Orçamento" que sirva para "recuperar a confiança" em Portugal, disse Durão Barroso, citado pela RTP. "Estou preocupado, pois preferia uma situação que clarificasse a resposta que Portugal vai dar", disse, insistindo que as medidas de austeridade propostas pelo governo são fundamentais para que o país recupere a confiança dos mercados internacionais.

    Também o Presidente da República continua a insistir que o cenário apocalíptico será evitado, nem que seja à última hora. "Devemos deixar decorrer este tempo normal de debate na Assembleia da República, porque todas as forças políticas vão querer dar o seu contributo para que o Orçamento seja melhor, do seu ponto de vista, que aquele que o governo irá apresentar", afirmou ontem em Valença. Para Cavaco, "desse debate espera-se que resulte uma melhoria do conteúdo do Orçamento e, com certeza, uma melhoria nas medidas que foram apresentadas, que reflectem um contributo das diferentes forças políticas" portuguesas. O apelo à cedência do governo de modo a permitir a abstenção do PSD está implícito.

    Cavaco Silva foi ao ponto de trazer à memória "o famoso orçamento limiano", quando o governo de António Guterres conseguiu à última hora a aprovação do Orçamento através de uma negociação directa com um deputado do CDS, Daniel Campelo - mas nessa altura bastava um voto fora da bancada do PS para o deixar passar. Recordações do Presidente, ontem em Valença: "Só nos primeiros dias de Novembro o governo chegou a um entendimento com um deputado para que o Orçamento fosse aprovado". Neste processo de debate sobre o Orçamento, o Presidente afirma que não tomará partido, porque quer "contribuir de alguma forma para a aproximação de posições", prevendo "um debate com algum calor": "Eu não me pronuncio sobre as medidas em concreto antes de elas serem debatidas na Assembleia da República", disse o Presidente.

    Enquanto PS e governo se vão convencendo de que a ameaça de Passos Coelho não é simples pressão negocial, António José Seguro não acredita que o PSD não viabilize o Orçamento do Estado. O deputado socialista, apontado como um sucessor provável de José Sócrates à frente do Partido Socialista, resumiu a sua posição ao i numa expressão: "Acordo impossível. Chumbo improvável."
    Sócrates apresenta demissão em Belém a 29 de Outubro.

    #2
    Agora é que vamos ver a verdadeira capacidade de Cavaco Silva como Presidente.
    Porque até agora tem um sido um presidente passivo, quiçá frouxo, este sim, vai ser um verdadeiro teste para o homem mostrar fibra.
    Editado pela última vez por Paulinhonanet; 09 October 2010, 12:23.

    Comentário


      #3
      O governo cai, o PSD eventualmente vai para lá e depois alega que não tinha conhecimento aprofundado das contas do país e aproveita para fazer um orçamento com aumento de impostos.

      Comentário


        #4
        Mas alguém acha que o PSD vai deixar o Passinhos chumbar o orçamento??

        No PSD, tal como no PS, quem manda são os velhotes que lá andam, não são os denominados 'lideres'. Por isso é que o país está na *****, se enfiassem os velhotes todos que andam lá a mamar dentro dum contentor, isto possivelmente não estava tão mal...

        Mesmo que o PSD chumbe o orçamento, o que é que fazem depois? A economia afunda-se ainda mais por causa da instabilidde que isso vai criar nos mercados, e acontece-lhe o mesmo que ao Santana Lopes....

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por Peste Ver Post
          Você já viu tanto caldo entornado, mas ele ainda continua no prato... E pelos vistos, olhando ao que se diz, o caldo lá continuará.

          Lembro o episódio "Sócrates demite-se!!", no princípio do ano... Já vamos em Outubro de 2010, e ele ainda lá continua:

          http://forum.autohoje.com/off-topic/...emitiu-se.html

          Eu até poderia fazer uma piada ou duas, se a situação que se vive não fosse tão grave. Para quem ainda não se apercebeu, a Irlanda acabou por ir à falência no princípio da semana... E isso está a gerar mais um tsunami no casino financeiro da aldrabice, que está a afectar tudo e todos. Pior ainda é que os EUA parecem ter mergulhado em mais uma recessão (como previsto no princípio deste ano).

          Sinceramente acho que é melhor acalmar a coisa, em vez de fazer festa com desgraças. A coisa está mesmo má. E isto não ajuda.

          Comentário


            #6
            Isso não passa uma noticia sensasionalista! De certeza que nada ainda está decidido a 100%.

