Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Reportagem Sabado: Crianças com Fome

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Reportagem Sabado: Crianças com Fome




    Boa noite

    Não coloquei prefixo no topico....porque nem sei o que colocar: Economia ? Saude ? Sociedade ?

    ...

    Crime...?! Se calhar é desfazado, mas....parece-me tão indicado...!!!

    Comprei a revista esta manhã antes de ir para o trabalho....e apenas desfolhei e li as letras gordas desta reportagem. Não fui capaz de começar a ler nem na hora de almoço, nem depois das 19:00 quando saí....honestamente falta-me a coragem !!! Comprei a revista porque quis ler, porque quero saber, porque tambem quero " saber o que se passa á volta da minha vida "....mas falta-me a coragem !!!

    "Ás vezes quero mais leite, mas sei que a minha mãe vai dizer não, por isso não peço, sei que ela não pode..."

    "Jantamos muitas vezes arroz com molho"

    ...


    Falta-me a coragem de ler mais que estas "gordas"....falta-me a coragem porque me vai chocar ler a reportagem, falta-me a coragem porque pessoalmente sempre tive a felicidade de nunca conhecer esta realidade, falta-me a coragem porque sou incapaz de a ler e não me virem lagrimas aos olhos...

    ...e sinto-me culpado..!!!

    Sinto-me culpado por permitir que isto aconteça, sinto-me culpado por não partilhar esta realidade, sinto-me culpado por fazer parte de uma sociedade que encara de cara para para o lado esta vivência, sinto-me culpado porque não preciso de pensar duas vezes se quizer gastar 50 euros num jantar com crianças á minha volta sem dinheiro para comer um pouco de carne, seja de qual seja....

    " Quando vou a casa da minha madrinha tomo banho..."

    "Ás vezes vamos á Porta Amiga. Ainda ontem fomos..ontem um senhor ofereceu-me um gelado..."

    Meu Deus....sinto-me tão mal de ler isto. Não tenho filhos, mas acho que é impossivel os ter, e não olhar para eles enquanto se lê isto....imaginam os vossos filhos a dizer isto...?? Eu não consigo...

    Numa altura em que se fala em vida ainda mais dificil, em PEC, em cortes de abonos de familia, em aumentos de bens alimentares, de aumento IVA, em autarquias que podem deixar de fornecer refeições a crianças que muitas vezes têm apenas essa refeição todo o dia....!!! Alguem dos que toma estas medidas sonhará sequer...o que é viver assim...?? Alguem dos que toma estas medidas sonhará sequer em ouvir os seus proprios filhos dizer estas palavras...?!

    Como é possivel conseguirmos dormir todas as noites, descansados,nas nossas almofadas....sabendo que existem crianças á nossa volta e quem sabe na casa ao lado....que não puderam jantar porque não tiveram o que comer...?!

    Como é possivel ler reportagem de aumentos de 35 a 60% de gestores em empresas estatais como a Refer,CP ou a Carris ( todas a darem prejuizo ) e não existir dinheiro para subsidiar apoio familiar e alimentar para estas crianças...? Como é possivel ler que as autarquias vão deixar de fornecer as refeições porque o Ministerio da Educação está á meses sem transferir verbas para o efeito alegando falta de verba ??

    Sinto-me tão culpado...

    Desculpem o desbafo....se puderem, leiam a reportagem que eu já sequei as lagrimas varias vezes....

    #2
    Li esse mesmo trabalho esta manhã e fiquei revoltado, embora já tivesse conhecimento dessa dura realidade através do voluntariado que tenho exercido em diversas instituições de apoio aos mais necessitados. Mas mais do que revoltado, fiquei enojado por me lembrar disto:

    Crise Deputado esfomeado reivindica jantar na cantina da AR - Expresso.pt

    Por um lado temos crianças e familias a passarem literalmente fome, a viverem na miséria, por outro temos porcos gordos sentados no bem bom, a dormirem ou a lerem o jornal e a ganharem para cima de 3700 euros de salário mais 60 euros DIÁRIOS - repito, DIÁRIOS - de ajudas de custo e ainda têm a pouca vergonha de se fazerem de coitadinhos e exigirem mais, porque passam fome se lhes cortarem o ordenado em 5%. Isto é gozar com a miséria real que existe neste país.

