Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Sobre preconceitos raciais

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Sobre preconceitos raciais

    Enviaram-me e tenho de partilhar...: YouTube - Tinha que ser preto !

    #2
    Muito bom esse video. Aqui fica outro exemplo: YouTube - STRANGER DANGER: WOULD ANYONE HELP YOUR CHILD?

    Comentário


      #3
      Eu esperava que eles roubassem o carro!

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por Lagarto Ver Post
        Muito bom esse video. Aqui fica outro exemplo: YouTube - STRANGER DANGER: WOULD ANYONE HELP YOUR CHILD?
        Até me vieram as lágrimas aos olhos por ver que ninguém ajuda nem uma criança em perigo...

        Felizmente passaram pelo local dois verdadeiros seres humanos.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por Lagarto Ver Post
          Muito bom esse video. Aqui fica outro exemplo: YouTube - STRANGER DANGER: WOULD ANYONE HELP YOUR CHILD?
          Que ironia. Esses têm mesmo aspecto de mitras!

          Mas pronto tiveram uma grande atitude.

          Normalmente o cidadão comum não se quer envolver em problemas, a questão é essa! Já estes que intervieram não têm nada a perder. Acho que é mais isso!

          Comentário


            #6
            A cultura, no seu sentido mais profundo do termo, e a educação que nos dão enquanto crianças, desempenham um papel muito mais forte do que se possa imaginar naquilo que é a nossa forma de interpretar o mundo. O papel da racionalidade é, em situações limites, relegado para segundo plano. Por isso é que há muita gente que se diz não racista, mas que não consegue evitar agarrar-se mais à carteira sempre que passa por um preto. E situações contrárias também, apesar de menos frequentes. Pessoas que arranjam justificações racionais para falarem mal desta ou daquela raça, mas na verdade não sentem o que dizem.

            Lembro-me de ter analisado em Sociologia um estudo efectuado nos anos 70 ou 80, em que mostravam a um conjunto de pessoas, separadamente, um preto a correr no meio da rua e depois um branco. Para a maioria das pessoas o preto era interpretado como um assaltante que fugia da polícia, e o branco era interpretado como um atleta a fazer jogging. As situações reais de onde foram tiradas aquelas imagens eram precisamente as inversas!

            Comentário


              #7
              Para mim o video não faz muito sentido.

              Sim dá a impressão que eles vão roubar o carro, mas isso não tem nada a ver com a cor da pele
              Então eles sacam o velho de dentro do carro com aquela pressa toda, e toda aquela envolvente feita para pensar num roubo, se fossem brancos num video igual, também daria a ideia que estavam a roubar o carro.

              O video foi feito para dar a impressão de ser um roubo, fossem pretos brancos ou amarelos.

              Induzem em erro o espectador, metem pretos, pronto é racismo.
              E se fosse o mesmo video com brancos e eu pensasse que também era um assalto era o qué?

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por PeLeve Ver Post
                Até me vieram as lágrimas aos olhos por ver que ninguém ajuda nem uma criança em perigo...

                Felizmente passaram pelo local dois verdadeiros seres humanos.

                não foste o único. os pretos quando foram atrás do "raptor/pedõfilo" fizeram-me lembrar os raptors, que perseguiam a presa pelos flancos. mas aqui ajudou e ele já ia levar.

                horas (HORAS!!!) sem haver um tipo qualquer que ajudasse e isto nos EUA, onde todos fazem barulho e andam aos tiros e berram uns com os outros, chegando a andar à pancada. se fosse em PT ou nalgum país mais conservador europeu até nem me surpreenderia, agora nos EUA...

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Israel Ver Post
                  Para mim o video não faz muito sentido.

                  Sim dá a impressão que eles vão roubar o carro, mas isso não tem nada a ver com a cor da pele
                  Então eles sacam o velho de dentro do carro com aquela pressa toda, e toda aquela envolvente feita para pensar num roubo, se fossem brancos num video igual, também daria a ideia que estavam a roubar o carro.

                  O video foi feito para dar a impressão de ser um roubo, fossem pretos brancos ou amarelos.

                  Induzem em erro o espectador, metem pretos, pronto é racismo.
                  E se fosse o mesmo video com brancos e eu pensasse que também era um assalto era o qué?
                  Na minha opinião o vídeo continua a representar o que se passa realmente, pois não acredito que toda a gente reagisse da mesma forma se fosse um preto ou um branco.

                  E isto aplica-se também a indivíduos de outras raças, ou vão-me dizer que se um cigano vos perguntasse se (por exemplo) tinham isqueiro/"lume" não iriam pensar em segundas intenções da outra parte?

