Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Impressora Multifunções - HP vs Dell

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Impressora Multifunções - HP vs Dell

    Desde que utilizo computadores, tanto em casa como no trabalho, todas as impressoras foram e são da HP - jacto de tinta e/ou laser.
    Actualmente, a nossa Photosmart C4280 cá de casa anda a falhar como nunca tinha acontecido - chegou a hora da reforma.

    Preciso de uma impressora a cores, multifunções (s/fax), jacto de tinta, relativamente robusta e de preferência com wi-fi - gama média acessível.

    As últimas que comprei para o trabalho foram a All-in-One Photosmart (jacto tinta) e a LaserJet P2050dn.
    Quanto à primeira, sinceramente desiludiu-me. Parece-me que actualmente as HP mais acessíveis estão cada vez piores - material fraco, reciclado do anteriormente já reciclado. As velhinhas 690 ou 840 eram mil vezes mais resistentes...
    A P2050dn, gostei bastante.

    Voltando ao que interessa: multifunções jacto de tinta.
    Dentro do valor pretendido, parece-me que a HP Photosmart Plus (135€) será uma escolha correcta, porém, há muito que oiço falar bem da marca Dell - que por sinal, conheço muito pouco.
    Passei os olhos pelos site, observei atentamente as spec e fiquei na dúvida...
    Será que vale a pena arriscar nesta marca?
    O valor que tenho para a Dell V313W é de 109€, menos 26€ em relação à Plus da HP. Também reparei que facilmente se arranjam consumíveis originais no ebay a bom preço - mais baratos que os da HP.

    Alguém conhece a marca, em especial a referida impressora?
    A assistência da HP é boa, pelo menos dentro do prazo da garantia (fora isso, nem vale a pena). E a da Dell?

    Resumindo:

    Specs - All-in-One série HP Photosmart Plus


    vs

    Specs - Dell V313w


    #2
    Originalmente Colocado por TSport Ver Post
    Desde que utilizo computadores, tanto em casa como no trabalho, todas as impressoras foram e são da HP - jacto de tinta e/ou laser.
    Actualmente, a nossa Photosmart C4280 cá de casa anda a falhar como nunca tinha acontecido - chegou a hora da reforma.

    Preciso de uma impressora a cores, multifunções (s/fax), jacto de tinta, relativamente robusta e de preferência com wi-fi - gama média acessível.

    As últimas que comprei para o trabalho foram a All-in-One Photosmart (jacto tinta) e a LaserJet P2050dn.
    Quanto à primeira, sinceramente desiludiu-me. Parece-me que actualmente as HP mais acessíveis estão cada vez piores - material fraco, reciclado do anteriormente já reciclado. As velhinhas 690 ou 840 eram mil vezes mais resistentes...
    A P2050dn, gostei bastante.

    Voltando ao que interessa: multifunções jacto de tinta.
    Dentro do valor pretendido, parece-me que a HP Photosmart Plus (135€) será uma escolha correcta, porém, há muito que oiço falar bem da marca Dell - que por sinal, conheço muito pouco.
    Passei os olhos pelos site, observei atentamente as spec e fiquei na dúvida...
    Será que vale a pena arriscar nesta marca?
    O valor que tenho para a Dell V313W é de 109€, menos 26€ em relação à Plus da HP. Também reparei que facilmente se arranjam consumíveis originais no ebay a bom preço - mais baratos que os da HP.

    Alguém conhece a marca, em especial a referida impressora?
    A assistência da HP é boa, pelo menos dentro do prazo da garantia (fora isso, nem vale a pena). E a da Dell?

    Resumindo:

    Specs - All-in-One série HP Photosmart Plus


    vs

    Specs - Dell V313w

    Bem me parecia que essa DELL não me era estranha...
    All Products | All-in-Ones | Lexmark Impact S305 |Lexmark

    Quanto à escolha, não faço ideia....

    Comentário


      #3
      Lexmark S305



      Pelo que percebi a Dell é uma Lexmark transvestida. Tenho o modelo acima há pouco mais de um mês, e até agora não tive qualquer problema. Posso dizer que o ano passado mexi muito numa HP, e comparativamente acho o hardware, como o software da Lexmark muito mais profissional e fiável que o da HP.

