Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Crise "apaga" luzes de Natal

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Crise "apaga" luzes de Natal

    Lisboa não terá a tradicional árvore de Natal gigante

    Do brilho menos intenso e glamoroso ao "apagão" total nas iluminações de Natal. Não há como contornar a crise e as autarquias estão a aplicar em força o verbo "cortar". Em Loures e Palmela não haverá luzes. Em Lisboa, não será montada a tradicional árvore gigante.

    Devido às restrições financeiras, o valor gasto pela Câmara de Loures em iluminações de Natal "será zero". O ano passado, a autarquia gastou 100 mil euros para embelezar várias freguesias, mas optou agora por uma medida radical. Palmela decidiu fazer o mesmo, invocando "a difícil situação que o país atravessa".

    Em toda a zona Centro e Sul do país, haverá poupanças significativas nas iluminações de Natal. Alguns municípios assumem mesmo que o investimento cairá para metade, devido à crise.

    Lisboa alinha no mesmo espírito de contenção, mas o investimento mantém-se elevado. A Câmara vai desembolsar 846 mil euros este ano, quando, em 2009, gastou 1,1 milhões de euros. Serão 49 as artérias iluminadas - mais do que no ano passado - mas as decorações são bem menos glamorosas e as luzes escolhidas têm maior eficiência energética.

    Contudo, na capital, a face mais visível da crise é a ausência da árvore gigante que era habitualmente montada no Parque Eduardo VII (chegou a estar na Praça do Comércio) numa parceria entre a autarquia, a Zon e a Better World.

    Em Oeiras, o corte nas iluminações é de 30%, mais 5% do que na Amadora. Cascais vai gastar perto de 70 mil euros, cortando 68% nos gastos. Em Odivelas, a Câmara ainda não decidiu se vai investir em iluminação, tal como a Moita, Leiria e Figueira da Foz. Em Santarém, a questão também está ainda a ser analisada, mas o presidente Moita Flores garante, para já, que o corte será de 50%. "Estamos pobres mas não chegámos à miséria. Temos de continuar a dar sentido a esta quadra", frisou.

    No distrito de Setúbal, Almada anuncia um corte de 46%, prevendo gastar 75 mil euros. No Seixal, serão gastos 60 mil euros, menos 20 mil que em 2009. Em Setúbal, o investimento é de 66 mil euros, menos 15 mil do que em 2009. Serão utilizadas lâmpadas de tecnologia LED.

    Em Coimbra, o corte será de 10% e os custos deverão rondar os 90 mil euros. Em Cantanhede, a Câmara diz que a quadra vai ser assinalada de forma "simbólica", com recursos da autarquia.

    Beja prepara-se para gastar cerca de 20 mil euros, o que significa um corte de 40% no investimento. Faro corta 40%. Não serão gastos mais de 70 mil euros na cidade. As sedes das freguesias rurais terão "um apontamento simbólico alusivo à quadra".

    JN
    Acho muito bem que poupem. Não quer dizer que acabem com as iluminações de Natal, mas devem reduzi-las ao mínimo indispensável.
    Em Lisboa podiam ser um bocado mais poupados. Gastar quase um milhão de euros em iluminações de Natal é um absurdo.

    #2
    Gostava de ver se fossem eles a pagar a conta!

    Claro que fica caro substituir o equipamento mas cada vez mais usa-se iluminação à base de leds que é muito,muito, muito mais económica.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por DaniFR Ver Post
      Acho muito bem que poupem. Não quer dizer que acabem com as iluminações de Natal, mas devem reduzi-las ao mínimo indispensável.
      Em Lisboa podiam ser um bocado mais poupados. Gastar quase um milhão de euros em iluminações de Natal é um absurdo.
      Não acho um absurdo se gastar 1 milhão de euros em iluminação, acho sim um absurdo se gastar todos os anos esse valor, pois a iluminação devia servir de uns anos para os outros.

      Sobre o ter luzes acessas há eqipamentos hoje em dia que duram muito e gastam mesmo muito pouca electricidade, acho que nao colocarem iluminação para pouparem é uma desculpa esfarrapada

      Comentário


        #4
        em évora cortaram as luzes de natal em todas as ruas menos na praça do giraldo, então apareceu um homem qualquer a dizer que achava mal porque os comerciantes estavam à esperar que houvesse luzes lolz fail

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por Nephilim Ver Post
          Sobre o ter luzes acessas há eqipamentos hoje em dia que duram muito e gastam mesmo muito pouca electricidade, acho que nao colocarem iluminação para pouparem é uma desculpa esfarrapada
          Não colocam porque fica caro o aluguer e a montagem, não é propriamente pelo gasto de electricidade. Actualmente já se usam led's.

          Comentário


            #6
            Vivemos num tempo, em que temos um grande desafio em termos energéticos pela frente, e vocês dizem que é leds gasta menos e para luzes do natal é normal?