    Comentário


      #3
      Uns passam fome, outros andam atrás de comida light e dietas.

      Comentário


        #4
        também li isso no supermercado, é arrepiante. há pouco por acaso fui ao site da revista e tem lá contactos para quem quiser/puder ajudar essas crianças:

        Sábado - Notícias, opinião, crónicas, guias de lazer e o melhor conteúdo multimédia

        Comentário


          #5
          O que importa é que temos dois submarinos e vamos ter TGV...

          Comentário


            #6
            Quem puder, e quizer, ajudar....abaixo o link revela alguns contactos:

            http://www.sabado.pt/Multimedia/FOTO...-Portugal.aspx

            Comentário


              #7
              Isto ainda não é nada, comparado com o que vêm a caminho.

              Daqui a un ano veremos, o que é a miseria/fome neste país.

              Comentário


                #8
                Não é nada que não se saiba, e peço desculpa a todos, mas sou algo frio nesta matéria. Esta situação não é de agora, mas óbvio que a crise, e actualmente a vindoura austeridade vão agravar muito isto.

                Na maior parte dos casos, é visível que o principal problema é falta de planeamento familiar (volto a bater nesta tecla).

                O meu agregado familiar é de 4 pessoas, sendo que 3 trabalham. O rendimento anual permite que possamos ter uma boa vida com alimentos bons e certos luxos. Há casos que conheço de famílias com 6 a 10 filhos. Se o meu agregado familiar fosse o triplo (12 pessoas), "provavelmente" não teríamos o nível de vida que temos. Óbvio que há casos nítidos de fome, mas arrisco-me a dizer que a maior parte dos casos de crianças a passar fome originam-se em famílias onde não existiu qualquer planeamento. Famílias onde em tempos imperou a mentalidade do "onde comem 5, comem 6", do "é preciso é saúde" ou do "qualquer coisa há-de se arranjar". Errado, é preciso dinheiro, pois o dinheiro compra alimentos, medicamentos e cuidados, e isso também é saúde.

                Nas academias de futebol, há imensos casos de crianças que estão mal nutridas, mas isto acontece há anos e anos. Na escola onde a minha mãe trabalha, essas crianças estão referenciadas e comem sempre doses reforçadas no refeitório.

                Há imensas famílias que estão na "corda-bamba", e que até agora têm-se desenrascado, seja famílias numerosas ou com excesso de créditos, mas essas famílias vão passar um mau bocado, muito por falta de disciplina orçamental e planeamento familiar. Não podemos culpar o governo e a conjuntura de tudo...

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por TheMoBsTeR Ver Post
                  Não é nada que não se saiba, e peço desculpa a todos, mas sou algo frio nesta matéria. Esta situação não é de agora, mas óbvio que a crise, e actualmente a vindoura austeridade vão agravar muito isto.

                  Na maior parte dos casos, é visível que o principal problema é falta de planeamento familiar (volto a bater nesta tecla).

                  O meu agregado familiar é de 4 pessoas, sendo que 3 trabalham. O rendimento anual permite que possamos ter uma boa vida com alimentos bons e certos luxos. Há casos que conheço de famílias com 6 a 10 filhos. Se o meu agregado familiar fosse o triplo (12 pessoas), "provavelmente" não teríamos o nível de vida que temos. Óbvio que há casos nítidos de fome, mas arrisco-me a dizer que a maior parte dos casos de crianças a passar fome originam-se em famílias onde não existiu qualquer planeamento. Famílias onde em tempos imperou a mentalidade do "onde comem 5, comem 6", do "é preciso é saúde" ou do "qualquer coisa há-de se arranjar". Errado, é preciso dinheiro, pois o dinheiro compra alimentos, medicamentos e cuidados, e isso também é saúde.

                  Nas academias de futebol, há imensos casos de crianças que estão mal nutridas, mas isto acontece há anos e anos. Na escola onde a minha mãe trabalha, essas crianças estão referenciadas e comem sempre doses reforçadas no refeitório.

