Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Vamos daqui a poucos meses ficar a saber se há ou não trabalho!

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Sociedade Vamos daqui a poucos meses ficar a saber se há ou não trabalho!

    Desemprego
    Portugal: Mais de 40% dos desempregados sem subsídio
    Mais de 239 mil desempregados não recebem prestações. O número voltou a bater recordes.
    O número de pessoas sem emprego e sem subsídio continua a aumentar. Em Outubro, apenas 57,5% dos desempregados inscritos nos centros de emprego - ou seja, mais de 239 mil pessoas - tinham acesso a um dos quatro tipos de prestações de desemprego. Em Setembro, o valor da taxa de cobertura ficou abaixo dos 60%, batendo recordes desde, pelo menos, 2005. Mas Outubro volta a superar valores.
    Assim, dos 550.846 desempregados inscritos nos centros de emprego, apenas 316.695 recebiam prestações associadas, de acordo com os dados recentemente publicados pela Segurança Social. Mas a taxa de cobertura ainda poderá ser inferior (52%) se tivermos em conta todo o universo de desempregados apurados pelo Instituto Nacional de Estatística - 609,4 mil no terceiro trimestre.
    O fim das medidas anti-crise em Julho ajudarão a explicar a constante queda do número de subsidiados. Aliás, esta foi uma das indicações dadas pelo Ministério do Trabalho para justificar os números do mês anterior. Recorde-se que entre as medidas retiradas conta-se a redução em três meses do período de contribuições necessário para aceder ao subsídio de desemprego e o prolongamento por mais seis meses do subsídio social (atribuído a beneficiários de fracos rendimentos e insuficiente carreira contributiva).

    Portugal: Mais de 40% dos desempregados sem subsídio | Económico

    Agora, é aguardar, que EM BREVE, se atinja o valor de 85% ou 90% e depois aguardo eu que os defensores do tecido empresarial que até "Oferece" emprego (não há é quem queira trabalhar), venham cá dizer que só não trabalha quem não quer, pois enquanto existir o pecaminoso Subsídio de Desemprego (para o qual só contribuindo é que se tem direito), as pessoas querem é estar em casa no bem bom, em vez de optarem ser escravizadas 10 horas por dia de segunda a sábado por uns imensos 450€.

    Cada vez mais acredito que efectivamente, neste Fórum NINGUÉM passa necessidades (a começar pelo facto de ter tempo e dinheiro para a net), REAIS e apenas quem passa pelo martírio que é o desemprego ACTUAL, é que reconhece a vontade que dá...

    ...enfim...

    #2
    Originalmente Colocado por PAZ Ver Post
    Portugal: Mais de 40% dos desempregados sem subsídio | Económico

    Agora, é aguardar, que EM BREVE, se atinja o valor de 85% ou 90% e depois aguardo eu que os defensores do tecido empresarial que até "Oferece" emprego (não há é quem queira trabalhar), venham cá dizer que só não trabalha quem não quer, pois enquanto existir o pecaminoso Subsídio de Desemprego (para o qual só contribuindo é que se tem direito), as pessoas querem é estar em casa no bem bom, em vez de optarem ser escravizadas 10 horas por dia de segunda a sábado por uns imensos 450€.

    Cada vez mais acredito que efectivamente, neste Fórum NINGUÉM passa necessidades (a começar pelo facto de ter tempo e dinheiro para a net), REAIS e apenas quem passa pelo martírio que é o desemprego ACTUAL, é que reconhece a vontade que dá...

    ...enfim...
    Eu felizmente neste momento não passo necessidades, nunca passei, já fiquei no desemprego, custou bastante, já fui mal remunerado, por isso sei dar valor a quem realmente faz uma procura activa de emprego, mas não convém generalizar.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por PAZ Ver Post
      Portugal: Mais de 40% dos desempregados sem subsídio | Económico

      Agora, é aguardar, que EM BREVE, se atinja o valor de 85% ou 90% e depois aguardo eu que os defensores do tecido empresarial que até "Oferece" emprego (não há é quem queira trabalhar), venham cá dizer que só não trabalha quem não quer, pois enquanto existir o pecaminoso Subsídio de Desemprego (para o qual só contribuindo é que se tem direito), as pessoas querem é estar em casa no bem bom, em vez de optarem ser escravizadas 10 horas por dia de segunda a sábado por uns imensos 450€.

      Cada vez mais acredito que efectivamente, neste Fórum NINGUÉM passa necessidades (a começar pelo facto de ter tempo e dinheiro para a net), REAIS e apenas quem passa pelo martírio que é o desemprego ACTUAL, é que reconhece a vontade que dá...

      ...enfim...
      Pode haver muitos casos de tentativas de exploração mas também há imensos casos em que os desempregados preferem continuar a viver do subsidio enquanto podem em vez de irem trabalhar.

