Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Questionário sobre Energia Nuclear em Portugal

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Sociedade Questionário sobre Energia Nuclear em Portugal

    Boa noite.

    No âmbito de um trabalho de grupo que estou a desenvolver gostava que, se fosse possível, respondessem a este questionário:

    https://spreadsheets.google.com/view...MGE5S1dPaWc6MQ


    Faz-se em 2 minutos, talvez 3/4m se responderem às perguntas que é para desenvolver, mas as mesmas não são obrigatórias.

    No fim é só fazerem Submit.

    Não se preocupem que isto é tudo confidencial e só serve mesmo para este trabalho e nada mais.

    Como acho que é um tema interessante penso que não será nenhum frete responder.


    Desde já o meu grande agradecimento a quem respondeu !

    Cumprimentos.

    #2
    Done

    Comentário


      #3
      Feito

      Comentário


        #4
        Também já respondi mas não desenvolvi muito apesar de achar um tema bastante interessante, no entanto, não estou devidamente informado sobre esta temática.

        Já agora, e se quiseres é claro, podias desenvolver um pouco este tema e discutir aqui com o pessoal os prós/contras da introdução da energia nuclear em Portugal.

        Comentário


          #5
          Também já respondi.

          É um tema de debate muito interessante

          Comentário


            #6
            Desde já obrigado a todos os que já contribuíram e aos que ainda contribuirão (espero).


            Originalmente Colocado por vsfce Ver Post
            Também já respondi mas não desenvolvi muito apesar de achar um tema bastante interessante, no entanto, não estou devidamente informado sobre esta temática.
            Se não te consideras muito informado e/ou não tens tempo não faz mal.

            Aliás até é melhor pois falar do que não se sabe nunca costuma dar bom resultado.


            Originalmente Colocado por vsfce Ver Post
            Já agora, e se quiseres é claro, podias desenvolver um pouco este tema e discutir aqui com o pessoal os prós/contras da introdução da energia nuclear em Portugal.
            Este trabalho está longe de ser muito profundo e ainda não está acabado, mas sim, mesmo esquecendo este trabalho, acho que é um tema muito interessante e que já merece debate na nossa sociedade.

            Além do mais, debater ideias, desde que saudavelmente, nunca fez mal a ninguém.


            Penso que Chernobyl nunca foi esquecido (e ainda bem pois nunca nos devemos esquecer de tal catástrofe) mas por outro lado é um tema um pouco tabu no nosso país.


            Falando as explosões:

            Actualmente tão ou mais importante que o risco de explosão é o tratamento deste tipo de resíduos que, como todos sabemos, não é fácil.

            O tal risco de explosão é, actualmente e felizmente, muitíssimo reduzido mas quando estamos falar de algo que pode destruir milhões de vidas (directa ou indirectamente) todo o risco é elevado, mesmo que seja 0.00000xx%.


            Originalmente Colocado por CarlosCross Ver Post
            Também já respondi.

            É um tema de debate muito interessante
            Também o considero interessante, mesmo antes de fazer este trabalho que ainda é um "work in progress".

            Comentário


              #7
              Vou ali ao almoço do fórum e já venho, entretanto respondam lá o questionário sff

              Comentário


                #8
                Já está.

                Comentário


                  #9
                  Respondido.

                  Comentário


                    #10
                    feito

                    Comentário


                      #11
                      O leque de respostas é um pouco castrador.
                      Está tudo muito preto&branco. Não tem espaço para o cinza.

                      De qualquer das formas ficas com uma ideia (reduzida e muito sintética) da minha opinião sobre o nuclear.

                      Comentário


                        #12
                        já está

                        Comentário


                          #13
                          Está feito.
                          O trabalho final será divulgado?

                          Deveria ser.

                          Comentário


                            #14
                            Ja esta.

                            Comentário


                              #15
                              Feito, mas é tal como foi dito anteriormente, limita um pouco a opinião de cada.
                              Acho um bom tópico e um assunto interessante para debater.
                              Na minha opinião, antes de pensarmos em nuclear, temos de pensar seriamente nas renováveis de última geração e sistemas integrados de gestão e eficiência energética.

                              Comentário


                                #16
                                ja esta.. depois, se puderes, coloca aqui os resultados finais deste questionàrio.. fiquei curioso!

                                Abraço

                                Comentário


                                  #17
                                  O problema do nuclear é igual ao problema dos seres humanos com as outras coisas todas. É o agora faz-se depois logo se vê como é que corre. Já existe numa carrada de sítios, por isso mesmo não tendo, se corre mal nalgum outro lado estraga toda a gente. O grau vai depender da sorte.

                                  No nukes!

                                  Comentário


                                    #18
                                    Já está.
                                    depois mostra os resultados e conclusões do inquérito.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Respondido. O questionário com as respostas mais favoráveis à Energia Nuclear em Portugal é o meu.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Já seguiu .

