Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Condominios

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Condominios

    Boas pessoal, antes demais pesquisei pelo fórum, para ver se existia algum tópico sobre o assunto, e como não encontrei nada, decidi abrir este para expor uma duvida. Caso exista algum tópico mais apropriado, peço o favor aos moderadores para o colocarem no sitio correcto.

    Tenho uma infiltração em minha casa, que já se arraste há quase um ano, derivada de uma possível racha na parte exterior do prédio. Quando chove muito, como foi o caso da passada Sexta-Feira, fico com a parede bastante molhada. Acontece que no inicio deste ano, falei com a empresa administradora do prédio, e ela disse-me para eu pedir um orçamento de reparação, e apresentar ao meu seguro e aos condóminos, para que eles pudessem apresentar aos seus seguros.

    Isto ficou tudo em água de bacalhau porque o prédio era para ser pintado este verão, e ficou combinado arranjar a infiltração. Acontece que o prédio não foi pintado, ninguém sabe porquê, e agora com estas chuvas a parede voltou a ficar molhada, descolando inclusive o rodapé.

    A minha duvida é a seguinte, pagando eu o condomínio, como todos os outros condóminos, nós é que temos de tratar destas coisas? Ou cabe a empresa administradora a resolução dos problemas? Não seria o prédio a ter que pagar a obra visto que tem dinheiro em caixa, em vez de os condóminos pedirem aos respectivos seguros?

    Estou bastante aborrecido com a situação, visto que a divisão que está a ser afectada é o quarto do meu filhote, que foi pintado pouco antes de ele ter nascido (Fevereiro) e que agora está uma bela de uma barrasquice, o que vale é que ele ainda dorme no meu quarto.

    Cumprimentos e desculpem este post longo.

    #2
    Originalmente Colocado por kokruxt Ver Post
    A minha duvida é a seguinte, pagando eu o condomínio, como todos os outros condóminos, nós é que temos de tratar destas coisas? Ou cabe a empresa administradora a resolução dos problemas? Não seria o prédio a ter que pagar a obra visto que tem dinheiro em caixa, em vez de os condóminos pedirem aos respectivos seguros?
    Se vocês pagam a uma empresa ela que vá pedir os orçamentos e falar com os condóminos para activarem o seguro.

    Se existem seguros que cobram esta despesa acho que não vale a pena estar a mexer no dinheiro em caixa, quando muito podiam adiantar esse dinheiro para fazer as obras e depois reporem com o dinheiro do seguro.

    o condomínio é grande? por vezes em condomínios pequenos as coisas são melhores geridas quando um se chega à frente do que por empresas externas.

    Comentário


      #3
      Ah pois é.... Não percebo isso das empresas de condomínio. Servem para quê mesmo? Receber quotas e pagar contas?!
      Sempre que há problemas nunca se mexem para resolver nada. Se o prédio for pequeno sugiro que poupem o dinheiro que pagam a essa "empresa gestora" e giram vocês o condomínio.

      Comentário


        #4
        O condomínio não é grande, é de 12 condóminos, sendo que um andar ainda esta para venda. Por mim, sim sem duvida que o condomínio era gerido por nós, sem empresas pelo meio mas como não sou só eu que mando, vai continuando assim.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por kokruxt Ver Post
          O condomínio não é grande, é de 12 condóminos, sendo que um andar ainda esta para venda. Por mim, sim sem duvida que o condomínio era gerido por nós, sem empresas pelo meio mas como não sou só eu que mando, vai continuando assim.
          Mas o prédio é recente. É que importa não esquecer que os edifícios gozam de uma garantia de 5 anos.

          Se ainda estiver na garantia, devem accionar o empreiteiro que o construiu.

          Caso não esteja na garantia, como a racha é no exterior do prédio, isso é englobado nas partes comuns, sendo obrigação do gestor do condomínio tratar disso. Se ele não trata, sempre podem tentar a ameaça (e cumpri-la) de não renovar a atribuição da gestão do condomínio assim que acabe o período.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por kokruxt Ver Post
            Boas pessoal, antes demais pesquisei pelo fórum, para ver se existia algum tópico sobre o assunto, e como não encontrei nada, decidi abrir este para expor uma duvida. Caso exista algum tópico mais apropriado, peço o favor aos moderadores para o colocarem no sitio correcto.

