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Alunos não sabem raciocinar nem escrever

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    Alunos não sabem raciocinar nem escrever

    Concordam ? Eu se calhar até concordo... Porque será ?

    Será porque alguns professores também não sabem raciocinar nem escrever ?

    Estudo do Ministério da Educação em 1700 escolas revela a dificuldade dos alunos em resolver exercícios que não sejam básicos

    Estruturar um texto encadeado, explicar um raciocínio com lógica, utilizar uma linguagem rigorosa ou articular diferentes conceitos da mesma disciplina são incapacidades que percorrem os alunos do 8.o ao 12.o ano de escolaridade, seja na Matemática, seja na Língua Portuguesa ou na Biologia. Mais que dominar a matéria, a grande dificuldade dos estudantes das escolas básicas e secundárias é expressar por escrito as suas ideias e os conhecimentos que adquiriram nas aulas. Esta é a principal conclusão do Relatório 2010 do Gabinete de Avaliação Educacional (Gave).

    Poucas semanas depois de o estudo do PISA revelar que Portugal é o país da OCDE que mais progrediu na educação, chega agora o relatório do Gave que vem demonstrar que os alunos portugueses afinal estão ainda longe de conseguir desempenhar tarefas tão simples como, por exemplo, interpretar um texto poético, solucionar um exercício matemático com mais de duas etapas ou enfrentar um enunciado que não seja simples e curto.

    A equipa do Ministério da Educação avaliou os conhecimentos dos alunos em 500 escolas secundárias e em 1200 estabelecimentos com o 3.o ciclo do ensino básico. Os testes intercalares do Gave, que começaram no ano lectivo de 2005/06, foram aplicados às disciplinas de Matemática e de Língua Portuguesa (no ensino básico) e ainda às cadeiras de Matemática A, Física e Química A e Biologia e Geologia do ensino secundário.

    Nas disciplinas que envolveram contas (Matemática e Física/Química), os adolescentes só conseguiram completar correctamente os exercícios quando o desafio passou por resolver "cálculos elementares". O bom desempenho, aliás, está "fortemente associado" aos enunciados curtos e aos textos simples, conclui o relatório que o i consultou.

    Na disciplina de Língua Portuguesa do 9.o ano, as maiores dificuldades estão em utilizar a língua de forma correcta. As lacunas são de ordem gramatical, mas também de construção de frases e textos que tenham lógica e coerência. A resolução de problemas na Matemática do 3.o ciclo é o ponto fraco dos alunos, mas as derrapagens também aconteceram quando foi preciso construir respostas com várias etapas de resolução. Definir estratégias para encontrar a solução de um determinado exercício matemático são dificuldades que se acentuam sempre que os enunciados são mais longos, avisam os técnicos do Ministério da Educação.

    Secundário. Escrever textos explicativos em que é necessário descrever raciocínios e explicar as estratégias adoptadas para justificar as respostas é uma das grandes deficiências que os especialistas do Gave encontraram em todas as disciplinas avaliadas no secundário. A falta de rigor científico e a linguagem desadequada foram falhas detectadas por todas as equipas que monitorizaram e avaliaram o desempenho dos alunos. Sempre que foi preciso seleccionar a informação e construir um texto que traduzisse um conjunto de ideias próprias, os alunos revelaram "grandes dificuldades".

    Na Matemática A do secundário, as fraquezas dos alunos tornaram-se mais evidentes quando tiveram de usar conceitos e estratégias menos treinados nas salas de aula ou então quando foram desafiados a interligar conceitos ou enfrentar enunciados longos. "Não deixam também de ser significativas as dificuldades detectadas nos problemas que envolvem maior número de cálculos e apresentação de raciocínios demonstrativos", alertam os especialistas no relatório de 2010.

    Conseguir articular a informação fornecida nas provas e os conhecimentos necessários para responder a determinadas questões é igualmente uma tarefa a que poucos alunos conseguiram corresponder com êxito nos testes intermédios de Biologia e Geologia do 10.o e 11.o anos de escolaridade.

    Nas disciplinas de Física e Química A, o desempenho dos alunos decresceu sempre que se exigiu uma avaliação crítica das informações contidas nas provas. Articular várias competências ou fazer cálculos que envolvam duas ou mais etapas são outras fragilidades dos alunos portugueses.
    Relatório 2010. Alunos não sabem raciocinar nem escrever

    #2
    Xisto é verdadex!