      O Governo poderia criar formas mais atractivas tanto para os desempregados como para os empregadores, de forma a fomentar o aumento das contratações.
      Bastaria para tal que um desempregado recebesse uma parte do subsidio + o OM durante o tempo de duração do contrato, entre 1 a 2 anos.

      Alem disso para haver trabalho tem de haver condições para as empresas evoluírem e aumentarem a sua força de trabalho, condições essas que o governo não cria mas ainda ajuda a destruir.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por PAZ Ver Post

        Cada vez mais acredito que efectivamente, neste Fórum NINGUÉM passa necessidades (a começar pelo facto de ter tempo e dinheiro para a net), REAIS e apenas quem passa pelo martírio que é o desemprego ACTUAL, é que reconhece a vontade que dá...

        ...enfim...
        Se estás desempregado, aproveita o tópico do emprego para pedir trabalho. Nunca-se sabe se não há por aqui alguém que te possa ajudar.

        De resto não tenho nada a dizer.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por PAZ Ver Post
          Portugal: Mais de 40% dos desempregados sem subsídio | Económico

          Agora, é aguardar, que EM BREVE, se atinja o valor de 85% ou 90% e depois aguardo eu que os defensores do tecido empresarial que até "Oferece" emprego (não há é quem queira trabalhar), venham cá dizer que só não trabalha quem não quer, pois enquanto existir o pecaminoso Subsídio de Desemprego (para o qual só contribuindo é que se tem direito), as pessoas querem é estar em casa no bem bom, em vez de optarem ser escravizadas 10 horas por dia de segunda a sábado por uns imensos 450€.

          Cada vez mais acredito que efectivamente, neste Fórum NINGUÉM passa necessidades (a começar pelo facto de ter tempo e dinheiro para a net), REAIS e apenas quem passa pelo martírio que é o desemprego ACTUAL, é que reconhece a vontade que dá...

          ...enfim...
          Olha, eu por acaso estive em Portugal no inicio deste ano, e apesar de ter direito a 1200 euros de subsidio de desemprego fui trabalhar por 900 euros líquidos. Porquê? Porque sou parvo, aparentemente.

          As verdade3iras razões são para mim óbvias, mas se tenho de as explicar então é porque a pessoa não vai perceber.

          Contudo, conheço amigos meus que a receber o mesmo subsídio que eu poderia ter recebido recusam empregos porque são contratos a prazo.

          Entre 500 de subsídio e 450 de salário a escolha para mim seria clara.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
            Se estás desempregado, aproveita o tópico do emprego para pedir trabalho. Nunca-se sabe se não há por aqui alguém que te possa ajudar.

            De resto não tenho nada a dizer.

            Obrigado pela preocupação, mas não, tenho bastante trabalho até.

            No entanto, já passei por duas fases em que o estive e a diferença, entre o que aconteceu há uns anos e o que é o desemprego hoje, levou-me a este tópico.

            Há uns 15 anos atrás, o trabalho não caía do céu, mas se não fosse numa coisa, noutra sempre se conseguia algo.

            Hoje acredita que mesmo querendo, só baixando as calças e colocando um pouco de vaselina...ou se tiveres muito aflito, vai mesmo sem lubrificante...

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por NunoMF Ver Post
              Olha, eu por acaso estive em Portugal no inicio deste ano, e apesar de ter direito a 1200 euros de subsidio de desemprego fui trabalhar por 900 euros líquidos. Porquê? Porque sou parvo, aparentemente.

              As verdadeiras razões são para mim óbvias, mas se tenho de as explicar então é porque a pessoa não vai perceber.

              Contudo, conheço amigos meus que a receber o mesmo subsídio que eu poderia ter recebido recusam empregos porque são contratos a prazo.

              Entre 500 de subsídio e 450 de salário a escolha para mim seria clara.
              Tal e qual, poucas eram as pessoas que faziam isso, no ano passado precisava de uma pessoa e oferecia 700€ mas o individuo como ganhava 900€ no desemprego disse logo que não

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por NunoMF Ver Post
                Olha, eu por acaso estive em Portugal no inicio deste ano, e apesar de ter direito a 1200 euros de subsidio de desemprego fui trabalhar por 900 euros líquidos. Porquê? Porque sou parvo, aparentemente.

                As verdade3iras razões são para mim óbvias, mas se tenho de as explicar então é porque a pessoa não vai perceber.

                Contudo, conheço amigos meus que a receber o mesmo subsídio que eu poderia ter recebido recusam empregos porque são contratos a prazo.

                Entre 500 de subsídio e 450 de salário a escolha para mim seria clara.
                Eu também conheço, através de um primo de um amigo de uma vizinha, da parte do meu avô, um empresário que paga bem aos funcionários, pelo período de trabalho contratado, a tempo e horas, não gasta os recursos da empresa em Carros de luxo, em almoçaradas e jantaradas, não apresenta a factura das férias da família para deduzir no IRC, e outras coisas mais...

                E daí? A andorinha fez a Primavera, ou a montanha pariu um rato ?



