Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Estarão os papeis de género a inverter-se?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Sociedade Estarão os papeis de género a inverter-se?

    Após o meu último tópico levo comigo acrescestar, que noto, ou então leva-me achar que, o sexo feminino se vai tornando mais masculinizado e ao passo que o masculino se adopta ao feminino.

    Aos nossos dias que a sociedade e nós, vamos inpondo que a mulher desempenhe o seu trabalho fora de casa, como assim em muitas profissões até que cabiam só aos homens e que vão revelando as suas capacidades, tornam-se pessoas mais móveis num mundo que as limitava ao seu espaço.

    Ao contrario que o homem vai começando a desempenhar tarefas que mais cabiam a estas, como acompanhando de mais perto a familia e na educação dos seus filhos. Que curiosamente conheço raros casos de que a mulher mantém um emprego e o homem fica a lidar da casa e dos seus filhos.

    Leva-me a pensar que embora elas, mesmo por muito complexas que sejam , estão se a tornar mais descomplexadas por assim dizer, e o homem criando um conjunto de complexidades.

    Acham que isto possa ter algum fundamento ou que não passará de apenas um raro caso, ou de uma personalidade, que se possa destacar mas que, tudo continua, na sua forma mais igual?

    Estarão os papeis a inverter-se?

    Será isto o bom rumo do nosso futuro, partilhar e trocar esforços?

    #2
    Originalmente Colocado por nunomplopes Ver Post
    Será isto o bom rumo do nosso futuro, partilhar e trocar esforços?
    olá nuno, gosto de vir a este forum, mas pouco participei...

    partilhar e trocar esforços? claro que sim! longe vai o tempo em que o homem era o "sustento da casa" e "chefe de familia"...

    no meu entender, tem de se partilhar tudo, o que é bom e é mau, mas não acho que vá haver uma inversão assim tão radical!!

    enquanto não o vir a usar o meu eye-liner, tá tudo bem!

    Comentário


      #3
      Seria mau sinal os papéis estarem a inverter-se, visto que estaríamos a ir para o lado oposto ao de antigamente.

      Apenas há mais flexibilização e quando a mulher ganha e/ou trabalha mais que o homem, este tem de ajudar nas tarefas de casa.

      Não vejo mal nenhum e no futuro não me importo de ser eu a fazer mais coisas em casa!

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por PinkDream Ver Post
        enquanto não o vir a usar o meu eye-liner, tá tudo bem!
        Também não quer cair em radicalismos e andar tudo a trocar de sexo, por tudo ou nada!...

        Comentário


          #5
          Papéis a inverterem-se não diria, o que há é uma maior aceitação por parte de ambos os sexos para desempenharem tarefas que antes eram separadas por géneros. Assim que li o primeiro post, e não me interpretem mal, lembrei-me logo do Caditonuno.

          Antigamente havia muito o sentimento que o homem não devia partilhar tarefas exclusivas da mulher, como por exemplo, limpar a casa, ajudar na educação dos filhos, tomar conta dos filhos, até mesmo fazer simples refeições, tudo isso eram "coisas de mulher". Hoje, até mesmo pela evolução social que levou a mulher a trabalhar tanto ou mais horas fora de casa do que o homem, vemos que há uma maior aceitação para que este desempenhe e partilhe certas tarefas, de forma a aliviar a mulher desse peso, para além do que já tem fora de casa. Não é algo com o qual temos que discordar, só demonstra uma abertura de mentalidades saudável.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Lagarto Ver Post
            Antigamente havia muito o sentimento que o homem não devia partilhar tarefas exclusivas da mulher, como por exemplo, limpar a casa, ajudar na educação dos filhos, tomar conta dos filhos, até mesmo fazer simples refeições, tudo isso eram "coisas de mulher". Hoje, até mesmo pela evolução social que levou a mulher a trabalhar tanto ou mais horas fora de casa do que o homem, vemos que há uma maior aceitação para que este desempenhe e partilhe certas tarefas, de forma a aliviar a mulher desse peso, para além do que já tem fora de casa. Não é algo com o qual temos que discordar, só demonstra uma abertura de mentalidades saudável.
            em minha casa não há problemas com as coisas que precisamos ou queremos fazer...
            se eu quero alguma coisa pendurada na parede, eu posso faze-lo (nem sempre bem, mas o que conta é a intenção, eu esforço-me!), da mesma maneira que ele não tem (e não tem que ter) problemas em passar a ferro ou limpar seja o que for.
            acho que o "macho latino" já passou de moda...

