Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Clonagem animal - Dolly faria 10 Anos

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Clonagem animal - Dolly faria 10 Anos

    Pois é a ovelha mais famosa do mundo faria 10 anos.

    No entanto a questão mantem-se, correcto ou incorrecto, embora existam muitas variantes que podem atribuir uma aplicação positiva ao acto da "clonagem" , outrás há que certamente irão contra o que deontológicamente e humanamente deve ser feito.



    Ciência - Primeiro mamífero clonado
    Dolly faz 10 anos

    Do ponto de vista do impacto histórico e científico, o seu nascimento foi comparado à bomba atómica. Quando, em Fevereiro de 1997, o cientista Ian Wilmut apresentou ao mundo a ovelha ‘Dolly’ – nascida sete meses antes, a 5 de Julho de 1996, a partir de um processo de clonagem – até o presidente dos EUA, então Bill Clinton, veio pedir bom senso (acabou por proibir a atribuição de fundos federais para a clonagem humana).

    O Vaticano condenou, a Organização Mundial de Saúde (OMS) solicitou mais estudos e o Conselho da Europa adoptou um protocolo a proibir o processo em seres humanos.

    A verdade é que a clonagem da ovelha ‘Dolly’ – assim baptizada em homenagem à cantora Dolly Parton, conhecida pelos seu peito proeminente – apenas derrubou o dogma da biologia, de que células não- -germinativas de animais superiores eram incapazes de gerar um novo ser. Nos últimos dez anos pouco mais aconteceu, embora uma companhia ligada à seita raeliana garanta que já clonou 13 crianças. Nunca ninguém as viu e o facto é contado como anedota nos meios científicos.

    Durante os seis anos de vida – ‘Dolly’ morreu há três sacrificada pelos médicos no seguimento de complicações pulmonares – a ovelha mais conhecida do Mundo viveu como uma verdadeira estrela do mundo do espectáculo e até foi alvo dos ‘paparazzi’.

    Actualmente pode ser vista no Royal Museum of Scotland, em Edimburgo, onde está empalhada. Morreu sem saber quem era o verdadeiro pai. É que Ian Willmut, considerado o seu criador, veio a público este ano admitir que a sua participação na clonagem foi menor do que se anunciou.

    Em Portugal ainda se tentou clonar um bovino. O dinheiro só deu para um rato. Chamava-se ‘Figo’ e morreu em 2005.

    Miguel Azevedo com agências

    #2
    Actualmente a investigação é no sentido de direcionar as celulas a criarem tipos especificos de tecido, possibilitado a criação de orgãos especificos como o figado ou os pulmões.

    O objectivo é obvio, qql pessoa (ou um dador compativel) tendo falta de um orgão saudavel pode usar este tipo de tecnologia para se "fabricar" um "novo".




    Comentário


      #3
      Parque Jurássico - Afinal poderá ser real um dia?

      "Quem viu o célebre filme #8216;Parque Jurássico#8217; dificilmente imaginaria que a ficção estivesse perto de se tornar real. Mas os avanços recentes da biologia molecular já permitiram produzir em laboratório os genes e as proteínas dos animais jurássicos. Além disso, na última edição da revista de divulgação científica #8216;Discover#8217;, o paleontólogo Svante Pääbo, investigador do Instituto Max Planck, na Alemanha, revelou que dentro de dois anos a sua equipa deverá ter descodificado o genoma (mapa dos genes) de um Homem de Neanderthal, obtido num esqueleto com 45 mil anos, recentemente descoberto na Croácia.

      Um dos maiores desafios dos cientistas é que o ADN é uma molécula muito frágil, que se degrada com muita facilidade. Encontrar fragmentos antigos intactos deste material biológico que compõe os genes é como ganhar a lotaria.

      Apesar de ser raro, já se descobriram pequenas quantidades de ADN de espécies extintas em depósitos de âmbar (um material natural composto por resina fóssil) e ainda em blocos de gelo com centenas de milhares de anos. A descoberta mais espectacular foram os mamutes encontrados na Sibéria.

      Uma das estratégias dos investigadores para descobrir os segredos da vida dos animais pré-históricos, como os dinossauros, foi a de tentar recuperar estes fragmentos de material genético do passado e usar a clonagem em laboratório para produzir as proteínas a que davam origem.

      Até agora, esta opção tem deparado com muitas dificuldades técnicas, principalmente porque o ADN antigo está muito estragado. Mas nos últimos anos os cientistas conseguiram desenvolver outra técnica e estão agora a obter resultados. Em vez de tentar #8220;ressuscitar#8221; os genes dos dinossauros, os cientistas analisaram os genes dos animais actuais. Através de sofisticados programas de computador, fazem uma #8216;árvore genealógica#8217; destas moléculas para desenhar os genes primitivos.