            Tenho uma infiltração em minha casa, que já se arraste há quase um ano, derivada de uma possível racha na parte exterior do prédio. Quando chove muito, como foi o caso da passada Sexta-Feira, fico com a parede bastante molhada. Acontece que no inicio deste ano, falei com a empresa administradora do prédio, e ela disse-me para eu pedir um orçamento de reparação, e apresentar ao meu seguro e aos condóminos, para que eles pudessem apresentar aos seus seguros.

            Isto ficou tudo em água de bacalhau porque o prédio era para ser pintado este verão, e ficou combinado arranjar a infiltração. Acontece que o prédio não foi pintado, ninguém sabe porquê, e agora com estas chuvas a parede voltou a ficar molhada, descolando inclusive o rodapé.

            A minha duvida é a seguinte, pagando eu o condomínio, como todos os outros condóminos, nós é que temos de tratar destas coisas? Ou cabe a empresa administradora a resolução dos problemas? Não seria o prédio a ter que pagar a obra visto que tem dinheiro em caixa, em vez de os condóminos pedirem aos respectivos seguros?

            Estou bastante aborrecido com a situação, visto que a divisão que está a ser afectada é o quarto do meu filhote, que foi pintado pouco antes de ele ter nascido (Fevereiro) e que agora está uma bela de uma barrasquice, o que vale é que ele ainda dorme no meu quarto.

            Cumprimentos e desculpem este post longo.
            Bem por partes... era bom saberes isto:


            1º A empena que sofre infiltrações é um alçado "normal" ou cego?

            2º se for "cego" existe a possibilidade futura de construção?

            3º a infiltração é do exterior só quando chove e vem da fachada ou de algum terraço de um recuado ou mesmo de alguma prumada pluvial com fugas?


            Depois nestes caso a "culpa" nao é tu nem de ninguem é do condominio e neste caso o teu seguro nada serve. Tens e o quanto antes já que te chove em casa ir ao administrador do condominio para este marcar uma reunião urgente para comunicar aos restantes condominos uma obra de impermeabilização dessa fachada, e todos os 12 condominos vao ter pagar estejam afectados ou não com humidade, vivam ou não do lado da fachada afectada.

            O facto de chover dentro de casa é mau mas esse arranjo é simples, é baseado em um alegramento e colmatagem de fendas e 2 de mãos de uma tinta de membrana e o assunto fica resolvido.

            Não coloquem é tela asfaltica, isso usava-se dantes em fachadas mas tem resultados desastrozos em fachadas.

            Mas alguma duvida diz

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por kokruxt Ver Post
              Boas pessoal, antes demais pesquisei pelo fórum, para ver se existia algum tópico sobre o assunto, e como não encontrei nada, decidi abrir este para expor uma duvida. Caso exista algum tópico mais apropriado, peço o favor aos moderadores para o colocarem no sitio correcto.

              Tenho uma infiltração em minha casa, que já se arraste há quase um ano, derivada de uma possível racha na parte exterior do prédio. Quando chove muito, como foi o caso da passada Sexta-Feira, fico com a parede bastante molhada. Acontece que no inicio deste ano, falei com a empresa administradora do prédio, e ela disse-me para eu pedir um orçamento de reparação, e apresentar ao meu seguro e aos condóminos, para que eles pudessem apresentar aos seus seguros.

              Isto ficou tudo em água de bacalhau porque o prédio era para ser pintado este verão, e ficou combinado arranjar a infiltração. Acontece que o prédio não foi pintado, ninguém sabe porquê, e agora com estas chuvas a parede voltou a ficar molhada, descolando inclusive o rodapé.

              A minha duvida é a seguinte, pagando eu o condomínio, como todos os outros condóminos, nós é que temos de tratar destas coisas? Ou cabe a empresa administradora a resolução dos problemas? Não seria o prédio a ter que pagar a obra visto que tem dinheiro em caixa, em vez de os condóminos pedirem aos respectivos seguros?

