Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Vidas contadas - Alzheimer - Toda a gente devia ler este tópico!

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Vidas contadas - Alzheimer - Toda a gente devia ler este tópico!

    Alguns de vós devem ter visto o programa de ontem da RTP1 apresentado pela Judite de Sousa.

    RTP - VIDAS CONTADAS

    Se não viram, vejam! É algo obrigatório de se ver!

    Este programa deixou-me em estado de choque, e pela primeira vez na minha vida tive que saber como ajudar estas pessoas.


    Mal acabou o programa entrei em contacto para o E-mail do programa e tive uma resposta em menos de 10 minutos pela apresentadora (Judite de Sousa).
    Deu-me o numero de telefone da Irmã da senhora e ontem mandei SMS, que me respondeu, e hoje telefonei-lhe.

    Só lhe disse ao telefone que não achava justo o que lhes estava a acontecer e ela deixou-me pasmo quando me disse que não teve mais nenhum contacto de ninguém. Estará a sociedade assim tão mal!?

    Frisou várias vezes que a ideia do programa era unica e exclusivamente alertar as pessoas para que o SNS/Estado não ajuda estas pessoas, mas, como lhe disse, nesse ponto não a posso ajudar (se alguém poder, ajude!). Mas podia ajudar em algo que me pareceu bastante simples. Ajudar os filhos da irmã a ter oportunidades como eu tive.

    Percebi que viviam com poucos rendimentos e tinham uma vida muito complicada, e felimente ou infelizmente o dinheiro é a solução ideal neste caso! É algo que toda a gente pode dispender (5eur por exemplo) e que tudo somado pode dar uma quantia que ajude aquela familia.

    Não consigo aceitar os 3 filhos a ter a sua vida alterada por causa de algo tão injusto como aquela doença (mas efectivamente têm). E tenho que ajudar estas três pessoas a ter as mesmas oportunidades que eu tive.

    O que fazer? Simples, espalhar a palavra na net. Pedi à senhora um NIB para tentar ajudar com o pouco, mas que espalhado pela NET (redes sociais, foruns, etc) poderá ser muito.

    Naõ tenho ainda esse NIB, nem sei se vou ter. A senhora mostrou-se relutante quando uma pessoa que nunca viu lhe telefone e lhe pede um NIB e inclusive questionou (ao qual eu não soube responder) se não era ilegal fazer este tipo de pedidos.
    Ilegal ou não, é um dever humano ajudar estas pessoas!

    Certamente que existem muitas pessoas nestas situações, mas tem que se começar por algum lado! A mim o click aconteceu ontem... e a vós?

    Nota: irei colocar mais informação caso a tenha.

    !!!!!!!!!!!!!!!Edit!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    Em vez de gastarem em duas cervejas na sexta à noite, invistam aqui:

    http://alzheimer-vidascontadas.blogspot.com/
    Editado pela última vez por Taveirada; 03 November 2010, 13:20.

    #2
    Excelente gesto Taveirada, louvo-te pelo alerta e sentido civico de querer ajudar o proximo. 5 euros nao custa nada, muitas vezes gastamos isso em 2 ou 3 imperiais.

    Se souberes mais detalhes em relacao ao NIB, posta aqui. Eu irei contribuir tambem.
    Uma campanha no Facebook talvez fosse uma boa ideia quando tiveres o NIB.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por Paulinhonanet Ver Post
      Excelente gesto Taveirada, louvo-te pelo alerta e sentido civico de querer ajudar o proximo. 5 euros nao custa nada, muitas vezes gastamos isso em 2 ou 3 imperiais.

      Se souberes mais detalhes em relacao ao NIB, posta aqui. Eu irei contribuir tambem.
      Uma campanha no Facebook talvez fosse uma boa ideia quando tiveres o NIB.
      A ideia é mesmo o facebook.

      Efectivamente é um excelente "passa-palavra".

