Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Tunisia - Confrontos

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Tunisia - Confrontos

    Uma vez que pode ter interessante para quem planeie com mta antecedência as férias e pq não tenho visto grandes noticias sobre a matéria, vai a referência sobre os confrontos na Tunisia. Além do mais fica pertissimo de Itália

    IOL Diário - Tunísia: 35 mortos nos confrontos

    Estive lá este verão e reparei que havia uma enorme preponderância do poder vigente.

    Apesar de haver governo "eleito" tudo me parecia mais para governo totalitário.

    Em todo o sitio havia a foto do presidente, até na recepção do hotel.

    A nivel de construções, o q era do turismo e dos organismos públicos estava impecavelmente pintado e acabado. Td o resto nem por isso.

    Claro q a capital, como tinha mto comércio e serviços é um pco melhor.

    Resta mencionar q corri a Tunisia inteira e a capital e as estâncias nada têm a ver com o interior e algum litoral.

    Fica o aviso.

    #2
    O meu irmão chegou de la ontem mas foi em negócios e teve em Tunes.

    Falou mesmo disse que dizes, hoteis e tudo que seja para turimos de luxo e tudo o resto uma porcaria com metro e meio de lixo nas ruas.

    Alem de que tudo pede para ser subornado.

    Em Fevereiro vai novamente e em Março vou eu, mas isto tudo em negócios, nada de boa vida :P

    Comentário


      #3
      Acho que os confrontos na Tunisia são uma consequência dos confrotos que também estão a acontecer na Argélia.

      Comentário


        #4
        Continuam os confrontos apesar do recolher obrigatório.

        abola.pt

        A continuar assim a principal fonte de receita (o turismo) fica ameaçado.

        Ainda por cima Tunes não é assim tão longe de Hammamet, q é pelo menos um dos principais locais turisticos.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por Celsius Ver Post
          Uma vez que pode ter interessante para quem planeie com mta antecedência as férias e pq não tenho visto grandes noticias sobre a matéria, vai a referência sobre os confrontos na Tunisia. Além do mais fica pertissimo de Itália

          IOL Diário - Tunísia: 35 mortos nos confrontos

          Estive lá este verão e reparei que havia uma enorme preponderância do poder vigente.

          Apesar de haver governo "eleito" tudo me parecia mais para governo totalitário.

          Em todo o sitio havia a foto do presidente, até na recepção do hotel.

          A nivel de construções, o q era do turismo e dos organismos públicos estava impecavelmente pintado e acabado. Td o resto nem por isso.

          Claro q a capital, como tinha mto comércio e serviços é um pco melhor.

          Resta mencionar q corri a Tunisia inteira e a capital e as estâncias nada têm a ver com o interior e algum litoral.

          Fica o aviso.
          A Tunísia vive sob um regime totalitário. Há fotos do presidente por todo o lado. Mas vive sob o escudo do ocidente pelas boas relações mantidas com países importantes (Alemanha e EUA). Um pouco à semelhança de Salazar com a Inglaterra e os EUA.

          Comentário


            #6
            O Presidente demitiu-se e saiu do país. O país é agora governado interinamente pelo 1º Ministro.

            As fronteiras e o espaço aéreo foi fechado, visto terem declarado o estado de emergência. Pelo que li, os turistas estão a ser repatriados

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Hanhart Ver Post
              O Presidente demitiu-se e saiu do país. O país é agora governado interinamente pelo 1º Ministro.

              As fronteiras e o espaço aéreo foi fechado, visto terem declarado o estado de emergência. Pelo que li, os turistas estão a ser repatriados
              Ouvi na rádio sobre turistas ingleses a fugir a sete pés. Houve um que relatou uma cena de tiroteio....está bonito aquilo

              Comentário


                #8
                E com isto o turismo sofre, e como consequencia, mais desemprego...

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por tonyV Ver Post
                  Ouvi na rádio sobre turistas ingleses a fugir a sete pés. Houve um que relatou uma cena de tiroteio....está bonito aquilo
                  Eu não entendo bem o que passa nas rádios aqui, mas imprensa escrita na Argélia só fala da situação da Tunísia...

                  Lá se vai a "escapadinha" de Fevereiro

                  Comentário


                    #10
                    parece que foi o fim do regime autoritário.

                    agora vamos ver o que se segue

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por bg2 Ver Post
                      parece que foi o fim do regime autoritário.

                      agora vamos ver o que se segue
                      Posso estar redondamente enganado, mas o futuro da Tunísia não me parece assim muito risonho... Se forem como os vizinhos do lado, não hão-de ser um povo que saiba viver sem alguma repressão

                      Comentário


                        #12
                        De facto o futuro é incerto.

                        O anterior presidente ainda conseguiu reprimir os impetos anti-ocidentais de forma a prmitir que a maior fonte de receitas - o turismo - florescesse.

                        Qdo lá fui percebe-se perfeitamente que a maioria dos Tunisinos detesta os ocidentais. Onde notei mais isso até foi em Kairouan que é a capital espiritual deles.

                        Só os tolera pq sem eles, teriam mto pior vida...

                        Seria uma pena se as estâncias de Hammamet e outras se perdessem.

                        Tb não é nada bom q nas estâncias já tenha havido problemas, nomeadamente Hammamet e Monastir.

                        Mas tem sido interessante ver a evolução do povo.

