Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Inspecção de objectos pessoais nos Supermercados

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Inspecção de objectos pessoais nos Supermercados

    Hoje entrei num supermercado de mochila às costas para fazer umas compras e quando cheguei à caixa para fazer o respectivo pagamento, a funcionária pediu-me para abrir a mochila com o propósito de inspeccionar o interior do mesma, e assim o fiz para facilitar.

    E se eu me recusasse a abrir, argumentando que ninguém tem nada que ver o conteúdo porque são coisas minhas/pessoais? O que acontecia?

    Há alguma lei que obrigue um cliente a tal procedimento, ou são apenas regras de segurança contra furtos ditadas pelo próprio estabelecimento?

    #2
    Na minha opinião de leigo, só um polícia te poderia obrigar a mostrar o conteúdo da mochila, e mesmo assim, em determinadas condições.

    Os caixas e os seguranças não têm autoridade para tal.

    Comentário


      #3
      Tenho visto casos parecidos em supermercados e hipermercados os seguranças fiscalizam tudo, mochilas e outros bens, logo à que não levar nada de nada.Não sei se uma eventual recusa pode ser nociva.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por LUSOPOWER Ver Post
        Hoje entrei num supermercado de mochila às costas para fazer umas compras e quando cheguei à caixa para fazer o respectivo pagamento, a funcionária pediu-me para abrir a mochila com o propósito de inspeccionar o interior do mesma, e assim o fiz para facilitar.

        E se eu me recusasse a abrir, argumentando que ninguém tem nada que ver o conteúdo porque são coisas minhas/pessoais? O que acontecia?

        Há alguma lei que obrigue um cliente a tal procedimento, ou são apenas regras de segurança contra furtos ditadas pelo próprio estabelecimento?
        Claro que te podes recusar , assim como a emplastificar os sacos ou mesmo selar a entrada dos estabelecimentos.
        Se eles tiverem a certeza de alguma coisa devem contactar a psp ou gnr que são a entidade competente para te revistar.
        É claro que se não tiveres nada eles arriscam uma queixa de seguida na PSP ou GNR por difamação.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por eu Ver Post
          Na minha opinião de leigo, só um polícia te poderia obrigar a mostrar o conteúdo da mochila, e mesmo assim, em determinadas condições.

          Os caixas e os seguranças não têm autoridade para tal.
          Penso precisamente o mesmo, mas ainda assim fiquei na dúvida se existe ou não alguma lei que nos obrigue a tal...

          Comentário


            #6
            Penso que nesse caso chamam a polícia para fazer a revista.

            Comentário


              #7
              Já me aconteceu e foi um caso caricato. Entrei num Jumbo com a mochila do portátil às costas. Perguntei com todas as letras ao segurança da entrada se não queria ensacar a mochila. Ele perguntou-me do que era, disse-lhe que era do portátil e ele mandou-me entrar assim mesmo.

              Já à saída da caixa, depois de pagar, estava um segurança a rondar as caixas todas. Abeira-se de mim e pede-me educadamente (foi mesmo educadamente) para eu abrir a mochila. Eu disse-lhe que o colega dele me tinha deixado entrar assim, mas ele insistiu. Estive mesmo para abrir a mochila, mas resolvi dizer-lhe que ele não tinha autoridade para o fazer, e que portanto eu teria todo o gosto em abrir a mochila, mas na frente de uma autoridade policial. Até acrescentei que podíamos ir à esquadra juntos. O homem aí calou-se e mandou-me seguir a minha vida.

              Comentário


                #8
                Sempre que preciso de ir a uma grande superfície e levo sacos de outras compras pergunto sempre se posso entrar assim e até agora nunca disseram que não nem nunca pediram para ver nada.

                E se pedirem à entrada tudo bem, não há problema.

                No dia em que me pedirem à saída peço que chamem a polícia.. Simples. E quando a policia chegar faço queixa de uma coisa qualquer, livro de reclamações, carta à gerência da loja, etc.