                                        Comentário


                                          #21
                                          Mais uma vez obrigado a todos os que responderam !


                                          Originalmente Colocado por Cahib Ver Post
                                          O leque de respostas é um pouco castrador.
                                          Está tudo muito preto&branco. Não tem espaço para o cinza.
                                          Originalmente Colocado por cuica Ver Post
                                          Feito, mas é tal como foi dito anteriormente, limita um pouco a opinião de cada.
                                          O trabalho tem normas a cumprir e uma delas é que as respostas sejam do tipo que lá está.

                                          Se querem algo mais "cinza" têm duas perguntas de desenvolvimento


                                          Originalmente Colocado por Manoel Ver Post
                                          Está feito.
                                          O trabalho final será divulgado? Deveria ser.
                                          Confesso que nem tinha pensado nisso mas como já vi que há interesse da vossa parte com certeza que sim

                                          Posso desde já adiantar que a % de pessoas a favor no nuclear é substancial, bem maior do que eu estava à espera.

                                          Talvez o facto das pessoas que responderam não sejam do tempo de Chernobyl ajude a isso. Ou então não.. É só uma suposição.


                                          Originalmente Colocado por cuica Ver Post
                                          Acho um bom tópico e um assunto interessante para debater.
                                          Na minha opinião, antes de pensarmos em nuclear, temos de pensar seriamente nas renováveis de última geração e sistemas integrados de gestão e eficiência energética.
                                          Eu até acho o Nuclear uma opção a considerar mas também é verdade que o nosso país não tem necessidades energéticas de países como a França que tem dezenas de Centrais.

                                          Além de que nós temos muito boas condições para aproveitar energia eólica, hídrica e solar. E até que temos investido nisso, infelizmente nem sempre com uma % de aproveitamento desejável.


                                          Originalmente Colocado por Torres Ver Post
                                          O problema do nuclear é igual ao problema dos seres humanos com as outras coisas todas. É o agora faz-se depois logo se vê como é que corre. Já existe numa carrada de sítios, por isso mesmo não tendo, se corre mal nalgum outro lado estraga toda a gente. O grau vai depender da sorte.

                                          No nukes!
                                          Pois...

                                          O facto de Espanha ter, de facto, centrais perto da fronteira com o nosso país pode fazer muitas pessoas pensarem que, por isso, nós também temos direito a ter visto se houver uma explosão em Espanha também nos vai afectar.

                                          Por outro lado ao construirmos uma central cá aumentamos a probabilidade de haver um desastre. Sim eu sei, a probabilidade é mesmo muito pequena, mas há coisas com as quais e não se brinca...

                                          E depois temos ainda o problema do tratamento de resíduos..

                                          Comentário


                                            #22
                                            Done. ;)

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por ClioIIIRS Ver Post

                                              Pois...

                                              O facto de Espanha ter, de facto, centrais perto da fronteira com o nosso país pode fazer muitas pessoas pensarem que, por isso, nós também temos direito a ter visto se houver uma explosão em Espanha também nos vai afectar.

                                              Por outro lado ao construirmos uma central cá aumentamos a probabilidade de haver um desastre. Sim eu sei, a probabilidade é mesmo muito pequena, mas há coisas com as quais e não se brinca...

                                              E depois temos ainda o problema do tratamento de resíduos..
                                              Eu até me considero uma pessoa relativamente racional e consigo perceber que probabilisticamente as hipóteses de acontecer alguma coisa são poucas. No entanto, também as de ganhar o Euromilhões, e o prémio saí. O grande problema da energia nuclear não é tanto um acontecimento catastrófico, mas sim uma carrada de pequenos eventos que podem ocorrer que não têm uma dimensão dantesca, mas que são horríveis quando acontecem. A radiação faz coisas terríveis, não é só "morre-se e pronto" e eu até quase que apostava que mesmo hoje já com tantos anos de uso de energia nuclear ainda não temos a certeza absoluta de tudo o que pode afectar. Pior, ao afectar geneticamente pode ter efeitos muito para além do problema inicial, quer no tempo quer no espaço/meio.
                                              Para além disto o uso e o aumento desta forma de energia trará (pelo menos) dois problemas: Primeiro, como vai resolvendo os problemas energéticos não há uma verdadeira necessidade de procurar algo melhor. Como sabemos é a necessidade que faz as coisas aparecerem. E segundo, no dia em que tenhamos mesmo uma coisa melhor, como eliminamos as centrais nucleares já construídas? Aquilo não é só carregar num botão e pronto.
                                              Já nem falo nos resíduos e na longevidade...

                                              Comentário

                                              AD fim dos posts Desktop

                                              Collapse

                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                              Collapse
                                              Working...
                                              X