      Não te restrinjas aos 5 eur! ;)

      Mas o que interessa aqui é ser humano e pensar no proximo. Não fugir dele!

      Ninguém, mesmo ninguém, merece o que esta familia passa. Em especial os filhos que estão a sofrer psicologicamente e profissionalmente na sua carreira, pois poderão perder (o que naturalmente acontece para quem tem que tomar conta de uma mãe doente) oportunidades por falta de capacidade financeira. Oportunidades que deviam ser "faceis" de agarrar.

      Como já disse, vou colocar aqui o NIB, caso a Senhora me der autorização para isso.

      Já agora, se alguém souber de alguma ilegalidade em colocar o NIB para se fazer transferencias, por favor avise. Eu, sinceramente, desconheço. Só faltava mais essa, ser ilegal ajudar pessoas! :S

      Comentário


        #4
        Assim que tiver tempo, vou ver o documentário.
        Parabéns pela tua atitude.

        Comentário


          #5
          Parabéns pelo gesto, é de louvar claramente. Vou ver o que posso fazer também.

          Comentário


            #6
            Infelizmente acho que o dinheiro é apenas um alivio das "dores".. Ajudará-os um pouco, mas não lhes resolverá a vida...

            De qq das formas, grande atitude. Parabéns.

            Tb tenho um senhor no meu prédio que sofre de Alzheimer.. Há dias a minha namorada encontrou-o no nosso patamar a perguntar onde era o andar dele.. Tentou saber se vive sozinho, foi ao condomínio e etc e ninguém se mostrou preocupado com a situação do senhor..

            Mundo cão este....

            Comentário


              #7
              O dinheiro ajuda sempre muito, mas penso que neste caso não é o mais importante. Os filhos simplesmente estão "presos" à mãe. Precisam de apoio para suportar o fardo! Nestes casos família, vizinhos, conhecidos têm um papel muito importante para não sobrecarregar sempre os mesmos. Mas é uma desvantagem da cidade, não se conhece o vizinho, não se quer saber. Vive-se muito o egoísmo.

              Espero que venhas com mais informações, irei ficar bastante feliz por ajudar, caso seja realmente dinheiro que eles precisam!

              Comentário


                #8
                Irei ver a reportagem logo à noite. De qualquer forma e confiando no que dizes, aguardo mais informações e estou totalmente disponível para contribuir com o que me for possível.

                Mas não esperes muita ajuda. Por experiência própria, sei que tópicos deste género, infelizmente, nunca são muito participados.

                Espero que este seja uma excepção.

                Comentário


                  #9
                  O Estado "ajuda" tanto chulo que passa o dia encostado ao balcão a beber cervejas pagas com o RSI, entre outros, bem que podia cortar aí para canalizar os fundos para estes casos.

                  Comentário


                    #10
                    Fiz menção a esta reportagem, num grupo no Facebook.

                    Comentário


                      #11
                      As minhas palavras poderão parecer duras, mas não vou sobretudo viver de falsos moralismos, nem pretendo contudo ser mais papista que o papa.

                      Acho que independentemente da reportagem que ontem foi exibida que é a todos niveis chocante, demonstra-se haver um pouco de falta de observação em relação á sociedade e aos casos que amiúde podemos ver no dia a dia.

                      Este caso e outros que podemos ver, existem de forma transversal na sociedade.
                      Há pessoas relativamente novas com esta doença, mas há muitas outras fruto de doenças também elas degenerativas têm de recorrer a lares de 3ª idade porque a sociedade Portuguesa e as instituições que deviam prestar apoio para além da falta de preparação a nivel de pessoal, não têm sobretudo os locais apropriados.
                      Não são os lares de 3ª idade o local apropriado para alguém que sofre de Alzheimer em estado avançado, torna o ambiente e o convivio dos outros utentes deprimente.

                      O mal da sociedade é só prestarem atenção quando algo toma visibilidade, mas os problemas existem há muito.

                      Projectam este caso numa rede social, mas e quem é que faz algo por outros casos iguais ou talvez até piores que existem por esse pais fora ?