      Depois, inserem estes #8216;genes-cópia#8217; dos pré-históricos numa célula viva, que produz proteínas a partir deste molde. Esta é a mais prometedora abordagem da Paleogenómica, uma área científica muito recente que investiga os seres que viveram há milhões de anos.

      Graças a este método já se descobriram muitas pistas sobre os animais extintos.

      Thomas Sakmar, investigador da Universidade Rockfeller, nos EUA, produziu em laboratório a forma primitiva de uma proteína presente no olho, chamada rodopsina, que permite a algumas espécies, como os répteis, ver no escuro. Assim, concluiu que muitos dinossauros deviam ser animais predominantemente nocturnos. O seu estudo centrou-se no arcossauro, um antepassado remoto dos actuais crocodilos.

      PORTUGAL PRÉ-HISTÓRICO

      No território português há fósseis raros de dinossauros. O interesse por este tema teve um grande impulso com a descoberta em Carenque, perto de Sintra, de pegadas destes répteis pré-históricos, e com a campanha levada a cabo pelo paleontólogo Galopim de Carvalho para a sua preservação. Outra descoberta mediática foi a de ovos de dinossauro, na Lourinhã.

      As escavações, nos anos 90, revelaram um dos achados mais importantes do Mundo na matéria. No ano passado, foram descobertos, no lugar de Adrés (Pombal), fósseis de dinossauro terópode, um Allosauro. #8220;Portugal é riquíssimo neste tipo de achados#8221;, salienta Galopim de Carvalho. Só lamenta que haja tão poucos apoios do Estado para desenvolver mais as investigações."

      http://www.correiodamanha.pt/noticia...19&idCanal=219

      Comentário


        #4
        hoje a serie vai terminar acho eu sobre isso na rtp.

        Comentário


          #5
          Falando estritamente do conceito, sim o conceito é real, os procedimentos seriam mesmo esses, e as bases geneticas estão correctas....

          Na pratica há ainda enormes dificuldades ( para não lhes chamar quase impossibilidades ) a ultrapassar a nível mais técnico e biológico,para alem da referida "falta" de genes originários dos organismos clonar, tais como dificuldades a nível celular ( falta de mitocondrias ancestrais, originais daquela altura, e que tendo elas o seu próprio código genético, interagem com o DNA nuclear ), fazendo com que na pratica tenhamos um organismo na melhor das hipóteses com 80% do original...

          Simplificando, um clone, é uma cópia integral inalterada de um organismo ( tal como a cópia de um MP3 é igual ao MP3 original)

          No caso de um organismo, este é determinado pelo seu genotipo ( material genetico) e pelo fenotipo ( resultado das interacções do ambiente sobre o organismo ), portanto mesmo tendo um genotipo integral para clonar, á partida o resultado será apenas uma copia genética do organismo e não uma copia do organismo, mesmo assim seria o que de mais autentico poderíamos ter de um dinossauro...

          O que acontece é que o tempo fez apagar boa percentagem do codigo genetico dos organismos, visto ser de composição organica e como tal degrada-se, e portanto há enormes lacunas a nivel da quantidade e qualidade do DNA.

          Que eu tenha conhecimento, a maior % de DNA recuperada até hoje de um organismo dessa altura foi de cerca de 70%, deixando 30% da informação genética perdida.

          Estas lacunas vão ter que ser eliminadas por genes que serão o mais parecido possivel, mas dado que se passaram MILHÕES de anos de evolução, será difícil encontrar genes com as características originais.

          Alem disso estaremos a reconstruir somente o material genético, que por sua vez está inserido num núcleo celular, célula essa que não existe hoje em dia, nada sobrou do organismo original alem de uns poucos ossos, pelos, fibras, conforme o organismo...

          Portanto teriamos que utilizar uma celula "moderna" para albergar o material genetico ancestral reconstruido e depois conforme o organismo, fazer a celula multiplicar-se, num ovo, numa semente, ou num ventre...

          ..e estes são os passos mais difíceis:

          - A inclusão com sucesso do código genético ancestral numa célula moderna
          - A viabilização da célula como estrutura autónoma
          - A formação de estruturas de suporte ( ovo, semente, ventre ) ou equivalente

          Se o organismo recuperado for um dinossauro ovíparo, teríamos que o fazer desenvolver num ovo que não seria naturalmente um ovo de dinossauro, teria que ser de um outro organismo, ou uma estrutura artificial equivalente

          Se o organismo fosse uma planta, o processo seria mais fácil, mas mesmo assim extremamente complexo...