            Comentário


              #7
              Nos tempos mais recentes fala-se tanto das mulheres. Então e os homens?
              Ser-se homem é cada vez mais difícil. É que hoje em dia elas querem que sejamos modernos... e somos.
              Querem que sejamos meigos, carinhosos e estejamos constantemente a mostrar o nosso lado feminino à mulher. E nós correspondemos.
              Damos flores, cuidamos da lida da casa, cozinhamos algo especial, entendemos todos os problemas, necessidades e crises delas... e ainda continuamos a ser os machos para todo o serviço, ou seja, os carregadores de piano.

              Mas mesmo assim há sempre mais alguma coisa na listinha delas que ainda temos de fazer.
              Depois há que manter a chama, surpreender, aguentar aqueles dias do SPM com cara alegre e ainda entendê-las (como se isso fosse completamente possível).

              Elas congeminaram uma lista impossível do homem ideal e a bem ou a mal nós tivemos de encaixar nela. E se calhar muitos de nós até que preenchemos praticamente todos os requisitos, mas isto dá cabo de nós.

              E o pior é que elas tratam-nos como uns eternos miúdos mas não nos toleram fraquezas... muito embora se derretam com uma lágrima a sair dos nossos olhos.

              Mas por muito que nos exijam, jamais conseguiremos fazer duas coisas ao mesmo tempo como elas... outra das coisas que dificilmente compreenderão.

              Devo dizer que tudo isto foi em tom de brincadeira... embora haja aqui alguma ponta de verdade.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por BLADERUNNER Ver Post
                Nos tempos mais recentes fala-se tanto das mulheres. Então e os homens?
                Ser-se homem é cada vez mais difícil. É que hoje em dia elas querem que sejamos modernos... e somos.
                Querem que sejamos meigos, carinhosos e estejamos constantemente a mostrar o nosso lado feminino à mulher. E nós correspondemos.
                Damos flores, cuidamos da lida da casa, cozinhamos algo especial, entendemos todos os problemas, necessidades e crises delas... e ainda continuamos a ser os machos para todo o serviço, ou seja, os carregadores de piano.

                Mas mesmo assim há sempre mais alguma coisa na listinha delas que ainda temos de fazer.
                Depois há que manter a chama, surpreender, aguentar aqueles dias do SPM com cara alegre e ainda entendê-las (como se isso fosse completamente possível).

                Elas congeminaram uma lista impossível do homem ideal e a bem ou a mal nós tivemos de encaixar nela. E se calhar muitos de nós até que preenchemos praticamente todos os requisitos, mas isto dá cabo de nós.

                E o pior é que elas tratam-nos como uns eternos miúdos mas não nos toleram fraquezas... muito embora se derretam com uma lágrima a sair dos nossos olhos.

                Mas por muito que nos exijam, jamais conseguiremos fazer duas coisas ao mesmo tempo como elas... outra das coisas que dificilmente compreenderão.

                Devo dizer que tudo isto foi em tom de brincadeira... embora haja aqui alguma ponta de verdade.
                ena, que demónios que as mulheres são...

                há uma ponta de verdade, mas mesmo só uma pontinha...

                Comentário


                  #9
                  E por falar em «verdade», devo dizer que elas não precisam da nossa ajuda nem nunca precisaram, porque não são nenhumas aleijadinhas. Do que elas realmente necessitam é que partilhemos as tarefas e responsabilidades com elas, sejam em casa ou «na rua».

                  Por que carga de água é que elas são obrigadas neste momento a estar a preparar o almoço para vós enquanto estais a ler o jornal ou aqui na net?
                  Eu preparei o pequeno-almoço, lavei a louça e parti os legumes para a sopa e ela fez o resto. Mesmo assim fica sempre algo mais para ela que eu terei de tentar compensar... o que nem sempre consigo fazer.

                  A muitos homens convém-lhes que a mulher trabalhe fora e contribua para o orçamento familiar, mas depois esquecem-se que se ela desempenha as mesmas tarefas que eles trabalhando fora de casa também eles têm de partilhar as tarefas caseiras.
                  É bom sentir que graças à emancipação da mulher há mais dinheiro disponível em casa para gastar em certas coisas, mas há que reconhecer que em muitos casos deveu-se exclusivamente à mulher que teve de fazer um esforço suplementar passando a ter dois empregos – o de doméstica e outro emprego fora de casa.

