Anúncio

Collapse
No announcement yet.

O que é o preconceito?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Sociedade O que é o preconceito?

    Sim, o que é ser-se preconceituoso?

    Será errado? Censurável? Susceptível de ser sujeito a outros tipos de conceitos?

    O que é?

    A propósito disto (como mero exemplo, não ilustrativo, sequer) voltei a reflectir sobre se o que a Sociedade pretende, nesta questão do preconceito, é a eliminação do dito cujo, vulgo, opinião pessoal sobre as diversas coisas da vida, ou se, preconceituosamente, a dita Sociedade o que pretende é que cada um deixe de pensar de acordo consigo próprio, ou, no limite, passe a pensar uma coisa e a dizer outra!

    É que, reflictamos, nesta coisa das convicções pessoais, a mais das vezes imutáveis, ou, no mínimo, demasiadas vezes as ideias nesta área estão profundamente enraizadas em cada um para que outrem possa mudar, a respectiva forma de pensar, qual o objectivo destas campanhas? Será viável, ou mesmo aceitável tentar refrear o pensamento dos outros? Será legítimo censurar as outras formas de pensar? Será, ainda, legítimo impor as linhas mestras do certo ou do errado?

    Será, por outro lado, que se pretende que os outros, os que pensam de forma diferente do comummente aceite, passem a ser hipócritas e defendam o "politicamente correcto"?

    Será a hipocrisia o que se defende, socialmente, nestas questões em vez da sinceridade?

    Será que a chamada tolerância é o equilíbrio entre o que cada um pensa e o que, respectivamente, diz, sendo certo que o "correcto" é esconder tanto mais o que se pensa quanto mais diverso isso for do socialmente aceite?

    Não seria preferível que, pergunto, se se fizesse, "apenas", o aviso de que determinadas convicções podem, sendo colocadas em prática, violar as convenções e, subsequentemente, as regras socialmente impostas, mas que a Sociedade cresceu o suficiente para tolerar todas as formas de pensamento?

    O que pensam disto?

    #2
    Tal como em muitas outras coisas, faço uma pequena analogia, que se enquadra neste fórum: isto é tal como dizer-se que em portugal conduz-se mal, todos o expressam, mas ninguém o admite.

    Todos temos os nossos, mais vincados ou não, mas eles existem.

    (P.S: Não consigo abrir a página)

    Comentário


      #3
      Ou seja, vivemos numa Sociedade assumidamente defensora da hipocrisia, embora ninguém o admita, certo?

      Então porque criticamos os políticos quando eles mentem?...

      O link é este: O DIA ONLINE - CIÊNCIA&SAÚDE - Artistas e jovens com HIV se unem contra o preconceito

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por PeLeve Ver Post
        Ou seja, vivemos numa Sociedade assumidamente defensora da hipocrisia, embora ninguém o admita, certo?

        Então porque criticamos os políticos quando eles mentem?...

        O link é este: O DIA ONLINE - CIÊNCIA&SAÚDE - Artistas e jovens com HIV se unem contra o preconceito
        PeLeve queria resalvar que não em tudo, pode-se num ponto ser-se e noutro caso ter alguma aceitação.

        O que digo isto assemelha-se, um pouco ao racismo, acho que assim alguns compreenderão (já sei que me vão bater!).

        Comentário


          #5
          Qualquer pessoa tem direito a ter preconceitos, da mesma forma que quem é vitima de preconceitos pode ter preconceitos em relação a esse tipo de pessoas.

          Comentário


            #6
            Eu não sou nada preconceituoso, no entanto esse facto não me impede de achar muita coisa anormal na sociedade e em muitas pessoas.