                NOTA:

                Para os que não querem perceber a razão deste tópico, também se tenho que a explicar, então é porque a pessoa não vai perceber...

                A única coisa que eu sei é que a falta de dinheiro só tem um sentido e há muitas empresas a falir, mas as contas bancárias dos seus ex empresários ou Gestores de Topo a crescer, mas isto sou eu que conheço muita gente.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por allstarfabio Ver Post
                  Tal e qual, poucas eram as pessoas que faziam isso, no ano passado precisava de uma pessoa e oferecia 700€ mas o individuo como ganhava 900€ no desemprego disse logo que não

                  NOTA 2:

                  Tem tudo a ver com aqueles que lhes ofereces os 700€ e eles recebem ZERO de subsídio.

                  Ah! Mas a esses, depois alguém há-de "oferecer" 450€ para o mesmo serviço, que para o que recebia 900€ iria desempenhar.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por PAZ Ver Post

                    A única coisa que eu sei é que a falta de dinheiro só tem um sentido e há muitas empresas a falir, mas as contas bancárias dos seus ex empresários ou Gestores de Topo a crescer, mas isto sou eu que conheço muita gente.

                    Olha, tens bom remédio, abre uma empresa e paga salários que consideres justos!

                    Ah, dá trabalho não é? Se calhar não é assim tão fácil...

                    Falar, contudo, é quase sempre fácil...

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por PAZ Ver Post
                      Cada vez mais acredito que efectivamente, neste Fórum NINGUÉM passa necessidades (a começar pelo facto de ter tempo e dinheiro para a net), REAIS e apenas quem passa pelo martírio que é o desemprego ACTUAL, é que reconhece a vontade que dá...

                      ...enfim...
                      Atenção às generalizações.

                      Recentemente precisei de uma cozinheira por 2 meses e contactei o Centro de Emprego da região. Depois de definir o perfil pretendido ficaram de me enviar condidatos.

                      Para quem não sabe o Subsidio de Desemprego pode suspender-se por 2 meses e retomar-se depois.

                      Segundo ele mandaram-me cerca de 20 pessoas.

                      Destas 20 apenas cerca de metade marcou uma entrevista comigo

                      Daqueles com que falei ouvi coisas como:

                      - Não posso porque não tenho onde deixar o meu neto
                      - Já tenho férias combinadas
                      - Não estou segura para fazer essas funções
                      - É muito longe
                      - Estou à espera de outra proposta
                      .......

                      Confesso que fiquei muito mal impressionado.

                      Esta experiência não era nova para mim, mas pensei que neste novo cenário de mais desemprego alguma coisa tivesse mudado.

                      Com isto não pretendo dizer que todos os casos são iguais.

                      Comentário


                        #12
                        Se bem que concorde com algumas das coisas que estão na 1ª parte do teu post não posso deixar de reparar que, dada a "boca" que mandas no fim, devo ter perdido a Parte I desta estória... Ainda bem que neste fórum ninguém passa necessidades. Ainda bem que neste fórum há pessoal com grandes empregos, com grandes salários e com boas vidas. Ainda bem que dentro destes ainda há aqueles que ajudam o próximo, que dão empregos, que dão trabalhos....

                        Posto isto, tenho a dizer que, infelizmente, conheço algumas situações muito semelhantes aquela que o v7 descreve... mas também reconheço que há muito boa gente que quer trabalhar, que não recebe nenhuma prestação social e que está disposta a lutar pelo seu presente e futuro.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por NunoMF Ver Post
                          Olha, tens bom remédio, abre uma empresa e paga salários que consideres justos!

                          Ah, dá trabalho não é? Se calhar não é assim tão fácil...

                          Falar, contudo, é quase sempre fácil...


                          E quem te disse que não o faço?

                          Por isso é que se calhar, tenho trabalho que chegue e dinheiro a menos, mas claro, há sempre aqueles que fazendo uns descontos extra ao funcionário (para além da SS e IRS), sempre conseguem ser empresários melhor sucedidos.

                          Mas adiante, aqui fala-se de existir em crescendo a possibilidade de virmos a chegar a um número elevadíssimo de pessoas que recebem ZERO e não têm onde trabalhar, mas esses TODOS, são uns masoquistas ou aderiram à greve de fome, têm que comer, mas preferem passar fome.

                          E Porquê?
                          Se posso ter um recèm licenciado a atender o telefone ou a carregar caixas no armazém, para que raio vou buscar alguém com 40 anos e com o 9ºano, para ganhar os mesmo 450€?

                          MUita gente aqui fala do estado do País, GRITA bem alto contra o Governo e contra as medidas, revolta-se chateia-se, etc e coisa e tal, mas o certo é que se nada mudar EFECTIVAMENTE, vamos passar fome e algo muito mau vai acontecer, porque mais uma vez repito, o dinheiro está todo a correr para o mesmo lado...