      Comentário


        #4
        Oh caneco, agora é que me lixaram.
        Sempre achei que a Lexmark era uma daquelas marcas lowcost que pouco valiam o investimento - preconceito, eu sei.
        Mas se calhar, estou errado...

        Ou então, esta Dell não vale grande coisa


        @ nferrari, o wi-fi funciona bem? O material tem boa qualidade ou é daquele plástico manhoso que parece que se parte sozinho? Em modo de impressão é silenciosa ou nem por isso?

        Comentário


          #5
          Nas spec, a Dell usa tinteiro preto + cores e a Lexmark o preto + cores primárias independentes

          Tinteiro Preto Lexmark 14N0820E - Nº 100
          Tinteiro Cyan Lexmark 14N0820E - Nº 100
          Tinteiro Magenta Lexmark 14N0901E - Nº 100
          Tinteiro Amarelo Lexmark 14N0902E - Nº 100

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por TSport Ver Post
            Oh caneco, agora é que me lixaram.
            Sempre achei que a Lexmark era uma daquelas marcas lowcost que pouco valiam o investimento - preconceito, eu sei.
            Mas se calhar, estou errado...

            Ou então, esta Dell não vale grande coisa


            @ nferrari, o wi-fi funciona bem? O material tem boa qualidade ou é daquele plástico manhoso que parece que se parte sozinho? Em modo de impressão é silenciosa ou nem por isso?
            O wi-fi configurei em 5 minutos e ficou logo de imediato a funcionar, a impressora HP do meu tio ainda hoje não conseguiu configurar a rede wi-fi para o pc com o Windows 7, tendo que ligar a impressora por USB.

            O plástico é de boa qualidade, posso te garantir que a impressora ao vivo tem melhor aparência do que na fotografia. Quando ela estava em exposição parecia ter um aspecto mais reles do que montada em casa, pois na loja não tinham montado um painel frontal.

            A impressora faz pouco barulho durante a impressão, tendo ficado ainda mais silenciosa após a instalação de um novo firmware (pode ser só a sensação também ).

            Quanto aos tinteiros, a Lexmark tem os tinteiros das cores separados, enquanto a Dell não, segundo uma imagem da própria Dell.

            Comentário


              #7
              Já há alguns anos que não imprimo nada em casa, faço as impressões todas na Staples. Vocês imprimem assim tanta coisa que valha a pena a aquisição de uma impressora? 100€ dão-me para mais de 1200 impressões.

              Comentário


                #8
                Estive à pouco tempo com um dilema parecido e escolhi a Canon MP560 por €99, tem 5 tinteiros (3 cores + 2 pretos - 1 normal, outro fotográfico), Wi-Fi, leitor de cartões, USB, etc... e melhor, faz duplex automático. Até agora estou muito satisfeito.

                Comentário


                  #9
                  Regra geral o material da DELL não desilude: bem pelo contrário (seja remarcado ou não).
                  E assistência técnica (não sei se o material de venda ao público tem a mesma garantia que a gama empresarial) mas se tiver só posso dizer bem , assim como o suporte por telefone quando é preciso.
                  Nas várias empresas para onde trabalho é só o que queremos: DELL.

                  Exemplo de suporte ao nível das impressoras: há alguns meses tarás tivémos problemas com uma multifunções da DELL, um modelo já assim com umas dimensões para o "grandito"...
                  Avaria: um dos pick up rollers do alimentador precisava de ser substituido.
                  Resolução da DELL: troca de impressora. Querem melhor??
                  Editado pela última vez por corsa; 27 October 2010, 07:25.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por nferrari Ver Post
                    Lexmark S305

                    Pelo que percebi a Dell é uma Lexmark transvestida.
                    Olhando para as diferenças, há uma que se destaca:

                    Dell V313W:
                    Ciclo de Funcionamento Mensal Máximo: Até 3.000 folhas

                    Lexmark S305:
                    Ciclo de Vida Mensal Máximo: Até 5000 Páginas por mês
                    Volume de Páginas Mensal Recomendado: 200 - 770 Páginas



                    Estranho...

