Anúncio

Collapse
No announcement yet.

PAN - Partido pelos Animais e pela Natureza

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    PAN - Partido pelos Animais e pela Natureza

    O Partido pelos Animais e pela Natureza (PAN) quer consagrar na Constituição a capacidade dos animais de sentirem dor ou prazer e bem-estar. A felicidade, dos seres humanos e não-humanos, é uma preocupação central de Paulo Borges, fundador do novo partido.

    Por que considera necessário criar um partido pelos animais e pela natureza e não apenas um movimento?

    Pensamos que em Portugal não existe um partido que coloque a relação do homem com os animais e com a natureza no centro das suas preocupações e é esse o objectivo do nosso partido. E, a partir daí, repensar toda a política, toda a organização social e todo o paradigma do desenvolvimento económico. Existem muitas associações de defesa dos animais e do ambiente, muitos movimentos ecológicos e tem havido uma intervenção cívica nesse sentido. Mas depois isso não se traduz em nada se não houver representação política no Parlamento.

    Mas existem outros partidos com preocupações ecológicas, como o Partido Ecologista Os Verdes (PEV), com assento parlamentar.

    O PEV lamentavelmente não tem tido essa acção. Nós respeitamos o trabalho deles, mas o PEV não tem tido um projecto alternativo, fora do próprio projecto do PCP e da coligação da CDU.

    O programa do PAN inclui um programa de Governo ou pretendem focar-se apenas nas questões dos animais e da natureza?

    Nós começamos por ser um partido de causas, a nossa ideia é criar uma força política que seja uma voz activa em defesa dos seres mais oprimidos, sejam humanos ou não-humanos, e em defesa do equilíbrio ecológico do qual todos nós dependemos. Mas um partido de causas que tenha esta abrangência tem que ter uma visão da sociedade global. Nesse sentido, nós temos já grupos de trabalho nas mais diversas áreas que estão a preparar um futuro programa político, que será um programa abrangente, onde podemos encontrar uma proposta para a sociedade no seu todo. E nesse sentido porque não assumi-lo como um programa de governo?

    E quais seriam as bases desse programa?

    No fundo, a assunção de um programa de governo em que se visasse o bem-estar e a felicidade. Quer dos seres humanos, quer dos seres não-humanos. Onde as pessoas não vivessem para trabalhar. Já se tem falado que talvez o mais importante não seja o produto interno bruto, mas a felicidade interna bruta. Foi o primeiro-ministro do Nepal que surgiu com esta ideia e nós achamos muito interessante.

    Como pretendem alterar os hábitos alimentares dos portugueses?

    O que nós propomos não é obviamente que todos os portugueses se tornem vegetarianos, mas que as pessoas reflictam sobre o impacto do excessivo consumo de carne. Nós propomos, por exemplo, um dia vegetariano por semana. Isto é assumido em muitas cidades da Europa. Geralmente, ou é à segunda ou à terça-feira. As pessoas abstêm-se voluntariamente de comer carne como contributo para o bem-estar dos animais e para o equilíbrio ecológico. Isto é uma coisa perfeitamente acessível aos portugueses, ninguém morre por ser vegetariano um dia por semana. E assim até pode descobrir que se sente melhor com esta alimentação e querer aumentar os dias em que não come carne.

    Numa altura em que a tendência é para reduzir os apoios do Estado, como pretendem introduzir a possibilidade de dedução no IRS de medicamentos, cuidados veterinários e alimentação dos animais de estimação?

    Nós estamos aqui para contrariar as tendências dominantes. E sabemos que vamos contra a política actual do Governo, mas vamos a favor de uma necessidade social existente: há muitas pessoas em Portugal que têm animais de estimação e para as quais eles são muito importantes, não são meros objectos, meros adereços, são uma companhia. E essas pessoas, muitas delas idosas, vivem muitas vezes com pensões irrisórias e ainda têm que suportar os gastos com os seus animais, que são fundamentais para elas. É da mais elementar justiça que essas pessoas possam ver os gastos que têm com os seus animais deduzidos no IRS.

    A que eleições pretendem concorrer? E pensam fazer coligações?

    Nós queremos concorrer a todos os actos eleitorais. As primeiras, em princípio, serão as legislativas. Se houver eleições antecipadas, estamos a organizar-nos para concorrermos no maior número possível de distritos. Neste momento, a nossa intenção é candidatarmo-nos sozinhos, até para testar a nossa força eleitoral. O futuro dirá acerca da oportunidade e viabilidade de coligações.

    E que resultados esperam obter?

    Nós queremos ter representação. Admitimos que, fazendo um bom trabalho, podemos ter entre um e três deputados.

