Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Ajuda - Indefinição profissional

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Ajuda - Indefinição profissional

    Olá a todos,

    Encontro-me numa indefinição profissional, e gostaria de saber a opinião do pessoal aqui do fórum.

    Trabalho há cerca de seis (6) anos numa empresa, e como tal estou efectivo, o problema, é que ganho mal, e as perspectivas de progressão na carreira são poucas, isto para não dizer nenhumas e estou um pouco farto do que faço.

    Agora eis o busílis da questão, convidaram-me recentemente para um novo emprego, em termos de salários base, iria ganhar pouco mais do que ganho actualmente, acontece é que existe sempre bastante horas extras, sábados para fazer, coisa que no meu actual emprego não tem essa possibilidade, e mesmo que tivesse eram mal pagas.
    O problema, é que durante os primeiros meses, o vinculo laboral é mensal, passando depois para um vinculo anual, e depois existe fortes possibilidades de passar efectivo, mas isto é só mesmo uma possibilidade, pode acontecer como pode não acontecer, e caso não aconteça, sou mais um a engrossar a lista dos desempregados.

    Então a principal questão que se coloca, é saio de um emprego estável no qual estou efectivo, uma preciosidade nos tempos que correm, apesar de por um lado querer dizer muito pouco, e arrisco num emprego em que vou ganhar mais, ter um horário que me permite fazer coisas que de momento não posso fazer, mas que é incerto?

    A minha avó diz-me "Mais vale ganhar pouco mas certo, que muito e incerto", palavras sabias? ou palavras já desactualizadas para os tempos que correm?

    Sei que deve ser um decisão pessoal e em família, sei que deve ser bastante bem ponderada etc etc

    Opiniões precisam-se.

    Cumprimentos

    #2
    Estás um pouco como eu, mas se tivesse uma oportunidade como a que tu tens, "por pouco mais", neste momento não saia.

    Tens que também analisar a situação financeira de ambas as empresas.

    O problema é um gajo sentir-se a estagnar e a ficar ultrapassado.

    Comentário


      #3
      Eu mudava.

      Comentário


        #4
        Parece-me que qualquer profissional deve sempre procurar ser melhor e ter um emprego que obviamente o acompanhe nesta evolução.

        Portanto, se vês que na nova empresa tens mais possibilidade de ter futuro, avança.

        Claro que estás numa situação que é rara e de louvar hoje em dia mas..

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por PDCouto Ver Post
          Estás um pouco como eu, mas se tivesse uma oportunidade como a que tu tens, "por pouco mais", neste momento não saia.

          Tens que também analisar a situação financeira de ambas as empresas.

          O problema é um gajo sentir-se a estagnar e a ficar ultrapassado.
          Analisar a situação financeira não é muito facil, mas posso dizer que tanto uma como a outra pagam a tempo e horas, nunca falharam nos ordenados, sei disto porque conheço quem trabalhe na outra empresa

          E sim, começo a sentir-me estagnado e ultrapassado.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Sweden Ver Post
            Eu mudava.

            Podes aprofundar?

            Comentário


              #7
              E podes correr o risco de ficar desempregado ou não?

              No fundo: tens família para sustentar ou não? Em caso afirmativo, eu não arriscava... preferia manter o emprego actual e fazer uns biscates ao fim de semana para ganhar mais algum.

              Comentário


                #8
                Se tens família para sustentar, e compromissos para pagar, não mudes.

                Se não tens, e nem tens dívidas, muda.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por eu Ver Post
                  E podes correr o risco de ficar desempregado ou não?

                  No fundo: tens família para sustentar ou não? Em caso afirmativo, eu não arriscava... preferia manter o emprego actual e fazer uns biscates ao fim de semana para ganhar mais algum.
                  Se existe o risco de ficar desempregado?? No actual emprego penso que não, apesar de ser num ramo que está pela hora da morte (Construção Civil).
                  No outro, penso que depende do meu desempenho, apesar do ramo também já ter tido melhores dias (Automóvel).