    Comentário


      #3
      de facto é de lamentar que tenhamos chegado a este ponto.

      Ainda à dias, uma colega minha que é professora mostrou-me teste de miúdos do 11º ano, e uma coisa é certa, não faltavam para ali erros gramaticais que era uma coisa louca.

      O nosso ensino está a entrar num buraco sem retorno (como em muitas outras coisas).

      Sinceramente esta teoria de que não se pode reprovar um aluno porque fica afectado psicologicamente... não tem muito por onde se lhe pegue.

      Depois estatisticamente temos de facto uma população escolarizada (para mostrar a evolução para os nossos congéneres europeus e ficarmos bem nos relatórios), mas a qual não sabe escrever correctamente um texto.

      De realçar que não estou a desculpabilizar os professores, mas certo é que alguns perderam a vontade de ensinar, visto que passam a ser mais uns animadores do que professores.

      Comentário


        #4
        Para quê é que é preciso saber ler e escrever???
        Não estão literalmente a "dar" o 12º ano nas novas oportunidades, então para quê estudar?
        Os alunos nem se dão ao trabalho, já sabem que lhes vão dar no mínimo o 12º...

        Comentário


          #5
          Isto é país de faz de conta... o que interessam são as famosas estatísticas que virão demonstrar como Portugal fez um progresso de gigante no combate ao insucesso escolar!!!

          Este ano lectivo crou-se mais um programa informático de números e estatística para ser preenchido em excell pelos Professores no final de período e, vou dar apenas 1 exemplo elucidativo:

          - Numa turma do 11º ano de 28 alunos oa resultados foram os seguintes:
          - 20 alunos tiveram mais de 50% de resultados negativos no conjunto das disciplinas;
          - 8 foram razoáveis, tendo mais de 50% de resultados positivos;

          - Depois há uma data de variáveis quantificáveis, em diversas colunas, MAS o resultado global de aproveitamento da turma é SATISFATÓRIO, segundo este programa novo!!!!

          - Já estão a imaginar, no final do ano, a Isabelinha Alçada a vir demonstrar ao povo, como se melhorou tanto em aproveitamento escolar em Portugal, não é verdade ???

          Pois..., é que estas pseudo-melhorias na cientificidade da avaliação, dão sempre este resultado: SATISFAZ, embora eles de facto, não tenham as competências mínimas ao nível da escrita e interpretação da língua materna... mas isso não interessa nada ao ministério!

          É uma vergonha nacional e a tendência é para ir piorando de ano para ano!.


          .

          Comentário


            #6
            Também é preciso dizer, que grande parte dos docentes do ensino público, são uma nódoa.
            E eu andei lá, antes do malabarista do Sócrates.
            Existem alguns bons, mas no geral são todos muito maus.

            Isso acrescido ás politicas do Sócrates, e temos este resultado.

            Comentário


              #7
              A escola ensina a pensar na matéria e a não pensar por eles próprios.
              Editado pela última vez por nunomplopes; 01 January 2011, 16:29.

              Comentário


                #8
                Incapacidade de pensar, incapacidade de resolver problemas, incapacidade de fazer contas aritméticas relativamente simples.... hummm, estamos a falar das nossas escolas ou da Assembleia da República?!?

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Omega Ver Post
                  Será porque alguns professores também não sabem raciocinar nem escrever ?
                  Este comentário é de uma elegância tal que merece uma singela pergunta...

                  Estes alguns professores, os tais que não sabem raciocinar nem escrever, serão professores de moral? É que me lembro, há algum tempo atrás, de nos solicitares ajuda para alguém que pretendia ser professor de moral.

                  Vá lá que não começaste, na altura, o tópico com esta pérola que agora aqui deixas e que logo criou um rumo para eventuais mensagens igualmente bem educadas, essas sim de quem sabe raciocinar e escrever, aproveitando a tua boleia. Bravo!

                  Enfim. Bom Ano. Este fórum, como está, bem precisa.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Mordor Ver Post
                    Este comentário é de uma elegância tal que merece uma singela pergunta...

                    Estes alguns professores, os tais que não sabem raciocinar nem escrever, serão professores de moral? É que me lembro, há algum tempo atrás, de nos solicitares ajuda para alguém que pretendia ser professor de moral.

