Anúncio

Collapse
No announcement yet.

A nossa guerra, tal como ela foi um dia... (Vídeo explícito, cuidado)

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    A nossa guerra, tal como ela foi um dia... (Vídeo explícito, cuidado)

    Recebi por Mail este pequeno vídeo feito por uma equipa de reportagem francesa nos tempos da guerra colonial na Guiné.
    Gostava de o partilhar convosco, pensei na secção multimédia mas creio que aqui se insere melhor no contexto visto que a maioria dos vídeos lá colocados são do mundo automóvel.

    Conseguimos muitas vezes ficar indiferentes quando olhamos a guerra nua e crua no Iraque, estamos tão habituados que até mesmo situações de miséria e baixas civis nos passam ao lado a uma velocidade desconcertante…
    Parece que nos toca um pouco mais, quando sabemos que o sangue derramado é português, nosso…. Quando nos reconhecemos e nos revemos na língua falada entre os soldados, nos lamentos e no olhar deles...

    Eu mesmo um dia enverguei uma arma igual á deste vídeo (G3), um M64, um cantil, porta carregadores, até mesmo uma farda igual…. Eu que um dia tive o sonho de me ser atribuída uma missão real, idêntica a esta…


    Vale a pena perder (não será tempo perdido com certeza) 14 minutos do nosso tempo e ver como foi um dia a NOSSA realidade.

    Playlist Ina - Regardez, écoutez et partagez la playlist sport Ma-premiere-selection - Archives vidéo et radio : Ina.fr

    Por fim, fica aqui a transcrição do texto que recebi junto com o vídeo:

    "" Até dói a alma. Um pequeno filme de 14 minutos que retrata a guerra colonial.

    Façam o favor de ver

    Só lamento que os “heróis” da actualidade não tivessem visto este filme em ante-estreia como nós o vimos.

    Para os que estiveram, para que não esqueçam....
    Para quem não esteve, que fique com uma ideia do diálogo dramático, em fundo, dos camaradas com o ferido moribundo.
    Isto não é filme.
    Foi uma “pequena” amostra do real.
    E já lá vão 50 anos...
    (o filme começa depois de um pequeno anúncio publicitário)


    ESTE DOCUMENTO HISTÓRICO FEITO POR UMA EQUIPA DE TELEVISÃO FRANCESA, EM PLENOS ANOS SETENTA DO SÉCULO PASSADO.

    É o único filme feito na Guiné que apanhou uma sequência real de guerra.

    Os jornalistas franceses que seguiam nesta patrulha, mandada executar para que eles tomassem conhecimento com o dia a dia das NT estacionadas em BULA, um pouco a N do Rio Mansoa, apanharam um "cagaço", mas registaram algo que mais nenhum registou. Se não estou errado ia também uma jornalista.

    A emboscada que as NT sofreram, não estava "no programa", mas isto era o que podia acontecer sempre que se saía para o mato e neste caso julgo que foi para os lados do CHOQUEMONE, uma das zona quente onde o IN tinha "acampamento (s)", na área entre BULA-BISSORÃ-S. VICENTE (já no Rio Cacheu).

    O Spínola, com a seu ajudante de campo (era ainda o Almeida Bruno) e o Cmdt do Batalhão de BULA foram lá, mal tiveram conhecimento do que tinha acontecido. ""


    #2
    Era o pior dos cenários de guerra.

    Comentário


      #3
      O meu pai esteve na Guiné, mas numa fase mais avançada, tendo passado lá o 25 de Abril.

      Reparei agora que um dos mortos desse incidente (o que estava ferido e acabou por morrer) era de Ponte de Lima, a minha terra. O jornalista fala disso.

      Este video é um excelente documento. Pena não o conseguir descarregar...

      Comentário


        #4
        Excelente documento !

        é de facto muito tocante ver isto com portugueses e é impressionante a fina fronteira entre estar bem e estar feito num oito.

        Comentário


          #5
          Também já tentei isso, sem sucesso. Se alguém conseguir, que diga algo..
          Tenho pena é de não compreender bem a língua francesa, mas ouvi falar em Ponte de Lima sim.