                      Pensem nisso e ajam como um sociedade mais coesa, hoje ganham estas pessoas, amanhã poderão vocês próprios sair a ganhar com isso.

                      Comentário


                        #12
                        Não vi a reportagem mas já me contaram, realmente é triste eu nem gosto de ver estes programas para não me enervar. Opto pela sportv.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Nephilim Ver Post
                          Não vi a reportagem mas já me contaram, realmente é triste eu nem gosto de ver estes programas para não me enervar. Opto pela sportv.
                          Ou seja mais vale ignorar as coisas. Mal estavamos se não dessemos conta disto para poupar os nosso nervos, e assim ficam pessoas em estados completamente deploráveis à sua mercê...

                          Só espero, é que, as arbitragens não te provoquem urticárias.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Nephilim Ver Post
                            Não vi a reportagem mas já me contaram, realmente é triste eu nem gosto de ver estes programas para não me enervar. Opto pela sportv.
                            Conseguias ser mais insensivel?

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Lagarto Ver Post
                              Conseguias ser mais insensivel?
                              Sou é bastante sensivel a estes problemas como tal fico deprimido quando os vejo ate enervado...ao ponto de ate evitar ve-los...

                              Comentário


                                #16
                                se o estado não apoia, seja o cidadão a apoiar

                                Vi a reportagem e como é óbvio fiquei triste com a situação da Srª e da família; a par das doenças oncológicas, são este tipo de doenças degenerativas que mais me assustam; é triste ver como a degeneração do nosso cérebro nos pode tornar em pessoas totalmente dependentes e a longo prazo, verdadeiros vegetais; quando se fala em déficit e orçamentos de estado pergunto-me muitas vezes se os nossos impostos só servem para encher os bolsos a alguns; não me importava de pagar mais impostos se soubesse que o estado criaria instituições de cuidados continuados que cuidassem deste tipo de doentes e aligeirassem o peso do "fardo" destas famílias; aquilo que se gasta em F16's, submarinos, BPN's e RSI's para quem não tem o "vício" do trabalho deveria ser canalizado para o apoio a casos como o desta família; mas nós cidadãos também podemos ajudar; se cada um dos espectadores que viu a reportagem doasse 1€, de certeza que estes filhos teriam possibilidade de pagar uma instituição ou uma unidade cuidados 24h/dia; se não se puder arranjar o NIB talvez se possa criar uma linha telefónica de valor acrescentado para onde todos possam contribuir com um simples telefonema.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por nunomplopes Ver Post
                                  Ou seja mais vale ignorar as coisas. Mal estavamos se não dessemos conta disto para poupar os nosso nervos, e assim ficam pessoas em estados completamente deploráveis à sua mercê...

                                  Só espero, é que, as arbitragens não te provoquem urticárias.


                                  O problema é que somos(a nivel individual) na maioria dos casos impotentes face a muitos problemas... casos estes que basta ligar a tv, é só desgraças e miseria espalhada por este mundo fora.

                                  e é isso que me deixa deprimido.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Amigos, infelizmente vivi com uma situação de Alzheimer. A minha mãe teve e é muitíssimo desgastante.

                                    Quem quiser apoiar pode também começar por conhecer a Alzheimer Portugal - Associação Portuguesa de Familiares e Amigos de Doentes de Alzheimer, que faz um trabalho meritório e muito me ajudou.

                                    Alzheimer Portugal

                                    Comentário


                                      #19
                                      Eu vi ontem essa reportagem e realmente é um pouco complicado aceitar a situação.
                                      Não será caso único infelizmente, tem é a particularidade de ser uma pessoa "jovem", ainda com filhos menores e que assim não tem possibilidade económica para a auxiliar.

                                      Para quem pense que estas doenças apenas afectam os "velhotes", é um abre olhos.