    Paulo Borges é um dos quatro fundadores do PAN e tenciona, com o apoio dos outros fundadores, candidatar-se à presidência do partido.

    É professor de Filosofia na Universidade de Lisboa e autor de várias obras de ensaio filosófico e poesia. É o presidente da Associação Agostinho da Silva e presidente do Movimento Internacional Lusófono.

    É membro fundador da Aperel - Associação Portuguesa para o Estudo das Religiões - e presidente da União Budista Portuguesa.


    Público - Importante não é o PIB, mas a felicidade interna bruta dos humanos e não-humanosBI de Paulo Borges

    Partido pelos Animais e pela Natureza | Home

    #2
    que nome se dá ao militante do PAN

    é que pane....

    é capaz de melindrar


    Comentário


      #3
      Perdem a credibilidade toda ao afirmarem que pretendem ter 1-3 deputados eleitos "do pé pr'á mão".

      Comentário


        #4
        Esse partido fica com um nome muito Gay

        Comentário


          #5
          Que fartote que foi no governo sombra á pala deste partido, aconselho a visitar o podcast.

          Comentário


            #6
            0.1% dos votos no melhor das hipoteses.

            Comentário


              #7
              Já disse aos meus gatos para se irem recensear.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por bg2 Ver Post
                que nome se dá ao militante do PAN

                é que pane....

                é capaz de melindrar


                E o Paulo Portas não quer (mais) concorrência.

                Comentário


                  #9
                  O congénero deste partido na Holanda tem mantido duas deputadas no parlamento (+ um no senado), desde 2006 e parece que tem feito bom trabalho em prol da causa animal.
                  Por cá, já temos um bom historial de partidos que defendem muito bem as causas de certos "animais", sobretudo se pertencerem à família ou ao círculo de amizades - pior fica o resto, os rafeiros que não fazem parte da arca de noé dos boys for the jobs. O resultado desta já centenária simbiose humana e está à vista de todos, portanto não vou deixar de me rir pelo celeuma que um partido que protege os "outros" animais possa causar.

                  Comentário


                    #10
                    Não há certos animais que gostam de estar no "poleiro"?

                    Comentário


                      #11
                      Já sei: estão com receio de que o PAN, quando chegar a governar, desvie uns 5 mil milhões do orçamento do estado para a União Zoófila (que estaria às portas da falência), não é? Ou será que o mais certinho é chegando ao poleiro, comecem a criar delegações e subdelegações da Quercus ou do Refúgio das Patinhas e distribuam os respectivos lugares de chefia pelos ex-membros do partido? De facto, é preciso ter muito cuidado com as ambições desta malta que não sabe apreciar um bom bife do lombo e touradas.

                      Comentário


                        #12
                        Farto de partidos que andam a brincar à política já estou eu, não é preciso mais um.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por hpventura Ver Post
                          Farto de partidos que andam a brincar à política já estou eu, não é preciso mais um.
                          Mas este tem um fundador que cita o PM do Nepal...

                          Comentário


                            #14
                            Oficializado em Janeiro deste ano, e depois de quase eleger um deputado por Lisboa nas últimas eleições nacionais, o PAN acaba de eleger o seu primeiro deputado nas eleições regionais da Madeira, passando de 1.72 para 2.13 percentuais. O PAN é uma força política com um rápido crescimento eleitoral e representa a entrada num Parlamento nacional de um partido completamente diferente, um partido de causas, pelo bem de tudo e todos, que traz para a política nacional um novo paradigma. A nível mundial, a seguir ao Partido Pelos Animais holandês, o PAN é o segundo partido que inclui no seu programa a defesa dos interesses dos animais não-humanos a ter representação parlamentar. Este resultado mostra que uma profunda vontade de mudança e de alternativa chegou ao nosso país. (...)

                            PAN - Partido pelos Animais e pela Natureza | PAN - Partido pelos Animais e pela Natureza - Declaração sobre o resultado das Eleições Regionais da Madeira

                            Comentário


                              #15
                              Os do PSD são social-democratas, os do PS socialistas, os do PC comunistas, os do BE bloquistas...

                              E os do PAN???

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Alpiger Ver Post
                                Os do PSD são social-democratas, os do PS socialistas, os do PC comunistas, os do BE bloquistas...

                                E os do PAN???
                                PANistas, homem!!! Complicadinho!

                                Comentário


                                  #17
                                  E ainda vão querer que as despesas de saúde dos animaizinhos seja dedutível em IRS.

                                  Comentário


                                    #18
                                    se tivesse na direcção do partido propunha juntar dois nomes de dois apoiantes de peso: Gandhi+Reininho. Gandhizinhos. Ou assim algo mais para funcionar no mercado da ribeira, casando os O'questrada com a Bacalhau: O'quebacalhaus!