                    Vá lá que não começaste, na altura, o tópico com esta pérola que agora aqui deixas e que logo criou um rumo para eventuais mensagens igualmente bem educadas, essas sim de quem sabe raciocinar e escrever, aproveitando a tua boleia. Bravo!

                    Enfim. Bom Ano. Este fórum, como está, bem precisa.
                    Não vejo o que tem uma coisa a ver com a outra.
                    Tenho vários professores na familia. E não são de moral.

                    Como deves calcular também tive vários professores ao longo da vida. Uns bons, outros nem por isso.

                    Mas tens alguma pedra no sapato ? Se é o caso descalça-o e tira a pedra de forma a começares bem o ano.

                    Bom ano para ti também.

                    PS: Mas já agora qual é a tua pergunta ?
                    Editado pela última vez por Omega; 01 January 2011, 00:41.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Rasec Ver Post
                      Incapacidade de pensar, incapacidade de resolver problemas, incapacidade de fazer contas aritméticas relativamente simples.... hummm, estamos a falar das nossas escolas ou da Assembleia da República?!?
                      Estamos a falar do mundo que nos rodeia. De todos nós!

                      Porque será que não se aposta mais na formação dos professores? Os professores são, na minha opinião, uma das classes mais importantes da nossa sociedade!

                      Se os professores tiverem uma formação adequada e condições para de facto evoluirem profissionalmente todos teremos algo a ganhar com isso.

                      Em vez disso o que se vê é os professores obrigados a cada vez mais se envolverem em burocracias que lhes ocupam tempo e disponibilidade mental que pouco têm a ver com o ensino.

                      Comentário


                        #12
                        E todos os professores podem saber escrever, raciocinar, etc mas o que é certo é que muitos são idiotas e revoltadinhos, muitos deles porque provavelmente não estão a fazer aquilo que queriam. Quando assim é, é muito fácil encontrar discrepâncias nas notas que dão, encontrar diferentes formas como tratam diferentes alunos e etc, portanto sim, muitos não sabem raciocinar. Mas pronto, só um pequeno add à vossa discussão (e não, não tive particularmente razão de queixa que me leve a estar frustrado ou parecido, mas quem não vê é que não quer ver).

                        Quanto aos alunos, lol, sem duvida que hoje em dia dão erros estúpidos. O erro que mais me impressiona que muitos alunos dão, já no secundário, é "comes-te" em vez de "comeste" e coisas que tais. Na minha opinião um aluno que dá esses erros básicos nem devia ser avaliado a língua portuguesa.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Bioshock Ver Post
                          E todos os professores podem saber escrever, raciocinar, etc mas o que é certo é que muitos são idiotas e revoltadinhos, muitos deles porque provavelmente não estão a fazer aquilo que queriam. Quando assim é, é muito fácil encontrar discrepâncias nas notas que dão, encontrar diferentes formas como tratam diferentes alunos e etc, portanto sim, muitos não sabem raciocinar. Mas pronto, só um pequeno add à vossa discussão (e não, não tive particularmente razão de queixa que me leve a estar frustrado ou parecido, mas quem não vê é que não quer ver).

                          Quanto aos alunos, lol, sem duvida que hoje em dia dão erros estúpidos. O erro que mais me impressiona que muitos alunos dão, já no secundário, é "comes-te" em vez de "comeste" e coisas que tais. Na minha opinião um aluno que dá esses erros básicos nem devia ser avaliado a língua portuguesa.
                          Mas porque é que os professores não conseguem corrigir estes erros ? Ou será que o problema são os alunos que não querem saber e se "estão nas tintas" ?

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por nunomplopes Ver Post
                            A escola ensina, a pensar na matéria e, a não pensar por eles próprios.
                            Isto.
                            E a juntar, depois temos os alunos "brilhantes" que comem livros (e que fazem bem) e têm notas "boas". Limitam-se a decorar, a seguir modelos estabelecidos e pronto. Voilá.
                            Têm mérito por "estudar", mas não seria mais indicado testar e desenvolver a capacidade intelectual de um aluno? Isto porque a maioria dos que seguem este "método" um ano depois já não se lembram de rigorosamente nada. Pouca ou nenhuma cultura. Empilhar matéria não rende de muito para desenvolver capacidades, na minha opinião. Mas isto é tudo culpa do ensino também, não fosse ele assim e estávamos bem. Se fizessem à margem do que acontece noutros países que separam os alunos por capacidade/apetência para realizar determinada função na área respectiva dava melhores resultados, de certo. Mas pronto, já seria "descriminação" do pobre aluno

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Omega Ver Post
                              Mas porque é que os professores não conseguem corrigir estes erros ? Ou será que o problema são os alunos que não querem saber e se "estão nas tintas" ?
                              Ambas as partes têm culpa no cartório. Muitos dos alunos porque não querem saber, os professores porque ignoram, como se de erros normais se tratassem.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Omega Ver Post
                                Se os professores tiverem uma formação adequada e condições para de facto evoluirem profissionalmente todos teremos algo a ganhar com isso.

