Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Despedida por levar comida destinada ao lixo

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Sociedade Despedida por levar comida destinada ao lixo

    Ja ganham salarios de miseria e ainda sao despedidos por levarem sobras que iriam para o lixo. Que tristeza... Link


    Cantinas: Funcionárias levavam restos para casa
    Ficar com comida dá despedimento
    Maria foi despedida da cantina de uma escola em Vila Nova de Gaia por ter levado para casa comida que iria para o lixo. A funcionária, com poucos recursos, aproveitava as sobras do dia para dar de comer aos cinco filhos.

    Esta é uma das várias situações registadas pelos sindicatos do sector, que acusam as empresas privadas de fornecimento de refeições de falta de solidariedade. "São as mesmas empresas que apoiam a campanha nacional Direito à Alimentação", diz Francisco Figueiredo, presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Indústria da Hotelaria, Turismo, Restauração e Similares.

    A funcionária da cantina escolar vive agora com grandes dificuldades para sustentar os cinco filhos. Outra colega, Filomena Martins, que trabalha na Escola Alcaides de Faria, em Barcelos, tinha pão e sopa no cacifo e está suspensa de funções, com um processo disciplinar em curso. Na cantina da Portucel, em Setúbal, uma das trabalhadoras foi revistada na segunda-feira, à saída, e como tinha sobras na carteira, está também suspensa e ameaçada de despedimento. "É uma trabalhadora com filhos e que vive com carências", disse ao CM o sindicalista da zona Sul, Inácio Astúcio.

    No caso de Filomena Martins, não foi a necessidade que a levou a ficar com as sobras, mas as consequências foram também o processo disciplinar. "Saía tarde e demorava uma hora a chegar a casa. Às vezes trazia uma sopa para comer. Em Novembro, a inspecção da empresa foi revistar os cacifos e apanhou as sobras", explicou ao CM a funcionária da cantina da Escola Alcaides de Faria. Outras duas colegas na mesma situação não contam com a renovação dos contratos.

    "A questão é que, em todos estes casos, a comida tinha como destino o lixo. É absurdo despedir pessoas que levam sobras para dar de comer aos filhos", diz Francisco Figueiredo. O sindicalista refere que, na maioria dos casos, são trabalhadoras da Eurest, uma das empresas concessionárias de cantinas. O CM tentou, sem êxito, contactar com responsáveis da Eurest.

    "CAMPANHA DOS PATRÕES É UMA HIPOCRISIA"
    A campanha Direito à Alimentação, promovida pela Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP), destina-se a aproveitar as sobras na hotelaria e restauração. Foi lançada em 10 de Dezembro e apadrinhada por Cavaco Silva. A AHRESP representa também as empresas que fornecem e confeccionam as refeições nas cantinas escolares. O sindicato dos trabalhadores do sector manifestou-se ontem frente à AHRESP a contestar a campanha. "É uma grande hipocrisia", diz o sindicalista Francisco Figueiredo.
    Editado pela última vez por Paulinhonanet; 23 December 2010, 11:53.

    #2
    Lendo e comentando o que está escrito, é uma vergonha que assim aconteça!

    Porém, será que "deixa fazer um pouco mais, assim sobra e já tenho jantar"? Ou "deixa meter menos um pouco em cada prato, assim sobra e já tenho jantar?"

    Aqui um conhecido foi despedido, mas sim por levar carne fresca para casa, para fazer umas churrascadas com os amigos!

    Comentário


      #3
      E porque não foi pedida a autorização à entidade patronal para fazer isso?
      Conhecia restaurantes que no fim do dia davam a sem-abrigos o que não vendiam ou aos funcionários.

      A levar sem autorização entra no furto ou desrespeito pelas normas, com o consequente processo.

      Não deixa de ser uma falta de sensibilidade, atendendo ao bem que é e ao destino que iria ter, a abertura do processo disciplinar ou pelo menos, a sanção aplicada.

      Comentário


        #4
        Se calhar, não há autorização para que os funcionários levem a comida para casa, daí os atritos que surgiram.

        Mas não deixa de ser triste e irónico...

        Comentário


          #5
          Não sei se é o caso mas aqui vai a minha opinião.

          Há funcionários públicos que estão a ser recambiados para empresas privadas nomeadamente de limpeza e restauração conforme o caso.

          No caso das empresas de limpeza (caso que conheço), as pessoas entram automaticamente para o quadro dessas privadas mas com os chamados "vícios da função pública". Como as empresas não podem despedir sem justa causa fazem-o por processo disciplinares. No caso da limpeza, empregadas que levam pa casa produtos de limpeza.

          No caso da restauração é igual.

          A notícia versa sobre a questão do "passar fome" sem procurar saber o historial destas senhoras se eram FP ou não, se trabalham bem ou não, se faltam muito ou não...