                  Há imensas famílias que estão na "corda-bamba", e que até agora têm-se desenrascado, seja famílias numerosas ou com excesso de créditos, mas essas famílias vão passar um mau bocado, muito por falta de disciplina orçamental e planeamento familiar. Não podemos culpar o governo e a conjuntura de tudo...
                  Concordo.

                  Lamento pela crianças, que não têm culpa, mas não me peçam para ajudar o que for preciso.

                  1º de tudo vêm sempre, mas sempre a comida, depois a saúde e o resto é de "pouca importância", quantos pais não fumam, não vão ao café, não gastam em combustível para o carro (seguro, selo, etc), não trabalham porque dá calos, etc, etc.

                  Hã muito, mas muito por onde se cortar, para pôr comida na mesa, até se estar melhor.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Ruibadboy Ver Post

                    1º de tudo vêm sempre, mas sempre a comida, depois a saúde e o resto é de "pouca importância", quantos pais não fumam, não vão ao café, não gastam em combustível para o carro (seguro, selo, etc), não trabalham porque dá calos, etc, etc.

                    Hã muito, mas muito por onde se cortar, para pôr comida na mesa, até se estar melhor.
                    Nem mencionei estes vícios sequer... conheci quem gastasse 100€ mês em tabaco e pedia fiado na mercearia. Isto já é uma luta antiga, acho que nem vale a pena, as pessoas não têm força nem sequer estão interessadas em ter.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por TheMoBsTeR Ver Post

                      Na maior parte dos casos, é visível que o principal problema é falta de planeamento familiar (volto a bater nesta tecla).

                      O meu agregado familiar é de 4 pessoas, sendo que 3 trabalham. O rendimento anual permite que possamos ter uma boa vida com alimentos bons e certos luxos. Há casos que conheço de famílias com 6 a 10 filhos. Se o meu agregado familiar fosse o triplo (12 pessoas), "provavelmente" não teríamos o nível de vida que temos. Óbvio que há casos nítidos de fome, mas arrisco-me a dizer que a maior parte dos casos de crianças a passar fome originam-se em famílias onde não existiu qualquer planeamento. Famílias onde em tempos imperou a mentalidade do "onde comem 5, comem 6", do "é preciso é saúde" ou do "qualquer coisa há-de se arranjar". Errado, é preciso dinheiro, pois o dinheiro compra alimentos, medicamentos e cuidados, e isso também é saúde.
                      Concordo a 100%

                      Comentário


                        #12
                        Vocês estão-se a esquecer que não é só em Portugal que as pessoas passam fome.

                        A economia, rege-se por escassez, portanto para uns viverem bem, tem de haver uns quantos a passar fome.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Ruibadboy Ver Post
                          Concordo.

                          Lamento pela crianças, que não têm culpa, mas não me peçam para ajudar o que for preciso.

                          1º de tudo vêm sempre, mas sempre a comida, depois a saúde e o resto é de "pouca importância", quantos pais não fumam, não vão ao café, não gastam em combustível para o carro (seguro, selo, etc), não trabalham porque dá calos, etc, etc.

                          Hã muito, mas muito por onde se cortar, para pôr comida na mesa, até se estar melhor.
                          Epá, vocês não podem partir do principio que toda a gente é assim....!!! Há gente sem vicios e que abdica de tudo para colocar comida na mesma ás crianças....e a questão é que até as escolas que fornecem comida para as crianças que é talvez a unica refeição do dia, com os cortes, correm o risco de deixar de fornecer...

                          Estamos em Portugal, não estamos em Africa onde cada mulher têm 10 filhos....felizmente ainda não chegamos tão ao fundo. Concerteza que existem situações destas com maus planeamentos familiares mas certamente não será toda a sua grande maioria...
                          Editado pela última vez por PeugeotSales; 17 October 2010, 12:32.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por PeugeotSales Ver Post
                            Epá, vocês não podem partir do principio que toda a gente é assim....!!! Há gente sem vicios e que abdica de tudo para colocar comida na mesma ás crianças....e a questão é que até as escolas que fornecem comida para as crianças que é talvez a unica refeição do dia, com os cortes, correm o risco de deixar de fornecer...
                            Eu não penso assim, eu sei que é assim, isto não é nenhuma "áfrica", estamos rodeados de hipermercados, carregados de comida e não é preciso muito para não passar fome (diferente de gula, como geladinhos). Ando nas ruas de gaia, seja em bairros sociais, nas ruas do porto, á noite e de dia e não vejo isso da fome, ou a não existir o suficiente para engordar (porque fome, fome, não hã), hã vícios e muitos.