            Há coisas que não consigo mesmo perceber!

            Comentário


              #7
              Eu acho muito bem, temos de cortar em coisas desnecessárias embora não tenhamos a mentalidade dos outros países em que por exemplo, a visita do Papa em Espanha gerou manifestações contra os gastos, cá comemos e continuamos com as diarreias cerebrais a queixarmos-nos da situação em que estamos!

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por DaniFR Ver Post
                Não colocam porque fica caro o aluguer e a montagem, não é propriamente pelo gasto de electricidade. Actualmente já se usam led's.
                Iluminar tudo a led fica uma fortuna, eu julgo que em Almada as iluminação ficam de uns anos para os outros, e espero ver a cidade iluminada, gosto de ver as luzinhas de natal, se ha coisas que gosto do natal é a comida e depois as luzes é o lado psicadelico do natal

                Comentário


                  #9
                  optima noticia!!


                  onde o raio da árvore era colocada o transito ficava um caos.

                  Comentário


                    #10
                    Acho bem essas medidas de redução da despesa, apesar de gostar de ver as iluminações, há coisas mais importantes.

                    Comentário


                      #11
                      Estou de acordo, se é crise é crise, é preciso dar exemplos concretos de poupança.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Nephilim Ver Post
                        Iluminar tudo a led fica uma fortuna, eu julgo que em Almada as iluminação ficam de uns anos para os outros, e espero ver a cidade iluminada, gosto de ver as luzinhas de natal, se ha coisas que gosto do natal é a comida e depois as luzes é o lado psicadelico do natal
                        Em Coimbra no ano passado já usaram led's em todas as iluminações e não ficou uma fortuna.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por DaniFR Ver Post
                          Em Coimbra no ano passado já usaram led's em todas as iluminações e não ficou uma fortuna.
                          Os led´s são muito mais económicos.
                          Uma mangueira de 10m metros de luzes convencionais gastam 100W
                          Uma de leds gasta 5W

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por DaniFR Ver Post
                            Acho muito bem que poupem. Não quer dizer que acabem com as iluminações de Natal, mas devem reduzi-las ao mínimo indispensável.
                            Em Lisboa podiam ser um bocado mais poupados. Gastar quase um milhão de euros em iluminações de Natal é um absurdo.
                            Concordo. Afinal, estamos em crise ou não? Para quê tanta ostentação se depois andamos todos de tanga? Há que poupar, principalmente nos gastos mais absurdos e inuteis, como a iluminação de Natal.

                            Originalmente Colocado por Nephilim Ver Post
                            Iluminar tudo a led fica uma fortuna, eu julgo que em Almada as iluminação ficam de uns anos para os outros, e espero ver a cidade iluminada, gosto de ver as luzinhas de natal, se ha coisas que gosto do natal é a comida e depois as luzes é o lado psicadelico do natal
                            A isso respondo-te com uma frase de tua autoria:

                            Originalmente Colocado por Nephilim Ver Post
                            Isso é conversa estereotipada de "café" Não fales do que não fazes a minima ideia....
                            Porque, na verdade, a iluminação led não custa uma fortuna, muito pelo contrário.

                            Comentário


                              #15
                              Concordo plenamente com os cortes.

                              E ainda acho que podiam e deviam cortar mais.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Lagarto Ver Post

                                A isso respondo-te com uma frase de tua autoria:
                                Esses ataques ao Neph já cansam ! Qualquer opinião manifestada pelo dito user é logo violentamente contestada, e na maior parte das vezes com rudeza e falta de educação. Se tens algum problema pessoal com o dito resolve-o por P.M. e deixa os tópicos para quem quer emitir as suas opiniões.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Veloce Ver Post
                                  Esses ataques ao Neph já cansam ! Qualquer opinião manifestada pelo dito user é logo violentamente contestada, e na maior parte das vezes com rudeza e falta de educação. Se tens algum problema pessoal com o dito resolve-o por P.M. e deixa os tópicos para quem quer emitir as suas opiniões.
                                  Não tenho problema nenhum e acho que todos percebemos que não passa de uma brincadeira, se bem que às vezes o próprio Nephilim dá as respostas às suas próprias questões.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Lagarto Ver Post
                                    Concordo. Afinal, estamos em crise ou não? Para quê tanta ostentação se depois andamos todos de tanga? Há que poupar, principalmente nos gastos mais absurdos e inuteis, como a iluminação de Natal.



                                    A isso respondo-te com uma frase de tua autoria:



                                    Porque, na verdade, a iluminação led não custa uma fortuna, muito pelo contrário.
                                    Por acaso nao tenho experiencia em iluminação de natal nem sei o preço, mas os leds por norma ainda sao caros como investimento inicial.