                          ...e não (antes que te chateies), não é para o bolso daquele que abriu a sua pequena empresa, trabalha de sol a sol e paga a horas aos seus funcionários.

                          Comentário


                            #14
                            Como tudo haverá os empresários sem moral, como também há os trabalhadores sem ela.

                            Muitos andaram 2,3 anos a coçar a micose, a ficarem mais velhos, a não aproveitarem oportunidades de emprego com um rendimento inferior, mas que lhe podia dar trabalho, para agora, que acabao subsídio, andarem à rasca.
                            Muitos outros juntaram ao subs. de desemprego a trabalho "por fora".
                            Casos de recusa por motivos que não lembra a ninguém com bom senso (o V7 colocou ex.), são mais que muitos.

                            Não se pode colocar o ónus apenas nas empresas, o trabalhador também tem que se mexer, formar-se, procurar trabalho, algumas vezes se calhar a receber um pouco menos, mas a abrir outras portas...

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                              Atenção às generalizações.

                              Recentemente precisei de uma cozinheira por 2 meses e contactei o Centro de Emprego da região. Depois de definir o perfil pretendido ficaram de me enviar condidatos.

                              Para quem não sabe o Subsidio de Desemprego pode suspender-se por 2 meses e retomar-se depois.

                              Segundo ele mandaram-me cerca de 20 pessoas.

                              Destas 20 apenas cerca de metade marcou uma entrevista comigo

                              Daqueles com que falei ouvi coisas como:

                              - Não posso porque não tenho onde deixar o meu neto
                              - Já tenho férias combinadas
                              - Não estou segura para fazer essas funções
                              - É muito longe
                              - Estou à espera de outra proposta
                              .......

                              Confesso que fiquei muito mal impressionado.

                              Esta experiência não era nova para mim, mas pensei que neste novo cenário de mais desemprego alguma coisa tivesse mudado.

                              Com isto não pretendo dizer que todos os casos são iguais.
                              O que aconteceria ao subsidio dessas pessoas se reportasses essas respostas ao Centro de Emprego?

                              Comentário


                                #16
                                Na selva quem não consegue caçar, ou come o que encontra ou morre.

                                Esta é a dura realidade.

                                Nós temos ajudas, mas as leis fundamentais são as da Natureza. Há quem se esqueça disso

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por PAZ Ver Post
                                  E quem te disse que não o faço?

                                  Por isso é que se calhar, tenho trabalho que chegue e dinheiro a menos, mas claro, há sempre aqueles que fazendo uns descontos extra ao funcionário (para além da SS e IRS), sempre conseguem ser empresários melhor sucedidos.

                                  Mas adiante, aqui fala-se de existir em crescendo a possibilidade de virmos a chegar a um número elevadíssimo de pessoas que recebem ZERO e não têm onde trabalhar, mas esses TODOS, são uns masoquistas ou aderiram à greve de fome, têm que comer, mas preferem passar fome.

                                  E Porquê?
                                  Se posso ter um recèm licenciado a atender o telefone ou a carregar caixas no armazém, para que raio vou buscar alguém com 40 anos e com o 9ºano, para ganhar os mesmo 450€?

                                  MUita gente aqui fala do estado do País, GRITA bem alto contra o Governo e contra as medidas, revolta-se chateia-se, etc e coisa e tal, mas o certo é que se nada mudar EFECTIVAMENTE, vamos passar fome e algo muito mau vai acontecer, porque mais uma vez repito, o dinheiro está todo a correr para o mesmo lado...

                                  ...e não (antes que te chateies), não é para o bolso daquele que abriu a sua pequena empresa, trabalha de sol a sol e paga a horas aos seus funcionários.


                                  Pois eu cá faria exactamente o contrário, preferia ter alguém que agarria o lugar com unhas e dentes, do que alguém que eu saberia que a partida estaria de passagem... Sim porque um licenciado não ficaria a acartar caixas e atender telefones para toda a vida, e uma pessoa com 40 anos, e com o 9º ano, e muito provavelmente com família para sustentar, daria graças por ter conseguido um emprego, ainda que mal remunerado.

                                  Já não contando com a experiência de vida de uma pessoa de 40 anos tem, que um recém licenciado não tem.

                                  Mas isto sou eu...

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Alpiger Ver Post
                                    O que aconteceria ao subsidio dessas pessoas se reportasses essas respostas ao Centro de Emprego?
                                    Eu reportei em parte.

                                    Creio que não lhos tiraram, mas devem-lhes ter dado uma reprimenda.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por NinaChampa Ver Post
                                      Se bem que concorde com algumas das coisas que estão na 1ª parte do teu post não posso deixar de reparar que, dada a "boca" que mandas no fim, devo ter perdido a Parte I desta estória... Ainda bem que neste fórum ninguém passa necessidades. Ainda bem que neste fórum há pessoal com grandes empregos, com grandes salários e com boas vidas. Ainda bem que dentro destes ainda há aqueles que ajudam o próximo, que dão empregos, que dão trabalhos....