                            PeugeotSales tens um remédio já que acreditas piamente que existem pessoas, que não têm a mínima chance de dar a volta ou desenrascarem-se, por MUITO que tentem, dá-te como voluntário e cria um diário de modo a mostrares isso em 1ª mão de modo a fazeres ver que realmente existe fome e não um "testemunho" de um jornalista, que por vezes pecam em excesso.

                            Comentário


                              #15
                              Confirmo que existem crianças cuja única refeição é a da escola...
                              Há tb miúdos que de manhã vêm para a escola sem nada no estômago.

                              Mas há tb quem gaste os poucos € que os pais lhes conseguem dar para um lanche, em cigarros e outras coisas que tais.... No fundo pobres vai haver sempre e aproximam-se tempos (ainda mais) difíceis.. Que se retire de algo de positivo do que vem aí. Como viver com austeridade e conseguir poupar..

                              Comentário


                                #16
                                Que fique assente que apesar de haver famílias que durante anos e anos viveram (e ainda vivem) sem planeamentos e sem gerir prioridades, que há mesmo famílias que por alguma situação (ou conjunto de situações) não conseguem mesmo ter dinheiro para o essencial.

                                Não tamos a falar de pessoal que anda a sandes de pão-com-pão, mas que têm despesas não-prioritárias que podiam ser perfeitamente dispensáveis.

                                Comentário


                                  #17
                                  É de facto revoltante. Concordo com o que o Mobster disse, é um assunto delicado mas se certas pessoas tivessem a cabeça bem assente nos ombros, talvez menos sofressem.

                                  Até ver as notícias à hora de jantar já custa... Acho que o que de melhor temos a fazer para ajudar, é mesmo votar nas próximas eleições.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por TheMoBsTeR Ver Post
                                    Não é nada que não se saiba, e peço desculpa a todos, mas sou algo frio nesta matéria. Esta situação não é de agora, mas óbvio que a crise, e actualmente a vindoura austeridade vão agravar muito isto.

                                    Na maior parte dos casos, é visível que o principal problema é falta de planeamento familiar (volto a bater nesta tecla).

                                    O meu agregado familiar é de 4 pessoas, sendo que 3 trabalham. O rendimento anual permite que possamos ter uma boa vida com alimentos bons e certos luxos. Há casos que conheço de famílias com 6 a 10 filhos. Se o meu agregado familiar fosse o triplo (12 pessoas), "provavelmente" não teríamos o nível de vida que temos. Óbvio que há casos nítidos de fome, mas arrisco-me a dizer que a maior parte dos casos de crianças a passar fome originam-se em famílias onde não existiu qualquer planeamento. Famílias onde em tempos imperou a mentalidade do "onde comem 5, comem 6", do "é preciso é saúde" ou do "qualquer coisa há-de se arranjar". Errado, é preciso dinheiro, pois o dinheiro compra alimentos, medicamentos e cuidados, e isso também é saúde.

                                    Nas academias de futebol, há imensos casos de crianças que estão mal nutridas, mas isto acontece há anos e anos. Na escola onde a minha mãe trabalha, essas crianças estão referenciadas e comem sempre doses reforçadas no refeitório.