                  E sim tenho mulher e um filhote de 8 meses e meio, e é neles que eu penso que ganhando mais poderia dar-lhes uma vida melhor, mas por outro lado, também sei que tenho trabalho + ou - seguro, e que apesar de pouco vai dando para ter uma vida minimamente estável, claro que sem luxos nem exageros. Alem de ter um credito habitação para pagar todos os meses.
                  Editado pela última vez por kokruxt; 18 October 2010, 10:44.

                  Comentário


                    #10
                    Neste momento ninguém larga empregos com efectividade ( sobretudo quem tem contas pa pagar). Prova disso é a dificuldade de ser recrutarem pessoas sobretudo quadros superiores, mas tb pessoal qualificado. Maior prova ainda é aparecerem valores vencimentos no expresso emprego o que não é nada vulgar nesse país.

                    Eu tenho mudado regularmente de empresas nos últimos anos, sempre a ganhar mais. Mas isso tem o reverso da medalha: novas empresas tem culturas diferentes, formas de trabalhar diferentes etc.

                    No teu lugar só mudaria para algo de verdadeiramente aliciante e irrecusável, o que não parece ser o caso.

                    Comentário


                      #11
                      à um mês tive uma situação semelhante e acabei por conseguir negociar a minha continuidade com um aumento bastante significativo para o sector e profissão.

                      presumo que o que tens em vista será algo como vendedor, para depender do desempenho. só te digo que o sector não está famoso e se não tens experiência no ramo os primeiros meses vão-te parecer muito longos...

                      se gostas onde estás e se vês que tens abertura para o fazer, tenta negociar a tua continuidade na empresa actual.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por kokruxt Ver Post
                        Podes aprofundar?
                        Sou ambicioso. E não teria qualquer prazer ou motivação em trabalhar o resto da vida sabendo que iria ganhar mal e não teria possibilidades de progressão na carreira.
                        Só vivemos uma vez (é um cliché eu sei...). Se o teu sonho ou ambição é ser piloto de fórmula 1 ou director de uma empresa tens de lutar por ele agora.
                        Atenção que esta opinião é dada sem conhecer as propostas de trabalho. A ambição também tem de ser racional... ;)
                        Editado pela última vez por Sweden; 18 October 2010, 11:00.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por kokruxt Ver Post
                          Se existe o risco de ficar desempregado?? No actual emprego penso que não, apesar de ser num ramo que está pela hora da morte (Construção Civil).
                          No outro, penso que depende do meu desempenho, apesar do ramo também já ter tido melhores dias (Automóvel).

                          E sim tenho mulher e um filhote de 8 meses e meio, e é neles que eu penso que ganhando mais poderia dar-lhes uma vida melhor, mas por outro lado, também sei que tenho trabalho + ou - seguro, e que apesar de pouco vai dando para ter uma vida minimamente estável, claro que sem luxos nem exageros. Alem de ter um credito habitação para pagar todos os meses.
                          Se for para vendedor automóvel... deixa-te estar quietinho. Apesar de este ano ter havido um aumento de vendas prevêem-se dias muuuuuuuuuuuito negros!

                          Além disso, falas na tua família e referes que no outro emprego terias que "dar" muitas horas extra, sábados, etc... também tens que ponderar se esse tempo a menos com a tua família é compensado pelo ganho extra.

                          Comentário


                            #14
                            Esquece, estás bem como estás.

                            Numa situação como a tua só se muda se for de efectivo para efectivo ou então se tiveres mesmo muito boas perspectivas de integração e vencimento bastante superior.

                            Acho que não te encaixas em nenhuma das situações e para o ramo que é, nem pensar pois o mais certo é seres dispensado para o ano.

                            Comentário


                              #15
                              Eu que sou solteiro e sem encargos mudaria (caso a função fosse do meu agrado), no teu caso já iria ponderar claro.