          Se o organismo fosse um mamífero este teria que ser desenvolvido num VENTRE placentário, e nascer de um organismo poderia não ser totalmente compatível dando origem a grande numero de abortos, etc.

          Portanto, se a nível celular e genético o processo até se aparece bastante viável, quando se passa-se para o nível multicelular de organismo, é que surgiriam todas as grandes dificuldades na viabilização do processo.

          Comentário


            #6
            Li este mês um artigo na science e vie em que eles falavam precisamente na utilização de genes de dinossauros e espécies pré-históricas para sintetizar proteínas que já não existem ou já não são usadas pelas espécies actuais.

            Muito bom o artigo.

            O nome do artigo é

            "GENES du PASSE
            La biologie paléomoléculaire reconstitue des gènes d'espèces préhistoriques."



            Comentário


              #7
              É um tema sempre entusiasmante, seja na ficção científica, seja na investigação científica, como é este caso!

              Só a expectativa de que, um dia, poderemos ter mesmo um Parque Jurássico real, fechado mas acessível aos humanos é uma ideia fabulosa, deixando pena que, certamente, não vivamos o tempo necessário para o poder ver...

              Comentário


                #8
                Não acredito que isto alguma vez aconteça!

                Comentário


                  #9
                  citação:Originalmente colocada por Pé Leve

                  É um tema sempre entusiasmante, seja na ficção científica, seja na investigação científica, como é este caso!

                  Só a expectativa de que, um dia, poderemos ter mesmo um Parque Jurássico real, fechado mas acessível aos humanos é uma ideia fabulosa, deixando pena que, certamente, não vivamos o tempo necessário para o poder ver...
                  Encontrei a pagina sobre o cientista que conseguiu reconstituir uma proteína ancestral.

                  Pagina do cientista

                  Comentários à investigação na imprensa

                  Dois artigos sobre o assunto.

                  Resurrecting the Ancestral Steroid Receptor: Ancient Origin of Estrogen Signaling

                  Evolution of Hormone-Receptor Complexity by Molecular Exploitation

                  Mais uma especialista que conseguiu reconstituir um pigmento da retina dos aerosaurus, sensivel a luz.

                  http://www.zoo.utoronto.ca/changlab/index.html

                  Mas como diz Pierre Pontarotti na entrevista a science e vie, é um caminho longo e estamos só a dar os primeiros passos.



                  Comentário


                    #10
                    Á uns anos atrás já foi descoberta e tinha-se iniciado as tentativas de clonagem do celebre Diabo da Tasmânia (nativo original do continente autraliano ) que foi extinto no Continente Autraliano, este em conjunto com o DODO seriam as cobaias para as tentativas de clonar a partir de ADN descoberto em ossadas.

                    Por isso a clonagem de dinoussaurios não me parece Inverosimel de todo.


                    Sobre o Diabo da Tasmânnia e o Dodo

                    http://www.parks.tas.gov.au/wildlife/mammals/devil.html


                    http://home.conceptsfa.nl/~pmaas/rea/dodobird.htm

                    Comentário


                      #11
                      O conceito é real e a tecnologia também, é mesmo assim que terá que ser feito...

                      A nível infra-celular ( nuclear e genetico ), todo o processo é possível actualmente, o controlo da síntese proteica por via genética é pratica corrente, e é a base da produção de transgénicos...

                      O problema é mesmo passar de núcleo a célula, e ainda pior, de célula a organismo...

                      Mas acredito que se continuar a investir tempo dinheiro e recursos na resolução para estes problemas, teremos não só a possibilidade de realizar esse objectivo, bem como durante o porcesso, de aprender novos mecanismos que levem eventualmente a novas aplicações da tecnologia entretanto adquirida...

                      O que custa é cativar a atenção em massa das pessoas, e este processo tem tudo para ser popular, logo mediático, logo atrai as atenções, e logo trás mais gente para o projecto e consequentemente mais dinheiro para a investigação...

                      No final, tudo o que se venha aprender terá aplicações para alem da "simples" reconstrução de organismos extintos, que só por si será um belo exercício..




                      Comentário


                        #12
                        citação:Originalmente colocada por Phoenix

                        Á uns anos atrás já foi descoberta e tinha-se iniciado as tentativas de clonagem do celebre Diabo da Tasmânia (nativo original do continente autraliano ) que foi extinto no Continente Autraliano, este em conjunto com o DODO seriam as cobaias para as tentativas de clonar a partir de ADN descoberto em ossadas.