            Comentário


              #7
              o preconceito como o nome indica é o pré-conceito que nos formulamos relativamente a algo ou alguém com base na nossa experiência, personalidde e sensibilidade.
              também pode ser o conceito que temos em relação aquilo que choca contra a nossa personalidade e nós não aceitamos bem por falta de tolerância.
              por ex. o pre-conceito que tenho sobre os políticos é que são todos uns filhos da p* e que todos querem defender os seus interesses e usar a política para subir mais alto e enriquecer à custa do povo.
              a sociedade é aparentemente mais tolerante, etc. mas a verdade é que vivemos todos numa sociedade de preconceitos e hipocrisias face ao aspecto e à aparência, ao ter e ao ser. invejas dos mais pobres face aos mais ricos e avareza e desprezo dos mais ricos face aos mais pobres.

              Comentário


                #8
                O preconceito por sí não é algo mau. É um mecanismo até muito útil para organização de ideias próprias e estruturação de quem somos, do que gostamos ou não gostamos, queremos, não queremos, e por aí fora.
                Isto torna-se mau apenas a partir do ponto em que não estamos dispostos a verificar se o prconceito é verdadeiro ou falso e /ou quando não abdicamos dele quando nos é provado que era errado, ou pelo menos não é o mais correcto.
                E mesmo quando for errado, pode não ser completamente mau se for algo que tenha a ver com o próprio. Quando começa a influenciar outros (directamente ou indirectamente mas com reflexo directo) de forma negativa é que assume mesmo uma forma reprovável e aí fará mais mal do que bem.

                Comentário


                  #9
                  Toda a gente é preconceituosa, mas alguns demonstram mais do que outros. Este tópico é em tudo semelhante a um outro que perguntava se julgávamos alguém por causa da imagem. Ao olhar mais atentamente para determinada pessoa vestida de uma forma ligeiramente diferente daquilo a que estamos acostumados já estamos a ser preconceituosos. Daí para a frente, cada um exterioriza mais ou menos o seu incómodo com aquilo que foge aos seus padrões de "normalidade".

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Tecauto Ver Post
                    o preconceito como o nome indica é o pré-conceito que nos formulamos relativamente a algo ou alguém com base na nossa experiência, personalidde e sensibilidade.
                    também pode ser o conceito que temos em relação aquilo que choca contra a nossa personalidade e nós não aceitamos bem por falta de tolerância.
                    por ex. o pre-conceito que tenho sobre os políticos é que são todos uns filhos da p* e que todos querem defender os seus interesses e usar a política para subir mais alto e enriquecer à custa do povo.
                    a sociedade é aparentemente mais tolerante, etc. mas a verdade é que vivemos todos numa sociedade de preconceitos e hipocrisias face ao aspecto e à aparência, ao ter e ao ser. invejas dos mais pobres face aos mais ricos e avareza e desprezo dos mais ricos face aos mais pobres.
                    Essa dos políticos acho que é mais estereotipo do que preconceito.
                    O estereotipo rotula, o preconceito descrimina.
                    Sendo assim o estereotipo pode (ou não) levar ao preconceito.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Porco Ver Post
                      Toda a gente é preconceituosa, mas alguns demonstram mais do que outros. Este tópico é em tudo semelhante a um outro que perguntava se julgávamos alguém por causa da imagem. Ao olhar mais atentamente para determinada pessoa vestida de uma forma ligeiramente diferente daquilo a que estamos acostumados já estamos a ser preconceituosos. Daí para a frente, cada um exterioriza mais ou menos o seu incómodo com aquilo que foge aos seus padrões de "normalidade".
                      Podemos não por muitas vezes, julgar as pessoas pelo que as rodeia e o que são, ou o preconceito existente, mas podemos sê-lo para nós próprios.

                      Só li o primeiro post, mas este tópico é revelador disso:

                      http://forum.autohoje.com/off-topic/...-com-isto.html

                      Comentário


                        #12
                        Os preconceitos tem como base a nossa ignorância perante o desconhecido.

                        Por vezes, achámos que temos o direito de julgar as pessoas tendo como base as ideias pré-concebidas da nossa sociedade. A verdade, é que não temos esse direito, pelo menos sem antes conhecer se aquilo que pensamos sobre determinada pessoa corresponde à verdade.

