Espero que a situação se resolva rapidamente.
Espero que a situação se resolva rapidamente.
Alguém viu a reportagem?
Devo estar muito distraído mas não vi nada![]()
vinha cá perguntar o mesmo. o jornal acabou e nada de ursos!
Vinha cá perguntar o mesmoQue foi feito da reportagem???
![]()
Que se passou??? Eu estive fora e não vi jornal nenhum.
Sei que já lá estiveram a fazer gravações na semana passada, mas era para dar hoje no jornal, era???
Não me digam que anunciaram no início e depois não transmitiram nada....
Mas adiante que atrás vem gente.
Toda esta projecção tanto mediática como de divulgação aqui e em outros fóruns já deu os seus frutos!!!
O ICN deve ter ficado com o rabo a arder de tanta pressão e como solução os bichos irão agora para o Zoo de Lisboa!! Falta arranjar o transporte apenas.
Isto numa primeira fase, pois vamos ver se os conseguimos levar para fora do país e reintegra-los onde deveriam estar, na Natureza!
Jaula por jaula, estarão bem melhor no Zoo. Talvez alguns de vós os possam visitar num futuro próximo. Eu fá-lo-ei de certeza!
Tentarei saber o dia da viagem para lá ir tirar umas fotos.
Ontem e hoje foram dias decisivos, finalmente as coisas tomam um rumo!!!
Cá está!!
Vejam o vídeo.
Três ursos trancados há cinco anos numa jaula > Ambiente > TVI24
"Que mais faltava ao ICN e ao Estado que alimentar todos os animais que os circos já não querem????????"![]()
Que mais faltava a todos nós contribuintes estar a alimentar outros "ursos de 2 patas" quando não fazem o que lhes compete....
Desculpem o desabafo...![]()
Última edição por HUGORIBA : 28-10-10 às 19:04:43
fico contente pelo final feliz. Finalmente os animais vão poder mover-se, se é que ainda o conseguem fazer.
Não queremos um lugar qualquer para estes Ursos, queremos o melhor que lhe oferecerem!!!!
Anabela Mayor diz no seu Facebook:
A decisão de escolha das eventuais ofertas de resgate, realojamento e reabilitação destes três ursos cabe ao ICNB – Instituto de Conservação da Natureza e da Biodiversidade, a entidade responsável pela sua apreensão e pelo seu destino.
Até agora, o nome pomposo desta instituição de nada serviu estes ursos: não dignificou sua conservação, nem respeitou a sua natureza. Espero que sirva, no momento da escolha da instituição que os irá acolher.
O resgate e realojamento destes três animais deve ser ponderado e cuidadoso. Naturalmente, poucas opções serão mais penosas do que a situação em que se encontram agora estes três animais. No entanto, realojar e cuidar de três ursos requer instalações adequadas, pessoal especializado ao nível clínico e comportamental, capaz de minimizar de forma eficaz os efeitos catastróficos a nível psíquico e físico, a que estes animais estiveram sujeitos durante toda a sua vida. Exige ainda uma instituição estável e de boa fé: estes três ursos terão cerca de 15 anos, ou seja, estão a meio da sua vida, pelo que o desejável é que encontrem o local definitivo.
Não conheço, em Portugal, instituições capazes de proporcionar as condições de vida desejáveis para estes animais. Os jardins zoológicos e as quintas pedagógicas e parques temáticos são estruturas com objectivos comerciais e, na sua imensa maioria, sem pessoal especializado e sem espaços físicos devidamente preparados. Muitas destas empresas, abrem e fecham no espaço de meses, tão vulneráveis que são.
Muito obrigada por todas as sugestões e diligências tomadas. Não estando nas nossas mãos a decisão final no destino destes três animais, esperemos um desfecho digno e ponderado, e não um desfecho causado pela precipitação inconsequente ou interesses alheios aos ursos.
E,...há outros animais em idênticas situações?
Anabela Mayor
Uma questão maior se nos coloca, a propósito desta história.