                              Se for para vendedor de automóveis, neste momento penso que não mudaria, mas tu é que tens de ver.

                              Sem ter nada disto em conta, eu nunca me iria deixar acomodar numa situação insatisfatória, ia sempre arriscar, mesmo com o risco de ir para pior.

                              Comentário


                                #16
                                Não, não é para vendedor de automóveis, mas para uma fabrica de automóveis, disse que dependia do meu desempenho porque segundo me disseram, eles por norma não costumam despedir pessoas, desde que não se falte, e que se cumpra com o trabalho, é meio caminho para ficar, ficando o outro meio, para a vontade deles em ter mais um efectivo.

                                Quanto há questão do horas extras/sábados vs família, eu sou muito apegado a família, e sinceramente não há dinheiro que pague a nossa "ausência" familiar, mas os tempos estão difíceis e há que fazer sacrifícios.

                                Comentário


                                  #17
                                  Se tens responsabiliades fixas e o €€ que recebes agora chega para as satisfazeres, fica onde estás. Ainda te arriscas a ficar desempregado e o mercado de trabalho não está para brincadeiras.

                                  Basicamente, ouve a tua avó enquanto a crise não aliviar.

                                  Comentário


                                    #18
                                    provavelmente deixava-me estar
                                    ouve a tua avó;) mais vale 600€ na mão do que 1200€ a voar...

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Tecauto Ver Post
                                      provavelmente deixava-me estar
                                      ouve a tua avó;) mais vale 600€ na mão do que 1200€ a voar...
                                      se fosse essa a diferença não pensava 2x em mudar, mesmo sendo para algo teoricamente mais instável.

                                      volto a bater na mesma tecla: é certo que o mercado está complicado, mas bons trabalhadores não se encontram de uma hora para a outra e se estás ai à 6 anos não deve ser por acaso.
                                      como disseste que a diferença de salário não é grande, e ainda tens a questão dos sábados, talvez na tua actual empresa conversando consigas um ajuste de salário.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por kokruxt Ver Post
                                        Não, não é para vendedor de automóveis, mas para uma fabrica de automóveis, disse que dependia do meu desempenho porque segundo me disseram, eles por norma não costumam despedir pessoas, desde que não se falte, e que se cumpra com o trabalho, é meio caminho para ficar, ficando o outro meio, para a vontade deles em ter mais um efectivo.
                                        Como tens família e perspectivas a longo prazo, analisa bem a empresa alvo, porque se for uma daquelas que pode correr o risco de fechar ou deslocalizar para outro país a curto-médio prazo... lixa-te o esquema depois. E visto o estado da economia e as medidas recentemente anunciadas... eu se fosse a ti talvez preferisse esperar uns tempos caso a tua empresa actual tenha menos probabilidades de ir ao ar ou dar de frosques... e esperar também para ver enquanto as medidas actuais fazem efeito. Dias negros estão para vir... o timing é talvez dos piores tendo em conta a tua situação familiar, é muito risco em jogo...

                                        Comentário


                                          #21
                                          kokruxt, Pelo que entendi tens uma proposta ali para os lados de Palmela...

                                          Eu já lá estive com contratos mensais - não na fábrica mãe, mas numa abastecedora ao lado - e passado 3 meses já me queriam passar a efectivo! E porquê? Porque agarrei a oportunidade e trabalhei a sério e era uma gajo competente, que ao final de 1 mês já fazia qualquer posição sem problemas de maior!

                                          Felizmente arranjei um emprego na área que gosto e deixei o trabalho fabril.

                                          Portanto, tudo depende da tua capacidade de adaptação e aprendizagem. Se és uma pessoa que aprende e compreende qualquer coisa facilmente, força, eles rapidamente dão-te contrato, porque acredita que há lá muita gente que eles querem substituir. E eles chamam muita gente porque a maioria não aguenta lá 2 semanas , coitados, devem pensar que trabalhar faz mal

                                          Comentário


                                            #22
                                            Se conheces pessoas na empresa, nada como lhes perguntar se de facto tÊm recentemente colocado pessoas no quadro. Que me parece ser o factor mais importante.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Agradeço a todos a Vossa opinião. Muitas delas vão de encontro a opinião que eu já tinha mais ou menos formada.