                É como quando entro numa loja de perfumes e a loja está vazia a essa hora e o segurança põe-se logo em "posição" (num local onde me consiga ver). Irrita-me mas pronto, é o trabalho dele.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por LUSOPOWER Ver Post
                  Penso precisamente o mesmo, mas ainda assim fiquei na dúvida se existe ou não alguma lei que nos obrigue a tal...
                  Originalmente Colocado por Metro Ver Post
                  Claro que te podes recusar , assim como a emplastificar os sacos ou mesmo selar a entrada dos estabelecimentos.
                  Se eles tiverem a certeza de alguma coisa devem contactar a psp ou gnr que são a entidade competente para te revistar.
                  É claro que se não tiveres nada eles arriscam uma queixa de seguida na PSP ou GNR por difamação.
                  Originalmente Colocado por ciber007 Ver Post
                  Penso que nesse caso chamam a polícia para fazer a revista.
                  Chamam a policia apenas se tiverem a certeza absoluta que ele roubou se não tiverem a certeza absoluta e chamarem a policia visto que é estupidez arriscam-se a um processo e a ter de pagar algum dinheiro ao lesado.

                  Comentário


                    #10
                    Quem não deve, não teme. Os seguranças só estão a fazer o trabalho que lhes compete. Porque é que hão-de complicar só para se sentirem superiores?

                    Comentário


                      #11
                      Eles não te obrigaram abrir a mochila ou obrigaram?

                      Abris-te a mochila respondendo a um pedido, se assim foi é porque colaboras-te.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Lagarto Ver Post
                        Quem não deve, não teme. Os seguranças só estão a fazer o trabalho que lhes compete. Porque é que hão-de complicar só para se sentirem superiores?

                        Para não haverem complicações o ideal era os sacos serem obrigatoriamente deixados a entrada evitando situações desagradáveis.

                        Não vejo qualquer interesse no autor do tópico em se sentir superior perante o segurança/empregado(a) mas imagina que quem passa ao lado da situação e não vê o seu desfecho pode pensar de ti pessoa por exemplo

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Lagarto Ver Post
                          Quem não deve, não teme. Os seguranças só estão a fazer o trabalho que lhes compete. Porque é que hão-de complicar só para se sentirem superiores?
                          Porque a partir do momento que não roubo nada e sabendo que eles têm câmaras de filmar com ampliação suficiente para quase conseguirem ler alguns rotulos de letras grandes (as da marca que costumam ser enormes) recuso-me a que um segurança me peça para revistar em frente a uma dezena ou mais de pessoas estranhas.

                          Até porque quer se queira quer não, quem está atrás na fila começa logo a comentar isto e aquilo.

                          Havia de ser bonito se fosse tratado criminoso sempre que um segurança, no alto da sua sabedoria, me considerasse um potencial ladrão.

                          Assim é fácil, digo alto e bom som que não tenho nada e que terei todo o gosto em mostrar o saco, perante a policia. É como tu dizes, quem não deve não teme.

                          Mas também como nunca aconteceu não me incomodo muito.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Lagarto Ver Post
                            Quem não deve, não teme. Os seguranças só estão a fazer o trabalho que lhes compete. Porque é que hão-de complicar só para se sentirem superiores?
                            É um direito que me assiste, enquanto este país reconhecer a propriedade privada, que ninguém tenha o direito de saber o que tenho comigo, excepção feita a quem está incumbido da autoridade de Estado.

                            Eu lido muito mal com este tipo de situações. Até com o disparo dos alarmes das lojas me chateio. É um vexame por que passamos, sem culpa nenhuma.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por biker Ver Post
                              Eles não te obrigaram abrir a mochila ou obrigaram?

                              Abris-te a mochila respondendo a um pedido, se assim foi é porque colaboras-te.
                              Claro que não me obrigaram. A rapariga da caixa até me pediu com bons modos e eu facilitei.

                              Comentário


                                #16
                                A questão era se o funcionário faria a mesma questão a um tipo mais duvidoso.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Lagarto Ver Post
                                  Quem não deve, não teme. Os seguranças só estão a fazer o trabalho que lhes compete. Porque é que hão-de complicar só para se sentirem superiores?
                                  Essa do "quem não deve, não teme" só dá azo a abusos de autoridade e a abdicarmos dos nossos direitos e privacidade em nome de terrorismo, suspeita de roubo, desconfiança etc...

                                  Pessoalmente "afino" com seguranças a desconfiarem especialmente se estiver completamente inocente. Normalmente pergunto se posso entrar com saco/mochila/pasta antes de entrar na área de compras.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Lagarto Ver Post
                                    Quem não deve, não teme. Os seguranças só estão a fazer o trabalho que lhes compete. Porque é que hão-de complicar só para se sentirem superiores?



