Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Juiz Super Homem - Só pode !!!

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Juiz Super Homem - Só pode !!!

    Só pode ser!!

    [Ironic ON]
    Com a sua visão de super heroi conseguiria em fracções de segundo identificar se um meliante em fuga estaria ou não armado, tomando como bitola os seus super poderes condenou um inspector candidato a Superpateta, que não engoliu o super amendoim.
    [Ironic OFF]


    Tomar - Fugitivo baleado exige 200 mil euros a inspector da PJ
    Condenado por uma fracção de segundo

    Bom profissional nos 28 anos de uma carreira sempre marcada por “grande dedicação ao serviço”, o inspector Reis Mota, da Polícia Judiciária, até atirou “às pernas” do fugitivo, depois de este se virar e levar “uma mão à cintura”, reconhece o Tribunal de Tomar antes de condenar o polícia.

    Paulo Godinho não estava armado – mas o juiz considera que, naquela fracção de segundo, Reis Mota tinha a obrigação de “verificar” se o criminoso tinha uma arma de fogo. E por isso terá de lhe pagar milhares de euros de indemnização.

    Paulo Godinho, o ‘espanhol’, estava em fuga da cadeia de Leiria e foi recapturado, em Tomar, a 11 de Novembro de 2003.

    Naquela manhã de Outono, envolveu-se com o inspector Reis Mota “numa luta corpo a corpo”. “Conseguiu afastar-se” – e, “preparando-se para se escapulir por uma esquina”, rodou o tronco, “levou a mão à cintura” e disse: “F...-vos a todos”. Reis Mota estava a mais de oito metros. Pensou que o criminoso “ia sacar de uma arma para o atacar” e atirou “às pernas”. Paulo Godinho “escorregou” e a bala perfurou-lhe a coluna. Está paraplégico. E estes são os factos que o juiz deu como provados, no acórdão a que o CM teve acesso.

    Mas diz o juiz que Reis Mota, hoje com 56 anos, na fracção de segundo em que foi ameaçado de morte, “foi precipitado” a disparar, “não cuidando de verificar se o ofendido [Paulo Godinho, de 32 anos] tinha ou não “uma arma de fogo”.

    E assim condenou o inspector a pagar 675 euros, somados aos custos do processo e a uma indemnização, que ainda não foi fixada – mas que pode chegar a 200 mil euros.

    Reis Mota, já reformado antecipadamente devido a este caso, recusa comentar a sentença, mas adianta ao CM que estes foram os piores dois anos e sete meses da sua vida. “Sinto uma enorme frustração por ter 28 anos de bons serviços, uma folha impecável e com louvores, várias situações em que corri perigo de vida – e termino a minha carreira assim, sozinho no banco dos réus”.

    “Abandonado pelo Ministério da Justiça”, diz o seu advogado, António Colaço, valeu a Reis Mota “todo apoio da ASFIC” (Associação Sindical dos Funcionários de Investigação Criminal). “É vítima de um absurdo jurídico e condenado porque, num teatro de operações, não conseguiu avaliar, naquela fracção de segundo, com a mesma frieza que se decide na sala de audiência...”

    VIOLÊNCIA COM UMA GRÁVIDA

    Paulo Godinho, hoje com 32 anos, cumpria 20 meses de prisão efectiva na cadeia de Leiria por roubo violento sobre uma mulher grávida, quando teve direito a uma saída precária, em Outubro de 2003. Não regressou dia 9, como estava previsto, e a brigada de captura de presos da PJ, sediada em Lisboa, foi chamada a avançar.

    Reis Mota e outros dois inspectores bateram tudo e passado um mês encontraram o fugitivo. Escondia-se numa casa, em Tomar, quando foi encurralado por dois polícias. Investiu sobre eles e fugiu, mas, na rua, Reis Mota apanhou-o. Mesmo paraplégico, cumpriu o resto da pena.

    O QUE DIZ A ASFIC

    POLÍCIAS 'EM RISCO'

    O presidente da Associação Sindical dos Funcionários de Investigação Criminal, Carlos Anjos, considera que este caso “abre um mau precedente”. No futuro, “os polícias em acção podem ficar inibidos, hesitar, e pôr as suas vidas em risco”.

    CONTRADIÇÕES

    Carlos Anjos diz que a sentença do julgamento “é contraditória. O Tribunal entende que o inspector agiu dentro das normas – atirou às pernas, ao ser ameaçado – e depois condena-o sem haver negligência...”