              Estou bastante aborrecido com a situação, visto que a divisão que está a ser afectada é o quarto do meu filhote, que foi pintado pouco antes de ele ter nascido (Fevereiro) e que agora está uma bela de uma barrasquice, o que vale é que ele ainda dorme no meu quarto.

              Cumprimentos e desculpem este post longo.
              Essa empresa faz a administração e a gestão do condomínio ou apenas a administração? Vocês pagam-lhes que serviços? Se a função for meramente administrativa terá de haver uma comissão de moradores que trate da gestão e a empresa pode tentar negar-se a tratar de assuntos relacionados com a gestão.
              Em relação ao pagamento, o que a empresa disse é correcto. Cada condómino apresenta a sua parte da despesa ao seu seguro multiriscos. Isto porque deduzo que não têm um seguro geral para as partes comuns, logo cada condómino terá de ter um seguro multiriscos próprio e será este que será acionado.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Sweden Ver Post
                Essa empresa faz a administração e a gestão do condomínio ou apenas a administração? Vocês pagam-lhes que serviços? Se a função for meramente administrativa terá de haver uma comissão de moradores que trate da gestão e a empresa pode tentar negar-se a tratar de assuntos relacionados com a gestão.
                Em relação ao pagamento, o que a empresa disse é correcto. Cada condómino apresenta a sua parte da despesa ao seu seguro multiriscos. Isto porque deduzo que não têm um seguro geral para as partes comuns, logo cada condómino terá de ter um seguro multiriscos próprio e será este que será acionado.
                Em relação a primeira parte, a empresa administra e gere o condomínio, é paga e bem paga para isso.

                Quanto ao pagamento, de facto não sei se existe algum seguro para as partes comuns do prédio, mas se o que a empresa disse está correcto, pergunto para que serve o dinheiro em caixa do condomínio? Se não servir para arranjar partes comuns do prédio, para que serve? Para pagar a empresa? Para pagar as lâmpadas fundidas, a luz e a senhora da limpeza? É isto que me faz um bocado de confusão.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Sweden Ver Post
                  Essa empresa faz a administração e a gestão do condomínio ou apenas a administração? Vocês pagam-lhes que serviços? Se a função for meramente administrativa terá de haver uma comissão de moradores que trate da gestão e a empresa pode tentar negar-se a tratar de assuntos relacionados com a gestão.
                  Em relação ao pagamento, o que a empresa disse é correcto. Cada condómino apresenta a sua parte da despesa ao seu seguro multiriscos. Isto porque deduzo que não têm um seguro geral para as partes comuns, logo cada condómino terá de ter um seguro multiriscos próprio e será este que será acionado.

                  Não sou perito de seguros , mas acho que não é bem assim , no sentido em que o que se trata é uma obra da inteira responsabilidade do condominio, logo o seguro de cada condomino abrange a sua fracção, logo neste caso não abrange nada visto de tratar de uma fachada.

                  Pode é pagar um seguro das partes comuns mas criado pelo condominio, mas não sei ate que ponto ha seguros que paguem uma impermeabilização ou pintura. (este assunto algum perito em seguros poderá explicar melhor)

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Nephilim Ver Post
                    Bem por partes... era bom saberes isto:


                    1º A empena que sofre infiltrações é um alçado "normal" ou cego?

                    - Eu não percebo muito disso, podes explicar o que é um alçado normal ou cego?

                    2º se for "cego" existe a possibilidade futura de construção?

                    3º a infiltração é do exterior só quando chove e vem da fachada ou de algum terraço de um recuado ou mesmo de alguma prumada pluvial com fugas?

                    - Terraço está fora de questão, não temos, e a partida deverá ser de uma racha que está na parede, embora no mesmo sitio tambem passe o algeroz.

                    Obrigado

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Nephilim Ver Post
                      Não sou perito de seguros , mas acho que não é bem assim , no sentido em que o que se trata é uma obra da inteira responsabilidade do condominio, logo o seguro de cada condomino abrange a sua fracção, logo neste caso não abrange nada visto de tratar de uma fachada.