          Comentário


            #6
            Não sei o que dizer, não sei em que condições foram despedidas...

            É que conheço casos em que, tal como disse o air, e isto passou-se numa escola publica, davam pouco comida e não deixavam repetir para no final do dia levarem jantar e almoço do dia seguinte para casa. Aqui ninguem foi despedido, mas foram advertidas e passaram a ser controladas de perto as quantidades, etc.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Valium Ver Post
              E porque não foi pedida a autorização à entidade patronal para fazer isso?
              Conhecia restaurantes que no fim do dia davam a sem-abrigos o que não vendiam ou aos funcionários.

              A levar sem autorização entra no furto ou desrespeito pelas normas, com o consequente processo.

              Não deixa de ser uma falta de sensibilidade, atendendo ao bem que é e ao destino que iria ter, a abertura do processo disciplinar ou pelo menos, a sanção aplicada.

              Valium...e 1 pouco de sensibilidade nao?

              Não estou a dizer que a acção foi a mais correcta. Mas talvez custe a estas pessoas, admitir que passa dificuldades.

              Como deves saber, os boatos numa empresa propagam-se à velocidade da luz, e talvez seja delicado admitir perante os colegas que (em alguns casos) passam fome. É a chamada pobreza envergonhada.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Valium Ver Post
                E porque não foi pedida a autorização à entidade patronal para fazer isso?
                Porque têm vergonha

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por setyoureyestozion Ver Post
                  Valium...e 1 pouco de sensibilidade nao?

                  .. É a chamada pobreza envergonhada.
                  E não disse o mesmo no meu post? Na parte final

                  Originalmente Colocado por quimbeto Ver Post
                  Porque têm vergonha
                  Pior ser apanhado e "visto" como ladrão e a quebra de confiança da entidade patronal.

                  Poderia o pedido ser feito e distribuído por todos, p.e..

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Valium Ver Post
                    E não disse o mesmo no meu post? Na parte final



                    Pior ser apanhado e "visto" como ladrão e a quebra de confiança da entidade patronal.

                    Poderia o pedido ser feito e distribuído por todos, p.e..
                    E aqui pode-se por o caso de ficar a questão da pessoa poder levar algo mais que só restos "ás escondidas", alem de outras situações associadas.

                    Como foi dito, o problema não está tanto na acção mas sim na atitude.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Alpiger Ver Post
                      E aqui pode-se por o caso de ficar a questão da pessoa poder levar algo mais que só restos "ás escondidas", alem de outras situações associadas.

                      Como foi dito, o problema não está tanto na acção mas sim na atitude.
                      Exacto, daí a quebra de confiança naquele funcionário, se roubou aquilo (que se calhar até davam sem problema), o que não levará mais.

                      Qualquer pessoa é sensível a ver que entre deitar fora e dar a quem queira, é preferível dar, mas pode mesmo ser regra da empresa, para evitar abusos, p.e.

                      A notícia como está dada, também me causa impressão, mas tento ler de forma distante e os dois lados.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
                        Se calhar, não há autorização para que os funcionários levem a comida para casa, daí os atritos que surgiram.

                        Mas não deixa de ser triste e irónico...
                        Subscrevo. No entanto a entidade patronal devia inteirar-se sobre a situação familiar dos seus empregados.

                        Eu tenho um filho que trabalha há 4 anos numa padaria (existe desde 1937) que deixa trazer até 50 pães por dia e nas épocas festivas deixa trazer bolo rei, pão de ló e pastelaria variada. No entanto, apesar dessas facilidades - em que deixa uma saca com pão na portaria - e a ser levantado por cada empregado, anualmente não paga dois dias de trabalho.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Valium Ver Post
                          E não disse o mesmo no meu post? Na parte final



                          Pior ser apanhado e "visto" como ladrão e a quebra de confiança da entidade patronal.

                          Poderia o pedido ser feito e distribuído por todos, p.e..

                          Desculpa, escapou-me a parte final do teus post

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Valium Ver Post
                            Exacto, daí a quebra de confiança naquele funcionário, se roubou aquilo (que se calhar até davam sem problema), o que não levará mais.

                            Qualquer pessoa é sensível a ver que entre deitar fora e dar a quem queira, é preferível dar, mas pode mesmo ser regra da empresa, para evitar abusos, p.e.

                            A notícia como está dada, também me causa impressão, mas tento ler de forma distante e os dois lados.
                            Imaginemos que o restaurante tem 20 funcionários e todos querem levar "sobras.
                            Isso pode implicar que façam muito mais comida que o necessário só para sobrar o suficiente para todos.
                            E quem sabe se é só mesmo "restos " e não também outros produtos alimentares?

