Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Trabalho Noturno vs Sono

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Trabalho Noturno vs Sono

    Boas pessoal,

    Surgiu uma oportunidade á minha companheira para trabalhar durante a noite, o horario será das 23h até as 5h.

    Ela costuma-se deitar no dia a dia por volta das 1h da manha e acorda ás 9h da manha, mas mesmo assim sente-se cansada durante o dia.

    Agora com a oportunidade de trabalhar de noite e ganhar mais, ela está com um pé atrás devido ás horas de sono, de ter que dormir de dia, etc.

    Alguma dica para se habituar a dormir durante o dia, alterando assim habitos alimentares, etc? estando ela cansada agora, nao será complicado habituar a dormir de dia e ter um sono perfeito?

    Abraços

    #2
    Trabalhar de noite é desgastante.
    Mais do que durante o dia.

    Além do que, por norma, as capacidades intelectuais não estão 100% disponiveis.

    Dormir durante o dia não é a mesma coisa que descansar à noite.
    Mas nesse caso, a hora de saída até é relativamente cedo.

    Eu gosto de tentar dormir umas horas antes de ir trabalhar à noite. Umas 3/4/5 h.
    Passo melhor a noite e depois de manhã, durmo um pouco e sinto-me bem.

    Se é uma boa oportunidade de trabalho, não a deve desperdiçar.

    Comentário


      #3
      A questão principal é se tem compromissos durante o dia ( filhos ,etc )

      Porque trabalhar de noite, só por si , não e grande incomodo SE conseguir ter um horário fixo para dormir , por exemplo nesse caso ai das 6.00 as 14.00, mas tem de em casa haver silencio e nada de claridades .E ainda fica com a parte da noite 8-24 para se quiser descansar mais um bocado.

      Agora trabalhar de noite, e tentar acompanhar outras pessoas com horários normais, é para esquecer.

      E dormir faseado também não se consegue recuperar totalmente e ao fim de uns tempos esta-se esgotado.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por lviegas Ver Post
        Boas pessoal,

        Surgiu uma oportunidade á minha companheira para trabalhar durante a noite, o horario será das 23h até as 5h.

        Ela costuma-se deitar no dia a dia por volta das 1h da manha e acorda ás 9h da manha, mas mesmo assim sente-se cansada durante o dia.

        Agora com a oportunidade de trabalhar de noite e ganhar mais, ela está com um pé atrás devido ás horas de sono, de ter que dormir de dia, etc.

        Alguma dica para se habituar a dormir durante o dia, alterando assim habitos alimentares, etc? estando ela cansada agora, nao será complicado habituar a dormir de dia e ter um sono perfeito?

        Abraços
        Eu preferi ganhar um pouco menos do que trabalhar de noite.. visto que quando estava acordado só fazia porcaria. A concentração não é a mesma, o café é o teu melhor amigo a seguir aos óculos de sol. O ficar rabugento, impaciente é normal.

        Agora se for para ganhar o dobro, já pensava duas vezes lol

        Comentário


          #5
          Um conselho sério:

          Aos fins-de-semana deve ser mantida a rotina de sono da restante semana.

          Comentário


            #6
            Fiz algumas noites e para mim é muito mau, também foram poucas vezes. Penso que se for contínuo o corpo acaba por se habituar. A diferença entre dormir 1 ou 2h e não dormir era enorme!!!

            Comentário


              #7
              Isso depende do regime de noites, mais do que 3 noites por mês e com menos de 12 dias de intervalo é demasiado violento, existem diversos estudos médicos que o referem.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por air Ver Post
                Fiz algumas noites e para mim é muito mau, também foram poucas vezes. Penso que se for contínuo o corpo acaba por se habituar. A diferença entre dormir 1 ou 2h e não dormir era enorme!!!
                Mesmo. Ou então acordar de hora em hora e acaba-se por não descansar nada

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por cuto Ver Post
                  Um conselho sério:

                  Aos fins-de-semana deve ser mantida a rotina de sono da restante semana.
                  PorquÊ?

                  No meu caso especifico, estou sempre a rodar os horários e faço cerca de 8-10 noites/mÊs.

                  E sempre que posso, deito-me no horário comum.

                  Faço mal?

                  Comentário


                    #10
                    O horario é mesmo esse, é turno fixo das 23h até as 5h. Não muda, são 30 Horas por semana a ganhar bastante mais que horario de dia.

                    O dormir no fim de semana, naturalmente será o mesmo que durante a semana para evitar trocas de sono. A questão é, que o horario como será sempre esse, o corpo será que se habitua rapidamente e nao se sente tanto cansaço?

                    Relativamente a dormir, das 6 ás 14 horas não é nada mau e ainda fica a tarde toda.

                    Como fazem com as refeições?

                    Não á filhos, nem nada que possa intervir no sono depois do trabalho por assim dizer.

