Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Como inutilizar cópia do cartão de cidadão?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Como inutilizar cópia do cartão de cidadão?

    Mudei de operador de internet e para cancelar o serviço pedem-me para enviar uma cópia do cartão de cidadão, junto com o pedido de rescisão.

    Como é que procedo para inutilizar a cópia, de forma a que a recebam mas não a possam utilizar para mais nada?

    Obrigado

    #2
    Traças a cópia e escreves em cima dela por exemplo o nome do operador de internet. Assim, caso o CC venha a ser usado sabes de onde veio a cópia.

    Eu faço sempre assim.

    Comentário


      #3
      Teoricamente a cópia não deve servir para nada, no entanto eu geralmente traço o cartão e escrevo o motivo da cópia, no teu caso Rescisão (inseriraquioperador).
      Não traces por cima de algum dado essencial (como o número)
      Mas isto sou eu, não sei se haverá outra forma melhor...

      Abraços
      XO

      PS - A MrsX adiantou-se por 40 segundos :P

      Comentário


        #4
        Atenção:
        NUNCA ESQUECER DE COLOCAR A DATA!

        E já agora, como é a B0ST@ do CC (em lugar do BI), não esquecer de riscar
        da cópia os números que não interessam à operadora (deixar visíveis apenas
        os números do BI/CC e de contribuinte).

        O CC ainda vai facilitar muuuuuuitos roubos de identidade, à conta de ter
        todos aqueles números num só cartão. Mas enfim... somos governados por
        acéfalos.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por Nuno156 Ver Post
          Atenção:
          NUNCA ESQUECER DE COLOCAR A DATA!

          E já agora, como é a B0ST@ do CC (em lugar do BI), não esquecer de riscar
          da cópia os números que não interessam à operadora (deixar visíveis apenas
          os números do BI/CC e de contribuinte).

          O CC ainda vai facilitar muuuuuuitos roubos de identidade, à conta de ter
          todos aqueles números num só cartão. Mas enfim... somos governados por
          acéfalos.
          É verdade. A data é sempre um elemento importante...
          Dos outros números nem me lembrei porque nunca enviei cópia do CC... Só mesmo do BI hehe.

          Abraços
          XO

          Comentário


            #6
            Bilhete de Identidade Alerta que circula na Net é a sério - Expresso.pt

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por XO Ver Post
              É verdade. A data é sempre um elemento importante...
              Dos outros números nem me lembrei porque nunca enviei cópia do CC... Só mesmo do BI hehe.

              Abraços
              XO
              Pois...

              Eu também ainda tenho BI.
              E quando o BI estiver para caducar, renovo o passaporte, e passo a usar
              apenas o passaporte.

              O CC é das maiores aberrações para a segurança dos dados pessoais que já
              vi até hoje. Há "palhaços" idiotas que se lembram de ideias "pioneiras", mas
              nunca têm cérebro suficiente para descobrir a razão pela qual são os ÚNICOS
              no planeta que se lembraram de juntar os cartões de identificação num só.


              Não tenho nada contra o chip no cartão, apenas contra a idiotice (que até
              é inconstitucional) de juntar todos os números de identificação num só
              cartão.

              Enfim... burros que pensam que são inteligentes...

              Comentário


                #8
                Realmente, um número único de identificação é inconstitucional, mas termos todos os números no mesmo cartão já passa...
                Eu há pouquíssimo tempo tirei o CC, mas permitiram-me guardar o BI... Não pensei que fosse possível (mesmo tendo sido picado à "revisor").

                Abraços
                XO

                Comentário


                  #9
                  Então imaginem que existe roubo de identidade, e fazem 30 por uma linha.

                  Eu posso ser responsabilizado?
                  Em muitas dessas situações não deve ser dificil provar que não foi o próprio a fazer acção x ou y, não?

                  Comentário


                    #10
                    Muito obrigado a todos, como sempre este forum é de uma ajuda preciosa.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por XO Ver Post
                      Realmente, um número único de identificação é inconstitucional, mas termos todos os números no mesmo cartão já passa...
                      Eu há pouquíssimo tempo tirei o CC, mas permitiram-me guardar o BI... Não pensei que fosse possível (mesmo tendo sido picado à "revisor").

                      Abraços
                      XO
                      Eu tirei o CC há pouco tempo e permitiram-me guardar todos os cartões... intactos!