                                      Aqui o "nosso" Estado Social que anda muito na baila, devia olhar a estes casos e sim, exercer a sua verdadeira acção social, tomando conta destes doentes.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Já recebi uma resposta da Sra. Maria dos Anjos com a informação.

                                        Irei compilar e criar algum tipo de página, certamente no facebook, para alertar as pessoas para esta situação.

                                        No meu caso, o que me fez actuar não é a doença em si, mas a forma como as pessoas à volta são afectadas.
                                        Não interpretem mal as minhas palavras, o que quero dizer é, relativamente à doença e doente eu (infelizmente) não consigo fazer nada. Não tenho meios, nem conhecimentos para o que quer que seja, mas ver a familia, em particular filhos a serem afectados e em especial a por em risco a educação dos mesmos deixou-me a pensar.

                                        É uma questão de todos terem as mesmas oportunidades, e efectivamente o dinheiro até pode nem melhorar nada, ou muito pouco, mas pelo menos tento! Ficar quieto é que não pode ser! É passar a palavra!

                                        Claro que o ideal era a senhora ter condições num establecimento proprio, mas isso só poderei ajudar com o espalhar do virus pela internet, mas posso melhorar e tentar dar uma hipotese aos filhos, que merecem mais que ninguém uma hipotese, para ter uma vida quase (apesar de muito longe) normal.

                                        Não sei se me faço entender, são duas sensações em conjunto, uma de que nada posso fazer (a não ser alertar e criar a "confusão" social para alertar o problema), e outra que posso fazer algo, apesar de infimo, posso tentar, que umas ajudas infimas espalhadas por este país todo dê em algo util que os dois filhos menores consigam ter uma educação e não fiquem com toda a vida condicionada por falta de dinheiro e educação.

                                        Vamos todos, pelo menos, tentar! Nada se consegue sem se dar o primeiro passo.

                                        Vamos todos dar um passo, pode ser que se torne um passo de gigante.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Não vi, mas irei ver... Coincidências das coincidências, ontem mesmo, deu também uma reportagem na SIC ou TVI, não me recordo, sobre a doença dos transexuais, aqueles que dizem-se nascer no corpo errado, e que sofrem muito por isso mesmo.

                                          Numa certa parte do documentário, a aquele senhor que queria ser senhora, está deitado numa mesa da sala de operações, e diz ao médico que quer uns peitos como os da Nereida, espectaculo digo eu para a minha esposa, é como ir ao supermercado.

                                          Perguntam voçês o que é que isto tem haver??? Perguntam muito bem, ao qual eu respondo, que a senhora jornalista disse que as mesmas operações, são pagas pela o SNS.
                                          Para casos como estes, o estado paga, para casos como o do topico e outros, o estado está simplesmente borrifando-se e nem em medicamentos ajuda.


                                          Ps: Alguem me diz porque nao consigo meter smilies nos textos?

                                          Cumprimentos

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Valium Ver Post
                                            Eu vi ontem essa reportagem e realmente é um pouco complicado aceitar a situação.
                                            Não será caso único infelizmente, tem é a particularidade de ser uma pessoa "jovem", ainda com filhos menores e que assim não tem possibilidade económica para a auxiliar.

                                            Para quem pense que estas doenças apenas afectam os "velhotes", é um abre olhos.

                                            Aqui o "nosso" Estado Social que anda muito na baila, devia olhar a estes casos e sim, exercer a sua verdadeira acção social, tomando conta destes doentes.

                                            O Estado pouco ajuda! Um doente destes consome recursos financeiros e acaba por desgastar a vida dos que o rodeiam. Mas, as famílias são o único suporte válido para os doentes de Alzheimer.

                                            Falta em Portugal uma rede de cuidados continuados!

                                            Comentário


                                              #23
                                              Uma coisa muito importante!!!

                                              Não era, nem é, intençaõ da reportagem a ajuda financeira da familia! Nunca o foi!

                                              A questão é levantada por mim, quando vejo filhos demasiado novos para passarem por uma situação destas! Se esta situação, em qualquer idade, é injusta, neste caso é uma completa atrocidade!