                        No caso aqui exposto, as pessoas que têm sida sofrem do preconceito devido à ignorância das pessoas em relação à doença. Existem demasiadas ideias pré-concebidas relativamente à transmissão do vírus, sendo que a maioria delas não tem pés nem cabeça e se as pessoas estivessem melhor informadas sobre esta doença o preconceito seria menor.

                        Comentário


                          #13
                          YouTube - Não Faz Sentido! - Preconceito

                          Está tudo dito, pode fechar

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por vsfce Ver Post
                            Os preconceitos tem como base a nossa ignorância perante o desconhecido.

                            Por vezes, achámos que temos o direito de julgar as pessoas tendo como base as ideias pré-concebidas da nossa sociedade. A verdade, é que não temos esse direito, pelo menos sem antes conhecer se aquilo que pensamos sobre determinada pessoa corresponde à verdade.

                            No caso aqui exposto, as pessoas que têm sida sofrem do preconceito devido à ignorância das pessoas em relação à doença. Existem demasiadas ideias pré-concebidas relativamente à transmissão do vírus, sendo que a maioria delas não tem pés nem cabeça e se as pessoas estivessem melhor informadas sobre esta doença o preconceito seria menor.
                            Eu tenho preconceitos para com os homicidas, para com ladrões, para com violadores e outro tipo de pessoas, não significa isso que seja ignorante em relação à sua situação.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por UmDois Ver Post
                              Eu tenho preconceitos para com os homicidas, para com ladrões, para com violadores e outro tipo de pessoas, não significa isso que seja ignorante em relação à sua situação.
                              Mas isso para mim não é ser preconceituoso, a partir do momento que julgas alguém pelos actos que comete estás no teu direito a formar um opinião sobre ela.
                              A ignorância existe apenas quando julgas alguém sem conheceres os factos!

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por ClioIIIRS Ver Post
                                YouTube - Não Faz Sentido! - Preconceito

                                Está tudo dito, pode fechar
                                Eu, por acaso, tenho preconceito relativamente a esse tipo de exposição de ideias, como o do exemplo do filme, que, preconceituosamente, assume que os outros são todos burros e têm de aceitar esse tipo de exposição, meio apalhaçada, de um tema sério, recorrente e actual...

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por ClioIIIRS Ver Post
                                  YouTube - Não Faz Sentido! - Preconceito

                                  Está tudo dito, pode fechar
                                  Que cromo.

                                  Eu tenho preconceito contra quem tem escrito na testa "burro" e quando se vê ao espelho lê "inteligente".

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por UmDois Ver Post
                                    Que cromo.

                                    Eu tenho preconceito contra quem tem escrito na testa "burro" e quando se vê ao espelho lê "inteligente".
                                    A estupidez sempre me fez muita confusão e, pela perspectiva do tema, sim, sou preconceituoso relativamente à estupidez, sobretudo a estupidez que promove a guerra, a desvalorização do trabalho, a desvalorização do ser humano...

                                    Mas também, deixem-me "reinar" () um pouco, sou extremamente preconceituoso face à estupidez do anúncio que actualmente passa na televisão sobre o Mégane GT Line... Que coisa mais parva e desprestigiante para quem tem um Mégane...:

                                    YouTube - Publicité - Renault Mégane GT Line "Boîte de nuit"

                                    Comentário


                                      #19
                                      Até me admira o facto de ainda não ter vindo a lume o preconceito que incide sobre a Função Pública!

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por vsfce Ver Post
                                        Até me admira o facto de ainda não ter vindo a lume o preconceito que incide sobre a Função Pública!
                                        Tu queres guerra...