                  Assim seria bom que se desse mais atenção às mulheres dos tempos modernos, pois elas estão mais sobrecarregadas do que nunca, pelo que não seja de estranhar que exista 5x mais mulheres stressadas do que homens.

                  Com esta nova realidade muitos homens perderam a tal justificação de não fazerem nada em casa porque trabalhavam fora. Agora a mulher também o faz.
                  A falta de tempo das mulheres em casa e o reconhecimento pelos homens da igualdade de capacidades da mulher que desempenha as mesmas tarefas que ele levou a que este passasse a contribuir na repartição dos afazeres domésticos.

                  Se para a maioria dos mais velhos tudo isto é visto como mariquices do homens mais jovens que perderam a masculinidade e autoridade, ou de uma manifestação de incompetência das mulheres que não sabem cumprir o seu papel, felizmente para as novas gerações é o assumir de uma paridade de direitos entre seres humanos.

                  Por isso, não existe uma troca de papéis, mas sim uma partilha de tarefas e responsabilidades... e claro que isso não agrada a certos homens, especialmente os «mais antigos», mas é cada vez mais comum entre as novas gerações, o que deixa auspiciar um futuro mais justo para todos.
                  E não nos esqueçamos que os filhos sairão a ganhar com mais participação dos dois em casa e o respeito mútuo que isso representa, mas também o bom exemplo que um dia eles irão seguir. A isto chama-se boa educação... e esta começa em casa.

                  Comentário


                    #10
                    Não me parece que os papeis se estejam a inverter.

                    Mas tem havido maior promiscuidade nos vários papeis, o que até certo ponto me parece bem.

                    Mas é importante não perder de vista que há importantes diferenças genéticas entre homens e mulheres e devemos respeitar a nossa "natureza".

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por nunomplopes Ver Post
                      Após o meu último tópico levo comigo acrescestar, que noto, ou então leva-me achar que, o sexo feminino se vai tornando mais masculinizado e ao passo que o masculino se adopta ao feminino.

                      Aos nossos dias que a sociedade e nós, vamos inpondo que a mulher desempenhe o seu trabalho fora de casa, como assim em muitas profissões até que cabiam só aos homens e que vão revelando as suas capacidades, tornam-se pessoas mais móveis num mundo que as limitava ao seu espaço.

                      Ao contrario que o homem vai começando a desempenhar tarefas que mais cabiam a estas, como acompanhando de mais perto a familia e na educação dos seus filhos. Que curiosamente conheço raros casos de que a mulher mantém um emprego e o homem fica a lidar da casa e dos seus filhos.

                      Leva-me a pensar que embora elas, mesmo por muito complexas que sejam , estão se a tornar mais descomplexadas por assim dizer, e o homem criando um conjunto de complexidades.

                      Acham que isto possa ter algum fundamento ou que não passará de apenas um raro caso, ou de uma personalidade, que se possa destacar mas que, tudo continua, na sua forma mais igual?

                      Estarão os papeis a inverter-se?

                      Será isto o bom rumo do nosso futuro, partilhar e trocar esforços?
                      Eu não acho que os papeis se tenham invertido de forma radical na generalidade, vejo muitas mulheres a viverem sozinhas e que fazem tudo sozinhas e muitas casadas que fazem tudo sozinhas na mesma.

                      No meu caso não ajudo em nada porque não nasci para ser ajudante, ou faço de raiz ou não faço, no meu caso gosto de ser eu a tratar das compras, fazer comida muitas vezes, tratar dos bichos, tratar das avarias em casa e despejar o lixo e ir comprar o gas , ou mesmo limpar uma divisao se tiver de ser, isso é comigo

                      Mas não é nada de inovador o meu avô que ja faleceu tambem fazia isto, o meu pai tambem.
                      Agora passar a ferro, cuidar da roupa e ter a cozinha arrumada isso sao coisas já do universo feminino que um homem nunca consegue fazer igual, tem a ver com sensibilidades.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Nephilim Ver Post
                        Agora passar a ferro, cuidar da roupa e ter a cozinha arrumada isso sao coisas já do universo feminino que um homem nunca consegue fazer igual, tem a ver com sensibilidades.
                        da mesma maneira que as mulheres não conseguem fazer algumas coisas com a mesma habilidade que a maioria dos homens, mas isso não é desculpa!!

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Nephilim Ver Post
                          Eu não acho que os papeis se tenham invertido de forma radical na generalidade, vejo muitas mulheres a viverem sozinhas e que fazem tudo sozinhas e muitas casadas que fazem tudo sozinhas na mesma.