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Psittacus Ver Post
                    Na minha opinião o vídeo continua a representar o que se passa realmente, pois não acredito que toda a gente reagisse da mesma forma se fosse um preto ou um branco.

                    E isto aplica-se também a indivíduos de outras raças, ou vão-me dizer que se um cigano vos perguntasse se (por exemplo) tinham isqueiro/"lume" não iriam pensar em segundas intenções da outra parte?
                    Uma coisa é pedir lume ou perguntar as horas, outra é criar toda uma situação á volta, propositadamente para induzir em erro ao parecer um assalto, e isso para mim tá ao nível dos racistas.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Israel Ver Post
                      Uma coisa é pedir lume ou perguntar as horas, outra é criar toda uma situação á volta, propositadamente para induzir em erro ao parecer um assalto, e isso para mim tá ao nível dos racistas.
                      Exactamente, daí apenas ver o vídeo como uma representação da realidade, um alerta subjacente.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Psittacus Ver Post
                        Na minha opinião o vídeo continua a representar o que se passa realmente, pois não acredito que toda a gente reagisse da mesma forma se fosse um preto ou um branco.

                        E isto aplica-se também a indivíduos de outras raças, ou vão-me dizer que se um cigano vos perguntasse se (por exemplo) tinham isqueiro/"lume" não iriam pensar em segundas intenções da outra parte?
                        E porque achas que isso aconteceria?

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Israel Ver Post
                          Para mim o video não faz muito sentido.

                          Sim dá a impressão que eles vão roubar o carro, mas isso não tem nada a ver com a cor da pele
                          Então eles sacam o velho de dentro do carro com aquela pressa toda, e toda aquela envolvente feita para pensar num roubo, se fossem brancos num video igual, também daria a ideia que estavam a roubar o carro.

                          O video foi feito para dar a impressão de ser um roubo, fossem pretos brancos ou amarelos.

                          Induzem em erro o espectador, metem pretos, pronto é racismo.
                          E se fosse o mesmo video com brancos e eu pensasse que também era um assalto era o qué?
                          Eu acho que o vídeo é que é racista. Se era para induzir que eles iriam assaltar o carro, porque é que usaram pretos e não brancos? Os brancos não assaltam carros?

                          Racista é esta sociedade em que só podemos criticar brancos heterossexuais e cristãos...

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por caditonuno Ver Post
                            não foste o único. os pretos quando foram atrás do "raptor/pedõfilo" fizeram-me lembrar os raptors, que perseguiam a presa pelos flancos. mas aqui ajudou e ele já ia levar.

                            horas (HORAS!!!) sem haver um tipo qualquer que ajudasse e isto nos EUA, onde todos fazem barulho e andam aos tiros e berram uns com os outros, chegando a andar à pancada. se fosse em PT ou nalgum país mais conservador europeu até nem me surpreenderia, agora nos EUA...
                            Sabes, li num livro sobre sociologia a seguinte situação real: numa cidade alemã, numa rua movimentada, um motard teve um acidente e passaram 15 minutos entre a queda e o primeiro condutor que parou para lhe prestar assistência. Isto foi filmado por uma câmara de videovigilância. Portanto, isso de os europeus se julgarem moralmente superiores aos americanos, tem muito que se lhe diga.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por LuisMiguel Ver Post
                              Eu acho que o vídeo é que é racista. Se era para induzir que eles iriam assaltar o carro, porque é que usaram pretos e não brancos? Os brancos não assaltam carros?

                              Racista é esta sociedade em que só podemos criticar brancos heterossexuais e cristãos...
                              Se usassem brancos irias dizer o que dizes agora?

                              Reformulando:

                              Se era para induzir que eles iriam assaltar o carro, porque é que usaram brancos e não pretos? Os pretos não assaltam carros?
                              Então também tu estás a ser racista, não?

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por LuisMiguel Ver Post
                                Eu acho que o vídeo é que é racista. Se era para induzir que eles iriam assaltar o carro, porque é que usaram pretos e não brancos? Os brancos não assaltam carros?

                                Racista é esta sociedade em que só podemos criticar brancos heterossexuais e cristãos...
                                Exactamente ser branco homem e heterossexual é quase um crime!
                                Oprimimos as mulheres, os gays, os ciganos, os negros, escravizamos as pessoas ou exploramos. Eu nunca fiz nada disso.
                                Se chamamos a atenção de um negro ou cigano por estarem a fazer algo de mal somos racistas

                                Comentário


                                  #17
                                  Se a maioria das pessoas pensa que os pretos iam assaltar o velhote, de onde terá vindo essa ideia?