            Comentário


              #7
              Eu também sou da opinião que isto do PSD é tudo show-off. Eu espero que eles não sejam tão burros ao ponto de chumbar o orçamento.

              Comentário


                #8
                O Passos Coelho é demasiado frouxo para fazer pé firme. À última hora vai ceder.

                Comentário


                  #9
                  O Passos Coelho está a cavar o seu próprio buraco.

                  Comentário


                    #10
                    Chumbar o OE para 2011 seria um enorme tiro do pé para o PPC e o PSD!

                    Acho que muita gente nunca lhe iria perdoar a machadada final que iria dar na, já de si debilitada, situação de Portugal!

                    Até porque, no imediato, a subida de impostos é inevitável e o PPC sabe-o melhor que ninguém...

                    Comentário


                      #11
                      Acho que esta na altura de deixarmos de eleger gente medíocre. Enquanto dermos o mote, os partidos políticos vão sempre eleger lideres na linha do pedro passos coelho, sócrates, cavaco silva e manuel alegre.

                      Comentário


                        #12
                        Quem já tem um calo em política sabe muito bem que o PPC vai bater o pé até ao último momento. O PPC só podia ser masoquista se não aceitasse este OE, é inevitável a todo o custo subir os impostos e tudo o que isso implica.

                        Contudo PPC ou o PSD só admite uma subida de impostos se o PS cortar na Taxa Social Unica.

                        Comentário


                          #13
                          Por muito politicamente jovem que seja o PPC não acredito que seja tão politicamente suicida e termine já a sua breve carreira nessa área onde, a sério, acabou de entrar...

                          Não estou a dizer que o OE para 2011 é, ou deixa de ser bom, pois as suas "linhas mestras", já reveladas, mostram bem aquilo que ele vale. O que estou a dizer é que, de novo, Portugal não está a fazer muito para jogar bem o jogo das regras da respectiva imagem, internacionalmente, como deveria!...

                          Comentário


                            #14
                            Mudar ou não é indiferente, pois só mudam as moscas
                            Mas o pessoal gosta de alternância (sem alternar nada)

                            O que se ganha com mudanças de governo é novos jobs for the boys

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Citrodependente Ver Post
                              Mudar ou não é indiferente, pois só mudam as moscas
                              Mas o pessoal gosta de alternância (sem alternar nada)

                              O que se ganha com mudanças de governo é novos jobs for the boys

                              Isso é meio caminho andado para termos um PM com o currículo que este tem.

                              É mesmo isso que devemos procurar

                              Comentário


                                #16
                                Politiquices.

                                Comentário


                                  #17
                                  Se o PPC aceitar, o OE segue e tudo segue até 2013. Quando forem as novas eleições já ninguém se lembra das trapalhadas do Sócrates e Cª (povo de memória curta) e o PS volta a ganhar. O PPC perde sempre.
                                  Se o PPC não aprovar o OE, pode estar condenado, mas o PS também (memória ainda fresca). Vem o FMI e, pelo menos que eu saiba, não tem clientelas politicas. Aparentemente é melhor. Inclusive existem vários economistas que o preferem.
                                  Nota: eu não prefiro o PPC. Acho-o um Sócrates, apenas menos arrogante, e que se saiba, sem trapalhadas.

                                  Comentário


                                    #18
                                    O Passos Coelho não é mais do que uma marioneta que os historicos do PSD lá colocaram.....e que mais tarde ou mais cedo....se vai queimar...!!! E os Historicos vão deixar que isso aconteça...

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por PeugeotSales Ver Post
                                      O Passos Coelho não é mais do que uma marioneta que os historicos do PSD lá colocaram.....e que mais tarde ou mais cedo....se vai queimar...!!! E os Historicos vão deixar que isso aconteça...
                                      Isso também eu achava do Sócrates...

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por ziNde Ver Post
                                        Isso também eu achava do Sócrates...
                                        O Socrates é muito mais esperto do que o PPC

                                        Comentário


                                          #21
                                          Parecem crianças a fazer birrinha, é a ver aquele que estica a corda com mais força.

                                          É como nos filmes, dois carros a toda a velocidade em direcção um do outro a ver qual é que se desvia primeiro.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por PeugeotSales Ver Post
                                            O Socrates é muito mais esperto do que o PPC
                                            Claro... e muito mais esperto do que aqueles que votaram nele. Isso é garantido.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Relembro só que não é só o PSD que está em condições de viabilizar o orçamento, o BE+CDU podem fazê-lo, assim como o CDS sozinho.