    SEM SEGUROS E APOIO

    O presidente da ASFIC adianta que “os polícias não têm seguros, nem para eles, caso lhes aconteça alguma coisa, nem para terceiros, se tiverem de indemnizar alguém”.
    Henrique Machado

    In CM Hoje

    #2
    Nem adianta responder a isso, é frustrante...

    Comentário


      #3
      o jornalista é jornalista mesmo ou faz-se passar por um?

      a noticia é chocante, so pode ser corrupçao ou entao pura incompetencia (pelo menos com os dados que dispomos), mas mais chocante é a qualidade do texto para um jornalista.
      ha ai frases com tanta virgula que se tornam impossiveis de ler.

      Comentário


        #4
        [Ironic mode ON]É muito fácil do alto do púlpito, sem "saber de experiência feito", achar isto ou aquilo sobre a capacidade ou a obrigatoriedade de um ser humano normal, em fracções de segundo, decidir sobre a salvaguarda da própria vida ou, esperando mais uns segundos, morrer, para confirmar se devia ter-se defendido. Juízes desses deveriam responder, de imediato, perante um poder mais alto e ser responsabilizados por tamanha falta de coerência e presunção sobre coisas que desconhecem...[Ironic mode OFF/]

        Fora do "ironic mode" nada mais se me apraz dizer...

        Comentário


          #5
          Vocês ainda insistem em levar este «sítio» a sério...

          Comentário


            #6
            UP, que esta vergonha [8)] merece visibilidade.

            Comentário


              #7
              Lembram-se deste tópico Agente PSP deu 3 tiros a condutor, lembram-se da analise que fiz (pagina 3) da situação?

              Agora imaginem que neste caso o inspector faz o gesto de puxar corrediça atrás e tirar a segurança da arma (mais um, dois segundos), por certo adivinham qual seria a conclusão de um juiz.

              Com três, quatro segundos o inspector até devia saber a cor das cuecas do "coitado" do fugitivo [8] [8] [8].

              Munição na camera e arma em posição de fogo ou ainda se pode ser acusado de premeditação (se for policia claro).

              Pobre país...



              Comentário


                #8
                Como já disse noutro tópico, nem sei para que existe forças policiais neste país.... ou não fazem nada ou não podem cumprir o seu dever.... é estar a deitar dinheiro dos contribuintes ao lixo....

                Comentário


                  #9
                  Esse juíz deve ser da escola de Coimbra... lá com o Roxin e tudo...
                  Enquanto n lhes começarem a violar as filhas ou as netas não aprendem...

                  Comentário


                    #10
                    Bem... As noticias do CM merecem a credibilidade que merecem, ou seja, nenhuma...

                    Mas a ser verdade é um caso muito triste.. E das duas uma, ou o Juiz é uma besta quadrada e decidiu mal, e ai os recursos corrigirão a situação, ou se decidiu bem a lei foi feita por uma besta quadrada e precisa de ser mduada urgentemente.

                    Uma coisa é abuso da autoridade, outra coisa é atirar contra um criminoso que os ameaçou..

                    Afinal quem queremos protejer? Os cidadão honestos, os policias e os nossos bens, ou os criminosos?

                    Comentário


                      #11
                      pois bem,estamos a ficar muito bem!!!se este caso ficar por aqui,o agente da PJ,com 28 anos de serviço,acompanhados de louvoures e distinções,já foi para a reforma e ainda assim corre o risco de pagar uma indemenização choruda,do seu proprio bolso,porque apenas fez aquilo para que foi treinado e formado.não vou entrar em mais especulações,só acho que de futuro os agentes da PJ,ou de outras forças policiais ou militares,só tem duas opções quando deparados com este tipo de casos:

                      1ª e a mais facil...olha vai ali o gajo a fugir...deixa-o ir,que o outro lixou-se a cumprir o dever.fazemos um relatorio a dizer que o gajo corria á brava e que o perdemos numa esquina!!!


                      2ª olha está ali o gajo...tunga um tiro na carola,mais 1 ou 2 para o ar(de advertencia) e depois uma arma marada posta na mão do gajo que é para o sotor juiz não complicar a coisa.

                      conclusão:vivemos num pais onde se complica aquilo que é simples...maldita burocracia

                      Comentário


                        #12
                        citação:Originalmente colocada por mundano

                        Bem... As noticias do CM merecem a credibilidade que merecem, ou seja, nenhuma...

                        Mas a ser verdade é um caso muito triste.. E das duas uma, ou o Juiz é uma besta quadrada e decidiu mal, e ai os recursos corrigirão a situação, ou se decidiu bem a lei foi feita por uma besta quadrada e precisa de ser mduada urgentemente.