                                Em vez disso o que se vê é os professores obrigados a cada vez mais se envolverem em burocracias que lhes ocupam tempo e disponibilidade mental que pouco têm a ver com o ensino.
                                Quanto à primeira parte, cada vez mais acho que o problema não são os professores, mas sim os alunos. É preciso estudar, têm de se convencer disso, mas agora os cursos profissionais e essas m***** fazem parecer que não.

                                Quanto à segunda parte, completamente de acordo!

                                Originalmente Colocado por Bioshock Ver Post
                                Quanto aos alunos, lol, sem duvida que hoje em dia dão erros estúpidos. O erro que mais me impressiona que muitos alunos dão, já no secundário, é "comes-te" em vez de "comeste" e coisas que tais. Na minha opinião um aluno que dá esses erros básicos nem devia ser avaliado a língua portuguesa.
                                Esse é o mais comum e vê-se bastante aqui pelo fórum.

                                Originalmente Colocado por Omega Ver Post
                                Mas porque é que os professores não conseguem corrigir estes erros ? Ou será que o problema são os alunos que não querem saber e se "estão nas tintas" ?
                                Eu posso falar com experiência actual, porque ainda estou no secundário, e já no Básico tinha uma professora de português que se fartava de repetir isso da diferença entre o verbo no pretérito-perfeito e da conjugação pronominal reflexa no presente. Não foi só no Básico, lembro-me disso quase desde sempre. Faz-me alguma confusão algumas pessoas não conseguirem entender uma coisa tão simples .

                                Mas isso sou eu, que parece que sempre tive sorte com a maior parte dos professores que tive.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Bioshock Ver Post
                                  Isto.
                                  E a juntar, depois temos os alunos "brilhantes" que comem livros (e que fazem bem) e têm notas "boas". Limitam-se a decorar, a seguir modelos estabelecidos e pronto. Voilá.
                                  Têm mérito por "estudar", mas não seria mais indicado testar e desenvolver a capacidade intelectual de um aluno? Isto porque a maioria dos que seguem este "método" um ano depois já não se lembram de rigorosamente nada. Pouca ou nenhuma cultura. Empilhar matéria não rende de muito para desenvolver capacidades, na minha opinião. Mas isto é tudo culpa do ensino também, não fosse ele assim e estávamos bem. Se fizessem à margem do que acontece noutros países que separam os alunos por capacidade/apetência para realizar determinada função na área respectiva dava melhores resultados, de certo. Mas pronto, já seria "descriminação" do pobre aluno
                                  Então se calhar a culpa não será dos professores. "É o sistema..."

                                  Mas o sistema não somos todos nós ? Professores, pais e alunos ?
                                  Então porque motivo não lutamos seja de que maneira fôr para mudar esse tal sistema ?!?

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Bioshock Ver Post
                                    Ambas as partes têm culpa no cartório. Muitos dos alunos porque não querem saber, os professores porque ignoram, como se de erros normais se tratassem.
                                    Ora aí está!
                                    Só te falta aí uma parte do "bolo": os pais!
                                    Onde estavam eles quando os filhos não estavam a ser adequadamente ensinados ?

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Omega Ver Post
                                      Ora aí está!
                                      Só te falta aí uma parte do "bolo": os pais!
                                      Onde estavam eles quando os filhos não estavam a ser adequadamente ensinados ?
                                      Ou onde estavam eles quando deviam estar a ajudar no ensino dos seus filhos? Na minha opinião, principalmente no início, esse trabalho não deve ser feito só por professores.