                                    Há imensas famílias que estão na "corda-bamba", e que até agora têm-se desenrascado, seja famílias numerosas ou com excesso de créditos, mas essas famílias vão passar um mau bocado, muito por falta de disciplina orçamental e planeamento familiar. Não podemos culpar o governo e a conjuntura de tudo...
                                    Há familias que tinham uma boa vida, tinham um bom ordenado. De repente viram-se no desemprego e ficaram com uma má vida. Não se trata somente de mau pleneamento familiar, trata-se, muitas vezes, de ficar ou não desempregado, quando se chega aos 50 anos ou mais. Com esta idade é muito dificial araanjar novo emprego e quando se arranja é a ganhar muito menos do que ganhava. As despesas ficam as mesmas e as receitas acabam ou reduzem-se muito. Daí até chegar á miséria é somente um instante.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por caramba Ver Post
                                      Há familias que tinham uma boa vida, tinham um bom ordenado. De repente viram-se no desemprego e ficaram com uma má vida. Não se trata somente de mau pleneamento familiar, trata-se, muitas vezes, de ficar ou não desempregado, quando se chega aos 50 anos ou mais. Com esta idade é muito dificial araanjar novo emprego e quando se arranja é a ganhar muito menos do que ganhava. As despesas ficam as mesmas e as receitas acabam ou reduzem-se muito. Daí até chegar á miséria é somente um instante.
                                      Curiosamente, todos os casos desses que conheço são de pessoas que perderam o emprego, cruzaram os braços, recebiam o subsidio de desemprego sem se preocuparem em arranjar trabalho, mantiveram os mesmos gastos (carros, tabaco, etc), e depois lixaram-se.

                                      Existem casos de muito azar, mas são a excepção.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por TheMoBsTeR Ver Post
                                        Na maior parte dos casos, é visível que o principal problema é falta de planeamento familiar (volto a bater nesta tecla).
                                        Claro que sim, mas as crianças não têm culpa. No meu ponto de vista, o Estado devia providenciar oportunidades iguais a todas as crianças, e isso inclui alimentação, saúde e educação. Eu não me importo de pagar impostos para estas funções estatais.

                                        Já para TGVs, Estádios de futebol e Submarinos...

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por eu Ver Post
                                          Claro que sim, mas as crianças não têm culpa. No meu ponto de vista, o Estado devia providenciar oportunidades iguais a todas as crianças, e isso inclui alimentação, saúde e educação. Eu não me importo de pagar impostos para estas funções estatais.

                                          Já para TGVs, Estádios de futebol e Submarinos...
                                          Nem eu, mas aí já estamos a partir do facto de que o problema existe. Eu estava falar no que originou o problema, e como esta situação poderia ser evitada.

                                          Também preferia que, por exemplo, o dinheiro gasto no TGV Lisboa-Porto, por exemplo, fosse canalizado para estas situações. O país ganhava mais...

                                          Comentário


                                            #22
                                            Estas crianças, um dia como adultos, eventualmente que qualidade de vida poderão ter ?

                                            Como se pode receber educação e instrução com fome ?

                                            As assimetrias criam-se assim, de pequenos.

                                            Cria-se revolta e pessoas revoltadas, estes são os cidadãos de amanhã.

                                            Assim estamos a hipotecar o futuro.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Parece que prefere-se sempre pensar que é culpa dos pp.
                                              É mais fácil digerir assim.

                                              Comentário


                                                #24
                                                O Diário do Professor Arnaldo – A fome nas escolas

                                                Publicado em 19 de Novembro de 2010 por Arnaldo Antunes

                                                Ontem, uma mãe lavada em lágrimas veio ter comigo à porta da escola. Que não tinha um tostão em casa, ela e o marido estão desempregados e, até ao fim do mês, tem 2 litros de leite e meia dúzia de batatas para dar aos dois filhos.

                                                Acontece que o mais velho é meu aluno. Anda no 7.º ano, tem 12 anos mas, pela estrutura física, dir-se-ia que não tem mais de 10. Como é óbvio, fiquei chocado. Ainda lhe disse que não sou o Director de Turma do miúdo e que não podia fazer nada, a não ser alertar quem de direito, mas ela também não queria nada a não ser desabafar.

                                                De vez em quando, dão-lhe dois ou três pães na padaria lá da beira, que ela distribui conforme pode para que os miúdos não vão de estômago vazio para a escola. Quando está completamente desesperada, como nos últimos dias, ganha coragem e recorre à instituição daqui da vila – oferecem refeições quentes aos mais necessitados. De resto, não conta a ninguém a situação em que vive, nem mesmo aos vizinhos, porque tem vergonha. Se existe pobreza envergonhada, aqui está ela em toda a sua plenitude.