          Comentário


            #6
            Chocante
            Obrigado por partilhares o vídeo.

            Comentário


              #7
              Também lá estive, do outro lado de África, em Muéda Moçambique, vi muito disso, vi demais, escapei por pouco, não deixei de vir com mais uns gramas de estilhaços no corpo e que ainda hoje estão cá.

              Lamento as perdas dum lado e doutro.

              Hoje, lamento ainda mais como o meu país tem tratado estes homens que a bem ou a mal deram o corpo ao manifesto.

              Comentário


                #8
                Deixo um link para um blog onde fala deste episódio, curiosamente chamado de Operação Ostra Amarga. Agradeço que se não for oportuno, retirem o link.
                Luís Graça & Camaradas da Guiné: Guiné 63/74 - P2250: Vídeos da guerra (3): Bastidores da Op Ostra Amarga ou Op Paris Match (Bula, 18Out1969) (Virgínio Briote / Luís Graça)

                Comentário


                  #9
                  Eh pá, fizeram-me recuar 40 anos no tempo. Revive nestas imagens coisas que me foram familiares durante os 2 anos que lá passei.

                  Quanto a emboscada retratada, segundo percebi esta situação passou-se em 1969, eu estive lá entre 71/73.

                  É natural que para os mais novos e para aqueles que não passaram por lá estas imagem os choquem, mas situações como esta era o pão nosso de cada dia, eu assisti a coisas bem piores, e comoventes. Mas enfim, são situações vividas que nunca já mais se esquecem.

                  Já agora quero quero aqui aproveitar a oportunidade para mais uma vez me curvar respeitosamente perante a memoria de todos aqueles que por lá ficaram, seja na Guiné, Angola ou Moçambique.
                  Editado pela última vez por Akagi; 08 January 2011, 18:57.

                  Comentário


                    #10
                    Pena ter acabado.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por miguelGTI Ver Post
                      Pena ter acabado.
                      Ficava-te bem teres um pouco mais de respeito, por homens que com a tua idade por lá morrerem.

                      Comentário


                        #12
                        O meu pai esteve em Angola 26 meses. Até hoje nunca consegui saber muito do que lá se passou. Acho que lhe faz reviver muitos momentos que quer esquecer.

                        Infelizmente o meu pai foi dos que trouxe de lá recordações, não directamente da guerra mas um hepatite que quase o matou.

                        Bem haja a todos os que deram o corpo e que caíram por esta guerra estúpida.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por miguelGTI Ver Post
                          Pena ter acabado.
                          Pessoas insignificantes.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por miguelGTI Ver Post
                            Pena ter acabado.
                            ?????????????????????????????????????????????????? ??????????????

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Akagi Ver Post
                              Ficava-te bem teres um pouco mais de respeito, por homens que com a tua idade por lá morrerem.
                              Camarada,

                              se as coisas hoje fossem como eram nesses tempos não me tinham dado como inapto a mim e a outros jovens que não conseguem se alistar nem para praça devido a redução de efectivos actualmente.

                              Nesse tempo entrava qualquer um a força desde que tivesse pernas e braços.

                              Agora so com cunhas e um pingo de sorte.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por miguelGTI Ver Post
                                Pena ter acabado.
                                O que é pena ter acabado é a educação e o respeito

                                "As meninas" que ficam traumatizadas com um tabefe do paizinho ou com uma reprimenda do professor, nunca compreenderão nem respeitarão o que estes homens passaram.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por miguelGTI Ver Post
                                  Camarada,

                                  se as coisas hoje fossem como eram nesses tempos não me tinham dado como inapto a mim e a outros jovens que não conseguem se alistar nem para praça devido a redução de efectivos actualmente.

                                  Nesse tempo entrava qualquer um a força desde que tivesse pernas e braços.

                                  Agora so com cunhas e um pingo de sorte.
                                  Portanto queres morrer e a tua solução é suícido por Guerra?
                                  Ah espera, a ti não acontecia...