                    Comentário


                      #11
                      Trabalho de noite há 5 anos, inicialmente estava a pegar as 5 da manhã, depois começei a pegar as 23 e sair as 4. Há um ano tenho estado a pegar as 2 e sair as 11. Não é um bicho de 7 cabeças. Nas minhas folgas durmo sempre de noite e antes de voltar ao trabalho descanso sempre umas 3 horas.
                      O essencial em dormir de dia, é ter o quarto bem fechado, sem entrar claridade. O pior é o barulho.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por lviegas Ver Post
                        O horario é mesmo esse, é turno fixo das 23h até as 5h. Não muda, são 30 Horas por semana a ganhar bastante mais que horario de dia.

                        O dormir no fim de semana, naturalmente será o mesmo que durante a semana para evitar trocas de sono. A questão é, que o horario como será sempre esse, o corpo será que se habitua rapidamente e nao se sente tanto cansaço?

                        Relativamente a dormir, das 6 ás 14 horas não é nada mau e ainda fica a tarde toda.

                        Como fazem com as refeições?

                        Não á filhos, nem nada que possa intervir no sono depois do trabalho por assim dizer.
                        Sendo assim acho que se habitua em poucas semanas! E são apenas 6h/dia, o que dá mais 2h/dia para aproveitar!

                        Quanto às refeições, como é um horario fixo apenas tem também de alterar as refeições. Diria que podia ter uma refeição boa (jantar) antes de ir trabalhar e depois começar qualquer coisa a meio da noite. Quando chegar a casa pode beber leite e comer algo leve, para depois ir dormir!

                        Eu levava sempre algo para comer, porque havia micro-ondas. Dava para fazer

                        Comentário


                          #13
                          Não é assim tão difícil criar rotinas e adaptar-se, mas depende muito das pessoas.
                          O melhor é ir-se deitar logo após o trabalho, e acordar de maneira ainda ter algumas horas de luz.

                          Comentário


                            #14
                            Eu tenho um trabalho em que de 3 em 3 semanas faço o horário da madrugada.

                            O descanço não é o mesmo mas também não sinto que me afecte muito, mas também não tenho filhos, e por isso descanço quando me apetece.
                            Mas não somos todos iguais, e tenho colegas que devido ás mudanças de horários sentem-se mesmo mal fisicamente, tanto a quantidade de desmaios no horario da madrugada é talvez o triplo de nos outros horários.
                            (dito assim parece que passamos a vida a desmaiar.)

                            Se o ordenado compensar, acho que vale a pena, mas lá está, varia muito de pessoa para pessoa.

                            Comentário


                              #15
                              Dicas: tampões nos ouvidos para dormir;
                              Colaboração de quem vive na mesma casa para respeitar o descanço,
                              Alimentar-se bem quando estiver a trabalhar de noite, basicamente como se estivesse de dia. comer quando acordar, e almoçar e jantar, independentemente da hora que for.

                              Nos primeiros tempos vai andar com muito mau humor e de rastos, mas pelo menos a mim acabou por passar.

                              Há pessoas que nunca se habituam a fazer este horário.

                              Comentário


                                #16
                                Esse horário das 23h às 5h não me parece nada de mais. São 6 horas e como se sai do trabalho ainda de noite o corpo não estranha. É muito pior fazer das 24h às 8h em que já se chega a casa de dia.
                                Quem me dera algo desse género! Dormia até às 13h e tinha a tarde toda livre.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por edununo Ver Post
                                  Esse horário das 23h às 5h não me parece nada de mais. São 6 horas e como se sai do trabalho ainda de noite o corpo não estranha. É muito pior fazer das 24h às 8h em que já se chega a casa de dia.
                                  Quem me dera algo desse género! Dormia até às 13h e tinha a tarde toda livre.
                                  quando estou de madrugada saio ás 7h e se for inverno não me levanto antes das 16H... portanto isso varia das necessidades de cada um...

                                  Comentário


                                    #18
                                    Gostava bastante de ter um trabalho nocturno (razões pessoais) mas não são muito comuns aparecer pela Net essas oportunidades pois não?

                                    Comentário


                                      #19
                                      É anti-natura trabalhar durante a noite e dormir durante o dia. O nosso corpo quando a luz é fraca, produz uma hormona - Melatonina, que regula o nosso ritmo biológico. E a luz artificial é fraca para nós, a luz do sol é que é forte e impede que se forme melatonina.

                                      Portanto, afirmar que uma pessoa se habitua a um horário nocturno é bastante optimista. Quanto muito, acho é que tolera-se.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por edununo Ver Post
                                        Esse horário das 23h às 5h não me parece nada de mais. São 6 horas e como se sai do trabalho ainda de noite o corpo não estranha. É muito pior fazer das 24h às 8h em que já se chega a casa de dia.
                                        Quem me dera algo desse género! Dormia até às 13h e tinha a tarde toda livre.
                                        Das 24 às 8 é mau?