                                      Posto isto, tenho a dizer que, infelizmente, conheço algumas situações muito semelhantes aquela que o v7 descreve... mas também reconheço que há muito boa gente que quer trabalhar, que não recebe nenhuma prestação social e que está disposta a lutar pelo seu presente e futuro.
                                      A "boca", vai no sentido em que quando a nós a vida nunca nos prega uma partida a SÉRIO e as coisas com mais ou menos encontrão se vão levando, é fácil dizer eu faço, aconteço, os outros é que não querem e são uns parasitas.

                                      Nada tenho contra quem aqui ganha bem, ou pode estourar ou ajudar com aquilo que ganha, nem me faz comichão.

                                      O que me parece é que ainda não atingimos a questão central desta notícia:

                                      - O Desemprego caminha a longos passos do milhão (quem disser o contrário ainda acredita no pai natal)
                                      - Agora fala-se de 40% que apesar de desempregados ganham ZERO
                                      - Daqui a pouco tempo, serão, 50%, 60%, 80%, 90%????

                                      Acreditam mesmo que de 800mil pessoas que não têm trabalho, e não recebem nada, vão recusar empregos de 700€?

                                      Nem de 450€, que vai passar a ser o ordenado "habitual"....e o dinheiro a escorrer para os bolsos de quem já os tem bem cheios.

                                      O meu aviso com este tópico é que mais do que uma crise económica e financeira, é que estamos a chegar à pré-história da sociedade, mas tudo dentro da lei.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Isto é como tudo, seria sempre bom e desejável ouvir ambas as partes envolvidas. Mas isso não acontece, acabamos sempre por ouvir só uma das partes, o que por si só não chega para tirar conclusões. Ou é o caso do carro que apareceu riscado, ou é o caso do acidente que mandou 4 para o hospital e o carro ficou abraçado à árvore, ou é o caso do patrão de bem que quer recrutar trabalhadores e estes malvados só querem é ficar em casa com o cu na cama a receber o subsidio.

                                        Gostava de saber quantos de vocês, a receber subsidio de desemprego acima dos 500 euros, aceitavam uma proposta de trabalho para receber apenas o ordenado minimo, 475 euros, a ter que suportar despesas de deslocação, passe ou combustivel para o carro próprio, a ter que pagar um infantário onde deixar o filho ou filhos enquanto se vai trabalhar, a ter que aturar patrões que não sabem sequer mandar nem respeitar aqueles que lhes metem dinheiro ao bolso, a ter que fazer horas extraordinárias que depois não são pagas e se reclamam, ainda vão para a rua sem receber o salário. E entretanto, a mensalidade do infantário está a cair, lá se vão 350 dos 475 euros do ordenado. O que sobra?

                                        Não há quem queira trabalhar? Há. Trabalho não falta? Não. Mas quando as condições oferecidas são uma vergonha, que vontade têm as pessoas de aceitar trabalho?

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por PAZ Ver Post
                                          E Porquê?
                                          Se posso ter um recèm licenciado a atender o telefone ou a carregar caixas no armazém, para que raio vou buscar alguém com 40 anos e com o 9ºano, para ganhar os mesmo 450€?

                                          Este é o ponto chave. Porque é que uma boa parte da nossa população de '40 anos' apenas sabe atender telefones ou carregar caixas? Que mais valias trazem este tipo de funcionários para o seu empregador que possa justificar um ordenado superior ao ordenado mínimo?

                                          As pessoas têm de por na cabeça que hoje em dia, em países como o nosso, ou seja, ditos 'países desenvolvidos', a tendência é para deixar de existir este tipo de trabalhos, ou seja trabalhos 'monkey see, monkey do', seja por deslocalização das fábricas, para países onde este tipo de mão de obra é ainda mais barata (e com menos risco de greves e afins), seja por substituição destes postos de trabalho por 'máquinas'.

                                          Se vivemos num pais desenvolvido, e continuamos a ter uma população analfabeta, que é que estão à espera? Não há milagres.

                                          E o pior é que a mentalidade não muda, todos os dias vejo 'n' casos de pessoas da minha idade (<25) a trabalhar em supermercados e afins, e sem qualquer tipo de qualificação, alguns nem terminam o ensino secundário. Como é possivel, nos dias que correm, haver casos destes? Como é que os pais dessas pessoas deixam isto acontecer?

                                          Já para não falar naqueles adolescentes qeu andam por aí todos furados e todos tatuados, e que me fazem questionar sobre a possibilidade de algum dia uma destas 'criaturas' vir a arranjar um emprego minimamente decente. Mais uma vez, como é que os pais deixam isto acontecer......