                                        Mas, é verdade, o preconceito sobre a Função Pública é outro preconceito estúpido, que abunda por cá, como estúpido e identicamente abundante é o preconceito sobre as marcas automóveis, sobretudo, e neste caso, porque levam muitos a passarem o respectivo "red line" da sua taxa de esforço, apenas e só para se armarem aos cágados num esforço bacoco para mostrarem aquilo que não são, nem nunca poderiam ser.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por PeLeve Ver Post
                                          Tu queres guerra...

                                          Mas, é verdade, o preconceito sobre a Função Pública é outro preconceito estúpido, que abunda por cá, como estúpido e identicamente abundante é o preconceito sobre as marcas automóveis, sobretudo, e neste caso, porque levam muitos a passarem o respectivo "red line" da sua taxa de esforço, apenas e só para se armarem aos cágados num esforço bacoco para mostrarem aquilo que não são, nem nunca poderiam ser.

                                          Não quero guerra, pelo contrário, quero apenas demonstrar o meu ponto de vista!

                                          O preconceito que incide sobre a função pública tem como base o desconhecimento e a ignorância de muita gente! Infelizmente pegam em alguns exemplos e aplicam à generalidade dos trabalhadores, e isto para além de estúpido, é injusto e errado!

                                          Mas conforme existe este preconceito, existem tantos outros que têm como base a ignorância e o desconhecimento da realidade.

                                          Relativamente às Marcas, neste fórum somos muitas vezes confrontados com esse preconceito. Enfim, cada um é livre de ter a sua opinião, no entanto, eu acho errado julgar as pessoas sem conhecer os factos!

                                          Comentário


                                            #22
                                            preconceito é também o que está a acontecer para com as classes mais desfavorecidas...

                                            vejam as pessoas como pessoas e não como grupos sociais e "matilhas".

                                            Comentário


                                              #23
                                              O preconceito é algo que à partida já está minado, porque é um conceito pré-definido e inegociável. Quando as pessoas têm esse conceito e não admitem discutir sequer outro diferente, outra maneira de pensar, outra ideia ou outra realidade distinta da sua, estão a ser preconceituosas.

                                              Conceitos diferentes, todos temos, mas o que nos distingue é a forma como encaramos os conceitos dos outros. Se não existir respeito nem tolerância pela diferença e pela opinião dos outros, estamos a discriminar de forma preconceituosa.

                                              Mas toda a gente acha que não tem preconceitos, porque preconceituosos são os outros. Depois é recorrente ouvir-se: “Não sou racista, até tenho amigos pretos”. “Não sou homofóbico, mas só não aceito casamento entre pessoas do mesmo sexo, não admito adopções e beijos em público são inadmissíveis”. “Não tenho nada contra os ricos, mas são todos uns ladrões”. “Não sou sexista, até deixo a minha mulher conduzir o meu carro!”...

                                              Se existir tolerância, cada um poderá dizer aquilo que pensa sem ter medo de não ser politicamente correto podendo conseguir fazer alguém mudar de opinião ou acabar até por mudar a sua.
                                              A isto chama-se evolução. E só não evolui quem não muda vivendo agarrado aos seus pré-conceitos.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Todas as generalizações são perigosas, pelo que não se deve cair em extremismos aliados a movimentos coletivos.
                                                Continuamos a não conseguir encontrar solução para os nossos problemas e o que mais me aflige é aquilo que a enorme crise social promovida pela crise económica poderá despoletar.

                                                O mais perigoso é quando a estupidez e o preconceito se juntam em grupo. Normalmente, aqueles que se agregama esses movimentos coletivos preconceituosos para se superiorizarem em relação aos outros, são os fracos de espírito.
                                                Quase todos os piores momentos da humanidade que aconteceram partiram de movimentos preconceituosos que ganharam força pelo número de pessoas que se uniam em torno dos preconceitos para com outras.