                                              Como já disse, não conheço a senhora, moro a mais de 400kms de distancia do Barreiro. Mas há algo em mim, e certamente em todos vós, que diz que temos que fazer algo.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Taveirada Ver Post
                                                Como já disse, não conheço a senhora, moro a mais de 400kms de distancia do Barreiro. Mas há algo em mim, e certamente em todos vós, que diz que temos que fazer algo.
                                                Pois! e se calhar até fazemos algo, pois desconta-mos e eu pelo menos vejo a area da saude como uma prioridade e no entanto que manda e tem outras prioridades como terem reformas vitalicias e acumulaveis e outras regalias no sentido do rapido enriquecimento.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Conheço os filhos da Sra. de vista, desconhecia a situação, é realmente triste.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Não queria tornar esta uma discussão politica. Com muito conteudo paradigmático e sem sumo algum.

                                                    Disso já estou cheio!

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por kokruxt Ver Post
                                                      Não vi, mas irei ver... Coincidências das coincidências, ontem mesmo, deu também uma reportagem na SIC ou TVI, não me recordo, sobre a doença dos transexuais, aqueles que dizem-se nascer no corpo errado, e que sofrem muito por isso mesmo.

                                                      Numa certa parte do documentário, a aquele senhor que queria ser senhora, está deitado numa mesa da sala de operações, e diz ao médico que quer uns peitos como os da Nereida, espectaculo digo eu para a minha esposa, é como ir ao supermercado.

                                                      Perguntam voçês o que é que isto tem haver??? Perguntam muito bem, ao qual eu respondo, que a senhora jornalista disse que as mesmas operações, são pagas pela o SNS.
                                                      Para casos como estes, o estado paga, para casos como o do topico e outros, o estado está simplesmente borrifando-se e nem em medicamentos ajuda.


                                                      Ps: Alguem me diz porque nao consigo meter smilies nos textos?

                                                      Cumprimentos
                                                      Não podes comparar os casos, nem sequer diminuir a importância de um face ao outro. Acho muito bem e concordo em absoluto que o estado pague as operações de mudança de sexo aos transsexuais como os que apareceram nessa entrevista. Fisica e psicológicamente, não queiras imaginar o sofrimento pelo qual essas pessoas passam quando, ao longo dos anos, desde que nascem até se tornarem adultos, se vão apercebendo de que nasceram com o corpo errado. Muitos acabam mesmo por se suicidarem. Por isso, é extremamente importante que estas pessoas sejam ajudadas e apoiadas, principalmente porque os custos das operações envolvidas para a mudança de sexo são enormes. E não basta uma operação, são precisas muitas mais. E tratamentos. E acompanhamento psicológico.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Taveirada Ver Post
                                                        Não queria tornar esta uma discussão politica. Com muito conteudo paradigmático e sem sumo algum.

                                                        Disso já estou cheio!
                                                        Então achas que devemos desresponsabilizar os politicos por estas situações?

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Nephilim Ver Post
                                                          Então achas que devemos desresponsabilizar os politicos por estas situações?
                                                          Não, acho que a sociedade deve actuar!
                                                          A politica tem a sua quota parte, mas não é para aqui chamada! Devemos ajudar, fazendo desta ajuda a questão politica!

                                                          Devemos espalhar a informação, fazendo desta mesma informação e da acção popular a falha da politica!
                                                          A questão politica está ligada ao tópico! Se tivesse funcionado, não existia tópico! Logo não é interessante falar dela, pois é só chover no molhado!

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Nephilim Ver Post
                                                            O problema é que somos(a nivel individual) na maioria dos casos impotentes face a muitos problemas... casos estes que basta ligar a tv, é só desgraças e miseria espalhada por este mundo fora.

                                                            e é isso que me deixa deprimido.
                                                            O que uns vêem como desgraças, outros vêem-se graças à ajuda que praticam.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X