                    Comentário


                      #11
                      Brother

                      Comentário


                        #12
                        eu tenho há um mês uma HP Photosmart C4780 e estou satisfeito com ela

                        só custou 75 érios

                        não é nenhuma topo de gama, nem último grito, mas está perfeita para o que quero (impressão esporádica)

                        http://www.pcworld.com/reviews/produ...art_c4780.html

                        trek

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por TSport Ver Post
                          Olhando para as diferenças, há uma que se destaca:

                          Dell V313W:
                          Ciclo de Funcionamento Mensal Máximo: Até 3.000 folhas

                          Lexmark S305:
                          Ciclo de Vida Mensal Máximo: Até 5000 Páginas por mês
                          Volume de Páginas Mensal Recomendado: 200 - 770 Páginas



                          Estranho...
                          Pois..Quando eu disse isso acima, não tinha olhado para as especificações da Dell, mas pelo que tou a ver a principal diferença reside na cabeça de impressão da Dell, sendo de inferior capacidade. Não admitindo tinteiros de cores separadas, nem um ciclo de impressão mensal superior.

                          Voltando ao ruído, nada melhor que uma tabela com os valores discriminados para entenderes.

                          Nível de ruído, em funcionamento 50 dBA
                          Nível de ruído da cópia, em funcionamento 47 dBA
                          Nível de ruído digitalização, em funcionamento 35 dBA

                          Comentário


                            #14
                            Tenho um multifunções que comprei há dias porque o que tinha pifou a fonte de alimentação.

                            HO Officejet 6500: Worten Online » Produtos: Audiovisuais, Electrodomésticos, Informática, Fotografia, Música e Filmes, Comunicações, Jogos e Consolas

                            Pelo preço que está, e considerando que tem alimentador de papel automático (era requisito meu), porta de rede e tinteiros separados, achei muito bom. Melhor do que isto, só mesmo uma Canon com duplex automático, mas para isso...... já tenho uma Canon Pixma i4500 que o faz!

                            Relativamente à dúvida do tópico, eis a minha opinião pessoal: Dell = Lexmark = Lixo.
                            Que me perdoem os possuidores de Lexmark, mas eu usar isso só se fossem descartáveis.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por LimaoAzedo Ver Post
                              Brother
                              Vinha fazer essa proposta.

                              Tenho uma 135C que veio usada para as minhas mãos. A grande vantagem para mim é o facto de ter 4 tinteiros (eu acho que assim se poupa) e o facto de arranjar tinteiros baratos para ela.
                              Tenho comprado no ebay tinteiros compatíveis. Na última compra comprei 8 tinteiros (2 de cada) por menos de 20€

                              A minha trabalha ligada a um router wireless. Imprimo por wireless. Só a ligo ao portátil para digitalisar.

                              Anteriormente tinha tido Epson (más experiências) e HP (gastava muito em tinteiros).

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por bimmer318tds Ver Post
                                Tenho um multifunções que comprei há dias porque o que tinha pifou a fonte de alimentação.

                                HO Officejet 6500: Worten Online » Produtos: Audiovisuais, Electrodomésticos, Informática, Fotografia, Música e Filmes, Comunicações, Jogos e Consolas

                                Pelo preço que está, e considerando que tem alimentador de papel automático (era requisito meu), porta de rede e tinteiros separados, achei muito bom. Melhor do que isto, só mesmo uma Canon com duplex automático, mas para isso...... já tenho uma Canon Pixma i4500 que o faz!

                                Relativamente à dúvida do tópico, eis a minha opinião pessoal: Dell = Lexmark = Lixo.
                                Que me perdoem os possuidores de Lexmark, mas eu usar isso só se fossem descartáveis.
                                Está desculpado, mas opiniões pouco fundamentadas valem pelo que valem...

                                Também estive a ver essa impressora, mas não a comprei por ter os tinteiros das cores num só.

                                Além disso, tenho garantia de 3 anos oferecida por eles se ela entretanto se lembrar de avariar.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por nferrari Ver Post
                                  Está desculpado, mas opiniões pouco fundamentadas valem pelo que valem...
                                  Não é necessariamente pouco fundamentada: tive uma impressora Lexmark há uns anos, que durou... 4 dias? Jurei que nunca mais...