                                  Será que foi algo inventado?

                                  Eu se vejo pessoas com um aspecto mais duvidoso tenho mais receio, sejam pretos ou brancos, estarei a fazer mal?

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Psittacus Ver Post
                                    Se usassem brancos irias dizer o que dizes agora?

                                    Reformulando:



                                    Então também tu estás a ser racista, não?
                                    Sim e não. A minha frase era mais em tom provocatório. Eu acho que tenta-se mostrar que o que a situação tem de especial é que os pretos afinal também são bons. Mas porque haveria eu de assumir que eles são maus? Para mim, o racismo vem daí!
                                    "Os pretos também são bons!" "Os homossexuais também são normais", etc. Começa-se a gerar toda uma campanha que realça determinados grupos em vez de os vulgarizar. Pergunto: o que tem um homossexual de tão especial que justifique terem uma marcha anual nas principais cidades do mundo ocidental? O que têm as raças não caucasianas de tão especial para terem direito a campanhas? Eu acho que estamos a entrar numa nova espécie de "racismo pervertido" (não é a expressão mais adequada, mas não me ocorre nada melhor agora) em que passamos a realçar os grupos não "caucasiano-cristão/ateu-heterossexual" como que a tentar provar alguma coisa, como se tivessemos que mostrar ao mundo que somos tolerantes. Parece aquelas fotos que o pessoal das ONG's tira com as crianças no terceiro mundo: "oh vejam só esta criancinha africana muito pobrezinha coitadinha e eu sou tão queriduxo e fofuxo para ela". Epá, se querem não ser discriminatórios, limitem-se a não reparar se são pretos ou brancos, homo ou hetero, cristão ou judeu, homem ou mulher, etc. Tenham exactamente a mesma atitude seja com quem for.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por air Ver Post
                                      Se a maioria das pessoas pensa que os pretos iam assaltar o velhote, de onde terá vindo essa ideia?

                                      Será que foi algo inventado?

                                      Eu se vejo pessoas com um aspecto mais duvidoso tenho mais receio, sejam pretos ou brancos, estarei a fazer mal?
                                      Exacto
                                      Normalmente vê-se um grupo de pretos e fica-se de pé atrás porque as pessoas já tiveram uma ou varias más experíências, o que não quer dizer que a pessoa é racista, parece-me mais instinto de sobrevivencia.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por air Ver Post
                                        Se a maioria das pessoas pensa que os pretos iam assaltar o velhote, de onde terá vindo essa ideia?

                                        Será que foi algo inventado?

                                        Eu se vejo pessoas com um aspecto mais duvidoso tenho mais receio, sejam pretos ou brancos, estarei a fazer mal?
                                        Claro que não. O receio perante uma situação destas é perfeitamente natural, sejam brancos ou pretos.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por LuisMiguel Ver Post
                                          Sim e não. A minha frase era mais em tom provocatório. Eu acho que tenta-se mostrar que o que a situação tem de especial é que os pretos afinal também são bons. Mas porque haveria eu de assumir que eles são maus? Para mim, o racismo vem daí!
                                          "Os pretos também são bons!" "Os homossexuais também são normais", etc. Começa-se a gerar toda uma campanha que realça determinados grupos em vez de os vulgarizar. Pergunto: o que tem um homossexual de tão especial que justifique terem uma marcha anual nas principais cidades do mundo ocidental? O que têm as raças não caucasianas de tão especial para terem direito a campanhas? Eu acho que estamos a entrar numa nova espécie de "racismo pervertido" (não é a expressão mais adequada, mas não me ocorre nada melhor agora) em que passamos a realçar os grupos não "caucasiano-cristão/ateu-heterossexual" como que a tentar provar alguma coisa, como se tivessemos que mostrar ao mundo que somos tolerantes. Parece aquelas fotos que o pessoal das ONG's tira com as crianças no terceiro mundo: "oh vejam só esta criancinha africana muito pobrezinha coitadinha e eu sou tão queriduxo e fofuxo para ela". Epá, se querem não ser discriminatórios, limitem-se a não reparar se são pretos ou brancos, homo ou hetero, cristão ou judeu, homem ou mulher, etc. Tenham exactamente a mesma atitude seja com quem for.
                                          Sabes o que é uma minoria?

                                          Comentário

                                          AD fim dos posts Desktop

                                          Collapse

                                          Ad Fim dos Posts Mobile

                                          Collapse
                                          Working...
                                          X