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Israel Ver Post
                        Então imaginem que existe roubo de identidade, e fazem 30 por uma linha.

                        Eu posso ser responsabilizado?
                        Em muitas dessas situações não deve ser dificil provar que não foi o próprio a fazer acção x ou y, não?
                        Queres falar com um colega meu, que andou meses em tribunal?

                        E só não pagou as facturas da TMN porque conseguiram apanhar o gajo que
                        fez uso dos dados dele para obter um telemóvel.

                        Se não tivessem apanhado o burlão, como é que ele conseguia provar que
                        não tinha sido ele a fazer o contrato com a TMN?

                        Não, não é fácil provar. E dá muitas dores-de-cabeça para provar.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por MrsX Ver Post
                          Eu tirei o CC há pouco tempo e permitiram-me guardar todos os cartões... intactos!
                          Foste atendida por um homem, e fizeste "olhinhos"...

                          Eu também fiquei com a carta de condução antiga... fui atendido por uma
                          senhora... e fui simpático e divertido com ela. Código postal: meio caminho
                          andado!

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Nuno156 Ver Post
                            Foste atendida por um homem, e fizeste "olhinhos"...

                            Eu também fiquei com a carta de condução antiga... fui atendido por uma
                            senhora... e fui simpático e divertido com ela. Código postal: meio caminho
                            andado!
                            Wrong! Fui atendida por uma senhora, bem patega por sinal!

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por MrsX Ver Post
                              Wrong! Fui atendida por uma senhora, bem patega por sinal!
                              Sabes bem que ser uma mulher a atender-te não invalida em nada o que o Nuno apontou...

                              Abraços
                              XO

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por XO Ver Post
                                Sabes bem que ser uma mulher a atender-te não invalida em nada o que o Nuno apontou...

                                Abraços
                                XO
                                Eu disse senhora... se dissesse mulher, aí sim, poderia ter outra conotação!

                                Comentário


                                  #17
                                  Podes fazer um Scan e depois colocas uma marca de água no PDF que criares

                                  Bullzip PDF Printer é free e muito bom.

                                  Uso isto quando envio documentos.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Nuno156 Ver Post
                                    Pois...

                                    Eu também ainda tenho BI.
                                    E quando o BI estiver para caducar, renovo o passaporte, e passo a usar
                                    apenas o passaporte.


                                    O CC é das maiores aberrações para a segurança dos dados pessoais que já
                                    vi até hoje. Há "palhaços" idiotas que se lembram de ideias "pioneiras", mas
                                    nunca têm cérebro suficiente para descobrir a razão pela qual são os ÚNICOS
                                    no planeta que se lembraram de juntar os cartões de identificação num só.


                                    Não tenho nada contra o chip no cartão, apenas contra a idiotice (que até
                                    é inconstitucional) de juntar todos os números de identificação num só
                                    cartão.

                                    Enfim... burros que pensam que são inteligentes...
                                    Para renovares o passaporte precisas de ter um BI com, no mínimo, 6 meses de validade.

                                    Teoricamente consegues adiar a tua mudança para o CC por 5 anos, que é a validade máxima do passaporte.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Silvers Ver Post
                                      Para renovares o passaporte precisas de ter um BI com, no mínimo, 6 meses de validade.

                                      Teoricamente consegues adiar a tua mudança para o CC por 5 anos, que é a validade máxima do passaporte.
                                      Até lá (2021 ou seja 2016+5), espero que o (des)governo tenha mudado
                                      entretanto.

                                      E espero que o novo governo (ainda que também des-), não se submeta ao
                                      lobby Microsoft, e volte a separar os cartões (ainda que mantenha o CC com
                                      chip).

                                      O importante mesmo é não ter os cartões num único. Muito menos
                                      escarrapachados no cartão todos juntinhos.

                                      Mas o mais provável é em 2021 já sermos todos espanhóis.
                                      Ou haver um CC europeu sem estas m€rd@s todas no cartão.

                                      Comentário


                                        #20
                                        E eu perdi o meu BI na rua... o que é uma m****.

                                        Há alguma maneira de me prevenir contra roubos de identidade?

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por jts Ver Post
                                          E eu perdi o meu BI na rua... o que é uma m****.

                                          Há alguma maneira de me prevenir contra roubos de identidade?
                                          Prevenir é sempre complicado agora.
                                          Aconselhava uma ida à PSP e fazer participação dessa perda.
                                          Provavelmente sempre é mais uma forma de te protegeres de futuros problemas.