                          No meu caso não ajudo em nada porque não nasci para ser ajudante, ou faço de raiz ou não faço, no meu caso gosto de ser eu a tratar das compras, fazer comida muitas vezes, tratar dos bichos, tratar das avarias em casa e despejar o lixo e ir comprar o gas , ou mesmo limpar uma divisao se tiver de ser, isso é comigo

                          Mas não é nada de inovador o meu avô que ja faleceu tambem fazia isto, o meu pai tambem.
                          Agora passar a ferro, cuidar da roupa e ter a cozinha arrumada isso sao coisas já do universo feminino que um homem nunca consegue fazer igual, tem a ver com sensibilidades.
                          És casado ou vives com uma mulher ?

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por PinkDream Ver Post
                            da mesma maneira que as mulheres não conseguem fazer algumas coisas com a mesma habilidade que a maioria dos homens, mas isso não é desculpa!!
                            Nem para nós nem para vocês.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por ricardodsb Ver Post
                              Nem para nós nem para vocês.
                              era isso que eu queria dizer!!

                              Comentário


                                #16
                                É um erro pensar que um dos maiores recursos dos países subdesenvolvidos está nos minerais preciosos e no petróleo. Os homens dessas nações pensam que os seus melhores recursos estão debaixo da terra, mas estão enganados. Estão ao cimo da terra bem diante dos seus olhos. O seu maior recurso são as mulheres.

                                Mulheres que se tiverem oportunidade de se instruir poderão ajudar no desenvolvimento dos seus países. Serão uma mais-valia que até ao momento é renegada e desaproveitada pelas nações mais atrasadas.

                                Tudo isto acontece por culpa da estrutura social e religiosa que continua a marginalizar metade da sua população – as mulheres. Daí que a maior pobreza dos povos está dentro das suas cabeças. São essas mentalidades atrasadas que evitam o progresso das suas nações.

                                Talvez, por isso, as nações onde as mulheres são mais marginalizadas e onde a religião tem maior peso, são as mais pobres do mundo. Por outro lado, as nações onde a mulher é vista com igualdade transformaram-se nas mais desenvolvidas do planeta. E isto são factos que deveriam dar que pensar.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por PinkDream Ver Post
                                  era isso que eu queria dizer!!
                                  Agora mais a sério depende das situações. Existem apetências tanto físicas como psicológicas mais desenvolvidas num género do que noutro. Os dois juntos complementam-se.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Nephilim Ver Post
                                    Eu não acho que os papeis se tenham invertido de forma radical na generalidade, vejo muitas mulheres a viverem sozinhas e que fazem tudo sozinhas e muitas casadas que fazem tudo sozinhas na mesma.

                                    No meu caso não ajudo em nada porque não nasci para ser ajudante, ou faço de raiz ou não faço, no meu caso gosto de ser eu a tratar das compras, fazer comida muitas vezes, tratar dos bichos, tratar das avarias em casa e despejar o lixo e ir comprar o gas , ou mesmo limpar uma divisao se tiver de ser, isso é comigo

                                    Mas não é nada de inovador o meu avô que ja faleceu tambem fazia isto, o meu pai tambem.
                                    Agora passar a ferro, cuidar da roupa e ter a cozinha arrumada isso sao coisas já do universo feminino que um homem nunca consegue fazer igual, tem a ver com sensibilidades.
                                    É preciso sensibilidade para arrumar a cozinha?

                                    Comentário


                                      #19
                                      acho que "antigamente" a mulher vivia dependente de um homem. raros eram os casos de mulheres que viviam a carreira e tinham sonhos para além de manter a casa, filhos e marido vestidos e servidos.

                                      hoje as mulheres são independentes e não estão para aturar os maridos de antigamente (apesar de ainda conhecer alguns casos assim). não vejo as tarefas de casa como uma ajuda à minha mulher, mas sim como algo que é necessário fazer para a casa e para os dois. faço normalmente o jantar todos os dias, pois normalmente chego primeiro - (se calhar algo impensável à 50 ou 60 anos atrás), limpo a casa quando ela está a trabalhar e não é por isso que me sinto menos homem. há coisa que normalmente não faço, por ex. passar a ferro, não que não saiba mas porque demoro imenso tempo a fazê-lo.

                                      não acho que os papéis se estejam a inverter, mas acho que existiu uma adaptação aos tempos modernos.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Ó Blade agora fizeste-me lembrar isto:

                                        http://forum.autohoje.com/off-topic/...s-e-afins.html

                                        Fazes-te dizer do carregadores de piano e recorda-me o meu pensamento...