                                    Mas se dizes que não é nenhuma fortuna e antes pelo contrário, entao por essa conversa que jeito faz se cortar com essa despesa?

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Nephilim Ver Post
                                      Por acaso nao tenho experiencia em iluminação de natal nem sei o preço, mas os leds por norma ainda sao caros como investimento inicial.

                                      Mas se dizes que não é nenhuma fortuna e antes pelo contrário, entao por essa conversa que jeito faz se cortar com essa despesa?
                                      Os leds saem mais baratos do que as lâmpadas normais porque consomem muito menos e emitem mais luz. O que é caro é a aquisição desses leds e a instalação, mas ao nivel de consumo, são significativamente mais baratos. É claro que, quando se fala em corte de despesas, não se discriminam quais, o que pode levar ao engano.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Lagarto Ver Post
                                        Os leds saem mais baratos do que as lâmpadas normais porque consomem muito menos e emitem mais luz. O que é caro é a aquisição desses leds e a instalação, mas ao nivel de consumo, são significativamente mais baratos. É claro que, quando se fala em corte de despesas, não se discriminam quais, o que pode levar ao engano.
                                        Emitem mais luz desde quando? os leds tem uma luz mais fraca, sao usados com grande vantagem actualmente na iluminação indirecta, decorativa e na iluminação de presença apenas, nenhuma obra tem leds para iluminar propriamente dito.

                                        Talvez no futuro seja, mas por enquanto ainda é assim.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Discordo desta medida. Deviam ser eliminadas todas as luzes de Natal.

                                          Todos os anos são gastos milhões em luzinhas e decorações, para festejar o Natal, que é uma época que estimula o consumo e a economia, mas na prática não passa de um feriado católico... ora, da ultima vez que vi, Portugal era um estado Laico......

                                          Comentário


                                            #22
                                            YouTube - 500 LED Extreme flashlight

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Nephilim Ver Post
                                              Por acaso nao tenho experiencia em iluminação de natal nem sei o preço, mas os leds por norma ainda sao caros como investimento inicial.
                                              Estás a confundir dois coisas. Uma coisa são lâmpadas para iluminação doméstica, em que cada lâmpada é constituída por diversos diodos led e alguma tecnologia, sendo que o objectivo é mesmo iluminar. Por exemplo há lâmpadas com 20, 30, 60 led's e até mais, por isso é natural que este tipo de lâmpadas sejam caras.
                                              Outra coisas são led's ligados em paralelo para iluminação decorativa.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Medida sem qualquer efeito prático nas contas dos municípios, mas que faz boa imprensa.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Lagarto Ver Post
                                                  Porque, na verdade, a iluminação led não custa uma fortuna, muito pelo contrário.
                                                  A aquisição do material é, ainda, cara.

                                                  O custo da sua utilização é que é mais vantajoso.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por hpventura Ver Post
                                                    Medida sem qualquer efeito prático nas contas dos municípios, mas que faz boa imprensa.
                                                    Talvez não altere muito as contas. Talvez.
                                                    Mas grão a grão...
                                                    E acresce o facto da definição de prioridades no que concerne a gastos.
                                                    Vê o que aconteceu em Vila Real de Santo António em 2009: 197M€...
                                                    É demais!

                                                    Fontes:
                                                    Base - Ajuste Directo nº105791

                                                    http://transparencia-pt.org/?search_...%A3o+natalicia

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por DaniFR Ver Post
                                                      Estás a confundir dois coisas. Uma coisa são lâmpadas para iluminação doméstica, em que cada lâmpada é constituída por diversos diodos led e alguma tecnologia, sendo que o objectivo é mesmo iluminar. Por exemplo há lâmpadas com 20, 30, 60 led's e até mais, por isso é natural que este tipo de lâmpadas sejam caras.
                                                      Outra coisas são led's ligados em paralelo para iluminação decorativa.

                                                      Tipo em fita?

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Aqui por Famalicão já estão as iluminações montadas e parece-me tudo na mesma.

                                                        Haja dinheiro!

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Nephilim Ver Post
                                                          Emitem mais luz desde quando? os leds tem uma luz mais fraca, sao usados com grande vantagem actualmente na iluminação indirecta, decorativa e na iluminação de presença apenas, nenhuma obra tem leds para iluminar propriamente dito.

                                                          Talvez no futuro seja, mas por enquanto ainda é assim.

                                                          Tens farois de carros, televisores, telemoveis, etc etc já com tecnologia Led's.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Nefas Ver Post
                                                            Tens farois de carros, televisores, telemoveis, etc etc já com tecnologia Led's.
                                                            eu sei... mas por exemplo nas obras actuais ainda nao é usada na iluminação directa, apenas na indirecta, na de presença e na decorativa, na directa é a lampada flourescente usada quase sempre (80% das vezes)

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X