                                          Os niveis de desemprego vão subir, e vão subir drásticamente, basta aparecer um governante com tomates, que acabe de vez com a obrigação do estado de dar subsidios por tudo e por nada, que liberalize as leis dos despedimentos, e que acabe com a obrigação do estado de dar emprego a todos aqueles que 'não sabem fazer nada'. Aí é que se vai ver os niveis do desemprego a subir, e a meu ver, justamente.
                                          Editado pela última vez por point; 07 December 2010, 13:16.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Concordo plenamente, com o lagarto, agora o ónus social deverá passar para os privados. O estado tem uma forma simples de fazer isto, aumentar o ordenado mínimo num valor bem acima do previsto, assim as pessoas poderão passar a receber mais do que o subsídio, libertando o Estado dos custos de subsídios. Estas pessoas que passem a ganhar uns 500€ limpos poderiam ter uma vida melhor e começar a ver o trabalho como uma alternativa superior ao sub de desemprego. Escusam de vir dizer que os empresário não podem pagar mais uns 50€ por mês aos seus funcionário, isso gasta a maior parte deles num almoço. Não esquecer que as pessoas que teem rendimentos destas grandezas, não vão comprar luxos mas sim viver um pouco mais desafogados.
                                            Cumps

                                            Comentário


                                              #23
                                              Recordo-me de há uns tempos ver na televisão a seguinte notícia:

                                              "Empresários necessitam de trabalhadores mas não há concorrentes aos postos" (qualquer coisa deste género).

                                              Depois aparecia um senhor, dono de uma fábrica de calçado que dizia que necessitava de cerca de 10 trabalhadores, que já tinha posto vários anúncios mas que não aparecia ninguém, que as pessoas novas não querem trabalhar, e que já se foi obrigado a meter pessoas de 40 anos para ir satisfazendo a necessidade.

                                              Pergunto eu, pessoas de 40 anos não são trabalhadoras?
                                              E como este deve haver muitos.

                                              Também conheço casos de patrões que pagam 400€ por full time, sem descontos e com horas extra em cima sem pagar e as funcionárias que lá estão continuam porque têm filhos para manter...

                                              Comentário


                                                #24
                                                Eu em Agosto, meti uma oferta de emprego com uma rumeneração de 800 euros liquidos (horário normal de 2ª a 6ª), e embora estivessem cerca de 50 pessoas inscritas (centro de emprego) para este tipo de actividade e com localização proxima, apenas 2 candidatos realmente mostraram interesse concreto, desenvolvendo vários contactos comigo, um dos quais foi contratado, o engraçado é que estes 2 candidatos, se encontravam empregados, os que se encontravam desempregados não mostraram grande interesse, uns nem desenvolveram nenhum contacto, outros nem sequer responderam a uma marcação para entrevista.
                                                Depois quando se acabar o subsidio, andam a chorar

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Trash Ver Post
                                                  Concordo plenamente, com o lagarto, agora o ónus social deverá passar para os privados. O estado tem uma forma simples de fazer isto, aumentar o ordenado mínimo num valor bem acima do previsto, assim as pessoas poderão passar a receber mais do que o subsídio, libertando o Estado dos custos de subsídios. Estas pessoas que passem a ganhar uns 500€ limpos poderiam ter uma vida melhor e começar a ver o trabalho como uma alternativa superior ao sub de desemprego. Escusam de vir dizer que os empresário não podem pagar mais uns 50€ por mês aos seus funcionário, isso gasta a maior parte deles num almoço. Não esquecer que as pessoas que teem rendimentos destas grandezas, não vão comprar luxos mas sim viver um pouco mais desafogados.
                                                  Cumps
                                                  Era uma excelente ideia, subir os salários independentemente da produtividade, Como é que nunca ninguém pensou nisso?

                                                  Ah espera, Portugal fez isso com os resultados que se vêm.

                                                  Há outra ideia gira também, que é começar a imprimir dinheiro à grande e distribuir por todos.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por NunoMF Ver Post
                                                    Era uma excelente ideia, subir os salários independentemente da produtividade, Como é que nunca ninguém pensou nisso?

                                                    Ah espera, Portugal fez isso com os resultados que se vêm.

                                                    Há outra ideia gira também, que é começar a imprimir dinheiro à grande e distribuir por todos.

                                                    Pois, Portugal fez isso, mas no inverso da pirâmide.
                                                    Deves estar a falar que tudo o que é bem pago pelo mundo inteiro e melhor ainda em Portugal, afinal somos um País riquíssimo e que deve pagar muito melhor que os países da linha da frente da economia mundial, o facto de termos um ordenado mínimo que é miserável é que é uma chatice!
                                                    Que mania dos pobres quererem ser ricos, com 600€ passa tudo a andar de Ferrari em Portugal....

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por PAZ Ver Post
                                                      NOTA 2:

                                                      Tem tudo a ver com aqueles que lhes ofereces os 700€ e eles recebem ZERO de subsídio.

                                                      Ah! Mas a esses, depois alguém há-de "oferecer" 450€ para o mesmo serviço, que para o que recebia 900€ iria desempenhar.