                                              O governo tem 3 alternativas, se uma não dá, tem mais duas.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por PeugeotSales Ver Post
                                                O Passos Coelho não é mais do que uma marioneta que os historicos do PSD lá colocaram.....e que mais tarde ou mais cedo....se vai queimar...!!! E os Historicos vão deixar que isso aconteça...
                                                Eu diria antes, fantoche

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Eu tinha ideia que jornalismo era relatar factos que acontecerem no passado e não propriamente fazer futurologia...

                                                  Mas tá bem.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por K2000 Ver Post
                                                    Relembro só que não é só o PSD que está em condições de viabilizar o orçamento, o BE+CDU podem fazê-lo, assim como o CDS sozinho.

                                                    O governo tem 3 alternativas, se uma não dá, tem mais duas.
                                                    pois... mas o BE+CDU, acho que é pra esquecer.... quanto ao CDS, tb não me parece que o Portas alinhe...

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Vanquish Ver Post
                                                      Chumbar o OE para 2011 seria um enorme tiro do pé para o PPC e o PSD!

                                                      Acho que muita gente nunca lhe iria perdoar a machadada final que iria dar na, já de si debilitada, situação de Portugal!

                                                      Até porque, no imediato, a subida de impostos é inevitável e o PPC sabe-o melhor que ninguém...
                                                      Apesar desta noticia não estar confirmada, sejamos realistas: neste momento ninguém sabe dizer com certeza se seria melhor para o país este Governo manter-se em funções ou cair.
                                                      Uma coisa é certa, a desgovernação está aí a dar as últimas e não se sabe o que se vai passar a seguir.
                                                      Uma outra coisa que também é certa é que os politicos não serão culpados de nada (mais uma vez) e em boa verdade devo dizer que já vai sendo tempo de começarmos a responsabilizar os portugueses não politicos, o cidadão comum, pelas escolhas que fazem e pela falta de responsabilidade e exigência com que exercem os seus direitos e deveres civicos.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por point Ver Post
                                                        pois... mas o BE+CDU, acho que é pra esquecer.... quanto ao CDS, tb não me parece que o Portas alinhe...
                                                        BE + CDU é para esquecer porquê?

                                                        Pelo menos o BE já se entendeu antes com o PS para a presidencial, aqui está uma óptima ocasião para o Manuel Alegre mostrar o que vale.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por K2000 Ver Post
                                                          BE + CDU é para esquecer porquê?

                                                          Pelo menos o BE já se entendeu antes com o PS para a presidencial, aqui está uma óptima ocasião para o Manuel Alegre mostrar o que vale.
                                                          Esse "entendimento" entre BE e PS é mesmo para estar entre aspas, pois está longe de ser um entendimento. Relembro que o BE apoiou o Manuel Alegre muito antes do PS o fazer.

                                                          Quanto ao ser para esquecer, é mais do que óbvio o porquê. Aumento de impostos, diminuição de salários, o BE não vai nisso.

                                                          Só se o PS deixasse entrar no OE algumas exigências do BE, como por exemplo, taxar os bancos com os mesmos níveis de impostos que todas as outras empresas.

                                                          Como isso nunca irá acontecer, eu sinceramente esqueceria desde já qualquer "coligação" à esquerda, nos moldes em que se encontram o OE.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
                                                            Esse "entendimento" entre BE e PS é mesmo para estar entre aspas, pois está longe de ser um entendimento. Relembro que o BE apoiou o Manuel Alegre muito antes do PS o fazer.

                                                            Quanto ao ser para esquecer, é mais do que óbvio o porquê. Aumento de impostos, diminuição de salários, o BE não vai nisso.

                                                            Só se o PS deixasse entrar no OE algumas exigências do BE, como por exemplo, taxar os bancos com os mesmos níveis de impostos que todas as outras empresas.

                                                            Como isso nunca irá acontecer, eu sinceramente esqueceria desde já qualquer "coligação" à esquerda, nos moldes em que se encontram o OE.
                                                            Em situações de maiorias relativas, a aprovação de um orçamento tem obrigatoriamente de passar por negociação e cedências de parte a parte, se não houver nada disso, não se pode esperar que seja milagrosamente aprovado.

                                                            Nesse sentido, cabe ao governo tomar em consideração todas as propostas de alteração dos partidos da oposição e o exemplo que deste seria uma boa abertura.

                                                            Não esquecer que a principal responsabilidade de encontrar solução cabe ao governo.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X