                                      Tendo uma primária bem "sólida" e com os conhecimentos base bem sabidos, a partir daí consegue-se fazer esse trabalho quase só com os professores.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Bem, aí entramos no campo da educação. Sem querendo tirar a devida importancia à mesma, até porque é crucial na formação de um individuo, para mim a influencia desta no ensino (atenção, ensino, não na formação em relação a valores e etc) não é a mais marcante.
                                        Isto porquê? simples: Os país podem estar da manhã à noite a dizer ao filho que tem que estudar, que é muito importante o estudo, inclusive a acompanhá-lo nas tarefas escolares, mas enquanto o aluno não entender, por si mesmo, que realmente precisa de estudar e a importância que a escola virá a ter na sua vida, então a influência dos pais torna-se inútil porque não passa de pressão, pressão essa que não é reconhecida pelos filhos. A consciencialização do filho/aluno é que é o mais importante.

                                        Mais uma vez vamos entrar no ciclo do sistema de ensino, professores, alunos, porque se não houvesse tanta facilidade, "novas oportunidades" e etc, o aluno iria compreender mais rápido e melhor que realmente precisa de estudar. Mas como cada vez mais a tendência é mostrar que nem é preciso se esforçar muito, então nada feito...

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Bioshock Ver Post
                                          Bem, aí entramos no campo da educação. Sem querendo tirar a devida importancia à mesma, até porque é crucial na formação de um individuo, para mim a influencia desta no ensino (atenção, ensino, não na formação em relação a valores e etc) não é a mais marcante.
                                          Isto porquê? simples: Os país podem estar da manhã à noite a dizer ao filho que tem que estudar, que é muito importante o estudo, inclusive a acompanhá-lo nas tarefas escolares, mas enquanto o aluno não entender, por si mesmo, que realmente precisa de estudar e a importância que a escola virá a ter na sua vida, então a influência dos pais torna-se inútil porque não passa de pressão, pressão essa que não é reconhecida pelos filhos. A consciencialização do filho/aluno é que é o mais importante.

                                          Mais uma vez vamos entrar no ciclo do sistema de ensino, professores, alunos, porque se não houvesse tanta facilidade, "novas oportunidades" e etc, o aluno iria compreender mais rápido e melhor que realmente precisa de estudar. Mas como cada vez mais a tendência é mostrar que nem é preciso se esforçar muito, então nada feito...
                                          Sim, enquanto não se perceber por si só que é preciso estudar, é difícil. Mas isso também tem de ser transmitido tanto pelos pais como pelos professores.

                                          Quanto aos cursos profissionais, principalmente os CEF, que são aqueles de que ouço falar cá por casa pela minha mãe que teve até ao ano passado uma dessas turmas, têm um tipo de aluno quase único que só anda lá a pastar. Poucos são aqueles que tentam aplicar-se. Lá está, a gastar dinheiro do estado para isto.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Pois é!

                                            Um artigo destes leva-nos fácilmente a "concluir que: "Pois os professores não ensinam nada e depois vê-se..."

                                            Mas afinal, aprofundado ligeiramente o assunto fácilmente se constata que as coisas não serão bem assim. É preciso cada uma das partes cumprir o seu papel: Professores, alunos e pais!

                                            Se queremos melhorar este tipo de indicadores só assim lá chegaremos. Caso contrário, professores, alunos e pais, por melhores que sejam, por melhor que cumpram a sua função, não conseguem lá chegar sózinhos.

                                            Estamos de acordo caro Mordor ? Nem tudo o que parece é!
                                            Às vezes é preciso perceber as coisas antes um pouco mais além do que está escrito.

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                                              #23
                                              Bem, eu estou de acordo com cada parte cumprir o seu papel. Mas infelizmente também estou de acordo que isto só vai lá com uma grande reforma do ensino e progressiva mudança de mentalidade por parte de cada parte.



                                              Boas entradas a todos!

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Omega Ver Post
                                                Pois é!

                                                Um artigo destes leva-nos fácilmente a "concluir que: "Pois os professores não ensinam nada e depois vê-se..."

                                                Mas afinal, aprofundado ligeiramente o assunto fácilmente se constata que as coisas não serão bem assim. É preciso cada uma das partes cumprir o seu papel: Professores, alunos e pais!

                                                Se queremos melhorar este tipo de indicadores só assim lá chegaremos. Caso contrário, professores, alunos e pais, por melhores que sejam, por melhor que cumpram a sua função, não conseguem lá chegar sózinhos.