                            Por vezes aquilo que parece muito óbvio e simples pode ser mais complicado que imaginamos.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por quimbeto Ver Post
                              Porque têm vergonha
                              Mas já não têm vergonha para roubar/desviar??

                              Se não foi autorizado, é roubar pois é quebra e quebra é para ir para o lixo, ponto final!

                              É uma questão de atitude perante o trabalho e não uma questão social se é certo ou não!

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Alpiger Ver Post
                                Imaginemos que o restaurante tem 20 funcionários e todos querem levar "sobras.
                                Isso pode implicar que façam muito mais comida que o necessário só para sobrar o suficiente para todos.
                                E quem sabe se é só mesmo "restos " e não também outros produtos alimentares?

                                Por vezes aquilo que parece muito óbvio e simples pode ser mais complicado que imaginamos.
                                Nem mais!

                                Eu por vezes no meu trabalho tenho se supervisionar o despejo de quebras,sobras, RSU´s e afins e vai de facto uma quantidade que mete dó (de carne e peixe então é de partir o coração) enorme de bens aproveitáveis para o lixo,mas se assim não fosse, levavam tudo para casa e passava a ser a festa total (caça á "sobra" que não era sobra nenhuma).

                                Comentário


                                  #17
                                  Tanta gente a falar de barriga cheia .

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por REDLINER Ver Post
                                    Mas já não têm vergonha para roubar/desviar??

                                    Se não foi autorizado, é roubar pois é quebra e quebra é para ir para o lixo, ponto final!

                                    É uma questão de atitude perante o trabalho e não uma questão social se é certo ou não!
                                    Não tenho paciência para falsos moralismos, mas sabes que quando se tem fome, ou qd se vê os filhos a passarem fome, comete-se actos que noutras circunstâncias seriam impossiveis.

                                    MAs se tu queres viver numa sociedade assim...

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
                                      Não sei se é o caso mas aqui vai a minha opinião.

                                      Há funcionários públicos que estão a ser recambiados para empresas privadas nomeadamente de limpeza e restauração conforme o caso.

                                      No caso das empresas de limpeza (caso que conheço), as pessoas entram automaticamente para o quadro dessas privadas mas com os chamados "vícios da função pública". Como as empresas não podem despedir sem justa causa fazem-o por processo disciplinares. No caso da limpeza, empregadas que levam pa casa produtos de limpeza.

                                      No caso da restauração é igual.

                                      A notícia versa sobre a questão do "passar fome" sem procurar saber o historial destas senhoras se eram FP ou não, se trabalham bem ou não, se faltam muito ou não...
                                      Sem sabermos o historial desta situação, mas porque raio é que se trata aqui de funcionários públicos "recambiados", "com vícios da função pública" (quais vícios?), para empresas privadas? Este ódio imenso acaba por ser estranho...

                                      A situação até parece relativamente clara...:

                                      Esta é uma das várias situações registadas pelos sindicatos do sector, que acusam as empresas privadas de fornecimento de refeições de falta de solidariedade. "São as mesmas empresas que apoiam a campanha nacional Direito à Alimentação"
                                      Na verdade nenhum de nós sabe que tipo de regulamentos internos regem estas instituições, concretamente neste aspecto, e se os mesmos foram violados é natural que hajam sanções disciplinares.

                                      Mas, com todos os diabos, estamos a falar de comida que estava destinada a ir para o lixo... Não chegaria uma chamada de atenção, "afinação" de procedimentos com as pessoas envolvidas? É que se são as mesmas empresas que propalaram a sua integração na dita campanha a coisa (punição com ameaça de despedimento) ainda faz menos sentido!

                                      Comentário


                                        #20
                                        Se os factos relatados na notícia estão correctos (o que raramente acontece com a imprensa que temos), então acho que há aqui uma enorma falta de uma qualidade simples e que ajuda a resolver muita coisa: bom senso.

                                        Então não era melhor falarem com a empregada, expôr-lhe os pontos de vista da entidade patronal, e tentarem chegar a um consenso? Partem logo para o processo disciplinar e o despedimento?!

                                        E já agora, outra dúvida: e entidade patronal tem o direito legal de abrir os cacifos do trabalhador sem o conhecimento prévio deste?

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Axxantis Ver Post
                                          Se os factos relatados na notícia estão correctos (o que raramente acontece com a imprensa que temos), então acho que há aqui uma enorma falta de uma qualidade simples e que ajuda a resolver muita coisa: bom senso.

                                          Então não era melhor falarem com a empregada, expôr-lhe os pontos de vista da entidade patronal, e tentarem chegar a um consenso? Partem logo para o processo disciplinar e o despedimento?!