                      Pode é pagar um seguro das partes comuns mas criado pelo condominio, mas não sei ate que ponto ha seguros que paguem uma impermeabilização ou pintura. (este assunto algum perito em seguros poderá explicar melhor)
                      Os multiriscos-habitação cobrem partes comuns. Não são é obrigatórios (apenas o seguro de incêncio é obrigatório e este também cobre partes comuns). O pagamento das reparações pode ser feito usando o fundo de reserva do condomínio, mas isso não faz sentido caso os condóminos tenham seguro ou haja um seguro de condomínio (redundante se cada condómino tiver o seu multiriscos-habitação).

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por kokruxt Ver Post
                        Obrigado



                        - Eu não percebo muito disso, podes explicar o que é um alçado normal ou cego?
                        Uma casa ou edificio normalmente é constituido por 4 alçados, ou seja 4empenas ou seja os 4 lados do prédio , uma alçado cego é se um desses lados nao tiver janela/portas nenhuma, por norma todos os alçados tem janelas, mas se forem alçados para encostar a outro edificio que pode vir a ser construido no futuro o alçado será cego, e quando é cego fica por vezes com o acabamento provisório e na grande maioria dos casos se a construção de encosto não for feita dá os problemas que estás a ter.




                        - Terraço está fora de questão, não temos, e a partida deverá ser de uma racha que está na parede, embora no mesmo sitio tambem passe o algeroz.
                        é importante saber se é do algeroz se é da parede...e nao é preciso ser rachas grandes para chover dentro de casa, pode ser rachas pequenas pois a agua infiltrasse na mesma.
                        Mas a reparação como ja disse é rapida e eficaz, e nao é motivo de panico, tem de ser montados andaimes que encarecem um pouco mas a conta das obras é dividida por todos os condominos do predio que são OBRIGADOS por lei a pagar.... e a obra tem de ser feita o mais urgente pois senao tens tudo preto em casa e estragado com a humidade.

                        Comentário


                          #13
                          é melhor convocares uma reunião

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Bluebelt Ver Post
                            é melhor convocares uma reunião
                            O unico com poder para poder convocar uma reunião é o Administrador do condominio.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Nephilim Ver Post
                              Uma casa ou edificio normalmente é constituido por 4 alçados, ou seja 4empenas ou seja os 4 lados do prédio , uma alçado cego é se um desses lados nao tiver janela/portas nenhuma, por norma todos os alçados tem janelas, mas se forem alçados para encostar a outro edificio que pode vir a ser construido no futuro o alçado será cego, e quando é cego fica por vezes com o acabamento provisório e na grande maioria dos casos se a construção de encosto não for feita dá os problemas que estás a ter.





                              é importante saber se é do algeroz se é da parede...e nao é preciso ser rachas grandes para chover dentro de casa, pode ser rachas pequenas pois a agua infiltrasse na mesma.
                              Mas a reparação como ja disse é rapida e eficaz, e nao é motivo de panico, tem de ser montados andaimes que encarecem um pouco mas a conta das obras é dividida por todos os condominos do predio que são OBRIGADOS por lei a pagar.... e a obra tem de ser feita o mais urgente pois senao tens tudo preto em casa e estragado com a humidade.

                              Obrigado pela explicação, assim sendo será um alçado normal.

                              Isto não é nenhum motivo de pânico, nem nada que se pareça, o chato é que pintei o quarto do meu filho a cerca de um ano, passado um ou dois meses acontece isto, e a empresa não acta nem desata, ou seja não se pinta o prédio, nem arranja a fachada, e isto é que me lixa.
                              Depois até parece que estou a pedir algum favor quando falo no assunto nas assembleias.

                              Vou falar novamente com eles, pois a pintura deveria ocorrer em Outubro, e duvido muito que por agora o prédio vá ser pintado, visto que estamos a entrar na época das chuvas, embora nem pareça.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Nephilim Ver Post
                                O unico com poder para poder convocar uma reunião é o Administrador do condominio.
                                Isso é que era bom.

                                Qualquer condómino ou grupo de condóminos pode convocar uma Assembleia Extraordinaria, através de carta registada ao administrador do condomínio.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Jonipi Ver Post
                                  Isso é que era bom.