                                    acho que nao deves colocar assim a pergunta,pois o que tens dentro dos sacos sao coisas pessoais

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Axxantis Ver Post
                                      É um direito que me assiste, enquanto este país reconhecer a propriedade privada, que ninguém tenha o direito de saber o que tenho comigo, excepção feita a quem está incumbido da autoridade de Estado.

                                      Eu lido muito mal com este tipo de situações. Até com o disparo dos alarmes das lojas me chateio. É um vexame por que passamos, sem culpa nenhuma.
                                      Exactamente.... Este é outro ponto.

                                      E se eu tiver uma revista gay dentro da mochila, lógico que não quero que o segurança veja.

                                      Ou se tiver fotos intimas da minha namorada... Também me parece lógico que o segurança é capaz de não ter nada a ver com isso.

                                      Ou se tiver.... Ou.... Ou.....

                                      Mas nem interessa porque é. Interessa é que ninguém tem nada a ver com o que trago comigo. Simples.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Lagarto Ver Post
                                        Quem não deve, não teme. Os seguranças só estão a fazer o trabalho que lhes compete. Porque é que hão-de complicar só para se sentirem superiores?
                                        Não foi um segurança, foi a rapariga da caixa no momento do pagamento.


                                        Já agora essa do "superiores" foi a que propósito, posso saber??

                                        Comentário


                                          #21
                                          Opa, porque é que gostam de implicar? Eu sempre que vou ao lidl aqui da zona depois do treino, já sei como é e nem precisam de pedir nada, mostro simplesmente.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por LimaoAzedo Ver Post
                                            Opa, porque é que gostam de implicar? Eu sempre que vou ao lidl aqui da zona depois do treino, já sei como é e nem precisam de pedir nada, mostro simplesmente.
                                            Olha, por acaso isto passou-se mesmo num Lidl

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por LimaoAzedo Ver Post
                                              Opa, porque é que gostam de implicar? Eu sempre que vou ao lidl aqui da zona depois do treino, já sei como é e nem precisam de pedir nada, mostro simplesmente.
                                              Eu acho que não é implicar. Imagina que levas lá algo inapropriado ou que não te apetece mostrar dado que estás no teu total direito. Não é implicar, é agir conforme os nossos direitos.

                                              Comentário


                                                #24
                                                E se eles pedirem para ver a mochila e dentro dela tiver uma granada (airsoft) ?

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por ricardodsb Ver Post
                                                  Eu acho que não é implicar. Imagina que levas lá algo inapropriado ou que não te apetece mostrar dado que estás no teu total direito. Não é implicar, é agir conforme os nossos direitos.

                                                  Exactamente, porque quando são essas e outras entidades também utilizam os seus direitos sem qualquer tipo de constrangimento logo ...

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Daqui amanha, pedem pra baixar as calças e é ver o pessoal todo em fila, pois é perfeitamente normal...

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Belshior Ver Post
                                                      Daqui amanha, pedem pra baixar as calças e é ver o pessoal todo em fila, pois é perfeitamente normal...
                                                      Nos aeroportos dos EUA já é quase assim. Se te recusares a passar pelo body scanner, os seguranças fazem-se uma revista, mas uma revista a sério. Até te avisam (e pedem-te desculpa) porque têm que te mexer nas "bolinhas"! É mesmo assim!

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        O que é certo é que aquela situação deixou-me um tanto envergonhado, para isso impediam imediatamente as pessoas de entrar com sacos, mochilas, etc

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Ruben99 Ver Post
                                                          Exactamente, porque quando são essas e outras entidades também utilizam os seus direitos sem qualquer tipo de constrangimento logo ...
                                                          Exactamente.

                                                          É do que mais me mete confusão, um gajo pode ser mandado parar por "alguém de direito" mas depois se usufruimos dos nossos direitos já é "ah e tal, bora lá facilitar, estão a trabalhar"...

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Somente as autoridades te podem obrigar a mostrar o conteúdo.

                                                            Um segurança ou um caixa de supermercado pode pedir, e tu és livre de mostrar ou não. Eu não mostraria, somente por uma questão de princípio.

                                                            Aceito, contudo, e sem qualquer problema, que à entrada do supermercado me coloquem a mochila ou pasta ou whatever dentro do saco de plástico selado.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X