                                          Abraços
                                          XO

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por jts Ver Post
                                            E eu perdi o meu BI na rua... o que é uma m****.

                                            Há alguma maneira de me prevenir contra roubos de identidade?
                                            Deter. Detect. Defend. Avoid ID Theft
                                            Welcome to IdentityTheft.org.uk
                                            IdentityTheft.org - Identity Theft Prevention and Survival
                                            Identity theft - Wikipedia, the free encyclopedia
                                            Protecting Mail from Identity Thieves - NYTimes.com

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por XO Ver Post
                                              Prevenir é sempre complicado agora.
                                              Aconselhava uma ida à PSP e fazer participação dessa perda.
                                              Provavelmente sempre é mais uma forma de te protegeres de futuros problemas.

                                              Abraços
                                              XO
                                              Certo. Por acaso é uma coisa que já devia ter feito. Até porque já foi há uns bons dias.

                                              Obrigado.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Nuno156 Ver Post
                                                Atenção:
                                                NUNCA ESQUECER DE COLOCAR A DATA!

                                                E já agora, como é a B0ST@ do CC (em lugar do BI), não esquecer de riscar
                                                da cópia os números que não interessam à operadora (deixar visíveis apenas
                                                os números do BI/CC e de contribuinte).

                                                O CC ainda vai facilitar muuuuuuitos roubos de identidade, à conta de ter
                                                todos aqueles números num só cartão. Mas enfim... somos governados por
                                                acéfalos.
                                                Não percebi bem qual é o problema que apontas ao CC.
                                                Para a operador basta mandar a frente do cartão, que tem os dados do antigo BI. Os outros números irrelevantes para a questão, estão por trás. Quanto ao resto, se perdesse a carteira também perdia todos os números, portanto parece-me que o risco é idêntico.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Pedro82 Ver Post
                                                  Não percebi bem qual é o problema que apontas ao CC.
                                                  Para a operador basta mandar a frente do cartão, que tem os dados do antigo BI. Os outros números irrelevantes para a questão, estão por trás. Quanto ao resto, se perdesse a carteira também perdia todos os números, portanto parece-me que o risco é idêntico.
                                                  Admitindo que andas com tudo na carteira...

                                                  Cada um corre os riscos que quiser... este (des)governo obriga todos a
                                                  correrem mais riscos que cada um pode desejar correr.

                                                  Já ficou mais claro?

                                                  Se esse 82 no nick é o ano de nascimento, espera mais uns anos para
                                                  começares a perceber melhor estas (e outras) coisas...

                                                  Deveria ser obrigação do Estado (governo) criar mecanismos para proteger
                                                  os seus cidadãos deste tipo de coisas, e não fazer precisamente o contrário.

                                                  As pessoas bem informadas, com consciência dos perigos, e capazes de
                                                  adoptar comportamentos e mecanismos para reduzir a probabilidade de
                                                  serem vítimas deste crime, até poderão conseguir safar-se. Mas a maioria
                                                  dos cidadãos ficaram MAIS EXPOSTAS a este crime pelo simples facto de
                                                  este (des)governo de m€rd@ se ter lembrado de meter vários cartões num
                                                  único.
                                                  Em lugar de reduzir a exposição ao roubo de identidade, o (des)governo
                                                  AUMENTOU a exposição. Logo, falhou as suas competências. Logo é
                                                  incompetente.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Vejam lá quantos cartões de identidade na Europa reúnem mais do que um
                                                    cartão no mesmo:

                                                    european citizen identity card - Google Search

                                                    Agora digam-me se os nossos governantes são mais inteligentes que os outros,
                                                    ou se são os mais estúpidos.

                                                    É o estigma d' "o meu filho é o único que vai com o passo certo".

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Patalogika Ver Post
                                                      Podes fazer um Scan e depois colocas uma marca de água no PDF que criares

                                                      Bullzip PDF Printer é free e muito bom.

                                                      Uso isto quando envio documentos.
                                                      Dica que me serviu agora mesmo.

                                                      Por isso chamo novamente o tópico à actualidade

                                                      Comentário

                                                      AD fim dos posts Desktop

                                                      Collapse

                                                      Ad Fim dos Posts Mobile

                                                      Collapse
                                                      Working...
                                                      X