                        Por isso a clonagem de dinoussaurios não me parece Inverosimel de todo.


                        Sobre o Diabo da Tasmânnia e o Dodo

                        http://www.parks.tas.gov.au/wildlife/mammals/devil.html


                        http://home.conceptsfa.nl/~pmaas/rea/dodobird.htm
                        Deves estar a referir-te ao Tigre da Tasmânia, esse sim extinto, porque o Diabo da Tasmânia existe em número estável!

                        Diabo da Tasmânia:


                        Tigre da Tasmânia:

                        Comentário


                          #13
                          citação:Originalmente colocada por Pé Leve

                          citação:Originalmente colocada por Phoenix

                          Á uns anos atrás já foi descoberta e tinha-se iniciado as tentativas de clonagem do celebre Diabo da Tasmânia (nativo original do continente autraliano ) que foi extinto no Continente Autraliano, este em conjunto com o DODO seriam as cobaias para as tentativas de clonar a partir de ADN descoberto em ossadas.

                          Por isso a clonagem de dinoussaurios não me parece Inverosimel de todo.


                          Sobre o Diabo da Tasmânnia e o Dodo

                          http://www.parks.tas.gov.au/wildlife/mammals/devil.html


                          http://home.conceptsfa.nl/~pmaas/rea/dodobird.htm
                          Deves estar a referir-te ao Tigre da Tasmânia, esse sim extinto, porque o Diabo da Tasmânia existe em número estável!

                          POsso realmente estar a fazer confusão também [8)]

                          Mas o que li é que procuravam uma subespécie existente no Continenete Australiano e não na Ilha das Tâsmania, segundo eles esta subespecie tinha dimensões e caracteristicas ligeiramente diferentes.

                          Comentário


                            #14
                            citação:Originalmente colocada por Phoenix

                            Posso realmente estar a fazer confusão também [8)]

                            Mas o que li é que procuravam uma subespécie existente no Continenete Australiano e não na Ilha das Tâsmania, segundo eles esta subespecie tinha dimensões e caracteristicas ligeiramente diferentes.
                            Sim o Diabo da Tasmânia é o parente mais próximo do Tilacino que tb desapareceu da Austrália.

                            Se se conseguir clonar um Tilacino terá de se usar uma fêmea de Diabo da Tasmânia como mãe de aluguer.



                            Comentário


                              #15
                              citação:Originalmente colocada por Nthor

                              citação:Originalmente colocada por Phoenix

                              Posso realmente estar a fazer confusão também [8)]

                              Mas o que li é que procuravam uma subespécie existente no Continenete Australiano e não na Ilha das Tâsmania, segundo eles esta subespecie tinha dimensões e caracteristicas ligeiramente diferentes.
                              Sim o Diabo da Tasmânia é o parente mais próximo do Tilacino que tb desapareceu da Austrália.

                              Se se conseguir clonar um Tilacino terá de se usar uma fêmea de Diabo da Tasmânia como mãe de aluguer.



                              Obrigao pela rectificação e esclarecimento.
                              ;)

                              Comentário


                                #16
                                Que as novas descobertas nos permitam conhecer melhor os nossos antepassados e os animais pre-hist+oricos isso é um facto.

                                Agora faze-los voltar a nascer como no filme isso é propaganda para vender revistas:D


                                Já que se fala desses "Tigre da Tasmania" ele de tigre não tem nada nem de felino [:I] tem aparentemente mto mais de canino mas na realidade trata-se de um marsupial carnivoro o nome cientifico é Thylacinus cynocephalus e foi extinto estupidamento na 1ªmetade do seculo XX.

                                Comentário


                                  #17
                                  citação:Originalmente colocada por Nephilim
                                  ... um marsupial carnivoro o nome cientifico é Thylacinus cynocephalus e foi extinto estupidamento na 1ªmetade do seculo XX.
                                  Extinto para proteger as especies que introduziram , em espacial os carneiros, que eles diziam ser vitimas do predador que estava no seu habitat natural.

                                  Aliás ás extinções aconteceram todas por motivos estupidos e pela falta de formação cientifica e desconhecimento.

                                  Comentário


                                    #18
                                    citação:Originalmente colocada por Blue2004eyes

                                    hoje a serie vai terminar acho eu sobre isso na rtp.
                                    Serie?

                                    Qual a trilogia?