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Patuleia Ver Post
                                      E ainda vão querer que as despesas de saúde dos animaizinhos seja dedutível em IRS.
                                      Isso, por acaso, até dava jeito! (cuidado coma tola que isso deve magoar! )

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Patuleia Ver Post
                                        E ainda vão querer que as despesas de saúde dos animaizinhos seja dedutível em IRS.
                                        Se a das pessoas é, porque é que a dos animais não pde ser?

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Joana1984 Ver Post
                                          Se a das pessoas é, porque é que a dos animais não pde ser?
                                          Não compares o incomparável!

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Joana1984 Ver Post
                                            Se a das pessoas é, porque é que a dos animais não pde ser?
                                            Err... eu tenho alguma dificuldade em explicar isto mas deixa lá ver se consigo:

                                            Pessoa

                                            Animal de estimação


                                            Como é que eu te explico a diferença?

                                            Olha deixa cá ver, eu tenho um puto. Mas ele não rebola, nem dá a pata. Mas tenho um cão que me lambe e abana o rabo quando chego. Se calhar têm razão, quem devia ter descontos no IRS era o cão e não o puto. Nem ladrar sabe o sacrista...
                                            Editado pela última vez por Eliminado0011; 10 October 2011, 15:33.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Patuleia Ver Post
                                              Err... eu tenho alguma dificuldade em explicar isto mas deixa lá ver se consigo:

                                              Pessoa

                                              Animal de estimação


                                              Como é que eu vos explico a diferença?

                                              Olha deixa cá ver, eu tenho um puto. Mas ele não rebola, nem dá a pata. Mas tenho um cão que me lambe e abana o rabo quando chego. Se calhar têm razão, quem devia ter descontos no IRS era o cão e não o puto. Nem ladrar sabe o sacrista...
                                              Não te vou perdoar este quote em conjunto.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por MrsX Ver Post
                                                PANistas, homem!!! Complicadinho!

                                                Estando a tecla T tão perto da G, acho que a haver uma gralha vai ser mais ou menos engraçado!

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  O PAN é um partido, que atendendo ao seu manifesto, JAMAIS irei votar:

                                                  É um partido intrinsecamente fundamentalista, com pouco conhecimento técnico das causas que pretende defender.
                                                  É um partido de nicho, populista, que não tem coerência nos princípios que alega ter.
                                                  É um partido de abrangência, intervenção e de aplicação reduzida, não se apresentando como um partido para um governo/estado.

                                                  Como Profissional de áreas que esse partido tenta representar, não me revejo no seu programa, filosofia, mensagem e abordagem.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Foliv Ver Post
                                                    O PAN é um partido, que atendendo ao seu manifesto, JAMAIS irei votar:

                                                    É um partido intrinsecamente fundamentalista, com pouco conhecimento técnico das causas que pretende defender.
                                                    É um partido de nicho, populista, que não tem coerência nos princípios que alega ter.
                                                    É um partido de abrangência, intervenção e de aplicação reduzida, não se apresentando como um partido para um governo/estado.

                                                    Como Profissional de áreas que esse partido tenta representar, não me revejo no seu programa, filosofia, mensagem e abordagem.
                                                    Tinhas que vir estragar a conversa, não é?

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por MrsX Ver Post
                                                      Não te vou perdoar este quote em conjunto.
                                                      Cada cavadela, cada minhoca...

                                                      Eu retiro.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Danone Ver Post
                                                        Estando a tecla T tão perto da G, acho que a haver uma gralha vai ser mais ou menos engraçado!
                                                        Falta saber se será mesmo gralha ou falha propositada.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          E quais seriam as bases desse programa?

                                                          No fundo, a assunção de um programa de governo em que se visasse o bem-estar e a felicidade. Quer dos seres humanos, quer dos seres não-humanos. Onde as pessoas não vivessem para trabalhar. Já se tem falado que talvez o mais importante não seja o produto interno bruto, mas a felicidade interna bruta. Foi o primeiro-ministro do Nepal que surgiu com esta ideia e nós achamos muito interessante.
                                                          ainda há quem viva no mundo das ilusões

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Patuleia Ver Post
                                                            Err... eu tenho alguma dificuldade em explicar isto mas deixa lá ver se consigo:

                                                            Pessoa

                                                            Animal de estimação


                                                            Como é que eu te explico a diferença?

                                                            Olha deixa cá ver, eu tenho um puto. Mas ele não rebola, nem dá a pata. Mas tenho um cão que me lambe e abana o rabo quando chego. Se calhar têm razão, quem devia ter descontos no IRS era o cão e não o puto. Nem ladrar sabe o sacrista...
                                                            hummm.......

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X