                                  As guerras nunca deviam era ter existido, a necessidade delas é nula, os ganhos inexistentes e nem forças armadas seriam necessárias neste estúpido planeta onde passamos mais tempo a pensar como é que nos vão lixar do que a viver a nossa própria vida.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por miguelGTI Ver Post
                                    Camarada,

                                    se as coisas hoje fossem como eram nesses tempos não me tinham dado como inapto a mim e a outros jovens que não conseguem se alistar nem para praça devido a redução de efectivos actualmente.

                                    Nesse tempo entrava qualquer um a força desde que tivesse pernas e braços.

                                    Agora so com cunhas e um pingo de sorte.

                                    Foste dado como inapto, e bem!
                                    A redução de efectivos é óbvia, não estamos em guerra!! E mesmo assim andam lá muitos sem fazer nada.
                                    Vai trabalhar!

                                    Comentário


                                      #19
                                      Muito bom vídeo, apesar de chocante!
                                      Um grande viva aos que de lá voltaram e aos que lá ficaram. Deram a a vida por um estado que enfim... Grandes heróis que são muitas vezes esquecidos.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Akagi Ver Post
                                        Eh pá, fizeram-me recuar 40 anos no tempo.

                                        Será que conheceste o Alferes Artur Branco, que era da Amadora ?

                                        Operação "Senegal sabre seis" diz-te alguma coisa ?
                                        Editado pela última vez por Veloce; 08 January 2011, 19:46.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Speedy Ver Post
                                          Muito bom vídeo, apesar de chocante!
                                          Um grande viva aos que de lá voltaram e aos que lá ficaram. Deram a a vida por um estado que enfim... Grandes heróis que são muitas vezes esquecidos.
                                          A esmagadora maioria não ia para defender o Estado Novo, ia porque eram mobilizados para defenderem o que então se chamava de Provincias Ultramarinas Portuguesas

                                          Os mesmo se passou com milhões de soldados alemães na II GM, que iam para a frente com a conviqueção que iam defender a Alemanha, e não estado nazi propriamente dito.
                                          Excepto os das Waffen SS que esses sim, eram obrigatoriamente que serem filiados no partido.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Veloce Ver Post
                                            Será que conheceste o Alferes Artur Branco, que era da Amadora ?

                                            Operação "Senegal sabre seis" diz-te alguma coisa ?
                                            Por esse nome não me recordo.

                                            Salvo erro (elas foram tantas), essa operação foi aquela comandada pelo Almeida Bruno dentro Senegal para destruir um acampamento de "turras", mas que tiveram antes que limpar o sebo a uns quantos para-quedistas senegaleses, que se cruzarem no caminho dos nossos. Se é esta operação a que te referes, a NT tiveram 13 mortos e 11 desaparecidos, mas o IN teve o triplo das baixas, segundo informações posteriores ao 25/A
                                            Editado pela última vez por Akagi; 08 January 2011, 20:04.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Muito bom video...

                                              Também tive familiares que estivera em Angola e Moçambique, e felizmente chegaram bem a Portugal.

                                              Mas nem sempre isso acontecia... Um cumprimento aos que lá andaram, e uma homenagem aos que lá ficaram.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Acabou por ser uma guerra inutil e tantos morreram e sofreram para nada
                                                Com o 25 de Abril perdemos as colonias que tínhamos e o sofrimento dos que estiveram é ignorado pelos sucessivos governos.

                                                Moral da Historia
                                                Da próxima vez que o governo vos mandarem matar\morrer por isto ou por aquilo ...pensem 2 vezes.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  O mostrei este video ao meu pai, que foi furriel durante 27 meses a combater nos anos 60 no norte de angola.

                                                  Segundo o meu pai ha coisa que nunca se esquecem uma delas é os gritos que se ouvem numa guerra daqueles que sao feridos ou os que gritaram antes de morrer...

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Botzilla Ver Post
                                                    Acabou por ser uma guerra inutil e tantos morreram e sofreram para nada
                                                    Com o 25 de Abril perdemos as colonias que tínhamos e o sofrimento dos que estiveram é ignorado pelos sucessivos governos.