                                                      Aqui comparado com outras empresas do mesmo sector e com o que é exigido paga-se a cima da média até, e muito importante, recebem ao ultimo dia útil de cada mês e quem está nesta casa está satisfeito.

                                                      p.s. não estou para aqui a defender patrões, eu até não o sou, mas é a minha realidade

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por point Ver Post
                                                        Este é o ponto chave. Porque é que uma boa parte da nossa população de '40 anos' apenas sabe atender telefones ou carregar caixas? Que mais valias trazem este tipo de funcionários para o seu empregador que possa justificar um ordenado superior ao ordenado mínimo?

                                                        As pessoas têm de por na cabeça que hoje em dia, em países como o nosso, ou seja, ditos 'países desenvolvidos', a tendência é para deixar de existir este tipo de trabalhos, ou seja trabalhos 'monkey see, monkey do', seja por deslocalização das fábricas, para países onde este tipo de mão de obra é ainda mais barata (e com menos risco de greves e afins), seja por substituição destes postos de trabalho por 'máquinas'.


                                                        Se vivemos num pais desenvolvido, e continuamos a ter uma população analfabeta, que é que estão à espera? Não há milagres.


                                                        E o pior é que a mentalidade não muda, todos os dias vejo 'n' casos de pessoas da minha idade (<25) a trabalhar em supermercados e afins, e sem qualquer tipo de qualificação, alguns nem terminam o ensino secundário. Como é possivel, nos dias que correm, haver casos destes? Como é que os pais dessas pessoas deixam isto acontecer?

                                                        Já para não falar naqueles adolescentes qeu andam por aí todos furados e todos tatuados, e que me fazem questionar sobre a possibilidade de algum dia uma destas 'criaturas' vir a arranjar um emprego minimamente decente. Mais uma vez, como é que os pais deixam isto acontecer......


                                                        Os niveis de desemprego vão subir, e vão subir drásticamente, basta aparecer um governante com tomates, que acabe de vez com a obrigação do estado de dar subsidios por tudo e por nada, que liberalize as leis dos despedimentos, e que acabe com a obrigação do estado de dar emprego a todos aqueles que 'não sabem fazer nada'. Aí é que se vai ver os niveis do desemprego a subir, e a meu ver, justamente.
                                                        Nem mais! Para termos salários melhores é preciso que a maioria da força de trabalho produza mais, seja mais eficiente, tenha know-how para produzir serviços e produtos de valor acrescentado.O que não acontece! Com uma força de trabalho maioritáriamente com o 4º ano/7ºano de escolaridade e com um tecido empresarial com pouca formação, não é de espantar estarmos na situação que estamos.

                                                        Os nossos agricultores, por não saberem melhor, muitos trabalham pro prejuízo, quando estrangeiros vêm para cá produzir bens agrícolas como azeite de qualidade elevada, bonsais, cravos, etc para exportação, a preços elevados! Muito do nosso produto agricola "normal" vai para Espanha por tuta e meia para ser revendido muito mais caro! Porque não cortar o intermediário espanhol? E isto é apenas um dos inúmeros exemplos do que vai mal por cá...


                                                        O facto de haver muita gente destas gerações mais novas sem qualificações preocupa-me. Mas a culpa não é apenas deles, já os pais provavelmente assim foram, porque o que interessa é ganhar dinheiro o mais cedo possível, e ter o carro xpto, mais a roupa de marca para mostrar ao vizinho,etc. Ora para isso é preciso dinheiro, e com pais pobres, necessidade de se afirmar e a escola a não dar dinheiro imediato, é o caminho mais certo. Isso é um facto que a Educação em si é que tem que actuar, o que dado a organização das coisas por cá, acho difícil...Depois há o oposto, filhos de gente com posses mas que acha que pode passar a vida inteira a não fazer nada, nem estudar nem trabalhar.

                                                        Quanto aos tatuados e furados, não podemos ir por aí. Dentro dessa amostra de gente, há sempre malta decente e com cabeça. Por acaso não sou desses, mas bem que poderia ser.

                                                        Ainda ontem no Prós e Contras apareceu lá um senhor (Jack Soifer) que está erradicado em Portugal já há alguns anos, brasileiro, mas com uma vasta experiência internacional, que ao contrário de Medinas Carreiras que só prevêm desgraça, veio dar algumas soluções. Ele defende que temos que mudar de estrutura (que concordo), que é por termos problemas na nossa estrutura a causa de termos tão pouco investimento estrangeiro (concordo), que temos que mudar de mentalidade (concordo), que deveriamos mudar a capital do país ( não sei se concordo mas que pode acabar com a tendência centralizadora que temos por cá e que eu defendo que deveria ser Beja), que deveriamos desenvolver o interior do país (concordo), e que uma das candidatas a estadista (não político que estamos habituados) no curto prazo em Portugal deverá ser uma mulher, mas não disse o seu nome, mas que eu suspeito que seja uma mulher algarvia que dá cartas há bastante tempo em WallStreet e que até se falou como possível candidato ao lugar de Macário Correia à Câmara de Faro nas próximas autárquicas. Infelizmente esta mudança que na minha opinião vai ter que ser feita de uma forma ou doutra, levará 8 a 12 anos a dar resultados, na opinião dele (contra os 5 a 10 que eu já referi num tópico aqui no fórum).E todos vamos ter que mudar bastante. Eu acredito no potencial de Portugal, mas só conseguiremos mudar para melhor, depois duma mudança dura, incisiva e libertadora...