                                        Experimenta das 20 às 08 e vês o que é bom!

                                        Eu deixei-me de noites, por rotina. Lá faço uma ou outra mt ocasionalmente, quando a chefe está à rasca ou algum colega não consegue trocar e é mto importante. Já foi o tempo de 2-3 por semana, e por vezes saia da noite e entrava às 14 horas do dia seguinte.
                                        Nao "matam mas moem" e eu notei a diferença ao fim de 12 anos a fazer trabalho rotativo, dado que é mais desgastante e menos fisiológico que fazer apenas e só noite, por rotina.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Alguns dias por mês também trabalho pela noite, e no meu caso não consigo fazer as refeições "normais" a horas "normais", transporto-as para a noite, mas depende das pessoas.... quando trabalho de noite durmo o dia todo ainda por cima tenho umas vizinhas que devem ser loucas, estão sempre a gritar e é muito mau para descansar

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por TheMoBsTeR Ver Post
                                            Alguns dias por mês também trabalho pela noite, e no meu caso não consigo fazer as refeições "normais" a horas "normais", transporto-as para a noite, mas depende das pessoas.... quando trabalho de noite durmo o dia todo ainda por cima tenho umas vizinhas que devem ser loucas, estão sempre a gritar e é muito mau para descansar
                                            O que é mau é elas não serem loucas contigo!

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por air Ver Post
                                              O que é mau é elas não serem loucas contigo!
                                              Daquela gente não quero nada

                                              Comentário


                                                #24
                                                Obrigado pessoal pelas dicas.

                                                Sim o horario não é mesmo mau, apenas 6 horitas e ainda se chega a casa ainda de noite por assim dizer.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Por cá de 2 em 2 semanas há uma noitada à 5ª feira (é mais dia de trabalho + noitada).

                                                  Custa no dia seguinte a repor o sono mas passados 2 dias tá novo. Nada que o café não resolva!

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Eu há 13 anos que trabalhos por turnos, nos últimos sei meses passei de 08 horas de noite ( 00h00/08h00), para 12 horas( 20h00/08h00). faço cerca de 5 a 6 noites por mês, quando posso deito-me a seguir ao almoço, tento dormir 3 a 4 horas pelo menos. Por vezes não é possível e lá vai mais uma directa( já foram muitas , infelizmente a trabalhar). Em relação ao descanço , há dias em que chegou estoirado , outras até que chego bem mas, cama é sempre cama e o descanço é merecido. Matam e moem bastante mas , já estou habituado às noites, para mim é mais um turno de serviço.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Só posso dizer a alguém que equaciona trabalhar de noite o seguinte:

                                                      -Ganhe juízo!

                                                      O dinheiro extra não compensa NADA todas as contrariedades.



                                                      Como é natural existem vários regimes de trabalho nocturno que fazem com que seja mais ou menos fácil fazê-los, mas trabalhar de dia e descansar de noite não tem substituto. Dormir duas horas de noite descansa mais que seis ou sete de dia.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        N aconselho nada ja fiz noites durantes 9 meses e jurei para nunca mais é mto desagradavel fazia umas 8 a 10 por mes n em termos de trabalho mas dpx para dormir de dia era um sacrificio

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          mas 23 as 05 n é assim tão desagradavel pois ainda se sai de noite e com um pouco de sorte adormecesse de noite é uma questão de ver agr das 00 as 08 que era o que eu fazia isso n

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Também vai depender muito das condições que tiver para descansar de dia.

                                                            Eu por exemplo em mnha casa se estiver no quarto com tudo fechado e não olhar para o relógio, não faço a mínima ideia se é meia noite, se são 6 da manhã ou 2 da tarde... Razão pela qual consigo dormir muito facilmente de manhã.

                                                            Já por muitas noites fiquei a estudar até às 5/6h por exemplo e depois durmo perfeitamente até às 14h, tal como se fosse de noite (escuridão e silêncio total)
                                                            Por vezes sinto que até me consigo concentrar melhor de noite, por não haver tantas distracções (isto se tiver dormido até tarde no dia anterior e tiver descansado bem naturalmente)

                                                            Por outro lado, se tentar fazer o mesmo num apartamento no centro da cidade do Porto por exemplo, é muito difícil dormir bem...
                                                            Chega a uma hora de manhã em que se começam a ouvir os vizinhos a fazer barulho (ou obras como já me aconteceu) ou os carros a passar na estrada e não consigo dormir e descansar como devia, nem que esteja 8 horas na cama...

                                                            Tenho-me habituado a dormir de manhã e a deitar tarde (e por acaso tenho-me sentido muito menos cansado durante o dia assim); agora é que me vai custar quando começar a rotina de acordar cedíssimo para ir para as aulas
                                                            Editado pela última vez por PRAP; 13 February 2011, 17:39.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X