                                    Comentário


                                      #19
                                      Talvez a extinção não seja para sempre, espero!...

                                      Comentário


                                        #20
                                        citação:Originalmente colocada por andred

                                        Não acredito que isto alguma vez aconteça!

                                        A minha avó nunca acreditou que o homem alguma vez tivesse ido á lua!

                                        Comentário


                                          #21
                                          citação:Originalmente colocada por Nthor

                                          citação:Originalmente colocada por Blue2004eyes

                                          hoje a serie vai terminar acho eu sobre isso na rtp.
                                          Serie?

                                          Qual a trilogia?




                                          PARQUE PRÉ-HISTÓRICO

                                          Comentário


                                            #22
                                            citação:Originalmente colocada por Pé Leve

                                            citação:Originalmente colocada por Nthor

                                            citação:Originalmente colocada por Blue2004eyes

                                            hoje a serie vai terminar acho eu sobre isso na rtp.
                                            Serie?

                                            Qual a trilogia?
                                            PARQUE PRÉ-HISTÓRICO
                                            Ah.

                                            Vou ver se arranjo isso em DVD.



                                            Comentário


                                              #23
                                              citação:Originalmente colocada por Pé Leve

                                              É um tema sempre entusiasmante, seja na ficção científica, seja na investigação científica, como é este caso!

                                              Só a expectativa de que, um dia, poderemos ter mesmo um Parque Jurássico real, fechado mas acessível aos humanos é uma ideia fabulosa, deixando pena que, certamente, não vivamos o tempo necessário para o poder ver...
                                              Hoje em dia tens parques temáticos fantásticos.
                                              Precisas é de por as rodas do Laguna a girar;).

                                              Comentário


                                                #24
                                                Agora já temos a primeira "ovelha humana"...

                                                http://www.correiomanha.pt/noticia.a...19&idCanal=219

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  A ovelha Dolly foi um grande passo da ciência!!

                                                  A partir dela, pôde-se começar a pensar em desenvolver órgãos que podem ser extremamente úteis em casos de transplantes, etc...

                                                  Para lá caminhamos, quando os problemas da saúde se sobrepuserem aos problemas éticos.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por BrunoTRF Ver Post
                                                    A ovelha Dolly foi um grande passo da ciência!!

                                                    A partir dela, pôde-se começar a pensar em desenvolver órgãos que podem ser extremamente úteis em casos de transplantes, etc...

                                                    Para lá caminhamos, quando os problemas da saúde se sobrepuserem aos problemas éticos.
                                                    Diz antes à contaminação da ética com as morais confessionais, que ainda agora surgem com o Papa a sugerir a sua infiltração impositora na lei, através da sua visão conservadora e as formas mais vetustas de catolicismo. Os políticos católicos interpelados para que coloquem a fé nos documentos que produzem. Ditadura moralista baseada no medo e no reciclar do tabú do sexo...

                                                    Depois surpreendemo-nos com os irmãos Kacinsky...

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Zen Ver Post
                                                      Diz antes à contaminação da ética com as morais confessionais, que ainda agora surgem com o Papa a sugerir a sua infiltração impositora na lei, através da sua visão conservadora e as formas mais vetustas de catolicismo. Os políticos católicos interpelados para que coloquem a fé nos documentos que produzem. Ditadura moralista baseada no medo e no reciclar do tabú do sexo...

                                                      Depois surpreendemo-nos com os irmãos Kacinsky...
                                                      Eu não queria muito entrar pela religião, mas de facto é o entrave major!

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Excalibur Ver Post

                                                        Em Portugal ainda se tentou clonar um bovino. O dinheiro só deu para um rato. Chamava-se ‘Figo’ e morreu em 2005.


                                                        Miguel Azevedo com agências
                                                        anedótico! é incrível o quão pouco se aposta na ciência, neste País..

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Peacelove Ver Post
                                                          anedótico! é incrível o quão pouco se aposta na ciência, neste País..
                                                          Tens razão!

                                                          E essa é também uma das razões da nossa economia estar como está...Não se aposta no desenvolvimento científico...É triste alguém que quer fazer uma qualquer investigação ter que pagar do seu próprio bolso, passar noites sem dormir, porque não pode deixar de trabalhar para fazer a investigação, e depois não são recompensados em nada...

                                                          É preciso ter um GRANDE amor áquilo que se faz!

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Zen Ver Post
                                                            Agora já temos a primeira "ovelha humana"...

                                                            http://www.correiomanha.pt/noticia.a...19&idCanal=219

                                                            Polémico, mas um passo em frente.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X