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por PAZ Ver Post
                                                          Portugal: Mais de 40% dos desempregados sem subsídio | Económico

                                                          Agora, é aguardar, que EM BREVE, se atinja o valor de 85% ou 90% e depois aguardo eu que os defensores do tecido empresarial que até "Oferece" emprego (não há é quem queira trabalhar), venham cá dizer que só não trabalha quem não quer, pois enquanto existir o pecaminoso Subsídio de Desemprego (para o qual só contribuindo é que se tem direito), as pessoas querem é estar em casa no bem bom, em vez de optarem ser escravizadas 10 horas por dia de segunda a sábado por uns imensos 450€.

                                                          Cada vez mais acredito que efectivamente, neste Fórum NINGUÉM passa necessidades (a começar pelo facto de ter tempo e dinheiro para a net), REAIS e apenas quem passa pelo martírio que é o desemprego ACTUAL, é que reconhece a vontade que dá...

                                                          ...enfim...
                                                          É verdade. Até agora está a correr bem. Recomendo.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Dannymad Ver Post
                                                            Nem mais! Para termos salários melhores é preciso que a maioria da força de trabalho produza mais, seja mais eficiente, tenha know-how para produzir serviços e produtos de valor acrescentado.O que não acontece! Com uma força de trabalho maioritáriamente com o 4º ano/7ºano de escolaridade e com um tecido empresarial com pouca formação, não é de espantar estarmos na situação que estamos.

                                                            Os nossos agricultores, por não saberem melhor, muitos trabalham pro prejuízo, quando estrangeiros vêm para cá produzir bens agrícolas como azeite de qualidade elevada, bonsais, cravos, etc para exportação, a preços elevados! Muito do nosso produto agricola "normal" vai para Espanha por tuta e meia para ser revendido muito mais caro! Porque não cortar o intermediário espanhol? E isto é apenas um dos inúmeros exemplos do que vai mal por cá...

                                                            O facto de haver muita gente destas gerações mais novas sem qualificações preocupa-me. Mas a culpa não é apenas deles, já os pais provavelmente assim foram, porque o que interessa é ganhar dinheiro o mais cedo possível, e ter o carro xpto, mais a roupa de marca para mostrar ao vizinho,etc. Ora para isso é preciso dinheiro, e com pais pobres, necessidade de se afirmar e a escola a não dar dinheiro imediato, é o caminho mais certo. Isso é um facto que a Educação em si é que tem que actuar, o que dado a organização das coisas por cá, acho difícil...Depois há o oposto, filhos de gente com posses mas que acha que pode passar a vida inteira a não fazer nada, nem estudar nem trabalhar.

                                                            Quanto aos tatuados e furados, não podemos ir por aí. Dentro dessa amostra de gente, há sempre malta decente e com cabeça. Por acaso não sou desses, mas bem que poderia ser.

                                                            Ainda ontem no Prós e Contras apareceu lá um senhor (Jack Soifer) que está erradicado em Portugal já há alguns anos, brasileiro, mas com uma vasta experiência internacional, que ao contrário de Medinas Carreiras que só prevêm desgraça, veio dar algumas soluções. Ele defende que temos que mudar de estrutura (que concordo), que é por termos problemas na nossa estrutura a causa de termos tão pouco investimento estrangeiro (concordo), que temos que mudar de mentalidade (concordo), que deveriamos mudar a capital do país ( não sei se concordo mas que pode acabar com a tendência centralizadora que temos por cá e que eu defendo que deveria ser Beja), que deveriamos desenvolver o interior do país (concordo), e que uma das candidatas a estadista (não político que estamos habituados) no curto prazo em Portugal deverá ser uma mulher, mas não disse o seu nome, mas que eu suspeito que seja uma mulher algarvia que dá cartas há bastante tempo em WallStreet e que até se falou como possível candidato ao lugar de Macário Correia à Câmara de Faro nas próximas autárquicas. Infelizmente esta mudança que na minha opinião vai ter que ser feita de uma forma ou doutra, levará 8 a 12 anos a dar resultados, na opinião dele (contra os 5 a 10 que eu já referi num tópico aqui no fórum).E todos vamos ter que mudar bastante. Eu acredito no potencial de Portugal, mas só conseguiremos mudar para melhor, depois duma mudança dura, incisiva e libertadora...
                                                            Esse senhor é sueco.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X