                                  Qualquer condómino ou grupo de condóminos pode convocar uma Assembleia Extraordinaria, através de carta registada ao administrador do condomínio.
                                  o condomio deve ir falar com o administrador e este marca a reunião, só se o administrador nada fizer as reuniões devem partir dos condominos e neste caso correr com o administrador que nao serve para nada.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Nephilim Ver Post
                                    O unico com poder para poder convocar uma reunião é o Administrador do condominio.
                                    Código Civil:

                                    ARTIGO 1431.º - (Assembleia dos condóminos)
                                    1. A assembleia reúne-se na primeira quinzena de Janeiro, mediante convocação do administrador, para discussão e aprovação das contas respeitantes ao último ano e aprovação do orçamento das despesas a efectuar durante o ano.
                                    2. A assembleia também reunirá quando for convocada pelo administrador, ou por condóminos que representem, pelo menos, vinte e cinco por cento do capital investido.
                                    (...)

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Nephilim Ver Post
                                      o condomio deve ir falar com o administrador e este marca a reunião, só se o administrador nada fizer as reuniões devem partir dos condominos e neste caso correr com o administrador que nao serve para nada.
                                      Falso.

                                      Comentário


                                        #20
                                        De que ano é o prédio. Se tiver menos de 5 anos tenho a ideia de que a responsabilidade ainda é do construtor.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Nephilim Ver Post
                                          o condomio deve ir falar com o administrador e este marca a reunião, só se o administrador nada fizer as reuniões devem partir dos condominos e neste caso correr com o administrador que nao serve para nada.
                                          Claro, se o administrador for negligente há que o exonerar.

                                          Mas neste caso, o que o nosso colega tem que fazer é enviar carta registada com aviso de recepção ao condomínio e dar um prazo (30 dias P.Ex) para que o problema seja solucionado.

                                          Eu tenho 120 fracções a meu cargo, e aqui ninguem (individualmente) tem seguro multiriscos, o que existe é um seguro multiriscos colectivo (do condomínio), que para além de ficar mais barato é muito mais eficiente.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por kokruxt Ver Post
                                            Obrigado pela explicação, assim sendo será um alçado normal.

                                            Isto não é nenhum motivo de pânico, nem nada que se pareça, o chato é que pintei o quarto do meu filho a cerca de um ano, passado um ou dois meses acontece isto, e a empresa não acta nem desata, ou seja não se pinta o prédio, nem arranja a fachada, e isto é que me lixa.
                                            A empresa nao acta nem desata mas é paga por ti(e pelos teus vizinhos)...aperta com eles e ameaça-os que vao mudar de empresa se sao uma initilidade e uma cambada de incompetentes!


                                            Depois até parece que estou a pedir algum favor quando falo no assunto nas assembleias.
                                            Mas és tu o unico afectado pelas humidades?...mesmo que sejas o unico as obras sao um dever e um direito, essa ideia de tares a pedir um favor é falsa, aperta com eles para a obras serem feitas não te deixes ir na conversa pois é na tua casa que chove.
                                            E a lei está do teu lado nao é favor nenhum, a obra é para ser feita e "já nem admitas outra hipotese.

                                            É marcar a reunião, ficar decidido em acta, pedir 2 ou 3 orçamentos e começar a obra e pagam todos e ponto final.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Jbranco Ver Post
                                              De que ano é o prédio. Se tiver menos de 5 anos tenho a ideia de que a responsabilidade ainda é do construtor.
                                              É verdade. Há que ter atenção a este pormenor.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Jbranco Ver Post
                                                De que ano é o prédio. Se tiver menos de 5 anos tenho a ideia de que a responsabilidade ainda é do construtor.
                                                Exacto.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Sweden Ver Post
                                                  Falso.
                                                  Sim é falso no sentido em que não é uma verdade absoluta...mas se ha um administrador deve ser ele a marcar a reunião, só se este "falhar" é marcada pelos outros condominos.