                        Uma coisa é abuso da autoridade, outra coisa é atirar contra um criminoso que os ameaçou..

                        Afinal quem queremos protejer? Os cidadão honestos, os policias e os nossos bens, ou os criminosos?
                        o CM pode n ser um jornal de referencia, mas muitas das noticias absurdas que apareceram por lá, se vieram a verificar verdadeiras!

                        de qualquer maneira, ainda acham que n vale a pena querer ser espanhol? eu cada vez mais acho que ou isso ou uma guerra civil...

                        Comentário


                          #13
                          VERGONHA!!

                          Comentário


                            #14
                            citação:Originalmente colocada por eL niNo



                            o CM pode n ser um jornal de referencia, mas muitas das noticias absurdas que apareceram por lá, se vieram a verificar verdadeiras!

                            É verdade que o CM as vezes acerta, e descobrem historias em primeira mão, como o caso do envelope 9, por exemplo...

                            Mas também lançam tantas noticias completamente sensacionalistas e as vezes completamente falsas memsmo, que eu simplesmente não lhes dou credibilidade..

                            Prefiro esperar que os jornais de referencia verifiquem as noticias e depois le-las, até porque as noticias não são exclusivo de ninguém durante muitas horas.. Posso ler os grandes furos jornalisticos do CM com um ou dois dias de atraso, mas quando leio sei que estou a ler uma noticia com mais credibilidade.

                            Comentário


                              #15
                              citação:Originalmente colocada por mundano

                              citação:Originalmente colocada por eL niNo



                              o CM pode n ser um jornal de referencia, mas muitas das noticias absurdas que apareceram por lá, se vieram a verificar verdadeiras!

                              É verdade que o CM as vezes acerta, e descobrem historias em primeira mão, como o caso do envelope 9, por exemplo...

                              Mas também lançam tantas noticias completamente sensacionalistas e as vezes completamente falsas memsmo, que eu simplesmente não lhes dou credibilidade..

                              Prefiro esperar que os jornais de referencia verifiquem as noticias e depois le-las, até porque as noticias não são exclusivo de ninguém durante muitas horas.. Posso ler os grandes furos jornalisticos do CM com um ou dois dias de atraso, mas quando leio sei que estou a ler uma noticia com mais credibilidade.
                              é um bom metodo!

                              Comentário


                                #16
                                O que acho mais incrivel é isto

                                citação:Mas diz o juiz que Reis Mota,(...) [u]na fracção de segundo em que foi ameaçado de morte, “foi precipitado” a disparar</u>, “não cuidando de verificar se o ofendido [Paulo Godinho, de 32 anos] tinha ou não “uma arma de fogo”.


                                Comentário


                                  #17
                                  citação:Originalmente colocada por mundano

                                  citação:Originalmente colocada por eL niNo



                                  o CM pode n ser um jornal de referencia, mas muitas das noticias absurdas que apareceram por lá, se vieram a verificar verdadeiras!

                                  É verdade que o CM as vezes acerta, e descobrem historias em primeira mão, como o caso do envelope 9, por exemplo...
                                  Mas também lançam tantas noticias completamente sensacionalistas e as vezes completamente falsas memsmo, que eu simplesmente não lhes dou credibilidade..

                                  Prefiro esperar que os jornais de referencia verifiquem as noticias e depois le-las, até porque as noticias não são exclusivo de ninguém durante muitas horas.. Posso ler os grandes furos jornalisticos do CM com um ou dois dias de atraso, mas quando leio sei que estou a ler uma noticia com mais credibilidade.


                                  o envelope 9 é um "furo" do 24 horas.

                                  Comentário


                                    #18
                                    citação:Originalmente colocada por Nthor

                                    O que acho mais incrivel é isto

                                    citação:Mas diz o juiz que Reis Mota,(...) [u]na fracção de segundo em que foi ameaçado de morte, “foi precipitado” a disparar</u>, “não cuidando de verificar se o ofendido [Paulo Godinho, de 32 anos] tinha ou não “uma arma de fogo”.


                                    Sim, claro, o colectivo, na sua douta superioridade, sapiência, irresponsabilidade face às decisões que toma, com o princípio da livre apreciação da prova, poderá, muito bem, ter enviesado o princípio da presunção de inocência, vulgo "in dubio pro reo", com uma afirmação tão curiosa como o é um vago "foi precipitado"...

                                    Comentário


                                      #19
                                      citação:Originalmente colocada por constantino


                                      o envelope 9 é um "furo" do 24 horas.