                                                Estamos de acordo caro Mordor ? Nem tudo o que parece é!
                                                Às vezes é preciso perceber as coisas antes um pouco mais além do que está escrito.
                                                Pois é verdade que os pais tb estão a falhar em grande! E o maior problema é que isto gera um efeito bola-de-neve, pq estes alunos se não tomarem consciência disso, podem muito bem vir a ser ainda piores pais e professores que os actuais.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Internet, msn e telemóvel a mais.

                                                  Leitura e raciocínio a menos.

                                                  A culpa é maioritariamente dos alunos e dos pais.

                                                  Já há algum tempo um especialista tinha avisado sobre o perigo da satisfação imediata que a internet providencia.
                                                  Editado pela última vez por CapitaoIglo; 01 January 2011, 03:34.

                                                  Comentário


                                                    #26

                                                    Os alunos pensam que a educação é pensar os pensamentos de outros

                                                    Pelo que conheço das práticas escolares, esse é o resultado das leituras, nas escolas. Os alunos aprendem que as coisas importantes estão escritas em livros, e com isso eles são desencorajados de pensar seus próprios pensamentos. Pesquisar é fazer resumos dos artigos da Barsa. Num trabalho académico, tudo o que o aluno diz tem de ser confirmado por aquilo que outro disse num livro – um nome e uma data entre parênteses. Os alunos terminam por pensar que a educação é parar de pensar seus próprios pensamentos e pensar os pensamentos de outros – pelos quais eles não têm o menor interesse. Valendo-me das metáforas culinárias, atrevo-me a dizer, com frequência, as chamadas avaliações escolares (as provinhas) são ocasiões pós-refeição em que provocam vómitos intelectuais nos alunos, para verificar se o vomitado é idêntico ao que foi engolido.
                                                    Eu me alimento de alguns livros diariamente: eles podem ser maravilhosos. Mas é preciso que sejam comidos com prazer para fazer bem à inteligência. E note que “prazer” não quer dizer “facilidade”. Existe um prazer imenso em escalar uma montanha…Livros comidos com prazer são livros a serem ruminados pelo resto da vida. Livros não ruminados são livros esquecidos. Não entraram no sangue, não viraram carne. Mas ruminação é virtude que se deve aprender com as vacas. Rumina-se num tempo de vagabundagem, de paciência e pachorra, tempo quando não se pasta. Mas essas são virtudes que os educadores não conseguiram incluir em suas pedagogias e psicologias.
                                                    In “O Prazer de Ler: Sobre Leitura e Burrice”, Rubem Alves

                                                    Eu gosto de aprender com os outros e não se pode negar isso. Mas penso mais por mim, crio os meus pensamentos, estudo-me a mim e não espero que a teoria de outrém seja mais importante que a minha, por ser-se reconhecida ao contrário de/das minhas. Eu conheço-me mais a mim próprio, que os outros o que leve a seja eu a transformar os meus pensamentos e minha realidade. Pode-se pensar no que os outros pensam, está-se assim a criar um, ou o nosso pensamento critico. O que aplica é que, ao que tinha dito no meu ultimo post, e que, complementaram com a sua opinião a que concordo, é que enfarda-se teorias (ou mais fácil será umas cábulas), e criar aquilo que o homem tem de virtuoso, é escasso. Nós nascemos para pensar.

                                                    A escola aplica-se a estudar, não incentiva a pensar.

                                                    É se melhor reconhecido, quem devorou carcanhos e estudou toda matéria intituida mas não revela nenhum pensamento critico a quem se esforçou por criar algo único, que partiu do seus e, da sua forma de pensar. Se tiver estas duas mais valias, reconhecido, o será certamente.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Desculpem lá, mas que motivação tem um jovem hoje em dia para estudar, quando o Estado está literalmente a oferecer o 12º ano com as Novas Oportunidades?

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por SavageXp Ver Post
                                                        Xisto é verdadex!



                                                        Originalmente Colocado por KingTDI Ver Post
                                                        Para quê é que é preciso saber ler e escrever???
                                                        Não estão literalmente a "dar" o 12º ano nas novas oportunidades, então para quê estudar?
                                                        Os alunos nem se dão ao trabalho, já sabem que lhes vão dar no mínimo o 12º...
                                                        para que é que é OU porque é que é preciso. abraço.


                                                        Originalmente Colocado por nunomplopes Ver Post
                                                        A escola ensina, a pensar na matéria e, a não pensar por eles próprios.
                                                        a escola ensina a pensar na matéria e a não pensar por eles próprios... escreve tudo corrido. neste caso não é necessário colocar vírgulas.