Estando estes ursos apreendidos pelo ICNB, nestas condições, torna-se pertinente a pergunta: quantos animais (primatas, felinos, aves) terão o ICNB apreendidos pelo país? E onde es...tão eles e em que condições?
A situação deplorável em que vivem estes 3 ursos remete-nos ainda, para a origem do problema: os circos com animais. Em época pré-natalícia, reflictamos sobre as condições em que vivem os animais do circo. Onde e como são mantidos, durante a vida de “trabalho” e depois de deixarem de servir os propósitos pelos quais foram explorados?
Última edição por MariaHelena : 28-10-10 às 19:32:55
Devemos estar atentos a este caso,...
Anabela Mayor Eu julgo que ainda há esperança, Lucilia! Apenas temo uma decisão precipitada e pouco cuidadosa, até pela pressão causada pela divulgação. Mas ainda há esperança que o resgate e realojamento sejam feitos e para um bom local.
Sim tens razão em bater nesse ponto... Infelizmente a pressão exercida pode resultar numa solução apressada e que pouco ou nada irá beneficiar os bichos. Temos que continuar atentos e a seguir este caso com muita atenção![]()
Se tu fizesses a mais pequena ideia....
Juntando todo o conhecimento que adquiri através desta experiência e do que anteriormente sabia, facilmente chego a essa conclusão...
Também temo que com a pressa haja um "lavar de mãos" por parte do ICN...
Era bom colocar todas as hipóteses em cima da mesa e só depois optar pela melhor.
Isso é muito bom.
Eu bem que andei a contactar o Zoo, porque acho que eles seriam para já a melhor solução.
Estou muito contente com o desenrolar desta situação, parabéns a ti e a todos os intervenientes.
Penso que uma das maiores recompensas será ver os ursos num espaço mais amplo a exercitar as suas extraordinárias capacidades físicas.
Alguns já têm as garras pouco afiadas de andar ali tanto tempo dentro da jaula ( elemento adverso a eles) e vão adorar ter umas árvores ou troncos de madeira para destruir... lol
Última edição por Firefly : 28-10-10 às 20:15:53
parabéns ao autor do tópico e a todos os que ajudaram a resolver essa situação. vinha aqui dizer que li hoje a notícia no Jornal de Notícias
Três ursos à espera de destino - JN
entretanto, já existe actualização no site:
Zoológico de Lisboa vai acolher três ursos do Circo Magic - JN
acabei de ver a reportagem sobre eles na TVi. 5 minutos de atenção mas já é alguma coisa...
(é mais importante dar atenção a um paquete de luxo... palhaçada)
Acabou de passar no Jornal da TVI!!! A reportagem é mais completa que a que se encontra no site.![]()
Esta neste momento a dar na SIC
está agora a dar na sic.
parabéns ao criador do fórum!
objectivo cumprido![]()
Acho que ainda não tinha postado nada aqui, mas acompanhei o tópico.
Fiquei contente hoje ao ver a reportagem na TVI (tive a TV lá porque pensei que só ainda estava nesse canal a notícia).
Parabéns!![]()
Mas como é que a TVI tomou conhecimento da notícia ?
Um Bem-haja para quem, mesmo que pouco, fez alguma coisa por esta causa.
oculos-fundo-de-garrafa.jpg
![]()
![]()
Obrigado
Mas para que são os óculos ?
Já agora um bem haja ao autor do tópico. Devias ser o padrinho dos ursos. Foste tu que os salvaste. Se não fosses tu isto nunca seria do conhecimento dos outros. Um bem haja a quem se encarregou de fazer disto notícia.
Vale a pena gente assim.
Obrigado a todos os que cuidam dos animais.
![]()
Ajudar os ursos ???
Esta visto pelas imagens acima que pelas mortes causadas todos os anos por estes terriveis animais era mata-los a todos!
E depois ainda dizem mal dos caçadores![]()
Última edição por miguelGTI : 29-10-10 às 01:26:26
Post completamente sem sentido![]()
Fazes ideia da barbaridade que acabaste de dizer?![]()