                        Ontem estavam em extase pela fuga do presidente, hoje estão a perceber q começam a faltar bens essenciais...

                        Acresce q o presidente fugiu mas continua o mesmo "regime" no comando.

                        Vai ser uma situação para acompanhar.

                        A CNN tem feito mto boas reportagens.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Hanhart Ver Post
                          Posso estar redondamente enganado, mas o futuro da Tunísia não me parece assim muito risonho... Se forem como os vizinhos do lado, não hão-de ser um povo que saiba viver sem alguma repressão

                          disso não tenho duvidas.

                          resta saber se vai mesmo avante a criação de um estado muçulmano de linha dura

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por bg2 Ver Post
                            disso não tenho duvidas.

                            resta saber se vai mesmo avante a criação de um estado muçulmano de linha dura
                            Não me parece que o povo queira "andar para trás", essencialmente por 2 razões: o país vive do turismo, e a linha dura do Islão não se dá muito bem com moças de bikini, e por que a população é muito jovem, e sabem bem o que há "para lá" do Islão.

                            Esta queda de um ditador é uma coisa mais ou menos inédita no mundo árabe, e pode-se tornar numa bola de neve, principalmente nos países vizinhos, principalmente a Argélia e a Líbia.

                            Para quem der uns toques no Francês, o Le Monde tem um artigo bastante interessante.

                            Comentário


                              #15
                              verdade, o efeito de contagio não é desprezivel

                              Comentário


                                #16
                                Bom texto sobre:


                                A Tunísia em transe - A Escolha do Editor - Jornal de negócios online

                                Comentário


                                  #17
                                  Desta feita chegaram os confrontos ao Egipto...

                                  As consequências destes problemas que ameaçam propagarem-se a todo o mundo Árabe são imprevisiveis!

                                  Comentário


                                    #18
                                    Próxima país em destaque (para além de Yemén, etc.):

                                    Bahrain!

                                    Bahrain: Protestos contra o governo sobem de tom- Economia - Jornal de negócios online

                                    Comentário


                                      #19
                                      Entretanto, na Arábia Saudita, o Rei Abdallah trata de aumentar salários e mais uma série de medidas para melhorar as condições de vida da população antes que alguém se lembre de vir fazer barulho também:

                                      Rei Abdallah regressa à Arábia Saudita e anuncia medidas sociais

                                      11h35m

                                      O rei Abdallah, da Arábia Saudita, que regressa a Riade, esta quarta-feira, depois de uma ausência de três meses, anunciou uma série de medidas sociais destinadas nomeadamente a funcionários públicos e estudantes, e a melhoria das condições de concessão de crédito.
                                      No âmbito de uma série de decisões divulgadas pela agência oficial SPA, o rei ordenou um aumento de 15% nos salários de cerca de um milhão de funcionários públicos sauditas e a atribuição de subsídio de desemprego a jovens durante um ano.
                                      O rei também anunciou que o capital do fundo de ajuda à habitação terá um aumento de 40 mil milhões de rials (7500 milhões de euros) para melhorar os pedidos de empréstimos para a compra de imobiliário.
                                      Abdallah também indultou um grande número de prisioneiros sauditas, que estavam detidos por delitos financeiros, e proclamou uma série de medidas para lutar contra o desemprego e ajudar os estudantes no estrangeiro.
                                      O rei Abdallah é esperado tarde em Riade depois de uma ausência de três meses, na sequência de tratamentos médicos, durante a qual o mundo árabe viveu uma série de levantamentos populares.
                                      No vizinho reino Bahrein, a primeira nação do Golfo onde foram registados protestos, a contestação popular, desencadeada inicialmente por estudantes, parece associada à pobreza e à ausência de liberdade política.
                                      A Arábia Saudita, com cerca de 29 milhões de habitantes, é o maior produtor de petróleo da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP).

                                      Rei Abdallah regressa à Arábia Saudita e anuncia medidas sociais - JN

                                      Comentário


                                        #20
                                        Parece que a confusão na Tunisia está para durar...

                                        Tunísia: Primeiro-ministro demite-se - dn - DN

                                        E na Libia então...

                                        Líbia: Oposicionistas controlam cidade perto de Tripoli - Notícias Lusa - SAPO Notícias

                                        Comentário


                                          #21
                                          O meu irmão vai para la amanha 15 dias.

                                          Espero que corra tudo bem.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Espero que não seja para a Líbia...porque os ingleses estão a ver-se à rasca para evacuar trabalhadores e alguns andam perdidos/desaparecidos.

                                            Relatos de pilhagens, tiroteios, roubo com armas apontadas à cabeça, etc, etc

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por tonyV Ver Post
                                              Espero que não seja para a Líbia...porque os ingleses estão a ver-se à rasca para evacuar trabalhadores e alguns andam perdidos/desaparecidos.

                                              Relatos de pilhagens, tiroteios, roubo com armas apontadas à cabeça, etc, etc

                                              Tunísia..

                                              Comentário


                                                #24
                                                De facto é um risco um bocado grande.

                                                Nunca se sabe qdo os problemas voltam.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Celsius Ver Post
                                                  Cheira-me que a situação na Líbia vai acabar num (ainda maior) banho de sangue...

                                                  Comentário

                                                  AD fim dos posts Desktop

                                                  Collapse

                                                  Ad Fim dos Posts Mobile

                                                  Collapse
                                                  Working...
                                                  X