                                                Com base na generalização, isolavam-se, maltratavam-se e condenavam-se grupos inteiros sem questionar.
                                                Escravizaram-se multidões descriminando a cor da pele.
                                                Exterminaram-se milhões por diferença religiosa.
                                                Inferiorizou-se metade da população terrestre com base na diferença sexual.
                                                Guerreia-se por diferenças de opinião política.
                                                Segrega-se por diferenças económicas.
                                                Estigmatiza-se por doença, exclui-se pela diferença.
                                                Atira-se com o preconceito à cara dos outros por incompreensão.

                                                Incompreensão é o nosso maior mal. Há quem lhe chame outros nomes, mas no fim o efeito é sempre o mesmo – asneira.
                                                Assim, escusam de olhar para essas miudezas preconceituosas como racismo, sexismo, e outras que discriminam, porque todas as criaturas partilham a mesma casa-mãe e todos nós seres mais evoluídos somos uma só raça – os humanos. Tudo o resto é apenas incompreensão e fraqueza humana.
                                                Editado pela última vez por BLADERUNNER; 05 September 2011, 20:40.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Como uma imagem vale mais do que mil palavras...



                                                  Pois é. Temos mesmo de aprender a viver juntos.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por BLADERUNNER Ver Post
                                                    Como uma imagem vale mais do que mil palavras...



                                                    Pois é. Temos mesmo de aprender a viver juntos.
                                                    Eu gostaria muito de estar enganado, mas a minha convicção é que nunca o conseguiremos (aprender a viver juntos)! Como espécie, compreendendo todas as nuances, somos demasiado intolerantes, imperfeitos, mas, sobretudo, falta-nos a genuína boa vontade.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por BLADERUNNER Ver Post
                                                      Como uma imagem vale mais do que mil palavras...



                                                      Pois é. Temos mesmo de aprender a viver juntos.
                                                      Concordo plenamente convosco, mas acho que essa imagem é fake.

                                                      Originalmente Colocado por PeLeve Ver Post
                                                      Eu gostaria muito de estar enganado, mas a minha convicção é que nunca o conseguiremos (aprender a viver juntos)! Como espécie, compreendendo todas as nuances, somos demasiado intolerantes, imperfeitos, mas, sobretudo, falta-nos a genuína boa vontade.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Eu a bem da verdade até sou um gajo cheio de preconceitos. Mas a grande maioria dos meus preconceitos assenta em situações empíricas vividas que me levam a formar determinada opinião. Eu conduzi 3 bmw's que gostei, assumo logo à partida que o 4º será também porreiro e será sempre com essa premissa que me vou sentar ao volante da próxima vez.

                                                        Li 5 post's seguidos aqui no aho do mesmo gajo e que não gostei. O que ele escrever da próxima serei muito mais crítico a ler o 6º.

                                                        Não quer dizer que não deteste o 4º bmw ou adore o 6º post desse gajo, mas é mais difícil eu alterar radicalmente o meu preconceito em relação a essa situação do que a primeira vez.

                                                        Vocês querem virar a situação socialmente, também dá - tive 2 ou 3 experiências com ciganos que não gostei. Soube de imensas histórias horrorosas por parte dos meus familiares, conhecidos e amigos. Para eu agora gostar dum cigano... ui ui o gajo vai ter que ser mesmo muito muito muito porreiro. Mais do que um gajo qualquer que conheça para aí normalmente.

                                                        Post sem hipocrisia e sem tretas.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Eu também sou preconceituoso. De uma ou de outra forma, neste ou naquele assunto, infelizmente toda a gente o é. O problema está na forma como encaramos isso.
                                                          Podes crer que tenho preconceitos para com os ciganos (penso que tenho os meus motivos... se calhar, muitos infundados). Criei pré-conceitos acerca deles. Mas já dei imensas roupas e comida a ciganos e, por mais que me moam o juízo, trato os meus alunos de etnia com muito mais atenção e preocupação do que os restantes, perdoando-lhes atitudes que normalmente não deixo passar a outros. E é da boca dos seus pais que escuto mais vezes a palavra "Obrigado", que me ensina algo que tenho de aprender acerca deles.