                                  Também estive a ver essa impressora, mas não a comprei por ter os tinteiros das cores num só.

                                  Além disso, tenho garantia de 3 anos oferecida por eles se ela entretanto se lembrar de avariar.
                                  Qual? A HP? Se sim, tem 3 tinteiros de cores separadas+preto. A Canon que também tenho tem 5 tinteiros:3 cores + 2 pretos. Não sei a que te referes...

                                  A garantia de 3 anos pode ser factor influenciador, mas ao preço que os multifunções estão...

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por bimmer318tds Ver Post
                                    Não é necessariamente pouco fundamentada: tive uma impressora Lexmark há uns anos, que durou... 4 dias? Jurei que nunca mais...

                                    Qual? A HP? Se sim, tem 3 tinteiros de cores separadas+preto. A Canon que também tenho tem 5 tinteiros:3 cores + 2 pretos. Não sei a que te referes...

                                    A garantia de 3 anos pode ser factor influenciador, mas ao preço que os multifunções estão...
                                    Culpa minha, não era essa que tinha visto. Era sim esta...Worten Online » Produtos: Audiovisuais, Electrodomésticos, Informática, Fotografia, Música e Filmes, Comunicações, Jogos e Consolas

                                    Sim, assim já compreendo melhor, mas o que acontecia há uns anos pode não se verificar agora, verdade que não posso estabelecer um ponto de comparação com o passado da marca porque é a minha primeira máquina da marca deles. Porém, o que vi hoje deu-me a imagem de uma marca que não tinha visto por exemplo na HP, transmitindo um acompanhamento mais personalizado até ao utilizador final e falando em números concretos quando precisava de alguma informação mais fidedigna. E uma coisa que me deixou bastante satisfeito foi tudo ter ficado bem à primeira, o que não se sucedeu quando instalei a impressora HP do meu tio, perdi imenso tempo na configuração e ainda hoje não funciona correctamente.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por nferrari Ver Post
                                      Culpa minha, não era essa que tinha visto. Era sim esta...Worten Online » Produtos: Audiovisuais, Electrodomésticos, Informática, Fotografia, Música e Filmes, Comunicações, Jogos e Consolas

                                      Sim, assim já compreendo melhor, mas o que acontecia há uns anos pode não se verificar agora, verdade que não posso estabelecer um ponto de comparação com o passado da marca porque é a minha primeira máquina da marca deles. Porém, o que vi hoje deu-me a imagem de uma marca que não tinha visto por exemplo na HP, transmitindo um acompanhamento mais personalizado até ao utilizador final e falando em números concretos quando precisava de alguma informação mais fidedigna. E uma coisa que me deixou bastante satisfeito foi tudo ter ficado bem à primeira, o que não se sucedeu quando instalei a impressora HP do meu tio, perdi imenso tempo na configuração e ainda hoje não funciona correctamente.
                                      Era a que eu estava a pensar comprar, mas depois de ver a 6500 em redução de preço (o preço ficou igual) nem olhei para trás. Até o visor LCD da 6500 é melhor, pois tem 2 linhas em vez de apenas uma! Não tem comparação. No momento da compra vi as duas juntas, e a 6500 é muito mais robusta.

                                      Quanto à realidade dos equipamentos / marcas, acredito que as coisas estejam diferentes. Aliás, só poderiam estar. Contudo, a minha experiência foi infeliz, pelo que desisti. Por outro lado, fiquei agradavelmente surpreendido com a Canon, mas especificamente com a impressora que possuo.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Li algures na net há uns anos que impressoras com PVP abaixo dos $250 eram considerados pelos fabricantes como equipamentos descartáveis; e a verdade é que se nota isso mesmo pela experiência que tenho e pelo que vejo e leio por essa net fora; quantos equipamentos desta gama são substituídos por unidades novas durante a garantia?!