                                              Em principio irei aguardar por uma outra oportunidade, uma que me garanta mais segurança, isto se aparecer, pois nos dias que correm, segurança no emprego é coisa em vias de extinção.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Boas pessoal.

                                                Vejo que existem aqui algumas divergências de opinião, como se esperava, mas que maioritariamente inclinam-se para a não mudança.
                                                Apesar de certa forma concordar com isto, não posso deixar de referir que não podemos pôr a venda nos olhos. A mudança de trabalho é sempre uma situação arriscada e que naturalmente nos pode deixar desconfortáveis, saímos de uma rotina conhecida para entrar noutra que vamos ter o trabalho de nos ajustar, sentimo-nos deslocalizados, mas muitas das vezes isto pode ser encarado como algo positivo, um novo desafio, algo que nos motive, o reacendimento da esperança de que vamos ter uma vida melhor independentemente da que levamos.
                                                Este blábláblá para, na minha opinião muda-se de emprego se: estamos descontentes com o ambiente de trabalho, se sentimos que não somos valorizados, se somos mal pagos equiparando a mesma função noutras empresas e, muito importante, se sentimos que o nosso trabalho não nos vai levar até ao fim que ambicionamos.
                                                Devemos manter um trabalho se algumas, senão todas, as condições acima forem verificadas, nos sintamos bem em aceitar isso e se não tivermos melhores condições noutro lado.
                                                No meu ver a efectividade é sobrevalorizada, hoje em dia não é uma certeza, é só mais um complemento de confiança e uma ajuda importante para quando precisam mostrar a vossa estabilidade financeira para pedir um crédito por exemplo. A verdade é que a tal efectividade pode ser quebrada aquando a extinção de posto de trabalho ou falência da empresa, portanto à que estar atento e não encostar à sombra da bananeira senão aquilo que tinhamos como certo pode acabar e entao ser bem pior.
                                                O mercado de trabalho está terrível, as condições de trabalho estão muito precárias mesmo, temos que assujeitar-nos a muitas condições desfavoráveis, agora, duma coisa nunca se esqueçam, passam 8 horas se não mais, do vosso dia no trabalho, 8 horas a dormir, portanto supostamente 8 horas para vosso belo prazer, o trabalho é portanto 50% da vossa vida, escolham bem o vosso rumo e nunca deixem de procurar (parece frase feita, mas é vdd).

                                                Como o roadster disse e se não for MUITO arriscado, agarro num novo trabalho e afinco-lhe de unhas e dentes, dou o meu melhor, na esperança de que tudo vai correr bem.

                                                Kokruxt vai mantendo esse contacto e essa oferta vivas se puderes e aguenta um pouco até sentires mais alguma confiança, pode ser que entretanto surja uma situação melhor que essa ;)
                                                Editado pela última vez por Sop; 19 October 2010, 13:47.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por kokruxt Ver Post
                                                  Agradeço a todos a Vossa opinião. Muitas delas vão de encontro a opinião que eu já tinha mais ou menos formada.

                                                  Em principio irei aguardar por uma outra oportunidade, uma que me garanta mais segurança, isto se aparecer, pois nos dias que correm, segurança no emprego é coisa em vias de extinção.
                                                  Deixa-te ficar... pelo menos, para já.
                                                  Mas mais importante que isso, é nunca deixar de procurar novas oportunidades.

                                                  E agora, vá, vai lá trabalhar... vou-te mandar umas encomendas para inserires no sistema.

                                                  Não desanimes.

                                                  Comentário

                                                  AD fim dos posts Desktop

                                                  Collapse

                                                  Ad Fim dos Posts Mobile

                                                  Collapse
                                                  Working...
                                                  X