                                      Estão bem um para o outro.. :D

                                      Mas tens razão, confundi...

                                      Comentário


                                        #20
                                        citação:Originalmente colocada por mundano

                                        citação:Originalmente colocada por constantino


                                        o envelope 9 é um "furo" do 24 horas.

                                        Estão bem um para o outro.. :D

                                        Mas tens razão, confundi...
                                        São diferentes.
                                        O CM é um jornalismo normal com um pouco de sensacionalismo.
                                        O 24Horas nem considero Jornalismo, mas isso sou eu.

                                        Qt a este assunto já tinha andado aqui no fórum metido noutro tópico qq onde se zurzia na Polícia, salvo erro.

                                        Qt a estes juízes..... [xx(][xx(].
                                        Nem comento pq senão era ofensa a sua Digníssima Mmeretíssima Entidade suprapessoal.....

                                        Comentário


                                          #21
                                          citação:Originalmente colocada por mundano

                                          (...)
                                          Afinal quem queremos protejer? Os cidadão honestos, os policias e os nossos bens, ou os criminosos?
                                          Pois tb fiquei na duvida.




                                          Comentário


                                            #22
                                            citação:Originalmente colocada por mundano


                                            Prefiro esperar que os jornais de referencia verifiquem as noticias e depois le-las, até porque as noticias não são exclusivo de ninguém durante muitas horas..
                                            Homessa !!!

                                            Define lá um jornal que tu apelides de referência !!

                                            Estou farto de dizer, talvez o CM goste de empolar a forma como transmite a noticia (então os titulos [8]) mas contudo pouquissimas vezes viste o CM ser acusado de falta de sentido jornalistico ou de estar a transmitir ou a falsear noticias, e o que é certo é que muitas vezes mexe em primeira mão na ***** que os ditos de referência nem tocam.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Oh Excalibur, repara que hoje em dia com a Internet e com as comunicações que há, ter informação é facil. Tu podes saber praticamente tudo em primeira mão, saber rumores, boatos, noticias, historias tudo.. Tudo aparece em blogs, sites, etc.. etc...

                                              E eu se quiser apenas ter informação basta-me ter internet...


                                              O importante no jornalismo hoje em dia é como que darem um selo de qualidade as noticias, ou seja, eu quando leio um jornal, gosto de saber que o que estou a ler foi verificado, re-verificado e realmente corresponde à verdade com todos os lados da historia, sem me tentar induzir a pensar X ou Y, mas dando-me simplesmente a informação.

                                              O CM faz um jornalismo sensacionalista, que não só lança as noticias como lança logo os seus "valores morais", muitas vezes não apresenta apenas os factos para que tu julgues a situação, mas em vez disso manda-te uma noticia já toldada pelo pensar do jornalista em que o que tu recebes é apenas uma visão subjectiva do assunto que o jornalista emite..

                                              Isso que o CM faz, seria interessante de ler se eu fosse um velho sem nada que fazer e que dedicava as minhas tardes as teorias da conspiração enquanto jogava as cartas no jardim.. Mas como eu ainda não cheguei ai, prefiro nao ler o CM..


                                              Já agora, se me perguntas qual o jornal que mais se aproxima do que eu considero o ideal, eu digo-te já que é O Publico.. Não é perfeito, tem falhas as vezes, pode lançar algumas noticias só depois dos outros tere metido as mãos na merda, mas a informação que lá vem geralmente tem um nivel de qualidade e de rigor bastante superior ao CM..

                                              Comentário


                                                #24
                                                Mundano, quando lês uma noticia espremes o conteudo e defines o cerne da mesma, o objecto da noticia.

                                                Nisso e aplicando os filtros que cada um de nós deve ter, e sem "embaideirar em arco" o CM é bom, informa sem dar uma ideia de elitista como alguns gostam de ter quando lêm imprensa escrita, gostam de pensar estar acima daqueles que lêem o CM porque esse é quase visto como uma espécie de pasquim para alguns (o que dizer então do 24 horas [8][8)]).

                                                Sem ofensa ;)

                                                Talvez o defeito do CM é terem muitos correspondentes que sem grande formação jornalistica transmitem a noticia que vai desde homicidio á unha encravada do canário, mas que informam informam, com um pouco de sensacionalismo como já disse, mas o cerne da noticia está lá.



                                                Comentário

                                                AD fim dos posts Desktop

                                                Collapse

                                                Ad Fim dos Posts Mobile

                                                Collapse
                                                Working...
                                                X