                                                  Senão o administrador nao servia para nada.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Jbranco Ver Post
                                                    De que ano é o prédio. Se tiver menos de 5 anos tenho a ideia de que a responsabilidade ainda é do construtor.
                                                    Sim...e sendo uma empena não cega, convem se perceber bem de onde vem e a origem dessa humidade. Pois não é normal uma empena "normal" deixar chuver dentro de casa.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Nephilim Ver Post
                                                      Sim é falso no sentido em que não é uma verdade absoluta...mas se ha um administrador deve ser ele a marcar a reunião, só se este "falhar" é marcada pelos outros condominos.

                                                      Senão o administrador nao servia para nada.
                                                      Dá as voltas que quiseres ao texto.
                                                      Começaste por dizer que só o administrador pode marcar assembleias (Falso) e depois disseste que os condóminos têm de falar com o administrador para este marcar as assembleias (igualmente Falso).
                                                      Não te ficava nada mal admitires que falaste de cor e estavas errado. Claro que preferes entrar em jogos de semântica, mas para esse peditório eu já contribuí o suficiente. Deixa é de induzir as pessoas em erro, sff.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Opa vocês nem me digam nada, isso é uma embrulhada tal que não estão a ver bem o filme.

                                                        Temos um processo judicial contra o construtor, por isto mesmo, o prédio é de finais de 2001, como tal, segundo o construtor o prédio já não está abrangido pela garantia, acontece, que segundo a lei (isto diz a empresa gestora do condomínio) a garantia só começa quando é feita a primeira assembleia de condomínios, em que formalmente, o prédio é entregue pelo construtor aos condóminos.

                                                        E é aqui que a porca torce o rabo, a primeira assembleia foi feita em 2005, como tal, no inicio deste ano avançou-se com um processo contra o construtor, isto depois de tentar-mos chegar a acordo com ele a bem. Verdade seja dita, passado uns meses, o construtor propôs a reparação e pintura do prédio a meias, e nós já fartos desta novela, aceitamos, e até agora nada mais foi feito, nem sei se o processo ainda decorre, se parou ou não na altura que aceitamos a proposta do construtor.

                                                        Como tal, não sei se o prédio está ou não na garantia.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por kokruxt Ver Post
                                                          Opa vocês nem me digam nada, isso é uma embrulhada tal que não estão a ver bem o filme.

                                                          Temos um processo judicial contra o construtor, por isto mesmo, o prédio é de finais de 2001, como tal, segundo o construtor o prédio já não está abrangido pela garantia, acontece, que segundo a lei (isto diz a empresa gestora do condomínio) a garantia só começa quando é feita a primeira assembleia de condomínios, em que formalmente, o prédio é entregue pelo construtor aos condóminos.

                                                          E é aqui que a porca torce o rabo, a primeira assembleia foi feita em 2005, como tal, no inicio deste ano avançou-se com um processo contra o construtor, isto depois de tentar-mos chegar a acordo com ele a bem. Verdade seja dita, passado uns meses, o construtor propôs a reparação e pintura do prédio a meias, e nós já fartos desta novela, aceitamos, e até agora nada mais foi feito, nem sei se o processo ainda decorre, se parou ou não na altura que aceitamos a proposta do construtor.

                                                          Como tal, não sei se o prédio está ou não na garantia.
                                                          Antes de mais, tens que averiguar o que aconteceu com esse acordo e o porquê de ainda não ter ido avante.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Sweden Ver Post
                                                            Dá as voltas que quiseres ao texto.
                                                            Começaste por dizer que só o administrador pode marcar assembleias (Falso) e depois disseste que os condóminos têm de falar com o administrador para este marcar as assembleias (igualmente Falso).
                                                            Não te ficava nada mal admitires que falaste de cor e estavas errado. Claro que preferes entrar em jogos de semântica, mas para esse peditório eu já contribuí o suficiente. Deixa é de induzir as pessoas em erro, sff.
                                                            Não vale apena complicar o que é facil...um administrador pode ser um condomino e um condomino pode ser um administrador...logo no fundo tudo é possivel

                                                            Nas se ha administrador para alguma coisa serve...
                                                            Sobre a lei dos condominio tenho em casa a legislação pois já fui administrador de um predio e ninguem andou a marcar reuniões nas minha costas nem admitiria tal coisa.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X