                                          E já agora, outra dúvida: a entidade patronal tem o direito legal de abrir os cacifos do trabalhador sem o conhecimento prévio deste?
                                          Eu já nem quis ir por aí. É que o caminho que as coisas levam muitas entidades patronais passam a julgar-se ainda mais donos das pessoas que lá trabalham e cometem parvoíces dessas!

                                          Naturalmente que quem, sem o competente Mandado Judicial, violar o cacifo de um qualquer trabalhador, que não dê o respectivo consentimento, terá de ter o competente processo crime, como é evidente!

                                          Comentário


                                            #22
                                            Esta notícia faz-me lembrar uma situação que passei o ano passado: tentei oferecer alguns chapéus e garrafas de água potável a uns funcionários de um hotel em Cabo Verde, e estes recusaram pois afirmaram que, apesar de necessitarem bastante daquilo, seriam despedidos se aceitassem as ofertas.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Bem eu conheço um caso, um pouco parecido, a cozinheira, já usava os mesmos talheres há anos (notava-se o desgaste), um pão dava para 4 crianças e mais por aí fora, os pais queixavam-se que as crianças passavam fome, conclusão a dita cozinheira era constantemente promovida (no salário) por estas poupanças., estou a falar de uma cozinheira FP.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Estamos a falar da Eurest certo?

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Estas noticias enfim ....

                                                  Podem acontecer várias coisas que justificam isto:

                                                  - Era uma pessoa que se pretendia despedir e pegou-se neste pretesto, uma vez que as nossas leis não permitem despedir sem indemenizar a não ser por justa causa

                                                  - O acto em si foi considerado razão suficiente, levar sobras de comida é proíbido em muitos sitios, pela razão simples que poder levá-las estimula a que o volume das sobras aumente (if you know what i mean

                                                  Parece-me portanto uma não noticia, como infelizmente é normal

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                                                    Estas noticias enfim ....

                                                    Podem acontecer várias coisas que justificam isto:

                                                    - Era uma pessoa que se pretendia despedir e pegou-se neste pretesto, uma vez que as nossas leis não permitem despedir sem indemenizar a não ser por justa causa

                                                    - O acto em si foi considerado razão suficiente, levar sobras de comida é proíbido em muitos sitios, pela razão simples que poder levá-las estimula a que o volume das sobras aumente (if you know what i mean

                                                    Parece-me portanto uma não noticia, como infelizmente é normal
                                                    Curioso que és um user que prega sempre o positivismo, mas vês sempre o lado negativo no que não te toca a ti.

                                                    If you know what i mean.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por CapitaoIglo Ver Post
                                                      Curioso que és um user que prega sempre o positivismo, mas vês sempre o lado negativo no que não te toca a ti.

                                                      If you know what i mean.
                                                      Confesso que não percebi

                                                      Qual é o lado positivo e negativo neste caso ? o positivo é a entidade patronal ver-se livre de alguém que não gostava e esse eu até referi

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                                                        Confesso que não percebi

                                                        Qual é o lado positivo e negativo neste caso ? o positivo é a entidade patronal ver-se livre de alguém que não gostava e esse eu até referi
                                                        Epá... Não dás o benefício da dúvida? Vives numa realidade paralela ou não sais da frente do pc? Sabes o que é fome?

                                                        Custa-me assimilar que um gajo com estudos tenha uma visão periférica reduzida, e não estou a falar dos olhinhos. Desculpa o tom...

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por CapitaoIglo Ver Post
                                                          Epá... Não dás o benefício da dúvida? Vives numa realidade paralela ou não sais da frente do pc? Sabes o que é fome?

                                                          Custa-me assimilar que um gajo com estudos tenha uma visão periférica reduzida, e não estou a falar dos olhinhos. Desculpa o tom...
                                                          Eu se um dia precisar de roubar para dar de comer às minhas filhas, não tenho dúvidas que o farei.

                                                          Mas roubar é roubar sejam as sobras para os filhos que têm fome, seja mais qualquer coisa.

                                                          Claro que o nosso altruísmo e a forma como a noticia é dada sugere que é legitimo o acto da senhora, de um lado está uma pessoa cheia de filhos e com poucos rendimentos e de outro está uma empresa sem rosto.

                                                          Mas nós devemos ter a capacidade de nos colocar dos 2 lados, se todos começarem a levar sobras, se calhar começam a ser muitas sobras e é dificil perceber quem precisa mais e quem precisa menos. E olha que sei bem do que falo neste particular.

                                                          Mas nós somos assim, automaticamente pomo-nos no lugar dos fracos, por isso é que o Robim dos Bosques é considerado um herói e não um vulgar ladrão

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Criticam-se os politicos por terem carro e telemovel à borla, mas depois apoiam quem ande a comer de graça

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X