                                        Eu optei, na altura da troca, comprar uma HP Officejet K550dtn por 99€. Um equipamento que custava normalmente cerca de 200€ na versão "normal" (sem duplex, rede e 2º tabuleiro).
                                        Neste caso, eu procurava um equipamento de gama superior que estive em promoção.

                                        Quanto às marcas, vai muito da experiência pessoal de cada um; com a HP nunca tive qualquer problema em termos de assistências; mesmo em situações em que soube que o problema tinha sido causado por mau manuseamento por parte do cliente, a HP sempre assumiu as reparações.

                                        Os tinteiros de côres juntos ou separados são, na grande maioria, uma falsa questão: numa utilização típica as côres duram sensivelmente o mesmo, as diferenças andam nos 5% se tanto... e vejo isso nos toner's e tinteiros separados que se vendem: grande parte das pessoas começa rapidamente a levar as 3 côres quando uma das côres acaba.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por ruymoreira Ver Post
                                          Os tinteiros de côres juntos ou separados são, na grande maioria, uma falsa questão: numa utilização típica as côres duram sensivelmente o mesmo, as diferenças andam nos 5% se tanto... e vejo isso nos toner's e tinteiros separados que se vendem: grande parte das pessoas começa rapidamente a levar as 3 côres quando uma das côres acaba.
                                          Permite-me discordar, pelo menos no que ao meu caso diz respeito: na impressão do mesmo trabalho em várias cópias (uma utilização que eu faço regularmente), o gasto das cores não é igual, longe disso.
                                          Por isso é que passei de uma HP Deskjet 5550 (que ainda tenho por cá ligada ao PC) para uma Canon Pixma i5700, com tinteiros separados, e a diferença de custos veio ao de cima. Tinha um multifunções HP 4110 que queimou a fonte, e o tinteiro de cores era único. Agora foi preocupação minha procurar um multifunções que tivesse tinteiros separados. Optei pelo HP Officejet 6500.
                                          Costumo fazer reenchimentos numa loja Smart Cartridge aqui da zona, e na altura que levava lá o tinteiro H, apenas enchia metade da cor do azul, por exemplo. Isso significa um gasto acrescido.

                                          Agora, enche individualmente e corre tudo bem. Tintas de grande qualidade e nunca tive nenhum problema.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por bimmer318tds Ver Post
                                            Permite-me discordar, pelo menos no que ao meu caso diz respeito: na impressão do mesmo trabalho em várias cópias (uma utilização que eu faço regularmente), o gasto das cores não é igual, longe disso.
                                            Por isso é que passei de uma HP Deskjet 5550 (que ainda tenho por cá ligada ao PC) para uma Canon Pixma i5700, com tinteiros separados, e a diferença de custos veio ao de cima. Tinha um multifunções HP 4110 que queimou a fonte, e o tinteiro de cores era único. Agora foi preocupação minha procurar um multifunções que tivesse tinteiros separados. Optei pelo HP Officejet 6500.
                                            Costumo fazer reenchimentos numa loja Smart Cartridge aqui da zona, e na altura que levava lá o tinteiro H, apenas enchia metade da cor do azul, por exemplo. Isso significa um gasto acrescido.

                                            Agora, enche individualmente e corre tudo bem. Tintas de grande qualidade e nunca tive nenhum problema.

                                            Já por isso referi "na grande maioria"; basta a utilização, por exemplo, dum logotipo ou marca de água que use mais intensivamente uma das côres e é claro que aí há todo o interesse em termos tinteiros separados.
                                            Mas posso dar-te alguma certeza no facto de na grande maioria dos casos a diferença sêr mesmo muito pequena; já vi pessoal a comprar uma côr por dia em dias consecutivos.
                                            Mesmo em casa, quando um dos tinteiros começa a avisar que está a acabar, vou ao gestor da impressora e verifico que as outras estão pelo mesmo caminho com diferenças pequenas em termos percentuais.
                                            Ah, os tinteiros são separados, mas por mim era indiferente, comprei a máquina pela oportunidade de negócio, não pelo facto de têr tinteiros separados: para mim era e continua a sêr indiferente.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por bimmer318tds Ver Post
                                              Tenho um multifunções que comprei há dias porque o que tinha pifou a fonte de alimentação.