                                        Compreender alguém é como ser-se um pianista, é preciso tocar as teclas certas para retirar de si a sua melodia.
                                        Nuno Lopes

                                        Talvez com a sua delicadeza o consigam...

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Lagarto Ver Post
                                          É preciso sensibilidade para arrumar a cozinha?
                                          É. Não se pode dizer que não existam homens que a tenham mas as mulheres por norma são mais arrumadas, logo têm uma sensibilidade para a arrumação muito superior.

                                          Mas atenção, estamos no campo das generalizações.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por 407coupe Ver Post
                                            acho que "antigamente" a mulher vivia dependente de um homem. raros eram os casos de mulheres que viviam a carreira e tinham sonhos para além de manter a casa, filhos e marido vestidos e servidos.

                                            Não é bem assim. Nas aldeias em que se vivia da terra essencialmente não era de todo estranho que fosse a mulher a ficar com a carteira da família.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                                              És casado ou vives com uma mulher ?
                                              Sim porque?

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por PinkDream Ver Post
                                                da mesma maneira que as mulheres não conseguem fazer algumas coisas com a mesma habilidade que a maioria dos homens, mas isso não é desculpa!!
                                                Mas um homem não tem de fazer tudo se viver com uma mulher, faz algumas coisas e ela outra , ideal sao estas funcões se complementarem que comigo é isso que acontece o que nao é propriamente uma ajuda de fazer a meias a mesma coisa.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por BLADERUNNER Ver Post
                                                  É um erro pensar que um dos maiores recursos dos países subdesenvolvidos está nos minerais preciosos e no petróleo. Os homens dessas nações pensam que os seus melhores recursos estão debaixo da terra, mas estão enganados. Estão ao cimo da terra bem diante dos seus olhos. O seu maior recurso são as mulheres.
                                                  (...)

                                                  prontos... VAMOS EXPLORAR AS MULHERES!!

                                                  (deixa me fugir!! )

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Não acho que se estejam a inverter mas sim a estabilizar.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Nephilim Ver Post
                                                      Sim porque?
                                                      Por curiosidade, achei que talvez fosses gay, embora numa fase de negação

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                                                        Por curiosidade, achei que talvez fosses gay, embora numa fase de negação
                                                        Há muitos que só se assumem mais tarde, mesmo depois de anos envolvidos em relações heterossexuais. Mas isto já é off-topic.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por BLADERUNNER Ver Post
                                                          Nos tempos mais recentes fala-se tanto das mulheres. Então e os homens?
                                                          Ser-se homem é cada vez mais difícil. É que hoje em dia elas querem que sejamos modernos... e somos.
                                                          Querem que sejamos meigos, carinhosos e estejamos constantemente a mostrar o nosso lado feminino à mulher. E nós correspondemos.
                                                          Damos flores, cuidamos da lida da casa, cozinhamos algo especial, entendemos todos os problemas, necessidades e crises delas... e ainda continuamos a ser os machos para todo o serviço, ou seja, os carregadores de piano.

                                                          Mas mesmo assim há sempre mais alguma coisa na listinha delas que ainda temos de fazer.
                                                          Depois há que manter a chama, surpreender, aguentar aqueles dias do SPM com cara alegre e ainda entendê-las (como se isso fosse completamente possível).

                                                          Elas congeminaram uma lista impossível do homem ideal e a bem ou a mal nós tivemos de encaixar nela. E se calhar muitos de nós até que preenchemos praticamente todos os requisitos, mas isto dá cabo de nós.

                                                          E o pior é que elas tratam-nos como uns eternos miúdos mas não nos toleram fraquezas... muito embora se derretam com uma lágrima a sair dos nossos olhos.

                                                          Mas por muito que nos exijam, jamais conseguiremos fazer duas coisas ao mesmo tempo como elas... outra das coisas que dificilmente compreenderão.

                                                          Devo dizer que tudo isto foi em tom de brincadeira... embora haja aqui alguma ponta de verdade.
                                                          Isso que retratas são os homens moles! Se querem um homem assim podem ir procurar a outro lado! É o que digo sempre à namorada!

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                                                            Por curiosidade, achei que talvez fosses gay, embora numa fase de negação
                                                            Originalmente Colocado por Lagarto Ver Post
                                                            Há muitos que só se assumem mais tarde, mesmo depois de anos envolvidos em relações heterossexuais. Mas isto já é off-topic.
                                                            Ainda vai haver casamento aqui no fórum..

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X