                                                Sabe que pode contar com a escola. Os miúdos têm ambos Escalão A, porque o desemprego já se prolonga há mais de um ano (quem quer duas pessoas com 45 anos de idade e habilitações ao nível da 4ª classe?). Dão-lhes o pequeno-almoço na escola e dão-lhes o almoço e o lanche. O pior é à noite e sobretudo ao fim-de-semana. Quantas vezes aquelas duas crianças foram para a cama com meio copo de leite no estômago, misturado com o sal das suas lágrimas…

                                                Sem saber o que dizer, segureia-a pela mão e meti-lhe 10 euros no bolso. Começou por recusar, mas aceitou emocionada. Despediu-se a chorar, dizendo que tinha vindo ter comigo apenas por causa da mensagem que eu enviara na caderneta. Onde eu dizia, de forma dura, que «o seu educando não está minimamente concentrado nas aulas e, não raras vezes, deita a cabeça no tampo da mesma como se estivesse a dormir».

                                                Aí, já não respondi. Senti-me culpado. Muito culpado por nunca ter reparado nesta situação dramática. Mas com 8 turmas e quase 200 alunos, como podia ter reparado?

                                                É este o Portugal de sucesso dos nossos governantes. É este o Portugal dos nossos filhos.

                                                ADENDA: Uma explicação do Professor Arnaldo.
                                                O Diário do Professor Arnaldo – A fome nas escolas | Aventar

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Se fossem so as crianças que passam fome neste país

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Batem leve, levemente,
                                                    como quem chama por mim.
                                                    Será chuva? Será gente?
                                                    Gente não é, certamente
                                                    e a chuva não bate assim.



                                                    É talvez a ventania:
                                                    mas há pouco, há poucochinho,
                                                    nem uma agulha bulia
                                                    na quieta melancolia
                                                    dos pinheiros do caminho…



                                                    Quem bate, assim, levemente,
                                                    com tão estranha leveza,
                                                    que mal se ouve, mal se sente?
                                                    Não é chuva, nem é gente,
                                                    nem é vento com certeza.



                                                    Fui ver. A neve caía
                                                    do azul cinzento do céu,
                                                    branca e leve, branca e fria…
                                                    . Há quanto tempo a não via!
                                                    E que saudades, Deus meu!



                                                    Olho-a através da vidraça.
                                                    Pôs tudo da cor do linho.
                                                    Passa gente e, quando passa,
                                                    os passos imprime e traça
                                                    na brancura do caminho…



                                                    Fico olhando esses sinais
                                                    da pobre gente que avança,
                                                    e noto, por entre os mais,
                                                    os traços miniaturais
                                                    duns pezitos de criança…



                                                    E descalcinhos, doridos…
                                                    a neve deixa inda vê-los,
                                                    primeiro, bem definidos,
                                                    depois, em sulcos compridos,
                                                    porque não podia erguê-los!…



                                                    Que quem já é pecador
                                                    sofra tormentos, enfim!
                                                    Mas as crianças, Senhor,
                                                    porque lhes dais tanta dor?!…
                                                    Porque padecem assim?!…



                                                    E uma infinita tristeza,
                                                    uma funda turbação
                                                    entra em mim, fica em mim presa.
                                                    Cai neve na Natureza
                                                    e cai no meu coração.
                                                    Augusto Gil

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Israel Ver Post
                                                      Uns passam fome, outros andam atrás de comida light e dietas.
                                                      Hoje, setenta por cento da humanidade ainda morre de fome… e trinta por cento faz dieta.

                                                      Luciano De Crescenzo

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        tive que parar várias vezes a leitura antes que corressem as lágrimas, enquanto lia esta "crónica do portugal real" à minha mulher.

                                                        fui ao blog e ao site e por coincidência passei hoje por essa terra.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por caditonuno Ver Post
                                                          tive que parar várias vezes a leitura antes que corressem as lágrimas, enquanto lia esta "crónica do portugal real" à minha mulher.

                                                          fui ao blog e ao site e por coincidência passei hoje por essa terra.
                                                          Como eu te percebo, meu caro, como eu te percebo...

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por caditonuno Ver Post
                                                            tive que parar várias vezes a leitura antes que corressem as lágrimas, enquanto lia esta "crónica do portugal real" à minha mulher.

                                                            fui ao blog e ao site e por coincidência passei hoje por essa terra.
                                                            Sim custa a ler

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X