                                                    Moral da Historia
                                                    Da próxima vez que o governo vos mandarem matar\morrer por isto ou por aquilo ...pensem 2 vezes.
                                                    De todas pelo menos Cabo Verde não fez sentido se ter perdido

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Nephilim Ver Post
                                                      De todas pelo menos Cabo Verde não fez sentido se ter perdido
                                                      O Torres "estratega militar" diz que qualquer um que não seja parvo, em vez de dividir forças muitíssimo limitadas por territórios muito vastos estava condenado ao falhanço desde o início pelo que se deveria ter planeado qual a colónia com mais hipóteses de manter (leia-se a que tenha os melhores recursos no custo-benefício de conflicto armado para os conseguir) e concentrar todas as forças aí.

                                                      O Torres "humanista/diplomata" diz que não deviamos era ter "perdido" nenhuma porque não tinhamos usado a guerra como tentativa de as manter.


                                                      Mas também é muitíssimo mais fácil fazer estas considerações depois dos acontecimentos terem efectivamente acontecido.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Algo que nunca se pensou em falar, foi que os países que boicotaram portugal por causa das províncias, mantiveram colónias onde existiram movimentos independentistas, esmagados de forma brutal. Curioso também foi o facto de portugal ter sido atacado no seu território e a nato nunca ter usado o artº 5º.

                                                        í ó º

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Torres Ver Post
                                                          O Torres "estratega militar" diz que qualquer um que não seja parvo, em vez de dividir forças muitíssimo limitadas por territórios muito vastos estava condenado ao falhanço desde o início pelo que se deveria ter planeado qual a colónia com mais hipóteses de manter (leia-se a que tenha os melhores recursos no custo-benefício de conflicto armado para os conseguir) e concentrar todas as forças aí.

                                                          O Torres "humanista/diplomata" diz que não deviamos era ter "perdido" nenhuma porque não tinhamos usado a guerra como tentativa de as manter.


                                                          Mas também é muitíssimo mais fácil fazer estas considerações depois dos acontecimentos terem efectivamente acontecido.
                                                          Um bocado off-topic, mas por mim, tínhamos ficado com Timor! Eles até parece que gostam de nós, têm petróleo, podia perfeitamente ainda ser Portugal tal como a Guiana Francesa é França. E mão tenho duvidas que hoje eles teriam muito melhor. E nós teríamos um excelente sitio de férias!

                                                          Voltando ao video, faz-me bastante confusão principalmente o de andarem lá de "camisa aberta", parece que tão a jogar paintball/airsoft. Estou habituado às imagens do presente, em que vestem bastante protecções.

                                                          As imagens que normalmente se ve já são mais recentes em que andam todos bem equipados.

                                                          O meu pai também andou por lá, e volta e meia quando dizia que algo na faculdade era uma seca, lá me recordava que quem lhe dera no tempo dele andar a apanhar secas na faculdade em vez de andar pela Guiné a conduzir veículos e ver tudo à volta a explodir.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Torres Ver Post
                                                            O Torres "estratega militar" diz que qualquer um que não seja parvo, em vez de dividir forças muitíssimo limitadas por territórios muito vastos estava condenado ao falhanço desde o início pelo que se deveria ter planeado qual a colónia com mais hipóteses de manter (leia-se a que tenha os melhores recursos no custo-benefício de conflicto armado para os conseguir) e concentrar todas as forças aí.

                                                            O Torres "humanista/diplomata" diz que não deviamos era ter "perdido" nenhuma porque não tinhamos usado a guerra como tentativa de as manter.


                                                            Mas também é muitíssimo mais fácil fazer estas considerações depois dos acontecimentos terem efectivamente acontecido.
                                                            Cabo verde era desabitado, tal como a madeira logo nao foram colonizadas mas sim descobertas, e como ambas as ilhas estao em africa, a diferença de termos ficado com a madeira e não com cavo verdo foi o facto da madeira nao termos levado para lá africanos e para cabo verde sim

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X