                                              HO Officejet 6500: Worten Online » Produtos: Audiovisuais, Electrodomésticos, Informática, Fotografia, Música e Filmes, Comunicações, Jogos e Consolas
                                              Ora viva meu caro.

                                              Esta impressora não tem wi-fi, certo?

                                              Rede Ethernet 10/100Base-T
                                              Dará para ligar a um router wireless?

                                              Gostei do que vi, em particular do preço

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por TSport Ver Post
                                                Ora viva meu caro.

                                                Esta impressora não tem wi-fi, certo?

                                                Dará para ligar a um router wireless?

                                                Gostei do que vi, em particular do preço

                                                Correcto, não tem wi-fi. Existe uma versão com wi-fi, mais cara.

                                                E sim, dá para ligar através de cabo de rede a um router, o que significa que se o router tiver wi-fi, dá para imprimir via wireless (é a configuração que tenho cá em casa).

                                                Eu estive a 20 minutos de comprar a versão 4500, mas depois vi esta baixa de preço, e pelos tinteiros independentes, pelo LCD com duas linhas em vez de uma, pelo tabuleiro para 250 folhas, e ainda por cima pelo mesmo preço, nem olhei para trás...

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por 100do Ver Post
                                                  Vinha fazer essa proposta.

                                                  Tenho uma 135C que veio usada para as minhas mãos. A grande vantagem para mim é o facto de ter 4 tinteiros (eu acho que assim se poupa) e o facto de arranjar tinteiros baratos para ela.
                                                  Tenho comprado no ebay tinteiros compatíveis. Na última compra comprei 8 tinteiros (2 de cada) por menos de 20€

                                                  A minha trabalha ligada a um router wireless. Imprimo por wireless. Só a ligo ao portátil para digitalisar.

                                                  Anteriormente tinha tido Epson (más experiências) e HP (gastava muito em tinteiros).
                                                  Ora bem Eu vendo as 195C e sem razão nenhuma de queixas. A assistência técnica é a melhor possível, até te vão buscar a impressora a casa se precisares 3 anos de garantia
                                                  E sim, os tinteiro são bastante baratos.

                                                  Compra Brother!

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Depois de ver in loco alguns modelos, decidi apostar na HP Officejet J6500 Wi-Fi. Ainda não é desta que vou testar outra marca senão a mesma do costume


                                                    @ bimmer318tds, thanks

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por TSport Ver Post
                                                      Depois de ver in loco alguns modelos, decidi apostar na HP Officejet J6500 Wi-Fi. Ainda não é desta que vou testar outra marca senão a mesma do costume


                                                      @ bimmer318tds, thanks

                                                      De nada!

                                                      Mas se puderes ligar o multifunções a um router wi-fi da tua rede, acho que a opção pela versão wi-fi é um custo completamente desnecessário.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        dell é dell , e como já foi dito aqui desde o equipamento à assistencia é tudo muito bom ...
                                                        vai para a dell ...

                                                        já é o segundo portatil dell que tenho e não quero outra marca , é uma beca caro , mas é bom , ´pensa nisso

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Esqueci-me deste tópico mas aqui fica a minha escolha: HP Photosmart Plus e-All-in-One (CN216B)



                                                          Fiz a compra no inicio do ano e optei por uma impressora que me pareceu robusta, económica e fiável.
                                                          A Photosmart simples era mais barata mas a Plus tem um tabuleiro de entrada muito maior, o que me dá bastante jeito. Leva muito mais papel normal/fotográfico e envelopes - cenas que uso com frequência.
                                                          O ePrint funciona muito bem e também ajudou a reforçar a escolha.

                                                          Em relação a preços, o valor desta impressora estava em praticamente todas as lojas a rondar os 149 euros. Porém, na BOX marcava 119 euros .
                                                          Foi esse o preço que paguei pela máquina
                                                          Editado pela última vez por TSport; 04 February 2011, 09:01.

                                                          Comentário

                                                          AD fim dos posts Desktop

                                                          Collapse

                                                          Ad Fim dos Posts Mobile

                                                          Collapse
                                                          Working...
                                                          X