                                                          Mas isso faz com que eu não reconheça o meu preconceito? Não, mas tento que a ideia que tenho não interfira no meu modo de vida tentando contrariar o que considero ser também um defeito meu e melhorar esforçando-me por compreender. Tentar compreender as lágrimas de uma criança cigana porque foi conhecer a noiva, não gostou e sente-se com medo. Conversar com um adolescente homossexual que foi desprezado e é humilhado no ceio da comunidade (mais do que se não fosse dessa etnia) e sentir a frustração de não poder ajudar. Fazer por entender da dificuldade de ter regras uma criança que em casa não tem portas nem janelas e a sua casa de banho é a rua. Sentir-me um autêntico idiota quando estou a dar um sermão a um desses alunos porque fez alguma asneira na escola, quando em pleno inverno com temperaturas negativas ele está vestido com uma T-shirt rota sem lenço para limpar o nariz.

                                                          Tento contextualizar, ajudo no que posso, critico, converso, e faço por tentar entender. Mas há pessoas que não perdem 1 minuto a pensar no que fazem. Ainda bem para eles que são perfeitos e os defeitos estão só nos outros. Ainda bem que não perdem o seu tempo com essas miudezas.

                                                          Há pessoas que participaram neste tópico que têm reticências relativamente ao casamento e adoção entre pessoas do mesmo sexo, mas isso nãos as proíbe de poderem ter uma opinião crítica sobre este tema do "preconceito". Não as torna hipócritas. Enfrentam a situação e discutem-na abertamente, em vez de rotular dos outros. Isso sim, seria hipocrisia.

                                                          Tentar identificar um problema e saber fazer uma introspeção nunca foi nenhuma treta e muito menos hipocrisia. Hipocrisia é virar a cara para o lado, não criticar certas situações e discutir determinados assuntos, mesmo que nessa crítica sejamos nós próprios a comer por tabela.
                                                          Relê o teu post, o seu contributo positivo, mas a subliminar e incisiva mensagem que deixaste sobre os outros. Não dou medalhas, senão tinha de te atribuir uma... com verdadeira hipocrisia.

                                                          Sabes, eu sei que muitas vezes escrevo e digo umas tretas, que digo uma coisa e por vezes faço o contrário, mas tento autoanalisar-me e fazer por corrigir-me.
                                                          Discutir os assuntos e reconhecer os defeitos já é um grande passo que nem todos estão dispostos a dar. Só tenho pena de existir tanta gente que se ache tão perfeita que nunca precise de o fazer. Basta encontrar os defeitos nos outros. E a melhor prova disso é a quantidade de participações neste tópico. Sobre os assuntos as pessoas têm dificuldade em falar. Olhar para um espelho custa. Sempre é mais fácil falar sobre aquilo que os outros dizem e encontrarmos defeitos. Pois, com mais um post grande, podem divertir-se a encontrar montes de coisas a apontar. Afinal, isso é o que cativa muita gente que frequenta este fórum. Falar dos outros em vez de falar dos temas ou de si.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Recuperando um tema que, convenhamos, está, infelizmente, na ordem do dia, e pegando nisto...:



                                                            Pergunto, de novo:

                                                            O que é para vós os preconceito?

                                                            Teremos preconceitos sobre as convicções religiosas, preferências desportivas e clubísticas, origens étnicas, pensamento político e social, classes sociais diferentes, pudor pessoal, alimentação típica de cada povo, opções literárias, sexuais e demais opções dos outros que divirjam das nossas, ou aceitamo-las independentemente da nossa escolha humana e social?

                                                            Como está a tolerância geral neste aspecto em pleno século XXI?

                                                            PS: Como nota explicativa "de rodapé", devo referir que aceitar as opções dos demais não é recebê-las para nós, mas, apenas e só respeitá-las nos outros. Ah, outra coisa, tolerem as opiniões alheias na discussão. Obrigado.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X