                                                        Originalmente Colocado por CapitaoIglo Ver Post
                                                        Internet, msn e telemóvel a mais.

                                                        Leitura e raciocínio a menos.

                                                        A culpa é maioritariamente dos alunos e dos pais.

                                                        Já há algum tempo um especialista tinha avisado sobre o perigo da satisfação imediata que a internet providencia.
                                                        eu acho é que hoje em dia quem é o culpado é o agregado familiar. começa de uma forma muito simples: muitos pais estão a trabalhar e alguns até tarde, logo substituem a sua presença por prendas. no nosso tempo (há 20 anos atrás) já era quase habitual um pai dar uma prenda no final do ano lectivo se tirasse boas notas. depois foi evoluindo e dava-se uma prenda se se o filho não tirasse nenhuma negativa. entretanto se o filho passasse e era isso que interessava, dava-se uma prenda porreira. agora chegou-se ao cúmulo de oferecer presentes (caros, por sinal) se o educando tirar menos que 2 negativas no 1º período. depois a história repete-se no 2º e no 3º é um vencedor se conseguir passar.

                                                        a mesma coisa se passa com as prendas: de um cd ou até, em casos maiores, uma bicicleta, passou-se para uma sega saturn ou nintendo, depois evoluiu-se para um discman, lá vieram os telemóveis no final do ano lectivo, apareceram as PSP e agora chegou-se ao portátil ou algo do género, como a PS3 ou Wii. isto vê-se maioritariamente nos agregados familiares mais carenciados. falem com os vossos sobrinhos e primos e constatem esta realidade.

                                                        sei de um caso que o puto ia receber uma bicicleta de 2000€ (sim, dois mil, não pus um 0 a mais) numa família de 5 ou 6 irmãos. isto pelo natal e num puto que só pensa no futebol e que ia tirar praticamente 3 positivas. de quem é a culpa maior? do puto?
                                                        responsabilizar os pais acima de tudo, depois vêm as crianças, que ó seguem os exemplos que têm em casa.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Bioshock Ver Post

                                                          Quanto aos alunos, lol, sem duvida que hoje em dia dão erros estúpidos. O erro que mais me impressiona que muitos alunos dão, já no secundário, é "comes-te" em vez de "comeste" e coisas que tais. Na minha opinião um aluno que dá esses erros básicos nem devia ser avaliado a língua portuguesa.

                                                          Originalmente Colocado por Turbofan Ver Post
                                                          Quanto à primeira parte, cada vez mais acho que o problema não são os professores, mas sim os alunos. É preciso estudar, têm de se convencer disso, mas agora os cursos profissionais e essas m***** fazem parecer que não.

                                                          ..........

                                                          Eu posso falar com experiência actual, porque ainda estou no secundário, e já no Básico tinha uma professora de português que se fartava de repetir isso da diferença entre o verbo no pretérito-perfeito e da conjugação pronominal reflexa no presente. Não foi só no Básico, lembro-me disso quase desde sempre. Faz-me alguma confusão algumas pessoas não conseguirem entender uma coisa tão simples .

                                                          Mas isso sou eu, que parece que sempre tive sorte com a maior parte dos professores que tive.
                                                          não sei quem é que inventou essa moda de escrever no passado com o pronome, mas de há uns 2 ou 3 anos para cá parece que pegou e até na TV aparece isto!!!

                                                          essa regra é tão simples de decorar!!! sem termos pomposos, basta saber que quando se diz bebeste, comeste, andaste, escreveste é sempre passado. na maior parte dos casos até nem existe o verbo separado pelo pronome pessoal (TE). ninguém se come, ninguém se bebe, fuma, escreve, etc, a si próprio.

                                                          se quisermos explicar ou referir algo no presente dizemos sempre separado pelo pronome -TE.

                                                          portanto e em jeito de revisão, se quiserem dizer no passado é tudo junto, se for no presente é separado. vão ver que muitas das formas verbais no passado não se escrevem separadas por TE no presente, mas sim alteram a sua forma.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por caditonuno Ver Post







                                                            a escola ensina a pensar na matéria e a não pensar por eles próprios... escreve tudo corrido. neste caso não é necessário colocar vírgulas.



                                                            .
                                                            Ó Nuno fiz a utilização da virgulas, para dar espaço para pensarmos um pouco.

                                                            Comentário

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